Autor Tópico: A minha história.  (Lida 1893 vezes)

Setembro 10, 2021, 00:34:15, 00:34
Lida 1893 vezes

Blackbass

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 4
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Portalegre
Boa noite
O meu nome é José, tenho 42 anos e até hoje andei apenas uma vez de Mota.  :stuck_out_tongue_winking_eye:
Na primeira vez que andei tinha 14 anos e foi numa NSR 50 a pendura e consegui queimar a perna no escape…  :napodeser: ralhete da mãe e pai para cima e não voltei a andar de Mota. Os meus amigos também não tinham Mota e eu acabei por não me interessar muito.
Os euros na família não eram muitos e eu sempre preferi guardar o dinheiro para tirar a carta de carro.
Vamos ver, eu nunca me interessei em ter Mota mas gostava de ver mas como não tinha € achava que um carro era melhor (levava mais gente, fizesse sol ou chuva, podia levar as namoradas… :feliz: etc). Afinal aos 18 já podia tirar carta e comprar um carro. Foram escolhas que fiz.
Depois de dizer isto vocês devem estar todos a pensar: mas o que é que este gajo está a fazer aqui?!?
Bem, a semanas atrás e após insistência  da minha companheira voltei a experimentar andar de mota a pendura e desta vez curti muito. :yeah: acho que muito por culpa do condutor e por desta vez já não ir de calções. :D
Atualmente Os € felizmente são outros, a situação familiar está porreira e a companheira também quer uma Mota.
Agora fiquei com o bicho e quero ir tirar a carta de Mota. Já ando a ver de escola e a tratar da inscrição.
Tenho visto vídeos e testdrives e gosto muito destas motos:
Kawasaki Vulcan 650
Honda Rebel 500 S
Mas depois de ver mais vídeos fiquei a pensar que são duras e que para o pendura não devem ser nada boas. - estarei a pensar bem?
Continuei a ver vídeos e estou a gostar bastante da CB500X.
Sei que é outro estilo de moto, mas quero disfrutar com a minha companheira e fazer passeios ao fim de semana e penso que numa Mota destas seria mais fácil para ambos.
Li alguns post do fórum e gostava que vocês me dessem opiniões acerca destas motas ou outras do mesmo estilo.
Uma coisa já sei. Não quero começar nas 125 porque já me conheço e depois vou querer mais cilindrada porque vou querer passear com a minha companheira e depois pelo que li aqui fica curto.
Tenho 170cms e 73 kg e a minha companheira tem 155 e 54 Kg o que da 130kgs em cima da Mota.
Obrigado pela paciência em lerem o post e se puderem comentar agradeço
Um abraço
José

Setembro 10, 2021, 01:13:03, 01:13
Responder #1

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1931
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Bem vindo companheiro.

Vais bem com a Cb500x, as outras são muito bonitas mas efectivamente não são pendura friendly.

Boas curvas.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Setembro 10, 2021, 09:14:42, 09:14
Responder #2

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Bem vindo companheiro.

Vais bem com a Cb500x, as outras são muito bonitas mas efectivamente não são pendura friendly.

Boas curvas.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Achei estranho não teres mencionado a actual melhor moto do mundo, a Benelli Trk502x...
 :pensador:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Setembro 10, 2021, 09:43:45, 09:43
Responder #3

mivla

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 50
  • Marca Motociclo: Analisando....
  • Localidade: Vila do Conde
Antes de mais bem vindo!

Em relação as tuas escolhas, ficas bem servido com uma CB500 X ou uma Macbor XR5, não disse a Benelli porque acho estupidamente pesada para a mota que é, e sendo tu recém escartado, o peso vai ser um ponto forte quando tiveres que a movimentar parada com 2 pessoas...
 

Setembro 10, 2021, 10:27:40, 10:27
Responder #4

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1931
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Bem vindo companheiro.

Vais bem com a Cb500x, as outras são muito bonitas mas efectivamente não são pendura friendly.

Boas curvas.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Achei estranho não teres mencionado a actual melhor moto do mundo, a Benelli Trk502x...
 :pensador:
Porque mudei de ideias.
A melhor mota do mundo é a Triumph.


Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Setembro 10, 2021, 10:40:51, 10:40
Responder #5

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Bem vindo companheiro.

Vais bem com a Cb500x, as outras são muito bonitas mas efectivamente não são pendura friendly.

Boas curvas.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Achei estranho não teres mencionado a actual melhor moto do mundo, a Benelli Trk502x...
 :pensador:
Porque mudei de ideias.
A melhor mota do mundo é a Triumph.


Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

 :lolol:

Bonitas, confortáveis e dão para a família toda!



Alguma vez a pendura ia a ler o jornal se não estivesse confortável?!
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Setembro 10, 2021, 10:54:01, 10:54
Responder #6

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1931
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Bem vindo companheiro.

Vais bem com a Cb500x, as outras são muito bonitas mas efectivamente não são pendura friendly.

Boas curvas.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Achei estranho não teres mencionado a actual melhor moto do mundo, a Benelli Trk502x...
 :pensador:
Porque mudei de ideias.
A melhor mota do mundo é a Triumph.


Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

 ol:

Bonitas, confortáveis e dão para a família toda!



Alguma vez a pendura ia a ler o jornal se não estivesse confortável?!
Concordo contigo

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Setembro 10, 2021, 10:57:57, 10:57
Responder #7

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Bem vindo companheiro.

Vais bem com a Cb500x, as outras são muito bonitas mas efectivamente não são pendura friendly.

Boas curvas.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Achei estranho não teres mencionado a actual melhor moto do mundo, a Benelli Trk502x...
 :pensador:
Porque mudei de ideias.
A melhor mota do mundo é a Triumph.


Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

 ol:

Bonitas, confortáveis e dão para a família toda!



Alguma vez a pendura ia a ler o jornal se não estivesse confortável?!
Concordo contigo

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Setembro 10, 2021, 11:46:42, 11:46
Responder #8

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Queres a mota confortável para a pendura ? Cuidado com aquilo que desejas ! Ainda vais acabar por passar os fins de semana a ver montras !  ;D :tornarseanjinho:

Setembro 10, 2021, 14:42:39, 14:42
Responder #9

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Olá José e bem vindo a este espaço.

O que te posso recomendar?
NADA

O que para mim é bom pode não ser bom para ti e para a tua pendura.

Dá tempo ao tempo. Tira a carta de condução e vai experimentando vários modelos que te encham o coração. A ti e à tua companheira.

Se não querem uma 125cc, tens de experimentar algo com bom pulmão e que possa transportar os dois, sem que te meta medo.

Se é para andarem a dois tem que ser uma mota em que andem direitos, logo desportivas está fora de questão. Fora isso existem modelos muito bem conseguidos em que duas pessoas poderão fazer boas viagens de mota.

Vão visitando diversos stands de vários fabricantes, ver o que melhor se adequa à vossa pretensão e  disponibilidade financeira, porque isto de motas é muito bonito mas depois vamos a ver equipamento, seguro e manutenções e é sempre a somar.

Alerto que para uma boa convivência a bordo não basta uma mota "boa" mas sim igualmente equipamento em condições.

« Última modificação: Setembro 13, 2021, 09:14:52, 09:14 por JViegas »

Setembro 11, 2021, 23:46:32, 23:46
Responder #10

Blackbass

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 4
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Portalegre
Muito obrigado pelas opiniões. São muito bem-vindas.
Relativamente ao equipamento acho que é onde não tenho dúvidas em não poupar.
Capacetes integrais, luvas boas para os dois e casaco e calças.
Nada paga a nossa vida.
Quanto a potência penso na CBX porque embora não goste de velocidade acho que numa ultrapassagem uma 125 deixará algo a desejar.
Tenho um carro com 2000 cc e digo-vos que raramente passo limites mas já necessitei algumas vezes puxar por ele em ultrapassagens mais apertadas e sei que se não tivesse motor…
Vou seguir alguns conselhos que vc me deram.
Vou tirar a carta e ver e experimentar algumas motas para ver como me sinto.
Obrigado

Setembro 12, 2021, 15:03:04, 15:03
Responder #11

ALCLCF

  • Visitante
Nos primeiros tempos depois de tirar a carta e ter o "beículo", andaria sozinho para praticar.

E para andar com pendura escolheria uma mota em que os pés cheguem bem ao chão.

Setembro 12, 2021, 19:22:33, 19:22
Responder #12

Blackbass

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 4
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Portalegre
Nos primeiros tempos depois de tirar a carta e ter o "beículo", andaria sozinho para praticar.

E para andar com pendura escolheria uma mota em que os pés cheguem bem ao chão.

 :nice:

Setembro 12, 2021, 19:25:09, 19:25
Responder #13

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Muito obrigado pelas opiniões. São muito bem-vindas.
Relativamente ao equipamento acho que é onde não tenho dúvidas em não poupar.
Capacetes integrais, luvas boas para os dois e casaco e calças.
Nada paga a nossa vida.
Quanto a potência penso na CBX porque embora não goste de velocidade acho que numa ultrapassagem uma 125 deixará algo a desejar.
Tenho um carro com 2000 cc e digo-vos que raramente passo limites mas já necessitei algumas vezes puxar por ele em ultrapassagens mais apertadas e sei que se não tivesse motor…
Vou seguir alguns conselhos que vc me deram.
Vou tirar a carta e ver e experimentar algumas motas para ver como me sinto.
Obrigado

 Se tiveres possibilidade tenta um test drive na Versys 650 e na V-Strom 650. Isto se o conforto do pendura é para ti um ponto importante. Estão mais ou menos no mesmo patamar de preço da Vulcan 650, mas com um conceito diferente.
 :convivio:
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Setembro 13, 2021, 14:21:31, 14:21
Responder #14

AndréAlves

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 58
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Susuki
  • Modelo Motociclo: Intruder M800
  • Localidade: Guimarães
Tenho visto vídeos e testdrives e gosto muito destas motos:
Kawasaki Vulcan 650
Honda Rebel 500 S
Mas depois de ver mais vídeos fiquei a pensar que são duras e que para o pendura não devem ser nada boas. - estarei a pensar bem?
Continuei a ver vídeos e estou a gostar bastante da CB500X.
Sei que é outro estilo de moto, mas quero disfrutar com a minha companheira e fazer passeios ao fim de semana e penso que numa Mota destas seria mais fácil para ambos.

Faz todo o sentido! Mantém só em atenção a altura do assento ao chão, visto que do estilo cruiser para estilo adventure, aumenta consideravelmente. Sendo um novo condutor, e com desejos de levar a mulher de pendura, será importante ter bom "controlo" e "manobrabilidade" aquando parado!  :nice:

Setembro 22, 2021, 09:32:07, 09:32
Responder #15

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Qualquer sport-tourer oferece um bom nivel de conforto e proteção aerodinamica para condutor e pendura. Umas mais que outras, mas isso é uma questão de experimentares os vários modelos disponiveis ( Tracer, Versys, V-strom, TRK, etc. ). O senão, como já disseram, é que são um bocadinho mais altas que as Vulcan e Rebel. No entanto, na minha opinião e segundo as tuas medidas, não me parecem impeditivas.

Será sempre um caso de testares o máximo possivel de modelos, ver em qual te sentes mais confortável e confiante.

E, segundo sei, terás muito tempo para testes... parece que o processo para tirar a carta actualmente prolonga-se por vários meses, ainda devido ao facto de muitos funcionários do IMT estarem em tele-tabralho, o que atrasou imenso estes processos. Parece que está a começar a voltar ao normal, mas ainda há muito trabalho atrasado por fazer, sei de quem tenha começado a tirar a carta em Dezembro passado e só vai a exame de condução precisamente esta quinta-feira que vem...
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Setembro 22, 2021, 12:13:00, 12:13
Responder #16

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
José, como já disseram, não tenhas pressa e vê e pesquisa o mais possível. O princípio aqui é que uma moto boa para mim, pode não o ser para ti e vice-versa. Por questões de ergonomia, gosto, o que se pretende de uma moto, pendura/sem pendura, nova, usada, etc... É muito mais difícil e complexo do que escolher um carro. Mas também não é preciso ser engenheiro na NASA.  ;)
Dito isto, tens mais ou menos a minha estatura e peso (171cms/ 72kg).
Se optares por qualquer média cilindrada das mais polivalentes, que fazem tudo e são confortáveis (estilo V Strom, TRK, ou Transalps (mais antigas), é muito importante verificares como te sentes em cima de cada uma delas (incluindo a pendura).
Nunca experimentei a V Strom, mas tenho bastantes kms em Transalps e TRK. A TRK (com jante maior à frente, rodas de raios) está longe de ser uma moto fácil para iniciados, ao contrário do que muita gente diz. É demasiado pesada e alta para a nossa estatura, exige experiência. Também ao contrário do que muita gente diz, acho-a uma moto honesta e competente, não é um monte de lixo como se vê escrito por aí (mas isso é outra conversa).   ;)
A CB500X também parece uma boa opção.
Vê bem várias, vai aos stands, pede para te sentares em cada uma e escolhe com calma.