Olá, estou a acabar de tirar a carta de condução de mota A2 e ainda não sei bem que mota escolher, também não sei se começo por uma 125 ou se começo por uma 300. Eu gosto do estilo das naked e das super sport, em relação ás super sport sei que tenho de ter muita experiencia.Espero que me consigam ajudar com a vossa experiencia?
Citação de: Dr.maia em Maio 11, 2022, 22:03:23, 22:03Quanto à mota ideal, irá depender de alguns fatores como: será mota para o dia-a-dia ou só para o fim de semana; se a maior parte do percurso é citadino ou não; se irá andar com passageiro... entre outras.Bom dia!Em relação á mota irá ser para o dia-a-dia e de vez em quando para fazer uns passeios.Eu raramente irei andar com passageiro.Um amigo meu mandou me um anúncio no OLX de uma yhamaha R6(limitada a 25kw), tive a ver o peso da mota e os consumos e acho que será muito pesada para além de que acho que não será uma boa ideia para primeira mota mesmo limitada.O que me chamou a atenção nessa mota foi mesmo o design e o barulho dos 4 cilindros.
Quanto à mota ideal, irá depender de alguns fatores como: será mota para o dia-a-dia ou só para o fim de semana; se a maior parte do percurso é citadino ou não; se irá andar com passageiro... entre outras.
Não sei que trajetos irás fazer nem o orçamento disponível
Citação de: JViegas em Maio 12, 2022, 10:19:13, 10:19Não sei que trajetos irás fazer nem o orçamento disponívelDesde já obrigado a todos os que esclareçam as minhas dúvidas.Em relação ao orçamento até agora é 3,500€(pode vir a aumentar porque vou trabalhar estas férias) eu sei que para uma mota o orçamento é um pouco baixo. O trajeto normalmente irá ser na cidade ( a cidade fica em cima de uma serra) e em algumas vias rápidas.Com o orçamento atual que marcas e modelos é que me aconselham?
Citação de: JustGil em Maio 11, 2022, 22:50:12, 22:50Citação de: Dr.maia em Maio 11, 2022, 22:03:23, 22:03Quanto à mota ideal, irá depender de alguns fatores como: será mota para o dia-a-dia ou só para o fim de semana; se a maior parte do percurso é citadino ou não; se irá andar com passageiro... entre outras.Bom dia!Em relação á mota irá ser para o dia-a-dia e de vez em quando para fazer uns passeios.Eu raramente irei andar com passageiro.Um amigo meu mandou me um anúncio no OLX de uma yhamaha R6(limitada a 25kw), tive a ver o peso da mota e os consumos e acho que será muito pesada para além de que acho que não será uma boa ideia para primeira mota mesmo limitada.O que me chamou a atenção nessa mota foi mesmo o design e o barulho dos 4 cilindros.A meu ver, todas as R6s são lindas! Se fosse possív€l gostaria de ter uma, mas não para o dia-a-dia.Na minha perspetiva, é uma mota com uma posição de condução bastante agressiva(pelo menos a última que foi comercializada, creio que foi em 2020) que num ambiente mais urbano poderá ser muito cansativo, principalmente se andares na maior parte do tempo com uma mochila às costas.Depois, para alguém que está a iniciar neste mundo, mesmo sendo uma mota limitada, acredito que não é "tão segura" como algumas 600cc mais atuais, porque, as motas do início dos anos 2000 ainda nem sequer tinham controlos de tração, sistemas de travagem ABS e outros cadgets eletrónicos(ou pelo menos eram poucas as que tinham), que de certa forma acabam por ser uma proteção e uma espécie de "anjo da guarda". Claro que isto depende sempre da forma como se conduz e de como se enrola o punho, mas, as motas mais recentes com estas ajudas eletrónicas, por um lado acabam por ser "menos agressivas" e "toleram" certos erros de alguém que está a iniciar-se nas motas ou que simplesmente se distraiu com algo.Quando andava com a XJ6, que nem sequer tinha ABS, cheguei a apanhar uns valentes sustos, seja por ainda não saber controlar o travão traseiro(em algumas travagens mais fortes, sentia por vezes a roda traseira a bloquear e a derrapar), como também já senti a traseira a fugir nas saídas das rotundas, porque ainda não sabia dosear muito bem o punho do acelerador (nomeadamente nos dias de chuva).Com a CB300R que já possuí sistema de travagem ABS, já senti ele a funcionar umas 2x e que nessas vezes, foi distração da minha parte, talvez se não fosse esse "anjo da guarda", teria já batido na traseira do carro que seguia na frente.Com isto tudo, quero dizer que, mais vale começar por baixo, tipo numa 125cc,300cc ou 500cc que acabam por tolerar alguns erros.Isto foi apenas a minha visão e cada um sabe de si.Tudo de bom! [/size]
A nível de cilindrada uma 300cc como já referiam tendo em conta a minha experiência e ao uso que vou dar, em relação ao tipo de mota uma naked.
Olá, depois de muito tempo decidi voltar aqui tirar mais umas dúvidas.Em relação á mota tendo em conta as respostas anteriores na moto da escola de condução ( Z400) já me sinto mais á vontade.Ultimamente tenho exprimentado e dado umas voltas pequenas (viste que ainda não tenho a carta) em uma Honda CBR 500R 2016 de uma amiga e até nem acho a posição de pilotagem desconfortável. Eu sei que a CBR 500R tem uma posição um pouco diferente das das 600cc.Eu até gostei do design e da condução da mota, viste que é uma desportiva de entrada acham que seria um salto muito grande tendo em conta a minha experiência?Já em relação ao equipamento tenho umas luvas da Try da casa das peles. Que marcas me aconselham para equipamentos, botas, casaco....
Boas!Tenho 20 anos vou comprar uma mota 300cc (Yamaha ou Honda) e queria escolher o capacete. Gostaria de um modular à volta dos 120€, preto ou combinação de preto/cinza/branco. Têm alguma sugestão?Obrigada!