Autor Tópico: Dicas para um exame de condução com sucesso...  (Lida 28014 vezes)

Julho 19, 2019, 16:40:18, 16:40
Responder #50

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Se não me engano, podes pousar o pé até 3 vezes.

Julho 19, 2019, 17:07:50, 17:07
Responder #51

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Podes pousar o pé, mas não conta. A mim disseram me que tinha de fazer 2 oitos seguidos sem pousar o pé e sem subir passeios.

Acredito que vai haver vicio para comprar uma nova. Pesquisa não tem faltado.

Julho 19, 2019, 17:11:31, 17:11
Responder #52

Skytech50

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 8
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ...
  • Localidade: Carnaval é em Torres
Obrigado. estamos sempre a aprender eheh  :palmas:

Julho 19, 2019, 17:14:39, 17:14
Responder #53

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
A mim o que me disseram é que podia pousar o pé, mas teria de repetir os 8's.

Julho 19, 2019, 18:13:45, 18:13
Responder #54

carlos-kb

  • Visitante
Agora a sério... o fazer os oito considero a manobra de instrução mais estapafúrdia e inútil de sempre, que só é preciso saber fazer para se passar em exame, e que nunca mais na vida ninguém fará... precisamente porque ela não serve para nada em situações de tráfego real!

Entretanto já sei que me vão dizer "- Ah e tal... Esta manobra é importante para afinar o sentido de equilíbrio." (já ouvi isto antes)
Não de todo! Tantas situações em cenário de condução e tráfego real em que o sentido de equilíbrio pode ser aferido, que não numa manobra que nunca mais ninguém vai usar, ainda mais da mesma forma como o que é obrigada em exame... e depois do exame feito.
Aliás, se formos a ver bem, o que de mais parecido podemos fazer é apenas um "meio oito", no acto de fazer, por exemplo, uma inversão de marcha. (não... um "meio oito", não é um "quatro"  :D, que isso faz-se mas em outras ocasiões e não de mota  :bejeca:)

Aliás, essa coisa do fazer o 8 até nem sequer está contemplada no respectivo Código da Estrada... o que ainda mais a torna "parva"quando nos obrigam a realizá-la de acordo com certos procedimentos que são eles transversais a muitas outras manobras (o olhar, sinalizar, etc.).

Julho 19, 2019, 19:15:44, 19:15
Responder #55

NFRod

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 305
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Também acho os 8s um bocado inútil. Acho que é só e apenas uma prova de pericia. Mas sim meter o pé no chão não dá direito a chumbar é só uma tentativa falhada.

Mas o pessoal também acho que pensa na manobra de uma forma um bocado errada.

A ideia é ir paralelo ao passeio olhar para trás fazer inversão de marcha voltar a ficar paralelo ao passeio e então depois cruzar para o outro lado. E assim garantem que conseguimos fazer a inversão de marcha tanto para um lado como para o outro. Eu na mota nova ao inicio estava a passar um bocado mal pela questão de não ter força em baixas sem dar acelerador mas depois passa.

Julho 19, 2019, 19:43:44, 19:43
Responder #56

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Também acho que os 8 não fazem sentido e há coisas que fazem sentido e que não se dá no exame nem na escola:
- alguém aprendeu na escola a conduzir com pendura?
- e a levantar uma mota do chão?

Andei praticamente todo o ano de mota, apanhei chuva, muita chuva, temperaturas perto dos 0°C e perto dos 40°C, estradas sem iluminação, estradas em mau estado, caminhos de cabras... E mesmo assim, na minha própria mota, não me sentia 100% confortável a fazer 8. Acho que isso ajuda a mostrar a utilidade desse exercício.

Na prática, quando queremos inverter a marcha vamos até à proxima rotunda ou cruzamento ou estamos numa estrada que nao passa quase ninguém e não precisamos inverter a marcha à 1ª, muito menos sem poder apoiar os pés no chão.

Julho 19, 2019, 20:00:48, 20:00
Responder #57

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Muito boas questões que aí colocas.

De facto as aulas práticas poderiam ser mais...abrangentes.
Os exemplos que dás, entendo-os perfeitamente.

Porém, o mais certo seria, se confrontados com a obrigatoriedade de outro tipo de abordagens para com os formandos, virem logo algumas Escolas de Condução dizer que teriam de aumentar os custos, imputando-os a quem a eles recorre.  :-\

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 19, 2019, 20:44:51, 20:44
Responder #58

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Não concordo com a visão negativa dos 8.
Na vida real estão a conduzir a vossa mota e de repente lembram-se que não fecharam a porta de casa. Voltam logo para trás, mas assim que estão a concluir a curva lembram-se que a vossa mulher saiu depois de vocês e foi ela que fechou a porta, viram novamente para continuar a viagem.
Fizeram um 8
Se não tivessem a enorme experiência dada na escola de condução podiam ter tido uma queda. :) :) :)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Julho 19, 2019, 21:05:46, 21:05
Responder #59

NFRod

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 305
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Ahah...

Por acaso levantar motas passei a achar essencial xD.

Mas também concordo que a questão dos 8s sem ir com o pé ao chão é parvo. Porque a velocidade é reduzida se meter o pé no chão facilita a manobra porque não meter?

Mesmo caminhar com a mota ao lado devia ter mais ênfase do que tem.

Agosto 03, 2019, 12:24:51, 12:24
Responder #60

MaryM

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 22
  • Sexo
    Feminino

    Feminino
  • Texto Pessoal
    Paixão sem possíveis explicações
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Braga
Existe uma curiosidade no vídeo e que não sei se será sentida da mesma forma pelos que aqui tem escrito, em fase de aulas práticas...

Não sei se acaso se aperceberam, mas a facilidade com que vira o guiador para fazer os 8's corre sempre de forma diferente entre fazê-lo para a esquerda ou para a direita.

Mas não é uma pequena diferença e pouco notória...é mesmo ao ponto de impedir realizar o 8 completo, uma e outra vez...

Foi logo o que eu reparei 👍

Setembro 07, 2020, 21:17:46, 21:17
Responder #61

AndreA

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 28
  • Texto Pessoal
    Carta A2
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500F
  • Localidade: São João da talha
Boas, hoje tive a minha 4ª aula de condução sendo que foi a primeira com uma 400cc (as anteriores tinham sido com uma 125cc) e tive alguns problemas em fazer os 8s indo várias vezes com o pé ao chão. Espero ir melhorando até porque com a 125cc aconteceu o mesmo mas na 3ª aula já nao havia muitos problemas. A minha pergunta é se estamos automaticamente chumbados se formos com o pé ao chão? qual é a tolerância?

Setembro 07, 2020, 21:34:46, 21:34
Responder #62

NFRod

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 305
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Vai com calma. Usa a embreagem se a mota não aguentar bem a rotação a velocidade baixa e tenta olhar o mais em frente possível e não para debaixo da mota. Isso é treino. Ainda faltam umas quantas aulas não? Pede para fazeres uma aula só de 8s e isso vai lá.

Andei a "aprender" numa mota diferente na que fui a exame e depois no dia do exame só tive uma aula com a mota antes e fiquei muito ansioso porque não estava a conseguir fazer os 8s. Ele disse para eu usar mais a embreagem (coisa que eu não fazia nas outras motas com que andei a aprender) e só assim é que conseguia.

Com prática chegas lá sem problemas. E podes meter o chão se não te sair bem a primeira. E é preferível meter o pé no chão em segurança do que cair.

Boa sorte

Setembro 07, 2020, 21:40:56, 21:40
Responder #63

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Tenta andar numa moto igual à com que vais fazer exame, para teres algum tempo de habituação.

Sim, usa um pouco a embraiagem e não olhes para a roda da frente, para o chão, olha sim um pouco mais para a frente, para o sítio onde queres que a moto passe, e ela vai lá ter.

Se precisares de travão usa o de trás, é mais fácil.

