Autor Tópico: ECE-NORM / ECE-22  (Lida 2316 vezes)

Dezembro 22, 2020, 14:34:32, 14:34
Lida 2316 vezes

TelmoJF

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 2
  • Marca Motociclo: Leonart
  • Modelo Motociclo: daytona 125
  • Localidade: Valadares
Bom dia pessoal,

Tenho por aqui um capacete mais antigo onde a etiqueta interior tem ECE-NORM.

Ando a procura da legislação em portugal sobre uso legal de capacete e falam na norma ECE-22 será diferente?






Obrigado

Dezembro 22, 2020, 14:36:26, 14:36
Responder #1

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Não respondendo à tua pergunta, até porque não tenho conhecimentos sobre as normas, mas pensa duas vezes antes de usar um capacete antigo.

As características protetoras dos capacetes vão desaparecendo com o tempo, defendendo-se que o "prazo de validade" de um capacete são 5 anos.

Dezembro 22, 2020, 17:12:58, 17:12
Responder #2

danteMdie

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 222
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: R1
  • Localidade: Porto
Não respondendo à tua pergunta, até porque não tenho conhecimentos sobre as normas, mas pensa duas vezes antes de usar um capacete antigo.

As características protetoras dos capacetes vão desaparecendo com o tempo, defendendo-se que o "prazo de validade" de um capacete são 5 anos.

^x2

A pergunta que todos os motociclistas devem colocar a si mesmos antes de se sentarem na mota é "quanto vale a minha cabeça?"

Dezembro 22, 2020, 18:00:15, 18:00
Responder #3

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
...falam na norma ECE-22 será diferente?

É a mesma, numa versão jurássica.  :)

A actual ECE-22 é uma norma que já teve várias revisões.
Actualmente cumpre-se a 22.05 e em breve certamente vão começar já a surgir com a 22.06.

Antes de sequer ser 22 os capacetes na UE só tinham mesmo o ECE.


Não existe fiscalização no que diz respeito a capacetes ou equipamento.
Talvez numa situação de acidente, quando as seguradoras recorrem a tudo  para se descartar de responsabilidades seja um tema que possam pegar...

A pergunta que todos os motociclistas devem colocar a si mesmos antes de se sentarem na mota é "quanto vale a minha cabeça?"

Há uns dias atrás vi um video brutal dum acidente cujo impacto foi tão violento que a cabeça soltou-se do corpo.
Junto enviaram-me imagens grotescas do capacete ainda com a respectiva cabeça lá dentro a metros do acidente.
Terrífico...

Mas o rosto realmente parecia intacto.
A primeira reacção que tive foi que aquele x spirit 3 realmente merece as 5 estrelas sharp.


Dezembro 23, 2020, 10:02:27, 10:02
Responder #4

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Não respondendo à tua pergunta, até porque não tenho conhecimentos sobre as normas, mas pensa duas vezes antes de usar um capacete antigo.

As características protetoras dos capacetes vão desaparecendo com o tempo, defendendo-se que o "prazo de validade" de um capacete são 5 anos.

Tirando o forro, que se vai degradando com o uso, e possiveis impactos, mesmo que pequenos, acho essa coisa da validade dos capacetes um real treta.

É aconselhado pelos fabricantes que se troque a cada 5 anos? Pois claro que é, são eles que os fabricam e que os vendem...
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Dezembro 23, 2020, 11:10:52, 11:10
Responder #5

Rodrigues1

  • Visitante
Como afirmou o "dfelix" e bem a norma é a mesma, um amigo anda com um à tanto tempo que se calhar já era do avô   :lolol:

Lembro-me de ver essa norma ECE-NORM no interior do capacete porque me pediu para colocar uns vinis ( caveiras )  :???:

Estou admirado ainda não me ter pedido para colocar uns cornos, o gajo é mesmo amante dos ferros.