Autor Tópico: TEST-RIDE > Royal Enfield himalayan (matricula de 12/2019)  (Lida 890 vezes)

Outubro 23, 2020, 23:14:43, 23:14
Lida 890 vezes

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
TEST-RIDE > Royal Enfield himalayan (matricula de 12/2019)

Hoje foi dia de ir ajudar um amigo a trazer a sua nova 2ª moto e tive o prazer e privilégio de ser eu a fazer o test-ride e "rodagem".
A Royal Enfield himalayan com matricula de Dezembro de 2019 e apenas pouco mais de 2300km no mostrador, demonstrou ser uma moto bem divertida de se conduzir!
E eu que não gosto nada deste estilo de motos...
Confesso que estava bem expectante com o que fui lendo nos últimos dias e estava ainda com algum receio quanto à altura e maneabilidade da moto.
Mas foram meros receios pois na prática tudo foi ultrapassado facilmente, não fossem os "apenas" ~195kg e o banco ter uma altura de apenas 80cm ao chão!!!


E vem com "alatovic"!!!   :D

(sem estar com os pés totalmente assentes no chão contudo não tive qualquer dificuldade ao longo do dia, e até em colocar o descanso central... tudo muito fácil!!!)

Os primeiros quilómetros, não mais de 5km, foram para me ajustar à condução com moto de roda alta (na frente), em que parecia existir uma grande divergência entre o que a moto curva e o que vai rodando o guiador... uma sensação estranha de estar perante um guiador extremamente leve mas que a moto acaba por executar as curvas de forma firme e linear.
Em todo o caso, só é estranho estar quase parado e a iniciar a marcha.

A primeira paragem foi propositada por ser um sitio que bem ficava ali encaixado pelo meio...



Grande parte do trajecto parece que encaixou na perfeição com os melhores regimes da RE himalayan.
O trajecto foi este: https://goo.gl/maps/9uFos57d6gJhM9qc6
Mas entre Portimão e Canal Caveira foi bem divertido, mesmo que alguns quilómetros infelizmente tenham sido ligeiramente cansativos porque tinham estado a abater eucaliptos e a estrada estava com restos espalhados além de areia e pedras soltas...

Estes primeiros ~150 quilómetros, com muitas curvas, alterações altimétricas e diferenças de piso, com um regime entre 60kmh e 90kmh demonstraram a capacidade da RE himalyan em realizar curvas até rápidas e com um significativo ângulo de inclinação e sempre com uma sensação de extrema facilidade, segurança e com grande previsibilidade, apesar das dimensões dos pneus (Pirelli de origem), 90/90 21" na frente e 120/90 17" atrás. 

A travagem tinha lido antes que seria bem "esponjoso" e como já estou habituado na minha moto que também tem essa característica, facilmente contornei a coisa recorrendo ao uso de caixa em "sintonia" com a travagem distribuída +/- 70% travão frente e 30% travão trás, apesar de a moto até ter ABS duplo canal, com disco simples à frente de 300mm (pinça dois pistões) e disco simples de 240mm a trás (pinça de pistão único).

O motor monocilindro 4T, refrigerado a ar, de 411cc, com cerca de 25cv às 6500rpm e 32Nm disponíveis entre 4250rpm e 4500rpm, e com caixa manual de 5 velocidades demonstrou ser suficiente para proporcionar uns valentes sorrisos!
Não não é nenhum canhão e não realiza dos 0-100kmh em menos de 3segundos, mas tem motor suficiente para manter um determinado regime constante!
Mas tive uma sensação parecida com a que tive aquando experimentei a ultima Honda Varadero 125cc, o aspecto de parecer ter dois tipos de andamento... uma mais calmo, suave, e outro mais puxado mas vibrante...

