Autor Tópico: Cogumelos, disk locks e afins  (Lida 2653 vezes)

Janeiro 05, 2021, 00:20:19, 00:20
Lida 2653 vezes

AndreA

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 28
  • Texto Pessoal
    Carta A2
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500F
  • Localidade: São João da talha
Boas,

Acabei de tirar a carta A2 e comprei a minha primeira mota (uma CB500F de 2021) ,que , depois de meses de espera deve chegar entre finais desta semana e princípio da próxima  ;D

Sendo que o plano é levá-la todos os dias para o trabalho penso agora em investir em algo que me traga alguma segurança seja em casa ou no trabalho e estou a ver se compro um Disk Lock. Leigo no assunto, gostava de saber a vossa opinião, se existe algum que valha mais a pena comprar ou não. De momento vi estes :

https://www.fc-moto.de/epages/fcm.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/10207048/Products/Oxford-Screamer-XA7-Alarm-Disc-Lock/SubProducts/Oxford-Screamer-XA7-Alarm-Disc-Lock-0003
https://www.fc-moto.de/pt/Abus-350-Trigger-Alarm-Lock

Pensei também em adquirir uns Frame sliders, os ditos "cogumelos" mas apenas encontrei estes :
https://jbs-motos.pt/pt/crash-pads-cogumelos/792-rg-crash-pads-aero-style-honda-cb500f-x-13-.html

Não sei se estes são bons ou maus , se existem outros ou não mas qualquer ajuda é bem vinda  :tirarchapeu:

Obrigado

Janeiro 05, 2021, 07:44:51, 07:44
Responder #1

NT

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 39
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 7 GT
  • Localidade: Alverca do Ribatejo
Bom dia,

Tenho esses sliders na minha e são dos maiorzinhos à venda no mercado pelo que aumentam a protecção em caso de queda. A queda a que me refiro, é deixares cair a mota ou como já me aconteceu, atirarem-na ao chão. Em caso de acidente protegem um pouco o motor e nada mais. Se não gostares muito deles por serem volumosos, tenta ver da barracuda, givi, rizoma (ordem crescente de preços). Quanto ao disclock com alarme, procura os que consigam fazer 120 dB, abaixo disso em cidade mal se ouvem. Para mim o que me dá mais tranquilidade é para além disclock, adicionar um tracker, pois o alarme se estivermos longe não se ouve e um tracker dá-te um toque para o telemovel se a mota for mexida.
Boas curvas!
NMAX 2017 0->10675Km
MT07 2018 0->24843Km
Tracer 7 GT 0->...

Janeiro 05, 2021, 08:50:26, 08:50
Responder #2

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Boa compra!

Cogumelos LSL, também comprei na JBS e m Odivelas - pessoal 5 estrelas! Tens cores à escolha e em caso de queda, podes trocar apenas as peças danificadas, não tens de trocar o cogumelo completo.

Cadeado de disco compra o maior que couber na furação dos discos da tua moto e daqueles com alarme, em caso de movimentação apita a 120 dB (é bem alto e sempre desencoraja engraçadinhos. Tenas a marca XENA (por exemplo) e arranjas na Motoponto em Alfragide - pessoal 6 ou 7 estrelas aqui!

Se puderes, e em complemento, arranja uma corrente "gorda" (com elos hexagonais mais resistentes ao corte) e um cadeado da KRIPTONITE (por exemplo), ou da ABUS para amarrares a moto a um poste ou árvore.

Conta com pelo menos uns 100€ para cada peça, isto para comprar algo que já é de topo (há mais caro, mas também há mais barato).

Se quiseres ir mais além, um bom alarme (aqui neste momento não te sei dar boas referências, mas há-de aparecer malta que saiba aconselhar) e um MONIMOTO bem escondido na moto. Ajuda em caso de roubo para teres a localização da moto quando fores à Polícia pedir ajuda.

E para finalizar, o supra -sumo da coisa seria teres uma Piton a dormir nos manómetros e dois Rottweiler's a dormir encostados a ela.  :yeah: :yeah: :yeah: :yeah:
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Janeiro 05, 2021, 16:51:49, 16:51
Responder #3

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Para além do material que possas comprar a forma como estacionas, iluminação, passagem de pessoas (local público vs local mais recatado), etc. etc. são também pontos a ter conta quando deixas a mota estacionada.

Um seguro fará sentido se bem que te deves preparar para ser "roubado" pelos preços que praticam para recém encartados.

Chamo atenção para o MONIMOTO que a versão mais barata (MM5) trabalha "apenas" com 2G. A versão mais cara trabalha com 2G e 3 G e não é compatível com Android 6.0.

Como estamos no advento do 5G, poderão existir incompatibilidades no futuro se o equipamento não for atualizável pelo fabricante.

Janeiro 05, 2021, 23:05:03, 23:05
Responder #4

AndreA

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 28
  • Texto Pessoal
    Carta A2
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500F
  • Localidade: São João da talha
Bom dia,

Tenho esses sliders na minha e são dos maiorzinhos à venda no mercado pelo que aumentam a protecção em caso de queda. A queda a que me refiro, é deixares cair a mota ou como já me aconteceu, atirarem-na ao chão. Em caso de acidente protegem um pouco o motor e nada mais. Se não gostares muito deles por serem volumosos, tenta ver da barracuda, givi, rizoma (ordem crescente de preços). Quanto ao disclock com alarme, procura os que consigam fazer 120 dB, abaixo disso em cidade mal se ouvem. Para mim o que me dá mais tranquilidade é para além disclock, adicionar um tracker, pois o alarme se estivermos longe não se ouve e um tracker dá-te um toque para o telemovel se a mota for mexida.
Boas curvas!

De facto estes sliders são um pouco volumosos mas antes prefiro ter o "descanso" de ao deslizar num acidente ter aquela parte aborrachada do que ter aqueles cogumelos redondos que em acidente até podem "catapultar" a mota pelo que já ouvi dizer...
Em relação às marcas que referiu apenas encontrei da barracuda e entretanto encontrei estes dois da PUIG:
https://puig.tv/en/tuning-motos/frame-sliders/frame-sliders-r19?bike=26188
https://puig.tv/en/tuning-motos/frame-sliders/frame-sliders-pro?bike=26188

Também encontrei uma marca de um tracker sem ligação à bateria e achei muito conveniente, será algo a acrescentar, em relação aos 120db vou ter isso em consideração ! obrigado  ;D

Janeiro 05, 2021, 23:12:21, 23:12
Responder #5

AndreA

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 28
  • Texto Pessoal
    Carta A2
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500F
  • Localidade: São João da talha
Boa compra!

Cogumelos LSL, também comprei na JBS e m Odivelas - pessoal 5 estrelas! Tens cores à escolha e em caso de queda, podes trocar apenas as peças danificadas, não tens de trocar o cogumelo completo.

Cadeado de disco compra o maior que couber na furação dos discos da tua moto e daqueles com alarme, em caso de movimentação apita a 120 dB (é bem alto e sempre desencoraja engraçadinhos. Tenas a marca XENA (por exemplo) e arranjas na Motoponto em Alfragide - pessoal 6 ou 7 estrelas aqui!

Se puderes, e em complemento, arranja uma corrente "gorda" (com elos hexagonais mais resistentes ao corte) e um cadeado da KRIPTONITE (por exemplo), ou da ABUS para amarrares a moto a um poste ou árvore.

Conta com pelo menos uns 100€ para cada peça, isto para comprar algo que já é de topo (há mais caro, mas também há mais barato).

Se quiseres ir mais além, um bom alarme (aqui neste momento não te sei dar boas referências, mas há-de aparecer malta que saiba aconselhar) e um MONIMOTO bem escondido na moto. Ajuda em caso de roubo para teres a localização da moto quando fores à Polícia pedir ajuda.

E para finalizar, o supra -sumo da coisa seria teres uma Piton a dormir nos manómetros e dois Rottweiler's a dormir encostados a ela.  :yeah: :yeah: :yeah: :yeah:

Sim , também reparei que a JBS vende esses da LSL fiquei um pouco desencorajado apenas por parecerem mais pequenos e ligeiramente mais caros mas é algo a considerar..

Algo em que não pensei foi se de facto o disk lock caberá na furação dos discos... suponho que se não couber nos buraquinhos posso pô-lo nos espaços maiores do disco (certo?)

Corrente será algo que talvez comprarei mais tarde apenas porque onde trabalho não tenho sitio para prender a corrente e em casa tenho garagem por isso ainda não se justifica penso eu.

Esse tracker da MONIMOTO achei espetacular e provavelmente irei investir num ! Obrigado

Janeiro 05, 2021, 23:17:07, 23:17
Responder #6

AndreA

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 28
  • Texto Pessoal
    Carta A2
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500F
  • Localidade: São João da talha
Para além do material que possas comprar a forma como estacionas, iluminação, passagem de pessoas (local público vs local mais recatado), etc. etc. são também pontos a ter conta quando deixas a mota estacionada.

Um seguro fará sentido se bem que te deves preparar para ser "roubado" pelos preços que praticam para recém encartados.

Chamo atenção para o MONIMOTO que a versão mais barata (MM5) trabalha "apenas" com 2G. A versão mais cara trabalha com 2G e 3 G e não é compatível com Android 6.0.

Como estamos no advento do 5G, poderão existir incompatibilidades no futuro se o equipamento não for atualizável pelo fabricante.

Sim neste momento o preço de um seguro contra danos próprios está fora de questão para a minha carteira  :-X

O tracker da MONIMOTO será algo que irei provavelmente adquirir (a versão mais cara para não ter problemas com a compatibilidade) , acho que aumenta imenso as probabilidades de a recuperar em caso de roubo. Obrigado !

Janeiro 09, 2021, 16:57:20, 16:57
Responder #7

AndreA

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 28
  • Texto Pessoal
    Carta A2
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500F
  • Localidade: São João da talha
Boas,

Já tenho a mota em casa e vistos os discos de travão surgiu me uma dúvida:
Bem sei que o ideal é prender o disk lock no disco de travão traseiro e mais especificamente nos "buraquinhos" mais pequenos do disco em oposição àqueles espaços maiores interiores ao disco (se me faço entender).

Ora bem, os "buraquinhos" mais pequenos tanto do disco da frente como de trás apenas têm cerca de 7mm de diâmetro. Portanto tanto à frente como atrás só conseguirei colocar um disk lock de 6mm que são dos mais comuns. No entanto no disco da frente tenho aqueles espaços interiores maiores e consigo até pôr um disk lock dos maiores (cerca de 14mm).

Eis a questão:

Valerá mais a pena comprar um disk lock mais fraquito e colocar na roda de trás num dos ditos buraquinhos ou um disk lock dos grandes e colocar nos espaços maiores do disco na roda da frente ?

Os disk locks que vi são estes:

https://www.motocard.com/pt/anti-roubos/xena-xx15_yellow.aspx
https://www.motocard.com/pt/anti-roubos/xena-xzz6l_yellow.aspx

Qual das duas opções a mais segura? (sendo que o ideal era ter os dois bem sei  :D )



Janeiro 11, 2021, 08:26:44, 08:26
Responder #8

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
AndreA, podes usar o cadeado nos "buracos" maiores da aranha do disco, sem problema.

E o cadeado que seja de uma cor bem visível, para dissuadir logo a maior parte dos amigos do alheio.

Aconselho-te a comprares (custa uns 5€) uma daquelas "serpentinas" fluorescentes para ligares do cadeado ao punho da moto. Serve de alerta visual não tendo efeitos de segurança.
Assim, nunca irás arrancar na moto esquecendo-te de retirares o cadeado do disco, coisa que aconteceu a quase todos nós pelo menos uma vez na vida - com maiores ou menores efeitos, desde um simples "clac" e paragem súbita da moto até uma eventual queda para o lado "parada"...


« Última modificação: Janeiro 11, 2021, 08:27:45, 08:27 por MotardFeio »
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Janeiro 11, 2021, 09:56:26, 09:56
Responder #9

Pianoman

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1308
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
AndreA, podes usar o cadeado nos "buracos" maiores da aranha do disco, sem problema.

E o cadeado que seja de uma cor bem visível, para dissuadir logo a maior parte dos amigos do alheio.

Aconselho-te a comprares (custa uns 5€) uma daquelas "serpentinas" fluorescentes para ligares do cadeado ao punho da moto. Serve de alerta visual não tendo efeitos de segurança.
Assim, nunca irás arrancar na moto esquecendo-te de retirares o cadeado do disco, coisa que aconteceu a quase todos nós pelo menos uma vez na vida - com maiores ou menores efeitos, desde um simples "clac" e paragem súbita da moto até uma eventual queda para o lado "parada"...
Com um cadeado com alarme, como sempre usei, esse percalço nunca existirá!
Para além da segurança extra que traz.
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Janeiro 11, 2021, 14:44:10, 14:44
Responder #10

NT

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 39
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 7 GT
  • Localidade: Alverca do Ribatejo
Boas,

Já tenho a mota em casa e vistos os discos de travão surgiu me uma dúvida:
Bem sei que o ideal é prender o disk lock no disco de travão traseiro e mais especificamente nos "buraquinhos" mais pequenos do disco em oposição àqueles espaços maiores interiores ao disco (se me faço entender).

Ora bem, os "buraquinhos" mais pequenos tanto do disco da frente como de trás apenas têm cerca de 7mm de diâmetro. Portanto tanto à frente como atrás só conseguirei colocar um disk lock de 6mm que são dos mais comuns. No entanto no disco da frente tenho aqueles espaços interiores maiores e consigo até pôr um disk lock dos maiores (cerca de 14mm).

Eis a questão:

Valerá mais a pena comprar um disk lock mais fraquito e colocar na roda de trás num dos ditos buraquinhos ou um disk lock dos grandes e colocar nos espaços maiores do disco na roda da frente ?

Os disk locks que vi são estes:

https://www.motocard.com/pt/anti-roubos/xena-xx15_yellow.aspx
https://www.motocard.com/pt/anti-roubos/xena-xzz6l_yellow.aspx

Qual das duas opções a mais segura? (sendo que o ideal era ter os dois bem sei  :D )

Tenho o XX15 e o XX10 e o tom de toque do XX15 por alguma razao é bem superior, pelo que é o que tenho usado sempre na roda de trás. o XX10 uso na roda da frente se deixar a mota em sítios estranhos durante longos periodos de tempo. A fitinha é barata, mas deixei de a usar pois habituei-me a tirar sempre os cadeados, ligar a moto para aquecer o motor enquanto calço luvas e ponho capacete, para além do mais qualquer toque na moto e o cadeado faz logo barulho, logo é menos um acessório para tirar quando quero andar. Monimoto vale a pena, barato na aquisição / utilização anual e é flawless.
NMAX 2017 0->10675Km
MT07 2018 0->24843Km
Tracer 7 GT 0->...

Janeiro 12, 2021, 10:22:06, 10:22
Responder #11

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
AndreA, podes usar o cadeado nos "buracos" maiores da aranha do disco, sem problema.

E o cadeado que seja de uma cor bem visível, para dissuadir logo a maior parte dos amigos do alheio.

Aconselho-te a comprares (custa uns 5€) uma daquelas "serpentinas" fluorescentes para ligares do cadeado ao punho da moto. Serve de alerta visual não tendo efeitos de segurança.
Assim, nunca irás arrancar na moto esquecendo-te de retirares o cadeado do disco, coisa que aconteceu a quase todos nós pelo menos uma vez na vida - com maiores ou menores efeitos, desde um simples "clac" e paragem súbita da moto até uma eventual queda para o lado "parada"...
Com um cadeado com alarme, como sempre usei, esse percalço nunca existirá!
Para além da segurança extra que traz.

Uso os dois!  ;)
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha