Autor Tópico: Burlas pela net com multibanco/mbWay - cuidado  (Lida 763 vezes)

Fevereiro 13, 2020, 23:57:33, 23:57
Lida 763 vezes

NunoMt

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 334
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Seixal
Olá caros colegas,

Deixo aqui um alerta para quem tenha artigos à venda em sites tipo OLX e burlas que se estão a passar e a ser mais frequentes.

Conto-vos o que se passou comigo a semana passada, pelo que não é algo que ouvi dizer.

Coloquei recentemente um capacete à venda no OLX. Era já tarde, fi-lo mesmo antes de me deitar, já era bastante tarde. No dia seguinte tinha de estar em Sintra para resolver um assunto bem cedo. Quando cheguei a Sintra recebi um telefonema de alguém muito empolgado, que me queria comprar o capacete. Até aqui tudo bem. Não seria a primeira vez que vendia uma coisa online em menos de 24 horas. Mas de facto a pessoa parecia-me empolgada de mais. E agora que penso nisso não me fez muitas perguntas sobre o capacete. Nem o estado em que se encontrava, nem se era novo, nada. Apenas mostrou-se muito empolgado, que era mesmo aquilo que queria, que tinha pressa pois trabalhava fora (não disse que era camionista mas pela conversa foi o que o que deu a entender). Que estava fora e que precisava que lhe enviasse o capacete ainda nesse dia ou o mais tardar o dia a seguir para coincidir com o estar em casa.

Insistiu em fazer logo o pagamento, e que quando eu recebesse o pagamento que me enviava a morada. Perguntou várias vezes se eu tinha MBWay ao que eu respondi que não. Depois a conversa ficou um pouco mais estranha e disse que precisava que eu fosse a uma caixa multibanco que me mandava as instruções quando eu estivesse ao pé de uma. Eu estava num consultório, não podia sair de momento, e ficou de me ligar passado uma hora quando eu estivesse ao pé de uma caixa MB. Com a ração tão efusiva dele e a conversa um pouco confusa aquilo focou por ali. Entretanto enquanto estava à espera no consultório comecei a analisar de forma mais fria a conversa e aquilo começou a deixar-me intrigado. Ia enviar-me as instruções?? Eu é que deveria enviar-lhe o meu NIB!  Como tinha de estar à espera entreti-me na app do meu banco e activei o MBWay. Tinha um amigo que me andava sempre a chatear com isso para pagarmos coisas um ao outro e acabei por activar.

Cerca de uma hora depois ainda estava eu retido no mesmo lugar quando o suposto comprador me ligou de volta. A mesma conversa, a insistir para eu ir a  um multibanco.  Ao que eu lhe respondi que já tinha activado o MBWay e que como estava associado ao meu número de telefone que ele me podia usar então o número para me enviar o dinheiro. Nessa altura ele começou a despachar-me. Disse que estava a começar a conduzir, que assim que pudesse então ia fazer isso e que depois já me ligava. Desde esse momento em diante o telefone com que me ligou foi desligado. Tentei ligar várias vezes, em vários dias e com números de telefone diferentes para ver se ele tinha bloqueado o meu número mas é o numero dele que está desligado.

No dia seguinte falei com a minha mulher sobre este assunto (ela nem sabia que eu tinha colocado o capacete à venda!  :stuck_out_tongue_winking_eye:). Apesar de ela não estar a trabalhar por questões de saúde trabalha à muitos anos na banca e confirmou que as burlas com compras online têm se multiplicado!! Por isso muita atenção!

O que me fez ficar alerta:
Demasiado empolgado com muito poucas perguntas sobre o estado do artigo que queria comprar
insistência de pagar antes de dar dados dele (localização/morada)
Pergunta sobre se eu tinha MBWay - acho que esta foi a chave, pois as vítimas não devem ter, de forma a ele insistir depois para irem ao multibanco. Desconfio que a questão do multibanco será para autorizar um suposto recebimento mas que na pratica deve autorizar um débito e não um crédito!

Foi muito estranho. Mas serviu para estar alerta. Deixo aqui o aviso para os restantes colegas terem atenção a este assunto!

Fevereiro 14, 2020, 00:29:03, 00:29
Responder #1

bal4av

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 109
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Aveiro
Sim, tem sido comum esse tipo de tentativa de burla. A malta está pouco informada sobre o mbway e depois da nisto. Fico contente que não tenhas sido vítima concretizada!

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk


Fevereiro 14, 2020, 07:53:03, 07:53
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Ainda esta semana vi esse alerta no YT.

Os casos devem ser mais do que muitos.

É malta que não tem mais nada do que fazer, senão enganar os outros e estorquir-lhes dinheiro sem esforço.
Quando são desmascarados ou se menciona a polícia, o número de telefone utilizado já não é ligado.

Deixo aqui o vídeo que vi e que ilustra aquilo que o próprio companheiro @NunoMT terá passado.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama


Fevereiro 15, 2020, 13:46:51, 13:46
Responder #4

Carlos_Monteiro

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 15
  • Marca Motociclo: kawasaki
  • Modelo Motociclo: J125
  • Localidade: Valongo
Já me tentaram fazer o mesmo. Mal lhe disse que tinha mbway e que se me queria pagar bastava enviar o guito para o meu numero de telefone, desligou a chamada. A ideia deles é que se associe o nosso cartão ao número de telemóvel deles. Depois podem usar para fazer levantamentos, pagamentos  e tudo o mais, saindo o guito da nossa conta bancária.

Enviado do meu SM-N960F através do Tapatalk