Autor Tópico: Projecto para um novo circuito de MotoGP em Espanha  (Lida 1207 vezes)

Fevereiro 17, 2021, 07:07:26, 07:07
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Sapiens21

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Projecto para um novo circuito de MotoGP em Espanha






O investimento privado, por terras dos 'nuestros hermanos', aparenta trazer novidades no campo do desporto motorizado...

E até se poderia considerar meramente como um boato, mas...neste caso já foi inclusivamente confirmado pela Câmara Municipal de Madrid, por lá conhecida como Ayuntamiento. :)

Por agora apenas projecto, mas com as autoridades Madrilenas a confirmarem plenamente essa intenção e avanços nesse campo.

No caso em concreto seria para implantar um circuito que serviria tanto MotoGP como provas de F1 e na cidade madrilena de Morata de Tajuña.

O projecto, que como indiquei tem fundos inteiramente financiados com capital privado, vem desde há cinco anos a tomar forma e estará numa fase de passagem para a execução, com um orçamento estimado em 12 milhões de euros.

Veremos se o campeonato de MotoGP terá dentro de uns anitos um novo circuito...




Um dos artigos por Espanha:  Link
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 17, 2021, 10:43:00, 10:43
Responder #1

dfelix

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A construção de um novo circuito só demonstra a potência que é Espanha nos desportos motorizados.
E isto deve-se só ao entusiasmo daquele público.

Em condições "normais" de calendário o GP já conta habitualmente com 4 provas a decorrer em território espanhol.
Em condições "anormais" como o ano passado... decorreram 7!!! (embora em 4 circuitos)

Com mais um circuito... aos poucos vai se tornando um campeonato "nacional"!  :D

Não deixa de ser curioso que apesar da enorme oferta, nenhuma das provas ocorre próximo da capital.
Algo que este novo circuito poderá permitir.

Mas para introduzir no calendário... ou este cresce, ou alguma internacional acabará por saltar fora.
Tal como a opção deste como circuito de reserva facilmente atira Portimão para fora desse estatuto.

Bem... entrando em "modo 2low", podemos sempre criar uma teoria da conspiração.
E divagarmos que isto é uma estratégia dos mafiosos do GP se estarem a preparar para manter o número de provas em Espanha perante uma eventual independência da Catalunha.
 :diabolico:

Fevereiro 17, 2021, 12:25:21, 12:25
Responder #2

2low

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A construção de um novo circuito só demonstra a potência que é Espanha nos desportos motorizados.
E isto deve-se só ao entusiasmo daquele público.

Em condições "normais" de calendário o GP já conta habitualmente com 4 provas a decorrer em território espanhol.
Em condições "anormais" como o ano passado... decorreram 7!!! (embora em 4 circuitos)

Com mais um circuito... aos poucos vai se tornando um campeonato "nacional"!  :D

Não deixa de ser curioso que apesar da enorme oferta, nenhuma das provas ocorre próximo da capital.
Algo que este novo circuito poderá permitir.

Mas para introduzir no calendário... ou este cresce, ou alguma internacional acabará por saltar fora.
Tal como a opção deste como circuito de reserva facilmente atira Portimão para fora desse estatuto.

Bem... entrando em "modo 2low", podemos sempre criar uma teoria da conspiração.
E divagarmos que isto é uma estratégia dos mafiosos do GP se estarem a preparar para manter o número de provas em Espanha perante uma eventual independência da Catalunha.
 :diabolico:

Obrigado!
 ::P: :convivio:

Em todo o caso a suspeita partiu de ti, não de mim.
Pelo que... também és bom a especular em teorias da conspiração!
 ::P:
« Última modificação: Fevereiro 17, 2021, 12:46:49, 12:46 por 2low »
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Fevereiro 17, 2021, 12:32:33, 12:32
Responder #3

Sapiens21

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Para quem tiver curiosidade de ver tudo o que está previsto acontecer...

O vídeo foi publicado ontem.
Está ali um grande investimento...mas o retorno imagino que seja também ele gigantesco.  :cost:

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Dalai Lama

Fevereiro 17, 2021, 12:59:52, 12:59
Responder #4

Sid

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nao parece ser um circuito que apresente algo de novo , mas apos ver o circuito parece realmente querer competir talvez com Portimao , que tem ocupaçao todo o ano seja em provas ou principalmente testes..

