Autor Tópico: Pinlock - Dúvidas  (Lida 8668 vezes)

Maio 19, 2020, 21:53:24, 21:53
Lida 8668 vezes

Quico

  • Visitante
Olá a todos.
Se no inverno me pareceu a melhor invenção depois da roda, agora com o bom tempo a melhorar não é que incomode mas era melhor que lá não estivesse.
Queria perguntar a quem usa pinlock se no verão costuma remover, e se caso afirmativo, como costuma guarda-lo até ao próximo tempo frio, e se depois é reutilizável.

Obrigado.

Maio 19, 2020, 22:05:59, 22:05
Responder #1

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1927
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Amigo Quico,

Não recomendo que o retires a fim de evitar que se suje pelo lado que encosta na viseira, eu nunca retiro o meu, mas isto é só uma opinião pessoal, não disponho de qualquer dado que ateste ou o contrarie...

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Maio 19, 2020, 22:43:55, 22:43
Responder #2

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1415
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Eu também acabo por andar com ele o ano inteiro,  mas já ouvi que se deveria retirar com tempo mais seco (inclusive de noite recomendam não usar).
Abc

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Maio 19, 2020, 23:33:28, 23:33
Responder #3

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Ao contrário dos restantes companheiros eu retiro o meu por esta altura do ano, e só o volto a colocar lá para Novembro. Básicamente retiro quando deixa de chover (regularmente) e coloco-o quando (em principio) começam as chuvas.

A razão de o fazer tem a haver com o facto do pinlock se degradar com os raios UV. É claro que no inverno os raios UV andam por aí, mas nessa altura o pinlock leva com os UV mas cumpre a sua função não deixando embaciar a viseira. No verão, e sem chuvas, não precisa de lá estar a bronzear-se além de que é sempre mais agradável ver as coisas sem estarem distorcidas (o pinlock distorce pouco a visão, mas distorce).

Para guardar o pinlock, uso a embalagem onde vinha quando o comprei. Caso a dita embalagem já tenha ido para o lixo, pode-se colocar o pinlock entre 2 folhas de acetato, que por sua vez vão para dentro de um livro, ou um caderno A4.

Haaaa... isto tudo é feito sem tocar com os dedos na parte que fica "encostada" à viseira pois, se essa parte se sujar é uma chatice para a limpar sem riscar a superficie... e aquilo risca com uma facilidade bestial (já dei cabo de um pinlock assim)  :zangadoplus:

O pinlock se for "bem tratado" dura uns 4 invernos mas, se andar lá sempre (verão e inverno) faz 2 ou 3 e já está pronto para ser trocado.

Maio 20, 2020, 01:28:39, 01:28
Responder #4

pete_vieira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 177
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Crosstourer
  • Localidade: Lisboa
Eu no meu HJC rpha 70 deixei-o durante o verão inteiro e o capacete sofreu temperaturas bem elevadas numa viagem. No inverno seguinte, ter o pinlock ou não ter ia dar ao mesmo. Ao ir à caparica peles trocar o pinlock (uns 40€), perguntei o que eles achavam de retirar durante o verão. Eles recomendam que não se tire, porque perde o "vacuo" inicial que ganha quando o metes pela primeira vez....  :pensador: mas foi isso que acabou por acontecer na mesma, ao andar com ele o verão inteiro, por isso acho que agora vou passar a usar um capacete para o verão e outro para os dias de chuva e húmidos  :D ou então faço o que o pjmartinho disse, parece-me uma boa dica, há que guardar realmente para quando é preciso, se não é todos os anos um pinlock novo
Keeway Superlight: 8000Kms ❌ // Honda NC750X: 6444Kms ❌ // Suzuki V-Strom 1000: 5600Kms ❌ // Yamaha FJR 1300: 3766Kms ❌ // Yamaha MT07 Tracer: 5400Kms ❌ Honda Crosstourer 22500kms ❌

Maio 20, 2020, 09:14:23, 09:14
Responder #5

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Há opiniões para todos os gostos. Que se deve tirar para evitar a deterioração agravada pelo sol de verão ou que não se deve tirar porque compromete a aderência futura.
O último que tirei para poupar do sol nunca mais teve aderência suficiente e sempre deixou criar embaciamento a partir dessa data ( mas menos do que se não tivesse)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 20, 2020, 10:41:45, 10:41
Responder #6

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Nunca pensei muito nisso, mas agora lendo os vossos relatos é um facto que nas ultimas chuvas notei que embaciou mais do que o habitual.
Mas só aconteceu depois de o tirar e re-colocar há uns tempos atrás para fazer uma limpeza geral ao capacete.

Nunca notei grande diferença no dia a dia em termos de comprometer a visão, mas também não costumo andar de noite.

Seja como for está na altura de o trocar, já o tenho instalado há 3 anos pelo menos  :-\

Artigo com umas boas dicas sobre este tema:
https://www.infinitymotorcycles.com/news-and-events/everything-you-need-to-know-about-pinlocks

Maio 20, 2020, 10:49:17, 10:49
Responder #7

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Nunca pensei muito nisso, mas agora lendo os vossos relatos é um facto que nas ultimas chuvas notei que embaciou mais do que o habitual.
Mas só aconteceu depois de o tirar e re-colocar há uns tempos atrás para fazer uma limpeza geral ao capacete.

Nunca notei grande diferença no dia a dia em termos de comprometer a visão, mas também não costumo andar de noite.

Seja como for está na altura de o trocar, já o tenho instalado há 3 anos pelo menos  :-\

Artigo com umas boas dicas sobre este tema:
https://www.infinitymotorcycles.com/news-and-events/everything-you-need-to-know-about-pinlocks
Excelente artigo
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 20, 2020, 12:27:58, 12:27
Responder #8

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
E quando voltaram a colocar, fizeram-no em condições?

Pergunto isso pois o meu já fez 3 invernos sem problemas de embaciamento.

Maio 20, 2020, 13:00:05, 13:00
Responder #9

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Eu recoloquei da mesma forma que o fiz na primeira vez.
Apenas tive o cuidado de o armazenar convenientemente para não apanhar pó e riscos enquanto lavei as espumas e limpei o capacete.

Mas antes disso, fez 2 invernos sem problemas.
Só notei um pouco a perda de eficácia depois desta última re-aplicação. Mas já tem uns anitos, vou trocar em breve.

Maio 20, 2020, 13:08:03, 13:08
Responder #10

pete_vieira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 177
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Crosstourer
  • Localidade: Lisboa
o meu HJC não é o melhor exemplo, mesmo com o novo pinlock embaciou mt rápido, e foi colocado com todo o cuidado e limpeza devida pelo funcionário da loja (até com spray anti embaciamento e tudo). mesmo sem encontrar nenhum defeito visível acredito que a própria viseira pode ter ganho um defeito qualquer onde o pinlock encaixa e esteja a deixar entrar ar... agora só comprando uma viseira nova e testando..
Keeway Superlight: 8000Kms ❌ // Honda NC750X: 6444Kms ❌ // Suzuki V-Strom 1000: 5600Kms ❌ // Yamaha FJR 1300: 3766Kms ❌ // Yamaha MT07 Tracer: 5400Kms ❌ Honda Crosstourer 22500kms ❌

Maio 20, 2020, 13:23:46, 13:23
Responder #11

petervivas

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 97
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Quem muito corre, pouco acerta!
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X 2019
  • Localidade: Amadora
Eu falo pela experiência que tive ....

Tinha pinlock instalado, desde Maio até ao final do inverno e recomeçar a primavera que o retirei.
Como não tinha a embalagem dele, guardei o dito entre um livro ... resultado: A curvatura que o pinlock tinha, perdeu-se e quando o fui recolocar no iniciar do novo inverno, era como já foi aqui dito, havia zonas que ja nao fazia vácuo e estar la ou não estar era quase igual .

Sou total defensor de retirar o pinlock durante o verão (por tudo o que aqui foi dito e também porque se andarmos com a viseira aberta no verão, o vento que passa em deslocação faz "mal" ao pinlock pois move-o de sitio e entorta-o ou força a partir onde encaixa no capacete)

Dessa altura em diante faço sempre assim: Verão retiro-o e coloco em cima de um movel ou um sitio onde sei que ninguem vai bater nele, e deixando que ele fique com a curvatura que tenha quando foi retirado do capacete: Foi remédio santo, volto a colocar e está impecável  :cool:
Daelim S2 125i:'16-'17-13000 kms / Kymco Downtown 125i ABS:'17-'19-23000kms / Piaggio Medley 125 ABS iGet:'19-'20-9000kms

Vespa 125 GTS Super: '07/20 - 4800kms ... | Honda CB500X 2019: 11/19' - 0kms ...
Macal 50cc M70 Sport: de 1990 .. (para sempre)

Maio 20, 2020, 13:54:15, 13:54
Responder #12

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1371
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
No meu caso, instalei o pinlock em Março do ano passado e neste momento já não faz grande coisa.

Já li em vários sítios que convém tirar durante o verão, que o calor danifica o silicone.

Maio 20, 2020, 13:54:45, 13:54
Responder #13

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
O pinlock quando é comprado vem num envelope todo direito. A curvatura resulta do uso, por isso talvez não seja a razão, ele é flexível. Eu também optei por o guardar no envelope de origem e nunca mais voltou a ter a mesma aderência á viseira, presumivelmente a linha de silicone perde características e não consegue ter a mesma aderência de quanto é nova, na primeira aplicação
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 20, 2020, 14:26:56, 14:26
Responder #14

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Dessa altura em diante faço sempre assim: Verão retiro-o e coloco em cima de um movel ou um sitio onde sei que ninguem vai bater nele, e deixando que ele fique com a curvatura que tenha quando foi retirado do capacete: Foi remédio santo, volto a colocar e está impecável  :cool:

Boa dica!
Vou experimentar fazer isso na próxima vez ;)

Maio 20, 2020, 16:15:15, 16:15
Responder #15

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
O pinlock quando é comprado vem num envelope todo direito. A curvatura resulta do uso, por isso talvez não seja a razão, ele é flexível.

Ia dizer exactamente isto  :)

Em minha opinião, quanto menos curvatura tiver, mais pressão faz sobre a viseira quando for colocado, aumentando a sua eficácia.

Mas, verdade seja dita, aquilo não dura eternamente e estamos a falar de gastar entre 30 a 40€ (dependendo do modelo do capacete que faz variar o preço do pinlock) a cada 2, 3 ou 4 anos.

Maio 20, 2020, 18:44:20, 18:44
Responder #16

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Passar pó talco no silicone antes de voltar a colocar o pin-lock na viseira.

Experimentem.

E MUUUUITO cuidado a limpar o pinlock. Qq coisinha risca...
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Maio 21, 2020, 16:25:06, 16:25
Responder #17

petervivas

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 97
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Quem muito corre, pouco acerta!
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X 2019
  • Localidade: Amadora
Passar pó talco no silicone antes de voltar a colocar o pin-lock na viseira.

Sim, e nas borrachas do capacete também dá resultado ... ajuda a manter e cuidar as mesmas

Eu também optei por o guardar no envelope de origem e nunca mais voltou a ter a mesma aderência á viseira, presumivelmente a linha de silicone perde características e não consegue ter a mesma aderência de quanto é nova, na primeira aplicação

A curvatura que fica diferente ao ser "endireitado" a força no envelope de origem, também ajuda a perder a eficácia do mesmo.... pelo menos eu senti issso
Daelim S2 125i:'16-'17-13000 kms / Kymco Downtown 125i ABS:'17-'19-23000kms / Piaggio Medley 125 ABS iGet:'19-'20-9000kms

Vespa 125 GTS Super: '07/20 - 4800kms ... | Honda CB500X 2019: 11/19' - 0kms ...
Macal 50cc M70 Sport: de 1990 .. (para sempre)

Maio 21, 2020, 16:45:57, 16:45
Responder #18

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
mesmo com o novo pinlock embaciou mt rápido, e foi colocado com todo o cuidado e limpeza devida pelo funcionário da loja

Pode ser da própria qualidade do "pinlock" (toda a gente chama a isto "pinlock" pela mesma razão que chamam "black&decker" a um berbequim).

Será mesmo da marca Pinlock® (https://pinlock.com/explore/) ou de outra qualquer?

Se for de outra marca, atenção que em vez de silicone na parte de contacto pode ser apenas plástico macio -- faz toda a diferença na eficácia do vedante. Sei que em tempos existiram muitos com plástico em vez de silicone, não sei se ainda se vendem.
« Última modificação: Maio 21, 2020, 16:47:00, 16:47 por replicantz »

Maio 21, 2020, 16:50:19, 16:50
Responder #19

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
O pinlock quando é comprado vem num envelope todo direito. A curvatura resulta do uso, por isso talvez não seja a razão, ele é flexível.
Mas, verdade seja dita, aquilo não dura eternamente e estamos a falar de gastar entre 30 a 40€ (dependendo do modelo do capacete que faz variar o preço do pinlock) a cada 2, 3 ou 4 anos.

Exacto, e a relação custo beneficio é imensa para quem circula muito com tempo húmido/chuva :D

Agora só falta inventarem um sistema semelhante, mas práctico, para quem não pode prescindir de óculos... isso é que era de valor!

Maio 22, 2020, 14:00:25, 14:00
Responder #20

Rodrigues1

  • Visitante
O melhor será comprar o Pinlock adequado à viseira para que ao encaixar nos pequenos pernos laterais fique a fazer pressão na viseira mantendo a sua estanqueidade.

De outra forma até pode comprometer o mau encaixe  da viseira ao fechar.

Por acaso uso o Caberg mas serve como exemplo:


Maio 22, 2020, 15:23:58, 15:23
Responder #21

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
O melhor será comprar o Pinlock adequado à viseira para que ao encaixar nos pequenos pernos laterais fique a fazer pressão na viseira mantendo a sua estanqueidade.

De outra forma até pode comprometer o mau encaixe  da viseira ao fechar.

Por acaso uso o Caberg mas serve como exemplo:



E mesmo esse pernos laterais onde o Pinlock fica preso, podem ser rodados para ajudar a fazer mais ou menos pressão contra a viseira.

Ao segundo 24 do video...


Maio 22, 2020, 15:59:40, 15:59
Responder #22

Rodrigues1

  • Visitante
Depende do capacete, no meu Caberg é fixo porque o Pinlock foi feito para a viseira, fica justo e nunca mostrou sinais de cansaço, já lá anda há 4 anos sem amarelar.








Maio 22, 2020, 18:38:08, 18:38
Responder #23

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Rodrigues, o sistema é o mesmo. Aqueles pernos rodam em qualquer viseira.

Quando comprei o meu Caberg, trazia já os pernos na viseira mas, dentro da embalagem do Pinlock vinham mais 2 sobresselentes, talvez porque se aquilo rodar é fácil desencaixarem-se e cairem dali para fora.

Maio 22, 2020, 19:00:04, 19:00
Responder #24

Rodrigues1

  • Visitante
Rodrigues, o sistema é o mesmo. Aqueles pernos rodam em qualquer viseira.

Quando comprei o meu Caberg, trazia já os pernos na viseira mas, dentro da embalagem do Pinlock vinham mais 2 sobresselentes, talvez porque se aquilo rodar é fácil desencaixarem-se e cairem dali para fora.


Cada vez que faço um comentário há-de ser contrariado e parece que tenho de provar o que digo.

O SISTEMA NÃO É O MESMO

A VISEIRA DO MEU CAPACETE NÃO TRÁS ESSES PERNOS CONCENTRICOS, SÃO FIXOS OU SEJA COLADOS NA VISEIRA PORQUE O PINLOCK VEM À MEDIDA

Livra que já começo a ficar farto



Maio 22, 2020, 19:03:44, 19:03
Responder #25

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Rodrigues não fique incomodado com o meu comentário. Aqui, ninguém tem que provar nada a ninguém!

Como disse, também já tive um Caberg em que esses pinos rodavam porque não estavam colados. Mas admito que nos entretantos o sistema já tenha sido mudado.

Maio 22, 2020, 19:05:07, 19:05
Responder #26

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1371
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Os do meu scorpion também são fixos.

Maio 22, 2020, 21:52:59, 21:52
Responder #27

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Depende do capacete, no meu Caberg é fixo porque o Pinlock foi feito para a viseira, fica justo e nunca mostrou sinais de cansaço, já lá anda há 4 anos sem amarelar.



Essa foto do Caberg é de quando foi comprado? Porque o meu tem 5 anos e está todo riscado
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 23, 2020, 11:36:37, 11:36
Responder #28

Rodrigues1

  • Visitante
Depende do capacete, no meu Caberg é fixo porque o Pinlock foi feito para a viseira, fica justo e nunca mostrou sinais de cansaço, já lá anda há 4 anos sem amarelar.



Essa foto do Caberg é de quando foi comprado? Porque o meu tem 5 anos e está todo riscado

E que culpa tenho eu ?  :lolol:

Nas mãos do Rodrigues nada se estraga, tudo é eterno  ::P:

Fotos tiradas hoje de propósito, Caberg Modus, a foto do post é de 2016











« Última modificação: Maio 23, 2020, 11:56:48, 11:56 por Rodrigues1 »

Maio 23, 2020, 12:26:21, 12:26
Responder #29

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Nem todos os pinos rodam, no meu Neotec os pinos também são fixos.

Mesmo se rodassem o efeito seria nulo pois são redondos.



Sent from my POCOPHONE F1 using Tapatalk


Maio 23, 2020, 12:49:03, 12:49
Responder #30

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
Há pinos que rodam.
Há pinos que são fixos.
Há pinos com uma rosca de aperto.

No final, o que realmente conta é o arqueamento da viseira comprimir a película contra a mesma.



Maio 23, 2020, 18:06:48, 18:06
Responder #31

Quico

  • Visitante
Bem, já que lancei o tópico acho que tenho o dever de partilhar a minha decisão.
Sem saber o que fazer fui pedir ajuda numa loja onde sou sempre bem atendido, para além dum conselho de quem sabe perguntei também o preço de uma viseira para o meu k3, de modo a não tirar o pinlock mas sim alternar entre viseiras consoante a necessidade. cerca de 50€
Foi me dito que desde que não deixe o capacete ao sol, ou dentro da topcase ao sol, ele não se iria estragar e que pelo menos 2 ou 3 anos ia durar.
Basicamente a mota dorme na garagem, e durante o dia no trabalho está na garagem. Sempre sombra, para alem disso quando está muito calor uso com frequência um capacete aberto que tenho.
Feitas as contas, um pinlock custa 30, uma viseira 50€... se durar 2 anos x 2pinlocks = 4 anos = trocar de capacete.... Pronto resolvi não tirar.
Obrigado a todos pelas dicas.  :convivio:

Maio 23, 2020, 20:46:04, 20:46
Responder #32

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4882
Podes sempre experimentar retirar nem que seja para perceber a diferença que é andar sem esse plástico fazer reflexos de noite e a deformar q visão durante o dia!
 :D

Janeiro 11, 2023, 22:22:59, 22:22
Responder #33

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1415
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Boas,
Volto a este tópico pois sinto que algo está mal no pinlock do meu capacete.
É deste inverno chuvoso e quente/húmido ou o pinlock não presta?
Vou explixar.
Este inverno, não consigo andar maus de 2 dias,  sem que a viseira embacie.
Já retirei o pinlock e viseira umas 10 vezes para os lavar e secar bem, mas nada.
Está a acontecer convosco o mesmo?
Ou terei de comprar uma lâmina nova?
O capacete foi estreado este verão (Neotec II), portanto, desgaste não há de ser.
Abc
JpC

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Janeiro 11, 2023, 23:07:33, 23:07
Responder #34

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1371
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Boas,
Volto a este tópico pois sinto que algo está mal no pinlock do meu capacete.
É deste inverno chuvoso e quente/húmido ou o pinlock não presta?
Vou explixar.
Este inverno, não consigo andar maus de 2 dias,  sem que a viseira embacie.
Já retirei o pinlock e viseira umas 10 vezes para os lavar e secar bem, mas nada.
Está a acontecer convosco o mesmo?
Ou terei de comprar uma lâmina nova?
O capacete foi estreado este verão (Neotec II), portanto, desgaste não há de ser.
Abc
JpC

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk



Está a embaciar onde, entre o pinlock e a viseira ou entre o pinlock e a tua cara?

Janeiro 11, 2023, 23:14:50, 23:14
Responder #35

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1415
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Boa pergunta. Penso que é entre a viseira e a lâmina do pinlock.

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Janeiro 11, 2023, 23:29:27, 23:29
Responder #36

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1371
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Boa pergunta. Penso que é entre a viseira e a lâmina do pinlock.

