Autor Tópico: Como levantar uma moto do chão!  (Lida 14798 vezes)

Novembro 24, 2016, 00:09:21, 00:09
Lida 14798 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Como levantar uma moto do chão!


Este tema a mim não me é totalmente estranho...a verdade é que já tive de colocar em prática aquilo que aprendi com o visionamento de vídeos há uns anos atrás, quando levantei uma NC 700X do chão, em pleno centro da cidade de Évora.
A coisa resumiu-se simplesmente a uma subida de um passeio de altura um pouco acima do esperado, tendo nesse momento a direcção totalmente virada para um lado e que...bem...levou a uma queda parva e felizmente sem consequências.

E a verdade é que não é necessário ter como apelido Schwarzenegger, nem ir regularmente ao ginásio...nem pedir ajuda aos amigos para levantar em segurança e correctamente uma moto que esteja caída no chão.

E não se pense também que somente um homem o conseguirá fazer, porque não é verdade. Até mesmo motos cujo peso ultrapasse os 300Kg podem ser levantadas do chão por uma mulher, aplicando-se correctamente a técnica que poderão analisar no vídeo que deixarei abaixo.

Ouçam os detalhes da explicação e vejam os simples (mas importantes) procedimentos com toda a atenção, porque se um dia suceder convosco, deverão estar preparados para tal. Uma queda é sempre desagradável, mas há que saber manter a cabeça fria para fazermos nós próprios aquilo que não precisamos que outros façam por nós.

Este é daqueles casos em que  me apetece dizer: Watch and learn...

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 24, 2016, 00:19:55, 00:19
Responder #1

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
E se acaso se pensar que estou a exagerar um bocadinho ao dizer que até uma mulher consegue levantar uma moto de +300Kg, então...

...bem...a verdade é que reside tudo na técnica correcta para o fazer.

O "segredo" - e isto para complementar o início do tópico - está no posicionamento correcto das mãos, na colocação do corpo encostado à moto e na força gradual que se tem de fazer nas pernas. O resto (como a colocação aberta do descanso lateral e o guiador virado o sentido do chão) são detalhes que também não devem ser esquecidos.

Quase me atrevo a dizer que até uma miúda o consegue fazer... ;)  :nice:

Tentem fazê-lo virados para a própria moto e rebentam com as vossas costas num ápice. Mas dão mesmo cabo delas!
Mas tentem fazê-lo desta forma e não só se livram das dores, como conseguem realmente levantá-la do chão.  :cool:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 24, 2016, 11:10:14, 11:10
Responder #2

rodrigues

  • Visitante
Sem dúvida muito útil esta técnica  :nice:

Já tenho visto bastantes filmes mas sempre com a mota caída para o lado contrário do descanso lateral.

Pergunto,... o que pode acontecer caso tentem levantar a mota sem o descanso lateral aberto, irão cair de costas ou deixarão cair novamente quando se endireitarem ?


Novembro 24, 2016, 11:22:47, 11:22
Responder #3

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Rodrigues, há sempre a técnica de a colocar à cabeça se acaso a coisa estiver muito mal...

Os indianos são exímios em fazê-lo.



(Desculpem mas não resisti em partilhar, mesmo sendo um bocadinho desviado da forma correcta de levantar uma moto do chão... :lolol: :lolol: :lolol:) 
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 24, 2016, 13:30:52, 13:30
Responder #4

rodrigues

  • Visitante
Quem me dera ter umas cervicais assim  :pensador:

Novembro 24, 2016, 15:04:05, 15:04
Responder #5

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Nem sempre resulta esta técnica se aplicada sozinho.

Já tive que ajudar em duas ocasiões a levantar motas que apenas uma pessoa era impossível de o fazer.  Ambos os casos foi dentro de um parque de estacionamento onde o chão era digamos perfeitamente liso.

Esta técnica assenta no principio que as rodas ao tocar no chão aderem ao piso. Se assim não for então bem podem empurrar que ela apenas vai deslizar até achar um apoio ou alguém ponha o pé na roda traseira para evitar que escorregue. Neste caso era uma GS 800 com malas laterais que infelizmente o seu dono se esqueceu de retirar o travão de disco e ao arrancar pois atirou-o ao chão.
As malas também dificulta o processo pelo peso e por ao cair a mota fica literalmente deitada em cima da mala. Temos que vencer esse primeiro momento em peso até tocar as rodas no chão para que a "alavanca" resulte.
Boa proteção de carenagem :)

De qualquer modo se vos acontecer e estiver alguém por perto pedir ajuda não fica mal a ninguém.



« Última modificação: Novembro 24, 2016, 18:40:05, 18:40 por Cross »
Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Novembro 24, 2016, 17:31:47, 17:31
Responder #6

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Conheço esses vídeos sobre levantar a mota e espero que nunca sejam úteis. Mas se precisar e tiver alguém disponível prefiro uma ajudinha. ( Ainda recentemente deixei cair a mota e tive um senhor que me ajudou, em contrapartida nas férias vi um pizzaboy espalhar-se contra o rail, parei o carro e ajudei a levantar a mota).. uns pelos outros ;)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Novembro 24, 2016, 22:15:23, 22:15
Responder #7

Pianoman

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1308
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
Já conhecia os vídeos e estudei-os em tempos.

Quando por duas vezes deixei tombar as minhas motas garanto-vos que com a adrenalina me esqueci de tudo.
Levantei motas de 230kg "em peso", de frente para elas sem problema nenhum!

Se o devia ter feito? Obviamente que não.
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Novembro 24, 2016, 22:33:49, 22:33
Responder #8

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não tenho a mais pequena duvida disso, Nuno.

A adrenalina é capaz de mostrar uma força que se desconhece em nós mesmos...

Mas o correcto é aplicar esta técnica e levantar a moto sem levar a dores futuras.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 09, 2018, 14:30:26, 14:30
Responder #9

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Todos os anos, em Birmingham (Reino Unido) se realiza o NEC Motorcycle Live Show.

Pois foi precisamente por lá que há uns dias um tipo levantou uma R1250GS do chão e de uma maneira que até parece fácil...

Conselho: Se não querem contribuir para uma futura espandilose, será melhor não tentar o mesmo. Pelo menos se não souberem bem o que estão a fazer, claro... :)

« Última modificação: Dezembro 09, 2018, 14:34:01, 14:34 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 09, 2018, 15:35:26, 15:35
Responder #10

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Todos os anos, em Birmingham (Reino Unido) se realiza o NEC Motorcycle Live Show.

Pois foi precisamente por lá que há uns dias um tipo levantou uma R1250GS do chão e de uma maneira que até parece fácil...

Conselho: Se não querem contribuir para uma futura espandilose, será melhor não tentar o mesmo. Pelo menos se não souberem bem o que estão a fazer, claro... :)


Seria óptimo se pudessem tentar o mesmo, quer dizer que teriam uma 1250GS -)
Eu prometo tentar se me derem a mota
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Dezembro 09, 2018, 19:33:30, 19:33
Responder #11

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
A única vez que a minha actual moto (e desde que a tenho) tombou, garanto que mesmo aplicando estas técnicas - de costas para a moto e a agarrar o guiador - (que me safaram algumas vezes na outra moto que tive) nesta moto é deveras complicado e neste caso único em que se não tivesse ajuda bem que podia estar ali a tentar e tentar… o problema é o guiador, mais precisamente a parte que dá jeito pegarmos, ficar precisamente encostado e escondido naquela abertura do deposito - "a amolgadela de fabrica".
Mas não tenho qualquer duvida da facilidade desta técnica noutras motos - não se sente o peso da moto.

Hoje tive oportunidade de debater um assunto paralelo a este que se prende com o facto de conseguirmos manobrar as nossas motos - as mais pesadas - em qualquer situação e tipo de estrada. A BMW parece que não colocou marcha-atrás na K1600GT e K1600GTL porque o motor de marcha atrás pesava +25kg...
Garanto que mesmo a minha em determinadas ocasiões é deveras complicado para mim manobrar e felizmente em algumas tive ajuda…

Fica claro que se tivesse de andar diariamente com a moto não teria ficado com a minha azulinha mas pelo menos tenho noção das minhas capacidades ou falta delas em determinadas ocasiões face à minha estatura e conforme características da minha moto.

