Autor Tópico: Troca de moto  (Lida 1931 vezes)

Fevereiro 04, 2020, 14:19:58, 14:19
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msilva

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Como acontece a todos nós, existe um momento em que a troca de moto se torna um assunto a pensar e consequentemente aparecem as duvidas sobre o modelo a comprar  :napodeser:, por isso abri este topico, para ter ainda mais dúvidas nessa escolha  :D :D :D

Moto Actual - Aprilia Pegaso 650 de 2001 com 31000kms
Alguns modelos em analise:
Honda NX 750X ( Este modelo, estou farto de ver e ouvir opiniões )
CF Moto 650 MT ( é um modelo que me desperta curiosidade, entretanto, não encontro muita informação referente a moto )

Um ponto muito importante, qualquer que seja a escolha, tem de aceitar retoma, faço uso da moto quase diariamente ( 90% dos dias ) durante a semana, faço uma media de 20 kms por dia, durante o fim de semana, normalmente em média 250 kms.

Qual a vossa opinião ?
Obrigado

Fevereiro 04, 2020, 15:15:21, 15:15
Responder #1

danteMdie

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Pela quantidade de NCs vendidas, pode tornar-se uma melhor opção. Tens a "fiabilidade Honda" e dificilmente irão faltar peças no longo prazo.

CF Moto... epa, you never know.

Fevereiro 04, 2020, 15:47:57, 15:47
Responder #2

Nuno YB

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Muito sinceramente, parece-me uma não-duvida...

Estando indeciso entre marcas pouco conhecidas no mercado, ou de alguns motociclistas menos por dentro do assunto, percebia a duvia.

Entre uma Honda e uma CF... seja qual for a categoria, a opção parece-me obvia. Ainda assim, se estiveres mesmo inclinado para a CF, acho que aqui no Forum existem topicos sobre essa marca e tambem deverás encontrar mais informação em outros Foruns e sites.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Fevereiro 07, 2020, 13:05:02, 13:05
Responder #3

Vasco Gama

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Benneli 502 trk :welcome:
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Fevereiro 07, 2020, 13:38:09, 13:38
Responder #4

msilva

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Obrigado pelas sugestões  :nice:

Estou a espera, de na proxima semana, conseguir ir fazer alguns test drives, nomeadamente a Honda NC, que me esta a despertar curiosidade.


Fevereiro 07, 2020, 19:55:28, 19:55
Responder #5

Moto2cool

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A NC tem como principal virtude a economia. Não fazes tantos quilómetros que seja muito relevante dessa economia. Para conforto e versatilidade e alguma alegria na condução a VStrom 650 pode ser uma boa opção
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Fevereiro 07, 2020, 20:27:21, 20:27
Responder #6

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Por vezes dá-me uma (ligeira) ideia que se fala na NC como se se tratasse de um cepo... 

Mesmo não tendo o disparo de outras motos (nem foi desenvolvida com isso em mente como se sabe), ainda assim faz dos 0-100kmh em ~5,4seg....dos 0-120kmh em ~6,9seg...

Não sendo nada por aí além, ainda assim a moto não se mexe nada mal.

Companheiro msilva, faz uns testes em vários modelos do género que gostas e decide pela que reúne o maior agrado.
Isso é o mais importante.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 08, 2020, 09:58:32, 09:58
Responder #7

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Por vezes dá-me uma (ligeira) ideia que se fala na NC como se se tratasse de um cepo... 

Mesmo não tendo o disparo de outras motos (nem foi desenvolvida com isso em mente como se sabe), ainda assim faz dos 0-100kmh em ~5,4seg....dos 0-120kmh em ~6,9seg...

Não sendo nada por aí além, ainda assim a moto não se mexe nada mal.

Companheiro msilva, faz uns testes em vários modelos do género que gostas e decide pela que reúne o maior agrado.
Isso é o mais importante.  :nice:
Não vejo a NC como um cepo ( os cepos não têm rodas :) ) nem sei se o comentário era pelo que escrevi, mas o que todos referem como ponto positivo da NC é a economia.
No desempenho, 54 CV para 220 kg de peso não fazem milagres. A relação potencia/peso tem algum significado, não?
Quais as rpm máximas numa NC?
Nada de mais, as motas são desenhadas para determinado fim, ninguém anda numa Hayabusa no caminho casa-trabalho ou numa NC para bater recordes de velocidade. Ser diferente não é ser pior ou melhor.
Às vezes quando chamamos a atenção das diferenças podemos ser acusados de discriminação. Não podia ser pior o engano. As coisas são o que são. A NC tem muitas vendas, mais que a VStrom, quer dizer que aquilo para que foi construída tem mais adesão dos clientes, não que seja melhor ou pior que outras.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
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Fevereiro 08, 2020, 10:10:56, 10:10
Responder #8

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A minha intervenção teve que ver com a menção de "alguma alegria" no tocante à condução.
Ou seja, dando um pouco a sensação que na NC era coisa ausente...

Muitos dos casos de quem critica a NC acredito que nem sequer alguma vez andaram numa.
Dizem isto e aquilo, mas ou nunca andaram ou a base comparativa acaba por ser desajustada para com um modelo que não foi feito para "corridas", como sabemos.

E como referi, não é especialmente rápida. Mas não se move nada mal. E as retomas de velocidade, em boa parte dos casos (velocidade) não envergonham.

Na última revisão do modelo teve mesmo intervenções para elevar as rotações, algo que alguns clientes já pediam e...a marca lá deu ouvidos.  :)

Não é que seja muito boa, pois não é.
Mas no que se propõe cumpre e tem um andamento que também não se nega a ser rápido q.b.
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Dalai Lama

Fevereiro 08, 2020, 11:27:33, 11:27
Responder #9

Nuno YB

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Nunca andei numa NC mas, como é obvio, já vi bastantes a rodar, seja na cidade ou em estrada.
O que me deu para perceber é que, não sendo uma moto desportiva, cumpre plenamente com a sua função. Tem "disparo" suficiente para ultrapassar um automovel em estrada, numa velocidade acima dos limites legais, e mais que suficiente dentro da cidade.

Ora, tendo eu a convicção que é justamente esse o propósito de uma utilitária, cumpre a 100%.

Como disse, nunca andei em nenhuma, mas se faz velocidades de cruzeiro acima dos 120klm/h, se consegue ultrapassar um automovel que circule a essa velocidade na estrada com facilidade, se passa bem entre filas dentro da cidade e ainda por cima consegue boas médias... acho que os homens da Honda acertaram na finalidade da moto.

Não tem o nervosismo de uma Tracer700, ou a velocidade de ponta de uma Duke790? E então, não foi para isso que foi construida, é um modelo diferente, pensado para ser economico, não para ser nervosa e para ter ponta...

Voltando ao assunto do topico, reitero o que disse antes: havendo duvidas entre vários modelos de marcas já impostas no mercado, percebia a indecisão. Mas entre a NC e a CF... não vejo grande discussão entre a melhor escolha. Tanto pela presença no mercado da Honda, como pela fiabilidade mais que comprovada dessa marca e desse modelo em particular.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Fevereiro 11, 2020, 17:39:18, 17:39
Responder #10

Vasco Gama

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Eu já conduzi uma NC, não sei se conta os 48mil km que fiz numa nc700x 2012  :pensador: :stuck_out_tongue_winking_eye:!

Agora tenho uma v-strom 650 2019! :pensador: :-\

A única semelhança é o valor do IUC!  :lolol: :lolol:

Se pude-se tinha as duas! :you.bet:

Agora, porquê a v-strom e não a NC??

Se vais andar 75% em cidade, a NC é melhor, mais leve na condução, mais pequena, mais estreita e mais económica, e mais fácil de manobrar!

Se vais andar 75% fora de cidade, a V-strom é melhor, mais confortavel, mais mota, mais cv, mais dinâmica, melhor resposta nas ultrapassagens,melhor a travar, melhor consumo em AE e Vias rápidas, e se for com dois nem tem comparação!!

Embora pareça que são do mesmo segmento, para mim são totalmente diferentes!

Mas para 1ª mota, a NC é melhor!

Para quem vem do motor rotax, a NC vai parecer pouco mota ao principio!

E onde vais notar mais é no conforto!

Eu até banco Shad coloquei, e mesmo assim...
« Última modificação: Fevereiro 11, 2020, 17:43:02, 17:43 por Vasco Gama »
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Fevereiro 11, 2020, 17:50:30, 17:50
Responder #11

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Eu já conduzi uma NC, não sei se conta os 48mil km que fiz numa nc700x 2012  :pensador: :stuck_out_tongue_winking_eye:!

Agora tenho uma v-strom 650 2019! :pensador: :-\
(....)

Tiveste uma NC cuja geração é de há vários anos atrás.
Agora tens uma V-Strom do ano passado.

Não deixando de ser bastante válida a apreciação e julgamento de ambas, ainda assim convém enquadrar a questão de forma mais rigorosa, até porque a NC, passado estes anos todos, também evoluiu (inclusivamente na cilindrada, já que agora é 750).

Ou seja, as sensações tidas com a 700, o desempenho do motor e a tecnologia a bordo, não são exactamente os mesmas que o modelo tem agora na mais recente geração da NC750X.

Mas com isto não digo que em estrada e A.E. não estejas inteiramente correcto.
Pretendia apenas enquadrar a questão por forma a dar um olhar perante a diferença temporal entre ambas.  :)
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Fevereiro 11, 2020, 18:55:50, 18:55
Responder #12

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Sapiens21 Amigo, antes de comprar a DL andei um dia com a NC750x, e posso te dizer que as 500 rpm a mais não se notaram assim tanto!

E o conforto ao fim de uma hora, mais do mesmo!

Mas são opiniões, e adoro a NC, mas não para viagens mais de 60/80 km de distancia, ou mais de 1 hora! :convivio: :convivio:
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Fevereiro 11, 2020, 21:17:17, 21:17
Responder #13

Moto2cool

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Já insinuaram que eu era da Suzuki por defender um dos modelos. Não tenho interesse nenhum na Suzuki, mas recomendo que pelo menos experimentes a VStrom e a NC e que não seja apenas na cidade.  A VStrom apesar das limitações do motor ( mas bastante acima da NC) é uma estadista de longo curso por excelência com um conforto de referência
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Fevereiro 11, 2020, 22:26:40, 22:26
Responder #14

Sapiens21

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Provavelmente um dos mais completos testes comparativos que se pode encontrar em diversas publicações (link mais abaixo) .

Serve também para perceber que uma moto vai para lá das prestações ou consumos e há outras coisas que são valorizadas por uns e outros de maneira diferente.

Boa leitura.  :nice:
Há muito conteúdo neste comparativo, que coloca em "confronto" estas duas óptimas propostas, separadas por 1.000€ nas versões base.

https://motos.coches.net/noticias/honda-nc-750-x-suzuki-v-strom-650-abs-comparativo
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Fevereiro 12, 2020, 08:35:40, 08:35
Responder #15

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Provavelmente um dos mais completos testes comparativos que se pode encontrar em diversas publicações (link mais abaixo) .

Serve também para perceber que uma moto vai para lá das prestações ou consumos e há outras coisas que são valorizadas por uns e outros de maneira diferente.

Boa leitura.  :nice:
Há muito conteúdo neste comparativo, que coloca em "confronto" estas duas óptimas propostas, separadas por 1.000€ nas versões base.

https://motos.coches.net/noticias/honda-nc-750-x-suzuki-v-strom-650-abs-comparativo

Obrigado, pelas opiniões, efectivamente no inicio do tópico, a colocação da CF Moto, foi um pouco precipitada, pois ainda não tinha tido nenhum comentário da mesma.

Vou ver e continuar a testar, pois gostei da exprimentar a NC, mas ..... , existe uma coisa que me está a custar de encaixar, o diametro das rodas ( 17/17 ). :( :( :(


Fevereiro 12, 2020, 13:47:54, 13:47
Responder #16

Moto2cool

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A NC apesar do design mais trail é uma estadista e tem jantes de estrada. 17/17 são normais nestes contexto
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Fevereiro 14, 2020, 13:45:37, 13:45
Responder #17

MotardFeio

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Nenhuma NC é trail - ponto final.
A X tem o aspecto disso, tal como um VW Polo Cross (ou lá o que é), é só aspecto.
Neste caso talvez tenha uma posição de condução mais direita (estilo trail).

A Tracer 700 bate essas duas de olhos fechados, é económica QB (nada bate a NC, só PCX e afins), dá-te gozo de condução mas esquece caminhos de terra.
No fundo é a TDM dos tempos modernos - a base dela é inteiramente a MT-07 (uma Hornet descafeinada).

Para os km's que dizes fazer, qq coisa semelhante à Tracer seria o mais adequado, até pelo factor diversão dos mesmos.

Se apenas queres eficiência e veículo de Transporte, nada bate uma NC!
O motor dela foi literalmente baseado em meio motor do 1400cc do Honda Jazz (o carro) mas com metade dos cilindros.
Daí red-line tão baixo (metade do normal) e consumos tão baixos tb.

Assim de repente (e dentro do figurino Trail) tens tb a Kawasaki Versys 650.

Compra uma revista de motos, vai à lista de preços, pesquisa pela cilindrada dentro de cada marca, vai à net para veres que moto é.
Faz a tua lista e passa pelos stands de cada marca a pedir test-drive das tuas eleitas.
Depois se ainda restarem dúvidas escolhe a mais bonita e mais barata!

Boa sorte na escolha!!!!!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha