Autor Tópico: O ABS pode considerar-se um "salva vidas"?  (Lida 3687 vezes)

Dezembro 13, 2016, 23:43:01, 23:43
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O ABS pode considerar-se um "salva vidas"?






Presentemente são inúmeros os modelos de scooters ou motos que têm o conhecido sistema de segurança na travagem - ABS (Anti-lock Braking System). Aliás, quase que aposto que estarão até mesmo em maioria os que aqui no fórum têm este sistema instalado no seu motociclo.

Na teoria todos sabem que ajuda ao evitar do bloqueio das rodas numa travagem forte, mas na prática serão muito menos os que têm conhecimento de como tudo se passa...

Numa explicação directa e fácil de assimilar, pode dizer-se que por via da utilização de sensores colocados no módulo do sistema ABS, são monitorizadas permanentemente as rodas durante uma travagem forte.

Assim que uma das rodas mostra qualquer tendência para bloquear e, por via disso, também a perda da necessária motricidade, o sistema intervém imediatamente e num espaço de tempo na ordem dos milésimos de segundo leva a um precioso reduzir da pressão da travagem nas rodas.

Mas....e é aqui que está a ciência do sistema, esta redução rapidamente dá lugar à pressão, num ciclo repetitivo e a alta velocidade de coloca pressão/tira pressão, o qual quase se pode ilustrar como um "bombear de força" na travagem de forma meticulosa e impossível de reproduzir àquela velocidade por qualquer ser-humano.
Este ciclo é repetido individualmente em cada roda várias vezes por segundo, num contínuo controlo electrónico e extremamente preciso.

Desta forma, não se perde o controlo da direcção ou, pior ainda...o controlo total do motociclo, com consequências imprevisíveis.

No entanto, existe algo importante a referir para que tudo se desenrole sem falhas e levando a que o processo de entrada em funcionamento do ABS decorra sem problemas....

E ao referir importante, estou mesmo a colocar enfâse na situação, pois tal deve ser tomado como uma regra!!
Durante uma travagem para uma qualquer imobilização de emergência (atravessar repentino de peões na faixa de rodagem, p.ex.), não se deve aliviar a pressão nos travões, nem ter receio nas pulsações sentidas quando o mesmo está a actuar.

No fundo, é deixar que o mesmo actue e faça o seu trabalho, deixando-nos a hipótese de poder - dentro das possibilidades - ter alguma direccionalidade para nos desviarmos de um obstáculo.

O resultado disto, na prática e em contexto real, tem ajudado muitos motociclistas a chegar a casa com uma história para contar...e não fazendo parte da mesma pelos piores motivos.

Não sendo um "anjo da guarda" ou um "salva vidas" para tudo e mais alguma coisa, como lhe chamei no titulo deste tópico, ainda assim ajuda e muito na nossa segurança.  :)

Deixo-vos com um muito interessante vídeo que vos convido a ver com atenção.


"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 14, 2016, 07:55:15, 07:55
Responder #1

João_Santos

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Sim e não. Se olhar-mos apenas para a estabilidade sim. Se pensar-mos no prolongamento da travagem, absolutamente não.

Eu apanhei um susto monumental em Coimbra num teste drive a uma N-Max que com o prolongar da travagem fiquei branco a olhar para a traseira de um táxi.

João :scooter: :scooter:

Dezembro 14, 2016, 08:16:07, 08:16
Responder #2

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João, vê então este vídeo levado a cabo por profissionais e em que é analisado de forma repetida o desempenho de uma unidade com ABS vs uma unidade sem ABS.


Ora se profissionais e mais do que habituados a técnicas de travagem não conseguem fazer distâncias mais curtas do que o ABS, dá que pensar...  :)
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Dalai Lama

Dezembro 14, 2016, 08:55:40, 08:55
Responder #3

mneves

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Sim e não. Se olhar-mos apenas para a estabilidade sim. Se pensar-mos no prolongamento da travagem, absolutamente não.

Eu apanhei um susto monumental em Coimbra num teste drive a uma N-Max que com o prolongar da travagem fiquei branco a olhar para a traseira de um táxi.

João :scooter: :scooter:
Sim e  vi  num manual da sym que a distância  de travagem pode aumentar  , por isso sempre ouvi dizer que para quem sabe o melhor é  sem abs.
Mas é  uma mais valia.
membro numero 16

Dezembro 14, 2016, 09:28:40, 09:28
Responder #4

João_Santos

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Referi-me concretamente ao caso da N-Max, que foi a única situação critica que vivi.

Quanto ao vídeo e não querendo pôr em causa os protagonistas, sempre li e por experiência própria, em automóveis, que o ABS prolonga a travagem. Quem sabe este vídeo não passa de mero marketing da Bosch.  :-\ :-\

Em minha opinião em Motos de 125 e é apenas a minha opinião, pela experiência que tenho, não concordo com a instalação de ABS nas 125.

Concordo mais na Obrigatoriedade de quem se inicia nas Motos com carta de carro, fazer um curso de pilotagem de Motos.

João  :scooter: :scooter:
« Última modificação: Dezembro 14, 2016, 09:30:34, 09:30 por João Santos »

Dezembro 14, 2016, 12:58:34, 12:58
Responder #5

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E vai até para além da eficácia em chuva...

Num travagem forte, p.ex. numa berma cheia de detritos ou mesmo gravilha, o sistema ABS também nos safa de ir ao chão.   :nice: :nice:


Não é um Santo milagroso que nos safe de tudo e mais alguma coisa (é preciso ter isso presente), mas ajuda bastante.  :)

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Dalai Lama

Dezembro 14, 2016, 15:18:53, 15:18
Responder #6

TMXR

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O ABS da jeito pois alivia o stress de ter que lidar com a travagem e os sistemas estao tao sofisticados que mesmo em pista é dificil ao humano ultrapassar a performance do ABS


Posto isto, a parte negativa... penso que ABS numa 125 é overkill... é preciso saber travar e como travar e ao estar sempre "na mama" do ABS  :nice:

Se alguém não sabe travar, mesmo com ABS como é que vai digerir a compressão da suspensão ou a perca de apoio da traseiro numa travagem mais quente?


Hoje em dias as novas gerações não tem a sorte que eu tive e de outros da minha geração que no verão passamos o dia em cima da bicicleta  :De aí falta-lhe uma excelente base para poderem encarar os primeiros dias na moto  :nice:
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Dezembro 14, 2016, 19:56:36, 19:56
Responder #7

Moto2cool

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O ABS é útil em piso escorregadio, em piso seco talvez não, em piso seco não andando depressa é pior que não o ter. Mas o importante é que nas motas não se trata apenas de travar a roda, é preciso o equilíbrio, porque a travagem com ligeira inclinação da mota e " já foste"
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Dezembro 19, 2016, 19:23:11, 19:23
Responder #8

TMXR

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Ora ca vai uma imagem para verem que os computadores sao muito potentes, mas que o cerebro humano é melhor e mais adaptável  :nice:








Se quiserem perceber o porque:


« Última modificação: Dezembro 19, 2016, 19:33:44, 19:33 por TMaxer »
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Dezembro 19, 2016, 19:44:28, 19:44
Responder #9

Africandruglord

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Dezembro 19, 2016, 20:06:55, 20:06
Responder #10

rodrigues

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A mim já salvou em piso seco, posso garantir com toda a certeza que se as rodas bloqueassem não me tinha desviado da trajetória do veículo que vinha de frente.

O principal objetivo do ABS é permitir o total controlo do veículo em manobras de evasão, não se trata apenas de travagem em menos metros, nesse campo o ABS perde mas compensa pois permite escolher pontos de fuga, claro que para isso requer sangue frio e controlo das emoções.

Se voltava a escolher com ABS ? nem pestanejava duas vezes.

Janeiro 22, 2017, 21:50:23, 21:50
Responder #11

catb

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Optei pela Beverly por ter ABS + ASR, grande máquina


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Janeiro 23, 2017, 12:46:21, 12:46
Responder #12

JViegas

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Já tive meia dúzia de situações que o ABS entrou em funcionamento (piso escorregadio, passadeira e/ou marcas no chão).

Concordo que o ABS não é uma garantia de que pare a mota em qualquer situação, e lá está o que já aqui escreveram: é preciso travar, ou então ter noção da velocidade versus "ambiente" atual da via.

Recomendo sempre a aquisição de moto com ABS.

Janeiro 23, 2017, 16:12:50, 16:12
Responder #13

dfelix

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Se alguém não sabe travar, mesmo com ABS como é que vai digerir a compressão da suspensão ou a perca de apoio da traseiro numa travagem mais quente?

Instalando um acessório destes:


Setembro 16, 2018, 19:42:21, 19:42
Responder #14

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Aqui deixo um vídeo que vale a pena ver na totalidade já que tem a particularidade de demonstrar variadíssimos casos com e sem ABS, em inúmeros motociclos diferentes, tanto em maxiscooter como em moto.


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Setembro 16, 2018, 23:36:41, 23:36
Responder #15

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Nesse caso, já valeu por inteiro a sua existência e eficácia na moto. :)

É pena que ainda haja um número relevante de motociclos sem ABS de série...se bem que sejam sobretudo até 125cc. Daí para cima são mais raros os casos...ainda que existam!

Mas mais uns tempos e será mesmo raro alguma não ter.

Vale totalmente a sua existência. Inclusivamente pilotos profissionais o dizem para utilização de um qualquer utilizador comum. Em tempos deixei por cá um vídeo  no fórum sobre isso.
Já em pista a conversa julgo que será outra, mas nesse campo não me pronuncio. :)  :nice:
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Setembro 17, 2018, 01:02:24, 01:02
Responder #16

dfelix

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É pena que ainda haja um número relevante de motociclos sem ABS de série...se bem que sejam sobretudo até 125cc. Daí para cima são mais raros os casos...ainda que existam!

A partir dos 125cc se não tiverem ABS... nem sequer cumprem Euro 4!

Só que estamos a falar de uma norma que passou a ser imposta ainda só este ano.
Naturalmente que tudo o que está para trás na maior parte dos casos não oferecia essa hipótese e alguns era apenas opcional.

Já em pista a conversa julgo que será outra, mas nesse campo não me pronuncio.

No contexto da competição (com motos de produção), a generalidade dos campeonatos nacionais e internacionais seguem as directivas definidas pela FIM, que descarta ajudas electrónicas que inclui naturalmente o ABS.

No contexto do uso por lazer em trackdays, penso que as tendências começam a mudar.
Os ABS têm evoluído bastante e começam a reponder ás limitações que ofereciam no passado quando aplicados a uma utilização deste género.
Um dos exemplos é o "cornering ABS".
Outro é a possibilidade de definir diferentes níveis de sensibilidade.

E se há pormenor interessante relativamente ao ABS que raramente vejo ser discutido passa um pouco por este questão da "sensibilidade".
Habitualmente quando se discute este temas fala-se "do ABS"! Algo que é tratando de forma bastante genérica.
Ou tem ou não tem.
Quando o comportamento do dispositivo pode variar muito entre construtores e tipos de motos.

Setembro 17, 2018, 11:45:13, 11:45
Responder #17

Hemisaro

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Provavelmente porque nos primórdios do sistema "ou havia ou não havia".

E actualmente mesmo esses níveis apenas devem estar na minoria dos modelos de motas, não? Mesmo o cornering abs ainda não se pode dizer que seja generalizado, certo. Ainda estão apenas nos modelos mais caros.

Daí a maioria do pessoal não os ter (porque a maioria não tem as motas de topo de gama) nem provavelmente os ter sequer experimentado (seja em pista ou em algum teste de mota de concessionário).
Não se tem a devida experiência prática da coisa para avaliar as reais diferenças ou evoluções de comportamento.

Mas que são bem-vindas são.

Julho 07, 2019, 22:06:34, 22:06
Responder #18

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Um tipo que seguia na sua moto não ganhou para o susto quando segue a baixa velocidade e uma cobra com seguramente +2 metros se atravessa à sua frente.

Segundo ele refere na descrição do vídeo, o ABS accionou naquela zona arenosa e sente-se 'salvo' pelo mesmo, já que impediu que fosse ao chão, numa situação em que...não se quer ter propriamente os pés no chão...

Vai lá vai.... :o

Apesar de ter sido filmado em 2014, só há cerca de semana e meia o tipo decidiu publicá-lo no YouTube:


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Julho 07, 2019, 22:12:50, 22:12
Responder #19

Moto2cool

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Provavelmente vamos precisar de botas contra mordeduras de cobra.
Nestes caso talvez fosse melhor acelerar que travar
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Julho 07, 2019, 23:16:36, 23:16
Responder #20

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Instalando um acessório destes:



 :lolol: :lolol: :lolol:  :convivio:
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Julho 08, 2019, 00:40:19, 00:40
Responder #21

António Teles

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Em minha opinião o ABS é importantíssimo em piso molhado, pois como sabem doseia a travagem impedindo o bloqueio da roda. Na minha anterior Scarabeo sem ABS e com chuva no IC19 a descer para o palácio de Queluz a circular talvez a 70km/h tenho de travar mais forte e a travagem prolonga-se e piso umas setas brancas no chão, aí o travão bloqueou de imediato e com a sorte que acompanha os incautos larguei a manente recuperando de novo o equilíbrio.
Por isso ABS sempre, quer se saiba travar ou não.
A ver se paro quieto?! 🏍

Setembro 25, 2023, 18:17:32, 18:17
Responder #22

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Desculpem por remexer neste tópico que já tem algum tempo, mas dei com um vídeo (recente) muito interessante e que lança uma perspectiva que vale a pena ver, precisamente em torno deste tema do...ABS.


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Dalai Lama

Setembro 25, 2023, 18:21:30, 18:21
Responder #23

ThatsMe

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Desculpem por remexer neste tópico que já tem algum tempo, mas dei com um vídeo (recente) muito interessante e que lança uma perspectiva que vale a pena ver, precisamente em torno deste tema do...ABS.




Traduzindo isso para o motociclista comum que não sabe travar, o ABS é "sempre" melhor.

Com piso molhado pior ainda, em que o "average joe" vai bloquear a roda frontal instantaneamente e só pára no chão.