Autor Tópico: Motoclubes e Grupos Motards, sim ou não?  (Lida 7734 vezes)

Dezembro 05, 2019, 10:06:56, 10:06
Lida 7734 vezes

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
A respeito do topico recentemente aberto dos coletes do Clube, gostaria de saber em que "onda" é que a malta do Forum anda.

Motoclubes e Grupos Motards, que são identificados obrigatoriamente pelos tais coletes, são a favor ou contra, fazem parte de algum, concordam com esses "ajuntamentos", etc.?

Começo eu. Evora, apesar de ser uma cidade não muito grande, tem 4 motoclubes, que eu conheça. Não faço parte de nenhum e, á exceção do Forum e de 2 ou 3 grupos de Facebook, não me vejo a fazer parte de um clube deste tipo.
Costumo frequentar, esporadicamente, o bar de um motoclube da cidade. Conheço alguns dos membros desde os tempos de escola, incluindo o presidente, e já tenho ido a alguns passeios com eles. No entanto, nunca fiz questão de algum dia me candidatar a membro, enquanto me deixarem ir lá beber uma cerveja ou comer uma bifana e quiserem a minha companhia nos passeios, vou lá. Quando não quiserem, deixo de ir.

É claro que não vou a eventos exclusivos para membros, como jantares ou visitas a outros motoclubes ( dou o exemplo do ultimo passeio em que fui com eles e mais uns "manos" que tambem não são membros, quando eles foram visitar a sede do Motoclube de Setubal ficámos na avenida a ver as motos enquanto eles foram "picar o ponto" ), mas tambem não faço questão disso.

A razão é simples: códigos de conduta e compromissos de honra, faço-os no trabalho ( por obrigação ) e com a minha familia ( por gosto ). Todos temos que saber estar e viver em sociedade, seguindo as regras da boa educação e comportando-nos em publico como pessoas civilizadas. E não vejo porque tenha que fazer uma espécie de cerimónia solene, com uma espécie de guarda de honra, para poder usar um colete com um simbolo de um clube. Ou ter que ter um padrinho para fazer parte de alguma coisa, estando sujeito á aprovação em assembleia para poder fazer parte de alguma coisa. Isso seria aceitavel, na minha opinião, para um cargo de uma empresa, ou de uma associação qualquer que trate de assuntos sérios. Para andar de moto... não, não me parece...

Vou a algumas, poucas, concentrações. Acompanho com todos os que queiram acompanhar comigo ( desde que, claro, se saibam comportar ) e gosto de passeios e concentrações. Mas não me vejo, no presente, a fazer parte de tais grupos. Quando for mais velhinho e ficar com o andamento ( ainda ) mais lento, talvez me junte a um grupo motard geriátrico qualquer.

Esta é a minha maneira de ver as coisas, compreendo quem pense o contrário, e não é por isso que sou CONTRA motoclubes ou grupos motards. Continuem a fazer festas, encontros e concentrações que eu vou ás que puder e quiser, enquanto me deixarem marcar presença. Simplesmente... não me vejo a fazer parte de uma espécie de "Sons of Anarchy" de Portugal.

Vamos lá, confessem-se!  :yeah: :yeah:
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Dezembro 05, 2019, 10:55:47, 10:55
Responder #1

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4682
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Sabes, no início do fórum lembro-me de comentar, porque não formalizar a existência deste “fórum para além do fórum”?

Por diferentes opiniões e por impossibilidades técnicas: a necessidade de existência física/administrativa/financeira do Clube Português de Motociclismo. Lembro-me que na ideia dos fundadores isso não era importante. Compreendi e aceitei (como membro do fórum), como compreendo e aceito hoje.

Continuo a acreditar que este “fórum” tem todos os ingredientes para crescer ainda mais e esse crescimento passa pela constituição física do Clube, como um Clube físico. Com sede e membros efetivos.

Qual o problema? Ou quais a dificuldades?
Muitas, naturalmente. A disponibilidade e gratuitidade de muitos dos seus membros e a carga de trabalho que dá, principalmente...

Acrescidos ainda: a dimensão nacional que se deveria dar a este “Clube físico”. Se é um Clube Português de Motociclismo, então que seja nacional. Portanto mais ainda do que um Motoclube ou Grupos Motard de uma região, freguesia ou grupo de amigos.

Atenção: acredito que o CPMoto deve crescer, não só como fórum, mas com iniciativas presenciais dos seus membros. Mas isso é impossível de concretizar pela dispersão dos seus membros mais ativos no fórum. Soluções? Por exemplo, a criação de um Núcleo Norte, Núcleo Centro e Núcleo Sul.

Mas como seria isso possível? Pela vontade dos seus membros legitimado pela Administração do Fórum. MAS tanta coisa para quê se isto é apenas um fórum? Convém descomplicar, certo?

Então não valerá a pena “isto” passar a ser um Motoclube ou Clube Motard.

E então porque é que existem Clubes ou Motoclubes?
Pela necessidade de partilha.
Pelo reencontro de amigos… ou até para fazer novos amigos.
Para exteriorizar e apelar ao lado bom que este mundo das motas nos trazem: novos caminhos, novas gentes e novas terras.

Vivemos cada vez mais isolados numa era cada vez mais “digital”, somando “links e likes” como preferências digitais e absolutas da nossa felicidade.

Um Motoclube ou Clube não é mais do que a “agregação” de pessoas e vontades semelhantes. Neste caso "o gosto pelas motas", tal e qual como o Clube de Caça ou Clube Desportivo ou até do Rancho "lá da terrinha".

Tudo depende da "carolice" de alguns e do esforço de outros tantos. Para manter tradições, para manter viva a chama ou para que o ideal não morra.

Na minha opinião um Motoclube ou Clube, não deve ser “apenas” cervejas e mamas.
Mas sim a exteriorização e partilha de um gosto muito pessoal (andar de mota) e à volta disso construir elos de amizade.

Não querendo romantizar esta coisa, porque existem motoclubes e Motoclubes (reparem na letra maiúscula), assim como existem fóruns e Fóruns.
Tudo depende dos seus membros e dos seus contributos para o geral.

Os Motoclubes ou Clubes vivem de iniciativas: seja a bifana ou o porco assado no aniversário do Motoclube ou do Clube, seja de uma iniciativa humanitária ou passeio/almoço mototuristico.

É difícil e por vezes corre mal: gazanas em plena rua/desfile, bebedeiras, aceleradelas, má educação “mata” um Motoclube num instante.

E isso afasta as pessoas: aquelas que queram mais do motoclicismo e aquelas que não alinham em “carneirada” só porque sim.

Tudo depende de quem está à frente destas “coisas” que dão imenso trabalho e queimam horas da vida pessoal de que quem quer assumir estas responsabilidades.

E assim, existem dois caminhos: Um motoclube onde o pessoal vai de vez em quando, bebe umas “bujecas”, come umas bifanas e pouco mais… e depois há aqueles Motoclubes que um membro se sente em “casa”, onde cada membro é um “familiar ou amigo”. Uma “outra” casa onde me encontro com o “outro” e quando saio dali para minha casa “estou diferente”, porque, se calhar, isto de andar de mota é muito mais do que dar à chave e rolar punho.

Fica a minha "confissão" sobre Motoclubes, Clubes e porque não... dos Fóruns.

Dezembro 05, 2019, 10:56:21, 10:56
Responder #2

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 564
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Não sou contra nem a favor, e por aqui mais um que se enquadra bastante no que escreveste.

Já frequento este fórum há bastante tempo e apenas estive presente no recente almoço nas bifanas de Vendas Novas.
Não é que não tenha interesse, mas das poucas vezes que até tinha alguma vontade de ir, não o pude fazer.

Nunca fui muito adepto de "ajuntamentos" nem de clubites, que por norma se tornam obsessões para alguns e acabam por arruinar a coisa.

Já quando fazia BTT mais a sério sempre preferi pedalar sozinho, ao meu ritmo e por onde me dava na telha, por isso suponho que também me sinto mais confortável no papel de rider solitário  8)

Em relação ao futuro, só mudava aí uma coisa:
Citar
Quando for mais velhinho e ficar com o andamento ( ainda ) mais lento, talvez me junte a um grupo motard geriátrico qualquer

Em vez disto, por mim e se a saúde o permitir, será mais nesta (h)onda:
Despacho tudo, pego no $$$, compro uma moto de viagem e faço-me à estrada por onde a vontade me levar, sem pensar quando/no regresso  :chopper:


Dezembro 05, 2019, 11:19:24, 11:19
Responder #3

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4937
Os humanos por norma sentem necessidade de pertencer a um grupo ou "tribo".
É perfeitamente legitimo que associados a alguma coisa que permita socializar e sentir integrado torne muita gente feliz.
Seja um clube de motociclistas ou um clube de xadrez.

No caso do motociclismo a coisa já existe há mais de um século.
Mas foi a partir dos 50's que emergiram determinados MC que na realidade eram gangs organizados.
É daí que surge a idumentária, os "códigos de conduta e compromissos de honra".
E por muito que se critique, a realidade é que inspiraram muito do que foi surgindo por aí.

Há ainda a vertente desportiva.
Nesta perspectiva um motoclube não deveria ser muito diferente do que é outro clube desportivo associado à respectiva federação desportiva.

Mas na prática, os motoclubes tais como os GM's são formas de juntar uns amigos que gostam de motos para beber uns copos e fazer umas curvas.
E participar em eventos cujo interesse fundamental é convívio e copos. E galdérias despidas.

Dezembro 05, 2019, 11:33:42, 11:33
Responder #4

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Os humanos por norma sentem necessidade de pertencer a um grupo ou "tribo".
É perfeitamente legitimo que associados a alguma coisa que permita socializar e sentir integrado torne muita gente feliz.
Seja um clube de motociclistas ou um clube de xadrez.

No caso do motociclismo a coisa já existe há mais de um século.
Mas foi a partir dos 50's que emergiram determinados MC que na realidade eram gangs organizados.
É daí que surge a idumentária, os "códigos de conduta e compromissos de honra".
E por muito que se critique, a realidade é que inspiraram muito do que foi surgindo por aí.

Há ainda a vertente desportiva.
Nesta perspectiva um motoclube não deveria ser muito diferente do que é outro clube desportivo associado à respectiva federação desportiva.

Mas na prática, os motoclubes tais como os GM's são formas de juntar uns amigos que gostam de motos para beber uns copos e fazer umas curvas.
E participar em eventos cujo interesse fundamental é convívio e copos. E galdérias despidas.

