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Melhores Óleos para as Nossas Meninas

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João_Santos:
Sendo dos Líquidos mais Importantes que acompanham as nossas Motos, Vamos deixando aqui as nossas Opiniões e conhecimentos, das diversas Marcas de Óleos existentes no nosso Mercado.

Motul, Para mim um dos melhores que existem no mercado.

Aqui fica o Link para que cada um posso escolher o melhor para a sua Moto:

https://www.motul.com/es/pt

Amsoil, um dos melhores, se não o melhor óleo da actualidade. Tem distribuidor em Portugal e segundo a Amsoil USA, garante que os seus Óleos fazem o dobro dos klms recomendados pelos Fabricantes.

Aqui fica o Link da Empresa que distribui o Óleo Amsoil em Portugal:

http://comopor.pt/

Outros terão as suas preferências e peço que coloquem aqui as vossas opiniões e qual a vossa Marca preferida.

João  :scooter: :scooter:

Sapiens21:
Aproveito então o tópico sobre óleos para colocar referência a mais uma marca muito conceituada no ramo...

IPONE

http://ipone.fr/

Por cá pode ser adquirido p.ex. através da Texoleo.

Tem na sua gama óleos de motor tanto para motos como para scooters, numa vasta gama para 2 tempos e 4 tempos, mineral ou sintético (a maioria).

JPA:
Desde há muitos anos que uso MOTUL ( "vermelho" ), como primeira escolha.

Presentemente uso um BEL-RAY sintético 10W50 que se revelou uma excelente opção, sobretudo na suavidade conferida à caixa de velocidades.

IPONE é outra excelente marca não muito divulgada, e talvez tão boa como a MOTUL.


( Para quem é do tempo das LC50's e das scooters a 2 tempos, devem-se recordar do famoso "cheiro" a sintético que emanava da ponteira....

A IPONE tinha uns óleos 100% sintéticos com aroma a morango quando "queimados"... :cool: )

João_Santos:
JPA qual o Motul que usas que é vermelho será o 7100 ?

João  :scooter: :scooter:

dfelix:
O que é melhor para uns pode não ser melhor para outros.
Sobretudo quando se trata de motores com especificações diferentes.

Neste tema dos lubrificantes (óleo é para as batatas) a escolha da marca satisfaz acima de tudo o gosto pessoal do cliente.
Marketing.

O que realmente importa quanto a este tema é:

A) A escolha viscosidade adequada.

Quem define isso é o construtor.
E essa informação pode ser encontrada no manual do utilizador.
Para quem não tem, muitas marcas possuem no website. Para as restantes, o google dá uma ajudinha.

A escolha pode parecer um pouco mais complicada quando aparece algo deste género:



Um quadro deste tipo serve para ajudar a escolher a melhor opção tendo em conta a temperatura ambiente.
Nós vivemos num país temperado. Mas há quem viva no Alaska ou na Etiópia. :)

Hoje em dia a maioria dos lubrificantes são multi-grade (ou multi "grau"), o que facilita a escolha.

Explicando de forma muito crua, num lubrificante "multi-grade" a viscosidade altera progressivamente conforme a temperatura:
Ex: Num 10W50 o lubrificante comporta-se como um SAE 10 a "frio" e SAE 50 a "quente".

Popularmente as escolhas para motores refrigerados a liquido andam em torno do 10W50 ou 15W50... pela polivalência.
Os motores refrigerados a ar normalmente recomendam viscosidades um pouco mais altas a frio (20W*), pois trabalham com maiores tolerâncias (folgas) nos seus componentes.

B) A classificação API adequada.

Quando um produto é desenvolvido, antes de ser comercializado é sujeito a uma série de testes de forma a ser certificado.
Ao longo do tempo, estes testes têm se tornado cada vez mais exigentes. Actualmente já incluem a forma como afectam consumos, emissões, etc.
A forma como os lubrificantes respondem a estes testes resulta naturalmente numa classificação.

O manual mais uma vez deve ser consultado, já que refere a certificação mínima API a ser utilizada.



A certificação mais alta actualmente no mercado é a API SN.
E mesmo em motos novas, a maioria parece recomendar a API SG ou superior.

Apesar da API SG estar obsoleta há mais de 20 anos, não podemos garantir que uma moto velha possa beneficiar dum lubrificante de certificação superior.
O que não devemos mesmo é utilizar um que seja inferior ao recomendado pelo fabricante.

C) Ter em atenção ao JASO MA/MB

Existe uma especificação indicada nas specs dos lubrificantes que deve ser tomada em conta.

 - JASO MA é a indicada para motores em que a lubrificação é partilhada com caixa e embraiagem.
 - JASO MB deve ser utilizada apenas quando lubrificação do motor é separada da embraiagem.

Muitas marcas de lubrificantes têm linhas de produtos para scooters ou motores com embraiagem a seco. Nestes casos recorrem a aditivos anti-fricção que não são recomendáveis nos sistemas convencionais em que a lubrificação é partilhada.

D) O filtro é importante

Discute-se muito as marcas dos lubrificantes... e ignora-se o filtro!
É um elemento vital do sistema do lubrificação.

Ao contrário do mercado dos lubrificantes em que toda gente privilegia o "melhor"... nos filtros o que vejo é procurarem o mais barato!

Existe uma enorme oferta no mercado de filtros de concorrência.
Mas infelizmente não existe é uma certificação ou algo que permita comparar a sua eficiência e qualidade.

Muitas destas marcas fabricam os filtros utilizam materiais filtrantes genéricos e mudam apenas o formato do cartucho.
Optar por uma destas ofertas de baixo custo é algo que deve ser bem avaliado, já que muitas vezes a diferença de preço para o original é de apenas alguns euros.


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