Autor Tópico: Primeira mota  (Lida 2396 vezes)

Maio 11, 2022, 22:03:23, 22:03
Lida 2396 vezes

Dr.maia

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 6
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Santarém
Olá, estou a acabar de tirar a carta de condução de mota A2 e ainda não sei bem que mota escolher, também não sei se começo por uma 125 ou se começo por uma 300. Eu gosto do estilo das naked e das super sport, em relação ás super sport sei que tenho de ter muita experiencia.
Espero que me consigam ajudar com a vossa experiencia?

Maio 11, 2022, 22:50:12, 22:50
Responder #1

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 457
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Olá, estou a acabar de tirar a carta de condução de mota A2 e ainda não sei bem que mota escolher, também não sei se começo por uma 125 ou se começo por uma 300. Eu gosto do estilo das naked e das super sport, em relação ás super sport sei que tenho de ter muita experiencia.
Espero que me consigam ajudar com a vossa experiencia?

Viva! Também tenho a carta A2 e também a tirei ano passado(com 18anos).
Quanto à mota ideal, irá depender de alguns fatores como: será mota para o dia-a-dia ou só para o fim de semana; se a maior parte do percurso é citadino ou não; se irá andar com passageiro... entre outras.
A meu ver, se estás a tirar a carta A2, talvez uma mota entre 300cc e 500cc seja o ideal, são motas com uma potência razoável para o quotidiano, regra geral são leves e de fácil manobra, não têm consumos muito elevados, e já dão para fazer uns passeios por aí  :yeah:
Quando tirei a carta A2, andei um tempinho com uma Yamaha XJ6 de 1998(limitada a 25kw), gostava imenso do ronco dos 4 cilindros, porém era muito pesada para a manobrar a baixa velocidade(deixei-a cair 2x, sendo nela que tive a minha 1ª queda que felizmente não foi nada de grave). Entretanto, consegui arranjar uma CB300R, que cumpre com os requisitos que eu necessito para o meu quotidiano, como consumos baixos(3.1l/100); perfeita para o suso citadino e para alguma autoestrada(dá para acompanhar bem o fluxo dos automóveis e tenho a possibilidade de os ultrapassar), e principalmente, é uma mota bastante leve(144kg em ordem de marcha), fora que dá para os meus passeios e de vez em quando, curtir umas curvinhas na N108.
De resto, irá depender(como referi anteriormente) do que pretendes fazer com a mota.
A meu ver, uma 125cc até é porreira, nomeadamente em espaço urbano, mas em autoestrada não as acho muito seguras, pois grande parte delas, apresenta alguma dificuldade em acompanhar o fluxo dos restantes automóveis(em manter uma velocidade de 110km/h-120km/h), para além disso, gosto de ter a possibilidade de realizar ultrapassagens, principalmente quando fico atrás de algum camião ou autocarro que deita bastante fumo ou algo do género.
Creio que outros membros também poderão ajudar nesta escolha.
Boa sorte e tudo de bom!  :nice:
« Última modificação: Maio 11, 2022, 22:53:14, 22:53 por JustGil »

Maio 12, 2022, 09:14:50, 09:14
Responder #2

Canonista

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 170
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 300 DS
  • Localidade: Braga
Como o JustGil referiu do ponto de vista da emoção, não há nada como uma 4 cilindros...
Pelo barulho, potência, aceleração, adrenalina.

Do ponto de vista da razão e para deslocação do dia a dia, cada vez me convenço mais que, 300 - 350 cm3 é a cilindrada certa.
Práticas de manobrar, económicas nos consumos, económicas na manutenção e isentas de IUC.

Para um recém encartado, ainda têm outra vantagem, são mais tolerantes e permitem uma mais fácil evolução na curva de aprendizagem.

Maio 12, 2022, 09:45:36, 09:45
Responder #3

Dr.maia

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 6
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Santarém
Quanto à mota ideal, irá depender de alguns fatores como: será mota para o dia-a-dia ou só para o fim de semana; se a maior parte do percurso é citadino ou não; se irá andar com passageiro... entre outras.

Bom dia!

Em relação á mota irá ser para o dia-a-dia e de vez em quando para fazer uns passeios.
Eu raramente irei andar com passageiro.

Um amigo meu mandou me um anúncio no OLX de uma yhamaha R6(limitada a 25kw), tive a ver o peso da mota e os consumos e acho que será muito pesada para além de que acho que não será uma boa ideia para primeira mota mesmo limitada.
O que me chamou a atenção nessa mota foi mesmo o design e o barulho dos 4 cilindros.

Maio 12, 2022, 10:19:13, 10:19
Responder #4

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Haaaa os 4 cilindros... como resistir...
Eu não... não consigo e conduzo uma no dia-a-dia  :diabolico:

Alguns irão dizer-te que tudo não passa do controlo do punho direito e da nossa cabeça, eu não concordo pois vai tudo da experiência que tens e por mais limitada que a mota esteja existem outros pontos e que tu até já referiste que é o peso.

Nas manobras a baixas velocidades, circular entre filas de trânsito ou retirar a mota de um local apertado de estacionamento, o peso da mota tem uma grande influência, mas lá está: é tudo uma questão de experiência (na minha opinião naturalmente).

Eu passei de uma 300cc para uma 650cc, ganhei em velocidade e prazer em conduzir mas perdi a manobrabilidade e a economia no uso diária da mesma.

Com certeza que as tuas aulas práticas não irão ser numa 300cc... provavelmente numa 650cc ou 700cc e isso já te dará uma ideia do que é andar diariamente com uma máquina dessas... no entanto e respondendo à tua dúvida e já que estás a tirar a carta eu começava por uma 300cc, sem sombra de dúvida (na minha opinião claro).

Não sei que trajetos irás fazer nem o orçamento disponível mas uma 125cc será principalmente para percursos pequenos e velocidades cruzeiro maioritariamente fora das vias rápidas. Não quero dizer que uma 125cc chega e sobra, aliás existem companheiros que fazem milhares de kms em 125cc sem problemas.

Bem vindo, boa sorte com a carta e boas escolhas.

Maio 12, 2022, 14:37:59, 14:37
Responder #5

Dr.maia

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 6
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Santarém
Não sei que trajetos irás fazer nem o orçamento disponível

Desde já obrigado a todos os que esclareçam as minhas dúvidas.

Em relação ao orçamento até agora é 3,500€(pode vir a aumentar porque vou trabalhar estas férias) eu sei que para uma mota o orçamento é um pouco baixo. O trajeto normalmente irá ser na cidade ( a cidade fica em cima de uma serra) e em algumas vias rápidas.
Com o orçamento atual que marcas e modelos é que me aconselham?

Maio 12, 2022, 15:59:10, 15:59
Responder #6

Canonista

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 170
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 300 DS
  • Localidade: Braga
Não sei que trajetos irás fazer nem o orçamento disponível

Desde já obrigado a todos os que esclareçam as minhas dúvidas.

Em relação ao orçamento até agora é 3,500€(pode vir a aumentar porque vou trabalhar estas férias) eu sei que para uma mota o orçamento é um pouco baixo. O trajeto normalmente irá ser na cidade ( a cidade fica em cima de uma serra) e em algumas vias rápidas.
Com o orçamento atual que marcas e modelos é que me aconselham?

Em primeiro lugar e depois das primeiras opiniões, já assentaste ideias? Qual a decisão?
É melhor referires qual a tua decisão ao nível de cilindrada e tipo de moto para teres opiniões dentro do que pretendes.

Maio 12, 2022, 17:11:32, 17:11
Responder #7

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Experimenta... experimenta e experimenta...

Desloca-te aos stands dos modelos que mais te atraem e tenta saber se eles têm modelos de teste. É difícil uma vez que os stands não podem ter todos os modelos para teste.

Quanto a marcas depende do teu gosto.

Existem modelos que têm muita representação em Portugal outros estão agora a começar, com representações "pequenas", algumas sólidas outras nem tanto.
Existem stands e "stands" e isso também conta:
Um colaborador que esteja disponível para te atender, que te explique e esclareça as tuas dúvidas, a forma como o negócio pode ser feito, ofertas que podem ser negociadas, os documentos e trâmites administrativos, os planos de revisões, etc. etc. isso também pode entrar na tua seleção, na minha opinião, claro está.

Maio 12, 2022, 22:54:21, 22:54
Responder #8

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 457
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Quanto à mota ideal, irá depender de alguns fatores como: será mota para o dia-a-dia ou só para o fim de semana; se a maior parte do percurso é citadino ou não; se irá andar com passageiro... entre outras.

Bom dia!

Em relação á mota irá ser para o dia-a-dia e de vez em quando para fazer uns passeios.
Eu raramente irei andar com passageiro.

Um amigo meu mandou me um anúncio no OLX de uma yhamaha R6(limitada a 25kw), tive a ver o peso da mota e os consumos e acho que será muito pesada para além de que acho que não será uma boa ideia para primeira mota mesmo limitada.
O que me chamou a atenção nessa mota foi mesmo o design e o barulho dos 4 cilindros.




A meu ver, todas as R6s são lindas! Se fosse possív€l gostaria de ter uma, mas não para o dia-a-dia.
Na minha perspetiva, é uma mota com uma posição de condução bastante agressiva(pelo menos a última que foi comercializada, creio que foi em 2020) que num ambiente mais urbano poderá ser muito cansativo, principalmente se andares na maior parte do tempo com uma mochila às costas.
Depois, para alguém que está a iniciar neste mundo, mesmo sendo uma mota limitada, acredito que não é "tão segura" como algumas 600cc mais atuais, porque, as motas do início dos anos 2000 ainda nem sequer tinham controlos de tração, sistemas de travagem ABS e outros cadgets eletrónicos(ou pelo menos eram poucas as que tinham), que de certa forma acabam por ser uma proteção e uma espécie de "anjo da guarda". Claro que isto depende sempre da forma como se conduz e de como se enrola o punho, mas, as motas mais recentes com estas ajudas eletrónicas, por um lado acabam por ser "menos agressivas" e "toleram" certos erros de alguém que está a iniciar-se nas motas ou que simplesmente se distraiu com algo.
Quando andava com a XJ6, que nem sequer tinha ABS, cheguei a apanhar uns valentes sustos, seja por ainda não saber controlar o travão traseiro(em algumas travagens mais fortes, sentia por vezes a roda traseira a bloquear e a derrapar), como também já senti a traseira a fugir nas saídas das rotundas, porque ainda não sabia dosear muito bem o punho do acelerador  :toma:(nomeadamente nos dias de chuva).
Com a CB300R que já possuí sistema de travagem ABS, já senti ele a funcionar umas 2x e que nessas vezes, foi distração da minha parte, talvez se não fosse esse "anjo da guarda", teria já batido na traseira do carro que seguia na frente.
Com isto tudo, quero dizer que, mais vale começar por baixo, tipo numa 125cc,300cc ou 500cc que acabam por tolerar alguns erros.
Isto foi apenas a minha visão e cada um sabe de si.
Tudo de bom!  :nice:
[/size]

« Última modificação: Maio 12, 2022, 22:57:41, 22:57 por JustGil »

Maio 13, 2022, 12:21:05, 12:21
Responder #9

Dr.maia

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 6
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Santarém
Citação de: Canonista
Em primeiro lugar e depois das primeiras opiniões, já assentaste ideias? Qual a decisão?
[/quote

A nível de cilindrada uma 300cc como já referiam tendo em conta a minha experiência e ao uso que vou dar, em relação ao tipo de mota uma naked.

Maio 13, 2022, 15:30:11, 15:30
Responder #10

Canonista

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 170
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 300 DS
  • Localidade: Braga
Há muitas e boas opções...  ;)

Yamaha MT03
Honda CB 300R
Kawasaki Z300
Suzuki GSX S 300
BMW G 310 R
Todas estas opções teriam que ser consideradas usadas, novas o preço é quase o dobro do teu orçamento.

Depois há versões mais económicas de marcas ou grupos chineses.
CFMOTO 300 NK
Voge 300 R
Benelli 302 S

Estes modelos embora ultrapassem o teu orçamento, já ficam mais próximas. Com mais 1000€ já conseguias comprar algumas novas.

E mais sugestões?  :pensador:

Maio 13, 2022, 17:52:10, 17:52
Responder #11

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
E que tal contar com 300 aerios mínimo para equipamento. Umas luvas, botas/sapatos e casaco? E nessa ordem...
Qualquer uma das 300cc mencionada vai mas não sei a tua estatura, por isso experimentar é a chave do resolver o problema.. por exemplo, se te sentares e tocares com os joelhos nas barras é como o outro que não chega com os pés ao chão e depois diz que é pesada, etc... os modelos não são universais que servem para todos pelo menos de fábrica!

Boas escolhas...sempre informadas.


Sent from my SM-G780F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Março 21, 2023, 18:48:40, 18:48
Responder #12

Dr.maia

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 6
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Santarém
Olá, depois de muito tempo decidi voltar aqui tirar mais umas dúvidas.
Em relação á mota tendo em conta as respostas anteriores na moto da escola de condução ( Z400) já me sinto mais á vontade.
Ultimamente tenho exprimentado e dado umas voltas pequenas (viste que ainda não tenho a carta) em uma Honda CBR 500R 2016 de uma amiga e até nem acho a posição de pilotagem desconfortável. Eu sei que a CBR 500R tem uma posição um pouco diferente das das 600cc.
Eu até gostei do design e da condução da mota, viste que é uma desportiva de entrada acham que seria um salto muito grande tendo em conta a minha experiência?
Já em relação ao equipamento tenho umas luvas da Try da casa das peles. Que marcas me aconselham para equipamentos, botas, casaco....

Março 21, 2023, 19:12:23, 19:12
Responder #13

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 457
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Olá, depois de muito tempo decidi voltar aqui tirar mais umas dúvidas.
Em relação á mota tendo em conta as respostas anteriores na moto da escola de condução ( Z400) já me sinto mais á vontade.
Ultimamente tenho exprimentado e dado umas voltas pequenas (viste que ainda não tenho a carta) em uma Honda CBR 500R 2016 de uma amiga e até nem acho a posição de pilotagem desconfortável. Eu sei que a CBR 500R tem uma posição um pouco diferente das das 600cc.
Eu até gostei do design e da condução da mota, viste que é uma desportiva de entrada acham que seria um salto muito grande tendo em conta a minha experiência?
Já em relação ao equipamento tenho umas luvas da Try da casa das peles. Que marcas me aconselham para equipamentos, botas, casaco....

Viva!
Nunca andei na CBR500R, apesar de que no início estava na minha lista quando estava a tirar a carta. Porém, já andei numa CB500F, a versão naked. Gostei de todo o conjunto em si, mas... não comprei uma porque achei que fosse pesada para mim, são 189kg em ordem de marcha, praticamente o mesmo peso de uma MT07 ou de uma Trident 660, e uns cavalos a menos.
Mas isto, foi a minha curta experiência com a mota, e eu na altura estava mentalizado que a questão do peso seria um fator fundamental, principalmente para a manobrar em baixa velocidade aqui na garagem de forma a caber o carro também.
Mas de resto, gostei imenso da mota, e se não achaste a mota pesada(com o tempo também ganha-se hábito), ponderava comprar uma.
Falando em equipamento, não te foques tanto na marca do material, tenta procurar por equipamento em promoção, mas que apresenta uma ótima relação qualidade-preço (em sites como o da Motocard dá para ver a avaliação dos diversos compradores). Todo este meu material, foi comprado em promoção, tanto em stands, como também na Motocard (por vezes tem uns descontos fantásticos).
Eu no meu dia-a-dia ando com umas botas de cano mais baixo da TCX, um casaco da Ixon(que por sinal são acessíveis e apresentam uma boa qualidade), umas luvas da Revit e agora ando à procura de umas proteções de joelho para pôr por baixo das calças.
Qualquer dúvida é só comunicar  ;)
Boa sorte aí com a carta e tudo de bom!  :nice:

Março 22, 2023, 14:46:09, 14:46
Responder #14

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Tudo depende do teu punho direito, da tua condição física e na tua cabeça no momento em que estás a conduzir.

Todas as motas são perigosas quando não temos uma condução cuidada.

No entanto é preciso estares consciente das tuas limitações e experiência. Tudo vai do ritmo com que te vais adaptando à mota e ao estilo da mesma.

Deves respeitar a máquina sem ter medo dela. Assim usufruirás mais e melhor da máquina que escolheres do que andares sempre a medo na estrada.

Elege para ti o que queres da máquina em termos de segurança:
- Chego bem com os pés ao chão?
- A posição que a mota me permite ter dá-me conforto e gosto a conduzir?
- Como é que a mota me entrega a potência? Gosto? Ou assusto-me?

Vou dar-te a minha pequena experiência:
Entrei tarde para o mundo das motas como proprietário e iniciei-me com uma 300cc. Scooter. Só acelerar e travar. Foi uma boa adaptação à minha nova realidade de condutor diário e em cidade.
Passados 6 ou 7 anos comecei a pensar numa mota, uma vez que tudo apontava para melhores mudanças na minha vida.

Comecei a pensar em n motas, mas o estilo que mais me puxava eram as "naked".
Das que experimentei optei pela CB650R.

Senti de imediato um "calafrio". Será que sou capaz? Será que é muita fruta para mim?
Depois de quase 3 anos de uso diário com a mota, o que dizer?

Com respeito pela máquina e nunca com medo, consegui retirar algum prazer da máquina e é para mim uma mota excelente.

É claro que sustos acontecem, faz-se "m rda" e posso-te dizer que dei por mim algumas vezes a pensar para mim: porra isto é muita mota!!!

Se alguma vez pensei que deveria ter optado por outra mota?
Não. Sem arrependimentos.
Na altura em que a escolhi foi aquilo que queria, aquilo que gostava e aquilo porque me apaixonei.

Na minha opinião deves ter isso em conta: apaixonar-te pela mota... e perguntares a tí próprio: é muita areia para mim? Dá-me medo?

Quanto ao equipamento:
Existem n marcas de material que vai do mau ao bom. Do que se rasga ou que deixa entrar água nas primeiras chuvadas, ou então chegas ao destino todo ensopado em suor.

Material bom é material caro. Não te iludas.
Mas existe material barato e adequado.

Nunca facilites na segurança. Pelo menos umas luvas, um blusão e se possível umas calças. Botas e nunca sandálias. Usa o bom senso, pois a carne deixada no alcatrão dói e custa a sarar, deixando-te sérias cicatrizes.

Equipa-te sempre para cair.

Existem muitas empresas. Atenção às promoções, pois às vezes não são tão baratas.

Pessoalmente prefiro o contacto direto com quem sabe do que está a falar do que um site na internet onde se vendem milhares de artigos.

Boas escolhas e boa sorte para o exame.












Junho 01, 2023, 21:29:33, 21:29
Responder #15

Joana Fernandes

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 4
  • Sexo
    Feminino

    Feminino
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: 350 Meteor
  • Localidade: Guimarães
Boas!
Tenho 20 anos vou comprar uma mota 300cc (Yamaha ou Honda) e queria escolher o capacete. Gostaria de um modular à volta dos 120€, preto ou combinação de preto/cinza/branco. Têm alguma sugestão?
Obrigada!

Janeiro 19, 2024, 13:32:51, 13:32
Responder #16

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
Olá, estou a acabar de tirar a carta de condução de mota A2 e ainda não sei bem que mota escolher, também não sei se começo por uma 125 ou se começo por uma 300. Eu gosto do estilo das naked e das super sport, em relação ás super sport sei que tenho de ter muita experiencia.
Espero que me consigam ajudar com a vossa experiencia?

KTM Duke 390

Janeiro 20, 2024, 14:01:14, 14:01
Responder #17

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Online
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Boas!
Tenho 20 anos vou comprar uma mota 300cc (Yamaha ou Honda) e queria escolher o capacete. Gostaria de um modular à volta dos 120€, preto ou combinação de preto/cinza/branco. Têm alguma sugestão?
Obrigada!

Tens o Scorpion 920 EVO que anda por preços um pouco abaixo desse valor, se conseguires encontrar, pois foi substituido pelo 930 EVO que tem um preço ligeiramente superior ao indicado, mas não arromba a carteira (mais uns 30€).