Autor Tópico: Kawasaki Z900  (Lida 4671 vezes)

Fevereiro 13, 2017, 13:06:19, 13:06
Lida 4671 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Kawasaki Z900










REFINED RAW
O modelo icónico Z900, renasceu. Uma supernaked com sublime equilibrio entre performance e manipulação, que oferece uma sensação refinada e crua que só os modelos Z podem oferecer. Kawasaki Z900, Refined Raw.

ESTILO AGRESSIVO "Z"
A um agressivo estilo "Z", junta-se elementos de design "Sogumi" e obtemos um objeto de desejo. Linhas fluídas, combinadas com um estilo minimalista e desportivo, tornam a Z900 num regalo para a vista.
Amor à primeira vista.

PAINEL DE INSTRUMENTOS MULTI FUNCIONAL
Tacómetro analógico com indicador de mudança engrenada e grande écra LCD multifuncional, de fácil leitura. Acabamentos de alta qualidade com painéis em fibra de carbono contribuem para um toque de qualidade superior.

FAROLIM TRASEIRO EM LED
Complementando o estilo agressivo, a Nova Z900 tem na traseira um farolim em LED em forma de "Z", contribuíndo ainda mais para um imagem desportiva com forte identidade "Z".

MOTOR EXCITANTE
Um potente motor de 948 cm3 de caráter desportivo, leva a Nova Z900 rápidamente até ao limite vermelho. Toda a potência é entregue de forma suave, contribuindo para o conforto e confiança do motociclista.

CILINDROS FUNDIDOS
O cilindro fundido oferece um equilíbrio ideal de peso e rigidez, contribuindo também para o baixo peso do conjunto.

A forma da caixa de ar foi projetada com base em testes acústicos realizados em sala de som. O som da admissão da Nova Z900 é claro e leve. O som varia consoante a velocidade do motor, aumentando o impacto e a excitação de condução - especialmente em altas rotações. A entrada da caixa de ar está voltada para cima, tornando o som da admissão ainda mais audível ao motociclista.

EMBRAIAGEM ASSISTIDA E DESLIZANTE
Com base no feedback das corridas, a embraiagem assistida e deslizante usa dois tipos de mecanismos. Actua como um limitador de binário e um mecanismo de auto-travão que torna a alavanca de embraiagem mais leve.

Um dos fatores que contribuem para o baixo peso da nova Z900 é sem dúvida o novo quadro em treliça. Com um peso de somente 13,5kg, o quadro contribui significativamente para a maneabilidade leve e ágil do motociclo.

Na frente a Nova Z900 equipa uma suspensão telescópica inverida de 41 mm com amortecimento contínuo e ajuste de pré-carga da mola. Ajustadores de fácil acesso.
A suspensão traseira está posicionada por cima do braço oscilante, o que contribuí para a centralização das massas, assegurando ao mesmo tempo uma localização longe do calor que emana do escape.

POSIÇÃO DE CONDUÇÃO
Com uma posição de condução desportiva mas descontraída, o motociclista facilmente aproveita todo o potencial de condução da Nova Z900, permitindo-lhe desfrutar de uma variedade de situações de condução.

MANEABILIDADE
Graças à sua baixa altura ao solo e ao design estreito, quando parada a Nova Z900 oferece segurança ao motociclista, que facilmente coloca os dois pés no chão.



Ficha Técnica:


Tipo de motor Refrigeração líquida, 4 cilindros em linha
Cilindrada 948 cm³
Diâmetro x curso 73.4 x 56 mm
Rácio de compressão 11.8:1
Sistema de válvulas DOHC, 16 válvulas
Sistema de combustível Injeção de combustível: Ø 36 mm x 4
Sistema de arranque Elétrico
Lubrificação Lubrificação forçada, cárter húmido
Potência máxima 92.2 kW {125 PS} / 9,500 rpm
Binário máximo 98.6 N•m {10.1 kgf•m} / 7,700 rpm
Consumo de combustível 5.5 l/100 km
Emissões CO2  138 g/km
Transmissão 6 velocidades
Transmissão final Corrente selada
Rácio de redução primária 1.627 (83/51)
Rácios da 1ª mudança 2.692 (35/13)
Rácios da 2ª mudança 2.059 (35/17)
Rácios da 3ª mudança 1.650 (33/20)
Rácios da 4ª mudança 1.409 (31/22)
Rácios da 5ª mudança 1.222 (33/27)
Rácios da 6ª mudança 1.034 (30/29)
Embraiagem Húmida multidisco, manual
Travões dianteiros Duplo disco semi-flutuante em forma de pétala de 300mm. Duas pinças de 4 êmbolos opostos
Travões traseiros Disco de 250mm em forma de pétala. Pinça de 1 êmbolo
Suspensão dianteira Suspensão invertida de 41mm com extensão e pré-carga ajustáveis
Suspensão traseira Back-link horizontal, com afinação de pré-carga
Tipo de quadro Treliça, aço de alta resistência
Rasto 103 mm
Curso da roda dianteira 120 mm
Curso da roda traseira 140 mm
Pneu dianteiro 120/70ZR17M/C (58W)
Pneu traseiro 180/55ZR17M/C (73W)
C x L x A 2,065 x 825 x 1,065 mm
Base da roda 1,450 mm
Distância ao solo 130 mm
Altura do assento 795 mm
Capacidade de combustível 17 litros
Peso em ordem de marcha 210 kg


Informação e dados técnicos obtidos em: http://www.kawasaki.pt/   
Imagens obtidas em: http://otosia.com; http://dealerspike.com; https://pertamax7.com
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 06, 2017, 17:07:07, 17:07
Responder #1

pedroareias

  • Visitante

Dezembro 06, 2017, 18:19:20, 18:19
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Este é claramente, a par de outros, um segmento em que os números também ajudam a vender.

A potência da Kawasaki destaca-se q.b. da concorrência e, curiosamente, é também a que tem um consumo médio (verificado??) mais baixo.  :pensador:

Visualmente acho que a Suzuki GSX-S750 é a mais bonita de todas. Mas aqui é um gosto pessoal, claro.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 06, 2017, 21:59:22, 21:59
Responder #3

pedroareias

  • Visitante
É plausível que com andamentos "espigadotes", as 4 cilindros gastem menos do que as 2 e 3.

Porém, a baixa velocidade e  em cidade, quanto mais cilindros mais gastam.

Não é bem uma regra, é mais uma tendência.

As potências anunciadas afastam-se muito das medidas, mas é monnaie courante.

Este é claramente, a par de outros, um segmento em que os números também ajudam a vender.

A potência da Kawasaki destaca-se q.b. da concorrência e, curiosamente, é também a que tem um consumo médio (verificado??) mais baixo.  :pensador:

Visualmente acho que a Suzuki GSX-S750 é a mais bonita de todas. Mas aqui é um gosto pessoal, claro.  :nice:

Dezembro 06, 2017, 22:05:52, 22:05
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Eu até diria mais, quando anteriomente utilizei de forma ironica a palavra "curiosamente" ... É que eu acho isso perfeitamente normal!

Já disse isto várias vezes: Um motor mais potente não significa que necessariamente gaste mais do que outro com menos potência!

A certas velocidades isto é uma realidade em vários modelos.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 10, 2019, 18:51:58, 18:51
Responder #5

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Para 2019....nova cor. :)

Ainda não está no site da marca em Portugal, mas já se sabe como vai ser a Z900 com esta nova cor (e jantes em vermelho).

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 08, 2019, 20:05:50, 20:05
Responder #6

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Recall: Kawasaki Z900
(production models 2018)





RECALL:  Kawasaki – Type/number of model: ZR900B, ZR900D, ZR900C sales name: ZR900. The vehicles concerned were manufactured in 2018. Owing to incorrect installation, the rear wheel brake line and/or the ABS sensor cable can be damaged through contact with the rear wheel. This can lead to failure of the rear wheel brake and the ABS, which could lead to an accident.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 26, 2019, 23:00:48, 23:00
Responder #7

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
"Sendo das "nakeds" que menos electrónica tem e que mais despercebida passa nas vendas, é capaz de ser a mais nervosa que por aí anda."
Depois de me terem dito mais ou menos isto, tenho uma curiosidadezinha em verificar a veracidade de tal afirmação.
Alguém já experimentou?

Ali na tabela que o pedroareias colocou aparentemente é explicito isso…  :o
« Última modificação: Março 26, 2019, 23:05:00, 23:05 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Março 26, 2019, 23:21:37, 23:21
Responder #8

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Com o que escreveste lá fui ver novamente a dita tabela e fiquei "agarrado" aos números entre o que a marca indica e o real.

Sim....falo mesmo da velocidade máxima das propostas ali indicadas.  :)

Não sei porquê mas é coisa que gosto sempre de apreciar.
Do estilo de quem vai à pesca e conta depois aos amigos que a achigã que meteu na arca congeladora de 700gr...tinha quilo e meio.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 02, 2019, 23:23:29, 23:23
Responder #9

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Para quem queira uma naked bem rápida e acaso coloque esta Z900 em opção, informo que está com umas ofertas que totalizam perto de 500€.
Entendo que alguns pensarão que não é muito, mas podia não ser nada.  ;)

- Blusão Alpinestars Gunner Waterproof

- Luvas Alpinestars SMX-2 Air Carbon

- Capacete Scorpion Exo EXO-490 NOVA


"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 03, 2019, 10:10:48, 10:10
Responder #10

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Bem bom...  :nice: o problema é o resto: para a carteira e para a minha saúde, pois com um bicho destes nas mãos... ui ui  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Junho 03, 2019, 13:09:04, 13:09
Responder #11

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Atenção que a versão performance da Z900 não está abrangida por esta oferta.
É somente para a Z900 "normal".  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 03, 2019, 13:31:09, 13:31
Responder #12

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
A normal?
Não faz mal, isso não me incomodaria.  :diabolico:

Tivesse eu €€€€€ e mãozinhas.  :blush:

Julho 24, 2019, 08:12:43, 08:12
Responder #13

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
As imagens que vão ver abaixo são espectaculares e têm uma razão de ser...

É que para celebrar o 30° aniversário da Kawasaki ZXR, os especialistas espanhóis da Japan Legends desenvolveram um kit de conversão para a Z900.

Tem 5 cores diferentes à escolha e o resultado de transformação é sublime...

Em termos de preços para os kits, vai desde os 1.800€ até aos 2.500€ euros (sem contar com custos de expedição).

O kit mais caro é baseado na ZXR de 1989.

Vejam o resultado com estes kits... :love0001:  :tirarchapeu:









"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 24, 2019, 09:54:08, 09:54
Responder #14

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Huuummmm  :stuck_out_tongue_winking_eye:

Está uma reconversão muito bem conseguida na minha opinião.

Julho 24, 2019, 17:14:56, 17:14
Responder #15

carlos-kb

  • Visitante
Esta coexistência de uma Z900 e de uma Z1000, nos catálogos da marca hortícola é algo que não consigo entender. As motos acabam a ser tão aproximadas (tirando as poucas diferenças numéricas da ficha técnica), que facilmente se canibalizam uma à outra.

E o facto é que Z1000, ainda se vão vendo (poucas). Z900 são raríssimas.

Julho 25, 2019, 11:41:31, 11:41
Responder #16

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Esta coexistência de uma Z900 e de uma Z1000, nos catálogos da marca hortícola é algo que não consigo entender. As motos acabam a ser tão aproximadas (tirando as poucas diferenças numéricas da ficha técnica), que facilmente se canibalizam uma à outra.

E o facto é que Z1000, ainda se vão vendo (poucas). Z900 são raríssimas.

Sabes a MT900 ou talvez a KTM Duke terão alguma responsabilidade nisso.

Julho 25, 2019, 21:13:06, 21:13
Responder #17

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Cada mercado tem as suas características.

Aquilo que não vende particularmente bem num país, pode ter um número de vendas respeitável noutro...

Veja-se o que aconteceu em França, onde a Z900 não teve apenas uma boa prestação comercial... Teve sim um número de vendas assinalável.  :)


Link...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 25, 2019, 21:34:14, 21:34
Responder #18

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Tem piada que juntam as duas AT mas não as duas GS
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Julho 25, 2019, 21:46:03, 21:46
Responder #19

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Tem uma razão de ser (pelo menos para a publicação).

É que se no caso da AT a diferenciação é somente ao nível de cx (MT ou Aut.), no caso da GS diferenciam a versão normal da bem mais preparada Adventure.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 25, 2019, 23:00:44, 23:00
Responder #20

twin-pt

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***
  • João Mestre / twin-pt

  • 1203
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Tem uma razão de ser (pelo menos para a publicação).

É que se no caso da AT a diferenciação é somente ao nível de cx (MT ou Aut.), no caso da GS diferenciam a versão normal da bem mais preparada Adventure.

Sim, a Adventure Sports “big tank” seria mencionada se fosse uma das top 20...


Sent from my iPhone using Tapatalk
João Mestre / twin-pt
Espirito Scootard, uma maneira de estar e viver as duas rodas.
X-ADV 750 (RC95):
PCX125 -- X-MAX 125 ABS (link consumos)

Julho 25, 2019, 23:11:34, 23:11
Responder #21

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Exacto.
Seria como sucede na diferenciação que fazem das GS's.

Julgo que a Big Tank, assim com a R1250GS também não figuram na tabela porque iniciaram a comercialização já dentro do ano 2018 e isso tem reflexo nas vendas.


Edit: Eu testei a Big Tank em pleno Abril/2018 e acabada de chegar ao mercado nafional. Quanto muito, possivelmente terá iniciado comercialização por lá algures no decurso de Março. Penso eu que terá sido por aí...
Com a R1250GS foi também em pleno 2018, mas mais tarde um pouco se não estou em erro.
« Última modificação: Julho 25, 2019, 23:32:14, 23:32 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 26, 2019, 08:20:48, 08:20
Responder #22

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
As imagens que vão ver abaixo são espectaculares e têm uma razão de ser...

É que para celebrar o 30° aniversário da Kawasaki ZXR, os especialistas espanhóis da Japan Legends desenvolveram um kit de conversão para a Z900.

Tem 5 cores diferentes à escolha e o resultado de transformação é sublime...

Em termos de preços para os kits, vai desde os 1.800€ até aos 2.500€ euros (sem contar com custos de expedição).

O kit mais caro é baseado na ZXR de 1989.

Vejam o resultado com estes kits... :love0001:  :tirarchapeu:











Tirando os piscas ( com tanta coisa mais moderna que existe no mercado, devem ter escolhido os mais feios ), fica muito gira.

O meu "problema" com esta transformação é o seguinte: se eu compro uma streetfighter, é porque gosto de uma streetfighter. Comprar uma streetfighter e converter numa desportiva com carenagens... porque não gastar logo os € numa desportiva com carenagens?

Uma coisa é comprar uma moto antiga, porque o orçamento não dá para uma mais recente, e transformar em algo mais moderno, ou com outro estilo ( como está agora na moda com as café racers ). Outra coisa é comprar uma moto recente, com o investimento que isso implica, e investir ainda mais para a transformar numa moto completamente diferente.

Por este motivo, não estou a ver grande sucesso nas vendas desse kit, a não ser na versão mais barata ( a de "competição" ). O kit mais barato, o tal de competição ( que deve ser mais barato porque não implica montagem de piscas, opticas, suporte de matricula e outras coisas ), ainda poderá ter alguma saida... se alguem se lembrar de organizar um troféu do modelo em questão. Caso contrário, será adquirido por alguns maluquinhos dos track-days e mais ninguem.

A idealizar um kit deste tipo, para recordar a saudosa ZXR, porque não adaptar isso á ZX6R?
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Julho 26, 2019, 08:43:39, 08:43
Responder #23

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Nuno, tenho ideia que os piscas não os substituíram.  :nice:

Dadas as alterações na carenagem, como p.ex. o vidro fornecido pela MRA em forma de cúpula a marcar presença num dos kits, aquilo que fizeram foi mover os piscas originais para uma posição mais baixa.  :nice:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 26, 2019, 09:46:50, 09:46
Responder #24

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Nuno, tenho ideia que os piscas não os substituíram.  :nice:

Dadas as alterações na carenagem, como p.ex. o vidro fornecido pela MRA em forma de cúpula a marcar presença num dos kits, aquilo que fizeram foi mover os piscas originais para uma posição mais baixa.  :nice:



Lá está, usaram os piscas originais de uma streetfighter, onde até nem ficam mal, para meter numa desportiva carenada. Não gosto! :animated-smileys-angry-049:

Já que alteraram tanta coisa, porque não uns piscas deiferentes? Ou mais conservadores, a acompanhar a estética original da ZXR, ou mais modernos, a acompanhar a estética mais moderna dos faróis que são propostos neste kit. Estes, na minha opinião, não ficam ali nada bem...
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...