Autor Tópico: Compra de mota a crédito  (Lida 2978 vezes)

Outubro 10, 2020, 18:31:44, 18:31
Lida 2978 vezes

AndreA

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 28
  • Texto Pessoal
    Carta A2
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500F
  • Localidade: São João da talha
Boas pessoal,

Estou neste momento a acabar de tirar a carta de mota e entretanto já deixei um sinal para reservar a CB500F de 2021 que há de chegar lá para dezembro. No entanto pretendo pagar a mota em prestações e , enquanto espero pela aprovação do crédito, foi me dito por alguém que normalmente é preciso seguro "contra todos" ou seja danos próprios para tudo o que seja veiculo comprado a crédito.

A minha questão é se isto é de facto verdade sempre?
A minha preocupação prende-se não só ao facto de não tendo tempo nenhum de carta o seguro contra terceiros já é caro (240-470€), o seguro "contra todos" é estupidamente caro (1200-1500€), como também, depois de fazer simulações online apenas uma companhia de seguros me permite fazer seguro de danos próprios derivado da minha jovem idade (21 anos).

Torna-se um pouco dificil comprar uma mota nestes termos. Qual é a vossa opinião?

Obrigado !

Outubro 10, 2020, 21:34:53, 21:34
Responder #1

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Não é obrigatório o seguro multi riscos mas é sempre recomendável.

Imagina ficares sem a mota e teres que continuar a pagar até à liquidação do crédito. É um risco que deves considerar e ponderar.

Agora, falando de seguros: é um roubo sim senhor. Os valores astronómicos que algumas empresas pedem afastam imediatamente a ideia de contratualizar um.

Acresce ainda o facto de seres recém encartado, o que aumenta o risco para a seguradora, logo encarece o prémio do seguro.

Boa sorte com a carta.




Outubro 10, 2020, 22:42:46, 22:42
Responder #2

AndreA

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 28
  • Texto Pessoal
    Carta A2
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500F
  • Localidade: São João da talha
Claro , eu compreendo perfeitamente os riscos e mais tarde de certeza ponderarei ter um seguro acima do básico mas neste momento é mais uma questão financeira. Eu juntei algum dinheiro para poder dar entrada da mota e apenas tive em conta um seguro contra terceiros. De qualquer maneira a mota será paga em 3 anos e eu planeio abater a maior parte antes dos 2 anos.

Tenho lido que existem pessoas com seguros contra danos próprios com valores bastante reduzidos mas neste momento pagar mais de 1000€ para mim é impensável.

A questão é que já fui fazendo simulações e assim que me disseram que poderia ser obrigatório ter seguro contra danos próprios para pagamentos a prestações fiquei assustado e liguei para uma companhia de seguros (ao calhas) e o que a senhora me disse é que certas instituições financeiras obrigam a ter (não sei se foi algo que entretanto já mudou).

Outubro 11, 2020, 00:03:08, 00:03
Responder #3

Grandpa

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 96
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Forza 300
  • Localidade: Sintra
Já comprei motas a crédito e nunca me exigiram tal coisa.
Claro que corro risco de ter que pagar a totalidade do empréstimo se tiver algum problema "definitivo", mas é um risco que assumi sem problemas, face aos custos acrescidos.

Outubro 11, 2020, 00:25:27, 00:25
Responder #4

AndreA

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 28
  • Texto Pessoal
    Carta A2
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500F
  • Localidade: São João da talha
Já comprei motas a crédito e nunca me exigiram tal coisa.
Claro que corro risco de ter que pagar a totalidade do empréstimo se tiver algum problema "definitivo", mas é um risco que assumi sem problemas, face aos custos acrescidos.

Pode me dizer se alguma das motas foi através da Cetelem? Que é neste caso a instituição financeira com quem a Honda trabalha.
E foi um crédito através do stand ou foi apenas um crédito pessoal? Digo isto porque pode fazer diferença não sei.  :pensador:

Outubro 11, 2020, 00:44:27, 00:44
Responder #5

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
O único seguro que as financeiras costumam sugerir é um seguro precisamente ao crédito.
Ou seja, algo que cubra o pagamento da prestação no caso de desemprego ou algo do género.

A Cetelem facilita a aprovação do crédito, mas não costuma ser dos que oferecem melhores taxas de juro.
Não perdes nada em pedir proposta a esse stand, mas consultar outras financeiras e até o teu próprio banco a ver qual tem o MTIC mais apelativo.


Outubro 11, 2020, 01:51:46, 01:51
Responder #6

AndreA

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 28
  • Texto Pessoal
    Carta A2
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500F
  • Localidade: São João da talha
O único seguro que as financeiras costumam sugerir é um seguro precisamente ao crédito.
Ou seja, algo que cubra o pagamento da prestação no caso de desemprego ou algo do género.

A Cetelem facilita a aprovação do crédito, mas não costuma ser dos que oferecem melhores taxas de juro.
Não perdes nada em pedir proposta a esse stand, mas consultar outras financeiras e até o teu próprio banco a ver qual tem o MTIC mais apelativo.

Sim , desse seguro ao crédito eu tinha conhecimento mas pronto assim fico mais descansado.

Sim, não é nem de perto a proposta com o juro mais baixo mas a Honda tem no entanto a possibilidade de ao final da liquidação do crédito trocar a mota e foi isso que me agradou.

Outubro 11, 2020, 10:01:43, 10:01
Responder #7

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888


... mas a Honda tem no entanto a possibilidade de ao final da liquidação do crédito trocar a mota e foi isso que me agradou.

Verifica melhor essas condições...
Porque o "trocar" habitualmente significa retomarem-te a que compraste por um valor mais simpático na compra de uma nova.

Enviado do meu SM-G975F através do Tapatalk


Outubro 11, 2020, 23:20:38, 23:20
Responder #8

AndreA

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 28
  • Texto Pessoal
    Carta A2
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500F
  • Localidade: São João da talha
Sim exato , na compra de uma nova , avaliam a mota (provavelmente a um valor pouco justo).

Outubro 12, 2020, 13:03:24, 13:03
Responder #9

Raminhos

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 425
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Bem...
Dúvido que tenhas carácter de obrigatoriedade em ter um tipo de seguro específico.
Eu tinha um crédito de mota até este mês e não tive restrição nenhuma, tive seguro contra todos porque quis, não foi imposição.
Quando tive um carro em ALD sim, a marca queria que o seguro tivesse determinada condições.

Já assinaste o contrato de crédito?
Custa me a querer que a Cetelem seja vantajosa...

Junto do teu banco provavelmente consegues algo melhor seja crédito pessoal ou automóvel.

Outubro 12, 2020, 13:25:55, 13:25
Responder #10

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Em termos de crédito moto, a Cofidis costuma ser imbatível.

Outubro 12, 2020, 14:27:45, 14:27
Responder #11

Simon

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 72
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Indian
  • Modelo Motociclo: Scout Bobber TWENTY
  • Localidade: Santiago do Cacém


Pode me dizer se alguma das motas foi através da Cetelem? Que é neste caso a instituição financeira com quem a Honda trabalha.
E foi um crédito através do stand ou foi apenas um crédito pessoal? Digo isto porque pode fazer diferença não sei.  :pensador:
[/quote]

Boas se poderes tenta fazer o crédito no teu banco.
Por norma os crédito nessas instituições são mais caros.

Boa sorte com a carta e com a mota, eu nunca fiz seguros contras todos.

Outubro 12, 2020, 14:34:55, 14:34
Responder #12

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Penso que a questão será da campanha Honda em que a mota fica por 3 anos, com a possibilidade de troca ou compra (com a continuação do pagamento do crédito) e isso talvez implique a obrigatoriedade de ter que fechar negócio com a empresa de crédito em causa.

Não será talvez possível a opção por outra entidade de crédito. É questão do companheiro ver com a Honda e se a campanha é limitativa nesse sentido.

Quanto ao seguro, provavelmente a instituição de crédito em causa irá contactar o proprietário sobre a possibilidade de fazer seguro de crédito, caso o mesmo não o faça no momento de adesão ao contrato de compra do veículo.

Outubro 12, 2020, 16:08:11, 16:08
Responder #13

Grandpa

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 96
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Forza 300
  • Localidade: Sintra
Pode me dizer se alguma das motas foi através da Cetelem? Que é neste caso a instituição financeira com quem a Honda trabalha.
E foi um crédito através do stand ou foi apenas um crédito pessoal? Digo isto porque pode fazer diferença não sei.  :pensador:

Cetelem zanguei-me há uns anos atrás. COFIDIS, mas sem juros porque estava associado a uma promoção da HONDA.

Pondera bem se essa promoção de troca no final te compensa. Normalmente não, pois tens uma prestação mais elevada e a valorização no final não varia muito do que te fazem sem promoção.

Outubro 12, 2020, 20:54:30, 20:54
Responder #14

AndreA

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 28
  • Texto Pessoal
    Carta A2
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500F
  • Localidade: São João da talha
Bem...
Dúvido que tenhas carácter de obrigatoriedade em ter um tipo de seguro específico.
Eu tinha um crédito de mota até este mês e não tive restrição nenhuma, tive seguro contra todos porque quis, não foi imposição.
Quando tive um carro em ALD sim, a marca queria que o seguro tivesse determinada condições.

Já assinaste o contrato de crédito?
Custa me a querer que a Cetelem seja vantajosa...

Junto do teu banco provavelmente consegues algo melhor seja crédito pessoal ou automóvel.

Ainda não assinei o contrato de crédito porque entranto foi me posta outra barreira não estando eu efetivo e por isso preciso de um fiador. Acho que vou acabar por fazer um esforço maior e pagar a pronto  :-\
Penso que a questão será da campanha Honda em que a mota fica por 3 anos, com a possibilidade de troca ou compra (com a continuação do pagamento do crédito) e isso talvez implique a obrigatoriedade de ter que fechar negócio com a empresa de crédito em causa.

Não será talvez possível a opção por outra entidade de crédito. É questão do companheiro ver com a Honda e se a campanha é limitativa nesse sentido.

Quanto ao seguro, provavelmente a instituição de crédito em causa irá contactar o proprietário sobre a possibilidade de fazer seguro de crédito, caso o mesmo não o faça no momento de adesão ao contrato de compra do veículo.

Não tinha pensado nesse aspeto, do facto de ficar vinculado com a mesma empresa de crédito.

Pode me dizer se alguma das motas foi através da Cetelem? Que é neste caso a instituição financeira com quem a Honda trabalha.
E foi um crédito através do stand ou foi apenas um crédito pessoal? Digo isto porque pode fazer diferença não sei.  :pensador:

Cetelem zanguei-me há uns anos atrás. COFIDIS, mas sem juros porque estava associado a uma promoção da HONDA.

Pondera bem se essa promoção de troca no final te compensa. Normalmente não, pois tens uma prestação mais elevada e a valorização no final não varia muito do que te fazem sem promoção.

A única coisa que me despertou a atenção na altura foi a possibilidade de ao final de 3 anos (com mais experiência) poder passar para uma mota maior,  mas o facto é que não me compensa de todo acabando por pagar quase 900€ em juros por uma mota de 6500€...

Outubro 13, 2020, 10:15:31, 10:15
Responder #15

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Atenção que a campanha da Honda que decorreu em julho (penso eu) era sem juros durante 3 anos com a possibilidade de troca ao fim do período em causa.
Desconheço se a atual campanha ainda é válida nesse sentido.

Atenção que te poderá estar a ser feita uma simulação (devido à tua precariedade profissional) com outro tipo de crédito para "baixar" a prestação mensal.

Se for caso disso é claro que poderás utilizar outra entidade de crédito.

Verifica todas as condições, todas as entrelinhas, faz contas, não te precipites.