Eu fujo um pouco á norma, e ainda bem, no meu ver.

A conotação dos motoclubes com o mundo do crime existe há muito, mas não é por isso que não me junto a um grupo desses ( teria que pesar, obviamente, o comportamento dos membros e, se houvesse um unico que pudesse comprometer-me de alguma forma, sairia na hora ). Parece-me que alguns viram televisão a mais e depois aparecem com aqueles terjeitos, comportamentos e atitudes que estragam o que deveria ser, essencialmente, os objectivos de um motoclube: um grupo de amigos que gostam de conviver casualmente e de andar de moto.

Quanto ao resto... gosto de motos, de fazer curvas, de beber uns copos e de galdérias despidas... não necessariamente por esta ordem e não necessariamente em simultaneo ( até porque, quando conduzo, não bebo mais que um cerveja e tem que ser acompanhada por alguma coisa comestivel e ver galderias despidas enquanto se conduz tambem não deve ser uma prática muito segura).

Quando quero, e posso, dar um passeio de moto, vou! Se tiver companhia, vou acompanhado. Se não tiver, vou sozinho. Não tenho problemas em ir completamente sozinho ou ir com mais 500. E não é por irem muitos ou poucos que eu deixo de ir ( dependendo de quem vá, se a companhia não me agradar, vou na mesma mas para outro lado ).
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Dezembro 05, 2019, 11:47:55, 11:47
Responder #5

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5347
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Vou ser sucinto e utilizar um exemplo de um filme:


Feios, porcos e maus (2007)

Tudo o que gosto do motociclismo consigo resumir ao que esses 4 Amigos fazem e passam ao longo do filme.
Tudo o que acaba por acontecer um pouco por todos os motoclubes resume-se ao tal grupo de "maus da fita" lá do filme.
Existem contudo alguns motoclubes ou grupos motard que acabam por conseguir fugir um pouco a essa "regra".


Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Dezembro 05, 2019, 11:57:53, 11:57
Responder #6

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Vou ser sucinto e utilizar um exemplo de um filme:


Feios, porcos e maus (2007)

Tudo o que gosto do motociclismo consigo resumir ao que esses 4 Amigos fazem e passam ao longo do filme.
Tudo o que acaba por acontecer um pouco por todos os motoclubes resume-se ao tal grupo de "maus da fita" lá do filme.
Existem contudo alguns motoclubes ou grupos motard que acabam por conseguir fugir um pouco a essa "regra".

Excelente exemplo, num destes alinhava. Juntar uns amigos e fazer uma viagem de X dias todos os anos, para fugir á rotina ( havendo, claro, condições financeiras para isso ).
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Dezembro 05, 2019, 12:02:06, 12:02
Responder #7

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4937
Então não valerá a pena “isto” passar a ser um Motoclube ou Clube Motard.

No jurássico do motociclismo cibernético nacional houve uma mailing list (que mais tarde também se tornou num forum) e reunia centenas de motociclistas de norte a sul.
Houve uma iniciativa do género que levou à criação do MCV, ou Moto Clube Virtual.

E não foram propriamente pequenos. Nem apáticos.
Aliás, foi do MCV que nasceu a RTF que coordenava acções com bombeiros e entidades locais com o objectivo de proteger os rails colocando pneus. Tal como foram dos impulsionadores para a aprovação da lei que hoje em dia obriga a equipamentos com esse tipo de protecção.

Porém... o que é feito do MCV?
Desapareceu do mapa...

... nem de clubites, que por norma se tornam obsessões para alguns e acabam por arruinar a coisa.

É um pouco por aí...

Eu fujo um pouco á norma, e ainda bem, no meu ver.

Para percebermos a norma, seria interessante perceber quantos de nós estão associados a um motoclube.
O mais certo é serem muito poucos.
Portanto, o não estar associado a nada, seja talvez a norma!

A conotação dos motoclubes com o mundo do crime existe há muito, mas não é por isso que não me junto a um grupo desses ( teria que pesar, obviamente, o comportamento dos membros e, se houvesse um unico que pudesse comprometer-me de alguma forma, sairia na hora ).

Não me parece que alguém seja aceite por um MC 1% sem saber para o que vai... e tenha assim tanta liberdade para sair sem consequencias.

Dezembro 05, 2019, 12:18:55, 12:18
Responder #8

Megamustaine

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1023
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki + Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: V-Strom 1000 "aka" Mazuki + Himalayan "aka" Manfield
  • Localidade: Tires
Dando os meus 5 tostões para a causa, sendo uma opinião meramente pessoal, não sou grande adepto de coletes identificativos nem tenho necessidade de pertencer a um clube motard ou algo do género.
 Gosto de passeios em grupo mas também de andar sozinho. Hoje em dia já não tenho paciência para encontros em que as motas ficam paradas e ficamos a olhar uns para os outros a contemplar as motas. Para mim a mota é para andar!
 Se no início gostava de ir ao domingo dar uma voltinha até ao Cabo da Roca, hoje em dia já passei essa fase de deslumbramento. 
 
I can´t get any younger, time has brutal hunger.....

Dezembro 05, 2019, 12:21:59, 12:21
Responder #9

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Então não valerá a pena “isto” passar a ser um Motoclube ou Clube Motard.

No jurássico do motociclismo cibernético nacional houve uma mailing list (que mais tarde também se tornou num forum) e reunia centenas de motociclistas de norte a sul.
Houve uma iniciativa do género que levou à criação do MCV, ou Moto Clube Virtual.

E não foram propriamente pequenos. Nem apáticos.
Aliás, foi do MCV que nasceu a RTF que coordenava acções com bombeiros e entidades locais com o objectivo de proteger os rails colocando pneus. Tal como foram dos impulsionadores para a aprovação da lei que hoje em dia obriga a equipamentos com esse tipo de protecção.

Porém... o que é feito do MCV?
Desapareceu do mapa...

... nem de clubites, que por norma se tornam obsessões para alguns e acabam por arruinar a coisa.

É um pouco por aí...

Eu fujo um pouco á norma, e ainda bem, no meu ver.

Para percebermos a norma, seria interessante perceber quantos de nós estão associados a um motoclube.
O mais certo é serem muito poucos.
Portanto, o não estar associado a nada, seja talvez a norma!

Eu levantei aqui a questão, tambem porque o topico dos coletes do Forum me lembrou disso, mas justamente por não ver aqui ninguem, ou quase ninguem, mencionar motoclubes ou grupos motard. Sim, já houve aqui menções a encontros ou concentrações, mas não me lembro de ver ninguem falar em nome de nenhum grupo desse género, ou  que se tenha identificado como representante.

A conotação dos motoclubes com o mundo do crime existe há muito, mas não é por isso que não me junto a um grupo desses ( teria que pesar, obviamente, o comportamento dos membros e, se houvesse um unico que pudesse comprometer-me de alguma forma, sairia na hora ).

Não me parece que alguém seja aceite por um MC 1% sem saber para o que vai... e tenha assim tanta liberdade para sair sem consequencias.

Os motoclubes que mencionei não são violentos, não têm essa componente MC 1%. O que não quer dizer que não tenham nas suas fileiras elementos um pouco... menos sérios, digamos assim. Já fizeram parte de alguns deles elementos simpatizantes ( ou de alguma forma ligados ) de motoclubes desse tipo mas, segundo sei, sairam e juntaram-se a outros. Mas, em termos de inclusão de novos membros, até podem der confundidos com esse mais violentos, já que têm um codigo de conduta, de inclusão e um compromisso semelhante. Ainda assim, não tenho conhecimento de ter havido dificuldades com a saida de nenhum membro, sendo que alguns ex-membros até frequentam, esporadicamente, o seu "antigo" clube.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Dezembro 05, 2019, 12:26:44, 12:26
Responder #10

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1398
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Ora, concordo com muitas das opiniões que leio por cá.

Nunca fui de ajuntamentos de mota, prefiro 30x ir num passeio com duas a cinco motas do que ir no mesmo passeio com 200 ou 300.
Nunca fui ao Cais de Gaia nem a Vila do Conde ao domingo... Não me puxa meter-me no meio de 1001 motas e ficar a olhar para elas. Concordo a 100% com o Megamustamaine, as motas são para andar.

No entanto, veria com muito bons olhos uma eventual "evolução" deste fórum para um clube motard... Dispensando os coletes, acho que iria ser uma forma de conseguirmos ter mais eventos tanto a nível nacional como mais distrital.

Dezembro 05, 2019, 12:41:30, 12:41
Responder #11

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18427
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Nem sabia que Évora tinha 4 motoclubes. Confesso desde já o meu desconhecimento.  :corado:
Daqui sei do "Grupo Motard o Templo", os "Pachorras" e os "Hot Roads". Não sei qual o 4º...  :-X

Quanto ao tema, no geral sei que existem motoclubes nacionais desde há décadas, mas nunca foi algo que me interessasse.
Aliás, nem nunca me deti muito a pensar no assunto.

Além disso, pessoalmente não acho que seja grande adepto de colete.   :stuck_out_tongue_winking_eye:
Não me vejo como um associado de um motoclube, mas isso sou eu.

Respeito quem pense diferente, mas não é algo que tenha ou já tivesse em mente.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 05, 2019, 13:05:24, 13:05
Responder #12

LeoLopes

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 619
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Nmax 125
  • Localidade: Lagoa- Algarve
Boas...
Ora aí está um tópico que me toca.
Eu como um dos fundadores de uma página motard e admistrador vejo aqui pontos que me são postos várias vezes na mesa.
Eu respeito qualquer moto clube que se prese, mas não frequento e muito raramente vou a consentraçoes.
Agora quando os clubes fazem passeios de beneficência ou Natal aí alinho se possível... Sim porque acredito que os moto clubes são capazes de fazer mais do que beber umas jolas,etc...
O porquê de criar uma página de FB como a qual eu estou, foi meramente ao conhecer amigos deste ou aquele fórum que ao trocar de montada se deixaram de se identificar como tal...

Um bem haja a todos e vamos lá andar de moto sozinho ou acompanhados, com fórum ou clubes...  :sportbike:  :chopper:  :scooter:

Dezembro 05, 2019, 13:09:39, 13:09
Responder #13

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Nem sabia que Évora tinha 4 motoclubes. Confesso desde já o meu desconhecimento.  :corado:
Daqui sei do "Grupo Motard o Templo", os "Pachorras" e os "Hot Roads". Não sei qual o 4º...  :-X

Quanto ao tema, no geral sei que existem motoclubes nacionais desde há décadas, mas nunca foi algo que me interessasse.
Aliás, nem nunca me deti muito a pensar no assunto.

Além disso, pessoalmente não acho que seja grande adepto de colete.   :stuck_out_tongue_winking_eye:
Não me vejo como um associado de um motoclube, mas isso sou eu.

Respeito quem pense diferente, mas não é algo que tenha ou já tivesse em mente.  :nice:

Há mais dois, mas não me recordo dos nomes.

Um tem a sede por trás do Assis, junto á linha do comboio. O outro nem sei bem onde é, ou se tem, sede.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Dezembro 05, 2019, 13:16:46, 13:16
Responder #14

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18427
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Hum...acho que sei onde estás a dizer.
Atrás do João Assis dos equipamentos de AC. Ali perto do restaurante "Coutada".

São mais motoclubes por aqui do que julgava.
Mas tem sido um tema que me passa um pouco ao lado, como dizia atrás. :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 05, 2019, 15:09:59, 15:09
Responder #15

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 940
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Sou sócio do Vespa Clube de Lisboa.
Actualmente também estou integrado na direcção do clube.
Muitos não sabem, mas é o mais antigo clube de duas rodas em actividade ininterrupta em Portugal, nasceu em 1954 e nunca parou.
É uma instituição viva, com 65 anos de história, que já passou por muitas gerações. Muito para além dos fundadores.
Para mim é isso que faz um clube, o seu carácter institucional. Embora não conheça em detalhe o cenário dos motoclubes, a ideia que tenho - e com respeito por quem tem opinião contrária - é que não faz grande sentido ter "n" clubes disseminados com duas dúzias de associados, porque na esmagadora maioria desses casos não se ganha massa crítica, e os clubes morrem com quem os fundou. É um pouco essa a sina do associativismo, que em regra é feito por pura carolice, por pessoas que têm as suas vidas profissionais autónomas, e dedicam parte do seu tempo livre ao associativismo.
Por isso é que é tão difícil sobreviver aos fundadores. Existir como organismo que se regenera, em que as direcções passam e o clube fica e sobrevive, paga contas, organiza eventos, faz amigos e junta pessoas. Neste caso em torno de um interesse comum que é a Vespa (com espaço para scooters clássicas em geral).

Estar integrado activamente no clube é uma carolice e uma responsabilidade. Dá gozo mas consome imenso tempo e dá muitas dores de cabeça. O clube tanto organiza eventos para 40 pessoas, como para 200 (todos os anos o IberoVespa), ou mais de 1000, como em 2004 no Eurovespa em Lisboa. Para o ano haverá novamente European Vespa Days, em Junho, em Guimarães, organizado pelo Vespa Clube de Guimarães e Vespa Clube de Portugal, com a chancela do Vespa World Club. Provavelmente vamos ajudar também no que for preciso. Talvez estejamos a falar de mais de 2000 pessoas.

Não vou a "concentrações motards" por opção, não tenho nada contra quem as realiza ou nelas participa. O mais parecido com uma concentração que me lembro de fazer foram 9 Lés a Lés seguidos de scooter clássica, que é muito mais um passeio/desafio para as motos pequenas, do que uma concentração.

Adoro passear com amigos, de preferência em grupos pequenos, que se sentam todos numa mesa.

Quanto aos coletes, não me lembro de ver um colete no Vespa Clube de Lisboa, mas é provável que exista. Até porque muitos sócios têm outras scooters e/ou motos, e participam em actividades noutros motoclubes, talvez mais atreitos a esse tipo de identificação quanto á indumentária.
 ;)
 

« Última modificação: Dezembro 05, 2019, 16:19:17, 16:19 por VCS »

Dezembro 05, 2019, 18:22:18, 18:22
Responder #16

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Hum...acho que sei onde estás a dizer.
Atrás do João Assis dos equipamentos de AC. Ali perto do restaurante "Coutada".

São mais motoclubes por aqui do que julgava.
Mas tem sido um tema que me passa um pouco ao lado, como dizia atrás. :nice:

É exactamente aí nesse sitio e chamam-se "Amigos das Motas Romanos Eborae". E tenho a certeza que ainda há outro, só não me lembro onde nem o nome.

Quanto á questão dos coletes, já mencionada por vários membros neste tópico... nunca usei, nem tinha isso nos planos. No entanto, quando fiz anos, uma pessoa muito chegada e que só vejo de ano a ano ofereceu-me um patch engraçado para meter nas costas do colete. Essa pessoa tambem já foi motard, quando esteve emigrada no Canadá a trabalhar e fez questão de me oferecer algo relacionado com o mundo das motos.
Actualmente já está reformada e já deixou as motos, devido a problemas de coluna, mas continua por lá, vindo a Portugal 3 semanas apenas em cada verão.

Ora, não tendo colete, tinha que comprar um para meter o patch, e antes do regresso de férias da tal pessoa. Mas ainda não tinha calhado ir para o lado do Cartaxo para trazer um. Sim, posso mandar vir pelo correio, mas era mais giro ir dar uma voltinha, comprar o colete e papar uma sopa da pedra ali para aquelas zonas proximas.

Por isso, agora fico com dois coletes: um "pessoal", com o patch oferecido, e outro do Forum. Terei mais tarde que coordenar isso com o Limpinho, já que é aqui de Evora tambem.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Dezembro 05, 2019, 18:23:05, 18:23
Responder #17

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1944
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Clube Físico... Why not?
Coletes, códigos, rituais, etc... Tou fora.

Ando de scooter por opção lógica, ando de mota por puro prazer, sozinho ou acompanhado.

Já fiz a minha incursão pelo associativismo motard e cheguei a conclusão que agradar a Gregos é Troianos é uma tentativa inglória que só dá trabalho e exige enorme dedicação.
No thanks!

Mais eventos aqui no Fórum? Definitivamente sim.

Eventos distribuídos por regiões dos País?
Claro que sim, mas para isso não são necessárias sedes ou administrações regionais, basta a vontade de um membro para organizar uma passeata por uma determinada zona. Quem quer alinha venha de onde vier.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Dezembro 05, 2019, 20:23:53, 20:23
Responder #18

Limpinho

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 590
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • Limpinho.org
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Évora
Viva,

Acho que está a haver uma tempestade num copo de água.

Mas eu ou a administração escreveu em algum lado que o colete é obrigatório ou está associado a rituais ?!?!?! e códigos?!?

Quem tiver gosto em usar usa, quem não tiver está a vontade também.

Acho que era um dos acessórios que faltava para quem quisesse ou tenha gosto em usar ou então como recordação.

Nada muda em relação às regras que já existem.

Agora os Motoclubes e Grupos Motards. Como o nome indica "Clube Português de Motociclismo" não é na sua essência um "MC" clube motard.

Será um clube de motas no geral e do Motociclismo em particular.   :sportbike: :scooter:


Cumps

Dezembro 06, 2019, 07:36:47, 07:36
Responder #19

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Viva,

Acho que está a haver uma tempestade num copo de água.

Mas eu ou a administração escreveu em algum lado que o colete é obrigatório ou está associado a rituais ?!?!?! e códigos?!?

Quem tiver gosto em usar usa, quem não tiver está a vontade também.

Acho que era um dos acessórios que faltava para quem quisesse ou tenha gosto em usar ou então como recordação.

Nada muda em relação às regras que já existem.

Agora os Motoclubes e Grupos Motards. Como o nome indica "Clube Português de Motociclismo" não é na sua essência um "MC" clube motard.

Será um clube de motas no geral e do Motociclismo em particular.   :sportbike: :scooter:


Cumps

Não há tempestade alguma, amigo.

O topico dos coletes foi o que me fez criar este, mas ninguem aqui está a dar opinião sobre isso. Quando a malta fala se usa, ou se gosta, ou não dos coletes, é inserido na questão dos motoclubes e grupos motards, nada mais.

Os motoclubes, motoclubes a sério, têm por hábito dar um valor institucional ao colete e patchs que usam ( veja-se o tal caso dos Hell Angels, que forçaram os "inimigos" a desfazerem-se dos coletes, como um acto de humilhação ), e é disso que a malta está a falar.

É claro que, sempre que adquiro algo para usar, lhe dou valor. Mas é um valor monetário, que nada tem a ver com crenças, codigos ou rituais. Irei estimar o colete, com certeza, porque me custou dinheiro. Mas não vou andar á porrada por causa disso.  ::P:

Como já disse, nunca me tinha ocorrido usar colete. Faço questão, agora, de comprar um devido á oferta que uma pessoa chegada me fez. E, já que vou começar a usar mas o patch que me ofereceram é dorsal e não deixa espaço para o patch do Forum, vou adquirir um outro do Forum, para usar nos passeios e bifanas e encontros e cenas, tázaver?  :D

Dou outro exemplo: não costumo usar t-shirts de bandas de rock, ou com caveiras, ou de motoclubes ( tenho 3 da concentração de Faro em casa que não as vejo desde 1999, da ultima vez que lá fui ). Recentemente, um designer grafico conhecido meu criou uma marca/logotipo de roupa, entrando depois em litigio com uma loja que se apropriou da marca e o obrigou em tribunal a abandonar a sua propria criação. Como protesto, todo o material que ficou proibido de vender... resolveu oferecer aos amigos. A mim calhou-me uma t-shirt, que nem é bem o meu tamanho, mas que vou fazer questão de usar em qualquer concentração ou encontro a que me desloque, com exceção dos eventos do Forum.

Portanto, o objectivo deste topico é saber o que a malta acha de motoclubes e grupos motards, se gosta ou não de andar identificado com simbolos desses motoclubes e é só. Nada tem a ver com os coletes do Forum e ninguem está contra o uso deles, quem gosta usa, quem não gosta não usa.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Dezembro 06, 2019, 10:43:31, 10:43
Responder #20

Limpinho

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 590
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • Limpinho.org
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Évora
Viva companheiro,

Como da parte do CP-Moto nunca foi declarado qualquer tipo de obrigação em relação ao colete acho que se percebe que o seu uso é igual ao uso de autocolantes, tshirts ou patch bordados.

Cumprimentos

Viva,

Acho que está a haver uma tempestade num copo de água.

Mas eu ou a administração escreveu em algum lado que o colete é obrigatório ou está associado a rituais ?!?!?! e códigos?!?

Quem tiver gosto em usar usa, quem não tiver está a vontade também.

Acho que era um dos acessórios que faltava para quem quisesse ou tenha gosto em usar ou então como recordação.

Nada muda em relação às regras que já existem.

Agora os Motoclubes e Grupos Motards. Como o nome indica "Clube Português de Motociclismo" não é na sua essência um "MC" clube motard.

Será um clube de motas no geral e do Motociclismo em particular.   :sportbike: :scooter:


Cumps

Não há tempestade alguma, amigo.

O topico dos coletes foi o que me fez criar este, mas ninguem aqui está a dar opinião sobre isso. Quando a malta fala se usa, ou se gosta, ou não dos coletes, é inserido na questão dos motoclubes e grupos motards, nada mais.

Os motoclubes, motoclubes a sério, têm por hábito dar um valor institucional ao colete e patchs que usam ( veja-se o tal caso dos Hell Angels, que forçaram os "inimigos" a desfazerem-se dos coletes, como um acto de humilhação ), e é disso que a malta está a falar.

É claro que, sempre que adquiro algo para usar, lhe dou valor. Mas é um valor monetário, que nada tem a ver com crenças, codigos ou rituais. Irei estimar o colete, com certeza, porque me custou dinheiro. Mas não vou andar á porrada por causa disso.  ::P:

Como já disse, nunca me tinha ocorrido usar colete. Faço questão, agora, de comprar um devido á oferta que uma pessoa chegada me fez. E, já que vou começar a usar mas o patch que me ofereceram é dorsal e não deixa espaço para o patch do Forum, vou adquirir um outro do Forum, para usar nos passeios e bifanas e encontros e cenas, tázaver?  :D

Dou outro exemplo: não costumo usar t-shirts de bandas de rock, ou com caveiras, ou de motoclubes ( tenho 3 da concentração de Faro em casa que não as vejo desde 1999, da ultima vez que lá fui ). Recentemente, um designer grafico conhecido meu criou uma marca/logotipo de roupa, entrando depois em litigio com uma loja que se apropriou da marca e o obrigou em tribunal a abandonar a sua propria criação. Como protesto, todo o material que ficou proibido de vender... resolveu oferecer aos amigos. A mim calhou-me uma t-shirt, que nem é bem o meu tamanho, mas que vou fazer questão de usar em qualquer concentração ou encontro a que me desloque, com exceção dos eventos do Forum.

Portanto, o objectivo deste topico é saber o que a malta acha de motoclubes e grupos motards, se gosta ou não de andar identificado com simbolos desses motoclubes e é só. Nada tem a ver com os coletes do Forum e ninguem está contra o uso deles, quem gosta usa, quem não gosta não usa.

Dezembro 06, 2019, 11:02:14, 11:02
Responder #21

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4682
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Acho que o Nuno não pretendeu provocar tempestades. Apenas "aproveitou" a ideia do colete CPM (que nos identifica como membros) e à imagem de um Motoclube/Clube.

Aliás quem associou o CPMoto à ideia de Motoclubes ou Grupos fui eu, numa ideia muito pessoal.

Acho que todos nós sabemos o que o CPMoto é, e o que os seus fundadores pretenderam quando criaram este fórum.

Aliás a história da sua criação está publicada no fórum, para quem não a conhece poderá ler a mesma no respetivo separador.

Não me movem tempestades... apenas gasolina na maxi...

Companheiros: se é isso que sugere o meu post, por favor não entendam como tal.

 :convivio:

Dezembro 06, 2019, 11:06:05, 11:06
Responder #22

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Acho que o Nuno não pretendeu provocar tempestades. Apenas "aproveitou" a ideia do colete CPM (que nos identifica como membros) e à imagem de um Motoclube/Clube.

Aliás quem associou o CPMoto à ideia de Motoclubes ou Grupos fui eu, numa ideia muito pessoal.

Acho que todos nós sabemos o que o CPMoto é, e o que os seus fundadores pretenderam quando criaram este fórum.

Aliás a história da sua criação está publicada no fórum, para quem não a conhece poderá ler a mesma no respetivo separador.

Não me movem tempestades... apenas gasolina na maxi...

Companheiros: se é isso que sugere o meu post, por favor não entendam como tal.

 :convivio:

Exacto, o assunto dos coletes apenas veio á baila porque foi o que fez lembrar dos motoclubes, não há cá tempestades nenhumas.  :cool:
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Dezembro 06, 2019, 13:00:05, 13:00
Responder #23

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1944
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Aqui nem chuva nem vento!

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Dezembro 06, 2019, 13:23:44, 13:23
Responder #24

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Óptima discussão num tema que pode ser polémico.
O direito de associativismo está consagrado e que reside na esfera dos direitos de cada um, dito isto houve a preocupação da sociedade em defender a existência de associações.
Também eu nada tenho opor à existência e clubes, seja do que for, desde que não contrariem as leis e costumes do país. Embora não tenha interesse em fazer parte de nenhum.
Queria levar esta discussão noutro sentido. Se é verdade que o mundo está a mudar e a globalização é inevitável, não terá esta alteração também a ver com os motoclubes?
Isto é os motoclubes passarem a ser virtuais, com sócios até podem estar em Lisboa ou Moscovo e que escolhem a forma de participar?
Logo uns participam nas discussões nos fóruns, outros nos passeios.
Eu vejo o CPMoto assim, um clube de apaixonados por motos que se juntam na rede para falar do que gostam e alguns levam mais longe essa participação, reunindo-se em eventos.
 Onde está a polémica? Na origem dos membros, com diferentes visões e interesses. Desde que esta diferença seja abordada com educação e respeito é enriquecedora, se alguém ultrapassar os limites da educação, usando palavras agressivas ou insultuosas, cria polémica e desconforto.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Dezembro 06, 2019, 14:09:45, 14:09
Responder #25

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1944
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Eu pessoalmente também vejo o CPmoto como um motoclube virtual que por vezes permite organizar uns encontros porreiros.
Sinceramente não me revejo noutro tipo de motoclube.
Penso também que o CPmoto deve continuar a evoluir mas sem nunca perder esta essência de pluralismo e inclusão que  o caracteriza, sem perder a liberdade para participar ou não, tanto nos temas que por cá se debatem como nos eventos que organizamos, e notem que pronuncio o verbo no plural.
O respeito e igualdade com que todos os membros e suas opiniões são recebidas bem como a  disciplina e ordem garantida pela Administração do Fórum que tem feito um trabalho notável na minha opinião.
Se a inevitável evolução conduzir à criação de um clube físico, Eu por cá me manterei enquanto estes valores forem mantidos.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Dezembro 06, 2019, 20:11:38, 20:11
Responder #26

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Depois destas duas ultimas opiniões fico a pensar se a ideia do colete com o "simbolo" ( meti entre aspas porque é uma simples imagem e não um simbolo ) seria de todo descabida?

Nada de termos que sair sempre com ele, obrigações de "picar o ponto" em concentrações e/ou encontros, e termos que o defender com a vida.

No entanto, se os membros que querem trazer autocolantes ou t-shirts, quiserem passar a ser melhor identificados em certas ocasiões através de um colete... qual é o problema?
Eu, se a ideia for avante, vou comprar um. Se tiver que ser "rotulado" com algo, não me importo de o ser como membro deste Forum... há coisas bem piores, sem a minima duvida.
Se alguem me vir, em algum lado, com o colete e pesquisar na net o que é, é uma vantagem para o Forum... penso eu.
Se, na manhã seguinte, não me apetecer levar, não levo, tão simples como isso.

Seja como for, e deixando desde já o meu interesse no colete, o tópico serve para saber quais as vossas posições sobre motoclubes e grupos motards.

É isso que eu tenho curiosidade ( só mesmo porque sou curioso, não estou a angariar socios )  de saber.

Gostam, não gostam, fazem parte de algum, não fazem, concordam, não concordam?

Eu tenho uma linha de pensamento simples: quem quer, vai. Quem não quer, não vai.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Setembro 29, 2024, 00:14:19, 00:14
Responder #27

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1793
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Segundo sei um Motoclube é uma coisa e um Grupo Motard é outra , tem a ver com a obrigatoriedade de existirem Estatutos e Corpos Sociais eleitos, Contabilidade organizada etc,  bem como número mínimo de aderentes/sócios (no caso dos Motoclubes) e a não existência destes requisitos (no caso dos Grupos Motard ) . Trocando por miúdos : Os apelidados MotoClubes é uma coisa feita mais 'á séria' e os Grupos Motards uma coisa feita mais 'em cima do joelho' .

Setembro 29, 2024, 13:09:46, 13:09
Responder #28

Gentleman rider

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 385
  • Localidade: Lisboa
os Grupos Motards uma coisa feita mais 'em cima do joelho' .

Feito em cima do joelho chama-se um grupo de pilotos  :read.calm:

Outubro 08, 2024, 17:10:44, 17:10
Responder #29

TuCa

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 74
  • Marca Motociclo: EFS
  • Modelo Motociclo: GT Super
  • Localidade: Porto
Segundo sei um Motoclube é uma coisa e um Grupo Motard é outra , tem a ver com a obrigatoriedade de existirem Estatutos e Corpos Sociais eleitos, Contabilidade organizada etc,  bem como número mínimo de aderentes/sócios (no caso dos Motoclubes) e a não existência destes requisitos (no caso dos Grupos Motard ) . Trocando por miúdos : Os apelidados MotoClubes é uma coisa feita mais 'á séria' e os Grupos Motards uma coisa feita mais 'em cima do joelho' .

discordo, pois pertenço a um grupo motard que tem isso tudo e mais alguma coisa, tudo direitinho!  :nice:

btw.
um Motoclube, é como se fosse uma marca! sendo que O motoclube pode estar presente em vários países sempre debaixo do mesmo nome, e respondendo à casa mãe.
um Grupo motard, é algo que logo à cabeça se define como algo mais pequeno, menor quantidade de membros e geralmente local.
« Última modificação: Outubro 08, 2024, 17:19:34, 17:19 por TuCa »

Outubro 08, 2024, 17:20:23, 17:20
Responder #30

nfkart

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 376
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Carpe Diem!
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: S1000 XR
  • Localidade: Barcarena
Sempre SIM!

Todas estas coletividades possuem mérito na sua região, e com esforço e dedicação, envolvem-se em ações na comunidade a todos os niveis, inclusivé socialmente.

 :nice: :nice: :nice: