Autor Tópico: Primeira "Lady" KTM 390 Adventure / BMW G310 GS / Kawasaki Versys X 300  (Lida 1210 vezes)

Janeiro 02, 2020, 19:17:00, 19:17
Lida 1210 vezes

RicardoBC

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 6
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Mafra
Bem, após o meu tópico de apresentação e para quem leu, percebeu que tenho 0% de experiência em motos, no entanto é algo que gostaria de mudar para um futuro. Irei tirar a carta de motos assim que mudar para a nova casa e depois pensar na aquisição de uma "Lady" para mim.

A minha grande admiração é desde algum tempo a BMW GS1200. Alías, acho que só gosto mesmo deste género de motociclos :) as chamadas Trails (espero não cometer nenhuma gafe e se cometer estejam à vontade para me corrigir.
Desde à algum tempo para cá, comecei a pesquisar mais sobre este género de motos. Não podendo eu por várias razões adquirir a GS1200 ( financeiras e pela minha falta de experiência ), comecei a procurar cilindradas mais baixas e que julgo eu se pudessem enquadrar num futuro iniciante como eu e lógicamente fui parar à G310 GS. Estagnei nesse modelo a achar que não haveria nada que me agradasse mais, no entanto, estava enganado. Neste momento estou embeiçado por 3 modelos e desde já gostaria que caso queiram e possam me dêem dicas sobre eles:

1º KTM 390 Adventure

Esta passou a figurar no meu TOP1, fiquei literalmente apaixonado por esta "Lady". Sendo uma 373cc julgo eu que poderá estar à altura de um iniciante como eu? Que acham? Bem sei que ainda não está disponível no mercado português, mas julgo que em breve estará. Será uma boa opção?

2º BMW G310 GS

Passou para o TOP2 assim que dei de caras com a KTM. Continua a ser lindíssima. Tenho aqui a "vantagem" de já haver este modelo à algum tempo e com a possibilidade de aquisição de um modelo usado, poupando à partida uns trocos. Outra alternativa que não sei se é muito usada dentro do mercado das motos seria a importação, já que nos automóveis é algo perfeitamente usual e banal, nas motas não sei. Sei por exemplo que vi uma em Espanha (Pontevedra neste caso) com cerca de 5000km, de 2019 e com valor de venda de 4000€. Teria aqui de acrescentar alguns valores (legalizações, documentações e afins) mas que no final das contas se poderia tornar numa aquisição bastante interessante. Qual a vossa opinião sobre esta GS e sobre importar motas?

3º Kawasaki Versys X-300

Esta chamou-me a atenção por ser um pouco mais "imponente" do que as restantes duas. Não conheço kawasaki mas tenho um colega que tem uma kawasaki e que está bastante contente. (Não tendo ele o modelo em causa está muito contente com a marca e com a assistência que tem tido em Portugal). O que acham desta menina?

Julgo ser importante referir que tenho 1,83m e peso 96kg ( mas vou fazer dieta  :D :D )

Acham que estas meninas se "enquadram" num trajecto diário de AE entre Torres Vedras e Lisboa? Serão perto de 100km dia, 500km semana e 2000km mês.

Aguardo os vossos feedbacks.

Cumprimentos,

Ricardo Carpinteiro

Nota: Espero que me perdoem alguma gafe da minha parte.

Janeiro 02, 2020, 20:43:33, 20:43
Responder #1

NFRod

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 305
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Bem vindo.

A cilindrada das motas é um bom indicativo para teres mais ou menos ideia do que andam mas não é tudo. Tens motas de 750cc como as NC750s que acho que são motas meigas mesmo para quem começa.

As motas dentro dessa cilindrada normalmente têm no máximo 35kW que não é mau mas acho que é curto para o que queres fazer diariamente. Acho que te vais cansar e vais querer depois algo que seja mais cómodo. Só estou a dizer isto porque me dá ideia que queres uma mota nova por isso se tens de tirar carta A se calhar não era má ideia apostar em algo mais.

Eu até agora o que me faz mais confusão nas motas é mesmo a sua dimensão mas também acredito que seja uma questão de hábito.

Gostava de saber de cor umas quantas motas dentro desse estilo com CC a volta de 650/700/750 mas como eu não gosto muito do género também não tenho assim nada presente que se equipare a gs1200.

Repescando o outro tópico acho que se fizeste teórica de carta A1 não precisas de fazer outra vez para a A.

Se vais para Torres há lá um stand muito porreiro que é a ondatorres tens lá muita coisa para ver. Honda, Suzuki, chinesas...

Janeiro 02, 2020, 22:45:33, 22:45
Responder #2

Falcão

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 90
  • Marca Motociclo: Honda / Voge
  • Modelo Motociclo: Crosstourer 1200X DCT / 300 rally
  • Localidade: ALMADA
Olá companheiro, além do já proposto, se o factor financeiro for importante e juntando a este, o factor inexperiência aconselho a que investigue a marca Zontes. Procura tópicos sobre aqui no fórum.
Boas curvas... quando for caso disso, é sempre!
Yamaha Cygnus 125 * Sym 125 Gts * Honda Silver Wing 400 * Honda Íntegra 700 * Honda Crosstourer 1200X * Royal Enfield Himalayan * Voge 300 rally

Janeiro 03, 2020, 13:26:12, 13:26
Responder #3

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Bem vindo!

Podes conduzir motos limitadas a 35 kw?
Caso afirmativo, e dentro do género, eu pensaria numa Yamaha T7.
Deverás arranjar algum tipo de promoção, é moto simples, deverá ser fiável e já é uma trail a sério.
Tens tamanho e peso para a mesma, não te preocupes.
Habilidade, estamos a falar de uma Japonesa, é suave (basta pesquisar comparativos e/ou ensaios testes das várias revistas de motos existentes).
Deverás conseguir vender a mesma um dia mais tarde com alguma facilidade, algo que não sei se conseguirás com qq um dos três modelos que enumeras.

Esquece as 400 se puderes subir um pouco na cilindrada, para os km's e tipologia dos mesmos que dizes ir fazer maioritariamente, seria melhor uma 600/700 cc que mais tarde poderás "deslimitar" quando tiveres carta "completa".

Da T7, passado algum tempo, já darás o salto fácilmente para uma GS boxer.
Ou pode ser que entretanto "vejas a luz" e enveredes pela  KTM 1290 Super Adventure!!!!!  :yeah: :yeah: :yeah:

Abc e boas curvas!

Abc e boas curvas!!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Janeiro 03, 2020, 14:21:03, 14:21
Responder #4

Raminhos

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 425
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Em relação à cilindrada.. o "poderes ou não poderes" está na tua cabeça.

A minha primeira mota foi uma 1000cc. E não me arrependo.
É uma questão de saber o que tenho em mãos e não entrar em devaneios.

Em relação ao trajeto Torres - Lisboa, conheço bem e fazes na boa com uma 300cc.
Já fiz de 125cc e num dia de vento achei medonho. Uma 300cc já tem outro pulmão.

Quanto às tuas escolhas...

Pelo que percebi vais tirar a carta A.
Tirando a carta A acho que tens muitas mais opções a considerar.


Janeiro 03, 2020, 14:26:37, 14:26
Responder #5

RicardoBC

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 6
  • Marca Motociclo: apeado
  • Modelo Motociclo: apeado
  • Localidade: Mafra
Bem vindo!

Podes conduzir motos limitadas a 35 kw?
Caso afirmativo, e dentro do género, eu pensaria numa Yamaha T7.
Deverás arranjar algum tipo de promoção, é moto simples, deverá ser fiável e já é uma trail a sério.
Tens tamanho e peso para a mesma, não te preocupes.
Habilidade, estamos a falar de uma Japonesa, é suave (basta pesquisar comparativos e/ou ensaios testes das várias revistas de motos existentes).
Deverás conseguir vender a mesma um dia mais tarde com alguma facilidade, algo que não sei se conseguirás com qq um dos três modelos que enumeras.

Esquece as 400 se puderes subir um pouco na cilindrada, para os km's e tipologia dos mesmos que dizes ir fazer maioritariamente, seria melhor uma 600/700 cc que mais tarde poderás "deslimitar" quando tiveres carta "completa".

Da T7, passado algum tempo, já darás o salto fácilmente para uma GS boxer.
Ou pode ser que entretanto "vejas a luz" e enveredes pela  KTM 1290 Super Adventure!!!!!  :yeah: :yeah: :yeah:

Abc e boas curvas!

Abc e boas curvas!!

Boas.

Obrigado pelas dicas.
De facto a T7 já tinha sido vista numa review com a GS850 e com a KTM 790 adventure e apreciei bastante. Desgosto a simplicidade do painel digital comparando com a outras claro.
Estou a brincar no configurador da yamaha.

Fevereiro 08, 2020, 11:39:12, 11:39
Responder #6

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Não aconselho a nenhum iniciante motos muito potentes, a margem de erro é muito menor.

Felizmente, e no meu tempo não havia disto, existe a possibilidade de comprar uma moto já mais virada para o futuro, visto que há bastantes versões limitadas. Havendo estas versões, eu optaria pela T7 ( isto já vai do gosto estético de cada um, claro ). Gosto da moto, tem a tal versão limitada que permite uma aprendizagem mais adequada a novos encartados sem experiencia, e tem a possibilidade de ser "aberta" mais tarde, permitindo outro tipo de condução.

Muito sinceramente, e havendo a possibilidade de comprar uma moto limitada já com previsões de a usar deslimitada no futuro, nunca optaria pelas cilindradas mais baixas ( 125cc ) ou intermédias ( 300/400cc ). No meu caso, por motivos financeiros, que não tenho condições de subir a escadaria toda da aprendizagem por categorias de cilindrada.

Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...