E treina esses 8's!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Setembro 09, 2020, 13:28:30, 13:28
Responder #64

Grandpa

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 96
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Forza 300
  • Localidade: Sintra
    Dicas e observações tendo por base a experiência pessoal e conversas de corredor:
    • Encartado e ter experiência prévia de condução de mota, para muitos examinadores, aumenta o nível de exigência (diminui a tolerância).
    • Ter experiência expôs mais ao erro, por vícios adquiridos
    • O Código é para se cumprir escrupulosamente
    • Durante as aulas há que treinar com mota da cilindrada com que vais fazer o exame. No meu caso transferiram-me de escola, depois de refilar imenso
    • Deixem uma ou duas aulas para terem na véspera do exame ou no dia do exame no local onde vão fazer exame. O instrutor deve alertar para os pontos mais críticos. Usem a mota com que vão fazer o exame
    • Treinem os 8 em locais apertados (podem delimitar com uma fita no chão ou usem os estacionamentos dos supermercados, por exemplo)
    • Façam render o tempo. Andem com calma, dentro dos limites de velocidade, mas dêem algum punho (dentro dos limites) se a estrada o permitir - coloquem pelo menos a 3ª
    • Sinalizem as manobras atempadamente e executem-nas com calma.
    • Sempre que percepcionem um potencial perigo (mesmo que ainda distante) - um carro a aproximar-se num cruzamento onde vamos virar, por exemplo ou um peão que se aproxima de uma passadeira) imobilizem o vosso veiculo e aguardem que o "perigo" desapareça
    • Para não stressarem muito familiarizem-se (perguntem ao instrutor)quais os "erros admissíveis" e os que dão chumbo directo
    • Atenção ao uso do capacete (homologado e bem preso)

    Os 8 são vistos por muitos como inúteis, mas servem para o examinador validar que:
    • Têm equilíbrio
    • Dominam o veiculo a baixa velocidade
    • Sabem coordenar travão/embraiagem
    • Sabem "ler" a estrada- espaço, disponível, passeios, trânsito presente
    • Olham para a circulação e realizam a manobra em segurança
    • Fazem uso dos piscas

Para fazer os 8 não olho para onde vou/quero ir, mas para um ponto fixo, central na estrada e tento andar em torno desse ponto. Mas cada um em a sua panca, a minha é esta (e comigo resulta)
« Última modificação: Setembro 09, 2020, 13:33:20, 13:33 por Grandpa »

Março 18, 2022, 17:47:39, 17:47
Responder #65

Dalzas

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 22
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Sintra
Boa tarde,
Como este tópico não tem nenhuma nova contribuição, e tem já bastante informação válida que li avidamente antes de fazer o meu exame prático para Carta A, ainda assim e com a noção que possa ter existido algum desenvolvimento/alteração, acrescento a minha experiência bastante recente como referi.

Antes de mais, como já vi referido quanto aos famigerados (horríveis) oitos não estarem referidos como exigência no código de estrada, efetivamente encontram-se referidos na Portaria n.º 536/2005, de 22 de Junho, que fixa os conteúdos programáticos das provas dos exames de condução conforme previsto no Decreto-Lei n.o 45/2005, de 23 de Fevereiro. Mais precisamente na alínea f) do artigo 19 que diz "Efectuar uma manobra de equilíbrio descrevendo um 8, sem apoio dos pés"!!!

A introdução acima foi para chegar a um ponto que falarei mais à frente. Eu nunca tinha tido nenhuma experiência a andar de mota antes das aulas de condução, tinha bastante de bicicleta que há quem diga que ajude...talvez :P... Pelo que nas 12 aulas que tive que antecederam o exame prático, as primeiras 3 foram com uma 125cc a Benelli TNT e as restantes numa Yamaha MT-07.

De notar que após a minha primeira aula pensei que nunca iria acertar com o raio do acelerador... Mais parecia um ataque de tosse digno de suspeitar de covid não fosse a pobre da mota a "tossir"... Fiquei cheio de dúvidas, procurei e nada vi referente a esse problema... Descansem, pela 6 aula não só já conseguia minimamente controlar o acelerador como nas seguintes até controlava melhor a embraiagem para evitar qualquer solavanco e dar lugar a uma condução tão suave quanto a MT permitia.

Consegui minimamente mecanizar o básico de andar de mota, que me permitisse ficar mais atento às belas sinaléticas, passadeiras, rotundas, etc... Mas a minha grande némesis eram e são mesmo fazer os oitos! Para a esquerda fazia bem... para a direita era o mais inconsistente que possam imaginar, e quanto mais me focava nessa dificuldade e com exame marcado para breve, pior era!

No dia 17 de março, exame marcado para as 10h da manhã, lá deu para ter uma aulita antes do exame... Na condução sentia-me minimamente confortável para não ficar tão nervoso, mas os oitos... Eis que mesmo antes do exame lá fiz 3 oitos aceitáveis...Minimamente quero eu dizer. Mal começou o exame, o examinador, que não parecia a pessoa mais simpática do mundo mas longe de ter um ar ameaçador, perguntou-me apenas sobre os comandos no guiador, e profundidade mínima do rasto dos pneus, depois andei com a mota à mão uns 10 metros altura em que montei e preparei-me para começarmos a marcha...

Foi aqui e acreditem-me que resulta que respirei bem fundo e lentamente 3 vezes e lembrei me de alguém por aqui referir "encara como se fosses dar uma voltinha para experimentar uma mota!!!"... Resultou, nem dos piscas me esqueci de desligar como tantas vezes a minha instrutora me dava na cabeça por não o fazer, consegui fazer tudo certinho "ali" nos 30-35 km/h dentro da localidade de Linda-a-Velha, se via um peão a dirigir-se para a passadeira até abrandava logo para ele já "ter um pé na passadeira" e parava e arrancava, sempre a observar bem um lado e o outro movendo a cabeça sempre que via uma passadeira mesmo sem ninguém à vista! Sinais mal o amarelo aparecia lógico é para parar... sempre que necessário respirei fundo mais 3 vezes e lá foi correndo bem.

Entrei na A5 direção Cascais e fui até onde me senti confortável 80-85 km/h até que saí em Queijas... E eis que numa ruazinha mais estreita que alguma vez pratiquei 8s o examinador me manda para à direita e quando parei ouço o terrível "faça aí 2 8s por favor!" bem vou começar para a esquerda que corre melhor... Nada mesmo ao fim bloqueei, não olhei para onde queria ir e em vez disso antes de bater no passeio deixei a mota ir abaixo... continuo e mais uma bem feita para a direita e a 2 esquerda igual à primeira, péssima... Já suava pela espinha e eis que o examinador me diz "sempre que precisar apoie com o pé não vale a pena é deixar cair a mota" funcionou ele percebeu que eu tremia e acalmou me... e pronto lá fiz um último 8 sofrível e mandou-me seguir a prova... (Juro que fiquei na dúvida se tinha reprovado)... De regresso 90 km/h na A5... Cheguei ao centro de exames 45-50 minutos depois disto tudo, e, quando pensei que ia ter de esperar tempo igual para saber a resposta a minha instrutora faz-me um ok com a mão de forma disfarçada!!!! foi então que todo o meu corpo passou de "pedra" a "gelatina" LOL

O melhor conselho que posso dar por fim é realmente... Muita calma!!
Em seguida, não embiquem com nenhuma dificuldade como eu fiz com os 8s... Pois desde que pus na cabeça que não ia conseguir nunca mais fiz nenhum bem, até na prova saíram me bem apenas as curvas para a direita que eram as que supostamente não fazia bem! Lembrem-se que se realmente nos preocupamos em passar no exame, mesmo antes de começar, o corpo entra em modo de alerta máximo que vai ajudar com piscas, stops, sinais, etc... Desde que tudo corra bem os 8s não vos vão reprovar (é a minha experiência)...
Por último, e não menos importante ajuda imenso fazer arranques sem deixar a mota ir abaixo, insistam com os vossos instrutores para praticar um bom bocado principalmente em inclinação até se sentirem confortáveis com o "largar embraiagem e cheirinho/cheiro de acelerador"... Pois deixar ir a mota abaixo vai começar a enervar e vai dar asneira!
Ainda assim se acontecer lembrem se de "um tótó qualquer lá do fórum clube português de motociclismo" que vos disse "respirem bem fundo 3 vezes e exalar lentamente!!" faz maravilhas para acalmar o batimento cardíaco e aumentar a concentração... E sim... Soltei um "fds" de frustração quando a mota foi abaixo a 1a vez no 8 falhado... Ouvido pela instrutora e examinador... Ninguém se pronunciou, e adivinhem o que fiz??? Respira fundo :P

Desculpem o testamento mas achei importante focar a parte da frustração que nos pode consumir e acabar com uma reprovação... Para mim resultou respirar simplesmente :)
« Última modificação: Março 18, 2022, 17:52:14, 17:52 por Dalzas »

Março 23, 2022, 01:52:54, 01:52
Responder #66

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Parabéns pela carta e obrigado pela contribuição!

Será útil concerteza para quem aqui anda e está ou vai tirar a carta!

Agora é fazer quilómetros!!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Março 23, 2022, 15:44:00, 15:44
Responder #67

NT

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 39
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 7 GT
  • Localidade: Alverca do Ribatejo
Vou deixar aqui a dica do meu instrutor para algo que assusta muita gente nas aulas e exames de condução, os 8. Para alem das 3 ferramentas que se usam, embraiagem, acelerador se for necessario e travão de pé, o mais importante é olhar com o pescoço. Olhar com o pescoço é virar a cabeça e os olhos para onde se quer ir. Virar só os olhos não chega, pois instintivamente eles vão acabar a olhar para a roda e aí perde-se a noção do espaço em que se tem de virar.
NMAX 2017 0->10675Km
MT07 2018 0->24843Km
Tracer 7 GT 0->...

Abril 07, 2022, 14:42:27, 14:42
Responder #68

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Acrescento uma dica sobre o travão de pé. É incrível a quantidade de pessoas que ate ja tem moto há muitos anos e continuam a não dar uso ao melhor auxiliar em baixas: dosear ligeiramente com o travão de pé.
Basta encontrar o equilíbrio entre ter o mínimo de torque (acelerador + embraiagem), manter para ter propulsão, e depois ir doseamento levemente com o travão de pé. Ideal para manobras a baixa velocidade.


Habituem-se a usar isso desde cedo e metade dos problemas com "mota aos soluços" porque não acerto com embraiagem+ acelerador desaparecem

Para os que vêm de scooter e vão para o exame com moto, e em relação aos 8. Levem a scooter para um parque estacionamento qualquer e façam oitos com fartura. Continuem até conseguirem fazer sem pé no chão e sempre a virar o pescoço. Repitam por 3"2 ou 3 dias.
Reduzam o espaço, ou sejam, façam o mesmo numa rua com passeios.

Ajuda imenso porque ao fim de algumas horas a fazer 8s já o fazem quase de forma instintiva, com a inclinação correcta sem medos, olhar para onde se quer ir, etc.

Mesmo não havendo embraiagem a ideia é ganhar a confiança necessária e a rotina/memória muscular de olhar e inclinar correctamente.

No exame, respirar fundo e fazer como os exercícios que se fez uns dias antes
Cuidado para não abusarem do pedal traseiro - usar sempre ao de leve


Sent from my iPhone using Tapatalk

Agosto 22, 2022, 18:33:00, 18:33
Responder #69

andrepinto

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 24
  • Marca Motociclo: keeway
  • Modelo Motociclo: rkv
  • Localidade: porto
Eu estou a tirar carta, mas já tenho experiencia de 125, tenho outras categorias b, c e c+e. Sabem quantos vezes fiz 8s em 5 anos, conta-se pelos dedos, quanto no máximo fiz inversão marcha que é meio 8. 

Concordo com o que disse o carlos-kb, 8s são apenas matéria para ministrar porque as vezes que se realiza no transito real são poucas ou nulas. E outras manobras que fui aprendendo noutras categorias nomeadamente pesados que não se faz no transito real (um dia pode dar jeito) mas não é nada que se faça no dia a dia.



Agosto 23, 2022, 08:53:03, 08:53
Responder #70

JCSC

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 30
Eu estou a tirar carta, mas já tenho experiencia de 125, tenho outras categorias b, c e c+e. Sabem quantos vezes fiz 8s em 5 anos, conta-se pelos dedos, quanto no máximo fiz inversão marcha que é meio 8. 

Concordo com o que disse o carlos-kb, 8s são apenas matéria para ministrar porque as vezes que se realiza no transito real são poucas ou nulas. E outras manobras que fui aprendendo noutras categorias nomeadamente pesados que não se faz no transito real (um dia pode dar jeito) mas não é nada que se faça no dia a dia.

Acho que realizar 8's será mais para aferir o controlo e equilibrio sobre a mota do que realizar essa manobra no transito.

Agosto 23, 2022, 12:19:24, 12:19
Responder #71

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 457
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Eu estou a tirar carta, mas já tenho experiencia de 125, tenho outras categorias b, c e c+e. Sabem quantos vezes fiz 8s em 5 anos, conta-se pelos dedos, quanto no máximo fiz inversão marcha que é meio 8. 

Concordo com o que disse o carlos-kb, 8s são apenas matéria para ministrar porque as vezes que se realiza no transito real são poucas ou nulas. E outras manobras que fui aprendendo noutras categorias nomeadamente pesados que não se faz no transito real (um dia pode dar jeito) mas não é nada que se faça no dia a dia.

Sim, a meu ver os 8s acabam por não ser tão útil no quotidiano. Acredito que os 8s servem para avaliar o equilíbrio (como referiu o companheiro JCSC), mas também para avaliar o controlo sobre a embraiagem e o travão traseiro, e de certa forma, um pouco a coordenação motora ao conjugar o equilíbrio, o uso da embraiagem e do travão traseiro, e talvez do acelerador.

Agosto 23, 2022, 21:09:38, 21:09
Responder #72

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Naturalmente ninguém vai andar a fazer oitos na estrada, mas há muito quem precise de fazer uma inversão de marcha mais apertada e simplesmente não consiga porque nunca se deu ao trabalho de praticar manobras em baixa velocidade.

Tal como nos carros, decerto que muitos dos que criticam o exercício de contorno de passeio em marcha atrás também são aqueles que estacionam de frente porque de marcha atrás é difícil.

Destreza em cima de um carro ou mota nunca são demais.

Setembro 20, 2022, 11:23:09, 11:23
Responder #73

andrepinto

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 24
  • Marca Motociclo: keeway
  • Modelo Motociclo: rkv
  • Localidade: porto
Tive hoje a primeira aula, e logo com uma gladius 650. Qual foi a dificuldade. Os 8, como todos

O que notei, em parado para encontrar o ponto morto é preciso paciência e o travão traseiro está algo deslocado da peseira

Talvez fruto de algumas "pancadas" na caixa e quedas.

Enviado do meu CPH2065 através do Tapatalk
« Última modificação: Setembro 20, 2022, 11:26:11, 11:26 por andrepinto »

Setembro 23, 2022, 13:13:17, 13:13
Responder #74

andrepinto

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 24
  • Marca Motociclo: keeway
  • Modelo Motociclo: rkv
  • Localidade: porto
As dicas que posso dar vindo de quem já tem exame marcado (eu marquei exame sugerido pelo instrutor com 2 horas), a vantagem que tenho para com o meu instrutor, é que ele é director da escola e já foi meu instrutor de pesados anteriormente, por isso existe aquela confiança

È sejam humildes acima de tudo, se tiverem experiencia anterior de 125, falem com o vosso instrutor, e se possivel experimentem a mota pesada, se não sentirem á vontade eles vão meter na mota mais pequena.

Depois treinem muitos os 8s, ninguém pede um 8 perfeito, afinal ninguém está avaliar a vossa capacidade de desenho, mas sim a vossa capacidade de dominio da mota

se tiverem uma 125 treinem com a vossa.

"Ah, mas oh andre, mas a mota da escola é mais pesada, vou ter diferenças de peso"

Sim, mas aqui ninguém avalia os vossos atributos fisicos, o importante é treinar.

Lembrem-se que as motas de escola já cairam algumas vezes e já têm folgas que a vossa não tem.

Se tiverem um capacete vosso, ou equipamento completo levem, assim não tem que usar o que não é vosso

Eu sei que quem já tem vicios adquiridos (que é o meu caso, ) esquecer deles de um dia para o outro é complicado e o examinador mais acessivel sabe disso, mas lembrem-se é 50 minutos, basta fazer o que é pedido e cumprir o codigo.

https://files.fm/f/y2773yfbd