Autor Tópico: Dicas para um exame de condução com sucesso...  (Lida 28012 vezes)

Janeiro 27, 2017, 00:40:38, 00:40
Lida 28012 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Dicas para um exame de condução com sucesso...






Todos nós conhecemos alguém, seja amigo ou familiar, que já teve de passar pela experiência de se submeter ao exame de condução...mas neste tópico e já que estamos num fórum ligado ao motociclismo, vamos tentar centrar-nos no exame de condução para carta de moto, sem prejuízo de haver varios pontos em comum com a obtenção de carta para automóvel, especialmente no que toca a este momento importante da nossa vida e de alguma forma ligado a "liberdade" de podermos conduzir um veículo.

Tal como por certo acontecerá convosco, eu ainda me lembro bem do momento que antecedeu o início do exame de condução, o qual...e estranhamente, levei a cabo de forma algo descontraída. Isto mesmo considerando o dilúvio que apanhei ao longo de todo o exame de condução e que me dificultou imenso a audição do trajecto que me ia sendo transmitindo pelo auricular. 

No entanto este estado de alma descontraído pode não funcionar de igual forma para toda a gente, nao faltando assim mais do que exemplos  de qum admite sofrer de alguma ansiedade. E essa mesma ansiedade, dependendo da sua intensidade, pode ser lesiva do objectivo de se conseguir obter a tão desejada aprovação.   

Basta para tal atentar no facto de que se os amigos e a família já estiverem encartados, a pressão para se conseguir ultrapassar esta prova ganha outros contornos de dificuldade...pelo menos para o subconsciente e que se vê desafiado a não falhar.   

Assim e porque este fórum deve também passar pela parte pedagógica e de aconselhamento, deixo ao vosso dispor este tópico, para aqui se aconselhar da melhor maneira quem está perto de chegar a essa fase de exame, ou então para quem em breve pensa em obter a carta de moto.

Espero no entanto que se utilize o espaço de forma responsável e sem aconselhamentos do género: “Antes do exame basta beber meia garrafa de bagaço e os medos abalam”.

Tenho a certeza que a comunidade deste fórum conseguirá aqui deixar valorosos conselhos para actuais ou futuros leitores deste tópico, e que procurem a necessária ajuda para ultrapassar uma ansiedade que lhes invada o espírito.

   
Começo já com o meu conselho:

- Para que o exame de condução decorra da melhor forma possível e preferencialmente sem erros, recomendo que fique logo combinado com o nosso instrutor que no dia anterior e também no próprio dia marcado para o exame (1 hora antes), seja praticada a condução e haja um diálogo franco sobre as dúvidas ou receios tidos até esse momento.
O objectivo é estar bem "rotinado" antes de iniciar o exame e esquecer eventuais medos falando dos mesmos com o instrutor.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 27, 2017, 14:51:42, 14:51
Responder #1

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Claro que só posso falar da minha experiência pessoal, pois cada pessoa é diferente, mas penso que se deve encarar o exame de condução com um espirito de "vou ali dar uma voltinha para experimentar uma mota" e não pensar que tem de fazer "boa figura" e que tem de mostar o quanto bom é em cima de uma mota.

Depois é uma questão de se cumprir com as regras básicas do código da estrada e prestar atenção aquilo que o examinador diz para não se correr o risco de virar à direita quando ele diz para virar à esquerda.

Depois há que fazer os famosos 8... parecem mais dificeis do que aquilo que são na realidade... é uma questão de praticar sem medos. Como há pessoas que têm mais facilidade em fazer as curvas para um lado do que para o outro, aconselho a começar por fazer o 8 para o lado em que têm mais facilidade.

Tirando isso, é apreciar a paisagem durante os 30/40 minutos que demora o exame  :ok:

Janeiro 27, 2017, 18:04:01, 18:04
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
E é isso mesmo que se pretende, tanto quanto possível.  :)

Conselhos com base em experiência pessoal, ou até mesmo "soluções" que sabemos terem sido colocadas em prática e com resultado positivo...

