Venha de lá agora essa....Max (T)
O que fiz foi exactamente dar a tal volta descontraída e os famigerados 8 com a calma que o momento sugeria. Não foi fácil interiorizar tudo mas valeu o esforço.No código creio que nem demorei 20s a concluir.
Boas,Já tenho o exame marcado para dia 25 de Janeiro Já fiz 2 aulinhas e tudo correu impecável, apesar de a mota estar toda escavacada, principalmente a embraiagem que precisa de um apertão dos fortes. A mota não é muito agradável de conduzir, a suspensão dianteira é uma porcaria (afunda toda) e o motor parece um bocado "preso" à velocidade a que ando (o ralenti está nas 1000 rpm). A única "dificuldade" até agora é os 8, principalmente porque no estado em que a embraiagem está é mesmo muito dificil conseguir o apanhar o "ponto".Estou um bocado apreensivo porque já são alguns anos de condução e muitos hábitos, como ignorar grande parte da sinalética vertical na maioria dos casos, principalmente em estradas conhecidas E também a forma como faço as curvas, não sei se é muito "exame friendly" Algumas dicas de quem fez exame recentemente (pela APEC), nomeadamente pontos onde devo ter especial atenção nos percursos de exame, como STOPs escondidos ou outros sinais não muito evidentes?
Boas. Tópico muito útil e interessante. Infelizmente não posso ser um dos mais a dizer que já tenho a carta e estou pronto para as curvas. Gostaria de saber e ter feedback de pessoal que não passou a primeira.Cumprimentos
Citação de: GreenWolf89 em Janeiro 25, 2018, 23:04:16, 23:04Boas. Tópico muito útil e interessante. Infelizmente não posso ser um dos mais a dizer que já tenho a carta e estou pronto para as curvas. Gostaria de saber e ter feedback de pessoal que não passou a primeira.CumprimentosEh pá ... eu não te posso ajudar pois eu próprio já nem me lembro bem do meu exame de condução . Sei que fiz exame de condução de carro e de mota no mesmo dia e um seguido ao outro , no longínquo ano de 1981 (sei que tinha de esticar o braço na direcção em que ia virar , não sei se agora ainda é assim) !! p.s. Mas esta reprovação se calhar é o Karma de estares no clube errado, Greenwolf 'cheira-me' a Sbording !
Eu também sou Sporting de coração e passei à primeira, ontem O exame foi curtinho, 10 minutos. Basicamente sai da APEC, fiz uma duzia de 8's e regressei à APEC. Pelo feedback do examinador, a execução dos 8's foi suficiente para ver que consigia dominar a mota. Porque todos sabemos que quem faz 8's perfeitos está preparado para o que der e vier Conselhos que posso deixar desta experiência recente é:- Andar o mais devagar possível (30-40kmh). A esta velocidade, mesmo que venha um velhote a fazer jogging que se atravesse na passadeira vocês vão sempre a tempo de reagir se não repararem logo.- MUITA ATENÇÃO às prioridades. Ao pé da APEC, há várias estradas que parecem "secundárias" mas, como vêm da direita, têm prioridade.- Abrandar sempre (travar para o examinador ver a luz de travagem) quando se aproximam de entroncamentos, cruzamentos, semáforos e passadeiras- Engonhar o máximo possível para o exame demorar mais tempo com vocês parados em semaforos ou a entrar para as rotundas...
Foi precisamente aí que foi a "morte" na praia quanto ao meu caso. Justo na entrada para a APEC vinha um carro lá de cima (mas ainda não tinha chegado sequer ao entroncamento) e por isso pensei que fosse OK passar. Não, Contra-ordenacao grave, direito a chumbo. O rapaz que tinha antes comigo era para tirar uma de 125cc e ele foi bem mais benevolente com ele. Para mim, logo no início disse logo : já vi que é encartado por isso atenção a respeitar o código da estrada.Enfim da próxima vai correr melhor. Foram e 205€ extras a pagar.Por isso fica o aviso. Vão calmos e tranquilos e respeitar escrupulosamente o código da estrada. Quanto ao andar devagar, metam pelo menos uma 3a mudança se tiverem oportunidade.
7anos após ter tirado a carta de motociclos, parece-me importante referir que por vezes o motociclo com que fazemos o exame pode também influenciar a aprovação ou reprovação do mesmo.(...)
No meu caso estou a aprender numa fazer 600 e basta jogar com a embreagem para fazer os 8, embora ainda não os domine totalmente.No meu caso, a razão de queixa (embora em parte seja culpa minha) é a falta de aulas práticas que levo para o exame. Vou a exame com 4,5h de prática, 1 dessas horas foi para conhecer as possíveis zonas de exame.É esperar que corra tudo bem, apesar dos pesares.
Não existe presentemente um mínimo obrigatório de aulas que as Escolas tenham mesmo de dar aos alunos?
Seria um bom serviço à comunidade se partilhasses o nome da escola
Bem...já lá vão uns anos desde que tirei a carta Cat. A, mas tenho +/- presente que fiz seguramente uma dúzia de aulas de condução, senão mais.Para dizeres que vais a exame com tão poucas horas de condução, acho estranho. Não existe presentemente um mínimo obrigatório de aulas que as Escolas tenham mesmo de dar aos alunos?
Existe uma curiosidade no vídeo e que não sei se será sentida da mesma forma pelos que aqui tem escrito, em fase de aulas práticas...Não sei se acaso se aperceberam, mas a facilidade com que vira o guiador para fazer os 8's corre sempre de forma diferente entre fazê-lo para a esquerda ou para a direita.Mas não é uma pequena diferença e pouco notória...é mesmo ao ponto de impedir realizar o 8 completo, uma e outra vez...
Muitos parabéns companheiro Tiago. Quanto à fluidez, é normal que te sentisses mais tenso. No exame, a concentração e a tentativa de não errar leva a que nã haja tanta fluidez como seria desejado.Mas está feito e é o que interessa.
Parabéns! Agora venha lá a nova moto e o respectivo DB.
(....)Citação de: 2low em Julho 19, 2019, 12:29:31, 12:29Parabéns! Agora venha lá a nova moto e o respectivo DB. Não será para breve. A 125 ainda terá de levar com o meu rabo por um bom tempo.
Nos 8 admito que sim