A maioria dos motociclistas à medida que ganha experiência adopta naturalmente esta técnica sem sequer se aperceber que é uma técnica.
Aliás esta técnica é usada na prova rainha de super bikes, se repararem na roda da frente em curvas onde vão deitados a roçar com o ombro no chão a roda dianteira aponta para dentro.
Citação de: Rodrigues1 em Outubro 08, 2020, 14:24:30, 14:24Aliás esta técnica é usada na prova rainha de super bikes, se repararem na roda da frente em curvas onde vão deitados a roçar com o ombro no chão a roda dianteira aponta para dentro.Amigo Rodrigues, queres dizer "para fora", certo?
Isto das técnicas... não consigo aceitar muito bem estas teorias. Primeiro o que faz curvar uma moto (2 rodas) é o guiador e ponto.O movimento necessário no guiador para fazer a curva é o mesmo, seja qualquer for a origem nas mesmas condições. Como se diz na gíria é fisica... ou seja como exemplo, a 50 kms/h para realizar uma curva empurrar o guiador no mesmo lado da direção da curva, é o que faz a moto curvar nessa mesma direção. Não fazendo isto não curva. Fazemos sempre isto mesmo que inconscientemente. Sobre todas as outra teorías, força na peseiras do mesmo lado, balancear o corpo, deitar, puxar o guiador do outro lado em vez de empurrar neste, bla bla... vai dar o mesmo de uma maneira ou outra, directa ou indirectamente por qualquer outra força sendo reação de outra estamos a afectar o guiador na mesma forma.Sent from my SM-G965F using Tapatalk
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Amigo Cross, permite-me discordar.Na minha opinião, e derivado da minha prática também, bicicleta é diferente de mota. E tudo devido às velocidades.Uma mota a baixas velocidades (20/30 km/h) já se assemelha a uma bicicleta a curvar, ou seja, viramos o guiador na direção da curva.A velocidades superiores já não é assim. Ou curvas com a inclinação da mota, ou com a contra-brecagem, empurrando o punho do lado interior da curva, fazendo a que POR MOMENTOS a roda da frente aponte para o lado contrário da curva.Quanto ao que dizes de as curvas só se poderem fazer com o guiador, como explicas que se consiga curvar sem ter as mãos no dito guiador?Nunca mais me esqueço quando saí do stand com a minha primeira mota (maçarico...) e na primeira curva (em "U"-180°) lá vou eu todo lampeiro a virar o guiador (como fazia nas bicicletas) para o lado da curva. Claro que a mota foi logo na direção oposta!
Uma mota a baixas velocidades (20/30 km/h) já se assemelha a uma bicicleta a curvar, ou seja, viramos o guiador na direção da curva.A velocidades superiores já não é assim. Ou curvas com a inclinação da mota, ou com a contra-brecagem, empurrando o punho do lado interior da curva, fazendo a que POR MOMENTOS a roda da frente aponte para o lado contrário da curva.
Dois amigos meus já andam há muito tempo e ainda não conseguem usar essa "técnica" ou "contra brecagem" como lhe quiserem chamar.Saiem muitas vezes fora de mão em curvas apertadas, travam a meio da curva e só usam a inclinação do corpo para curvar.
... uns inclinam a mota mas ficam direitos outros inclinam o corpo mantendo a mota a direito, ao usar a contra brecagem nem precisamos de nos mexer em cima da mota ela curva praticamente sozinha.
Pois eu sei o que queres dizer mas não tem a ver com a velocidade.
A baixas velocidades (não sei se são menos de 20Km/h ou, menos de 30km/h) o efeito de giroscopico das rodas a girar ainda não se faz sentir pelo que, se se quer que mota vá para a direita, vira-se o guiador nessa direcção.
Cada um curva como bem entender ou se sente mais seguro
Numa dessas curvas que fecham em gancho se não tivesse empurrado o punho com mais força tinha ido parar ao fundo da ravina e fi-lo de forma consciente.