Autor Tópico: 1a Mota | Critérios (Muito) Específicos  (Lida 1978 vezes)

Agosto 12, 2021, 15:57:05, 15:57
Lida 1978 vezes

mica.m

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 8
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Coimbra
Boas,

Acabei de me apresentar e vejo que existe um local separado para dúvidas sobre a primeira mota. Então aqui vai: conseguem pensar nalgum modelo com os seguintes critérios?

- até 35KW de potência (categoria A2)
- altura do assento: menos de 77cm
- ADV (que vá para todo o lado)
- percurso principal: “interior—>Porto—>interior” (ida e volta = 240km) 1 a 2 X semana
- percursos secundários: Gerês, Alentejo, interior do País, Europa, Mundo…
- espaço para top case
- exaustor o menos ruidoso possível

:-)

Agosto 12, 2021, 16:15:26, 16:15
Responder #1

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Bem... o critério que vai tornar a coisa difícil é mesmo a altura do banco...

Actualmente são cada vez menos as motos que se enquadrem nesse patamar das motos para "rodinhas baixas", onde também eu me incluo...

Contudo, julgo que no mercado de usados a BMW F650GS 2008/2013 seja talvez o compromisso... desconhecendo contudo se se enquadre no patamar das "até 35Kw"...

Ou seja... é realmente complicado se se encontrar uma Trail, que normalmente são mais altas para conseguirem transpor obstáculos mais facilmente no fora de estrada, que corresponda a pessoas de baixa estatura...

Diria à partida que noutro estilo de moto, a Honda Rebel 500 se se enquadra perfeitamente na deslocação fácil para todo o lado e se se colocar o baú atrás dará para transportar alguma carga... mas fora de estrada...  :pensador:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 12, 2021, 16:34:08, 16:34
Responder #2

Tojas

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 36
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT-07
  • Localidade: Maia
Ter em conta esses critérios todos vai ser muito complicado ....

A única que me vem à cabeça que é do estilo que queres e está dentro do limite dos 77cm de altura do assento é a Triumph Tiger 900 GT Low... Mas quando se fala em KW, é o dobro daquilo que procuras...

Agosto 12, 2021, 17:01:22, 17:01
Responder #3

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1931
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Boas,

Acabei de me apresentar e vejo que existe um local separado para dúvidas sobre a primeira mota. Então aqui vai: conseguem pensar nalgum modelo com os seguintes critérios?

- até 35KW de potência (categoria A2)
- altura do assento: menos de 77cm
- ADV (que vá para todo o lado)
- percurso principal: “interior—>Porto—>interior” (ida e volta = 240km) 1 a 2 X semana
- percursos secundários: Gerês, Alentejo, interior do País, Europa, Mundo…
- espaço para top case
- exaustor o menos ruidoso possível

:-)

Tens as primas Honda CB500 e a TRK502 que cumprem integralmente os teus requisitos.
Embora indiquem que a altura do banco ao solo e de 81.5cm, eu discordo. 81 tem a minha Guzzi e eu mal meto os pés no chão, já nessas duas não tenho qualquer dificuldade.
Testa uma e tira as duvidas.
« Última modificação: Agosto 12, 2021, 17:02:33, 17:02 por JoãoPVCarvalho »
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Agosto 12, 2021, 17:02:53, 17:02
Responder #4

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Boas,

Acabei de me apresentar e vejo que existe um local separado para dúvidas sobre a primeira mota. Então aqui vai: conseguem pensar nalgum modelo com os seguintes critérios?

- até 35KW de potência (categoria A2)
- altura do assento: menos de 77cm
- ADV (que vá para todo o lado)
- percurso principal: “interior—>Porto—>interior” (ida e volta = 240km) 1 a 2 X semana
- percursos secundários: Gerês, Alentejo, interior do País, Europa, Mundo…
- espaço para top case
- exaustor o menos ruidoso possível

:-)

Tens as primas Honda CB500 e a TRK502 que cumprem integralmente os teus requisitos.
Embora indiquem que a altura do banco ao solo e de 81.5cm, eu discordo. 81 tem a minha Guzzi e eu mal meto os pés no chão, já nessas duas não tenho qualquer dificuldade.
Testa uma e tira as duvidas.

E muito facilmente se manda rebaixar o banco mantendo boa parte do conforto.

Agosto 12, 2021, 17:04:27, 17:04
Responder #5

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1931
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Boas,

Acabei de me apresentar e vejo que existe um local separado para dúvidas sobre a primeira mota. Então aqui vai: conseguem pensar nalgum modelo com os seguintes critérios?

- até 35KW de potência (categoria A2)
- altura do assento: menos de 77cm
- ADV (que vá para todo o lado)
- percurso principal: “interior—>Porto—>interior” (ida e volta = 240km) 1 a 2 X semana
- percursos secundários: Gerês, Alentejo, interior do País, Europa, Mundo…
- espaço para top case
- exaustor o menos ruidoso possível

:-)

Tens as primas Honda CB500 e a TRK502 que cumprem integralmente os teus requisitos.
Embora indiquem que a altura do banco ao solo e de 81.5cm, eu discordo. 81 tem a minha Guzzi e eu mal meto os pés no chão, já nessas duas não tenho qualquer dificuldade.
Testa uma e tira as duvidas.

E muito facilmente se manda rebaixar o banco mantendo boa parte do conforto. Exactamente!
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Agosto 12, 2021, 17:50:18, 17:50
Responder #6

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Como indicado acima, a altura do banco poderá ser algo muito relativo.

A largura do assento e até mesmo a largura da própria moto, não é algo igual em todas.

Quero com isto dizer que por exemplo 30mm de diferença na altura entre motos distintas, podem facilmente significar que te sintas igualmente à vontade em ambas e com os pés a alcançar o chão da mesma forma.

Nada como testar.
Inclusivamente a forma como o perfil do banco (a sua inclinação) vai descendo, pode ditar diferenças assinaláveis, pelo que...nada como testar.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 12, 2021, 23:31:02, 23:31
Responder #7

mica.m

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 8
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Coimbra
Obrigada a todos. Vou investigar os modelos recomendados.

Na internet vejo mulheres pequeninas a conduzir ADV, mas têm experiência com outras motas, não usam força bruta, mas sim o equilíbrio. Por agora talvez tenha que repensar os meus critérios.

Agosto 13, 2021, 00:53:58, 00:53
Responder #8

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Obrigada a todos. Vou investigar os modelos recomendados.

Na internet vejo mulheres pequeninas a conduzir ADV, mas têm experiência com outras motas, não usam força bruta, mas sim o equilíbrio. Por agora talvez tenha que repensar os meus critérios.

A altura da mota só é importante quando paras, em andamento vai dar tudo ao mesmo. É importante que experimentes.

Um colega meu tem uma R1250GS na qual acabou de fazer 12000km em creio que 35 dias, e duvido que ele tenha 1.70m.

Agosto 13, 2021, 09:14:44, 09:14
Responder #9

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
A nova NC750X é mais baixa que a geração anterior - aliás, precisamente porque era uma das queixas recorrentes nesse modelo.

Se ainda assim não for suficientemente baixa: podes sempre instalar um conjunto de bielas de rebaixamento.
Reduz a altura ao solo em cerca de 5 cms, o que por norma é suficiente para a maioria.

Mais uma vez e como já referido: desde que chegues com os pés ao chão, ainda que não na totalidade, é questão de hábito, práctica e cuidado adicional sempre que é necessário parar (especialmente em solo desnivelado).

A NC750X também ajuda bastante nesse aspecto.
O centro de gravidade é mesmo muito baixo o que facilita imenso o equilíbrio. Especialmente em baixas/no meio do trânsito.

Faz tudo o que te propões, com excepção de velocidades de cruzeiro mais elevadas para viagens mais longas (Europa, por exemplo).
Falta-lhe ali uma bocadinho de potência  :-X

Por outro lado ganha em arrumação (metin no lugar do depósito + malas/top-case) o que perde em autonomia vs. facilidade em atestar.
Não sendo propriamente barata para o que oferece, quando comparada com as GS... estas jogam noutro campeonato e há que ter essa noção também.

Agosto 13, 2021, 10:36:48, 10:36
Responder #10

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Sem necessidade de se mandar transformar o banco ou instalar acessórios pós-venda para o rebaixamento, a BMW vendia a F700GS que tinha como extra um conjunto de suspensões de rebaixamento (EO) fazendo com que o banco ficasse a 76,5cm do chão, portanto, podia sair do stand logo rebaixada.
Actualmente a F750GS tem modelo "capado para A2" e conta também com esse kit de rebaixamento mas é ligeiramente mais alta, precisamente 77cm.


(pelos vistos a F850GS também pode vir "capada para a2" mas não fui verificar altura do banco...

Sobre a Triumph Tiger GT low que o Tojas indicou, realmente tem hipótese de regular o banco entre 76 e 78cm e existe também hipotese de acrescentar o kit "capado para A2"...



Para comprar nova, são talvez estas as duas hipóteses mais relevantes. É ir aos stands e pedir informações e experimentar sentar se lá tiverem algum modelo rebaixado....
E obviamente procurar preços...
« Última modificação: Agosto 13, 2021, 10:48:50, 10:48 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 13, 2021, 12:02:51, 12:02
Responder #11

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Sem necessidade de se mandar transformar o banco (...)

A vantagem de rebaixar o banco é que conseguimos baixar a altura da mota sem mexer na ciclistica (coisa que acontece ao adaptar a suspensão), fica muito barato (60€ na JN Seat Covers), fica um banco perfeitamente adaptado a nós e com sorte passando para espuma viscoelástica apesar de reduzir a altura ainda podemos aumentar o conforto.

Nunca fui fã de rebaixar suspensões.

Agosto 13, 2021, 22:35:21, 22:35
Responder #12

mica.m

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 8
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Coimbra
A nova NC750X é mais baixa que a geração anterior - aliás, precisamente porque era uma das queixas recorrentes nesse modelo.

Esta seria uma mota de sonho, mas está acima do “budget”. A primeira mota deve ser sempre mais para o baratusca, não é?

Agosto 13, 2021, 22:40:34, 22:40
Responder #13

mica.m

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 8
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Coimbra
O que quer dizer “capado para a2”? Deixam tudo não mesma e baixam a potência? A F850GS tem 70kw de potência. A2 tem que ser menos de 35kw.

Agosto 13, 2021, 22:42:53, 22:42
Responder #14

mica.m

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 8
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Coimbra
Só de pensar em fazer uma estrada com semáforos e trânsito sem chegar com os pés ao chão, até me dá um treco.

Agosto 14, 2021, 10:37:46, 10:37
Responder #15

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
O que quer dizer “capado para a2”? Deixam tudo não mesma e baixam a potência? A F850GS tem 70kw de potência. A2 tem que ser menos de 35kw.

A maioria das marcas mais conhecidas, nem sempre têm motociclos de cilindrada baixa e média com potência máxima adequada à carta A2.

O que normalmente se verifica é que as marcas pegam em dois ou três dos seus modelos, mesmo com cilindrada alta, e limitam de fábrica a potência (há muitas que é apenas um parafuso que limita o curso do acelerador e outras que é meramente pela electrónica) fazendo com que para serem aptas a utilização de carta A2, são homologadas como tal.
O único senão é que serão limitadas sempre e não existe forma legal de as alterar para retirar a limitação.
Em caso de as autoridades verificarem que a moto terá sido deslimitada, julgo que seja apreendida na hora.

Em todo o caso, estes motociclos "limitados para A2" têm um preço ligeiramente inferior ao mesmo modelo "deslimitado", embora esse preço seja significativamente superior na maioria dos casos a motociclos que pela cilindrada e potência máxima seja puramente adequados à carta A2 sem terem de ser limitados...

Deixo sugestão de ires visitar todos os stands de marcas que gostes e perguntes directamente ao vendedor que te atender pelos motociclos que eles possam vender que se enquadrem no que pretendes, pode ser que encontres a tua futura moto mais facilmente, tanto que podes logo sentar-te nelas e ver quais as que gostas ou não...

Só de pensar em fazer uma estrada com semáforos e trânsito sem chegar com os pés ao chão, até me dá um treco.

Quando saí das 125cc tive um receio enorme do que seria "o mundo das altas cilindradas" e só tirei o medo (peso/altura) depois de me sentar numa moto de uma conhecida (Suzuki Gladius SFV650) onde verifiquei que além de leve, chegava com os dois pés ao chão e conseguia manobrar a moto facilmente. Até ter uma também 650cc foi meia dúzia de meses...

Neste momento em que te encontras é facilmente compreensível que para perderes medo e te sentires confortável (e segura) é precisamente com motos em que consigas chegar com os dois pés ao chão, com o normal preconceito de não caíres para o lado... mas quando tiveres mais prática e daqui a uns anos, vai te bastar conseguires estar em bicos de pés para te sentires confortável e segura.  ;)
« Última modificação: Agosto 14, 2021, 10:45:03, 10:45 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin