Acaba por não ser surpresa nenhuma mas a Moto Guzzi confirmou em EICMA que está a trabalhar na segunda moto equipada com o motor "Compact block".Trata-se da sucessora da Stelvio, o que na linguagem da marca de Madello Del Lario, significa uma nova Big Adventurer!
A motoguzzi está a ficar com motos bonitas mas ainda assim precisa de mudar equipa de marketing e design, aquele lettering de lado a dizer "stelvio" parece ter sido ali colocado por um dono sem qualquer noção de design, parece ter comprado o autocolante na loja do chinês...Fora isso... bonita, motor qb, já com bastante tecnologia que foge ao passado da marca a par do modelo irmão mais velho (V100 mandelo) e se o preço for cativante...
Citação de: 2low em Outubro 29, 2023, 22:29:54, 22:29A motoguzzi está a ficar com motos bonitas mas ainda assim precisa de mudar equipa de marketing e design, aquele lettering de lado a dizer "stelvio" parece ter sido ali colocado por um dono sem qualquer noção de design, parece ter comprado o autocolante na loja do chinês...Fora isso... bonita, motor qb, já com bastante tecnologia que foge ao passado da marca a par do modelo irmão mais velho (V100 mandelo) e se o preço for cativante...Em termos de tecnologia esta tem a mais que a minha o windscreen com ajuste eletrico e o motor de refrigeração líquida com mais 22CV.A minha não tem jantes tubeless mas o modelo de 2020 já tem. De resto têm o mesmo nível de equipamento. Anterior a 2019 só alguns modelos premium tinham este nível! O design é mais do mesmo, a anterior Stelvio era muito parecida a esta (feia que até dói) mas gostos não se discutem... Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
Citação de: JoãoPVCarvalho em Fevereiro 22, 2024, 21:58:38, 21:58Citação de: 2low em Outubro 29, 2023, 22:29:54, 22:29A motoguzzi está a ficar com motos bonitas mas ainda assim precisa de mudar equipa de marketing e design, aquele lettering de lado a dizer "stelvio" parece ter sido ali colocado por um dono sem qualquer noção de design, parece ter comprado o autocolante na loja do chinês...Fora isso... bonita, motor qb, já com bastante tecnologia que foge ao passado da marca a par do modelo irmão mais velho (V100 mandelo) e se o preço for cativante...Em termos de tecnologia esta tem a mais que a minha o windscreen com ajuste eletrico e o motor de refrigeração líquida com mais 22CV.A minha não tem jantes tubeless mas o modelo de 2020 já tem. De resto têm o mesmo nível de equipamento. Anterior a 2019 só alguns modelos premium tinham este nível! O design é mais do mesmo, a anterior Stelvio era muito parecida a esta (feia que até dói) mas gostos não se discutem... Enviado do meu VOG-L29 através do TapatalkExactamente, "quem feio ama, bonito lhe parece" Funciona sempre e para todos, a não ser que haja uma maioria a gostar do mesmo... Sobre a tecnologia, julgava que já tivesse coisas novas...A V100 mandello apareceu com aqueles adereços aerodinâmicos electrónicos e julgava que tivesse algo mais de novo... O display com conectividade já deve ter recebido um upgrade com outras funções (radar4d - que funções? travagem automatica ou só aviso de potencial embate? ajuste electrónico suspensão...), não?Sobre este motor derivado da Mandello, deverá ter a o resto da alma que te queixas que o teu está limitado, não?E repara, 115cv nem sequer é um motor demasiado potente, é antes mais que suficiente e bem capaz.
Avaliar uma Moto Guzzi pelos números é não entender o que esta marca é para os seus, poucos mas fanáticos, seguidores. A Guzzi vale por aquelas características intangíveis como tradição e carácter.A Stelvio devia ter sido o primeiro modelo da plataforma V100 a ser lançado pois vai, certamente, vender mais do que a Mandello.A marca pode, e deve, lançar mais modelos muito interessantes com este motor:Uma Griso, uma Le Mans, etc. O passado da marca é muito rico e facilmente fonte de inspiração.
Citação de: 2low em Fevereiro 22, 2024, 23:47:50, 23:47Citação de: JoãoPVCarvalho em Fevereiro 22, 2024, 21:58:38, 21:58Citação de: 2low em Outubro 29, 2023, 22:29:54, 22:29A motoguzzi está a ficar com motos bonitas mas ainda assim precisa de mudar equipa de marketing e design, aquele lettering de lado a dizer "stelvio" parece ter sido ali colocado por um dono sem qualquer noção de design, parece ter comprado o autocolante na loja do chinês...Fora isso... bonita, motor qb, já com bastante tecnologia que foge ao passado da marca a par do modelo irmão mais velho (V100 mandelo) e se o preço for cativante...Em termos de tecnologia esta tem a mais que a minha o windscreen com ajuste eletrico e o motor de refrigeração líquida com mais 22CV.A minha não tem jantes tubeless mas o modelo de 2020 já tem. De resto têm o mesmo nível de equipamento. Anterior a 2019 só alguns modelos premium tinham este nível! O design é mais do mesmo, a anterior Stelvio era muito parecida a esta (feia que até dói) mas gostos não se discutem... Enviado do meu VOG-L29 através do TapatalkExactamente, "quem feio ama, bonito lhe parece" Funciona sempre e para todos, a não ser que haja uma maioria a gostar do mesmo... Sobre a tecnologia, julgava que já tivesse coisas novas...A V100 mandello apareceu com aqueles adereços aerodinâmicos electrónicos e julgava que tivesse algo mais de novo... O display com conectividade já deve ter recebido um upgrade com outras funções (radar4d - que funções? travagem automatica ou só aviso de potencial embate? ajuste electrónico suspensão...), não?Sobre este motor derivado da Mandello, deverá ter a o resto da alma que te queixas que o teu está limitado, não?E repara, 115cv nem sequer é um motor demasiado potente, é antes mais que suficiente e bem capaz.É isso tudo.Esta penso que ainda não tem radar de auxílio à travagem, pelo menos nada disso é referido nas specs. Os apêndices aerodinâmicos da V100 também não estão presentes neste modelo e a regulação das suspensões dianteira é traseira são manuais tal como na minha. Tem 5 modos de condução quando a minha só tem 3 e relativamente ao infotainment é exatamente igual ao meu. Tem conectividade ao smartphone e ainda a possibilidade de utilizar a App da Motoguzzi para acompanhar o mapa no quadrante e controlo lar o telefone a partir do guiador mas não têm Android Auto nem car play o que já é equipamento de série em qualquer Chinesa!E por aí vai a história, a minha de 2019 tem igualmente travagem Brembo com ABS de duplo canal, suspensão KYB na minha, Sach na Stelvio, tube na minha tubeless na Stelvio.Em suma, a Guzzi é sempre equipada com mecânica robusta e com muita margem de segurança, a minha tem 850cc e 80cv e um torque considerável que agora não me recordo (chamo-lhe carinhosamente o meu pequeno trator) e a Stelvio com 100cc tem apenas mais 22 ou 25cv, é o que é. Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
No caso da minha falta ainda as jantes tubless, que o modelo de 2020 já tem e a Stelvio também.
Citação de: JoãoPVCarvalho em Fevereiro 26, 2024, 23:00:32, 23:00No caso da minha falta ainda as jantes tubless, que o modelo de 2020 já tem e a Stelvio também.Podes converter.Compras as válvulas e esta fita de vedação.As gadgets que referes, talvez porque nunca as tive, sinto que vivo confortavelmente sem elas.Agora chamar a assistência em viagem porque se furou uma camera de ar.. não faz sentido. Sobretudo quando com tubeless se repara um furo em minutos.
Citação de: dfelix em Fevereiro 29, 2024, 01:38:50, 01:38Citação de: JoãoPVCarvalho em Fevereiro 26, 2024, 23:00:32, 23:00No caso da minha falta ainda as jantes tubless, que o modelo de 2020 já tem e a Stelvio também.Podes converter.Compras as válvulas e esta fita de vedação.As gadgets que referes, talvez porque nunca as tive, sinto que vivo confortavelmente sem elas.Agora chamar a assistência em viagem porque se furou uma camera de ar.. não faz sentido. Sobretudo quando com tubeless se repara um furo em minutos.Obrigado dfelix,Já vi alguns indivíduos que optaram por essa solução mas depois ninguém dá feedback. Não sei se é bom se é mau.!Tens alguma experiência com essa solução? Eu estou muito tentado porque tenho feito viagens de longa distância para fora do País e vou sempre com essa preocupação. Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
A maioria do pessoal que coloca tubeless nem faz nenhuma vedação e não da problemas.Nas jantes das GS 800 e das África Twin e normal fazer-se… na Guzzi não sei, e questão de tentar.Se o João quiser, pode-se tentar
Tens alguma experiência com essa solução?
Eu já vi um mecânico de moto, com uma hornet das antigas, usando uma solução interessante que é:
Citação de: JoãoPVCarvalho em Fevereiro 29, 2024, 06:46:42, 06:46Tens alguma experiência com essa solução?Fiz a alteração prai em 2020. Tem funcionado na perfeição.Preciso de em breve fazer uma afinação aos raios.. pois já passou algum tempo e as jantes já levaram bastante porrada entretanto.É bem provável que precise de retirar e voltar a colocar nova tela... caso se não os conseguir afinar devido à cola da tela. Citação de: Reiner em Fevereiro 29, 2024, 09:44:12, 09:44Eu já vi um mecânico de moto, com uma hornet das antigas, usando uma solução interessante que é:As hornets nunca tiveram jantes de raios...O problema das jantes raiadas é que cada raio é uma potencial fuga de ar..
Neste caso é raiada.....
Em 2024 a Guzzi oferece a V85 na versão Strada com jantes monobloco. A melhor das versões sem dúvida.Não percebo esta moda das jantes raiadas em motos para andar na estrada.Nos anos 70 as marcas começaram a abandonar as jantes raiadas nas motos de estrada por boas razões. 50 anos depois a mata esquece-se disso
Depois há muito mais a dizer sobre as vantagens das jantes raiadas vs mono bloco num modelo Trail.
Agora o que podemos questionar é porque raio gajos como eu compram trails para andar na estrada. Enfim, no meu caso a resposta é simples. Há motas para todos os malucos é a mim deu-me para aqui.
Vantagens para quem faz fora de estrada e manda muita porrada nas jantes.
Quanto a mim valorizo sobretudo a dinâmica da moto e por isso nunca me passaria pela cabeça comprar uma trail, pior ainda se vier com jantes raiadas.
A beleza também é uma vantagem.Em trails e sobretudo neoclássicas, fica mais apelativo.
No que diz respeito à dinâmica da moto, o facto de serem monobloco ou raios é quase insignificante comparativamente ao que influencia o tamanho da jante e a borracha que se escolhe.
Curiosamente eu acho que uma moto fica sempre mais bonita com jantes monobloco.
Provavelmente dizes o mesmo da moda dos pneus de estrada com "look offroad"
Equipadas com o mesmo tamanho de jante e pneu a moto que tiver jantes de raios vai ter sempre uma direcção mais lenta, travar menos, etc etc. Uma pequena diferença de peso estático resulta numa diferença apreciável de efeito giroscópico.
Mas... o prazer de conduzir uma moto leve, com suspensões bem acertada, geometria desportiva nunca é igualado por uma moto de aventura ou retro com jantes raiadas. Seja a que velocidade for.
Eu dou mais importância à dinâmica do que à estética. a condução é a parte que mais me atrai numa moto.
O "prazer de conduzir" é uma temática predominantemente emocional.Consequentemente é algo bastante individual.E susceptível a mudanças.
É uma prioridade perfeitamente legítima.Porém não deixa de ser paradoxal numa discussão em que o tema é Guzzis.
Bem pelo contrário, o prazer de condução é central na escolha de uma Guzzi. Para opções racionais existem motos muito melhores.
Ninguém escolhe uma Guzzi pela sua competência dinâmica.Esse é um atributo racional. E como referes muito bem, para opções racionais existem motos muito melhores.
E ainda que não espere uma moto para rivalizar nas curvas (ou nas rectas) com uma Ducati Streefighter V4 (só um tonto esperaria) espero uma competência dinâmica pelo menos tão boa quanto uma BMW R1250R. Se não tiver a neutralidade e equilíbrio de uma R1250R perco o interesse.
Sobre a racionalidade da competência mecânica aqui vai a minha opinião. A personalidade de uma moto é-lhe dada em 70% pelo motor, 20% pela ciclística (quadro + afinação das suspensões) e 10% pela estética.
Nestes 3 aspectos não se aplica a racionalidade objectiva do que é melhor. Uma V100 Griso poderá (para mim) ser irracionalmente "melhor" do que que a Streetfighter nestes 3 campos.
Nada é melhor do que o set up de travagem Brembo de uma SFV4, se a Guzzi tiver menos do que isso é pior.
Esta V100 Stelvio é um bom exemplo. Tem o motor certo, mas a geometria e distribuição de pesos errada, as jantes erradas, os travões errados, a graciosidade na estrada errada.