Há quem tome um calmante alguns momentos antes do exame e diga que foi o melhor que podia ter feito.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 27, 2017, 20:42:16, 20:42
Responder #3

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Concordo que cada caso é um caso, as minhas recomendações:

Ninguém é penalizado por fazer a prova devagar, mas excesso de velocidade sim. Fazer a prova devagar leva a que no mesmo período de tempo se tenha que fazer menos ;)  e a probabilidade de erro baixa consideravelmente;

Todavia não exagerem na lentidão, o controlo da mota é tanto mais difícil quanto mais lenta for a marcha.

Não ter medo de fazer qualquer manobra, o que requer muita pratica antes. O receio que possa correr mal será o principal factor para correr mesmo mal;

A esmagadora maioria dos erros práticos não conduzem logo à eliminação, há sempre (quase) uma segunda oportunidade. É parar, respirar fundo e repetir com confiança ( cuidado com os erros de código como sinal vermelho ou contra-mão dão eliminação imediata)

Ah! não esquecer de pagar uma jola a cada membro do CP-Moto nos trinta dias após ter a carta  :convivio:
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Fevereiro 15, 2017, 17:31:23, 17:31
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não me parece que se desenquadre muito do tema do tópico, pelo que queria aqui deixar os parabéns a um companheiro do fórum e que ocupa actualmente também a qualidade de Admin.: Twin-PT, por ter obtido conhecimento que conseguiu a tão desejada carta CAT. A, após 2 outras tentativas anteriores sem o conseguir.

Muitos parabéns e se houver possibilidade, deixa aqui o teu testemunho e que pode ajudar outros a conseguirem ultrapassar algum sentimento de dificuldade.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 15, 2017, 17:42:46, 17:42
Responder #5

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Quando o tópico percebi o porque do sucesso do Twins... :festa:  :stuck_out_tongue_winking_eye:



Parabens Joao  :convivio: :convivio: :palmas: :palmas:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Fevereiro 15, 2017, 19:12:34, 19:12
Responder #6

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Parabéns pelo sucesso e pela persistência. Muitos desistiriam pelo caminho
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Fevereiro 16, 2017, 14:23:51, 14:23
Responder #7

Sal

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 658
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco
Boa Twin.
A esperança é sempre a última a morrer.

Venha de lá agora essa....Max (T)

Fevereiro 16, 2017, 17:52:45, 17:52
Responder #8

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT

Fevereiro 16, 2017, 19:49:46, 19:49
Responder #9

Sal

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 658
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Grupo Motard - Amigos do Caneco
Hehehehe...também prefiro mas era um bocadinho sofrível para o dia a dia

Março 25, 2017, 19:55:33, 19:55
Responder #10

cgomes

  • Visitante
O que fiz foi exactamente dar a tal volta descontraída e os famigerados 8 com a calma que o momento sugeria.
Não foi fácil interiorizar tudo mas valeu o esforço.
No código creio que nem demorei 20s a concluir.  ;D

Março 25, 2017, 20:06:42, 20:06
Responder #11

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
O que fiz foi exactamente dar a tal volta descontraída e os famigerados 8 com a calma que o momento sugeria.
Não foi fácil interiorizar tudo mas valeu o esforço.
No código creio que nem demorei 20s a concluir.  ;D

Sim, a calma (incluindo a de espírito), é a chave para um exame a correr bem...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 26, 2017, 08:39:21, 08:39
Responder #12

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Nós somos sempre o nosso pior inimigo ;)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Janeiro 16, 2018, 11:30:29, 11:30
Responder #13

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Porque não o instrutor levar-te ao local de exame (certamente já conhece o espaço por ir lá com outras pessoas) e dar por lá umas voltas, para conhecer o local, etc. etc.

Boa sorte no exame.

Janeiro 16, 2018, 16:20:23, 16:20
Responder #14

HBeiras

  • Visitante
Boas,

Já tenho o exame marcado para dia 25 de Janeiro  :confetti:

Já fiz 2 aulinhas e tudo correu impecável, apesar de a mota estar toda escavacada, principalmente a embraiagem que precisa de um apertão dos fortes. A mota não é muito agradável de conduzir, a suspensão dianteira é uma porcaria (afunda toda) e o motor parece um bocado "preso" à velocidade a que ando (o ralenti está nas 1000 rpm). A única "dificuldade" até agora é os 8, principalmente porque no estado em que a embraiagem está é mesmo muito dificil conseguir o apanhar o "ponto".

Estou um bocado apreensivo porque já são alguns anos de condução e muitos hábitos, como ignorar grande parte da sinalética vertical na maioria dos casos, principalmente em estradas conhecidas  :D E também a forma como faço as curvas, não sei se é muito "exame friendly"

Algumas dicas de quem fez exame recentemente (pela APEC), nomeadamente pontos onde devo ter especial atenção nos percursos de exame, como STOPs escondidos ou outros sinais não muito evidentes?

Fazes em Viseu ou vais a Tábua?

Janeiro 16, 2018, 19:54:09, 19:54
Responder #15

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Os 8 são sempre  uma complicação, ;) mas treina nas aulas. Normalmente o regime do motor nas motas de instrução dá para andar lentamente largando toda a embraiagem e aí é só guiador e travão de pé ( nunca uses o travão de mão durante os oitos) fala com o instrutor para saber se é possível afinar assim
Muito cuidado com os stops, eles adoram lixar-nos nesses diabinhos.
Nunca te esqueças que ninguém chumba por andar devagar, passas mais depressa o tempo e fazes menos ;) andando devagar recorres  menos a automatismos e ficas menos dependente da má prática da vida normal a conduzir.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Janeiro 25, 2018, 23:04:16, 23:04
Responder #16

GreenWolf89

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 9
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Xmax 125 ABS
  • Localidade: Lisboa
Boas. Tópico muito útil e interessante. Infelizmente não posso ser um dos mais a dizer que já tenho a carta e estou pronto para as curvas. Gostaria de saber e ter feedback de pessoal que não passou a primeira.

Cumprimentos

Janeiro 25, 2018, 23:29:58, 23:29
Responder #17

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Boas. Tópico muito útil e interessante. Infelizmente não posso ser um dos mais a dizer que já tenho a carta e estou pronto para as curvas. Gostaria de saber e ter feedback de pessoal que não passou a primeira.

Cumprimentos

Eh pá ... eu não te posso ajudar pois eu próprio já nem me lembro bem do meu exame de condução . Sei que fiz exame de condução de carro e de mota no mesmo dia e um seguido ao outro , no longínquo ano de 1981 (sei que tinha de esticar o braço na direcção em que ia virar , não sei se agora ainda é assim) !! 

p.s. Mas esta reprovação se calhar é o Karma de estares no clube errado, Greenwolf 'cheira-me' a Sbording !  :D

Janeiro 26, 2018, 21:27:52, 21:27
Responder #18

GreenWolf89

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 9
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Xmax 125 ABS
  • Localidade: Lisboa
Boas. Tópico muito útil e interessante. Infelizmente não posso ser um dos mais a dizer que já tenho a carta e estou pronto para as curvas. Gostaria de saber e ter feedback de pessoal que não passou a primeira.

Cumprimentos

Eh pá ... eu não te posso ajudar pois eu próprio já nem me lembro bem do meu exame de condução . Sei que fiz exame de condução de carro e de mota no mesmo dia e um seguido ao outro , no longínquo ano de 1981 (sei que tinha de esticar o braço na direcção em que ia virar , não sei se agora ainda é assim) !! 

p.s. Mas esta reprovação se calhar é o Karma de estares no clube errado, Greenwolf 'cheira-me' a Sbording !  :D

Não, hoje em dia e muito diferente. Na verdade o exame não me pareceu nada complicado muito pelo contrário, mas com os nervos acabei por meter  a pata na poça. Hoje existem sinais de luzes de mudança de direcção e tem que se respeitar o código da estrada a risca.

Referes-te a clube deste fórum oh de clube de Futebol? LOL

De qualquer das formas não pretendo baixar os braços e hei de conseguir esta carta de mota. Cumprimentos.

