Autor Tópico: Pastilhas travão EBC  (Lida 1276 vezes)

Fevereiro 28, 2020, 09:57:02, 09:57
Lida 1276 vezes

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Andava aqui à procura de pastilhas para a minha CB 125F, na net a referência que me aparece são as EBC FA 197, com preço a rondar os 22€.

Pedi preço à loja de peças da Honda mais próxima e disseram-me custava 13,80€ e a ref é EBC FA 716. Na net é mais difícil encontrar esta referência, mas encontrando, o preço é mais ou menos esse da loja.

A minha dúvida é, porquê referências e preço tão diferentes se ambas servem para o mesmo modelo? E serão as mais baratas assim "tão piores" em relação às outras?

Fevereiro 28, 2020, 10:10:09, 10:10
Responder #1

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Julgo que as pastilhas de travão que mandei instalar serão dessa marca e até fui eu buscar a uma loja que também vende online, apesar de eles terem mais produtos dos que anunciados online...
A loja onde comprei foi https://www.mavico.com/ mas no meu caso fui mesmo buscar à loja física para poupar tempo de envio (menos 2/3 dias).

Como és do Norte a http://www.lusomotos.com/ sendo dos maiores representantes nacionais de várias marcas, talvez consigas directamente com eles encomendar as pastilhas que procuras.

Se a Motoviana (Viana do Castelo) estiver aberta talvez consigas também lá arranjar isso.

Sobre a questão do preço é normal acontecer quando estás presente um fabricante que fabrica também para as outras "rebrandings".
A Honda não deve produzir/fabricar isso... Mas depois tens marcas como a Benelli que fabricam até os parafusos...
Eu estou satisfeito e na minha moto melhorou ligeiramente a travagem em termos de ficar "menos mole" mas não deixa de proporcionar travagens seguras e "suaves/regulares".
« Última modificação: Fevereiro 28, 2020, 10:16:15, 10:16 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Fevereiro 28, 2020, 12:40:48, 12:40
Responder #2

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Se as EBC que me indicaram de 13,80€ forem boas, nem preciso mandar vir nada, para mim o preço já está bom.

Fiquei curioso até por as referências serem bem diferentes, se uma fosse FA 197 e outra FA 196, até entendia que se tratasse de uma descontinuação.

Amanhã vou dar uma olhada em mais 2 lojas da proximidade...

Fevereiro 28, 2020, 13:14:44, 13:14
Responder #3

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Há pastilhas sinterizadas e pastilhas orgânicas. A diferença entre elas está no composto usado para nos "calços" das pastilhas (isto de forma resumida) e, no caso da EBC se à frente do numero aparecer um HH, então são sinterizadas, caso não tenha estas letras são orgânicas.

As sinterizadas têm maior resitência à fadiga causada pelo calor gerado durante a travagem, sendo adequadas para motas "rápidas" e/ou pesadas, enquanto as organicas não têm tanta resistência à fadiga gerada pelo calor, sendo mais adequadas a motas mais "lentas"e/ou mais leves.

Para uma CBF 125 duvido que recomedem pastilhas sinterizadas (mas podem ser colocadas) porque a mota não é pesada e nem atinge velocidades vertiginosas que levem a aquecimento doido dos travões na altura das travagens.

Fiquei curioso até por as referências serem bem diferentes, se uma fosse FA 197 e outra FA 196, até entendia que se tratasse de uma descontinuação.

As diferenças de referências são dificeis de entender porque cada fabricante referencia as suas peças da forma que melhor entende e, uma dada referência serve numa variedade diferente de motas, não sendo especifica só para um modelo e marca.

Fevereiro 28, 2020, 16:47:42, 16:47
Responder #4

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
FA197 e FA716 são "formatos" diferentes.
Confirma no manual do respectivo ano da tua moto qual é que usa exactamente.
Isto para não estares a sacar fora as pastilhas...

Pode acontecer que até certo ano usava determinadas pinças e depois passou a partir de outro adoptar outras, daí as referências diferentes.

Dentro da mesma referência pode haver divergência de preços de acordo com o material usado, tal como o pjmartinho indicou.

Fevereiro 28, 2020, 18:21:42, 18:21
Responder #5

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Procurei ontem no manual, não fala nada sobre a especificação das pastilhas, apenas fala de como instalar. Por acaso estranhei isso.

Fevereiro 28, 2020, 19:23:05, 19:23
Responder #6

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
FA197 e FA716 são "formatos" diferentes.
Confirma no manual do respectivo ano da tua moto qual é que usa exactamente.

Isto para não estares a sacar fora as pastilhas...

Pode acontecer que até certo ano usava determinadas pinças e depois passou a partir de outro adoptar outras, daí as referências diferentes.

Dentro da mesma referência pode haver divergência de preços de acordo com o material usado, tal como o pjmartinho indicou.

Tal como disse o Dfelix...

De acordo com o manual da EBC:
(https://ebcbrakes.com/assets/Flip-Catalogues/Intl-Full-Catalogue-May-2019/EBC-2019-Full-Catalogue.html#p=19)

Honda CBF125 (2009-2015)
frente: FA375 ou opcional FA375HH
trás: H352

Honda CB125F (2015-2016)
frente: FA197 ou opcional FA197HH
trás: H352

Honda CB125F (2017-2018)
frente: FA716 sem opcional HH
trás: H352

Se a tua moto for de 2018-2019 eu optaria por este ultimo modelo mas talvez o melhor é enviares um email directamente à EBC (enquiries@ebcbrakesdirect.com) a perguntar qual o modelo mais adequado.

EDITADO: para verificares ou comparares, tens aqui o formato e dimensões das pastilhas FA716 https://ebcbrakes.com/assets/Flip-Catalogues/Intl-Full-Catalogue-May-2019/EBC-2019-Full-Catalogue.html#p=602
Nesta pagina do manual parece que existe uma opção "V" (FA716V) mas no entanto não encontrei o significado desse "V" e o "HH" claramente que não existe.
Estas FA716 são bem maiores que as FA197.
« Última modificação: Fevereiro 28, 2020, 20:25:08, 20:25 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Fevereiro 28, 2020, 20:11:06, 20:11
Responder #7

tiagofo20

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 441
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB125F
  • Localidade: Guimarães
Obrigado 2low, não fazia ideia que o modelo da minha mota tinha 2 versões diferentes de pastilhas, como transitou de cbf 125 para cb 125f em 2015, nem me passou pela cabeça que nestes últimos 4 anos haveria alguma alteração relevante.

A minha foi comprada em 2018, por isso quase certeza que serão as FA716.