Autor Tópico: Pneus: PSI recomendados estão errados?  (Lida 4073 vezes)

Maio 27, 2020, 11:12:55, 11:12
Lida 4073 vezes

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Practica habitual em todo o tipo de indústria, é comum os parâmetros de algo serem alinhados pelos valores médios.
Isso é feito de modo a que saiam de fábrica com a melhor performance possível, na maioria das condições expectáveis.

O que também significa que há uma boa margem para ajustes, de modo a obter o máximo de performance de acordo com as nossas condições especificas, seja peso, clima, tipo de condução, etc.

Como analogia, pego no exemplo dos processadores dos computadores.

Todos os chips na fabrica são testados a uma determinada velocidade, por exemplo 3GHz, no entanto são depois vendidos a funcionar a 2.5GHz.
Isso garante ao fabricante uma margem de segurança confortável, na medida em que não podem garantir qual o grau de eficácia do cooler (arrefecimento) que vai ser usado em cima do CPU.

Mas isso também permite que, na posse do conhecimento e hardware adequados, possamos fazer "overclock" e manter o CPU a funcionar aos tais 3GHz indefinidamente! Estamos assim a obter a máxima peformance do CPU, de forma segura e controlada.

O mesmo se passa com certas "medidas" no universo das motos.
A pressão dos pneumáticos recomendada é uma delas ;)

Aparentemente uma coisa simples, basta ver a tabela na etiqueta, afinal revela-se bem mais complexo e com muito mais variáveis do que o esperado.
Daí não haver um número mágico que seja adequado para todos os casos, e os valores que usamos no dia a dia têm consequências directas no desgaste dos pneus, por exemplo.

Quem tiver interesse em apurar quais os valores adequados para a sua moto + piloto + outros factores, fica aqui a explicação e como o fazer  :nice:



stay safe!

Maio 27, 2020, 11:35:14, 11:35
Responder #1

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Tema interessante...

No meu caso, para ser totalmente sincero...nunca me preocupei com isso.

Isto não quer dizer que não entenda perfeitamente a adequação da pressão dos pneus conforme se leve carga (e pendura), ou não. Entre outras razões...
Eu é que nunca me preocupei grande coisa em sair da pressão recomendada, porque não precisei ou senti necessidade. Apenas isso.  :nice:

Aliás, já que se fala nisto da pressão...atenção com as máquinas nos postos de combustível!

Não sei se estarão bem aferidas no que indicam e nada como comprarem um pequeno e barato medidor de pressão digital. Partilho um com o meu pai e aquilo até tem uma argola para servir como porta-chaves.  :)

Existem inúmeros factores que são afectados no caso de pressão inadequada, como por exemplo uma normal influência no consumo de combustível, por via da resistência ao rolamento dos pneus...ou o desgaste mais rápido da borracha com pressão incorrecta...ou reacções da própria moto que mudam q.b....

Finalizo para dizer que várias motos apresentam um pequeno autocolante com indicação da pressão dos pneus.

Ainda que perceba o companheiro replicantz e que aquilo não significa necessariamente que dê de forma exactamente igual para todos os pneus no mercado, ainda assim creio que estará bastante próximo.  :nice:

Mas claro, poderá sempre haver os "ajustes" a que fazes referência. Sem dúvida.  :nice:

Aliás, no vídeo ele faz referência a diferentes factores, como o peso do condutor, o tipo de condução (slow rider, ou não) e até o clima.

« Última modificação: Maio 27, 2020, 11:38:30, 11:38 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 27, 2020, 13:08:22, 13:08
Responder #2

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
À partida temos de confiar nas recomendações da marca pois estão conforme especificações técnicas dos próprios pneus que serviram para a homologação da moto.

As marcas podiam era serem mais simpáticas e não colocarem a malta a terem que muitas vezes sujar o joelho no chão a ver os autocolantes colados no braço oscilante, atrás da corrente... e esperar que a malta não seja badalhoca e mantenha a moto limpa para que o autocolante continue visível...
Existe contudo algumas marcas que tornam a questão bem facilitada mas em termos estéticos a malta acaba por retirar os autocolantes...estou a falar de marcas que os colam nos depósitos de combustível...

Sobre a pressão dos pneus, se for baseado em motogp/superbikes/etc a tendência é colocar até (muito) pouca pressão... que no simples condutor de casa-trabalho pode significar um rico esbardalho logo na primeira curva por os pneus não chegarem sequer a aquecer nem gerar "pressão"...

Partindo da referência que as marcas dão, podemos depois ajustar um pouco à medida das nossas utilizações, se objectivo foi o tradicional casa-trabalho prever uma pressão ligeiramente superior, se for para ir passear de forma mais animada, até baixar um pouco a pressão e depois ajustar conforme se seguimos sozinhos ou com pendura...


Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Maio 27, 2020, 13:43:28, 13:43
Responder #3

NFRod

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 305
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Verdade é que eu vou verificando a pressão dos pneus com alguma regularidade de acordo com o que está no autocolante e no entanto quando a primeira verificação é feita depois de vir da oficina acabo sempre a tirar ar dos dois pneus. Acredito que metam um pouco mais acima mas nunca chego a entender muito bem qual é a pressão que eles colocam na oficina e sinceramente só me lembro desses pormenores quando passado um tempo sou eu a verificar a pressão. E dá para notar bem a diferença em andamento.

Acho que a pressão que tenho no autocolante é 250/290 seja com mais alguém atrás ou não.

Maio 27, 2020, 14:59:15, 14:59
Responder #4

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Acho que a pressão que tenho no autocolante é 250/290 seja com mais alguém atrás ou não.

Isso são os tais 36/42 psi que vêm em todas as motas.

Maio 27, 2020, 15:58:36, 15:58
Responder #5

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
A minha opinião?


99%

- dos condutores não tem sensibilidade para alterações + - 2 psi

- maioria das motos não dão feedback diferente de pequenas alterações

- dos pneus muito raramente ou nunca são sujeitos a esforços próximos do seu limite
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 27, 2020, 16:40:20, 16:40
Responder #6

Rodrigues1

  • Visitante
Eu tenho estes todos e ainda não descobri qual é que está certo  :lolol:



Maio 27, 2020, 17:37:10, 17:37
Responder #7

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Para não se ajoelharem,o que pode implicar algum risco sugiro a leitura do manual do utilizador pode consta a pressão recomendada.
Claro que existem vários factores o mais importantes será o peso total sobre a roda traseira, mas normalmente sigo aproximadamente as recomendações do fabricante que deve estar interessado que retire o melhor da mota.
No meu caso a pressão dos pneus varia com ou sem pendura ( 2.5 =>2.9), mas na SV era a mesma
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 27, 2020, 18:23:43, 18:23
Responder #8

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
A GSR
2,5->2,5 a solo
2,5->2,9 duo

Anda sempre 2,9 atrás...
 
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Maio 28, 2020, 08:16:51, 08:16
Responder #9

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Uma XX indica F 2.9 / T 2.9
Uma SAS indica F 2.5 / T 2.9
Não vem tudo igual...
E ainda há as que indicam pressões para com e sem Pendura/Bagagens (cada vez menos parece-me)

No Inverno, aumentar um pouco a pressão ajuda a atingir temperatura de funcionamento mais rapidamente, num Track Day convém baixar um pouco para evitar sobreaquecimento, com consequente desgaste ultra rápido de pneu (pneus não slicks claro).

E afecta sobremaneira a forma como uma moto curva, a pressão dos pneus!

Posto isto, a que vem de origem indicada é realmente uma "pau-pa-tod'a obra", faz tudo bem, faz nada mal
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Maio 28, 2020, 08:28:51, 08:28
Responder #10

NFRod

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 305
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Pois tudo igual não vem de certeza. Pode haver é uns valores padrão que a maioria segue de acordo com o tipo de mota e assim.

Nota: quando disse que acabo a tirar ar quando ela vem da oficina não queria dizer que o faço propositadamente. Simplesmente meto no aparelho da bomba a pressão indicada pelo autocolante e a máquina em vez de meter ar liberta. Ou seja o que queria dizer é que eles devem perceber um pouco mais do assunto que eu e metem mais pressão do que aquela que o autocolante aconselha. Qual é? Não sei.

Maio 28, 2020, 08:34:03, 08:34
Responder #11

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Nas oficinas genéricas oficialonas etc e tal, muitos dos que lá trabalahm vão lá picar o ponto todos os dias e fazer os mínimos olímpicos para receber o ordenado ao fim do mês.
Como tal, não se ralam muito com detalhes.
Aquilo é meter a 2.9 (por exemplo) e toca a encher tudo a eito, sempre da mesma medida...

Também me acontece isso que mencionas, e noto na condução, antes de verificar a pressão dos pneus (até arranjei um compressor catita da Michelin) a moto vem toda a saltitar.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Maio 28, 2020, 10:15:09, 10:15
Responder #12

Rodrigues1

  • Visitante
Por acaso eu tenho hipóteses de ver o ar dos pneus a frio na garagem antes de sair mas quando me esqueço assim que páro numa bomba de serviço normalmente calibro menos 3 psi ou 0,2 bares porque foi assim que me ensinaram quando os pneus estão mornos.

A CB500x tem indicação no braço oscilante 250 - 290 Kg pascal ou seja 2,5 - 2,9 bares mas como raramente ando com pendura calibro 2,4 - 2,7 bares e já verifiquei que curva bem e sem problemas direcionais além de poupar os pneus na zona central que desgastam mais depressa se demasiado cheios para o peso.

Quando mudava de pneus dos carros vinham sempre com ar a mais e nunca percebi porquê, a primeira coisa que fazia era calibrar a pressão assim que arrefeciam, por acaso os pneus da mota vieram certos.

Na Norau...o a ultima vez que mudei de pneus na anterior carrinha parecia que andava em cima de gelo de tão leve que a direção estava e já na garagem depois de frios verifiquei que estavam com 2,8 bares em vez de 2,2.

Claro que reclamei, mas fiquei na mesma...!

Maio 28, 2020, 12:42:39, 12:42
Responder #13

karloxilva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 400
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
  • Localidade: Setúbal
"No Inverno, aumentar um pouco a pressão ajuda a atingir temperatura de funcionamento mais rapidamente, num Track Day convém baixar um pouco para evitar sobreaquecimento, com consequente desgaste ultra rápido de pneu (pneus não slicks claro).
E afecta sobremaneira a forma como uma moto curva, a pressão dos pneus!
Posto isto, a que vem de origem indicada é realmente uma "pau-pa-tod'a obra", faz tudo bem, faz nada mal

Numa conversa alguém atirou-me que metia um pouco mais de pressão no Inverno. Achei estranho, "Como assim, reduzir a quantidade de borracha no asfalto em tempo de chuva não reduz a aderência?". A lógica parecia-me errada, afinal "Mais borracha igual a mais agarre, certo?". "Errado". Não me alongo, a explicação está na intervenção do "MotardFeio".
Confirmo que as oficinas tendem a meter mais pressão do que aquela recomendada, até o menos sensível o nota. A maioria não se preocupa: "Se o concessionário o fez, é porque é a pressão correcta, eu é que tenho de me habituar"; outros, "Para a próxima meto pneus mais macios".
O problema da calibração dos instrumentos de pressão... já dei por mim a perguntar numa bomba de gasolina há quanto tempo tinham verificado/recalibrado o manómetro da bomba. Foi-me devolvido um olhar espantado... nem toda a gente se preocupa com submúltiplos como um ex-instrumentista.
Uso um compressor caseiro, um manómetro do LIDL e tenho um medidor digital. Já comparei com o resultado de um de uma bomba de gasolina que me parecia mais cuidada... a diferença é mínima, resolvo-a com a minha percepção do comportamento da mota.
Por último, chamo a atenção de que o comportamento da mota em consequência do estado do pneus vai-se alterando ao longo da vida do pneus.
Fico arrepiado com alguns "pisos" que vejo estacionados por aí... Quando vejo a forma como arrancam/andam... enfim. Se fosse dado a religiões iria atrás deles para lhes perguntar a que deus rezam...


"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Maio 28, 2020, 14:28:16, 14:28
Responder #14

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A minha opinião?


99%

- dos condutores não tem sensibilidade para alterações + - 2 psi

- maioria das motos não dão feedback diferente de pequenas alterações

- dos pneus muito raramente ou nunca são sujeitos a esforços próximos do seu limite

E é isto...  :nice:

Por essa razão também nunca me preocupei (como tinha indicado mais atrás) em sair daquilo que o fabricante indica.

Claro que não digo que não possa haver um ajuste conforme uma necessidade pontual e tinha até exemplificado com o levar carga + pendura, mas no meu caso sempre me mantive na pressão indicada. E para a maioria dos casos e da própria utilização que muitos darão à sua moto, é mais que suficiente.

No entanto e já agora trazendo o tema à baila, em caso de utilização no fora de estrada e conforme o tipo de terreno, o baixar da pressão pode ser (muito) benéfico!!

Mas como dizia, será dentro da tal situação pontual e que justifica uma pressão diferente.  :cool:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 28, 2020, 15:15:05, 15:15
Responder #15

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Fora de estrada é todo um novo mundo!!!  :yeah:

Em areia solta é andar com o pneu quase vazio, ou com "mousses", e outras alternativas.

Na lama é outra coisa, no gelo idem, gravilha, terra batida, rochedos...

Daria uma nova discussão!!  :festa:
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Maio 28, 2020, 15:20:42, 15:20
Responder #16

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sem dúvida.

São os tais casos pontuais que indicava e que, no caso do fora de estrada fogem bastante do que aqui se está a falar como "pressão recomendada".

Nessas situações é esquecer completamente o indicado pelo fabricante.  :nice:

Fora isto e presumindo que não se vai fazer um uso fora dos tais 99% da utilização que os members do fórum ou outros farão, serve perfeitamente.  :nice:

Aliás, preocupa-me bem mais aqueles que nem sequer vêm a pressão senão quando a moto vai à revisão 1x por ano, ou assim...

E sim...já assisti a isso numa scooter e até a calcar com o polegar se notava a negligência.  :napodeser:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Maio 28, 2020, 17:27:20, 17:27
Responder #17

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Confirmo que na Norauto os pneus vêm com pressão acima do recomendado pela marca, quando levo o carro para casa no dia seguinte começo por verificar as pressão com o compressor que tenho na garagem.
Na Motoboxe, onde faço as manutenções, sempre vieram bem ( eu sei, eu sei mas não tenho razão de queixa).
Mas fica á discussão, será que uma ou duas décimas de bar fazem assim tanta diferença?
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Maio 29, 2020, 08:07:16, 08:07
Responder #18

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
1 não,
2 já notas numa moto pesada,
3 nota-se e bem - para melhor ou pior!

Nada como experimentar num troço a que vocês estejam habituados a fazer, que implique curvas boas, para travarem e acelerarem inclinados.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Maio 29, 2020, 08:52:45, 08:52
Responder #19

NFRod

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 305
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Eu sou sincero. Até pode ser efeito placebo. Mas que acho que a primeira grelha que passo depois de tirar a pressão que costuma vir da oficina é mais amortecida acho. E também acho sempre que depois a primeira curva faço com um pouco mais de facilidade. Mas pode ser impressão minha.