Autor Tópico: Dicas de qual escolher - TRACER 9 GT / VERSYS 1000 SE  (Lida 2225 vezes)

Outubro 27, 2021, 19:56:12, 19:56
Lida 2225 vezes

miguelneto

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 6
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Barreiro
Olá Pessoal,

algumas sugestões do que acham da TRACE 9 GT e da VERSYS 1000 SE ?

Julgo haver uma grande diferença de preço de uma para a outra, sendo a VERSYS mais cara. Compensará?
 :tirarchapeu:

Outubro 27, 2021, 20:49:56, 20:49
Responder #1

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Qual é a tua altura?

São coisas diferentes, se sempre existiu razões para test rides nestes mais ainda.



Sent from my SM-G780F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Outubro 27, 2021, 21:04:21, 21:04
Responder #2

miguelneto

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 6
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Barreiro
Que altura? Das motos?

Dizes que são motas que não se comparam?

Ambas são para viagens e para off-road de baixo nivel.

Outubro 27, 2021, 21:57:06, 21:57
Responder #3

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Que altura? Das motos?

Dizes que são motas que não se comparam?

Ambas são para viagens e para off-road de baixo nivel.

A altura do condutor...

Em todo o caso nenhuma delas é feita para off-road seja de baixo nível seja de alto...
São ambas motos estradistas mas por serem altas a malta fica a pensar erradamente que se trata de algo virado para o off-road... não é!
A tracer são 3 cilindros e a versys são 4 cilindros, têm comportamentos distintos e vai obviamente partir de ti saber qual delas corresponde ao que gostas e esperas da moto.
Vai a um stand yamaha e outro stand kawasaki, experimenta sentar-te em ambas e ver qual te sentes mais confortável e aquela que gostas mais.

Pessoalmente acho a versys um compromisso se bem que mais cara mas mesmo que lhe falta a genica a baixos regimes (acelerações) é capaz de ter mais alma nas médias e altas rotações...
Da versys não gosto do preço, do peso e do aspecto gordo mas não me importava de ter uma. 😊
A tracer é uma moto mais leve mas tem alguns pontos inferiores através de alguns componentes inferiores devido à yamaha fazer o compromisso de não subir mais o preço...
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Outubro 27, 2021, 22:13:49, 22:13
Responder #4

Luis Salgueiro

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1790
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 RT
Da Tracer 900 GT tens por cá o João Cruz e o seu DB .

Relativamente à Versys 1000 tenho um amigo (de grande porte) que com a sua companheira (de grande porte ) viajaram juntos muitas vezes "pela Europa fora"  e, apesar recentemente ter comprado uma Ducati MultiStrada,  ainda mantêm a Versys 1000 na garagem ( com muito mais de 100.000 kms marcados no painel ) . Uma mota muito fiável e confortável.
A transmissão da Kawasaki é muito provavelmente 'a melhor do mundo' . Fazes o que queres com aquela caixa e ela está sempre pronta para voltares a abusar .   

Acho que ambos os modelos  tiveram recentemente um 'restyling' . A Versys 1000 vem com uma electrónica muito completa , ao nível das GS .

Ambas têm suspensão invertida o que lhes permite um mínimo de à -vontade para estradões de terra batida e pisos um pouco  'manhosos' .
Acho que o gosto pessoal acerca da estética será determinante para a escolha .

p.s. Só mais uma 'achega' : Li no post de apresentação que se está a iniciar nestas andanças . Sem lhe querer retirar competências , acho que qualquer uma destas máquinas será 'desaproveitada' num iniciante . Isto de pilotar uma mota tem os seus 'quiproquos' !


« Última modificação: Outubro 27, 2021, 23:05:26, 23:05 por Luis Salgueiro »

Outubro 27, 2021, 22:47:35, 22:47
Responder #5

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1430
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Boas Miguel,
Como proprietário de uma Tracer 900 GT, digo te alguns pontos fortes e fracos:
Pontos +
Peso
Maleabilidade em cidade (com malas), dentro da sua concorrência
Consumos (dentro da concorrência)
Valores manutenção
Value/money

Pontos -
Suspensão traseira (parece um pudim. Obriga a gastar uns 1k para meter em condições)
Proteção aerodinâmica melhoravel
Estabilidade a alta velocidade (acima 180 k)
Altura livre ao solo (esquece o off-road. A moto, até a descer passeios bate com os coletores/escape no chão)

A Kawa nunca conduzi,  mas tenho ideia que tenha (muito) mais motor (mais cheio), mas é muito mais pesada.

Sugiro o que já te indicaram acima. Experimentar uma e outra.

Diria que se fazes 60-70% cidade e restante em passeios, sr calhar a Tracer será a mais indicada.
Se fizeres pouca cidade, a Kawa será melhor escolha.

Boa sorte.

JpC



Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Outubro 27, 2021, 23:47:32, 23:47
Responder #6

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Nenhuma das duas foi feita para offroad de qualquer tipo. São motas estradistas, criadas para tal e assumidas como tal.

Se aguentam offroad? Sim, tal como já vi uma GSX-R 1000 a desbravar num estradão... Mas devia ser crime meter-lhes sequer um pneu 90-10.

São motas muito parecidas e ao mesmo tempo muito diferentes.

A Tracer, que nunca tive o prazer de experimentar, tende a ser uma mota mais divertida de conduzir "de faca nos dentes" mas menos confortável para longas tiradas.
No entanto tanto a Versys consegue ser tão agressiva como a Tracer como a Tracer consegue fazer 1000km por dia se assim for preciso.

São dois motores muito equilibrados, mas ao mesmo tempo bastante diferentes. Os 3 cilindros tendem a ser muito lineares e equilibrados, já os 4 apesar de também serem muito lineares acabam por ter duas faixas distintas de utilização: Abaixo das 4500RPM andas com total suavidade, literalmente zero vibrações, e acima das 5500RPM despertas o monstro que há nela. Não consegues ter as duas vertentes ao mesmo tempo.

Consumos imagino que tendam para a Tracer. Não sei os consumos reais dela, mas a Versys faz perto de 5.5 em andamento moderado, e chega facilmente aos 7 em andamento divertido.

A suspensão da Versys é fantástica, mas em andamento forte é necessário mete-la em modo sport para a frente não afundar em demasia em travagens quase a fundo. Em modo road não é difícil meter a traseira a rabiar em travagens agressivas.

A alta velocidade, acima dos 200-210 é instável, frente muito leve.

Iluminação soberba, tem muita força em todo o range de RPM e levanta a roda a brincar.
Acima das 4500RPM nota-se bem a vibração nos pés e banco, abrandando acima das 7000RPM.

Defeitos dela são o péssimo controlo dos punhos aquecidos, o interruptor dos faróis de nevoeiro que está num sítio quase inacessível e a forma de subir e baixar o vidro que é muito pouco prática. Ah, e se leres que a Kawasaki tem uma app xpto esquece... Tudo mentira. A app é lixo.

Qualquer dúvida que tenhas de qualquer uma das duas, tanto eu como o @Joao_Cruz  conseguimos responder.

Na minha opinião a Tracer é uma melhor opção, mais equilibrada e racional. Faz tudo o que a Versys faz (algumas coisas melhor até) e poupas uns milhares de euros.

No entanto, como o emocional conta muito, a Versys levou a melhor por causa do motor e tecnologia. Para mim, a Versys é emocionalmente melhor mota.

No entanto, segue a regra de ouro: Testa primeiro, decide depois.
« Última modificação: Outubro 27, 2021, 23:52:05, 23:52 por ThatsMe »

Outubro 28, 2021, 18:31:56, 18:31
Responder #7

miguelneto

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 6
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Barreiro
Olá Luís,

embora seja iniciante, tenho feito alguns KM com a do meu irmão que é uma AfricaTWIN 2020. Obrigado pela dica. Foi bem útil.



Da Tracer 900 GT tens por cá o João Cruz e o seu DB .

Relativamente à Versys 1000 tenho um amigo (de grande porte) que com a sua companheira (de grande porte ) viajaram juntos muitas vezes "pela Europa fora"  e, apesar recentemente ter comprado uma Ducati MultiStrada,  ainda mantêm a Versys 1000 na garagem ( com muito mais de 100.000 kms marcados no painel ) . Uma mota muito fiável e confortável.
A transmissão da Kawasaki é muito provavelmente 'a melhor do mundo' . Fazes o que queres com aquela caixa e ela está sempre pronta para voltares a abusar .   

Acho que ambos os modelos  tiveram recentemente um 'restyling' . A Versys 1000 vem com uma electrónica muito completa , ao nível das GS .

Ambas têm suspensão invertida o que lhes permite um mínimo de à -vontade para estradões de terra batida e pisos um pouco  'manhosos' .
Acho que o gosto pessoal acerca da estética será determinante para a escolha .

p.s. Só mais uma 'achega' : Li no post de apresentação que se está a iniciar nestas andanças . Sem lhe querer retirar competências , acho que qualquer uma destas máquinas será 'desaproveitada' num iniciante . Isto de pilotar uma mota tem os seus 'quiproquos' !

Outubro 28, 2021, 18:44:53, 18:44
Responder #8

miguelneto

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 6
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Barreiro
Ois,

Sim a ideia é fazer pouca cidade. É pegar na patroa e ir por esse mundo fora!!  :enlatado:

Também reparei no pormenor do escaque na TRACER, muito baixo.

Tenho de experimentar.

Obrigado pelas dicas. Vou dando noticias.




Boas Miguel,
Como proprietário de uma Tracer 900 GT, digo te alguns pontos fortes e fracos:
Pontos +
Peso
Maleabilidade em cidade (com malas), dentro da sua concorrência
Consumos (dentro da concorrência)
Valores manutenção
Value/money

Pontos -
Suspensão traseira (parece um pudim. Obriga a gastar uns 1k para meter em condições)
Proteção aerodinâmica melhoravel
Estabilidade a alta velocidade (acima 180 k)
Altura livre ao solo (esquece o off-road. A moto, até a descer passeios bate com os coletores/escape no chão)

A Kawa nunca conduzi,  mas tenho ideia que tenha (muito) mais motor (mais cheio), mas é muito mais pesada.

Sugiro o que já te indicaram acima. Experimentar uma e outra.

Diria que se fazes 60-70% cidade e restante em passeios, sr calhar a Tracer será a mais indicada.
Se fizeres pouca cidade, a Kawa será melhor escolha.

Boa sorte.

JpC



Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk

Outubro 28, 2021, 18:50:12, 18:50
Responder #9

miguelneto

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 6
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Barreiro
Boas!!

Sim, a questão da APP, do vidro que mencionas preocupa-me.

A nível técnico tanto uma como a outra são muito parecidas para o uso que vou fazer. Muitas estrada, sinuosas ou não.

Vou ter mesmo que experimentar para ter uma noção real delas. Elas estão esgotadas aqui na zona, só lá para o final do mês.

Obrigado pelas dicas!!  :cool:


Nenhuma das duas foi feita para offroad de qualquer tipo. São motas estradistas, criadas para tal e assumidas como tal.

Se aguentam offroad? Sim, tal como já vi uma GSX-R 1000 a desbravar num estradão... Mas devia ser crime meter-lhes sequer um pneu 90-10.

São motas muito parecidas e ao mesmo tempo muito diferentes.

A Tracer, que nunca tive o prazer de experimentar, tende a ser uma mota mais divertida de conduzir "de faca nos dentes" mas menos confortável para longas tiradas.
No entanto tanto a Versys consegue ser tão agressiva como a Tracer como a Tracer consegue fazer 1000km por dia se assim for preciso.

São dois motores muito equilibrados, mas ao mesmo tempo bastante diferentes. Os 3 cilindros tendem a ser muito lineares e equilibrados, já os 4 apesar de também serem muito lineares acabam por ter duas faixas distintas de utilização: Abaixo das 4500RPM andas com total suavidade, literalmente zero vibrações, e acima das 5500RPM despertas o monstro que há nela. Não consegues ter as duas vertentes ao mesmo tempo.

Consumos imagino que tendam para a Tracer. Não sei os consumos reais dela, mas a Versys faz perto de 5.5 em andamento moderado, e chega facilmente aos 7 em andamento divertido.

A suspensão da Versys é fantástica, mas em andamento forte é necessário mete-la em modo sport para a frente não afundar em demasia em travagens quase a fundo. Em modo road não é difícil meter a traseira a rabiar em travagens agressivas.

A alta velocidade, acima dos 200-210 é instável, frente muito leve.

Iluminação soberba, tem muita força em todo o range de RPM e levanta a roda a brincar.
Acima das 4500RPM nota-se bem a vibração nos pés e banco, abrandando acima das 7000RPM.

Defeitos dela são o péssimo controlo dos punhos aquecidos, o interruptor dos faróis de nevoeiro que está num sítio quase inacessível e a forma de subir e baixar o vidro que é muito pouco prática. Ah, e se leres que a Kawasaki tem uma app xpto esquece... Tudo mentira. A app é lixo.

Qualquer dúvida que tenhas de qualquer uma das duas, tanto eu como o @Joao_Cruz  conseguimos responder.

Na minha opinião a Tracer é uma melhor opção, mais equilibrada e racional. Faz tudo o que a Versys faz (algumas coisas melhor até) e poupas uns milhares de euros.

No entanto, como o emocional conta muito, a Versys levou a melhor por causa do motor e tecnologia. Para mim, a Versys é emocionalmente melhor mota.

No entanto, segue a regra de ouro: Testa primeiro, decide depois.

Outubro 28, 2021, 19:31:49, 19:31
Responder #10

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Boas!!

Sim, a questão da APP, do vidro que mencionas preocupa-me.

A nível técnico tanto uma como a outra são muito parecidas para o uso que vou fazer. Muitas estrada, sinuosas ou não.

Vou ter mesmo que experimentar para ter uma noção real delas. Elas estão esgotadas aqui na zona, só lá para o final do mês.

Obrigado pelas dicas!!  :cool:


Nenhuma das duas foi feita para offroad de qualquer tipo. São motas estradistas, criadas para tal e assumidas como tal.

Se aguentam offroad? Sim, tal como já vi uma GSX-R 1000 a desbravar num estradão... Mas devia ser crime meter-lhes sequer um pneu 90-10.

São motas muito parecidas e ao mesmo tempo muito diferentes.

A Tracer, que nunca tive o prazer de experimentar, tende a ser uma mota mais divertida de conduzir "de faca nos dentes" mas menos confortável para longas tiradas.
No entanto tanto a Versys consegue ser tão agressiva como a Tracer como a Tracer consegue fazer 1000km por dia se assim for preciso.

São dois motores muito equilibrados, mas ao mesmo tempo bastante diferentes. Os 3 cilindros tendem a ser muito lineares e equilibrados, já os 4 apesar de também serem muito lineares acabam por ter duas faixas distintas de utilização: Abaixo das 4500RPM andas com total suavidade, literalmente zero vibrações, e acima das 5500RPM despertas o monstro que há nela. Não consegues ter as duas vertentes ao mesmo tempo.

Consumos imagino que tendam para a Tracer. Não sei os consumos reais dela, mas a Versys faz perto de 5.5 em andamento moderado, e chega facilmente aos 7 em andamento divertido.

A suspensão da Versys é fantástica, mas em andamento forte é necessário mete-la em modo sport para a frente não afundar em demasia em travagens quase a fundo. Em modo road não é difícil meter a traseira a rabiar em travagens agressivas.

A alta velocidade, acima dos 200-210 é instável, frente muito leve.

Iluminação soberba, tem muita força em todo o range de RPM e levanta a roda a brincar.
Acima das 4500RPM nota-se bem a vibração nos pés e banco, abrandando acima das 7000RPM.

Defeitos dela são o péssimo controlo dos punhos aquecidos, o interruptor dos faróis de nevoeiro que está num sítio quase inacessível e a forma de subir e baixar o vidro que é muito pouco prática. Ah, e se leres que a Kawasaki tem uma app xpto esquece... Tudo mentira. A app é lixo.

Qualquer dúvida que tenhas de qualquer uma das duas, tanto eu como o @Joao_Cruz  conseguimos responder.

Na minha opinião a Tracer é uma melhor opção, mais equilibrada e racional. Faz tudo o que a Versys faz (algumas coisas melhor até) e poupas uns milhares de euros.

No entanto, como o emocional conta muito, a Versys levou a melhor por causa do motor e tecnologia. Para mim, a Versys é emocionalmente melhor mota.

No entanto, segue a regra de ouro: Testa primeiro, decide depois.
Na verdade a app não faz falta nenhuma, mas é publicidade enganosa quando dizem que a app é incrível e faz muita coisa... É péssima, simplesmente não funciona.

Quanto ao sistema de elevação do vidro, foi uma escolha muito fraca por parte da Kawasaki. Podiam ir ter umas aulas com a Ducati ou com a BMW. O sistema da Multistrada é perfeito e o da R1250GS é muito porreiro tambem.