(....)Já agora, no manual aparece um valor de aperto de 43Nm para o parafuso de retirada de óleo ( o vulgar e nortenho "bujom" ou bujão ). Não sendo nenhum génio em matemática e tendo muito pouca experiencia disto ( como disse, só mudei óleos na DT ), como raio "meço" a força de aperto? (....)
...Pastilhas, vou deixar de parte, por agora. É um componente essencial á segurança da moto e não queria estar a inventar sem ver fazer a alguem que realmente saiba. ...Já agora, no manual aparece um valor de aperto de 43Nm para o parafuso de retirada de óleo ( o vulgar e nortenho "bujom" ou bujão ). Não sendo nenhum génio em matemática e tendo muito pouca experiencia disto ( como disse, só mudei óleos na DT ), como raio "meço" a força de aperto?...
Posto isto, e sendo eu proprietario de uma BT1100 Bulldog, com o mesmo motor da XVS1100, gostaria de saber qual o oleo que costumam meter nas vossas montadas com motores similares.
Quanto ás pastilhas, já tinha visto videos e, realmente, não me parece assim tão dificil.
Na questão da substituição dos discos, sendo necessario tirar a roda, essa operação complica-se quando a transmissão final é por veio, correcto?
Se pensas em começar a fazer tu tudo, a chave dinamométrica vai dar jeito para mais coisas.Tenho uma destas LINK que comprei na norauto há uns anos, desde cabeças de motor auto, rodas, já apertou de tudo. Volta que não volta vejo se continua calibrada e até ao momento o desvio é mínimo, existem vídeos no youtube a ensinar a "re"calibar caso necessário.Acho que fazes muito bem, não só pelo dinheiro que poupas mas também pela satisfação pessoal que te vai dar.O primeiro passo é mesmo um bom manual, depois no youtube tens inúmeros tutoriais úteis que podes e deves consultar ainda que não sejam específicos para a tua mota (é tudo muito semelhante). Vais ver que depois de fazeres a primeira vez afinal é mais simples do que pensas, não tenhas medo de tratares também dos travões, não é nenhum bicho de 7 cabeças. Boa sorte.
A chave acaba por não ser assim tão cara, tendo em conta que vai ser usada apenas pontualmente e só serve para isso mesmo. Faz-se um investimento reduzido, que é facilmente recuperavel numa unica mudança de oleo.
...Uma besuntadela facilita imenso no momento de voltar a retirar.
Mas os parafusos das pinças apesar de não sofrerem temperaturas tão extremas, não se livram de valentes escaldões e variações enormes de temperatura. Sobretudo as pinças de montagem radial.Uma besuntadela facilita imenso no momento de voltar a retirar.
Boas, Se não sabes como dar aperto em Nm num.parafuso de uma moto...sinceranente, acho que deves ficar longe de lhe fazeres a manutenção, até teres mais conhecimentos sobre assuntos de manutenção mecânica. Just my opinion.De qq forma, precisas de duas idealmente, para cobrir as necessidades de apertos, e principalmente, de saber trabalhar com.elas. Cola para parafusos tb , normalmente conhecidas por blue locktite. E de muitos procedimentos específicos do modelo, bem.com ssaberes ler os parafusos....justifica a nível de valores /kms / erros, fazeres a manutenção?? É que não se resune tudo a óleo de motor e transmissão numa revisão ..há outras coisas importantes como travões, lubrificação de cabos, contactos, folgas de admissão. ..etc.é de louvar a iniciativa de vontade de aprender, bem como a humildade de não fazer o que não dominamos e de aprender.
A descrição do karloxilva faz-me sentir um valente sapateiro... Normalmente ainda com as pastilhas velhas enfio uma chave de fendas para funcionar como alavanca... e siga pra bingo!
Em minha defesa só posso argumentar que fui intrumentista numa das minhas vidas anteriores, noutras ainda mais remotas penei em linhas de montagem de diversos aparelhos, incluindo várias marcas de automóveis. Lembrei-me deste facto quando a factura das revisões começou a pesar mais que a preguiça de procurar saber como se faz as coisa mais simples numa mota.Todavia, o objectivo de mais fuga descarada ao tópico é falar de algo que me esqueci na intervenção anterior, não sem chamar a atenção de que aquilo que escrevo também se destina a ser contestado pelos companheiros.Entretanto, li atrás sobre o "Loctite" para marcar/selar apertos de parafusos. Um produto interessante, mas aquele que tenho na caixa de ferramentas é um prosaico... verniz das unhas. Lá se vai o "estar à frente no tempo"... já agora: só uso o verniz para esse fim. E, sem dúvida, massa de cobre para todos os parafusos enroscados em zona de muito calor. Colocava essa massa nos parafusos dos queimadores de uma central termoeléctrica, na revisão seguinte saíam com facilidade.Mas eu queria falar de uma peça dos travões da frente que tem uma espécie de guias das pastilhas que entram dentro de uma peça de borracha cuja parte exterior parece um pequeno fole. Fujam da vaselina! A vaselina deforma a borracha e depois uma delas sai do encaixe e nunca mais a conseguem colocar no sítio. Solução que encontrei num sítio de amadores de carros antigos: massa de silicone.Onde encontrá-la sem ser em quantidades industriais e demasiado cara. Procurei e encontrei-a, imaginem, na Dechatlon. É a massa para lubrificar os fechos de correr dos fatos de mergulho.Fiquem bem, estão a chamar-me. Espero bem que não seja para perguntar-me pelo verniz das unhas...
Viva"43Nm para o parafuso de retirada de óleo ( o vulgar e nortenho "bujom" ou bujão )". Verifica no manual se está correto esse valor. A mim parece-me um pouco excessivo ( e se for mesmo excessivo vai dar cabo da anilha) mas não conheço a mota em questão. Mudar a anilha desse parafuso também ajuda a diminuir as possibilidades de pingar, mesmo com o aperto correto. Há quem mantenha a mesma anilha mas....eu mudo sempre.
Citação de: Nuno YB em Janeiro 30, 2019, 09:57:03, 09:57A chave acaba por não ser assim tão cara, tendo em conta que vai ser usada apenas pontualmente e só serve para isso mesmo. Faz-se um investimento reduzido, que é facilmente recuperavel numa unica mudança de oleo.O "problema" é que acabas por precisar de duas chaves...Os 43Nm que referes corresponde a uma força já considerável que normalmente implica o uso de uma chave com maior alavanca. É a mesma que acaba por se usar nos eixos das rodas, parafusos da bomba de travão, discos, etc.Já a grande maioria dos restantes parafusos têm apertos menores. E estes habitualmente fazem-se com uma chave mais pequena, de menor alavanca e que normalmente serve para apertos até aos 25Nm. Há chaves que dão para tudo mas habitualmente são muito caras. E para trabalhos pequenos, terem uma alavanca maior acaba por as tornar também menos práticas.Eu tenho esta (4-24nm) e esta (24-206nm).A qualidade não é soberba, mas pelo preço cumprem perfeitamente a função. E tendo em conta que as minhas foram compradas há uns 12-13 anos e a louis e ainda as mantém no catálogo... é porque não têm tido reclamações.Algo indispensável para o que tencionas fazer é isto. Uma pasta à base de cobre para besuntares a rosca dos parafusos que seguram as pinças e quaisquer outros que estejam sujeitos a elevadas temperaturas.Faz toda a diferença quando mais tarde os tentares retirar.
A 13-108 do primeiro link parece-me boa compra.As minhas motos têm alguns apertos na casa dos 20-25Nm... estilo velas, suportes de manómetros e carenagens...Alguns elementos do quadro, pinças de travão andam na casa dos 40-45NmO que exige maior força costumam ser os eixos na casa dos 75-100Nm...Isto são valores a olho...E não me ocorre nada a baixo dos 13.