Autor Tópico: Pneus para a vstrom  (Lida 2672 vezes)

Fevereiro 20, 2018, 13:20:28, 13:20
Lida 2672 vezes

Rui Jorge

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 146
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 GS
  • Localidade: Quinta do Anjo
Boas pessoal,

Estou a começar a considerar a troca de sapatos da menina.
Sendo a minha utilização maioritariamente em estrada, agrada-me a liberdade de poder sair dela com alguma segurança e com a certeza que tenho pneus para regressar. Diria que procuro uns pneus para um uso misto 70% estrada, 30% fora dela. Queria uma coisa que não fosse excessivamente incómoda e ruidosa no alcatrão, nem que se gastasse num fósforo. A acrescentar, que tenha a tracção suficiente para pisos de terra, gravilha, areia e lama (pouca de preferência).
Depois de algumas buscas tenho um lote de possibilidades que me parecem aceitáveis e, sobre elas gostava de saber a vossa opinião:

- Heidenau K60 scout (há um vlogger Canadiano, o Fortnine que num comparativo de pneus trail lhe deu as melhores referências);
- Mitas E-07;
- Shinko 705;
- Michelin Anakee2;
- Pirelli Scorpion rally STR (é a versão mais de estrada, que saiu recentemente e da qual tenho lido muito boas referências);
- Metzeler Karoo3

Fico então à espera dos vossos "two cents" (ou em bom português- bitaites) :D...

Abraço e boas curvas

 
« Última modificação: Fevereiro 20, 2018, 15:24:12, 15:24 por Rui Jorge »

Fevereiro 20, 2018, 18:45:34, 18:45
Responder #1

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
O Luis Salgueiro é capaz de dar uma ajuda..ele teve uns pneus para estrada e off road ligeiro há pouco tempo...ele já dá uma opinião..
Já tive para dar a minha opinião e depois ... virei a página , mas como foste tu 'a meter-me ao barulho' ...  ;)

Bom... os pneus que (estão agora mesmo no fim) ainda uso são uns 90 -10 . São uns Metzeler Tourance Next . Não sei se ainda é assim, mas durante muitos anos eram os pneus que vinham de origem nas GS .Penso que o Rui Jorge quer algo mais 'hardcore' . Estes dão bem para escapadinhas fora de estrada (terra batida irregular, alguma gravilha , ...pouco mais !) . Já os testei em circunstâncias deste tipo por mais de uma vez e cumprem.

Com mais capacidade para 'offroad' o meu conselho vai para os Pirelli MT 60 Corsa pois, pelo que li e já ouvi de quem os tem (montados em CB500X, V-Strom 650, Versys, ...)  , para além de um bastante satisfatório desempenho em off-road light também conseguem ser muito fiáveis em alcatrão .

 
« Última modificação: Fevereiro 20, 2018, 18:53:29, 18:53 por Luis Salgueiro »

Fevereiro 20, 2018, 19:43:20, 19:43
Responder #2

Rui Jorge

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 146
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 GS
  • Localidade: Quinta do Anjo
O Luis Salgueiro é capaz de dar uma ajuda..ele teve uns pneus para estrada e off road ligeiro há pouco tempo...ele já dá uma opinião..
Já tive para dar a minha opinião e depois ... virei a página , mas como foste tu 'a meter-me ao barulho' ...  ;)

Bom... os pneus que (estão agora mesmo no fim) ainda uso são uns 90 -10 . São uns Metzeler Tourance Next . Não sei se ainda é assim, mas durante muitos anos eram os pneus que vinham de origem nas GS .Penso que o Rui Jorge quer algo mais 'hardcore' . Estes dão bem para escapadinhas fora de estrada (terra batida irregular, alguma gravilha , ...pouco mais !) . Já os testei em circunstâncias deste tipo por mais de uma vez e cumprem.

Com mais capacidade para 'offroad' o meu conselho vai para os Pirelli MT 60 Corsa pois, pelo que li e já ouvi de quem os tem (montados em CB500X, V-Strom 650, Versys, ...)  , para além de um bastante satisfatório desempenho em off-road light também conseguem ser muito fiáveis em alcatrão .


Obrigado Luis

Também não quero uma coisa assim tão hardcore  :tornarseanjinho:...
Fora de brincadeiras, vou considerar a tua proposta, como disse, o uso maioritário vai ser em estrada mas fico muitas vezes a olhar para uns trilhos,  por aqui perto da Arrábida,  onde tenho receio de meter a mota com o tipo de pneus que tenho actualmente,  que são dos tais para estrada e que dão para umas saídas leves em off road.
Vou pesquisar mais um pouco a tua sugestão, sendo que tenho estado a fechar um bocado a coisa nos Heidenau e nos Pirelli scorpion rally str
Já agora, os MT em termos de ruído em estrada e durabilidade tens alguma referência?

Obrigado, abraço

Fevereiro 20, 2018, 20:35:13, 20:35
Responder #3

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Vou-te dizer mais ou menos o que me disse um amigo que tem os MT60 Corsa numa Versys 650 :
Os MT60 Corsa dão confiança no alcatrão, não são ruidosos e noto apenas uma ligeira lentidão quando pretendo 'dançar' a mota nas curvas e uma pequena vibração quando rolo a baixa velocidade (aproximação a um semáforo vermelho ou andar em 1ª no trânsito da cidade). Para o off-road são fixes e cumprem bem mesmo com alguma lama .

Quando tive esta conversa com ele os pneus tinham +/- 6.000 kms rodados e ainda tinham muita borracha para gastar , provavelmente iam 'a meio' do gasto. 

Para um 'offroad soft' os meus Tourance Next safam bem a coisa (são uns 90% road / 10% offroad), mas isso parece-me ser algo idêntico ao que já tens . São uns pneus sport-touring com uns 'perlimpinpins' para o 'offroad, com bom grip e durabilidade , mas para o off-road só mesmo apenas em macdame ! Como te disse , são os pneus de origem das GS/GSA e em Portugal a esmagadora maioria dessas motas também só muito esporadicamente se sujam na terra  :tornarseanjinho:

p.s. Daqui a poucas semanas também irei trocar de pneus . Vou agora experimentar uns ContiRoad Attack 3 . Daqui a uns meses terei uma semana nos Pirinéus e o feedback destes pneus é muito bom para o sport-touring .
« Última modificação: Fevereiro 20, 2018, 20:40:48, 20:40 por Luis Salgueiro »

Fevereiro 21, 2018, 00:24:37, 00:24
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Se tal vier mesmo a acontecer com a aquisição desses ContiRoad Attack 3, bota depois aqui a apreciação:

http://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=3254.0#top  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 21, 2018, 01:37:55, 01:37
Responder #5

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Boas

Quando li o que escreveste "Sendo a minha utilização maioritariamente em estrada". È sempre um compromisso e portanto se enveredares por esses talvez uma gomas nos punhos pela vibração dos tacos e para-lamas generoso porque senão melhor uma impermeabilização do casaco :)
Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Fevereiro 21, 2018, 08:58:27, 08:58
Responder #6

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Se tal vier mesmo a acontecer com a aquisição desses ContiRoad Attack 3, bota depois aqui a apreciação:

http://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=3254.0#top  :)

Ainda mantenho uma dúvida entre os ContiRoad Attack 3 e os Roadtec 01  e está-me a ser difícil a decisão final .
Acho que no dia em que os for instalar vou decidir 'de moeda ao ar ' .

Uma boa novidade acerca deste assunto é que no dia da Manif me deram uma boa dica para o local onde os comprar aqui na Zona Oeste . Perto de Torres Vedras existe a oficina AutoPneus Aranha, com preços muito bons , ao nível da Motocenter em Lisboa e da VasilPneus em Benavente (que em loja física são quem têm os melhores preços na zona da Grande Lisboa ) .


Fevereiro 21, 2018, 09:04:50, 09:04
Responder #7

Rui Jorge

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 146
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 GS
  • Localidade: Quinta do Anjo
Citar

Os MT60 Corsa dão confiança no alcatrão, não são ruidosos e noto apenas uma ligeira lentidão quando pretendo 'dançar' a mota nas curvas e uma pequena vibração quando rolo a baixa velocidade (aproximação a um semáforo vermelho ou andar em 1ª no trânsito da cidade). Para o off-road são fixes e cumprem bem mesmo com alguma lama .

Obrigado Luís, vou ter em conta os MT60 como uma das possibilidades.

Citar
portanto se enveredares por esses talvez uma gomas nos punhos pela vibração dos tacos

Boas Cross. Quando falas em vibração referes-te aos MT60, aos que eu tinha colocado no post inicial ou em geral aos pneus de uso misto?

Fevereiro 21, 2018, 09:19:55, 09:19
Responder #8

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Se tal vier mesmo a acontecer com a aquisição desses ContiRoad Attack 3, bota depois aqui a apreciação:

http://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=3254.0#top  :)

Ainda mantenho uma dúvida entre os ContiRoad Attack 3 e os Roadtec 01  e está-me a ser difícil a decisão final .
Acho que no dia em que os for instalar vou decidir 'de moeda ao ar ' .

Uma boa novidade acerca deste assunto é que no dia da Manif me deram uma boa dica para o local onde os comprar aqui na Zona Oeste . Perto de Torres Vedras existe a oficina AutoPneus Aranha, com preços muito bons , ao nível da Motocenter em Lisboa e da VasilPneus em Benavente (que em loja física são quem têm os melhores preços na zona da Grande Lisboa ) .

Bom saber Luís. Talvez lá passe ou mande e-mail a pedir orçamento.

Luís, dou-te o exemplo do Michel. Teve os roadtec que adorou mas a durabilidade foi 5/6 mil. É muito pouco para um pneu ST...
Agora está com os roadsmart3 que lhe falei vai com 8000 e a ponderar se troca depois de fins de abril.

Penso que ficas melhor na continental. Mais recente, feedback um pouco melhor no geral

o roadtec com chuva. Como não andas a chuva... :D
O roadtec tem tendência também a enquadrar com o tempo...

Ok ! também acho que vão ser mesmo os ContiRoadAttack 3 , também falei com um tipo que teve os Angel GT e agora tem os ContiRoad e ele disse que a nível de grip são idênticos com ligeira vantagem para os Conti relativamente à durabilidade. 
Não sabia que os Roadtec01 do Michel só tinham durado 6 mil ksm!  Mas atenção , o Michel para além de não andar a pastelar , anda quase sempre com a Eli na pendura e os dois são figuras 'volumosas' . Esse constante peso-extra retira logo muitos kms de duração ao pneu .

Junho 26, 2018, 17:14:10, 17:14
Responder #9

Rui Jorge

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 146
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R 1200 GS
  • Localidade: Quinta do Anjo
Boas pessoal,
Retomo aqui este tópico com actualização.
Depois de o meu mecânico me ter feito um ultimato na última revisão para mudar de pneus porque os que tinha estavam completamente vidrados, pus-me a caminho, que é como quem diz, passei umas horas valentes a perceber opiniões e reviews na internet e decidi-me, pesando todos os compromissos pelos Mitas 07. São uns pneus de marca Checa, menos conhecidos mas com muitas opiniões positivas para um uso 50-50. Comprei-os online na PneuCity. Foi a primeira vez que comprei pneus online e o resultado foi 5*. Demoraram 4 dias a chegar (vieram da Alemanha), entregues no montador (pneuVip) e, hoje de manhã sai com eles postos.
Primeiras avaliações: tendo tacos mais definidos dos que os anteriores estava com algum receio do ruído em alcatrão. Nada disso. treme um pouco mais a baixa velocidade, nada de especial, mas não é audível nenhum ruído incomodativo. Grandes diferenças - a mota fica com um look trail bem mais vincado, deita muito mais nas curvas ( inicialmente assustei-me porque fiz o mesmo countersteering que estava habituado e quase que raspava com o joelho no chão) mas sem colocar em risco o equilíbrio. Anda muito melhor fora de estrada. Fiz uns caminhos off road para experimentar e, fundamentalmente em areia mais solta, que normalmente me cria grandes engulhos pela instabilidade do guiador e por já ter ido ao tapete nessas circunstancias, portou-se bastante bem.
Veremos como se portarão no futuro, nomeadamente em termos de durabilidade. Ainda estou a tirar a goma mas veremos se a boa opinião se confirma e reforça.

Abraço e boas curvas