Janeiro 26, 2018, 22:02:30, 22:02
Responder #19

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Gosto desse espírito.
Ter essa determinação de não baixar os braços vai ajudar-te na determinação numa próxima ida a exame.

Gostei de ler isso. Mostrou que estás focado em conseguir!  :nice: :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 26, 2018, 22:55:03, 22:55
Responder #20

lferreira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 207
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MS 950S
  • Localidade: Lisboa


Eu também sou Sporting de coração e passei à primeira, ontem  8)

O exame foi curtinho, 10 minutos. Basicamente sai da APEC, fiz uma duzia de 8's e regressei à APEC. Pelo feedback do examinador, a execução dos 8's foi suficiente para ver que consigia dominar a mota. Porque todos sabemos que quem faz 8's perfeitos está preparado para o que der e vier  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Conselhos que posso deixar desta experiência recente é:
- Andar o mais devagar possível (30-40kmh). A esta velocidade, mesmo que venha um velhote a fazer jogging que se atravesse na passadeira vocês vão sempre a tempo de reagir se não repararem logo.
- MUITA ATENÇÃO às prioridades. Ao pé da APEC, há várias estradas que parecem "secundárias" mas, como vêm da direita, têm prioridade.
- Abrandar sempre (travar para o examinador ver a luz de travagem) quando se aproximam de entroncamentos, cruzamentos, semáforos e passadeiras
- Engonhar o máximo possível para o exame demorar mais tempo com vocês parados em semaforos ou a entrar para as rotundas
...


Só hoje li este tópico, mas se já te safaste melhor!! Parabéns! ;)
Eu também fiz na APEC e safei-me logo à primeira!
Ia fazer menção precisamente do que referiste, pois também fiz exame há coisa de um ano e o que o meu instrutor me disse na altura, foi precisamente o ter atenção naqueles cruzamentos manhosos da zona, ali é uma verdadeira "Vala comum" de chumbos!   :(
A malta está quase a acabar o exame (que na grande maioria até corre bem, porque normalmente as voltas são ali pelos lados dos Olivais, Encarnação, zonas pacificas) e a chegar bem perto do Centro de exames "morre" com a praia à vista!

Abraço

Janeiro 26, 2018, 23:03:43, 23:03
Responder #21

GreenWolf89

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 9
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Xmax 125 ABS
  • Localidade: Lisboa
Foi precisamente aí que foi a "morte" na praia quanto ao meu caso. Justo na entrada para a APEC vinha um carro lá de cima (mas ainda não tinha chegado sequer ao entroncamento) e por isso pensei que fosse OK passar. Não, Contra-ordenacao grave, direito a chumbo. O rapaz que tinha antes comigo era para tirar uma de 125cc e ele foi bem mais benevolente com ele. Para mim, logo no início disse logo : já vi que é encartado por isso atenção a respeitar o código da estrada.

Enfim da próxima vai correr melhor. Foram e 205€ extras a pagar.

Por isso fica o aviso. Vão calmos e tranquilos e respeitar escrupulosamente o código da estrada. Quanto ao andar devagar, metam pelo menos uma 3a mudança se tiverem oportunidade.

Abril 07, 2019, 11:34:54, 11:34
Responder #22

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
7anos após ter tirado a carta de motociclos, parece-me importante referir que por vezes o motociclo com que fazemos o exame pode também influenciar a aprovação ou reprovação do mesmo.

Digo isto porque, sendo eu de estatura baixa, se tivesse hoje de fazer o exame e logo com o motociclo que possuo actualmente, provavelmente reprovaria no exame precisamente na fase das manobras - os oitos - coisa que não acontecia com o anterior motociclo pois era facílimo manobrar.

Foi precisamente aí que foi a "morte" na praia quanto ao meu caso. Justo na entrada para a APEC vinha um carro lá de cima (mas ainda não tinha chegado sequer ao entroncamento) e por isso pensei que fosse OK passar. Não, Contra-ordenacao grave, direito a chumbo. O rapaz que tinha antes comigo era para tirar uma de 125cc e ele foi bem mais benevolente com ele. Para mim, logo no início disse logo : já vi que é encartado por isso atenção a respeitar o código da estrada.

Enfim da próxima vai correr melhor. Foram e 205€ extras a pagar.

Por isso fica o aviso. Vão calmos e tranquilos e respeitar escrupulosamente o código da estrada. Quanto ao andar devagar, metam pelo menos uma 3a mudança se tiverem oportunidade.

Passado um ano espero que já tenhas a carta!
 :nice: :convivio:
« Última modificação: Abril 07, 2019, 11:49:18, 11:49 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Abril 07, 2019, 15:04:56, 15:04
Responder #23

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
7anos após ter tirado a carta de motociclos, parece-me importante referir que por vezes o motociclo com que fazemos o exame pode também influenciar a aprovação ou reprovação do mesmo.

(...)

Sem dúvida nenhuma que terá a sua influência.
Os motociclos não são todos iguais, não reagem igual, nem a própria posição de condução (e peso) facilitará quando se está nessa fase.

No meu caso foi numa velhinha CB500, cheia de marcas de quedas, pesados ferros laterais e umas reacções que estariam já um pouco longe do seu tempo de juventude. :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 07, 2019, 20:23:01, 20:23
Responder #24

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Sem dúvida que ajuda no exame ter uma mota cujo ralenti permita manter uma velocidade mínima para fazer as manobras como os 8, sem preocupação com embraiagem
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Julho 17, 2019, 19:12:31, 19:12
Responder #25

NFRod

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 305
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Vou dar hijack neste tópico para dar umas dicas que eu acho importantes antes de se inscreverem sequer na escola!

Como disse num outro tópico fiz o exame de condução 2ª Feira e passei (yeh... obrigado). Mas não é isso que me traz a este tópico.

Quando me fui inscrever para tirar a carta vieram com uma bela música que a mota que íamos usar para aprender era uma CB500 e que apesar de ser categoria A (que eu duvidei) não podiamos levar para exame porque agora o centro de exames tem mota própria para a realização dos exames (Hmmm.... estranho). Eu como sou meio ingénuo comi e calei.

Tirei o código (9 aulas teóricas obrigatórias e tinha de fazer de seguida se não tinha de esperar 1 mês para apanhar de novo o comboio) e quando comecei as aulas práticas comecei numa 125cc. Até aqui ok, porque eu também não metia uma pessoa sem carta de mota em cima da CB500 logo a direito. Comecei na 125cc e como ele percebeu que eu me safava passei para a 500cc durante a primeira aula porque eu tive aula com mais duas pessoas ao mesmo tempo. Sim, era eu e mais duas pessoas a aprender com um instrutor.

2ª aula por acaso andei só de CB500 mas na 3ª já tive de saltar outra vez para uma 125cc porque eramos dois para a mesma categoria... Bem e assim sucessivamente.

Qual foi o meu espanto que quando estamos a chegar à zona de exame primeiro passamos numa escolda de condução do grupo para ir buscar uma mota. Ou seja, na realidade não há é dinheiro para motas de categoria A por isso andei a aprender numa de categoria A2 para no dia do exame dar uma volta antes e então ir a exame.

Tal como o @Moto2cool disse ter uma mota que se aguente bem em baixas é uma mais valia porque as manobras tipo 8s ficam muito facilitadas. A cb500 tem essa força, a que fui buscar não.

Por isso tomem bem atenção e informem-se se vão ou não andar a treinar com a mota com que vão a exame e não comam histórias como eu comi porque já saber as manhas da mota é claramente uma mais valia. A mota que levamos para exame tinha que dar um pouco de acelerador para fazer os 8s, para mim não foi drama porque eu na 125cc fazia o mesmo. Mas para quem não está habituado é só mais uma preocupação desnecessária a ter.




Julho 17, 2019, 19:15:24, 19:15
Responder #26

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Parabéns pela carta e obrigado pelas dicas :)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Julho 17, 2019, 19:46:33, 19:46
Responder #27

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Isso de facto não está correcto...
Se estavas a tirar e a pagar a carta Cat. A, seria essa moto ou outra acima de 35kW que deverias ter direito de utilizar (sempre) e não uma 125cc..."para ir treinando", até às vésperas do exame.  :-\

Na documentação que assinaste ainda te recordas se estava por lá algo mencionado que o pudesse prever?
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 18, 2019, 08:57:37, 08:57
Responder #28

NFRod

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 305
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Em todas as aulas eu andei na 500cc mas em algumas tive de intervalar com outra pessoa porque estava a tirar carta para categoria A2/A.

Quando comecei a achar estranho foi quando tive aulas com pessoal a tirar A2 a andar na 500cc. Logo não fazia muito sentido eles andarem numa mota de categoria A...

A documentação que assinei acho que não referia nada disso. Mas eles disseram que ia começar numa cilindrada mais baixo e conforme a progressão passava para a outra. Também disseram que ia ter aula aos pares com pessoas +/- equivalentes em andamento o que não foi bem assim também.

Deixo só o aviso porque estive a falar disso com um colega que também se inscreveu numa escola de condução com condições iguais às minhas que vai andar com mota da categoria certa e que é a que vai a exame. Eu preferi inscrever na que era mais perto de casa e que não era cara e se calhar não decidi bem porque tendo carro podia muito bem ter caprichado um pouco mais na escolha. E o que não falta são escolas de condução por aí.

Julho 18, 2019, 14:07:33, 14:07
Responder #29

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Seria um bom serviço à comunidade se partilhasses o nome da escola
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Julho 18, 2019, 17:04:48, 17:04
Responder #30

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
No meu caso estou a aprender numa fazer 600 e basta jogar com a embreagem para fazer os 8, embora ainda não os domine totalmente.

No meu caso, a razão de queixa (embora em parte seja culpa minha) é a falta de aulas práticas que levo para o exame. Vou a exame com 4,5h de prática, 1 dessas horas foi para conhecer as possíveis zonas de exame.

É esperar que corra tudo bem, apesar dos pesares.

Julho 18, 2019, 17:17:46, 17:17
Responder #31

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Bem...já lá vão uns anos desde que tirei a carta Cat. A, mas tenho +/- presente que fiz seguramente uma dúzia de aulas de condução, senão mais.

Para dizeres que vais a exame com tão poucas horas de condução, acho estranho. Não existe presentemente um mínimo obrigatório de aulas que as Escolas tenham mesmo de dar aos alunos?  :pensador:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 18, 2019, 17:22:01, 17:22
Responder #32

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
No meu caso estou a aprender numa fazer 600 e basta jogar com a embreagem para fazer os 8, embora ainda não os domine totalmente.

No meu caso, a razão de queixa (embora em parte seja culpa minha) é a falta de aulas práticas que levo para o exame. Vou a exame com 4,5h de prática, 1 dessas horas foi para conhecer as possíveis zonas de exame.

É esperar que corra tudo bem, apesar dos pesares.

Muito importante para os 8's, não olhes para o chão, olha sempre para onde vais, trava só com o travão de trás e controla com a embraiagem, aperta os joelhos contra o depósito (muito importante)  vais sentir outra segurança na hora de inclinares a mota para fazeres os 8's.
Não precisas de fazer os 8's "redondos", podes alargar a trajectória e fazes mais "ovalizados", o que conta é a inversão de marcha e respectivo cruzamento de trajectória.

Julho 18, 2019, 17:32:44, 17:32
Responder #33

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Boas dicas e prática...muita prática (tentativa atrás de tentativa nas aulas de condução), ajudam a que a coisa corra bem no dia do exame.

Este tipo de situações que podem ver no vídeo que deixo abaixo são na verdade normais de início.
Até se ganhar a confiança, o domínio e o conhecimento para o fazer correctamente, pode levar algum tempo e existem alguns falhanços.

Mas a coisa vai lá...  :nice:



Foi numa destas que tirei a carta. Só mudava a cor...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 18, 2019, 17:48:52, 17:48
Responder #34

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães


Não existe presentemente um mínimo obrigatório de aulas que as Escolas tenham mesmo de dar aos alunos?  :pensador:

Haver há, mas como já mencionei noutro tópico, é impossível as escolas de condução cumprir os mínimos e praticar preços tão baixos como praticam. Sim, os preços da carta de mota e de carro são baixos, sem qualquer ironia.

Obrigado pelas dicas, vou testar.

Julho 18, 2019, 18:27:59, 18:27
Responder #35

NFRod

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 305
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Seria um bom serviço à comunidade se partilhasses o nome da escola

Foi no Mac Donalds das escolas de condução. Não vou partilhar mais para depois não me entalarem eheh.

No meu caso estou a aprender numa fazer 600 e basta jogar com a embreagem para fazer os 8, embora ainda não os domine totalmente.

No meu caso, a razão de queixa (embora em parte seja culpa minha) é a falta de aulas práticas que levo para o exame. Vou a exame com 4,5h de prática, 1 dessas horas foi para conhecer as possíveis zonas de exame.

É esperar que corra tudo bem, apesar dos pesares.

Se tens 125cc e se essas 4.5h foram com a mota com que vais a exame, já é melhor que eu que só fiz 6. Sendo a última lá com a mota certa xD... Vai correr bem. Vai com calma que a diferença é nula. Evita mudanças bruscas porque a 125cc é mais dócil...


Bem...já lá vão uns anos desde que tirei a carta Cat. A, mas tenho +/- presente que fiz seguramente uma dúzia de aulas de condução, senão mais.

Para dizeres que vais a exame com tão poucas horas de condução, acho estranho. Não existe presentemente um mínimo obrigatório de aulas que as Escolas tenham mesmo de dar aos alunos?  :pensador:


Existe pois. Mas se chegarmos a acordo ninguém precisa de ficar a saber :). Por lei tens de fazer 200 km. Eu por exemplo disse que não queria estar a perder tempo em motas que nem ia usar e muito menos em 125cc.

Julho 18, 2019, 19:27:55, 19:27
Responder #36

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Atenção ao abdicar das aulas que mesmo habituados a conduzir motas de 125, no exame não só a mota é mais potente e pesada como fazem manobras que não devem estar habituados (como os 8)
Não facilitem.
Eu recomendava fazer os 8 lentamente usando o guiador e não inclinando a mota, não há força centrífuga por isso se inclinam pode não correr bem :)
Como já foi dito o 8 não é redondinho, depois de virar seguem em frente até à roda traseira ficar paralela ao passeio e só depois iniciam a contra-volta, ganham uns cm que podem ser valiosos
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Julho 18, 2019, 19:47:25, 19:47
Responder #37

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Existe uma curiosidade no vídeo e que não sei se será sentida da mesma forma pelos que aqui tem escrito, em fase de aulas práticas...

Não sei se acaso se aperceberam, mas a facilidade com que vira o guiador para fazer os 8's corre sempre de forma diferente entre fazê-lo para a esquerda ou para a direita.

Mas não é uma pequena diferença e pouco notória...é mesmo ao ponto de impedir realizar o 8 completo, uma e outra vez...

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 18, 2019, 20:33:58, 20:33
Responder #38

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Só por hipótese pode ser por causa do pé do travão.
Na volta para a esquerda o pé de dentro está livre para auxiliar se necessário, na volta para a direita o pé direito está no travão logo não pode auxiliar por isso a hesitação e curva mais larga, mas é apenas uma especulação.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Julho 18, 2019, 20:56:34, 20:56
Responder #39

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Existe uma curiosidade no vídeo e que não sei se será sentida da mesma forma pelos que aqui tem escrito, em fase de aulas práticas...

Não sei se acaso se aperceberam, mas a facilidade com que vira o guiador para fazer os 8's corre sempre de forma diferente entre fazê-lo para a esquerda ou para a direita.

Mas não é uma pequena diferença e pouco notória...é mesmo ao ponto de impedir realizar o 8 completo, uma e outra vez...
Notei que ele tem mais dificuldade para o mesmo lado que eu e que estava a iniciar a curva a uma velocidade elevada para a experiência que tinha.

Hoje estive a praticar na mota de exame, segui as dicas dadas (fixar as pernas no volante e olhar para onde quero ir) e correu sempre bem, só ainda não me ajeitei a ir com o pé ao travão.

Na condução normal não tenho dificuldade, os 8 é que não estou habituado a fazer no dia a dia.

Julho 18, 2019, 21:26:59, 21:26
Responder #40

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
É normal sentir-se algumas dificuldades, Tiago.
A moto em que estás a fazer as aulas tem as suas diferenças e faço ideia que os 60 ou 70Kg a mais do que a moto que tens presentemente, a notes na condução a baixa velocidade.

Quanto à manobra em si, uma pessoa pode fazer um 8 um pouquinho melhor para a esquerda do que para a direita.
Mas a prática tende a esbater as dificuldades iniciais e a tendência de alargar a trajectória.

As dicas que foram dadas mais acima pelo membro @svitre são úteis e devem ser colocadas em prática.

Uma das coisas que te será boa para o exame e de uso em situações diversas, é saber bem o ponto de embraiagem, ou seja, onde ela "pega" e te permite depois dosear a aceleração num arranque, seja ele em plano ou pequena subida.

Boa sorte.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 19, 2019, 10:59:47, 10:59
Responder #41

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Mais um encartado na estrada.
Correu tudo bem, o instrutor não quis complicar. No final apenas disse: esperava mais fluidez na condução, não acredito que vais conduzir assim no dia a dia. Estás aprovado.

Julho 19, 2019, 11:47:45, 11:47
Responder #42

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Julho 19, 2019, 11:53:08, 11:53
Responder #43

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
Parabéns, espero que tenha sido util :palmas: :nice:

Julho 19, 2019, 12:26:03, 12:26
Responder #44

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Muitos parabéns companheiro Tiago.  :nice:

Quanto à fluidez, é normal que te sentisses mais tenso. No exame, a concentração e a tentativa de não errar leva a que nã haja tanta fluidez como seria desejado.

Mas está feito e é o que interessa.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 19, 2019, 12:29:31, 12:29
Responder #45

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Parabéns! Agora venha lá a nova moto e o respectivo DB.

 :nice: :palmas: :convivio:

Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Julho 19, 2019, 15:01:41, 15:01
Responder #46

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães


Muitos parabéns companheiro Tiago.  :nice:

Quanto à fluidez, é normal que te sentisses mais tenso. No exame, a concentração e a tentativa de não errar leva a que nã haja tanta fluidez como seria desejado.

Mas está feito e é o que interessa.  :nice:

Nos 8 admito que sim, mas na condução em estrada a falta de fluidez foi prepositada. Quis jogar pelo seguro, o percurso era quase todo com limite de 50km/h, preferi andar nos 45 para ter margem e ao mesmo tempo ir passando tempo. Com a aprovação feita entreguei o colete e walkie-talkie ao formador e viemos embora sem fazer fila
Parabéns! Agora venha lá a nova moto e o respectivo DB.

 :nice: :palmas: :convivio:
Não será para breve. A 125 ainda terá de levar com o meu rabo por um bom tempo.

Julho 19, 2019, 15:09:03, 15:09
Responder #47

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
Parabéns! Agora venha lá a nova moto e o respectivo DB.

 :nice: :palmas: :convivio:
Não será para breve. A 125 ainda terá de levar com o meu rabo por um bom tempo.

Não leves a mal Tiago...mas com o "papelinho mágico" nas mãos todos dizem +/- o mesmo e passado pouco tempo (apenas alguns meses), já estão com moto nova ou então completamente desnorteados para adquirir uma. :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 19, 2019, 15:20:38, 15:20
Responder #48

carlos-kb

  • Visitante

Julho 19, 2019, 16:29:44, 16:29
Responder #49

Skytech50

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 8
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ...
  • Localidade: Carnaval é em Torres
eu quando tirei a carta tive que apoiar o pé esquerdo paa ajudar...penso que o instrutor não ligou ehehe e lá me passou  :palmas: