Que altura? Das motos?Dizes que são motas que não se comparam?Ambas são para viagens e para off-road de baixo nivel.
Da Tracer 900 GT tens por cá o João Cruz e o seu DB . Relativamente à Versys 1000 tenho um amigo (de grande porte) que com a sua companheira (de grande porte ) viajaram juntos muitas vezes "pela Europa fora" e, apesar recentemente ter comprado uma Ducati MultiStrada, ainda mantêm a Versys 1000 na garagem ( com muito mais de 100.000 kms marcados no painel ) . Uma mota muito fiável e confortável.A transmissão da Kawasaki é muito provavelmente 'a melhor do mundo' . Fazes o que queres com aquela caixa e ela está sempre pronta para voltares a abusar . Acho que ambos os modelos tiveram recentemente um 'restyling' . A Versys 1000 vem com uma electrónica muito completa , ao nível das GS . Ambas têm suspensão invertida o que lhes permite um mínimo de à -vontade para estradões de terra batida e pisos um pouco 'manhosos' . Acho que o gosto pessoal acerca da estética será determinante para a escolha . p.s. Só mais uma 'achega' : Li no post de apresentação que se está a iniciar nestas andanças . Sem lhe querer retirar competências , acho que qualquer uma destas máquinas será 'desaproveitada' num iniciante . Isto de pilotar uma mota tem os seus 'quiproquos' !
Boas Miguel, Como proprietário de uma Tracer 900 GT, digo te alguns pontos fortes e fracos:Pontos +PesoMaleabilidade em cidade (com malas), dentro da sua concorrência Consumos (dentro da concorrência)Valores manutençãoValue/moneyPontos -Suspensão traseira (parece um pudim. Obriga a gastar uns 1k para meter em condições)Proteção aerodinâmica melhoravelEstabilidade a alta velocidade (acima 180 k)Altura livre ao solo (esquece o off-road. A moto, até a descer passeios bate com os coletores/escape no chão)A Kawa nunca conduzi, mas tenho ideia que tenha (muito) mais motor (mais cheio), mas é muito mais pesada.Sugiro o que já te indicaram acima. Experimentar uma e outra.Diria que se fazes 60-70% cidade e restante em passeios, sr calhar a Tracer será a mais indicada. Se fizeres pouca cidade, a Kawa será melhor escolha.Boa sorte.JpCEnviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
Nenhuma das duas foi feita para offroad de qualquer tipo. São motas estradistas, criadas para tal e assumidas como tal.Se aguentam offroad? Sim, tal como já vi uma GSX-R 1000 a desbravar num estradão... Mas devia ser crime meter-lhes sequer um pneu 90-10.São motas muito parecidas e ao mesmo tempo muito diferentes.A Tracer, que nunca tive o prazer de experimentar, tende a ser uma mota mais divertida de conduzir "de faca nos dentes" mas menos confortável para longas tiradas. No entanto tanto a Versys consegue ser tão agressiva como a Tracer como a Tracer consegue fazer 1000km por dia se assim for preciso.São dois motores muito equilibrados, mas ao mesmo tempo bastante diferentes. Os 3 cilindros tendem a ser muito lineares e equilibrados, já os 4 apesar de também serem muito lineares acabam por ter duas faixas distintas de utilização: Abaixo das 4500RPM andas com total suavidade, literalmente zero vibrações, e acima das 5500RPM despertas o monstro que há nela. Não consegues ter as duas vertentes ao mesmo tempo. Consumos imagino que tendam para a Tracer. Não sei os consumos reais dela, mas a Versys faz perto de 5.5 em andamento moderado, e chega facilmente aos 7 em andamento divertido.A suspensão da Versys é fantástica, mas em andamento forte é necessário mete-la em modo sport para a frente não afundar em demasia em travagens quase a fundo. Em modo road não é difícil meter a traseira a rabiar em travagens agressivas.A alta velocidade, acima dos 200-210 é instável, frente muito leve.Iluminação soberba, tem muita força em todo o range de RPM e levanta a roda a brincar. Acima das 4500RPM nota-se bem a vibração nos pés e banco, abrandando acima das 7000RPM.Defeitos dela são o péssimo controlo dos punhos aquecidos, o interruptor dos faróis de nevoeiro que está num sítio quase inacessível e a forma de subir e baixar o vidro que é muito pouco prática. Ah, e se leres que a Kawasaki tem uma app xpto esquece... Tudo mentira. A app é lixo.Qualquer dúvida que tenhas de qualquer uma das duas, tanto eu como o @Joao_Cruz conseguimos responder.Na minha opinião a Tracer é uma melhor opção, mais equilibrada e racional. Faz tudo o que a Versys faz (algumas coisas melhor até) e poupas uns milhares de euros.No entanto, como o emocional conta muito, a Versys levou a melhor por causa do motor e tecnologia. Para mim, a Versys é emocionalmente melhor mota.No entanto, segue a regra de ouro: Testa primeiro, decide depois.
Boas!!Sim, a questão da APP, do vidro que mencionas preocupa-me.A nível técnico tanto uma como a outra são muito parecidas para o uso que vou fazer. Muitas estrada, sinuosas ou não.Vou ter mesmo que experimentar para ter uma noção real delas. Elas estão esgotadas aqui na zona, só lá para o final do mês.Obrigado pelas dicas!! Citação de: ThatsMe em Outubro 27, 2021, 23:47:32, 23:47Nenhuma das duas foi feita para offroad de qualquer tipo. São motas estradistas, criadas para tal e assumidas como tal.Se aguentam offroad? Sim, tal como já vi uma GSX-R 1000 a desbravar num estradão... Mas devia ser crime meter-lhes sequer um pneu 90-10.São motas muito parecidas e ao mesmo tempo muito diferentes.A Tracer, que nunca tive o prazer de experimentar, tende a ser uma mota mais divertida de conduzir "de faca nos dentes" mas menos confortável para longas tiradas. No entanto tanto a Versys consegue ser tão agressiva como a Tracer como a Tracer consegue fazer 1000km por dia se assim for preciso.São dois motores muito equilibrados, mas ao mesmo tempo bastante diferentes. Os 3 cilindros tendem a ser muito lineares e equilibrados, já os 4 apesar de também serem muito lineares acabam por ter duas faixas distintas de utilização: Abaixo das 4500RPM andas com total suavidade, literalmente zero vibrações, e acima das 5500RPM despertas o monstro que há nela. Não consegues ter as duas vertentes ao mesmo tempo. Consumos imagino que tendam para a Tracer. Não sei os consumos reais dela, mas a Versys faz perto de 5.5 em andamento moderado, e chega facilmente aos 7 em andamento divertido.A suspensão da Versys é fantástica, mas em andamento forte é necessário mete-la em modo sport para a frente não afundar em demasia em travagens quase a fundo. Em modo road não é difícil meter a traseira a rabiar em travagens agressivas.A alta velocidade, acima dos 200-210 é instável, frente muito leve.Iluminação soberba, tem muita força em todo o range de RPM e levanta a roda a brincar. Acima das 4500RPM nota-se bem a vibração nos pés e banco, abrandando acima das 7000RPM.Defeitos dela são o péssimo controlo dos punhos aquecidos, o interruptor dos faróis de nevoeiro que está num sítio quase inacessível e a forma de subir e baixar o vidro que é muito pouco prática. Ah, e se leres que a Kawasaki tem uma app xpto esquece... Tudo mentira. A app é lixo.Qualquer dúvida que tenhas de qualquer uma das duas, tanto eu como o @Joao_Cruz conseguimos responder.Na minha opinião a Tracer é uma melhor opção, mais equilibrada e racional. Faz tudo o que a Versys faz (algumas coisas melhor até) e poupas uns milhares de euros.No entanto, como o emocional conta muito, a Versys levou a melhor por causa do motor e tecnologia. Para mim, a Versys é emocionalmente melhor mota.No entanto, segue a regra de ouro: Testa primeiro, decide depois.