No entanto Portugal nao é Espanha, pelo que cada um tera o seu lugar no que diz respeito as provas.
Em relaçao aos testes ja tenho as minhas reservas.....
On a long and lonesome highway ,East of Omaha
You can listen to the engines moanin',Out this one-note song , You'd think about the woman,Or the girl you knew the night before

Fevereiro 17, 2021, 13:22:19, 13:22
Responder #5

dfelix

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...parece realmente querer competir talvez com Portimao , que tem ocupaçao todo o ano seja em provas ou principalmente testes..

Competir com Portimão?

O circuito é muito fixe... mas está muito lá atrás na "cadeia alimentar".
Aliás, diria que se não fosse a proximidade a Espanha e o Viegas ser presidente da FIM... este nem sequer seria reserva, quanto mais fazer parte do calendário oficial de eventos como o GP.  :D

O "problema" destas brincadeiras nem passa muito pelos circuitos serem "bons" ou terem condições maravilhosas.
As escolhas passam sobretudo pelo negócio que envolve e o dinheiro que dão a ganhar ás promotoras.
Espanha e Portugal nesse aspecto são os extremos opostos.

Só vejo uma razão lógica para a criação deste circuito:
Espanha é talvez a maior potência dos desportos motorizados actualmente.
Mas não tem um único circuito que seja na sua capital.  ;)


Fevereiro 17, 2021, 13:43:44, 13:43
Responder #6

2low

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...parece realmente querer competir talvez com Portimao , que tem ocupaçao todo o ano seja em provas ou principalmente testes..

Competir com Portimão?

O circuito é muito fixe... mas está muito lá atrás na "cadeia alimentar".
Aliás, diria que se não fosse a proximidade a Espanha e o Viegas ser presidente da FIM... este nem sequer seria reserva, quanto mais fazer parte do calendário oficial de eventos como o GP.  :D

O "problema" destas brincadeiras nem passa muito pelos circuitos serem "bons" ou terem condições maravilhosas.
As escolhas passam sobretudo pelo negócio que envolve e o dinheiro que dão a ganhar ás promotoras.
Espanha e Portugal nesse aspecto são os extremos opostos.

Só vejo uma razão lógica para a criação deste circuito:
Espanha é talvez a maior potência dos desportos motorizados actualmente.
Mas não tem um único circuito que seja na sua capital.  ;)

Vês... acabaste de especular e tens a tua teoria de conspiração!
 :convivio:

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Fevereiro 17, 2021, 13:47:46, 13:47
Responder #7

dfelix

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Desafio-te a apresentar argumentos que provem que seja especulação... ou melhor, que estou errado!  :)


Fevereiro 17, 2021, 13:50:02, 13:50
Responder #8

2low

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Desafio-te a apresentar argumentos que provem que seja especulação... ou melhor, que estou errado!  :)

Sobre o que outros possam estar a planear é difícil de se adivinhar se não forem os mesmos a demonstrarem publicamente.
Como não existe para já informação oficial que é nesse sentido, o que acabaste de fazer foi uma pura especulação sobre o assunto, tal como eu faço normalmente.
Se tens a cabeça não é só para usar chapéu ou capacete, e isso atenção, isso é bom sinal!


"Penso logo existo"

Mas não discordo nadinha do que acabaste de especular, faz também sentido.
E como viste, especulaste e continuaste a especular no assunto pois inicialmente poderias estar a pensar na talvez questão monetária poder roubar protagonismo ao autódromo de Portimão como agora por fim verificaste que havia essa questão sobre Madrid não ter um autódromo (tem apenas um de motocross ahahah)  quando Barcelona tem...
Mas agora vou desconstruir essa ideia com... Temos cá o Estoril e serve para quê?
Acredito mais na vertente de maior oferta, maior probabilidade de conseguirem maior concorrência e talvez roubar potenciais clientes de Portimão... tanto que estão mais próximos de França e Itália...
Mas sem duvida que o que também disseste que Espanha é das maiores potencias europeias dos desportos motorizados, criar novos autódromos também faz aumentar o gostinho pela coisa e por trás, maior probabilidade de ganharem novos pilotos, e com novos pilotos, é maior concorrência aos restantes já existentes para gerar dinheiro com publicidade e afins...

Agora para concluir com uma especulação só para a galhofa: O Miguel Oliveira arrebentou (fez desviar) o interesse nos pilotos espanhóis (já se fala em outros pilotos portugueses) e eles estão agora a tentar recuperar lugar...   :lolol:


 :convivio:
« Última modificação: Fevereiro 17, 2021, 14:02:07, 14:02 por 2low »
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Fevereiro 17, 2021, 14:23:07, 14:23
Responder #9

JViegas

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Visitando a wiki...
https://en.wikipedia.org/wiki/Grand_Prix_motorcycle_racing

As pistas onde decorrem as provas de MotoGP (2019)

Espanha:
1 - Jerez de la Frontera, Circuito de Jerez
2 - Montmeló, Circuit de Barcelona
3 - Alcañiz, Motorland Aragón
4 - Cheste, Circuit Ricardo Tormo

Em outros locais:
Qatar (1)
Argentina (1)
Estados Unidos (1)
França (1)
Itália (2)
Holanda (1)
Alemanha (1)
República Checa (1)
Áustria (1)
Reino Unido (1)
Tailândia (1)
Japão (1)
Austrália (1)
Malásia (1)

A construir mais um circuito e conseguindo entrar para a "lista" MotoGP, a Espanha "consegue" colocar mais um circuito, o que é extraordinário atendendo ao computo dos restantes países (Portugal incluído, atendendo que o ano passado entrou para a lista), ficando com 5 possibilidades de reter investimento interno com a visita desta prova.

E ser um investimento privado é algo que não passa por se quer se imaginar em Portugal.

Será que o "fenómeno" Miguel Oliveira conseguira "trazer" mais visibilidade ao desporto motorizado em Portugal (afinal não é só motas), ou seremos totalmente absorvidos por um campeonato mundial que decorre principalmente em terras espanholas?

off topic:
 :pensador: reflitam comigo um "pouco". O investimento privado/público que construiu/renovou diversos estádios em Portugal em nome do desporto (futebol) trouxe mais projeção nacional, considerando a menos assistência nos estádios ou até a sua utilização?

Fevereiro 17, 2021, 15:36:57, 15:36
Responder #10

TMXR

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Madrid já tem uma pista: Jarana

O percursor e muito sui generis e não tem interesse para condução de moto
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Fevereiro 17, 2021, 16:20:05, 16:20
Responder #11

dfelix

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Como não existe para já informação oficial que é nesse sentido, o que acabaste de fazer foi uma pura especulação sobre o assunto, tal como eu faço normalmente.

Uma coisa é navegar na maionese acerca de leaks que vão surgindo pela internet a achar que são oficiais e divagando sobre rebuscadas decisões internas das marcas baseadas sabe-se lá que quê...  :D

Outra é conversarmos sobre coisas que são do conhecimento comum. 

Por isso desafiei-te a indicares onde está a especulação ou conspiração.   ;)

E ser um investimento privado é algo que não passa por se quer se imaginar em Portugal.

Bem... o Circuito de Portimão é privado!

O que até explica muita coisa.
Pois depende da própria ocupação para sobreviver.
Já o circuito do Estoril que é detido por uma empresa do Estado, pode dar-se ao luxo de passar a maior parte do ano parado.

Será que o "fenómeno" Miguel Oliveira conseguira "trazer" mais visibilidade ao desporto motorizado em Portugal (afinal não é só motas), ou seremos totalmente absorvidos por um campeonato mundial que decorre principalmente em terras espanholas?

Visibilidade certamente trará...
Mas não será por isso que as bancadas das provas do nacional de velocidade vão deixar de estar vazias.
E com tudo o que resulta disso.

Quanto a passar por cá o mundial...
As provas não começam em Losail porque vendem lá muitos bilhetes!
Nem passam pela Malásia para agradar os fãs do Syahrin!

Esta ideia que o calendário é organizado para agradar determinados públicos ou os fãs de determinados pilotos é ingénua.
O mundial serve para fazer dinheiro.
E a Dorna é uma máquina de fazer dinheiro.
Seja pelo que recebe das promotoras que organizam as provas.
Seja pelo recebe dos direitos de transmissão.
Seja pelo recebe de sponsors.

Portanto, para existirem provas cá ou em qualquer lado do mundo é preciso dinheiro.
É preciso pagar bem à Dorna. É preciso pagar as infraestruturas. É preciso pagar tudo o resto.
Verbas são muito para lá do que se consegue nas bilheteiras.
Daí que tanto se fale da necessidade de apoios do Estado além dos apoios municipais.
Na prática, algo que se perde muito dinheiro na tentativa de recuperar através do comercio local e afins.

Madrid já tem uma pista: Jarana

O percursor e muito sui generis e não tem interesse para condução de moto

Jarama ocasionalmente entra no calendário do nosso nacional de velocidade.
Aquilo é porreiro para... trackdays.  :)

Comparar com os circuitos de referência é como querer organizar o GP de Portugal no Vasco Sameiro.