Autor Tópico: Uma Rallye nos Alpes 2019 [SWI] - De Solden a Andermatt  (Lida 2380 vezes)

Outubro 01, 2019, 21:35:02, 21:35
Lida 2380 vezes

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Dia 8 Manha Solden - Passo do Stelvio






Solden não acordou da melhor forma, uma vez que a acompanhar o céu encoberto, a temperatura estava próxima de zero o que me levou a desistir de subir a estrada do Glaciar de Oztal que me levaria a 2830 metros de altura.


Durante os primeiros quilômetros, o cansaço de muitos dias na estrada e de longas horas na sela a ritmos elevados acabam por se fazer sentir e no início da subida para o Timmelsjoch, acabo por ter na visita o Top Mountain Museum uma excelente desculpa para sair de cima da moto

















Depois de uma visita bastante interessante que ja dei conta noutro tópico, sigo para o lado Italiano e felizmente depois do topo o tempo já está primaveril e posso explorar da melhor forma um dos Passos com um dos tracados mais bonitos dos Alpes.














« Última modificação: Outubro 01, 2019, 22:23:27, 22:23 por TMaxer »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 01, 2019, 21:36:07, 21:36
Responder #1

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Com grande pena, desta vez nao pude cruzar 2 dos meus passes preferidos: o Jaufen Pass e o Penser Joch mesmo ali ao lado, da mesma forma que em Merano nao vou rumar ao meu ponto preferido dos Alpes: as Dolomiti... passar ao lado destas estradas e nao passar por lá é traumatizante sabendo que ficam a 2500 Kms de minha casa e que a oportunidade mais próxima de la regressar esta a pelo menos 12 meses, mas infelizmente o tempo é a variável que é mais difícil de gerir


Regresso ao Stelvio. Desta vez pela vertente mais famosa e a unica coisa que me passa pela cabeça enquanto vou comendo quilometros da SS38 que liga Merano a Prato allo Stelvio é que tenha a sorte de não apanhar trânsito na subida, para poder usufruir em pleno. Os Astros nao se alinham e apesar de ter tido sorte com a meteorologia, a subida é sobrecarregada com muito algum transito.


Dia 8 tarde  Stelvio - Tirano













No topo, deveria tomar o Umbrail Pass para a Suica, mas este é mais um dos passes que está a sofrer obras pelo que o caminho mais obvio a seguir seria o passo do Forno e o tunel Munt la Schera para Livigno, mas o passo do Forno está longe de ser o meu preferido e fico com a impressão que o tunel também esta fechado ou em obras, e em vez disso tomo a panorimica SS301 em direção a Livigno.























Já em Livigno, aproveito para um expresso “tax free” e para atestar a GS porque ali deve-se praticar os preços mais baixos dos combustíveis de toda a UE e tomo a Forchella de Livigno em direção à Suíça e ao passo Bernina, um dos mais bonitos dos Alpes Suíços e onde podem fazer um dos mais belos passeios de comboio do mundo (Bernina Express).



















Ao entrar na Suíça resisto a tentação de ir dormir a St Moritz, uma das minhas zonas preferidas da Suíça para vir dormir a Tirano em Italia, precisamente a primeira estação do Bernina Express. Em itália não é as dormidas são melhores, como a comida é melhor e tudo bem mais barato
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 01, 2019, 21:37:59, 21:37
Responder #2

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Dia 9 Manha - Passo Bernina - Passo Spluga







Finalmente o main event... o objectivo da viagem era precisamente rodar na Suíça o objectivo do dia de Hoje é tomar a “scenic road” até ao centro do mundo das curvas: Andermatt.





















O dia inicia-se com a subida para St Moritz pelo passo Bernina e depois tomar o pequeno passo Maloja em direção a Chiavenna (ITA). Infelizmente, isto vai significar não fazer o Fluela, não fazer o Julier e o Albula... mas infelizmente não se pode ter tudo na vida. Esta deve ser a 3 ou 4 vez que faço esta observação nesta viagem e isso obrigou-me a reflectir, e voltarei a este assunto no final do tópico.
















De Chiavenna reentro na Suica pelo ultra mega fabuloso Splugen Pass, um passo que é “dois pelo preço de um, pois tanto o lado Italiano como o Suíço são autenticos carrosséis) e depois pelo classico passe de São Bernardino. A partir daí é tudo AE ate Airolo.























Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 01, 2019, 21:39:10, 21:39
Responder #3

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
O Splugen comeca em Italia, com tudo o que define um “passo italiano” e de repente deixa-nos numa zona de planalto com um lago enorme rodeado por picos com neves perpetuas e depois devolve-nos a um vale suico numa sucessão de curvas incríveis.

O almoço foi precisamente em “montespluga” no restaurante La Capriata (google it) que fica a beira do lago e fornece uma cozinha que nao tendo nenhuma estrelas Michelin, tem pelo menos umas quantas estrelas da Pirelli ou da Continental porque dificilmente a refeição não vai estar a altura da paisagem. Era a ultima refeição em Italia e sendo uma “banal pizza quatro stazione” foi a melhor da viagem inteira.









Dia 9 tarde Montespluga - Airolo - Passo Neufenen - Andermat - Göscheneralp






A tarde inicia-se com passagem da fronteira e com a sequencia quase comica de ganchos com que o passe Spluga nos devolve ao vale... tirar umas fotos a descer nao basta... depois de chegar la em baixo é impossivel nao dar meia volta e subir tudo de novo e voltar a descer.












































Depois de do Passo San Bernardino e uns Kms em AE, chego a Airolo ja ao final da tarde. Tomo um expresso, faço uma passagem pelo Multibanco para obter algumas notas colorida de CHFs e atesto a GS. Ja são quase 17H00 mas decido que ainda tenho tempo para mais um passe... tomo o caminho do Neufenen que me leva acima dos 2500 metros ao longo de uns 30 ou 35 quilômetros e onde ainda abunda neve em grande quantidade.



Mas a emoção começa após descer para o Furka Pass que me vai levar até Andermatt.















Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 01, 2019, 21:41:44, 21:41
Responder #4

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa



























































Nao ha palavras para descrever esta estrada. Absolutamente fabulosa e grandiosa. A escala é absolutamente sobre-humana, a inclinação, a vista, a altitude e até a falta de barreiras na estrada esmaga-nos.


A meio caminho paro para visitar o Glaciar do Rhone, a casa de souvenirs gerida pela mesma família à dezenas de anos e que estava mesmo a fechar. A gruta no gelo ja pode ser visitada desde 1870 durante metade do ano, estando a atracao na familia Carlen à 4 geracoes, a actual dona já nos seus 70s deixa-me fazer a visita e até se oferece para tomar conta do capacete. A visita ao glaciar é mais outro momento de humildade (e humidade) por ver que no ultimo seculo para alem de ter perdido uma significante quantidade de massa, regrediu décadas regrediu 1,5 quilômetro.





Ja com a luz do fim de tarde chego finalmente a Andermatt, mas como ainda tinha feito pouco kms de moto decido ir dormir a um dos locais mais idílicos desta zona: o Göscheneralpsee. Esta estrada é o tesouro a vista de todos mas que poucos fazem pois vao apenas fazer os 3 passes mais sonantes. Devido ao roaming na Suica nao tinha os dados ligados e so depois de chegar ao final da estrada e ao hotel junto ao lago percebo que está completo... acedo ao booking para tentar reservar hotel em Andermat e reparo que existe uma gasthaus (Gasthaus Göscheneralp) mesmo ali perto... 80 € por um single com... casa de banho partilhada  :???: como ja nao estava para regressar digo que “QSF!” e acabo por descobrir um o local mais tranquilo e em sintonia com a natureza onde talvez já tenha estado e acabei por nao ter pena para ficar por ali mesmo mais um dia para fazer umas caminhadas pelas montanhas. Se pensarem em ficar por estes lados, aconselho a ficarem la
« Última modificação: Outubro 01, 2019, 21:43:17, 21:43 por TMaxer »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 01, 2019, 21:51:59, 21:51
Responder #5

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Dia 10 Andermat loop e Passo São Gotardo








This is it! “O” dia... na minha gíria :“raceday”... a estrada do cabo da roca é muito giro, a Arrabida tem umas curvas e uma paisagem simpatica, a N222 e algumas zonas do Norte e centro também tem umas estradas engraçadas. Os picos sao soberbos, o Pirineus são uma viagem de sonho e muitas zonas dos Alpes são absolutamente fabulosas a todos os níveis, mas depois há Andermatt.... Furka, Susten e Grimsel pass... é o loop dos Deuses, é o jogo da final da Champions League. É o superlativo mais elevado para qualquer petrohead, independentemente da quantidade de rodas que tenha a sua máquina








































































Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 01, 2019, 21:53:24, 21:53
Responder #6

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Se tivesse só mais um depósito para conduzir uma moto, não haveria outra localização que o loop de Andermatt... mas esperem...  não é verdade! Para o meu gosto pessoal aquilo que prefiro são os passes do norte de Itália pois gosto é zonas muito estreitas e muito técnicas a exigirem uma condução muito precisa e zonas de muito improviso e de muito “coração”. Adoro esta “entropia” e o “caótico”.

Os passes Suíços na sua grande maioria são verdadeiras auto estradas com piso perfeito, são mais pitorescos e mais altos do que a grande maioria dos passes Italianos, mas em termos de condução pura nao me oferecem o retorno de adrenalina que procuro. Passo o dia de passe em passe, ora parando para umas fotos ou um café ou explorando tudo aquilo de melhor que a GS tem para a oferecer.


























































Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 01, 2019, 21:54:33, 21:54
Responder #7

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Dia 10 Fim dia: Andermatt - Grenoble



E no final do dia estava na altura de começar a rumar a Portugal...passando a fronteira para França pelo passo da Forclaz em Martigny e seguindo em direção a Chamonix e a Albertville e posteriormente a Grenoble.


Não deixa de ser irônico que este seria o percurso a ser feito de forma mais turística se nao tomasse outra rota ao chegar a Briançon por causa da meteorologia.

Foi com imensa pena que passei por aqui já em moto AE, sabendo que mesmo ali ao lado estava Combe Laval e o parque do Vercors... enfim...




















Para os muitos que gostam dos números destas aventuras, não faço a menor ideia de quanto gastei e é melhor nem fazer contas... no final foram cerca de 15 dias (a cronologia com que relatei não foi a real), 9 mil Kms, uma media que deve ter rondado os 5 e os 5,5 litros, 300 € numa revisão, um jogo de pastilhas, 2 pneus novos, um carrada de dinheiro em portagens para cruzar Franca e algumas em Italia. Os hotéis variaram entre os 50 e os 100€ por noite e foram todos escolhidos e reservados uns 30 minutos antes de chegar à porta (nao facam grandes planos antecipados, porque de repente o tempo muda e ja nao vao conseguir fazer os kilometros que tinham previsto)  , as refeições andaram pelos preços Portugueses, com excepção das feitas na Suica onde um simples almoço ou jantar pode com facilidade ficar por mais de 30€ (e nao foi de marisco, um simples espaguete à bolonhesa não fica por menos disso).

Viajar custa dinheiro e viajar de moto nao foge a regra, mas como diz o “outro”, volta-se sempre mais rico mesmo que a carteira venha mais vazia

 

A unica parte negativa, tirando a estupidez de levar topcase, foi a quantidade enorme de sítios onde “passei à porta” e nao tive o prazer... penso que no futuro irei centrar mais as minhas viagens em locais específicos, evitando cruzar longas distâncias e irei tirar 1 ou 2 dias de descanso fora da moto.

Em 2020 estarei de regresso... para onde nao faco ideia, isto é, ideias não faltam, o que falta é o mais difícil: decidir o destino
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 02, 2019, 00:13:51, 00:13
Responder #8

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1430
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Excelente. Grandes fotos,  grandes curvas e devias pedir um patrocínio à Renova, pelos lenços que nós gastamos a...limpar a baba.
PS: compraste a vinheta para andar nas AE' Suíças,  ou baldaste te mesmo a todas?
Abc
JpC

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
« Última modificação: Outubro 02, 2019, 08:24:23, 08:24 por Joao_Cruz »

Outubro 02, 2019, 00:44:52, 00:44
Responder #9

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
 :nice:


Esta vale mesmo a pena meter na bucket list


Vinheta... comprei e a seguir enfiei-a dentro do bolso do casaco e só me lembrei dela quanto tirei tudo dos bolsos em Portugal  :toma:

Tive sorte que não passei por nenhum controle  :D


Acabei por a oferecer a outro companheiro que ia para a Suíça no mês seguinte  :D
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 02, 2019, 12:16:40, 12:16
Responder #10

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Estou maravilhado com as tuas fotos TMaxer. Uma grande aventura que viveste. Obrigado mais uma vez pela partilha e textos descritivos.

Outubro 02, 2019, 13:06:54, 13:06
Responder #11

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Fabuloso....

Que fotos magníficas.
O tempo nem sempre foi o melhor e nota-se.
Imagino o frio aí nessas altitudes. :o

Nesse local que tem uma tabuleta a indicar "Timmelsjoch passo Rombo", que edifício é aquele?
É algo complementar ao Top Mountain Museum, mas afastado do mesmo?


Esses traçados, com o serpentear da estrada nos dos Alpes...incrível.
Mas incrível mesmo!!

Aí em  Livigno o preço do combustível é de facto ridiculamente baixo...
Que diferença para cá.

Que grandes partilhas cá tens deixado.

Existe uma foto tua em que está a moto em 1º plano e depois o lago com as montanhas ao fundo.
Bem....sem palavras.

Acho que vou esquecer o GT-R e compro mas é aí uma barraca... LOL ;)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 02, 2019, 14:10:04, 14:10
Responder #12

ricardmag

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 267
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's


Outubro 02, 2019, 18:07:45, 18:07
Responder #13

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Isso era ele a fazer fotografia panorâmica.

A coisa saiu um bocado mal. Se bem que a moto em questão também me parece que não merecia estar ali a estragar a paisagem com a sua presença. :stuck_out_tongue_winking_eye:

Miguel, troca para um dos novos Android e deixa-te de IPhones.  ::P:

Nota: os novos  "11" estão muuuito bons...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 02, 2019, 18:11:59, 18:11
Responder #14

xiripiti

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 362
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: AT DCT 2019
  • Localidade: Vila Nova de Famalicão
Nossa...  :???: :???: :???:

pf já chega... entretanto estamos aqui a cortar os pulsos de não termos ido também (pelo menos falo por mim)

Brutal, muito bom e mais uma vez obrigado pela partilha

Outubro 02, 2019, 19:17:00, 19:17
Responder #15

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Estou maravilhado com as tuas fotos TMaxer. Uma grande aventura que viveste. Obrigado mais uma vez pela partilha e textos descritivos.

 :nice: :nice: Obrigado.. se gostaste valeu a pena a partilha  :convivio: :convivio:



Espetáaaaaaculoo  :cool:

Fantasmas ?



É o que o Isaac explicou: é uma foto panorâmica que geralmente funciona muito bem e poupa muito trabalho de colagem no photoshop, mas nao pode ter objectos em movimento porque senao acontecem fenómenos destes  :D

Ha uma foto no passe Maloja que tambem o ecra da moto ficou deformado por causa disso  :D :D


Ja agora Isaac, o meu iPhone é apenas o 7 Plus... vou agora actualizar para o X para tirar umas boas fotos na Eicma  ;)


Nossa...  :???: :???: :???:

pf já chega... entretanto estamos aqui a cortar os pulsos de não termos ido também (pelo menos falo por mim)

Brutal, muito bom e mais uma vez obrigado pela partilha

Desta viagem ja esta tudo postado  :D agora posso meter mais algumas da semana que passei nos Pirineus no final de Agosto  ::P:

Mas dessa acho que apenas vou meter alguns videos  :nice:


Fabuloso....

Que fotos magníficas.
O tempo nem sempre foi o melhor e nota-se.
Imagino o frio aí nessas altitudes. :o

Nesse local que tem uma tabuleta a indicar "Timmelsjoch passo Rombo", que edifício é aquele?
É algo complementar ao Top Mountain Museum, mas afastado do mesmo?

Aquele edificio esta uns 7 ou 8 Kms do Top Mountain. ao lado do Top Mountain estao as cabines de portagem para entrares no Timmeslsjock e o edificio esta precisamente no topo da montanha, mas ainda do lado Austriaco. Por detras do efidicio, que ja agora, é o museu o do Timmelsjoch (timmelsjoch experience), esta um pequeno monumento de grande simbolismo




Diz mais ou menos: o que a amizade une, a politica nao separa e esta relaciono com a longa historia de lutas por esta zona e o timing historico e o motivo militar que levou Mussulini a ter especial interesse por esta area


Outra zona de grande interesse, onde estive mas que nao pude usufruir (a par da visita ao glaciar onde foi encontrado o Otzi, o homem pre historico mais antigo encontrado na Europa - 3000 BC) foi Fernrohr (o telescopio) que consiste neste 2 tuneis tipo funil que apontam para panoramicas diferente - um para cima para o glaciar e o outro para o vale. Infelizmente o nevoeiro inviabilizou alguma da parte turistica... fica para a proxima  :nice:




Esses traçados, com o serpentear da estrada nos dos Alpes...incrível.
Mas incrível mesmo!!

Aí em  Livigno o preço do combustível é de facto ridiculamente baixo...
Que diferença para cá.

Que grandes partilhas cá tens deixado.

Existe uma foto tua em que está a moto em 1º plano e depois o lago com as montanhas ao fundo.
Bem....sem palavras.

Acho que vou esquecer o GT-R e compro mas é aí uma barraca... LOL ;)


Comprar a barraca nao sei que ainda deve de ser um bocado de $$  :D mas pelo menos ir um dia ate la queimar um bocado de gasolina e de pneu  :D :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 02, 2019, 19:22:08, 19:22
Responder #16

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 02, 2019, 20:11:06, 20:11
Responder #17

LeoLopes

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Online
  • ***

  • 600
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: X-Max 400
  • Localidade: Lagoa- Algarve

Outubro 03, 2019, 09:38:14, 09:38
Responder #18

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Ontem à noite, voltei a reler este tópico e constato que o que custa é partir e que a mota é sempre o meio nunca o objetivo, pois o prazer de conduzir por essas estradas, as paisagens que nos "entram pelos olhos", esmagando-nos com a sua majestade natural é simplesmente abismal.

O lado selvagem, o frio e o longínquo, demonstram o tipo de aventura que é possível viver por esses países.

Viste muito e muitos kms fizeste. Acredito que falte ainda muito para ver e se calhar será menos a "correr" como tem sido, para assim apreciares "melhor" todo aquele cenário. Objetivo que te propões agora.

Vivemos atribulados no "rame rame" do dia-a-dia, perdidos em selvas de betão, filas de transito astronómicas e no ritmo alucinante do cumprir prazos, pagar dividas, alimentando o ciclo que é esta vida...

Passando pelas aventuras por que passas, sentado numa mota (boa), preparado minimamente (daí o espírito de aventura), acredito plenamente na realização plena que tens como motociclista, cumprindo o requisito que muitos almejam obter um dia: tu-máquina-estrada.

Espero que possas para o ano, encher novamente a tua mente e corpo com novas aventuras, depósito cheio e cartão de memória vazio, para nos trazeres mais uma aventura. Sentires que estás vivo, que a vida não é só o "rame rame" do dia-a-dia.

Fico/estou na expetativa.

Acabo como comecei: o que custa é partir.

Outubro 03, 2019, 18:48:22, 18:48
Responder #19

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Isaac, deixo-te o link do street view  :nice:

https://www.google.com/maps/@46.9054116,11.0975519,3a,75y,198.99h,101.72t/data=!3m6!1e1!3m4!1s4q-aljIDBo9fqwYln8d_Fw!2e0!7i13312!8i6656



Na Austria o Street view é proibido, mas deixo-te tambem este link do Top Mountain Museum


Estive a ver o link (obrigado!) e percebe-se logo como esse espaço é bastante concorrido.

A zona, sempre que a meteorologia permite, deve deliciar a vista a qualquer um que por lá esteja.
Fantástico.  :fotografar:

Fico com uma pontinha de inveja, da boa... relativamente a essa tua disponibilidade e determinação para ires sozinho a lugares assim.

E podias muito bem guardar tudo isto para ti e não queres estar a usar do teu tempo para partilhar por cá.

Mas não...

Deixaste por aqui uma descrição fabulosa (mais uma, melhor dizendo).  :palmas:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 03, 2019, 19:13:31, 19:13
Responder #20

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Ontem à noite, voltei a reler este tópico e constato que o que custa é partir e que a mota é sempre o meio nunca o objetivo, pois o prazer de conduzir por essas estradas, as paisagens que nos "entram pelos olhos", esmagando-nos com a sua majestade natural é simplesmente abismal.

....................

Espero que possas para o ano, encher novamente a tua mente e corpo com novas aventuras, depósito cheio e cartão de memória vazio, para nos trazeres mais uma aventura. Sentires que estás vivo, que a vida não é só o "rame rame" do dia-a-dia.

Fico/estou na expetativa.

Acabo como comecei: o que custa é partir.



Entendo o que dizes... o destino é apenas a desculpa para viagem.


A verdade é que gosto de viajar.  A realidade é que infelizmente a minha vida profissional nao me liberta tempo para o poder fazer.


Mas acaba por ser um necessidade, em primeiro lugar porque todos precisamos do nosso tempo e espaço e depois porque depois de ter deixado de correr ficou em falta uma forma de poder fazer o gosto ao dedo.

E poder usufruir destas que provavelmente são as estradas mais divertidas que temos na Europa é uma forma de o fazer.


Quanto a maquinas, tanto o poderia fazer com uma 2 mil como com uma de 20. Felizmente todos os dias faço o esforço para poder ter a de 20, e estando numa fase na vida em que tenho estabilidade financeira, é um capricho que posso satisfazer. Acaba por vir as custas da tal falta de tempo e constante deslocacoes que sao a minha vida. A vida é o que levamos dela... porque o resto fica ca tudo  :nice:

 :convivio: :convivio:


Estive a ver o link (obrigado!) e percebe-se logo como esse espaço é bastante concorrido.

A zona, sempre que a meteorologia permite, deve deliciar a vista a qualquer um que por lá esteja.
Fantástico.  :fotografar:

Fico com uma pontinha de inveja, da boa... relativamente a essa tua disponibilidade e determinação para ires sozinho a lugares assim.

E podias muito bem guardar tudo isto para ti e não queres estar a usar do teu tempo para partilhar por cá.

Mas não...

Deixaste por aqui uma descrição fabulosa (mais uma, melhor dizendo).  :palmas:



É um sitio giro, e o Timmelsjoch (Passo Rombo em Italia) é talvez o que leva o premio "best driving". Nao tem a quantidade de ganchos a rasar a tortura como o mais famoso Stelvio mas é mais fluido e com mais conducao pura do que todos os outros.

E em termos de beleza é impar... penso que o Joao Cruz concordará!


A partilha da um bocado de trabalho pois a quantidade de fotos é na casa dos milhares e para reduzir isto e meter uma historia ainda custa umas horas.

Como todo o trabalho de forum, é algo que faco desinteressadamente e para inspirar outros. Penso que infelizmente aqui no CPmotos, havera menos companheiros com interesse neste tipo de viagem... pelo que penso em fazer divulgacao da viagem por outros meios porque ha sempre muita gente a fazer a questao "vou para onde?" e o forum infelizmente acaba por estar um pouco escondido a esses companheiros  :nice:


De qualquer forma, o meu obrigado a todos que se deram ao trabalho de postar umas palavras aqui nos topicos  :nice: :nice: :convivio: :convivio:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 03, 2019, 22:40:04, 22:40
Responder #21

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
Como todo o trabalho de forum, é algo que faco desinteressadamente e para inspirar outros. Penso que infelizmente aqui no CPmotos, havera menos companheiros com interesse neste tipo de viagem... pelo que penso em fazer divulgacao da viagem por outros meios porque ha sempre muita gente a fazer a questao "vou para onde?" e o forum infelizmente acaba por estar um pouco escondido a esses companheiros  :nice:
(....)

Não sei se é possível, mas este separador das viagens dos nossos membros, acho que seria óptimo se ficasse visível sem ser somente a membros.  :)

Creio não estar errado na ideia, mas parece ser algo que pode inclusivamente trazer novos membros, pois lêem o que aqui é deixado (já que passaria a ficar visível) e depois ficam com vontade de se inscrever para colocar questões sobre as viagens.

Parece-me ser uma situação win-win.  :nice:

Tanto para o fórum e seus visitantes, como também para quem aqui partilha abnegadamente os seus passeios, relatos e fotos, pois tem muito maior visibilidade.

Se entretanto nenhum dos membros da Admin./Moderação se aperceber deste post, vou fazer-lhes uma exposição a solicitar essa eventual possibilidade.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 04, 2019, 00:15:05, 00:15
Responder #22

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1430
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Concordo com o Sapiens. Afinal de contas,   um dos grandes objetivos de descritivos de viagens como estas é...fazer mais viagens e fazer ver que pegar na moto e sair, é um dos melhores remédios para o tal rame-rame diário.
Para preparar minimamente una viagem,  tem de ser consultar muita informação e compila-la da melhor forma conforme os nossos interesses.
Se estes textos puderem ajudar outros motociclistas, mesmo que não CP-Moto...por que não torná-los públicos.

Tmazer, dos 2 anos que fiz os alpes na Thurdercat(já há 20 anos!), das melhores estradas,  lembro-me da descida do Stelvio pela paisagem pura e natural e uma outra na saída na Suíça para a Áustria, ao longo de um riacho que vinha de St.Moritz até Innsbruck, por Landeck.

Mas estradas boas e iconicas há ao nosso lado a meia dúzia de kilometros e fartamo-nos de gozar,  seja com una 50cc ou uma 1600 cc.
Arrabida, serra de Montemuro, Sintra,  Cabo da Roca, EN-2, etc.etc.
É sem dúvida a melhor riqueza qye podemos obter é abrir a nossa cabeça e conhecer outros locais,  outras gentes, outros costumes.
Abc,
JpC


Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Outubro 04, 2019, 12:35:34, 12:35
Responder #23

xiripiti

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 362
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: AT DCT 2019
  • Localidade: Vila Nova de Famalicão
Concordo com o Sapiens, "façam a sua vontade"  :D :D :D


TMaxer compreendo o que dizes, podes não chegar a tantos mas não tenhas duvidas que inspiras pelo menos alguns...  ;)

De minha parte fico "babado" a ver isto e com inveja (mas da boa) de não ter esse clique para ir
O que falta mesmo é a "coragem" de marcar porque a partir desse dia ... não há nada a fazer é preparar e... ir

Mais uma vez obrigado pela partilha e pelo tempo que "gastas" a dar-nos estas maravilhas :tirarchapeu: :tirarchapeu: :tirarchapeu:


Outubro 04, 2019, 12:42:44, 12:42
Responder #24

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Isaac.. a tua ideia é muito boa pois assim evitaria a criação de outra plataforma e o tempo de a alimentar com conteúdo, ficando assim disponível para enriquecer ainda mais os tópicos do CPMotos  :cool:


João... verdade. Até não nos podemos queixar da qualidade e quantidade de boas estradas e destino cá no rectângulo. Não temos e nada a esta dimensão e muitas vezes o nacional paga a factura de serem estradas já usadas e abusadas  :nice:



Xiripi, mais uma vez obrigado pelo “carinho” e interesse pelos tópicos. E fazer um fim de semana pelo picos, N2 ou outro destino. Não vais dar o tempo nem o dinheiro por mal empregue  :convivio:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 04, 2019, 12:59:02, 12:59
Responder #25

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Vou então fazer uma exposição à Administração/Moderação nesse sentido.  :nice:

O fórum ganha com isso e aquilo que se partilha com os demais (neste caso...as partilhas de viagens e sua planificação) também saem a ganhar...

Provavelmente muitos dos membros não fazem ideia nenhuma do que vou dizer, mas se consultarem as estatísticas do fórum irão ver que o "nosso" fórum tem uma média de visitas diária bem superior a 6.000!
E reparem que eu disse: por dia....


"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 04, 2019, 13:43:18, 13:43
Responder #26

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Que maravilha de tópico ! Obrigado TMaxer !
Que pena não ser mais perto...
Isso são estradas à medida da Lambretta. Despachar 4 Lambrettas para lá e chegar ao fim do passeio e empacotá-las outra vez... não é propriamente económico...
Qual é a janela de tempo ideal, para não apanhar estradas fechadas ?

Outubro 04, 2019, 14:40:43, 14:40
Responder #27

SJP

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 135
  • Marca Motociclo: yamaha
  • Modelo Motociclo: Tmax
  • Localidade: Oeste
Que maravilha de tópico ! Obrigado TMaxer !
Que pena não ser mais perto...
Isso são estradas à medida da Lambretta. Despachar 4 Lambrettas para lá e chegar ao fim do passeio e empacotá-las outra vez... não é propriamente económico...
Qual é a janela de tempo ideal, para não apanhar estradas fechadas ?

Uma lambreta ou uma vespa ficavam muito giras nas fotos dessas curvas….. :yeah:

Outubro 04, 2019, 15:17:11, 15:17
Responder #28

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Que maravilha de tópico ! Obrigado TMaxer !
Que pena não ser mais perto...
Isso são estradas à medida da Lambretta. Despachar 4 Lambrettas para lá e chegar ao fim do passeio e empacotá-las outra vez... não é propriamente económico...
Qual é a janela de tempo ideal, para não apanhar estradas fechadas ?

Uma lambreta ou uma vespa ficavam muito giras nas fotos dessas curvas….. :yeah:

As Lambrettas & Vespas ficam bem em qualquer fotografia... nos Alpes ainda mais.   ;)

por exemplo:
https://www.flickr.com/photos/sipscootershop/albums/72157699939872455/page3



Outubro 05, 2019, 10:02:09, 10:02
Responder #29

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1430
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Se ajudar a motos x 1000 espanhola, fez uma reportagem pelas estradas dos alpes este verão,  com uma KTM Adventure 790,  cujo um dos episódios é este:


Aproveitem.

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
« Última modificação: Outubro 06, 2019, 01:33:49, 01:33 por Joao_Cruz »

Outubro 05, 2019, 13:06:13, 13:06
Responder #30

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Que maravilha de tópico ! Obrigado TMaxer !
Que pena não ser mais perto...
Isso são estradas à medida da Lambretta. Despachar 4 Lambrettas para lá e chegar ao fim do passeio e empacotá-las outra vez... não é propriamente económico...
Qual é a janela de tempo ideal, para não apanhar estradas fechadas ?


 :nice:

Depende de ondes queres ir. Os passes mais altos estao fechado ate inicio ou meio de Junho.


A partir de meio ou fim de Maio a "season" ja esta aberta... mas a melhor altura é de meio de junho ou inicio de julho para a frente até final de Agosto.

No inicio de Setembro ainda esta tudo aberto mas ja comecam os nevoes

Do meio de Julho e o Agosto é a altura mais cara para para ir  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 06, 2019, 09:58:05, 09:58
Responder #31

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Estes relatos fabulosos desemrolaram-se, segundo percebi, entre os dia 8 e 10.

Para uma pessoa que faça intenção de fazer algo do género, em termos de alojamento e alimentação consegues determinar um número aproximado de gastos?

Bem sei que existe a própria viagem para lá chegar (ou enviar a moto), mas no que toca à permanência nos Alpes por 3 dias, uma pessoa deve contar +/- com quanto?

Alimentação, alojamento, umas visitas por alguns locais, etc...  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 06, 2019, 11:22:00, 11:22
Responder #32

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Boas Isaac  :nice:


Para facilitar a cronologia da via marquei o primeiro dia da viagem como 1 mas em termos de calendário correspondeu a 3 ou 4 de Julho

E não foram apenas 10 dias no total, foram 14 ou 15.


O quantificar os custos não é muito difícil mas depende muito em que país estas. Se estiveres na Suíça, como deves entender, os custos disparam um bocado pois tudo e substancialmente mais caro.

Eu não sou muito de controlar os custos pois há companheiros que são mais organizados nisso do que eu, mas as minhas despesas são:

- Gasolina:

20 a 30 € de gasolina diária. Geralmente faço 300 km por dia o que corresponde a 1 depósito. Como é óbvio faço questão de meter onde é mais barato, e onde é mais barato a gasolina e na Áustria, se estiver na fronteira e óbvio que vou programar para o depósito estar vazio quando entro e cheio quando estou para sair. Em França atesto sempre no supermercado, em Itália e difícil ter combustível barato mas evito meter nos postos mais caros que geralmente são os automáticos ou os que estão no centro de cidades ou ae que geralmente inflacionam os preços.



Alimentacao:

O pequeno almoço se não tiver incluído no hotel geralmente tomo no supermercado, e geralmente limita-se a um croissant e um sumo de laranja ou um iogurte

O almoço geralmente é no restaurante e em Itália e França comes bem com 12 a 15€, na Áustria a volta dos 15 e na Suíça conta com 30 a 35€

Uma coisa que tomo e café, geralmente anda a volta do 1,5, na Suíça anda nos 4 a 5€

O jantar, é raro ter muita fome para um jantar muito pesado e como uma sandes ou então quando passo no supermercado para comprar água, compro qualquer coisa e apesar de ser uma opção económica compras muita coisa boa... até sushi já comprei. Vou por 10 a 12 € para a ida ao supermercado, valor até já pode estar incluído o pequeno almoço do dia seguinte.

Se tiver com fome geralmente é porque o almoço não foi grande coisa e aí janto num restaurante



Hotel... não reservo nada com antecedência. Basta começar a chover e “aquele” passe que tínhamos programado fazer no final da tarde já vai implicar correr riscos e perder um pedaço da viagem que tínhamos programado. Apenas guio a chuva se for Estrada, AE ou para sair de cima de um passo. A meteorologia e sempre controlada ao longo do dia e ser virem que vai chover para onde se dirigem, tenham sempre um plano B que contorne a chuva (este é um conselho muito importante)


Portanto, 5 da tarde vejo onde estou, tento perceber qual é a terra nas proximidades que tem mais hotéis ou turismo e começo a pesquisar. O valor depende muito daquilo que querem. Num hostel consegue-se dormidas muito baratas, mas eu tenho de pensar que não estou sozinho e para poder dormir tenho a necessidade de saber que a moto está em segurança, por isso, tento escolher hotéis que tenham garagem (e bom Wi-Fi). Geralmente o orçamento fica abaixo dos 60€ E geralmente acima dos 40, por esse preço consegue-se uns hotéis simpáticos, com comodidades e instalações mais ou menos recente e actuais... as vezes há opções mais baratas mas são hotéis decrépitos ou tem casa de banho partilhada.

Os 2 hotéis onde fiquei um paguei 35€ e no outro acho que 42 ou 44.

No booking há sempre oferta de última hora que vale a pena ver. Se quiserem tentar ganhar algum dinheiro e se estiverem nas proximidades do hotel vão a recepção que as vezes eles perdoam-vos a comissão do booking. Mas não o façam em Itália porque eles são muito vigaristas e acabam por te cobrar mais do que anunciam

Outra coisa que evito e hotéis onde se tem de pagar para guardar a moto. Só quando não há mesmo alternativa.


Na Áustria, Alemanha e Suíça, como há um grande fluxo de motos, eles tem muitos mas mesmo muitos hotéis que estão virados para os bikers. E normal ver motos velhas como o placard “bikers welcome”... (há uma foto onde aparecem um com uma moto vermelha a porta)


Em Espanha, também aconselho o uso do booking, e no caso dos pirineus, aconselho mesmo e dormir sempre do lado espanhol há uma diferença de 20 no preço médio.


A fazer estrada até aos Alpes, os ibis e os campaniles ganham por estar um pouco por todo o lado e praticametne junto a todas as saídas das AEs, mas as dormidas já disparam para os 70€ (mais caro na cote d azur)... pelo que aconselho a olharem logo para as opções low cost dentro destes grupos que geralmente estão localizadas muito perto...

« Última modificação: Outubro 06, 2019, 16:44:52, 16:44 por TMaxer »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 06, 2019, 11:45:11, 11:45
Responder #33

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
 :nice: :nice:

Dá para ficar com umas ideias no geral.

Eu tenho familiares do lado da minha mãe na Suíça (e não só, mas pronto...) e os custos a nível de restauração são de facto bastante "esticados" quando comparados com outros países.

Pagar 4 a 5€ por um café, ou +30€ por uma simples refeição para uma pessoa, são algo elevados.
Mas pronto...os ordenados por lá são outra coisa.

Em termos de alojamento, as dicas quanto às reservas de última hora não tinha bem ideia que pudessem tornar-se tão vantajosas, apesar de já ter lido referências a isso da tua parte em outros passeios.

Retiras-me um certo pensamento de que (pelo menos por regra) deve haver uma prévia reserva, quando na realidade até não será bem assim....e ainda por cima com ganho em proceder dessa forma.

 :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 06, 2019, 17:04:50, 17:04
Responder #34

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
:nice: :nice:

Dá para ficar com umas ideias no geral.

Eu tenho familiares do lado da minha mãe na Suíça (e não só, mas pronto...) e os custos a nível de restauração são de facto bastante "esticados" quando comparados com outros países.

Pagar 4 a 5€ por um café, ou +30€ por uma simples refeição para uma pessoa, são algo elevados.
Mas pronto...os ordenados por lá são outra coisa.

Em termos de alojamento, as dicas quanto às reservas de última hora não tinha bem ideia que pudessem tornar-se tão vantajosas, apesar de já ter lido referências a isso da tua parte em outros passeios.

Retiras-me um certo pensamento de que (pelo menos por regra) deve haver uma prévia reserva, quando na realidade até não será bem assim....e ainda por cima com ganho em proceder dessa forma.

 :nice:



É... o custo de vida é paradoxal ao Portugues  :D mas como te digo... o preco nao acompanha a qualidade. Praticamente todas as refeicoes em Franca e  Italia foram fantasticas e na Suica tudo o que comi era horrivel  :toma:

Excepto os Chocolates  :D
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 06, 2019, 22:20:40, 22:20
Responder #35

Raminhos

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 425
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
TMaxer fiquei curioso com algo.. porque dizes que não levarias a top case?

As malas laterais chegaram te para os 10 dias?

Outubro 06, 2019, 23:37:04, 23:37
Responder #36

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Boas!


A top case da muito jeito se levas pendura para se encostar (para alem da óbvia necessidade de mais espaço de carga)

Depois tanto em termos de visual como de condução prefiro sem a top case. A mala BMW ainda deve pesar uns 5 a 6 Kg, se levasse la uns 7 ou 8 de carga, sao uns quantos kilos numa posicao muito elevada e sobretudo, pendurada na traseira da moto.


Sim, As malas laterais tinham dado perfeitamente para os 10 dias  :nice:  Na mala da direita que é mais pequena, geralmente vai o que preciso para a moto (kit furos, fato de chuvas, luvas extras, kit ferramentas, viseira extra, frasco de oleo, kit limpesa do capacetes, etc etc etc)

A do lado esquerdo que é maior leva toda a minha tralha (roupa, necessaire, etc), assim quando chego ao Hotel é a unica que sai da moto (como tenho akrapovic ate da jeito que a mala direita la fique porque complica uma facil extracao do escape  :D)

Geralmente levo o que preciso mais numa mochila... carteira, documentos, iPad, carragadors, gopro, agua, comida, etc... desta vez nao a levei.




O que gera mais volume é a roupa... mas comecei a levar o mínimo  :nice: ate levei umas 3 tshirts descartáveis para deitar fora ao fim do dia. Nao vale a pena levar uma carrada de coisas que depois nao saiem da mala  ;) :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 07, 2019, 02:53:06, 02:53
Responder #37

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1430
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Por falar em preços. Estou no Panamá e por cá a gasolina custa....0,70 USD/ litro.
Igualzinho ao nosso preço...

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Outubro 07, 2019, 11:11:21, 11:11
Responder #38

xiripiti

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 362
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: AT DCT 2019
  • Localidade: Vila Nova de Famalicão
Mais uma vez... não podemos deixar passar e agradecer todo o tempo e partilha que fazes das tuas viagens...

Obrigado  :tirarchapeu: :tirarchapeu: :tirarchapeu:

Confesso que, tal como o Sapiens21, o ponto relativo às rotas foi um dos que mais me surpreendeu e consequentemente as reservas  :pensador: :pensador: :pensador:
Claro que se não tens a rota definida não vais fazer as reservas, coisa que numa viagem destas, eu iria fazer pela certa.
A incerteza de não ter onde ficar iria "assustar-me" e como tal seria um dos pontos sem duvida que não podia falhar e afinal... tão enganado que estou


Outubro 07, 2019, 19:40:04, 19:40
Responder #39

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Uma pergunta (sem ser p'ra rasteira).  :)

Tendo em conta a grande dependência que temos dos equipamentos tecnológicos nos dias que correm, nomeadamente do GPS e que nos facilita e de que maneira a nossa vida, consideras que numa viagem destas convém/é imprescindível ainda assim fazer um estudo prévio e demorado sobre o percurso?

No teu caso creio que, pelo menos em boa parte, já conheces as rotas.

Mas alguém que se eventure pela primeira vez, não será melhor preparar calmamente e não fiar somente no GPS?
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 07, 2019, 21:39:33, 21:39
Responder #40

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Por falar em preços. Estou no Panamá e por cá a gasolina custa....0,70 USD/ litro.
Igualzinho ao nosso preço...

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Enjoy Joao...  ;) 5 € ai da para a semana inteira  :D

Vais a Costa Rica?  ;)




Mais uma vez... não podemos deixar passar e agradecer todo o tempo e partilha que fazes das tuas viagens...

Obrigado  :tirarchapeu: :tirarchapeu: :tirarchapeu:

Confesso que, tal como o Sapiens21, o ponto relativo às rotas foi um dos que mais me surpreendeu e consequentemente as reservas  :pensador: :pensador: :pensador:
Claro que se não tens a rota definida não vais fazer as reservas, coisa que numa viagem destas, eu iria fazer pela certa.
A incerteza de não ter onde ficar iria "assustar-me" e como tal seria um dos pontos sem duvida que não podia falhar e afinal... tão enganado que estou

 :convivio: :nice:


Desde que nao deixes para uma hora muito tardia a escolha do hotel, dificilmente serás surpreendido com a falta de tecto  ;)

Tirando datas de feriados, eventos ou festas a sempre oferta hoteleiras e as plataformas digitais de reserva tornam a escolha em termos de localizacao, preco e comodidades muito facil  :nice:



Uma pergunta (sem ser p'ra rasteira).  :)

Tendo em conta a grande dependência que temos dos equipamentos tecnológicos nos dias que correm, nomeadamente do GPS e que nos facilita e de que maneira a nossa vida, consideras que numa viagem destas convém/é imprescindível ainda assim fazer um estudo prévio e demorado sobre o percurso?

No teu caso creio que, pelo menos em boa parte, já conheces as rotas.

Mas alguém que se aventure pela primeira vez, não será melhor preparar calmamente e não fiar somente no GPS?



O GPS é obrigatorio. Mas para aquilo que quero, um GPS que siga tracks é mesmo indispensavel.

Como geralmente nao sigo as rotas mais "usuais" corro o grande risco do GPS me calcular a rota indo dar a volta à AE mais proxima, portanto crio os ficheiros GPX num PC e envio-os para o Navigator 6  :nice:



Como é que eu escolho as minhas rotas?

Bem, ja devem ter visto print screens do meu Google MAPS, ele estao cheio de favoritos. Geralmente é la que comeco a desenhar os trajectos tentado ligar a maior quantidade de passos possiveis usando o street view para perceber se aquela estrada tem aquilo que busco



Grande parte das estradas ja conheco de viagens anteriores... outra fonte é a serie de livros do Stefan Bogner chamado "CURVES" (http://www.curves-magazin.com/)... outra uma serie de livros de viagens por estradas secundarias chamado "back roads from.... (italy, france, spain, etc)"

outra grande fonte é o YT e os muitos videos "onboard"... confesso que perco horas a ver estes videos e muitas vezes descobrem-se umas perolas  :nice:




portanto... qualquer viagem destas tem muitas mas muitas horas de preparação.

No noite do dia anterior estudo sempre o percurso do dia seguinte e verifico a meteo. num papel faco o esboco e tomo notas daquilo que quero fazer e ver para na estrada nao perder perspectiva  :nice:
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 08, 2019, 00:01:04, 00:01
Responder #41

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1430
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Dando um pouco da minha opinião.
Eu uso o método antigo e infalível do mapa e acrescento sempre o GPS, que dá uma ajuda enorme para entrar/sair das localidades, procurar a bomba gasolina quando já vais no limite, levar-nos direitinho ao alojamento,  etc.
Quanto à altura da escolha do alojamento eu uso um método diferente. Cálculo o itinerário estabeleço os locais de dormida. Faço logo as reservas todas, mas usando uma tarifa que me permita cancelar no próprio dia e muitas vezes até às 18h00 desse dia. Assim garanto que na rua não durmo e muitas vezes consegue-se muitos bons preços (em época alta) reservando com antecedência.

Ps: Não,  Tmaxer,  vou ficar só pelo Panamá. Neste momento estou em Buquete, uma região vulcânica onde se produz café e que faz fronteira com a Costa Rica. 4° feira irei para Bocas del Touro (praias no mar das Caraibas). Bem fixe.

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk


Outubro 10, 2019, 07:49:31, 07:49
Responder #42

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Reactivo este tópico porque me parecem haver informações bastante úteis no mesmo e outras que poderás elucidar.

A minha questão é quanto a eventuais cuidados na condução no estrangeiro. Neste caso em países da UE.

Sei que a taxa máxima de álcool no sangue autorizada varia e não é igual em todos os países (uma caneca de cerveja, em jejum, pode "sair cara" dependendo de onde se foi mandado parar);

Os limites de velocidade são diferentes de país para país, com localidades, designadamente em zona citadina, onde os limites são mesmo para respeitar e numa quase "tolerância zero" para excessos;

A própria tolerância das autoridades não é igual em todos os países e uma multa, pelo que sei, deve mesmo ser algo tratado assim que possível no país onde a infracção foi cometida.

Mas para lá disto, acredito que haja outras coisas que mereçam alguma atenção e que tens vindo a dar conta como motociclista ao circular noutros países Europeus.

Que conselhos ou cuidados darias, Miguel?
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 10, 2019, 17:06:13, 17:06
Responder #43

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
O transito de cada pais tem as suas idiossincrasias  :D


Neste momento o que é mais visivel é o "Big Brother"... as estradas estao pejadas de cameras.



No passado essa situacao era contornavel pois como tinhas matricula estrangeira, dificilmente a multa de aparecia em casa, so que os condutores estavam a fartar-se de serem multados nos seus proprios paises e comecaram a desenvolver esquemas para evitar a perseguicao e um deles consistia em fazer um aluguer de longa duracao noutro pais da UE, o que os qualificava para conduzir um carro de matricula estrangeira no seu pais, evitando desta forma as multas.

So que as tantas comecou o exagero e houve muitas pessoas que usaram e abusaram dessa impunidade para acumular centenas de multas e os governos comecaram a combater essa situacao e como estamos num Uniao de paises Europeus, foi facil criar mecanismos para as multas nos chegarem a caixa do correio.


Em todos os paises assim que entras tem uma placa com os limites... em cidades ha varias zonas de 30 que sao sinalizadas...

O alcool, nao bebo... mas sim... nao convem conduzir com os copos... muito menos motos  :D


Em relacao a fiscalização nao mecanizada... Franca e talvez o local mais traicoeiro onde ha uma industria de multas e onde a policia se esconde mesmo "atras da moita" a centenas de metros de distancia para te fazer a folha.... e ha o problema de que se fores apanhado a mais de 50 ou 60 KmH perdes a carta no local, ou seja, em Franca nao podes mais conduzir...


Na Suica é talvez onde ha mais presenca de policia "fisica"... é muito frequente veres policia ou carros da policia a passar e eles sao brancos e laranja fluoroscente, por isso, veem-se bem à distancia  :D


Mas nos locais onde ando, tirando as povoacoes, ha alguma liberdade  ;) e ate podes fazer umas maluqueiras que ninguem se chateia...

As vezes tambem apanhas policia nos passes... eles colocam-se num ponto panorâmico que permitem apreciar a tua conducao e depois quando passas por eles, mandam-te parar para atribuir uma nota artistica  :D :D :D :D (aconteceu ao Schaaf  :D)

A maior parte das vezes, nas operacoes stop apenas querem ver os documentos ou entao olham-te para os pneus e para a moto para ver se esta tudo como "il faut" e mandam-te seguir

De vez em quando, la toca haver um controlo de velocidade dentro das povoacoes ou entao à saida dos tuneis (mais na Austria)



Pessoalmente, ha 2 regras de bom senso que gosto de seguir: a primeira é "faz como ves fazer" (nao vale para os maus exemplos)  :D e a segunda é "fora de PT es um embaixador do teu paìs pelo que nao o deves envergonhar"


Portanto... lá fora é raro andar acima dos 140 em AE... a maioria dos paises o limite é 120 ou 130 por isso nao ha grandes problemas.

Para manter uma toada tranquila sem necessidade de reabastecimentos sucessivos ou demasiado cansaço, a velocidade de cruzeiro da GS é mesmo os 130. A atravessar Franca é preciso muito cuidado na AE que cruza o sul porque devido ao mistral as motos sao muito fustigadas e ao ja na cote d´azur a sucessao de curvas, tuneis, viadutos e transito intenso ate tornam quase impossível ir acima dos 120  :zangadoplus:


Em estrada em muitos países o limite é 100 Kmh e é mais do que suficiente... noutros é 80 (franca) e é francamente pouco mas ai é preciso ter cuidado com os excessos pois ha muito controle.

Em cidade ou vila, geralmente cumpro os 50 porque lá fora nao é como ca em PT que as vilas se estendem indefinidamente e porque as próprias ruas ja estao feitas para ires a 50 ou a 30 e é dificil ultrapassar essa velocidade por causa de estreitamentos ou outras barreiras que colocaram.
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 10, 2019, 17:28:17, 17:28
Responder #44

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Muito boa informação, mais uma vez.
Da minha experiência, que é seguramente muito inferior à do TMaxer, França é a nação campeã nos radares. É impressionante a perseguição, não vale mesmo a pena inventar.

As vezes tambem apanhas policia nos passes... eles colocam-se num ponto panorâmico que permitem apreciar a tua conducao e depois quando passas por eles, mandam-te parar para atribuir uma nota artistica  :D :D :D :D (aconteceu ao Schaaf  :D)


 :lolol: :lolol: :lolol: :lolol: :lolol:

Outubro 10, 2019, 17:48:01, 17:48
Responder #45

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Fantástico.  :nice:

As diferenças entre países são de facto evidentes, ainda que não excessivamente ao ponto de dificultar o seu cumprimento.

Gostei da referência quanto a ir estando regularmente atento e fazer o mesmo que se vê os outros fazerem (pelo menos os tais bons exemplos, claro) .
É de facto uma forma eficaz de não se ter surpresas, pois não haverá muito melhor do que os próprios residentes a saberem onde estão normalmente os radares, onde se escondem operações, onde se pode ter problemas...

Belo adicionamento de informação por cá deixado.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 10, 2019, 23:31:06, 23:31
Responder #46

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Por experiência aquilo que receio mais em França e o atrelado da Vitronic  :zangadoplus: ainda agora em Setembro passei por um que tinha sido colocado num sítio muito “maldoso”. Mas não me surpreendeu porque levava o waze ligado e já tinha visto o aviso “polícia escondida”


Mas AE também se veem uns... um deles estive a admira-lo do lado de fora da AE e estava num viaduto numa posição que até fiquei com pena de não ter tirado foto  :D


Uma coisa que já tinha escrito e que faltou repetir e que um bom GPS com assinatura ou mapa de radares actualizado vale o seu peso em ouro.

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 11, 2019, 11:00:41, 11:00
Responder #47

xiripiti

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 362
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: AT DCT 2019
  • Localidade: Vila Nova de Famalicão
TMaxes sempre acrescentar valor  :tirarchapeu: :tirarchapeu: :tirarchapeu:

Obrigado pelo teu tempo e pela tua partilha

Coloquem pf os topicos das viagens publicos, "perder" um membro destes vai fazer estragos  ;)

Outubro 13, 2019, 22:30:03, 22:30
Responder #48

Joao_Cruz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1430
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Tracer 900 GT
  • Localidade: St.Marta Pinhal-Corroios
Boas,
Estava a arrumar umas fotos no computador e descobri isto abaixo.
Alguém perguntava se devem usar mapas, gps, ambos,  etc.
Há 20 anos atrás viajava assim,  estudava os mapas e fazia um road book artesanal para ir consultado ao longo da viagem, ao lado do mapa. E servia depois para colocar  outra informação (como abastecimentos, horas de passagem pelos locais,  quilómetros diários feitos, etc.).
Este que deixo aqui foi a etapa onde passei pelo Stelvio e outros portos da região na Thundercat.

Enviado do meu SM-A520F através do Tapatalk
« Última modificação: Outubro 13, 2019, 22:32:17, 22:32 por Joao_Cruz »

Outubro 14, 2019, 10:30:04, 10:30
Responder #49

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
João:
Recordas-te se as horas indicadas a vermelho eram as horas em que chegaste ao destino ou era a previsão?

Quanto ao post. Realmente consta por aqui informação muito importante.
Concluo que o teu sistema (TMaxer) não é de muita programação, tendo sempre atenção ao combustível-percurso e condições do local de dormida.

Confesso que o meu planeamento de viagens (não de mota) passa sempre por muita programação, percurso e locais de dormida (preferencialmente campismo), assim como alimentação (prefiro cozinhar em detrimento de restaurante). Em caso de falha existe sempre uma alternativa.

Acredito que uma viagem seguindo os teus moldes é mais "descontraída" e resulta melhor numa abordagem a "solo" e de mota.