Autor Tópico: Famel o regresso á estrada - opiniões  (Lida 5259 vezes)

Outubro 28, 2017, 11:14:57, 11:14
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António Teles

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A mítica marca de motos portuguesa Famel quer voltar com "as duas rodas à estrada", depois da falência no final dos anos 90, mas agora com a "tecnologia do futuro", elétrica, amiga do ambiente e vocacionada para a cidade.
 
Em entrevista à Lusa, um dos novos donos da marca, Joel Sousa, 31 anos, engenheiro automóvel, explicou que para cumprir o desejo de “erguer” a marca precisa de “investidores estratégicos” e que por isso vai levar o protótipo da nova Famel à Web Summit 2017, em Lisboa de 6 a 9 de novembro.

Poucas semelhanças existem entre a legendária Famel Xf17 e a nova proposta da marca. Mantêm-se as rodas, mas muda o volante, o assento, o motor, que deixa de ser de combustão, o quadro, o ‘design’, o preço e o objetivo é que renasça a mística.

“O objetivo principal é voltar com as duas rodas às estradas. Uma marca histórica como a Famel, que tem todo o legado por trás e que sustenta a nossa base de trabalho, faz todo o sentido recuperar para termos uma marca portuguesa nas estradas”, explicou Joel Sousa.

A moto que Joel, em parceria com mais dois colegas de engenharia eletrónica, quer desenvolver e pôr a rolar na estrada pouco ou nada se parece com as do portefólio da antiga Famel.

“Depois de vários estudos acerca das perspetivas de mercado, achamos por bem não entrar nos motores a combustão e utilizar já a tecnologia do futuro e entrar na mobilidade elétrica. Com isso também percebemos que existem muitas questões relacionadas com a conectividade, com a experiência que o utilizador quer ter com o seu veículo e queremos utilizar essa tecnologia para atrair os jovens para o nosso produto, um produto amigo do ambiente e com tecnologia de ponta”, disse.



Segundo o engenheiro, o protótipo com que a FAMEL se vai apresentar na Web Summit, com traço de Helder Cação, “serviu para validar a nível de ‘design'”, segue-se agora tudo o resto.

“Iremos passar à parte de um protótipo funcional, que dará para percebermos as limitações e passarmos à industrialização. Já temos o motor, falta-nos desenvolver o quadro”, explicou.

Quanto ao motor da “máquina”, que terá autonomia para 100 quilómetros, explicou Joel Sousa, “será elétrica, equivalente a uma 125 CC de gasolina, mas elétrico porque para além de ser ecológico tem muito mais aptidão para as cidades e será bastante atrativo”.

Além de fazer renascer a Famel, os engenheiros propõem-se a acabar com a ideia de que os veículos elétricos se arrastam na estrada: “Fala-se muito dos veículos elétricos, que não andam, mas é um mito que tem que ser desfeito”, defendeu.

Para a Famel voltar à estrada “falta muita coisa”, desde “fazer homologações, testes, mas principalmente investidores para industrializar e levar o produto para o mercado” e é aqui que entra a Web Summit.

“Faz sentido estar presente como é um produto tecnólogo e temos noção que é neste tipo de eventos que estão os investidores estratégicos que queremos para a marca, ou seja, queremos investidores da parte tecnológica, do ambiente, que tenham alguma visão acerca do projeto e do futuro para nos ajudar a erguer a marca”, justificou Joel Sousa.”
Texto retirado na íntegra da sapo noticias em 28 de outubro de 2017

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Com a publicação deste tópico pretendo não só dar a conhecer o projecto, como também ler sobre o que todos nós achamos que uma mota/scooter eléctrica deveria de nos porporcionar para a equacionarmos como compra.
Também e como todos somos um pouco “engenheiros”, alguns mesmo de outras áreas serão, como se poderiam resolver determinados obstáculos como por exemplo a autonomia.
« Última modificação: Outubro 28, 2017, 11:34:52, 11:34 por António Teles »
A ver se paro quieto?! 🏍

Outubro 28, 2017, 15:07:46, 15:07
Responder #1

António Teles

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No meu entender dois pontos são fundamentais:
O som- apesar de pretender uma mota silenciosa, esta deverá provocar som de forma a alertar a nossa presença.
A Autonomia- 100km é muito pouco. Pelo menos 250 kms e alimentados por baterias diferentes e autónomas e portáteis de forma a que uma pode-se carregar enquanto a outra circular. As duas baterias também serviam para alertar o condutor que ao esgotar uma já tinha passado para a “reserva” e assim evitar ao máximo ficar apeado.
Design- Ter linhas futuristas não ser obrigatório.
Preço- Acessível ao comum dos mortais e dentro das mais baratas de combustão
A ver se paro quieto?! 🏍

Outubro 28, 2017, 15:54:03, 15:54
Responder #2

pacama

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Sinceramente nao tou a ver o cinquentao que teve uma FAMEL  na juventude a identificar-se com uma famel eletrica.

Outubro 28, 2017, 17:08:39, 17:08
Responder #3

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
Poucas semelhanças existem entre a legendária Famel Xf17 e a nova proposta da marca. Mantêm-se as rodas, mas muda o volante, o assento, o motor, que deixa de ser de combustão, o quadro, o ‘design’, o preço e o objetivo é que renasça a mística.

(....)

O jornalista escapou-lhe o pormenor do "volante".  :)

Deixa lá ver o que fará o Web Summit 2017 pela Famel, mas sinceramente vejo-lhe poucas hipóteses.

Mas fico com vontade de que apareça um investidor forte, que leve ao aparecimento de um produto tentador e...me faça engolir o que antevejo. 
« Última modificação: Outubro 28, 2017, 17:16:06, 17:16 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 28, 2017, 19:31:02, 19:31
Responder #4

dfelix

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Para um projecto meio amador até que não começaram mal.

O protótipo inicial tinha clara inspiração na lendária XF17.
E até apareceu na altura certa!
Coincidiu com uma fase inicial da lei das 125.
E havia elevado interesse do mercado nas propostas retro e com uma total ausência de concorrência.

Só que sem dinheiro não há palhaços.
E agora já é tarde demais para entrar num mercado que está saturado.

Apostar no eléctrico é uma opção com mais futuro.
Mas tendo em conta o desafio que está a ser para os grandes construtores, para quem nem sequer é um pequeno construtor parece-me ainda mais complicado.


Outubro 28, 2017, 20:15:12, 20:15
Responder #5

carlos-kb

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Engraçada a coincidência de que o que acabou a "enterrar" de vez a extinta Famel, foi tentar um projecto inovador de uma scooter eléctrica, em plenos anos 90...



E agora tentarem ressurgir a marca, duas décadas depois, novamente com uma moto eléctrica...

Ainda que a ambição de ressuscitar a marca, há dois pares de anos, já tenha passado por isto (uma reinterpretação contemporânea da míticas XF17), que como o Félix disse, a ver a luz do dia agora, corria o risco de vir com um timing errado:



Não quero ser profeta da desgraça, mas num mercado aguerrido e enraízado, não vejo grandes saídas para aquilo que por agora, não passa quase de um conjunto de intenções... e um protótipo a acompanhar.

Sabem o que vos digo mais.... Fod@-se A Mota (afinal não) É Linda!

Outubro 28, 2017, 20:50:45, 20:50
Responder #6

Luis Salgueiro

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Outubro 28, 2017, 23:26:39, 23:26
Responder #7

António Teles

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Engraçada a coincidência de que o que acabou a "enterrar" de vez a extinta Famel, foi tentar um projecto inovador de uma scooter eléctrica, em plenos anos 90...



E agora tentarem ressurgir a marca, duas décadas depois, novamente com uma moto eléctrica...

Ainda que a ambição de ressuscitar a marca, há dois pares de anos, já tenha passado por isto (uma reinterpretação contemporânea da míticas XF17), que como o Félix disse, a ver a luz do dia agora, corria o risco de vir com um timing errado:



Não quero ser profeta da desgraça, mas num mercado aguerrido e enraízado, não vejo grandes saídas para aquilo que por agora, não passa quase de um conjunto de intenções... e um protótipo a acompanhar.

Sabem o que vos digo mais.... Fod@-se A Mota (afinal não) É Linda!

Desconhecia por completo o projecto eléctrico da Famel. Afinal estávamos muito “áfrente” e até mostra que somos bem capazes de estar entre os pioneiros. Depois falta-nos é o fôlego
para continuarmos.
A ver se paro quieto?! 🏍

Outubro 29, 2017, 00:22:24, 00:22
Responder #8

carlos-kb

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Desconhecia por completo o projecto eléctrico da Famel. Afinal estávamos muito “áfrente” e até mostra que somos bem capazes de estar entre os pioneiros. Depois falta-nos é o fôlego
para continuarmos.

A Famel Electron foi o último modelo a ser desenvolvido pela Famel, e foi criado com o intuito de com este novo projecto, ter-se um balão de oxigénio que não deitasse por terra o construtor nacional, dado que as motorizadas com motor de combustão não conseguiam fazer frente à aguerrida concorrência nipónica.

A Electron foi desenvolvida em parceria com a Efacec, e como projecto pioneiro, esperavam-se os naturais apoios estatais, que nunca chegaram, o que aliado a uma tecnologia ainda pouco desenvolvida (a scooter era pesada, tinha uma autonomia escassa, pouca velocidade de ponta e levava uma serie de horas a recarregar), levou a que a coisa estagnasse.

Num último esforço para salvar a empresa, a patente do projecto acabou a ser vendida aos franceses da Peugeot, que o aproveitaram e melhoraram, para lançarem a 1ª scooter eléctrica que a Peugeot teve, a Scootelec.

A fábrica da Famel entretanto fechava portas e ditava fim a mais de 3 décadas de produção de uma época áurea para os pequenos construtores nacionais de motorizadas.

Outubro 29, 2017, 00:30:18, 00:30
Responder #9

Luis Salgueiro

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Ganda Carlos !  :nice:
" Basta ! Basta ! Vejo que o senhor sabe ! "   "Estamos satisfeitos !! "  :D


Abraço !  :convivio:

« Última modificação: Outubro 29, 2017, 00:33:54, 00:33 por Luis Salgueiro »

Outubro 29, 2017, 00:40:14, 00:40
Responder #10

carlos-kb

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Lol.... Luís.... O "Maistoideu"?

Por acaso sei... mas só por causa do filme!!!  :lolol:

Outubro 29, 2017, 01:28:01, 01:28
Responder #11

jmartins13

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Outubro 29, 2017, 08:00:50, 08:00
Responder #12

António Teles

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Design- Ter linhas futuristas não ser obrigatório.
Preço- Acessível ao comum dos mortais e dentro das mais baratas de combustão

Obrigado ao pessoal que não perdoou "volante" ao jornalista e me perdoou os "dois pontos são fundamentais". 🤓

Se a compra de uma scooter elétrica fosse feita por medida, e a quiséssemos mesmo comprar e andar com ela,  o que nos levaria a andar com uma, em termos preço, autonomia e design? Ou melhor, o que exigíamos ao fabricante no caderno de encargos, pois existem outros pontos não considerados por mim que serão importantes.


A ver se paro quieto?! 🏍

Outubro 31, 2017, 23:36:50, 23:36
Responder #13

dfelix

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Outubro 31, 2017, 23:46:46, 23:46
Responder #14

lmferreira

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Vejo este modelo mais ligado ao mercado Internacional do que ao mercado Nacional. Penso mesmo que este modelo está condenado ao mercado nacional!!!
E quem compra uma scooter eléctrica para brincar, compra uma trotinete eléctrica, onde já há bastantes modelos interessantes para as brincadeiras de fim de semana.

Novembro 01, 2017, 00:11:41, 00:11
Responder #15

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Novembro 01, 2017, 00:43:32, 00:43
Responder #16

dfelix

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Vejo este modelo mais ligado ao mercado Internacional do que ao mercado Nacional. Penso mesmo que este modelo está condenado ao mercado nacional!!!

Consegues mesmo ver alguma coisa?  ;)

É que a FAMEL no presente resume-se a um indivíduo que comprou os direitos da marca enquanto fazia o estágio profissional.
Não existe fábrica. Certamente nem existe empresa.
O que existe são as ideias que vão sendo colocadas em prática provavelmente nessa garagem da foto com o objectivo de criar uma prova de conceito que atraia um investidor.



Novembro 01, 2017, 00:50:38, 00:50
Responder #17

lmferreira

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Vejo este modelo mais ligado ao mercado Internacional do que ao mercado Nacional. Penso mesmo que este modelo está condenado ao mercado nacional!!!

Consegues mesmo ver alguma coisa?  ;)

É que a FAMEL no presente resume-se a um indivíduo que comprou os direitos da marca enquanto fazia o estágio profissional.
Não existe fábrica. Certamente nem existe empresa.
O que existe são as ideias que vão sendo colocadas em prática provavelmente nessa garagem da foto com o objectivo de criar uma prova de conceito que atraia um investidor.

Não é necessário fábrica própria nem sequer empresa para pôr um protejo em pratica. Basta um investidor e capital. A sub-contratação de serviços é cada vez mais usada, e os pequenos empreendedores cada vez mais a procuram. Trabalho no ramo industrial e tenho alguns clientes que apenas têm um pequeno escritório, mas lançaram varias marcas proprias de produtos, subcontratam fornecedores para produzir consoante as especificações e exportam para todo o mundo.

Novembro 01, 2017, 09:10:03, 09:10
Responder #18

carlos-kb

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Vejo este modelo mais ligado ao mercado Internacional do que ao mercado Nacional. Penso mesmo que este modelo está condenado ao mercado nacional!!!

Consegues mesmo ver alguma coisa?  ;)

É que a FAMEL no presente resume-se a um indivíduo que comprou os direitos da marca enquanto fazia o estágio profissional.
Não existe fábrica. Certamente nem existe empresa.
O que existe são as ideias que vão sendo colocadas em prática provavelmente nessa garagem da foto com o objectivo de criar uma prova de conceito que atraia um investidor.

Isto!

Novembro 01, 2017, 10:02:11, 10:02
Responder #19

António Teles

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Ok. Vou ler novamente o que escrevi e já cá volto.
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Novembro 01, 2017, 11:07:17, 11:07
Responder #20

António Teles

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...........
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Com a publicação deste tópico pretendo não só dar a conhecer o projecto, como também ler sobre o que todos nós achamos que uma mota/scooter eléctrica deveria de nos porporcionar para a equacionarmos como compra.
Também e como todos somos um pouco “engenheiros”, alguns mesmo de outras áreas serão, como se poderiam resolver determinados obstáculos como por exemplo a autonomia.

Reconheço que afinal eu era o menos conhecedor do projecto.



A ver se paro quieto?! 🏍

Novembro 02, 2017, 23:16:13, 23:16
Responder #21

dfelix

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Com a publicação deste tópico pretendo não só dar a conhecer o projecto, como também ler sobre o que todos nós achamos que uma mota/scooter eléctrica deveria de nos porporcionar para a equacionarmos como compra.
Também e como todos somos um pouco “engenheiros”, alguns mesmo de outras áreas serão, como se poderiam resolver determinados obstáculos como por exemplo a autonomia.

O título do tópico refere o regresso da FAMEL à estrada.
Talvez por isso a malta se tenha limitado a comentar essa parte e tenha ignorado esta, que dá sumo para outro tópico só em torno das eléctricas.  ;)

(até já existem uns quantos tópicos espalhados sobre o assunto na secção destinada a elas)


Novembro 03, 2017, 00:31:31, 00:31
Responder #22

António Teles

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Com a publicação deste tópico pretendo não só dar a conhecer o projecto, como também ler sobre o que todos nós achamos que uma mota/scooter eléctrica deveria de nos porporcionar para a equacionarmos como compra.
Também e como todos somos um pouco “engenheiros”, alguns mesmo de outras áreas serão, como se poderiam resolver determinados obstáculos como por exemplo a autonomia.

O título do tópico refere o regresso da FAMEL à estrada.
Talvez por isso a malta se tenha limitado a comentar essa parte e tenha ignorado esta, que dá sumo para outro tópico só em torno das eléctricas.  ;)

(até já existem uns quantos tópicos espalhados sobre o assunto na secção destinada a elas)

Ainda não tinha lá ido consultar. Obrigado pela informação.
A ver se paro quieto?! 🏍

Novembro 03, 2017, 11:19:20, 11:19
Responder #23

2low

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Como o Sapiens21 disse: volante

Apesar de ter já visto motorizadas e bicicletas com volante o normal é o guiador!  :lolol:

Quando a este novo protótipo, é bem diferente da anterior versão que era uma XF17 estilizada.
Acho que se deva compreender esta mudança porque uma empresa que ainda não produz nada mas que queira ter sucesso há que não ter medo dessas mudanças quando são pensadas!
Mas agora devem manter-se neste prototipo e ir até a um fim, a produção!

"motorização electrica" sem duvidas que é uma escolha acertada porque quando realmente começarem a comercializar já as outras marcas estao a começar a virar para as electricas...

Tenho acompanhado assim de longe esta evolução da Famel desde que o referido mecanico adquiriu a marca!


Abrir  :offtopic:

Tenho um projecto de recuperar uma velhinha Famel (motorizadas piedense) com motor zundapp 5 turbina mas que ainda não saiu do papel.
Na devida altura abrirei topico

Fechar :offtopic:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Novembro 03, 2017, 11:44:56, 11:44
Responder #24

lmferreira

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Venha de lá essa recuperação :)
Também gostava de recuperar uma antiga, e já me chegaram a oferecer 2 ou 3 para recuperar, mas infelizmente os meus conhecimentos mecânicos nao o permitem ir mais longe.

Novembro 13, 2017, 13:12:58, 13:12
Responder #25

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
Tenho um projecto de recuperar uma velhinha Famel (motorizadas piedense) com motor zundapp 5 turbina mas que ainda não saiu do papel.
Na devida altura abrirei topico
(....)


Abre lá isso e vai "despejando" informação...  :feliz:

Começa por mostrar essa velhinha Famel...  :nice:
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Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

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Novembro 13, 2017, 15:57:06, 15:57
Responder #26

carlos-kb

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Entretanto há dias estava ali num forúm da "concorrência"  :D a discutir esta (nova e alegada) Famel que se quer (e se diz) eléctrica.
Não sei se o desenho deste protótipo apresentado na Web Summit seguiu algumas linhas inspiradoras, tal como a maqueta anterior se inspirava nitidamente na XF-17 (que por sua vez nem é nada de >>original<<).

Já há vários anos colaborei com o Gustavo Pinto (aficionado, entusiasta das cinquentinhas "made in Portugal" e criador da página "www.motorizadas50.com") na pesquisa de informação para constar na mesma (projecto interessante mas nunca acabado).
Mas nessa troca de posts, de repente fez-se-me luz e lembrei-me de algo já de um passado recente da marca de Águeda. A Famel por alturas dos Jogos Olímpicos de Barcelona (1992) lançava um modelo alusivo à efeméride.... a Olimpic 92.

Vejam lá se não se conseguem tirar grandes semelhanças estilísticas (que como digo, não sei se terão sido propositadas ou não) com este protótipo agora apresentado?




Novembro 13, 2017, 16:14:25, 16:14
Responder #27

dfelix

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Acho que a questão do momento é sabermos se o Joel Sousa e seus dois colegas de faculdade conseguiram enganar algum investidor no web summit!!

 :)


Janeiro 04, 2020, 19:47:25, 19:47
Responder #28

2low

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Aparentemente só agora (em 2020) é que a nova Famel vai ter um reinicio ao publico, e sim, um modelo eléctrico!



Publicação da marca à coisa de 20/30min: https://www.facebook.com/famelmotorizadas/photos/a.304858889638996/1708251032633101/?type=3&eid=ARB8aD_-pW72sfBNxbSCvWQae61bhNutJrTyLJQtGSITJCNZqNbvxwnTsXY-aVsrBZ0f3Womq5Nc-VP7&__tn__=EHH-R

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