Só faltou o preço para arrefecer a excitação destas specs
Se não fosse o peso, ou esta ou a Yamaha FJR 1300 estariam na minha lista.Estou à espera que desenvolvam um motor 3/4 cilindros, na casa dos 800/1000 cv com 100-120 cv e 200/230 kg. E com xardan.
A MT10 corresponde a parte dos requisitos e supera-os, excepto na corrente
A R1200RS é magnifica mesmo. Para mim só um senão, o Boxer...preferia que viesse equipada com o motor da XR...
Dfélix, tocaste no ponto..não é não gostar de motores lineares, mas essencialmente gosto de um tri ou motores pontudos
Além de que aquele design e se for preciso passar entre carros..mas tu percebes a minha ideia...torque é o que me apela
Do ponto de vista de Engenharia, 4 cilindros (e ainda melhor 6-em-linha) é uma arquitectura superior a 2 opostos. Obviamente a BMW sabe isso e por isso tem 4 e 6 em linha na sua gama.
Uma 4 cilindros em linha 1200 cc terá um binário semelhante às R.
E a lineariedade não está relacionada com o número de cilindros. Antes pelo contrário.
Os motores R são pouco lineares.
Para além disso, motores 2 e 3 cilindros necessitam de árvores de equilíbrio que subtraem potência ao motor.
DFelix: não vou argumentar mais sobre os cilindros porque é conhecimento público. Não há problema em não se saber isso, eu também só sei porque gosto de ler e sou "velho" na Mecânica.
Agora a Wikipedia em Inglês tem um artigo bastante completo sobre o tema do equilíbrio dos motores...
Será que a virtude está nos tricilindros?
Já agora , aproveitando o balanço , digam-me lá : quais os 'pros' e 'contras' de um motor de 4 cilindros em V ?
Já fui Investigador nos EUA em 2 Universidade de top (Illinois e Northwestern) na área da Mecânica e vi quase tudo o que há para ver.
Linda máquina Se gastasse tanto como a minha Cb500x olha que,...
Se não fosse o peso, ou esta ou a Yamaha FJR 1300 estariam na minha lista.Estou à espera que desenvolvam um motor 3/4 cilindros, na casa dos 800/1000 cv com 100-120 cv e 200/230 kg. E com cardan.Aqui fica o meu caderno de encargos que há 2/3 anos estou à espera.As mais perto do objectivo são asYamaha Tracer 900BMW R1200 RSPreciso de uma FJR 900 ou de uma Kawa GTR 900 ou mini-pan ou GSX-F 900.
Boas,Também tive uma GTR 1400 para já a melhor moto que tive!Motaço! Motor Fantástico, o veio de transmissao para mim o melhor do mundo, protecção top! e apesar de ser pesada, facil de manobrar por alguem com altura de 1,81 Recomendo! a melhor sport touring do mercado (de usados), falta apenas o cruise control para ficar completa!