A minha Triumph Sprint ST 1050 já tinha dito que não foi projectada para ter topcase mas agora também digo que claramente não foi projectada para facilitar a vida ao condutor em caso de a deixar tombar…
« Última modificação: Dezembro 09, 2018, 19:41:11, 19:41 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Dezembro 09, 2018, 19:45:57, 19:45
Responder #12

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Nesse caso (pergunto!), não daria para colocar o guiador logo inicialmente mais afastado do depósito?

O "segredo" desta técnica - a que está indicada no início do tópico - consiste em aplicar força nas pernas e ir recuando.
Sim...já apliquei e funciona. E não... não foi numa GoldWing.

Nota: Se acaso a moto é lavantada para o lado do descanso, não esquecer (pelo sim, pelo não), de o abrir previamente.. :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 09, 2018, 21:13:54, 21:13
Responder #13

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Nesse caso (pergunto!), não daria para colocar o guiador logo inicialmente mais afastado do depósito?

O "segredo" desta técnica - a que está indicada no início do tópico - consiste em aplicar força nas pernas e ir recuando.
Sim...já apliquei e funciona. E não... não foi numa GoldWing.

Nota: Se acaso a moto é lavantada para o lado do descanso, não esquecer (pelo sim, pelo não), de o abrir previamente.. :)

E se for levantada para o lado contrário ao descanso, não exagerem na força, levantem até quase a vertical, segurem, baixem o descanso e deixem cair sobre o descanso
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Dezembro 09, 2018, 21:42:56, 21:42
Responder #14

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1930
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
E convêm estar engatada... Eu tive em tempos idos uma CBR1000F que deixei cair umas quantas vezes e mesmo com ajuda de outro companheiro o raio da mota tinha tendência para começar a andar para trás...
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Dezembro 09, 2018, 22:03:04, 22:03
Responder #15

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
E convêm estar engatada... Eu tive em tempos idos uma CBR1000F que deixei cair umas quantas vezes e mesmo com ajuda de outro companheiro o raio da mota tinha tendência para começar a andar para trás...
Devia ser o motor que a BMW não colocou na "besta" 1600 :) ;) :)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Dezembro 10, 2018, 12:55:10, 12:55
Responder #16

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Pois foi precisamente por lá que há uns dias um tipo levantou uma R1250GS do chão e de uma maneira que até parece fácil...

O gajo também não é propriamente pequeno...  :D



Não só a facilidade com ele chega com os pés ao chão, como ter que se dobrar para segurar o guiador..
Caramba!
A minha minúscula scrambler ao meu lado até parece uma moto gigante, ao passe que a GS ao lado deste animal até parece pequena!  :D

(...) … o problema é o guiador, mais precisamente a parte que dá jeito pegarmos, ficar precisamente encostado e escondido naquela abertura do deposito - "a amolgadela de fabrica".

Não sejas "mimi"...  :D
Imensas motos trazem uma "amolgadela de fabrica" e acredita que a tua Sprint nem é das piores.



Olha lá a minha a da minha R12S...
Nem sequer tirei a foto sentado em cima da moto... e os controlos aparecem cortados pelo plástico que envolve o depósito...
 :D

A BMW parece que não colocou marcha-atrás na K1600GT e K1600GTL porque o motor de marcha atrás pesava +25kg...
Garanto que mesmo a minha em determinadas ocasiões é deveras complicado para mim manobrar e felizmente em algumas tive ajuda…

A tua Sprint carregada não deixa de ser uns 50kg mais leve que uma K1600GT... e alguns 100kg mais leve que uma Goldwing.

Estou solidário contigo porque ambos temos uma estatura abaixo da média. Reconheço perfeitamente a dificuldade de manobrar uma moto pesada em que não se consegue apoiar devidamente os pés no chão.
Mas... lidar com isso implica também alguma adaptação a essa realidade. O que significa que determinadas manobras devem ser feitas com uma abordagem diferente de quem não tem essas limitações.

Se tivesses que andar com ela diariamente, tenho a certeza que te adaptavas ainda mais facilmente... ;)

...mas agora também digo que claramente não foi projectada para facilitar a vida ao condutor em caso de a deixar tombar…

Acho que nenhuma moto foi projectada para se deixar tombar...  :D
Nem mesmo as de Enduro e MX..

Nesse caso (pergunto!), não daria para colocar o guiador logo inicialmente mais afastado do depósito?

Há "risers" e outras peças aftermarket que cumprem essa função.
Agora... até que ponto justifica perder as vantagens que a posição de condução que inicialmente foi projectada em detrimento duma eventual maior facilidade em levantar caso tome?

Penso que quando se entra em considerações desse tipo, deve-se começar a colocar em causa se a moto que se tem é realmente  mais adequada para o uso que pretendemos.


Dezembro 10, 2018, 13:13:56, 13:13
Responder #17

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Nesse caso (pergunto!), não daria para colocar o guiador logo inicialmente mais afastado do depósito?

Há "risers" e outras peças aftermarket que cumprem essa função.
Agora... até que ponto justifica perder as vantagens que a posição de condução que inicialmente foi projectada em detrimento duma eventual maior facilidade em levantar caso tome?

Penso que quando se entra em considerações desse tipo, deve-se começar a colocar em causa se a moto que se tem é realmente  mais adequada para o uso que pretendemos.

Claramente não percebeste o que dizia lá atrás e na sequência da dificuldade sentida por quem o manifestou quanto a uma SV650... :)

Referia-me a afastar o guiador o bastante da lateral do depósito no momento de a levantar do chão. Por isso questionei se não daria efectivamente para "colocar o guiador logo inicialmente mais afastado do depósito".

Não me referia de todo a handlebar risers, nem acessórios de outro género, nem modificações. :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 10, 2018, 13:35:13, 13:35
Responder #18

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Devem entretanto ter apagado respostas deste tópico...

É que não li qualquer referência à SV650...
Deduzi que a resposta era para o 2low e respectivas queixas sobre o pouco espaço da "actual moto" que é uma Sprint ST...

Bem... qualquer moto que fique com o guiador atravessado, normalmente é por este directamente ou indirectamente através do espelho está em contacto com o chão.
A não ser que esteja presa debaixo do parachoques dum carro... basta aliviar um pouco para que seja possível rodar o guiador.
Mas com o guiador encostado a um dos lados até costuma ser mais fácil.
« Última modificação: Dezembro 10, 2018, 13:36:54, 13:36 por dfelix »

Dezembro 10, 2018, 13:37:56, 13:37
Responder #19

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Queria dizer Sprint...foi precisamente nessa sequência. :)

Afastando o guiador dessa concavidade do depósito facilitaria e muito retirá-la da posição...horizontal.

Pode ser só o suficiente para a agarrar convenientemente e sem que o pulso faça demasiada força estando "dobrado".

« Última modificação: Dezembro 10, 2018, 13:46:04, 13:46 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 10, 2018, 13:53:34, 13:53
Responder #20

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
De qualquer das formas, o vídeo colocado no início do tópico ilustra a mesma situação com o guiador todo virado para um lado e o punho junto ao depósito...

Vejam o que faz este instrutor antes de a levantar...



O encostar total do guiador facilita-lhe as operações. Se o da Sprint, por via do seu formato, não permite um agarrar como este...aí é outra questão.

É importante que ao fazer força com as pernas, a mão esteja a agarrar convenientemente o punho e não numa posição de esforço para a mesma.
« Última modificação: Dezembro 10, 2018, 14:05:20, 14:05 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 10, 2018, 18:02:58, 18:02
Responder #21

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Atenção que ao contrário do que é discutido,  o tipo que levanta a GS vira o guiador todo para o lado de cima, ficando a parte que ele vai agarrar o mais afastada possível do depósito de gasolina
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Dezembro 10, 2018, 18:14:02, 18:14
Responder #22

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Afastando o guiador dessa concavidade do depósito facilitaria e muito retirá-la da posição...horizontal.

Não me parece.
É mais fácil usar o guiador/avanços como alavanca se estiver totalmente virado para um dos lados.

Pode ser só o suficiente para a agarrar convenientemente e sem que o pulso faça demasiada força estando "dobrado".

Não vejo até que ponto a concavidade obriga a "dobrar" o pulso.
Seja de frente utilizando força dos braços ou de costas usando a força das pernas, faz mais sentido a palma da mão agarrar de fora para dentro e não de dentro para fora.

O encostar total do guiador facilita-lhe as operações. Se o da Sprint, por via do seu formato, não permite um agarrar como este...aí é outra questão.

Porque... é mais fácil usar o guiador/avanços como alavanca se estiver totalmente virado para um dos lados!

E dá perfeitamente com a Sprint...
A minha bmw (como dá para ver na foto que coloquei atrás) é bem mais encovada junto aos avanços que a Sprint e dá.

Confesso que nunca levantei assim de costas.
Apesar de ser mais correcto no sentido de esforçar menos a coluna.


Dezembro 10, 2018, 18:22:58, 18:22
Responder #23

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386


(...)
E dá perfeitamente com a Sprint...
A minha bmw (como dá para ver na foto que coloquei atrás) é bem mais encovada junto aos avanços que a Sprint e dá.

Dfelix, fui ver melhor a tua foto e foi quando percebi que costumas levantar a moto só com um dedo.
Fantástico! :) ;) ;)

Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Dezembro 10, 2018, 20:14:49, 20:14
Responder #24

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
Confesso que nunca levantei assim de costas.
Apesar de ser mais correcto no sentido de esforçar menos a coluna.

De frente para a moto, o esforço na coluna não pode de facto ter comparação possível.
A não ser que se seja um tipo como aquele acima a levantar a GS. E mesmo assim... :)

O correcto é mesmo fazer como o vídeo postado de início. As pernas fazem o esforço, enquanto a zona dos "fundilhos" está bem encostada ao banco.

Uma GoldWing só mesmo dessa forma será conveniente fazê-lo.
Ou então 2 semanas de baixa....se der jeito. :)

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 10, 2018, 20:23:50, 20:23
Responder #25

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Até a "Jane" consegue levantar um mamute... (com uma mãozinha a ajudar)

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 10, 2018, 20:39:07, 20:39
Responder #26

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Estar técnicas ficam muito bem, mas esquecem-se do contexto, quando um tipo se espalha, ou o fazem espalhar, dificilmente está nas condições de relembrar estas técnicas ou de vir ao fórum ver como se faz :)
É mesmo o desenrascanso e se houver ajuda melhor ainda.
Qualquer dia, deixem-me sonhar, este fórum tem tanta gente e tão dedicada que quando um de nós tiver um problema afixa aqui e um companheiro qualquer que esteja perto vai acudir ;)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Dezembro 10, 2018, 21:07:18, 21:07
Responder #27

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Muitas das quedas dão-se com a moto parada.  :)

No caso de um acidente, existe grande probabilidade de não ser só o condutor com falta de..."condições".
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 10, 2018, 23:00:59, 23:00
Responder #28

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
..fui ver melhor a tua foto e foi quando percebi que costumas levantar a moto só com um dedo.

É o respeito que ela tem por mim..  :D

O correcto é mesmo fazer como o vídeo postado de início. As pernas fazem o esforço, enquanto a zona dos "fundilhos" está bem encostada ao banco.

Já tive uma DL1000 que tentei dessa forma e o problema é que cheguei ali a uma altura que não sabia como haveria de me virar e dar a volta...

Acabei por a levantar em dois movimentos...
Um primeiro até ficar com o banco e deposito apoiado em cima dos joelhos... e depois cotovelos junto á barriga e punhos para cima fazendo força com as pernas e por fim braços. (ok, 3 movimentos)

Não sei se actualmente, tendo em conta que nunca estive tão em baixo de forma, conseguiria repetir a proeza...  :D

Uma GoldWing só mesmo dessa forma será conveniente fazê-lo.
Ou então 2 semanas de baixa....se der jeito. :)

A goldwing tem uma enorme desvantagem... que é o peso.
Porém tem uma enorme vantagem: ela não cai... apenas tomba!  :D


Dezembro 11, 2018, 10:30:57, 10:30
Responder #29

ricardmag

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 267
É assim que se levanta uma mota do chão

"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's


Dezembro 11, 2018, 10:35:50, 10:35
Responder #30

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
(…)
A goldwing tem uma enorme desvantagem... que é o peso.
Porém tem uma enorme vantagem: ela não cai... apenas tomba!  :D

E se tiver as protecções de motor… apenas inclina e toca de raspão no chão!
 ::P:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Dezembro 11, 2018, 10:52:59, 10:52
Responder #31

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
É assim que se levanta uma mota do chão



Vê lá o post de 24/11/2016... ;)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 11, 2018, 10:57:34, 10:57
Responder #32

ricardmag

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 267
Caro Sapiens21, não tinha reparado que já tinha sido publicado neste mesmo tópico  8)
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's


Dezembro 31, 2018, 00:27:25, 00:27
Responder #33

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Todo o vídeo tem o seu interesse....

....mas aqui para o caso concreto do tópico, será a partir do minuto 2:16 e vão perceber porquê.  :)

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 13, 2019, 19:35:08, 19:35
Responder #34

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Estamos sempre a aprender... :nice:

E a técnica, com a forma de agarrar, posicionamento dos pés e até mesmo o acompanhar a subida da moto com o nosso corpo, parece ser bastante eficaz. Aliás, temos mais atrás algo muito semelhante e exemplificado.

Tem é de se saber fazer!! Até parece fácil...

Acho que com a minha (mais uns 50kg de peso), esta bela técnica ia-me correr um bocado mal.  :-\

Vai testar na tua e diz-nos, @Tmaxer.   :stuck_out_tongue_winking_eye:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 14, 2019, 12:00:56, 12:00
Responder #35

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Não me parece que isto seja propriamente um método inovador...
Na realidade é a forma mais "comum" de o fazer.
É eficaz. Mas também é a menos "saudável"!

A razão porque o método recomendado é "de costas" (como nos vídeos lá de trás) tem a ver com o facto do peso ser levantado recorrendo à força das pernas.
Já levantar desta forma esforça a coluna.


Fevereiro 14, 2019, 12:10:31, 12:10
Responder #36

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
É sempre bom aprender…

No meu caso é útil e ajuda em caso de a deixar cair… (mesmo que faça pior à coluna)
A única vez que passei por esta experiencia não consegui levantar sozinho (de costas) por dificuldades de agarrar o guiador/punho que fica preso por baixo do deposito…

 :cool: :convivio:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Fevereiro 14, 2019, 12:11:51, 12:11
Responder #37

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Terá se fazer correctamente.
Posicionamente do corpo e pés, pois caso contrário o mais certo é aparecerem umas dores, com um levantar da moto também algo trôpego..
Felizmente não é uma coisa que se faça todos os dias. :)

E diria também, sem nunca ter experimentado fazer como neste último vídeo...que terá de haver alguma força de braços!

Uma senhora (no geral, atenção!) conseguiria aplicar esta técnica?  :pensador:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 14, 2019, 12:19:11, 12:19
Responder #38

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Terá se fazer correctamente.
Posicionamente do corpo e pés, pois caso contrário o mais certo é aparecerem umas dores, com um levantar da moto também algo trôpego..
Felizmente não é uma coisa que se faça todos os dias. :)

E diria também, sem nunca ter experimentado fazer como neste último vídeo...que terá de haver alguma força de braços!