Se os primeiros 150km foram bem divertidos, já os quilómetros de estrada quase sempre a direito foi o momento menos cativante, apesar de ser extremamente fácil de se conduzir!
Em autoestrada, de maneira alguma será este o local preferido da moto, porque apesar de ela até exprimida chegar quase a 140kmh, pelo que dizem (eu só dei 120kmh), senti acima dos 110kmh a normal vibração de um monocilindro e se tivesse prolongado durante muito tempo esse andamento acabaria por ficar com pernas e braços dormentes... quase certo!
Em todo o caso, a sonoridade faz lembrar um misto entre kart e moto-roçadeira, dando uma sensação misturada entre algo divertido e algo engraçado...

Não tive oportunidade de experimentar fora de estrada, onde é suposto ela ainda brilhar mais, mas bastou essas estradas mais irregulares para me divertir e deliciar com a moto, além de ser bem confortável e com uma posição de condução bem recta e descansada!

O mostrador é "híbrido" entre velocímetro e conta rotações analógico com uma zona mais digital onde se podem verificar alguns parâmetros do "pequeno computador de bordo", que não tive oportunidade de experimentar, desconhecendo que funções terá.
Mas tem bússola para quem não tiver GPS!  :D [...e indicação de mudança engrenada!]
Achei que os ponteiros com luz de fundo vermelho e branco estavam pouco visíveis por serem pouco contrastantes com o próprio fundo das mesmas cores...
Dá para ver no exemplo:

Mas como no geral não é uma moto que trará grandes problemas com excessos de velocidade...  :D
   
Para concluir, ficam aqui mais umas fotos da bicha:




Gostei!  :yeah:

nota: ficou combinado com o dono da moto, com alguma brevidade regressar a Portimão para se possível uma almoçarada com alguns "camaradas sulistas", pois hoje ainda assim foi sair pelas 9am e chegar às 9pm...

EDITADO - notas soltas finais:
- a 4ª praticamente faz tudo, de 30 a 100kmh
- autonomia de ~400km para um depósito de apenas 15lt
- caixa de velocidades precisa apesar de ser demasiado "rudimentar" de se colocar as mudanças
- faróis e piscas tradicionais, farolim traseiro em LED
- computador de bordo não tem luz de "reserva" mas indica a piscar "trip F" e vai indicando os quilómetros que se fazem desde que se entra na reserva... fiz quase 40km
- final da tarde, a ausência de  "deflectores e acessórios aerodinâmicos" faz com que se sinta o frio abaixo dos joelhos

Umas pérolas que encontrei lá por baixo:



"não, já não se comem sardinhas debaixo da ponte..."
« Última modificação: Outubro 24, 2020, 20:44:47, 20:44 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Outubro 24, 2020, 15:47:19, 15:47
Responder #1

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
 :nice:

Belo review que tinha ontem lido e depois acabei por nada escrever dada a hora...

Uma moto com um preço baixo e que pelos vistos cumpre perfeitamente...caso a utilização não se faça em A.E.
O que se compreende, pois não é máquina para isso nem tem grande potência que permita velocidades de cruzeiro em que uma pessoa se sinta mais "descansada" sem ir a atrapalhar.
Para estrada óptimo. Para fora de estrada e pelo que se vai sabendo...também cumpre muito bem.

Curioso esse aspecto da bússola, pois já tinha olhado para o quadrante e se agora não o tivesse lido no teu review, nem teria reparado...  :nice:

Que haja mais reviews assim.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 24, 2020, 20:53:14, 20:53
Responder #2

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
Bom TD. Também queria uma assim mas a realidade iria ficar mais na garagem que a outra. Talvez uma com uns tacos maiores, daqueles que se sentem com saltos no asfalto, porque se é para o mato então que seja perfil mais vincado.


Sent from my SM-G965F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Outubro 24, 2020, 23:40:56, 23:40
Responder #3

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Boa review.

Parece ser una excelente mota para quem gosta de umas tiradas em OffRoad e que deverá cumprir perfeitamente em passeios de estrada nacional.

Curioso o pormenor da bússola.

Outubro 25, 2020, 00:38:23, 00:38
Responder #4

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Acho que o 2low ficou a ponderar investir  :D
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Outubro 25, 2020, 01:38:57, 01:38
Responder #5

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Também queria uma assim mas a realidade iria ficar mais na garagem que a outra. Talvez uma com uns tacos maiores, daqueles que se sentem com saltos no asfalto, porque se é para o mato então que seja perfil mais vincado.

Para andar aos saltos no mato por diversão não será a mais adequada.
Mas para uns longos passeios de forma despretensiosa e despreocupada... ela pode surpreender.

Fica aqui uma leitura de mesa de cabeceira interessante.
Lê apenas o primeiro parágrafo.
O resto podes guardar para uma noite de insónias.  :)
« Última modificação: Outubro 25, 2020, 01:41:40, 01:41 por dfelix »

Outubro 25, 2020, 21:47:41, 21:47
Responder #6

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Acho que o 2low ficou a ponderar investir  :D

Acredito que a grande maioria que experimenta a moto não se importava de ter uma, não como 1ª moto mas como complemento, uma 2ª moto MAS com sérios riscos de a outra se tornar a 2ª moto e não esta... é que a moto dá vontade de andar (viciante), é mesmo divertida - camandro!
O preço (pessoalmente acho tudo caro) face ao mercado, abaixo de algumas motos 125cc e por tudo o que oferece parece-me justo, mesmo que se acrescentem os extras!

Não sendo uma moto minha, não me aventurei em terreno desconhecido (a condução offroad) não fosse acabar por ter alguma infelicidade...
Ainda assim tenho noção que pelas estradas por onde passei, algumas curvas foram feitas com um elevado nível de confiança, até bem mais do que a minha própria moto, que já a vou conhecendo melhor...

Esta Royal Enfield himalayan, esteticamente não é propriamente bonita mas é distinta do que anda por aí, tornando-se o patinho feio no meio de tantos cisnes...  :D

Para quem goste de fugir a modas, eis uma boa proposta!

Mas se as coisas correrem bem...porque não comprar também uma?!
Gostei... dá vontade de pegar e ir por aí fora... não é para isso que servem as motos? E até gasta pouco e tem autonomia porreira...
Não deverá ser uma moto para fazer passeios ao fim do mundo se se tiver uma agenda muito curta mas certamente que sem limites de horários (e dias)...é até ao fim do mundo!
E tenho de longe mais confiança numa destas indianas que qualquer chinesice que por aí anda!  :D
(pareceu-me tudo com qualidade mas sem "rococós")

Nota:
- a suspensão é um pouco firme sem ser aquelas molinhas fofinhas que ficam ali a saltitar, absorve e rapidamente volta à sua posição normal, fazendo que em alguns momentos e apesar do banco ser muito confortavel se sentir a moto a passar por um buraco mais profundo (pareceu-me eficiente)
- na brincadeira ainda me coloquei de pé a passar por cima das lombas de passadeiras e o poisa pés está perfeitamente feito para isso, e cheguei a ler uma critica que a posição do pedal das mudanças não estaria ali feito para a condução em pé... mas também não é preciso, a 4ª tem força suficiente para tal, basta ir controlando o acelerador
- uma moto despida, muito simples mas tornando-se pratica e fácil de se utilizar, até para os tipos meias-lecas  :tornarseanjinho: :corado:
- o motor com ~25cv proporciona um andamento não muito diferente de uma 125cc (velocidade de ponta e de cruzeiro) mas consegue manter e subir regime nas subidas íngremes, deixando as 125cc para trás...
- regime 80/100kmh muito suave sem vibrações e muito silenciosa no geral
- ultrapassar veículos a 60/80kmh não é difícil mas em estradas nacionais onde os camiões andam a 90/100kmh já é um bocado aborrecido...
- estradas secundárias e irregulares (e com pouco tráfego) - fantástico!  :yeah: :yeah: :yeah:
« Última modificação: Outubro 25, 2020, 21:53:41, 21:53 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Outubro 30, 2020, 20:19:17, 20:19
Responder #7

CristianoAlves

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 22
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Royal Enfield
  • Modelo Motociclo: Himalayan
  • Localidade: Delães
Acho que o 2low ficou a ponderar investir  :D

Acredito que a grande maioria que experimenta a moto não se importava de ter uma, não como 1ª moto mas como complemento, uma 2ª moto MAS com sérios riscos de a outra se tornar a 2ª moto e não esta... é que a moto dá vontade de andar (viciante), é mesmo divertida - camandro!
O preço (pessoalmente acho tudo caro) face ao mercado, abaixo de algumas motos 125cc e por tudo o que oferece parece-me justo, mesmo que se acrescentem os extras!

Não sendo uma moto minha, não me aventurei em terreno desconhecido (a condução offroad) não fosse acabar por ter alguma infelicidade...
Ainda assim tenho noção que pelas estradas por onde passei, algumas curvas foram feitas com um elevado nível de confiança, até bem mais do que a minha própria moto, que já a vou conhecendo melhor...

Esta Royal Enfield himalayan, esteticamente não é propriamente bonita mas é distinta do que anda por aí, tornando-se o patinho feio no meio de tantos cisnes...  :D

Para quem goste de fugir a modas, eis uma boa proposta!

Mas se as coisas correrem bem...porque não comprar também uma?!
Gostei... dá vontade de pegar e ir por aí fora... não é para isso que servem as motos? E até gasta pouco e tem autonomia porreira...
Não deverá ser uma moto para fazer passeios ao fim do mundo se se tiver uma agenda muito curta mas certamente que sem limites de horários (e dias)...é até ao fim do mundo!
E tenho de longe mais confiança numa destas indianas que qualquer chinesice que por aí anda!  :D
(pareceu-me tudo com qualidade mas sem "rococós")

Nota:
- a suspensão é um pouco firme sem ser aquelas molinhas fofinhas que ficam ali a saltitar, absorve e rapidamente volta à sua posição normal, fazendo que em alguns momentos e apesar do banco ser muito confortavel se sentir a moto a passar por um buraco mais profundo (pareceu-me eficiente)
- na brincadeira ainda me coloquei de pé a passar por cima das lombas de passadeiras e o poisa pés está perfeitamente feito para isso, e cheguei a ler uma critica que a posição do pedal das mudanças não estaria ali feito para a condução em pé... mas também não é preciso, a 4ª tem força suficiente para tal, basta ir controlando o acelerador
- uma moto despida, muito simples mas tornando-se pratica e fácil de se utilizar, até para os tipos meias-lecas  :tornarseanjinho: :corado:
- o motor com ~25cv proporciona um andamento não muito diferente de uma 125cc (velocidade de ponta e de cruzeiro) mas consegue manter e subir regime nas subidas íngremes, deixando as 125cc para trás...
- regime 80/100kmh muito suave sem vibrações e muito silenciosa no geral
- ultrapassar veículos a 60/80kmh não é difícil mas em estradas nacionais onde os camiões andam a 90/100kmh já é um bocado aborrecido...
- estradas secundárias e irregulares (e com pouco tráfego) - fantástico!  :yeah: :yeah: :yeah:
Excelente review e notas finais.
Parece tudo o que espero dela, não tenho tanta experiência assim e os cavalos e velocidade são suficientes para aquilo que quero e preciso neste momento.
Tenho uma encomendada na FHI Leiria... mas as entregas estão atrasadas e só lá para Dezembro...
Quando chegar eu coloco umas fotos e qualquer coisa mais por aqui


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Outubro 31, 2020, 16:01:46, 16:01
Responder #8

lferreira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 207
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MS 950S
  • Localidade: Lisboa


Acredito que a grande maioria que experimenta a moto não se importava de ter uma, não como 1ª moto mas como complemento, uma 2ª moto MAS com sérios riscos de a outra se tornar a 2ª moto e não esta... é que a moto dá vontade de andar (viciante), é mesmo divertida - camandro!
...

Tens cá no fórum quem tenha essa maneira de ver a coisa, o nosso companheiro Megamustaine, ele tem a V-Strom e a Royal!!  :nice: