Todos os anos, em Birmingham (Reino Unido) se realiza o NEC Motorcycle Live Show.Pois foi precisamente por lá que há uns dias um tipo levantou uma R1250GS do chão e de uma maneira que até parece fácil...Conselho: Se não querem contribuir para uma futura espandilose, será melhor não tentar o mesmo. Pelo menos se não souberem bem o que estão a fazer, claro...
Nesse caso (pergunto!), não daria para colocar o guiador logo inicialmente mais afastado do depósito?O "segredo" desta técnica - a que está indicada no início do tópico - consiste em aplicar força nas pernas e ir recuando.Sim...já apliquei e funciona. E não... não foi numa GoldWing. Nota: Se acaso a moto é lavantada para o lado do descanso, não esquecer (pelo sim, pelo não), de o abrir previamente..
E convêm estar engatada... Eu tive em tempos idos uma CBR1000F que deixei cair umas quantas vezes e mesmo com ajuda de outro companheiro o raio da mota tinha tendência para começar a andar para trás...
Pois foi precisamente por lá que há uns dias um tipo levantou uma R1250GS do chão e de uma maneira que até parece fácil...
(...) … o problema é o guiador, mais precisamente a parte que dá jeito pegarmos, ficar precisamente encostado e escondido naquela abertura do deposito - "a amolgadela de fabrica".
A BMW parece que não colocou marcha-atrás na K1600GT e K1600GTL porque o motor de marcha atrás pesava +25kg...Garanto que mesmo a minha em determinadas ocasiões é deveras complicado para mim manobrar e felizmente em algumas tive ajuda…
...mas agora também digo que claramente não foi projectada para facilitar a vida ao condutor em caso de a deixar tombar…
Nesse caso (pergunto!), não daria para colocar o guiador logo inicialmente mais afastado do depósito?
Citação de: Sapiens21 em Dezembro 09, 2018, 19:45:57, 19:45Nesse caso (pergunto!), não daria para colocar o guiador logo inicialmente mais afastado do depósito?Há "risers" e outras peças aftermarket que cumprem essa função.Agora... até que ponto justifica perder as vantagens que a posição de condução que inicialmente foi projectada em detrimento duma eventual maior facilidade em levantar caso tome?Penso que quando se entra em considerações desse tipo, deve-se começar a colocar em causa se a moto que se tem é realmente mais adequada para o uso que pretendemos.
Afastando o guiador dessa concavidade do depósito facilitaria e muito retirá-la da posição...horizontal.
Pode ser só o suficiente para a agarrar convenientemente e sem que o pulso faça demasiada força estando "dobrado".
O encostar total do guiador facilita-lhe as operações. Se o da Sprint, por via do seu formato, não permite um agarrar como este...aí é outra questão.
(...)E dá perfeitamente com a Sprint...A minha bmw (como dá para ver na foto que coloquei atrás) é bem mais encovada junto aos avanços que a Sprint e dá.
(....)Confesso que nunca levantei assim de costas. Apesar de ser mais correcto no sentido de esforçar menos a coluna.
..fui ver melhor a tua foto e foi quando percebi que costumas levantar a moto só com um dedo.
O correcto é mesmo fazer como o vídeo postado de início. As pernas fazem o esforço, enquanto a zona dos "fundilhos" está bem encostada ao banco.
Uma GoldWing só mesmo dessa forma será conveniente fazê-lo.Ou então 2 semanas de baixa....se der jeito.
(…)A goldwing tem uma enorme desvantagem... que é o peso.Porém tem uma enorme vantagem: ela não cai... apenas tomba!
É assim que se levanta uma mota do chão
Terá se fazer correctamente.Posicionamente do corpo e pés, pois caso contrário o mais certo é aparecerem umas dores, com um levantar da moto também algo trôpego..Felizmente não é uma coisa que se faça todos os dias. E diria também, sem nunca ter experimentado fazer como neste último vídeo...que terá de haver alguma força de braços! Uma senhora (no geral, atenção!) conseguiria aplicar esta técnica?
Maçarico só pode. João
Já agora,...no vídeo mostra as motas caídas para o lado do descanso lateral,..e ao contrário como é ???Deixa-a cair para o outro lado ?
Citação de: Rodrigues1 em Abril 13, 2019, 16:41:23, 16:41Já agora,...no vídeo mostra as motas caídas para o lado do descanso lateral,..e ao contrário como é ???Deixa-a cair para o outro lado ? Funciona da mesma forma o acto de a levantar, mas tendo previamente o descanso lateral já saído/aberto...para que depois ali seja apoiada.