Uma senhora (no geral, atenção!) conseguiria aplicar esta técnica?  :pensador:

A malta das trails geralmente paga cursos para precisamente aprender estas técnicas e as primeiras vezes do curso deve custar de os ver a terem que deitar a sua moto no chão…  :???: :???: :???: (ver a cara deles… ui…)

Quanto a isso de "uma senhora"... oh sapiens... olha que hoje em dia são cada vez mais mulheres de guerra e prontas para fazerem tudo o que habitualmente só um homem fazia…
Agora em tom de brincadeira e a cair para o offtopic sobre isto "das mulheres"...
As forças armadas (em caso de guerra) tinham a ganhar mais com mulheres treinadas nas varias "tropas" - elas são multitask, aguentam mais a dor e são em maior numero
(a força elas também já trabalham, são actualmente as mais activas em qualquer ginásio existente)

 ::P: :convivio:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Fevereiro 14, 2019, 12:26:33, 12:26
Responder #39

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não digo (nem disse) o contrário... :)
Referi-me concretamente a força de braços e sem generalizar

Tive o cuidado de vincar isso no meu post, mas a verdade é que sem alguma força a moto não sai do sítio, ou é levantada um pouco...com a possibilidade de voltar a cair.

Era para isso que alertava.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 14, 2019, 14:36:57, 14:36
Responder #40

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Quando elas caem... habitualmente descobrimos ter mais força do que imaginávamos!
 :D

Abril 12, 2019, 17:43:47, 17:43
Responder #41

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Vá lá...

Aprendam e vejam bem como a moça faz para levantar...4 motos BMW.  ;)

Uma após a outra...uma G310GS, uma R1200GS Rallye, uma R1200 GS Adventure e uma R1250 GS Adventure.




CLICAR AQUI PARA O VÍDEO...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 13, 2019, 16:18:32, 16:18
Responder #42

Rodrigues1

  • Visitante
A primeira mota que levantou de frente deve ser como a minha bicicleta   :D

Da única vez que deixei cair a minha CB parada por me esquecer que já tinha levantado o descanso lateral e iá desmontar outra vez levantei de frente sem esforço porque ficou apoiada nas malas.

Desde aí nunca mais as tirei  ;D

Abril 13, 2019, 16:32:58, 16:32
Responder #43

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Maçarico só pode.  :tornarseanjinho: :tornarseanjinho:

João  :sportbike: :sportbike:

Abril 13, 2019, 16:37:16, 16:37
Responder #44

Rodrigues1

  • Visitante
Maçarico só pode.  :tornarseanjinho: :tornarseanjinho:

João  :sportbike: :sportbike:

Força amigo,...força, é o que tenho a mais   ::P:

Abril 13, 2019, 16:41:23, 16:41
Responder #45

Rodrigues1

  • Visitante
Já agora,...no vídeo mostra as motas caídas para o lado do descanso lateral,..e ao contrário como é ???

Deixa-a cair para o outro lado ? :lolol: :lolol:

Abril 13, 2019, 17:50:01, 17:50
Responder #46

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Minha querida ViUva Negra.

João  :sportbike: :sportbike:

Abril 13, 2019, 18:25:55, 18:25
Responder #47

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Já agora,...no vídeo mostra as motas caídas para o lado do descanso lateral,..e ao contrário como é ???

Deixa-a cair para o outro lado ? :lolol: :lolol:

Funciona da mesma forma o acto de a levantar, mas tendo previamente o descanso lateral já saído/aberto...para que depois ali seja apoiada.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 13, 2019, 18:36:35, 18:36
Responder #48

Rodrigues1

  • Visitante
Já agora,...no vídeo mostra as motas caídas para o lado do descanso lateral,..e ao contrário como é ???

Deixa-a cair para o outro lado ? :lolol: :lolol:

Funciona da mesma forma o acto de a levantar, mas tendo previamente o descanso lateral já saído/aberto...para que depois ali seja apoiada.  :nice:

Eu sabia mas nunca mais foi preciso  ::P:
« Última modificação: Abril 13, 2019, 18:40:47, 18:40 por Rodrigues1 »

Abril 13, 2019, 21:27:03, 21:27
Responder #49

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Na verdade quando deixamos cair a mota e é preciso levantar, nem nos lembramos dos vídeos, é força, colocar o suporte lateral, e siga em frente :)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"