Autor Tópico: Medidor nivel baterial e alternador - Norauto BT100  (Lida 2029 vezes)

Dezembro 27, 2019, 22:01:15, 22:01
Lida 2029 vezes

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Norauto BT100 - 19,95€
https://www.norauto.pt/p/teste-de-bateria-e-alternador-com-mostrador-digital-norauto-2136851.html?CatalogID=&CatalogCategoryName=



Venho aqui trazer uma "maquineta" que inicialmente não tinha dado por ela e após ter oferecido ao sogro é que vi o tão importante que poderá ser para também a utilização nas nossas motos...
Esta maquineta verifica o nível da bateria (com motor desligado ou ligado) e do alternador (com motor ligado) e pode ser feita a ligação através do cabo de isqueiro ou de pinças ligadas à bateria...
Esta maquineta ainda tem a vantagem de não necessitar de qualquer pilha ou bateria para funcionar, basta ligar o cabo e está pronta a funcionar!
Em termos de medições do nível da bateria, a maquineta indica 3 níveis (vazio, médio, cheio) com cada um com a sua cor (vermelho, amarelo e verde).
Em termos de medições do nível do alternador, se ele está a carregar ou não está em condições, a maquineta indica 3 níveis (fraco, a carregar, excesso de carga) e com cada um com a sua cor (vermelho, amarelo e verde).
Só se pode verificar ou o nível da bateria ou o estado do alternador, bastando carregar no botão correspondente para o qual se pretende verificar...
Muito fácil de se utilizar, portátil/compacto e leve, e não é cara, aconselho!

nota: se o alternador estiver em condições e a bateria já estiver ali pelo meio...aconselho a substituírem a bateria, pois sai mais barato uma nova bateria do que lixar o alternador/stator e rectificador de corrente...

nota2: esta maquineta não funciona nos "tractores agrícolas" com baterias de 24V, é exclusiva para 12V...
« Última modificação: Dezembro 27, 2019, 22:09:01, 22:09 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Dezembro 27, 2019, 23:28:41, 23:28
Responder #1

rookie

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 143
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: T-max 500
  • Localidade: Leiria
um detalhe, funciona em qualquer bateria? baterias sem manutenção e nas baterias que é preciso adicionar manutenção?

Dezembro 27, 2019, 23:49:22, 23:49
Responder #2

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
um detalhe, funciona em qualquer bateria? baterias sem manutenção e nas baterias que é preciso adicionar manutenção?

Experimentei em várias e todas funcionaram...
Umas das sem manutenção (fechadas) e outras com manutenção...
Até funcionou com aquelas baterias dos carros mais actuais com start-stop...
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Maio 08, 2020, 14:25:38, 14:25
Responder #3

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Hoje já perto da hora de almoço, passei rapidamente pela Norauto pois tinha de comprar uma coisa para o carro.

Enquanto esperava e porque o atendimento de um cliente estava demorado, decidi ver as coisas que ali tinha mais próximas e fiquei impressionado com a quantidade de baterias para moto que eles lá tinham.
Inclusivamente da Yuasa.

Havia por ali provavelmente o suficiente para precaver as necessidades da maioria dos modelos de moto.

Não sei se foi porque decidiram precaver uma avalanche de aquisições de baterias de moto, por via de imobilização bastante prolongada...mas o que é certo é que tinham dezenas de baterias à disposição para compra imediata.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 08, 2020, 19:32:18, 19:32
Responder #4

Rodrigues1

  • Visitante
Muito útil sem dúvida, já ando com este há 8 anos, primeiro na Sym e agora na cb500X





« Última modificação: Maio 08, 2020, 19:49:57, 19:49 por Rodrigues1 »

Maio 10, 2020, 10:51:55, 10:51
Responder #5

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Eu vi medidores de carga da bateria baratissimos quando passei esta 6a feira na Norauto.

Estão nas zonas perto das caixas, com indicação de "oportunidades" e onde se encontram produtos ou acessórios a preços reduzidos.

Não é difícil sair da loja com um medido de carga por pouquíssimos euros.  :nice:

Mas entre isso é comprar um carregador (mesmo da marca deles), acho preferível sempre o carregador.  :nice:

Têm-nos por lá por 20€ ou até pouco menos que isso, com sistema de manutenção de carga, com a desactivação automática e depois ainda tem luzes LED para um tipo ir controlando o período de recebimento de carga ou quando fica completa.

É dos mais básicos, mas serve o propósito.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 10, 2020, 13:56:55, 13:56
Responder #6

Rodrigues1

  • Visitante
Existem medidores de carga de bateria que até dão para bluetooth que permitem fazer e receber chamadas mão livres em alta voz por 20 €

Por acaso também tenho um desses porque na minha anterior carrinha o autorádio não permitia essa função e até me deu jeito uma vez em que a bateria estava a aquecer devido ao alternador estar com carga superiorr a 15 v

Por acaso foi ao sair de casa,.parei imediatamente e fui ver ver a carga do regulador do alternador com multimetro, estava a debitar os 15 v em vez de 13 a 14 no máximo permitido.

Comprei um novo por 11 € e poupei o custo de uma bateria nova.