Autor Tópico: Mais um tópico de primeira mota  (Lida 1520 vezes)

Maio 25, 2022, 18:28:57, 18:28
Lida 1520 vezes

Smaug

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 2
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: PCX
  • Localidade: Lisboa
Olá a todos! Ando há algum tempo a ler o fórum mas apenas agora me juntei para pedir a vossa opinião e por algumas ideias no “papel” já que não conheço ninguém que ande de mota pessoalmente.

Conduzo há alguns anos scooters 125cc Honda, actualmente uma PCX de 2019.

Dá bem para o gasto, ir e vir do trabalho em Lisboa, de vez em quando um pendura, top case e custos baixos. Dorme na rua pois não tenho garagem e não vou pagar uns 100€ por mês por uma aqui perto.

No entanto, desde que tirei a carta A que fiquei a pensar em comprar uma mota “a sério”. Apesar da mota da escola ser uma CB500 com mais de 10 anos e nem 50 cavalos, já ficou o gosto pela aceleração, barulho e posição de condução de uma mota em vez de uma scooter.

Há já vários anos que a minha mota ideal e para qual faria o upgrade quando pudesse seria a NC750X. Gosto da marca e acho muito útil o espaço de arrumação à frente. A opção de um modelo DCT também me interessou pois não achei que meter mudanças na mota fosse tão interessante como num carro (sacrilégio, eu sei) e seria menos uma coisa para me distrair. É confortável para levar um pendura, potência que chegue para AE e tem proteção aerodinâmica.

No entanto tenho vindo a pensar que depois de tantos anos de scooter e gastando tanto dinheiro noutra mota, talvez quisesse algo mais aliciante que a NC em que o foco é a practicalidade. E a subida de preços deste modelo não ajuda, já que o modelo actual com DCT está quase nos 5 dígitos nova, muito perto de uma F 750 GS.

Claro que gostando da caixa automática e espaço de arrumação podia simplesmente ver scooters maiores. No entanto não parecem tão entusiasmantes como as motas e as que gosto são extremamente caras. A TMax 530 começa acima dos 12 mil €, a Burgman 400 nos 9 mil e uma C650GT usada apenas ligeiramente menos. Além disso decidi que a minha próxima mota teria proteções laterais para quando invariavelmente for ao chão. Tive um pequeno acidente na PCX ao arrancar em cima de um carril do elétrico e como é tudo plástico simplesmente não tem arranjo. Têm de deitar fora e trocar tudo. Quase 500€ nesse arranjo apenas estético, quase 1/6 do valor da mota toda.

Antes de mais, faz sequer sentido ter alguma mota acima de 125cc a dormir na rua em Lisboa? Mesmo com seguro contra todos é uma perda pesada caso desapareça.

Tendo isto em conta e querendo uma mota para o dia a dia mas com capacidade para um passeio a dois + bagagem ás vezes,  o que escolheriam ?

Quanto mais investigo mais vou dar às “adventure”. Não tenho interesse em sair do alcatrão mas parece-me que são as únicas motas que ficam bem com top case e proteção do vento e fazem sentido para o dia a dia. Tenho procurado (geralmente usadas) CB500X, GS mais antigas de 650/750cc, Versys 300/650, Tracer 700, VStrom 650…  o que dizem? Orçamento idealmente abaixo dos 7000.

Obrigado por lerem!

Maio 25, 2022, 19:34:57, 19:34
Responder #1

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Para o uso que pareces querer dar à mota, diria que todas as que mencionas servem excepto a Versys 300. Falas no alcatrão, mas à exceção da V-Strom e talvez da CB500x (e da GS, dependendo do modelo) nenhuma foi feita para meter uma roda que seja na terra. A larguíssima maioria das motas de aventura que vês na estrada, GS1250GSA incluídas, nunca saíram nem sairão do asfalto.

Tenho experiência na terceira pessoa com Versys 650 e Tracer 700, ambas mais do que capazes de fazer tudo o que queiras, a Versys mais virada para o conforto e a Tracer mais virada para o lado desportivo. No entanto, já fiz longos passeios ao lado de uma Tracer, e já comi muito pneu ao lado de uma Versys 650.

Não tenho experiência com a CB500x, mas tive uma Benelli TRK 502 que tem a mesma potência e binário que a CB mas com uns bons kg em cima, e a mota porta-se muito bem mesmo com bagagem e pendura.
Uma vez mais, faz tudo o que peças dela, seja ir a 120-130km/h sem esforço em AE, ou fazer uma estrada de serra com andamento mais divertido ou agressivo. Se a Benelli se mexia bem, a CB com menos peso e menos corpo melhor se mexerá.

Pessoalmente, e isto é mera preferência pessoal, com um orçamento de 7000€ não iria para motas antigas tipo as BMW que mencionas.
Por esse dinheiro tens no OLX muitas Versys 650 e Tracer 700 muito decentes. Ou então poupas uns trocos e vais para o segmento abaixo, 500cc, que para a tua utilização pode chegar muito bem.

O que não posso deixar de recomendar é que testes tudo. Provavelmente vais ter quem te diga, talvez não aqui neste fórum, que 500cc não dá para viagens a dois, e que mesmo as 700cc se arrastam e bla bla bla.
Ignora, uma 500cc chega muito bem para os teus requisitos, mas é importante que percebas isso por ti mesmo senão se fores a seguir os conselhos da internet só ficas bem servido com uma 1290SA ou uma Multistrada V4S.

Em relação à mota dormir na rua, vai depender muito da zona, mas tanto se rouba uma 125cc como uma 1000cc: Basta os larápios assim entenderem.
Não te fies nos seguros contra roubo porque além de terem uma anuidade caríssima, têm quase sempre franquia de 20% e duvido que consigas uma nova apólice com roubo para uma mota já com uns anos em cima.

Qualquer dúvida nós tentamos ajudar.

Maio 26, 2022, 09:42:38, 09:42
Responder #2

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Para além do que o companheiro ThasMe disse (escreveu), permite-me partilhar um pouco da minha experiênca.

Conduzo diariamente em Lisboa, quase todos os dias com pendura, com uma mota (650cc). Anteriormente tive uma maxiscooter (300cc) - 7 anos e agora uma naked.

Viagens longas (acima dos 300kms) apenas sozinho.

Levo uma mochila às costas com as minhas coisas e quando levo pendura é a mesma que leva a mochila. Já lá vão 2 anos nisto.

Um ponto que não abdico é chegar com os pés ao chão, quando paro nos semáforos ou em manobras.

Quando mudei da maxiscooter para a naked o que realmente senti falta foi a arrumação e a "praticabilidade" de apenas acelerar... e confesso que estive muito inclinado para o DCT da Honda (X-ADV), mas o custo de nova fez com que desistisse.

Sempre pensei que em cidade me fosse difícil gerir a caixa de velocidades de uma mota, mas posso dizer que ao fim destes dois anos que convivo com a mesma já estou habituado. E o prazer é diferente quando aceleras em estrada livre ou num encadeamento de curvas, mas isso implica um conjunto de determinados pontos que gostes da mota e não apenas se é acelerador ou mudanças. provavelmente terás mais prazer em conduzir algo de cilindrada baixa e leve do que cilindradas altas onde tudo acontece rapidamente e ficas com a sessação que não controlas a máquina.

Pessoalmente prefiro para viagens longas, com pendura e carga algo superior aos 500cc, mas se atualmente trocasse iria para os 500cc: CB500X ou CMX500

Os 500cc chegam perfeitamente, aliás os 125cc dão... vai tudo do teu gosto e mentalidade... não podes esperar fazer "omeletas sem ovos". Tendo consciência que quanto maior a cilindrada maior as despesas associadas (seguro, IUC, combustíveis, se for mota a manutenção da corrente, etc., etc.)

Quanto aos roubos:
Se o ladrão quiser leva-te a mota.
Tens que ser esperto nesse sentido: estacionada num local iluminado, com capa, presa com corrente a algo fixo ao chão ou se for impossível com corrente à volta da roda e alguns cadeados de disco, um alarme e/ou GPS e usar o bom senso e um pouco de sorte.

Seguros, tens que avaliar muuuuitttoooo bem, tal como o ThatsMe escreveu....

Boas escolhas.



Maio 26, 2022, 10:00:42, 10:00
Responder #3

Canonista

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 170
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 300 DS
  • Localidade: Braga
Já foram dados muitos e bons conselhos por pessoal muito mais experiente do que eu.  ;)

Mas acho interessante focar um ponto.
O modelo que escolheres deve ser o melhor para a utilização maioritária que tiveres.
Quando troquei de carrinha pensei num modelo com espaço e conforto para a família (escolhi uma 520d). Quando me desloco para o trabalho penso no desperdício que é a vários níveis para transportar apenas uma pessoa. E isto acontece em mais do que 95% dos km's que faço, sozinho. Apenas ao fim de semana me desloco com a família.
Neste momento tenho utilizado uma 300 para deslocações do dia-a-dia e acho muito mais sensato e racional.
Claro que se for para uma AE o motor é curto... Mas não será a utilização principal e a acontecer será raramente. Por isso não me incomodo.
Já vi vídeos no Youtube de pessoal a fazer grandes viagens na Argentina com uma igual à minha (2 pessoas) com top case e malas laterais.  :)

Uma 500 é mais do que suficiente para grande parte das utilizações, até menos como referi!
Depois os custos de utilização e manutenção também devem ser considerados. Quanto menor a cilindrada menores os custos.  ;)

Maio 26, 2022, 18:03:03, 18:03
Responder #4

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Pelo que li concordo com a versys 650 ou Tracer 700.

E questão de testar, fazer contas e ver o que gostas mais.


Porque aquilo que gostamos mais também e importante, senão o mais importante… daí vem aquele ditado do “mais vale um gosto que 3 vinténs”. Para uns fará sentido para outros nem por isso.


Convém e as vezes nao cair num pensamento que para mim está errado… “que é: não vou comprar a tracer 700 porque a pcx 125 faz precisamente o mesmo”

E que o pensamento apesar de parecer certo, não reflete que apesar de a 700 poder fazer a mesma coisa que a 125, a 125 nunca vai poder fazer a mesma coisa que a 700.

As semelhanças entre uma viagem em 2 cilindradas tao distintas apenas poderão ser semelhantes numa folha de papel


Já sei que a seguir vira alguém dizer que a pcx consegue fazer uma coisa ou outra que a 700 não consegue e dizer que já correu o país de Lead 110 e que foi uma aventura maravilhosa (e de tal nem tenho a menor duvida) a verdade é que no plano da utilização normal penso que todos concordamos
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 26, 2022, 18:20:31, 18:20
Responder #5

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Pelo que li concordo com a versys 650 ou Tracer 700.

E questão de testar, fazer contas e ver o que gostas mais.


Porque aquilo que gostamos mais também e importante, senão o mais importante… daí vem aquele ditado do “mais vale um gosto que 3 vinténs”. Para uns fará sentido para outros nem por isso.


Convém e as vezes nao cair num pensamento que para mim está errado… “que é: não vou comprar a tracer 700 porque a pcx 125 faz precisamente o mesmo”

E que o pensamento apesar de parecer certo, não reflete que apesar de a 700 poder fazer a mesma coisa que a 125, a 125 nunca vai poder fazer a mesma coisa que a 700.

As semelhanças entre uma viagem em 2 cilindradas tao distintas apenas poderão ser semelhantes numa folha de papel


Já sei que a seguir vira alguém dizer que a pcx consegue fazer uma coisa ou outra que a 700 não consegue e dizer que já correu o país de Lead 110 e que foi uma aventura maravilhosa (e de tal nem tenho a menor duvida) a verdade é que no plano da utilização normal penso que todos concordamos



"Há um tipo, Tuguês, que está a dar a volta ao mundo numa pequena Honda Monkey.
https://www.aquelamaquina.pt/tome-nota/detalhe/recorde-a-bater-volta-ao-mundo-em-cima-de-uma-honda-monkey.html
Já teve inclusivé envolvido em pelo menos um acidente já bem aparatoso (que o deixou durante umas semanas acamado) e outras pequenas quedas e lá continua ele...
Se a Monkey  fosse desconfortável a esta hora já estava hospitalizado.
Se fosse com uma moto mais potente a esta hora já tinha acabado o passeio e se calhar não tinha "aproveitado da mesma maneira"...
(aqui deixo uma private joke para o tipo que diz que "vocês é só andar de moto e nunca passeiam nem vêem nada...")  ::P:

Sobre as propostas sugeridas...
Parecem-me todas válidas mas se o dinheiro não fosse um problema... dizem que a nova Triumph Tiger Sport 660 está um brinco!
Mas entre a versys650 e a tracer700, ambas usadas, iria para a tracer, é bem mais bonita!  :D
« Última modificação: Maio 26, 2022, 18:23:36, 18:23 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Maio 27, 2022, 10:57:42, 10:57
Responder #6

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Ele está a fazer a volta ao mundo em Monkey, porque a premissa da aventura e precisamente essa.

Se não seria mais um dos não sei quantos malucos a dar a volta ao mundo de BmW  :D

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 27, 2022, 14:35:56, 14:35
Responder #7

Canonista

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 170
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 300 DS
  • Localidade: Braga
Volto a referir o mesmo princípio.

Claro que andar numa 125 não é o mesmo que andar numa 300, 600, 1200...

O prazer e o gozo da viagem é diferente, mas... Entre a razão e a emoção qual pesa mais?

No caso de utilizações diárias, deverá ser a razão a voz mais alta.
Se o objetivo for passeios ao fim de semana, já será a emoção a falar mais alto.

Para utilização diária, será a razão a defender baixas cilindradas.
Se deixarmos a emoção entrar na discussão, uma 500 será uma escolha ponderada.

Acima das 500 começamos a deixar a emoção tomar as rédeas na escolha.  :diabolico:
Consumos acima dos 5l/100 km, e aumentamos a frequência das visitas aos postos de abastecimento.

Maio 28, 2022, 10:52:45, 10:52
Responder #8

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 457
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Concordo plenamente com as afirmações dos companheiros!
Se a utilização que pretende dar à mota for mais diária, a meu ver compensa mais um mota até os 500cc, como os companheiros citaram: a Honda CB500X ou a Benelli TRK 502 ou algo do género, eu pelo menos, incluiria também a Kawasaki Versys 300.
A meu ver são motas que têm capacidade para fazer um pouco de tudo, desde deslocações diárias com consumos relativamente baixos(creio que rondaram os 3.5l/100km)  até uns passeios maiores de fim de semana, poderão revelar um desempenho/performance mais baixa do que as as suas irmãs de média cc (Honda NC ou Versys 650), nomeadamente com passageiro + carga, mas para quem está a iniciar no mundo do motociclismo, convém começar por uma mota um pouco mais leve e acredito que não irá fazer de início longas tiradas na estrada.
Outro fator, é que uma pessoa tira mais proveito de uma mota de menor cc do que uma com mais cc. Falo por mim, quando andava de XJ6, de uma forma geral revelava algum receio quando andava com ela, até mesmo na hora de a retirar da garagem, devido ao seu alto peso para alguém que estava a começar(~ 210kg).
Optei então por uma CB300, que me serve perfeitamente para o quotidiano, para uns passeios com passageiro também(óbvio que fico mais limitado), sinto-me mais seguro nela e ando com um consumo médio de 3l/100km.
« Última modificação: Maio 28, 2022, 10:54:57, 10:54 por JustGil »

Maio 28, 2022, 14:27:20, 14:27
Responder #9

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Concordo plenamente com as afirmações dos companheiros!
Se a utilização que pretende dar à mota for mais diária, a meu ver compensa mais um mota até os 500cc, como os companheiros citaram: a Honda CB500X ou a Benelli TRK 502 ou algo do género, eu pelo menos, incluiria também a Kawasaki Versys 300.
A meu ver são motas que têm capacidade para fazer um pouco de tudo, desde deslocações diárias com consumos relativamente baixos(creio que rondaram os 3.5l/100km)  até uns passeios maiores de fim de semana, poderão revelar um desempenho/performance mais baixa do que as as suas irmãs de média cc (Honda NC ou Versys 650), nomeadamente com passageiro + carga, mas para quem está a iniciar no mundo do motociclismo, convém começar por uma mota um pouco mais leve e acredito que não irá fazer de início longas tiradas na estrada.
Outro fator, é que uma pessoa tira mais proveito de uma mota de menor cc do que uma com mais cc. Falo por mim, quando andava de XJ6, de uma forma geral revelava algum receio quando andava com ela, até mesmo na hora de a retirar da garagem, devido ao seu alto peso para alguém que estava a começar(~ 210kg).
Optei então por uma CB300, que me serve perfeitamente para o quotidiano, para uns passeios com passageiro também(óbvio que fico mais limitado), sinto-me mais seguro nela e ando com um consumo médio de 3l/100km.

A TRK não faz 3.5L/100, nem perto. A minha fazia entre 4.5 e 5 de consumo misto.
Para aproximar dos 4 tinha que andar extremamente calminho.

A CB500x deve fazer sempre menos meio litro talvez.

Maio 28, 2022, 19:55:37, 19:55
Responder #10

JustGil

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 457
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB300R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia, Porto
Concordo plenamente com as afirmações dos companheiros!
Se a utilização que pretende dar à mota for mais diária, a meu ver compensa mais um mota até os 500cc, como os companheiros citaram: a Honda CB500X ou a Benelli TRK 502 ou algo do género, eu pelo menos, incluiria também a Kawasaki Versys 300.
A meu ver são motas que têm capacidade para fazer um pouco de tudo, desde deslocações diárias com consumos relativamente baixos(creio que rondaram os 3.5l/100km)  até uns passeios maiores de fim de semana, poderão revelar um desempenho/performance mais baixa do que as as suas irmãs de média cc (Honda NC ou Versys 650), nomeadamente com passageiro + carga, mas para quem está a iniciar no mundo do motociclismo, convém começar por uma mota um pouco mais leve e acredito que não irá fazer de início longas tiradas na estrada.
Outro fator, é que uma pessoa tira mais proveito de uma mota de menor cc do que uma com mais cc. Falo por mim, quando andava de XJ6, de uma forma geral revelava algum receio quando andava com ela, até mesmo na hora de a retirar da garagem, devido ao seu alto peso para alguém que estava a começar(~ 210kg).
Optei então por uma CB300, que me serve perfeitamente para o quotidiano, para uns passeios com passageiro também(óbvio que fico mais limitado), sinto-me mais seguro nela e ando com um consumo médio de 3l/100km.

A TRK não faz 3.5L/100, nem perto. A minha fazia entre 4.5 e 5 de consumo misto.
Para aproximar dos 4 tinha que andar extremamente calminho.

A CB500x deve fazer sempre menos meio litro talvez.


Eu falei em 3.5l/100km porque é o que a Honda anuncia de consumo médio na CB500X, talvez a Benelli TRK 502 tenha um consumo mais elevado devido ao seu peso ser superior em relação à CB500X.
Mas também depende do andamento de cada um. Ainda no outro dia, algures no youtube, encontrei um comentário de um senhor a dizer que a sua CB500X estava com uma média de 3.3l/100  :pensador:
« Última modificação: Maio 28, 2022, 19:56:58, 19:56 por JustGil »

Maio 30, 2022, 08:38:20, 08:38
Responder #11

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Volto a referir o mesmo princípio.

Claro que andar numa 125 não é o mesmo que andar numa 300, 600, 1200...

O prazer e o gozo da viagem é diferente, mas... Entre a razão e a emoção qual pesa mais?

No caso de utilizações diárias, deverá ser a razão a voz mais alta.
Se o objetivo for passeios ao fim de semana, já será a emoção a falar mais alto.

Para utilização diária, será a razão a defender baixas cilindradas.
Se deixarmos a emoção entrar na discussão, uma 500 será uma escolha ponderada.

Acima das 500 começamos a deixar a emoção tomar as rédeas na escolha.  :diabolico:
Consumos acima dos 5l/100 km, e aumentamos a frequência das visitas aos postos de abastecimento.

Nunca vi a escolha de uma moto como racional... mesmo para uso diário, nunca escolhi nem nunca escolherei uma moto que não goste só porque é economica. Se puder aliar as 2 coisas, ótimo. Mas se não der, irei sempre escolher a que gosto e nunca a que gasta menos, ou que leva mais bagagem.

Respondendo ao autor, a Versys e a Tracer serão talvez as melhores opções para o que pretendes. No meu caso, escolheria a Tracer porque, como já disseram, acho-a muito mais bonita que a Versys.

Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Maio 30, 2022, 09:16:42, 09:16
Responder #12

Canonista

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 170
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: VOGE
  • Modelo Motociclo: 300 DS
  • Localidade: Braga

Nunca vi a escolha de uma moto como racional... mesmo para uso diário, nunca escolhi nem nunca escolherei uma moto que não goste só porque é economica. Se puder aliar as 2 coisas, ótimo. Mas se não der, irei sempre escolher a que gosto e nunca a que gasta menos, ou que leva mais bagagem.

Respondendo ao autor, a Versys e a Tracer serão talvez as melhores opções para o que pretendes. No meu caso, escolheria a Tracer porque, como já disseram, acho-a muito mais bonita que a Versys.

Está relacionado também com as mentalidades...
Ainda há uns dias atrás vi um estudo que concluiu que os Europeus usam a mota principalmente para lazer / passeios, enquanto os Asiáticos a usam predominantemente como meio de transporte.

Nestas coisas da mobilidade , temos que repensar os nossos deslocamentos. Nas estradas, os automóveis tornam o trânsito caótico!
A mota é um meio de transporte excelente, por várias questões.
Mas que ninguém me diga que uma 700, 800, 1000, ou 1200 é boa para enfrentar o trânsito caótico, circular entre filas e andar nas cidades.  ;)