Pelo que li concordo com a versys 650 ou Tracer 700.E questão de testar, fazer contas e ver o que gostas mais.Porque aquilo que gostamos mais também e importante, senão o mais importante… daí vem aquele ditado do “mais vale um gosto que 3 vinténs”. Para uns fará sentido para outros nem por isso.Convém e as vezes nao cair num pensamento que para mim está errado… “que é: não vou comprar a tracer 700 porque a pcx 125 faz precisamente o mesmo”E que o pensamento apesar de parecer certo, não reflete que apesar de a 700 poder fazer a mesma coisa que a 125, a 125 nunca vai poder fazer a mesma coisa que a 700.As semelhanças entre uma viagem em 2 cilindradas tao distintas apenas poderão ser semelhantes numa folha de papelJá sei que a seguir vira alguém dizer que a pcx consegue fazer uma coisa ou outra que a 700 não consegue e dizer que já correu o país de Lead 110 e que foi uma aventura maravilhosa (e de tal nem tenho a menor duvida) a verdade é que no plano da utilização normal penso que todos concordamos
Concordo plenamente com as afirmações dos companheiros!Se a utilização que pretende dar à mota for mais diária, a meu ver compensa mais um mota até os 500cc, como os companheiros citaram: a Honda CB500X ou a Benelli TRK 502 ou algo do género, eu pelo menos, incluiria também a Kawasaki Versys 300.A meu ver são motas que têm capacidade para fazer um pouco de tudo, desde deslocações diárias com consumos relativamente baixos(creio que rondaram os 3.5l/100km) até uns passeios maiores de fim de semana, poderão revelar um desempenho/performance mais baixa do que as as suas irmãs de média cc (Honda NC ou Versys 650), nomeadamente com passageiro + carga, mas para quem está a iniciar no mundo do motociclismo, convém começar por uma mota um pouco mais leve e acredito que não irá fazer de início longas tiradas na estrada.Outro fator, é que uma pessoa tira mais proveito de uma mota de menor cc do que uma com mais cc. Falo por mim, quando andava de XJ6, de uma forma geral revelava algum receio quando andava com ela, até mesmo na hora de a retirar da garagem, devido ao seu alto peso para alguém que estava a começar(~ 210kg).Optei então por uma CB300, que me serve perfeitamente para o quotidiano, para uns passeios com passageiro também(óbvio que fico mais limitado), sinto-me mais seguro nela e ando com um consumo médio de 3l/100km.
Citação de: JustGil em Maio 28, 2022, 10:52:45, 10:52Concordo plenamente com as afirmações dos companheiros!Se a utilização que pretende dar à mota for mais diária, a meu ver compensa mais um mota até os 500cc, como os companheiros citaram: a Honda CB500X ou a Benelli TRK 502 ou algo do género, eu pelo menos, incluiria também a Kawasaki Versys 300.A meu ver são motas que têm capacidade para fazer um pouco de tudo, desde deslocações diárias com consumos relativamente baixos(creio que rondaram os 3.5l/100km) até uns passeios maiores de fim de semana, poderão revelar um desempenho/performance mais baixa do que as as suas irmãs de média cc (Honda NC ou Versys 650), nomeadamente com passageiro + carga, mas para quem está a iniciar no mundo do motociclismo, convém começar por uma mota um pouco mais leve e acredito que não irá fazer de início longas tiradas na estrada.Outro fator, é que uma pessoa tira mais proveito de uma mota de menor cc do que uma com mais cc. Falo por mim, quando andava de XJ6, de uma forma geral revelava algum receio quando andava com ela, até mesmo na hora de a retirar da garagem, devido ao seu alto peso para alguém que estava a começar(~ 210kg).Optei então por uma CB300, que me serve perfeitamente para o quotidiano, para uns passeios com passageiro também(óbvio que fico mais limitado), sinto-me mais seguro nela e ando com um consumo médio de 3l/100km.A TRK não faz 3.5L/100, nem perto. A minha fazia entre 4.5 e 5 de consumo misto. Para aproximar dos 4 tinha que andar extremamente calminho.A CB500x deve fazer sempre menos meio litro talvez.
Volto a referir o mesmo princípio. Claro que andar numa 125 não é o mesmo que andar numa 300, 600, 1200...O prazer e o gozo da viagem é diferente, mas... Entre a razão e a emoção qual pesa mais?No caso de utilizações diárias, deverá ser a razão a voz mais alta.Se o objetivo for passeios ao fim de semana, já será a emoção a falar mais alto.Para utilização diária, será a razão a defender baixas cilindradas. Se deixarmos a emoção entrar na discussão, uma 500 será uma escolha ponderada.Acima das 500 começamos a deixar a emoção tomar as rédeas na escolha. Consumos acima dos 5l/100 km, e aumentamos a frequência das visitas aos postos de abastecimento.
Nunca vi a escolha de uma moto como racional... mesmo para uso diário, nunca escolhi nem nunca escolherei uma moto que não goste só porque é economica. Se puder aliar as 2 coisas, ótimo. Mas se não der, irei sempre escolher a que gosto e nunca a que gasta menos, ou que leva mais bagagem.Respondendo ao autor, a Versys e a Tracer serão talvez as melhores opções para o que pretendes. No meu caso, escolheria a Tracer porque, como já disseram, acho-a muito mais bonita que a Versys.