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk



Se é esse o caso, então pega numa folha de papel ou algo bastante fino e tenta ver se há alguma zona em que o papel consiga entrar (sem forçar em demasia) entre a viseira e o pinlock. Também podes fazer o mesmo mergulhando a viseira em água, mas pode não ser fácil ver o sítio exato da fuga.

Se realmente está a embaciar desse lado, então em algum sítio terás mau contacto do pinlock.

O primeiro passo é analisar se o silicone poderá estar danificado. Por vezes uma unhada pode ser suficiente para quebrar o selo.
Caso visualmente esteja tudo ok, o próximo passo é tentar ajustar os "ganchos" onde o pinlock encaixa. Se reparares, esses ganchos não são uniformes, são feitos para alargarem ou apertarem o pinlock à medida que se roda o gancho.

Caso não resultar, pode ser mesmo defeito ou no pinlock ou na própria viseira. O plástico pode ter ganho deformações que impedem o selo devido.

Janeiro 12, 2023, 10:36:47, 10:36
Responder #37

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Boas,
Volto a este tópico pois sinto que algo está mal no pinlock do meu capacete.
É deste inverno chuvoso e quente/húmido ou o pinlock não presta?
Vou explixar.
Este inverno, não consigo andar maus de 2 dias,  sem que a viseira embacie.
Já retirei o pinlock e viseira umas 10 vezes para os lavar e secar bem, mas nada.
Está a acontecer convosco o mesmo?
Ou terei de comprar uma lâmina nova?
O capacete foi estreado este verão (Neotec II), portanto, desgaste não há de ser.
Abc
JpC

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk

Tbm noto um comportamento anormal no capacete novo onde a viseira fica embaciada. No meu caso, a viseira fica embaciada por fora sobretudo nos dias de maior humidade e, a deslocação do ar além de não secar a viseira, até intensifica o seu embaciamento.

Janeiro 12, 2023, 14:39:48, 14:39
Responder #38

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1415
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Obrigado thatsme.
A questão que também coloco é se o sistema de pinlock funciona (bem), em condições como as que temos tido este outono e  inverno.
Quem já tinha este sistema e funcionava bem, este inverno manteve-se a funcionar bem?
Ou também teem tido problemas?

Acrescento que acho o Neotec II mais "hermético" do que o Neotec I e nem sei se não será todo esse isolamento que faz que fique uma diferença de temperatura maior,  entre o exterior da viseira e o interior da viseira que aumente a condensação na mesma.

O que dizem?

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Janeiro 12, 2023, 14:55:58, 14:55
Responder #39

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1371
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Obrigado thatsme.
A questão que também coloco é se o sistema de pinlock funciona (bem), em condições como as que temos tido este outono e  inverno.
Quem já tinha este sistema e funcionava bem, este inverno manteve-se a funcionar bem?
Ou também teem tido problemas?

Acrescento que acho o Neotec II mais "hermético" do que o Neotec I e nem sei se não será todo esse isolamento que faz que fique uma diferença de temperatura maior,  entre o exterior da viseira e o interior da viseira que aumente a condensação na mesma.

O que dizem?

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
No meu caso sim, funciona bastante bem. Basta ver que quando tiro o capacete, a área à volta do pinlock está completamente embaciada.

No meu caso não tenho qualquer problema entre a viseira e o pinlock, mas quando ando de balaclava acaba por embaciar entre o pinlock e a minha cara.
O que acontece é que o ar quente saído da boca e nariz acaba por não ser devidamente direcionado para a zona que tem os respiros próprios, mas sim para cima porque a balaclava está no caminho.

Mesmo sem balaclava, quando está mais frio e uso uma gola em GoreTex, acaba por também enbaciar um pouco nessa mesma zona entre o pinlock e a cara.
A explicação que tenho para isto é que a gola tapa a "100%" a zona aberta entre o capacete e o pescoço, acabando por impedir qualquer saída de ar quente por essa zona.

Além disso, nunca levo com vento direto no capacete portanto as entradas de ar não fazem o trabalho delas.

Mas é como disse, não tenho problemas de embaciar entre a viseira e o pinlock. Caso tivesse, seria certamente ou mau ajuste do pinlock ou então mesmo defeito do mesmo.

Em conclusão, considero o pinlock algo absolutamente essencial.
« Última modificação: Janeiro 12, 2023, 14:58:21, 14:58 por ThatsMe »

Janeiro 13, 2023, 12:20:30, 12:20
Responder #40

lferreira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 207
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MS 950S
  • Localidade: Lisboa
...

Acrescento que acho o Neotec II mais "hermético" do que o Neotec I e nem sei se não será todo esse isolamento que faz que fique uma diferença de temperatura maior,  entre o exterior da viseira e o interior da viseira que aumente a condensação na mesma.

O que dizem?

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk

Confirmo, o meu primo diz que o Neotec II é mais "fechado" que o I, até mais claustrofóbico (segundo as palavras dele)  :D, aquela peça que liga a queixeira é mais comprida e justa ao pescoço! Mesmo no site da Shoei eles apregoavam que o capacete é mais silencioso que a versão anterior, logo está aí a prova do hermético que falas!

Janeiro 13, 2023, 13:43:53, 13:43
Responder #41

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1415
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Mas penso que é isso mesmo.
O Neotec II é mais hermético/fechado e por isso, ao circular menos ar, embacia mais a viseira.
Sinceramente, gostava mais do Neotec I, até porque a nível de barulho, não se notam muita diferença.
Até a entrada de ar frontal do Neotec I, era mais eficaz. Eu só a abria, quando andava em transito parado (baixa circulação de ar) e neste Neotec II, tenho de andar sempre com a entrada de ar frontal aberta, seja em transito, seja nos começos das partes de estrada aberta. Resultado: O tal nível sonoro é sempre muito mais elevado do que o Neotec I!!!! (Este pessoal do marketing, para nos enganar é do caraças).

Fevereiro 17, 2023, 22:41:29, 22:41
Responder #42

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1415
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Bem, não contente como estava a viseira/pinlock do Neotec, levei-o a Andorra,  para ver se a Motocard acionava a garantia.
Eles indicaram-me que iriam enviar para a marca e depois me enviaram para casa, pelo que o ideal seria ativar a garantia na Motocard de Lisboa!
Fui lá esta 3° feira e ficaram com a viseira e pinlock,  para enviarem para a Shoei e logo diziam se era problema e assumiam ou não. Perguntei se já tinham tido mais reclamações e disseram que há viseiras que podem vir com defeito e a marca as substitui.
Vamos esperar até 1 mês!

PS: entretanto vim para casa com o capacete sem viseira!

Abc,
JpC

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Fevereiro 22, 2023, 11:11:17, 11:11
Responder #43

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4589
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Bolas... e não tinham uma viseira de reserva?
Que chatice... vais ter que voltar ao neotec I

Fevereiro 22, 2023, 23:54:53, 23:54
Responder #44

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1415
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Exatamente, agora voltei ao Neotec I, mais "ruidoso", mas que não embacia nada de nada.

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Fevereiro 23, 2023, 19:42:30, 19:42
Responder #45

Tony Pinheiro

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 4
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Keeway
  • Modelo Motociclo: Superlight 125
  • Localidade: Lisboa
Ainda há quem diga que as coisas acontecem por acaso!
Há uns dias senti um calor enorme no capacete modular e pensei comprar uma bolha para o Verão. Assim o fiz, ainda não experimentei, mas depois de ter lido variadíssimas opiniões, acho que não tiro o pinlock do capacete de Inverno e uso a bolha no Verão!
Boas curvas a todos!
Keeway Superlight 125 (2009)

Março 06, 2023, 23:19:39, 23:19
Responder #46

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1415
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Boas. Sexta feira passada fui à Motocard Lisboa buscar a viseira. Eles tinham na enviado para a Shoei Ibérica-Corver e subsituiram a lâmina do pinlock, ao abrigo da garantia.
Experimentei hoje e...nada a ver com o que tinha antes. Falta apanhar frio e chuva, mas parece que o embaciamento ficou resolvido no Neotec II.
Abc

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Março 11, 2023, 10:47:49, 10:47
Responder #47

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1415
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Deixo vos aqui um vídeo da Shoei, que "ensina" a bem colocar a película na viseira e cuidados a ter com a mesma:



Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk