Autor Tópico: Primeira mota  (Lida 5571 vezes)

Agosto 26, 2018, 17:12:06, 17:12
Lida 5571 vezes

Esquentador

  • Visitante
Ora bem ando à procura da minha primeira mota para meter em prática o que aprendi na escola de condução, até agora só tive a experimentar uma NC750x e até gostei, mas gostava de analisar melhor as alternativas antes de decidir. Tenho andado a olhar para estas motos :
  • KTM 390 ou uma Husqvarna 401 que já me disseram que é para começar a andar
  • Kawasaki Z650 ou uma Suzuki SV650, pelo menos chego com os pés ao chão, mas tenho receio de ter potência a mais para o que estou habituado
  • Honda NC750X, deixaram me fazer um test drive e até consegui andar, mas parecia me muito alta e nao chegava bem com os pes no chão
  • Honda Rebel 500, parece ser mais baixa e dá me aquela confiança para meter os pes no chao
Alguém tem mais sugestões ou criticas aqui sobre a minha lista de possíveis motos?

Agosto 26, 2018, 17:40:53, 17:40
Responder #1

Esquentador

  • Visitante
A mota seria mais para casa-trabalho-casa, e para sair ao fim de semana e passear.
Gostava de fazer mais uns test drives, especialmente a Z650, para ver se gosto do tipo de condução e das motas em isi.

Agosto 26, 2018, 18:51:05, 18:51
Responder #2

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Se com a NC750X te queixaste da altura (83cm)… coloca já de parte a Husqvarna 401 que é ainda mais alta (83,5cm).

Da lista, retirando a Honda NC750X e Husqvarna 401, em termo de altura do assento ao chão de forma crescente tens:

1. Honda CMX500 Rebel, com 69cm se não é a mais baixa do mercado actual...
2. Suzuki SV650, com 78,5cm
3. Kawasaki Z650, com 79cm
4. KTM duke 390, com 80cm
5. Yamaha MT07, com 80,5cm

Desse grupo diria para experimentares entre a Suzuki e a Kawasaki, pois já têm motorização interessante e divertida e são plenas utilitárias para o uso diário.
A Yamaha pode estar no limite de altura mas deverás sentir os glúteos pouco confortáveis para uso diário e a KTM parece-me pouco motor para a estafa diária…
A Honda Rebel… é outro estilo de moto, que pelo menos para mim acho desconfortável andar no dia a dia e a parar em semáforos e a arrancar e ter que andar com aquele jogo de pernas para a frente, pernas para trás… mas para percursos longos, deve ser a mais confortável de todas.

A MT07 deve ser a mais bombástica do lote mas tanto a Suzuki como a Kawasaki têm mais que argumentos para a acompanharem, excepto no marketing e na publicidade em Portugal, pois parece que por cá… tem de ser tudo MT, NC, PCX, GS  :lolol: :lolol: :lolol:
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 27, 2018, 10:36:15, 10:36
Responder #3

Esquentador

  • Visitante
Se calhar a pergunta que devia estar mais a fazer era quanto tempo demoro até ganhar confiança para só meter um pé no chão.
Entre a SV650 e a Z650, qual será a mais indicativa para quem acabou de tirar a carta?
Já agora, em que concessionários é que deixam recem encartados fazer test drives assim sem muito receio?

Agosto 27, 2018, 11:30:49, 11:30
Responder #4

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Termoacumulador,

 ::P:


Essas duas são muitas idênticas em quase tudo, diria para escolheres qual a marca que mais gostas.

Esperando que tenhas já experiência de motociclos de 125cc...quanto a teres tirado a carta e ser a primeira grande moto que compras tenho a dizer:
-onde vais notar o grande salto é precisamente de uma 125cc para uma moto tipo estas duas de 650cc, porque tendo uma 650cc e depois passares para uma 1000c são "peanurs"
-essas duas de 650cc acabam por ser motos leves, confortáveis e relativamente fáceis de "domar" - boas escolhas
-és tu que tens que saber dosear o punho direito
-ter quedas poderá ser inevitável enquanto se ganha experiência - acho que já todos caíram… não há que ter medos ou receios!
-tendo consciencia, é preferivel ter pequenas quedas em velocidades inferiores enquanto se ganha experiencia do que ter logo um acidente a 200kmh... basta teres juizo e ires com calma!
Não gosto de escrever isto tanto que nao gostei de ouvir isso quando fui eu o rookie... não se trata de alguém te desejar que caias, antes pelo contrário, é só um alerta de que pode acontecer... mas isso pode ser com qualquer moto... e a maioria dos acidentes nem sequer temos culpa... é quase sempre por culpa dos enlatados que se esquecem que existimos...
Mas a escolha de uma destas 650cc pode significar que consigas a manter durante usn 6/7/8 anos antes de pensares subir de cilindrada - que vai acontecer!
Escolheres uma mais limitada que esses 650cc significa ao final de 1/2 anos queres despachar e procurar outra melhor...

Já há casos de tipos que tiram a carta e vão logo para uma R1000cc mas vão dizendo "até aos 6 meses só dei 140kmh" ou "no primeiro ano nao passei dos 180kmh"
É preciso ter-se consciencia e ter juizo.

De resto é desfrutar e só se ser mais maroto quanto maior for a experiencia...
Vai com calma mas compra logo uma moto melhor, é o que te digo!
[hoje, se houvesse uma ER10F teria comprado na mesmo em vez da ER6F, que é o "antepassado" dessa Z650 mas carenada]

nota: vai aos stands da kawasaki e suzuki e experimenta sentares-te em ambas e escolhe a que te sentires mais confortavel e com os dois pes assentes no chao

« Última modificação: Agosto 27, 2018, 11:39:25, 11:39 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 27, 2018, 11:39:10, 11:39
Responder #5

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Aproveita e vende-lhe a tua ER6F!
Faz-lhe um preço adequado e o rapaz terá uma boa opção para ganhar experiência nos próximos 2-3 anos.


Agosto 27, 2018, 11:40:50, 11:40
Responder #6

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Aproveita e vende-lhe a tua ER6F!
Faz-lhe um preço adequado e o rapaz terá uma boa opção para ganhar experiência nos próximos 2-3 anos.

Eu utilizei a ER6F durante 7anos...

Com tantas ER6F com preços como dizes mais adequados, poderá comprar essas mais baratas.

As minhas motos são bem tratadinhas, não as largo a preço da banana! Vende tu aquela tua 2T 7 velocidades e oferece ainda um iphone…  ::P:
(em ultimo caso gostaria de a conseguir manter…e conseguir ter seguro em ambas e ir alternando… a ER6F para cidade é excelente, coisa que com o barco azul...)

Alem de que para ganhar experiencia é preferível essa Z650 descarenada porque nas quedas...as reparações de carenagens aumentam os custos de reparações…
A minha primeira queda já com a ER6F , e foi a preço de amigo, o custo da reparação daria para comprar uma outra moto… e de aparência não era nada de especial…
Já um colega que tinha uma igual em azul… não teve esse desconto de amigo e pagou mais quase 1000€ que eu…
As reparações das motos é algo muito caro e certamente que há muita gente a saber-se aproveitar disso…
« Última modificação: Agosto 27, 2018, 11:46:20, 11:46 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 27, 2018, 11:48:19, 11:48
Responder #7

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Não estou a par do que andam a pedir por elas nem a quanto estás a vender a moto.
(Foi o Velasquez que indicou isso num outro tópico há umas semanas atrás)

A ideia que tenho é que desde que compraste a Sprint, que a tens parada na garagem.
Por isso sugeri.

Certamente que o esquentador ficaria bem servido pois é uma boa moto para ganhar experiência.
Mas se a estás a vender por valores acima da média, sim... certamente não faltará outras opções.



Agosto 27, 2018, 11:53:37, 11:53
Responder #8

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Não estou a par do que andam a pedir por elas nem a quanto estás a vender a moto.
(Foi o Velasquez que indicou isso num outro tópico há umas semanas atrás)

A ideia que tenho é que desde que compraste a Sprint, que a tens parada na garagem.
Por isso sugeri.

Certamente que o esquentador ficaria bem servido pois é uma boa moto para ganhar experiência.
Mas se a estás a vender por valores acima da média, sim... certamente não faltará outras opções.

Quando comprei a Sprint, haviam 3 mais baratas (2 delas a rondar os 25.000km) e 2 mais caras.
Comprei a que me pareceu com melhor aspecto e em melhor estado (com 35.000km e de 2006)
Por acaso não era a que tinha full extras mas quase…
A full extras era a mais cara mas também a mais moderna… de 2009... ainda está à venda...
Da mesma forma… pode haver alguém que pense como eu e certamente sairá bem servido com a minha ER6F.

nota: Antes de ter colocado o anuncio da minha… foi vendida uma ER6F de 2008 (modelo anterior) com 54.000km por 3900€ e mesmo que tenha sido vendida por 3750€... nunca venderia a minha a esses preços… talvez 4000€
« Última modificação: Agosto 27, 2018, 11:57:31, 11:57 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 27, 2018, 12:08:59, 12:08
Responder #9

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
...porque tendo uma 650cc e depois passares para uma 1000c são "peanurs"

É bom saber que tiveste uma boa adaptação...
Ando de moto há 1/4 de século e a generalidade das 1000cc assustam-me um pouco.

nota: Antes de ter colocado o anuncio da minha… foi vendida uma ER6F de 2008 (modelo anterior) com 54.000km por 3900€ e mesmo que tenha sido vendida por 3750€... nunca venderia a minha a esses preços… talvez 4000€

Pois...
O problema é que desde que exploriram as MT's no mercado, passou a existir uma oferta considerável de alternativas muito válidas.
Outra é a de quem estiver disposto a dar esses valores por uma ER6F com 10 anos irá certamente optar por comprar em stand por questões de garantia.

Se entretanto esperares uns 20... talvez ela valorize.  :)

Agosto 27, 2018, 12:44:17, 12:44
Responder #10

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
...porque tendo uma 650cc e depois passares para uma 1000c são "peanurs"

É bom saber que tiveste uma boa adaptação...
Ando de moto há 1/4 de século e a generalidade das 1000cc assustam-me um pouco.

nota: Antes de ter colocado o anuncio da minha… foi vendida uma ER6F de 2008 (modelo anterior) com 54.000km por 3900€ e mesmo que tenha sido vendida por 3750€... nunca venderia a minha a esses preços… talvez 4000€

Pois...
O problema é que desde que exploriram as MT's no mercado, passou a existir uma oferta considerável de alternativas muito válidas.
Outra é a de quem estiver disposto a dar esses valores por uma ER6F com 10 anos irá certamente optar por comprar em stand por questões de garantia.

Se entretanto esperares uns 20... talvez ela valorize.  :)

dfelix…
...a minha 1000 é tricilindrica, como sabes, e o comportamento não muito diferente do que é/era a bicilindrica de 650cc da ER6F, fazem quase o mesmo mas obvio que a 1000 faz mais rápido… não gostei de ter experimentado uma 1000 tretacilindrica (Z1000sx), serão essas 1000 que te assustam?
Conduzo de igual forma mas atingo mais rapidamente as minhas velocidades de conforto/cruzeiro - é isso que todos temos de fazer, encontrar o nosso ritmo e a partir daí são peanurs...
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 27, 2018, 12:44:36, 12:44
Responder #11

Esquentador

  • Visitante
Cair já cai muito, mal peguei na 125 da escola fui comer o chão. E quando peguei na 500 também fiquei logo a sentir o alcatrão.
Tenho um bocado receio de comprar usado visto não ter muita experiência a comprar em segunda mão veiculos de duas rodas, pela garantia talvez opte por comprar novo num stand.
Inicialmente estava mais inclinado para a Z650, mas agora estou na dúvida.

ah, tenho uma sv650.

Se quiseres saber alguma coisa em que te possa ajudar...alguma opinião etc, estás à vontade.
Viagens grandes, como são na mota? Andar no meio de Lisboa e autoestrada? E consumos?

Hoje vou ver se vou a um stand da Kawasaki ver umas propostas e tentar andar um bocado na maquina.

Agosto 27, 2018, 12:54:47, 12:54
Responder #12

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Cair já cai muito, mal peguei na 125 da escola fui comer o chão. E quando peguei na 500 também fiquei logo a sentir o alcatrão.
Tenho um bocado receio de comprar usado visto não ter muita experiência a comprar em segunda mão veiculos de duas rodas, pela garantia talvez opte por comprar novo num stand.
Inicialmente estava mais inclinado para a Z650, mas agora estou na dúvida.

ah, tenho uma sv650.

Se quiseres saber alguma coisa em que te possa ajudar...alguma opinião etc, estás à vontade.
Viagens grandes, como são na mota? Andar no meio de Lisboa e autoestrada? E consumos?

Hoje vou ver se vou a um stand da Kawasaki ver umas propostas e tentar andar um bocado na maquina.

O que tem quedas a ver com garantia? A garantia não cobre quedas…

Para quem tem receios e acha que vai cair, sai mais em conta uma moto usada sem carenagens: essas duas Z650 e SV650 são excelentes escolhas
[a minha ER6F teve garantia de 5anos, nunca avariou e não acredito que essas Z650 ou SV650 avariem com muita facilidade…]
Tambem nao percebi qual o porque de agora teres duvida quanto à Z650?!
Como te disse... experimenta sentares-te nessas duas 650cc e escolhe a que te sentires mais confortavel.
Em termos de peso são muito identicas, daí nao te ter dito sobre esse pormenor que pode influenciar a facilidade de manobras em cidade.

Mas, pelo menos eu, consigo resumir a coisa da seguinte forma, para pessoas de estatura baixa/media:

Pessoas que queiram ter moto para uso citadino e passeios ao fds:
-Z650
-SV650

Pessoas que queiram ter moto para uso citadino e passeios ao fds e que se preocupem com consumos:
-NC750X

Pessoas que queiram ter moto para uso de lazer apenas:
-1000cc no minimo, e depois conforme o estilo que gostem

Pessoas que queiram ter um meio de transporte:
-125cc  [a XMAX125c é uma maquina!]

Pessoas que queiram ter um meio de transporte da moda:
-PCX ahahahah


nota:
-fiz viagens de 750km com a minha ER6F que ainda assim tem banco de conforto da Bagster (julgo que em gel) e chegava ao final do dia com dores nos gluteos
-viagens de 200/300km fazem-se muito bem
-a SV650 deve ser mais confortavel para viagens mais longas
-a SV650 julgo ser mais "vibrante" mas o Velasquez que te diga

« Última modificação: Agosto 27, 2018, 12:56:37, 12:56 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 27, 2018, 13:12:30, 13:12
Responder #13

Esquentador

  • Visitante
O que tem quedas a ver com garantia? A garantia não cobre quedas…

Expressei me mal, se for ver carros usados sei mais ou menos o que estou à procura e onde ver o que está de errado, numa mota já não é bem caso e não sei ver onde pode estar meio danificada que não se veja.

Para quem tem receios e acha que vai cair, sai mais em conta uma moto usada sem carenagens: essas duas Z650 e SV650 são excelentes escolhas

Uma vez disseram me, "há dois tipos de motociclistas, os que já cairam e os que ainda vão cair", mas obviamente que não vou andar de mota pensar que vou cair(para isso nem tinha tirado a carta), queria era minimizar a probabilidade de tal acontecer.

Obrigado pela ajudas até agora!
Vou mas é meter me em cima dela e ver como andam, acho que já entendi ser a melhor opção.

Agosto 27, 2018, 14:58:29, 14:58
Responder #14

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
Se gostaste da NC750X tens também a irmã mais baixa, a NC750S.

Agosto 27, 2018, 14:58:50, 14:58
Responder #15

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
...a minha 1000 é tricilindrica, como sabes, e o comportamento não muito diferente do que é/era a bicilindrica de 650cc da ER6F,...

São comportamentos muito diferentes.
Se ainda não te apercebeste disso... é outra história!

(Só achei pertinente escrever isto num tópico de recomendações de motos, porque acho irresponsável passar essa ideia a quem não esteja dentro do assunto)

Agosto 27, 2018, 16:52:48, 16:52
Responder #16

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
...a minha 1000 é tricilindrica, como sabes, e o comportamento não muito diferente do que é/era a bicilindrica de 650cc da ER6F,...

São comportamentos muito diferentes.
Se ainda não te apercebeste disso... é outra história!

(Só achei pertinente escrever isto num tópico de recomendações de motos, porque acho irresponsável passar essa ideia a quem não esteja dentro do assunto)

Ainda assim, tenho a certeza que tens mais aptidão para conduzires uma 1000cc que eu.
Não consigo compreender esses receios… és tu que não sabes ter travões? é isso?

 :nice: :convivio:

nota: não fosse o limite de altura ao solo e diria que a F800R (BMW) seria uma boa opção de alternativa a todas indicadas de inicio do tópico...
« Última modificação: Agosto 27, 2018, 16:55:47, 16:55 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 28, 2018, 09:39:19, 09:39
Responder #17

Esquentador

  • Visitante
Ontem fui a um stand da Suzuki e a SV650 tem altura suficiente acho que gostei, mas tinham lá uma NC750X usada já com a suspensão mais baixa, protecção de motor e top case com uns 50000 km, a um preço até fixe. A diferença de preço ainda era considerável. Hora de continuar a ver e experimentar.

Agosto 28, 2018, 12:55:19, 12:55
Responder #18

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Talvez me tenha escapado....mas qual a tua altura?

Tens 1.75m ou +??

Se sim...desaconselho desde já a Rebel 500 que colocaste no início do tópico.

É boa sim...mas para estaturas mais baixas e em que o conforto e posição de condução devem melhorar bastante. De resto e acima de certa estaturas, desaconselho...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 28, 2018, 13:55:02, 13:55
Responder #19

Esquentador

  • Visitante
Que preço Esquentador?

Tens algumas SV usadas com poucos KMS nos classificados. E mais baratas claro
Estava a 5200, e era de 2015, se bem que vi uma no stand virtual mais nova e com menos km ao mesmo preço.

Talvez me tenha escapado....mas qual a tua altura?

Tens 1.75m ou +??

Se sim...desaconselho desde já a Rebel 500 que colocaste no início do tópico.

É boa sim...mas para estaturas mais baixas e em que o conforto e posição de condução devem melhorar bastante. De resto e acima de certa estaturas, desaconselho...

Tenho 1,69 com sorte as vezes chego aos 1,70

Agosto 28, 2018, 14:38:58, 14:38
Responder #20

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Que preço Esquentador?

Tens algumas SV usadas com poucos KMS nos classificados. E mais baratas claro
Estava a 5200, e era de 2015, se bem que vi uma no stand virtual mais nova e com menos km ao mesmo preço.

Talvez me tenha escapado....mas qual a tua altura?

Tens 1.75m ou +??

Se sim...desaconselho desde já a Rebel 500 que colocaste no início do tópico.

É boa sim...mas para estaturas mais baixas e em que o conforto e posição de condução devem melhorar bastante. De resto e acima de certa estaturas, desaconselho...

Tenho 1,69 com sorte as vezes chego aos 1,70

Vais gostar da SV650 e da Z650.
Esquece o resto.
Temos ambos a mesma estatura.

Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 28, 2018, 15:22:52, 15:22
Responder #21

pedroareias

  • Visitante
Absolutamente de acordo com o 2Low!

A SV650 é uma moto com qualidade, minimalista, com um motor sensacional (só agora desafiado pela Yamaha MT-07!) e com provas dadas.

Entre uma NC750(S) e uma SV650 eu não tenho dúvidas. Não encontro proprietários com uma palavra negativa sobre a SV650.

A Z650 é muito bonita, mas já tenho mais dúvidas sobre a durabilidade e qualidade...

Que preço Esquentador?

Tens algumas SV usadas com poucos KMS nos classificados. E mais baratas claro
Estava a 5200, e era de 2015, se bem que vi uma no stand virtual mais nova e com menos km ao mesmo preço.

Talvez me tenha escapado....mas qual a tua altura?

Tens 1.75m ou +??

Se sim...desaconselho desde já a Rebel 500 que colocaste no início do tópico.

É boa sim...mas para estaturas mais baixas e em que o conforto e posição de condução devem melhorar bastante. De resto e acima de certa estaturas, desaconselho...

Tenho 1,69 com sorte as vezes chego aos 1,70

Vais gostar da SV650 e da Z650.
Esquece o resto.
Temos ambos a mesma estatura.

Agosto 28, 2018, 15:33:29, 15:33
Responder #22

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Assim com essa estatura já entendo perfeitamente o porquê da menção da Rebel 500. Caso contrário, a convivência seria bastante complicada.
Aliás...algo difícil pelo que experienciei tendo eu 1.81m.

Ainda assim, pela irrisória diferença de preço a CB500F (preferencialmente nesta cor parecia-me sempre melhor opção...excepto gostando mesmo do conceito Cruiser, claro.

Já se a vontade é ter algo mais, então as opções SV650, MT-07, Z650, CB650F ou até, porque não, uma mais carota GSX-S750, serão hipóteses que deves considerar e, se possível, testar. :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 28, 2018, 16:07:49, 16:07
Responder #23

ahead

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 30
Tenho a z650 há menos de um mês e só tenho a dizer bem do brinquedo. Já não andava de mota há mais de 15 anos, por isso pode-se dizer que sou iniciado. Fui buscá-la da primeira revisão e após o fim da limitação de RPM devido à rodagem pensei ter uma nova mota. É muito controlável e rapidamente nos sentimos à vontade nela. Só a baixas velocidades e baixa rotação se sente alguma dificuldade pela compressão do motor servir como travão.

Agosto 28, 2018, 16:36:00, 16:36
Responder #24

Africandruglord

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
Aproveita que estou a vender a  minha 07   :stuck_out_tongue_winking_eye:

Faças o que fizeres não compres a NC, fartas te daquilo em 2  tempos.

De  resto, não concordo com esse vosso complexo na estatura, um pé no chão é tudo o que é necessário, e quando digo pé, as vezes é só um par de dedos.

Agosto 28, 2018, 16:36:50, 16:36
Responder #25

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Tenho a z650 há menos de um mês e só tenho a dizer bem do brinquedo. Já não andava de mota há mais de 15 anos, por isso pode-se dizer que sou iniciado. Fui buscá-la da primeira revisão e após o fim da limitação de RPM devido à rodagem pensei ter uma nova mota. É muito controlável e rapidamente nos sentimos à vontade nela. Só a baixas velocidades e baixa rotação se sente alguma dificuldade pela compressão do motor servir como travão.

Hum?! que queres dizer com isso? "compressão do motor servir de travão em baixas velocidades e baixas rotações?
A minha ER6F com a mesma motorização não se sente problema algum em baixas velocidades ou baixas rotações…
Será que tens alguma avaria? Será o cabo acelerador mal regulado e estar a fazer "poço" ?

Aproveita que estou a vender a  minha 07   :stuck_out_tongue_winking_eye:

Faças o que fizeres não compres a NC, fartas te daquilo em 2  tempos.

De  resto, não concordo com esse vosso complexo na estatura, um pé no chão é tudo o que é necessário, e quando digo pé, as vezes é só um par de dedos.

Tenta manobrar a minha Sprint em cidade e depois diz se basta ter um pé ou par de dedos… é o tanas!
 :nice: :convivio:
« Última modificação: Agosto 28, 2018, 16:38:00, 16:38 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 28, 2018, 18:07:39, 18:07
Responder #26

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
A SV650 é uma moto com qualidade, minimalista, com um motor sensacional (só agora desafiado pela Yamaha MT-07!) e com provas dadas.

Isso do "só agora desafiado pela Yamaha MT-07" é relativo...
Pois a SV foi uma mera "sobrivivente" a um período em que o mercado das nakeds favorecia outras fichas técnicas.
As vendas de destaque eram Hornets, FZ6, Z750... a ponto da própria Suzuki ter lançado a GSR.

Um certo regresso a essas motorizações com o aparecimento das ER's e agora das MT's é que veio dar o devido mérito à SV.

Hum?! que queres dizer com isso? "compressão do motor servir de travão em baixas velocidades e baixas rotações?

Sim, desacelerar e sentir um efeito "travão" do motor.

A minha ER6F com a mesma motorização não se sente problema algum em baixas velocidades ou baixas rotações…

Não é um problema.
É uma carecterística nativa de qualquer motor a 4 tempos.
E que se sente mais em motos com menos cilindros e maiores cursos.


Agosto 28, 2018, 18:33:20, 18:33
Responder #27

Africandruglord

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
Tenho a z650 há menos de um mês e só tenho a dizer bem do brinquedo. Já não andava de mota há mais de 15 anos, por isso pode-se dizer que sou iniciado. Fui buscá-la da primeira revisão e após o fim da limitação de RPM devido à rodagem pensei ter uma nova mota. É muito controlável e rapidamente nos sentimos à vontade nela. Só a baixas velocidades e baixa rotação se sente alguma dificuldade pela compressão do motor servir como travão.

Hum?! que queres dizer com isso? "compressão do motor servir de travão em baixas velocidades e baixas rotações?
A minha ER6F com a mesma motorização não se sente problema algum em baixas velocidades ou baixas rotações…
Será que tens alguma avaria? Será o cabo acelerador mal regulado e estar a fazer "poço" ?

Aproveita que estou a vender a  minha 07   :stuck_out_tongue_winking_eye:

Faças o que fizeres não compres a NC, fartas te daquilo em 2  tempos.

De  resto, não concordo com esse vosso complexo na estatura, um pé no chão é tudo o que é necessário, e quando digo pé, as vezes é só um par de dedos.

Tenta manobrar a minha Sprint em cidade e depois diz se basta ter um pé ou par de dedos… é o tanas!
 :nice: :con vivio:
 

E  manobro, não tenhas  dúvidas. Se há coisa que não faço é deixar a  altura dizer que mota é que tenho que conduzir.

Aliás, a sprint tem o quê 80.5 de altura e 213 kgs?
Eu brinco com a R1 ela só tem 201kg e mais 5 cms de altura que a tua.
« Última modificação: Agosto 28, 2018, 18:36:39, 18:36 por Africandruglord »

Agosto 28, 2018, 18:41:27, 18:41
Responder #28

pedroareias

  • Visitante
Eu lembro-me quando as naked V2 e L2 Japonesas foram lançadas para concorrer com as L2 latinas (no names needed).

Ao contrário das L2 latinas não levavam os proprietários à bancarrota em 2 anos.

A Suzuki TL1000S aparecia em todas as revistas, era excepcional.

As que mencionaste eram a abordagem tradicional dos 4-em-linha e altas rotações.Acabava por ser menos emocionante.




A SV650 é uma moto com qualidade, minimalista, com um motor sensacional (só agora desafiado pela Yamaha MT-07!) e com provas dadas.

Isso do "só agora desafiado pela Yamaha MT-07" é relativo...
Pois a SV foi uma mera "sobrivivente" a um período em que o mercado das nakeds favorecia outras fichas técnicas.
As vendas de destaque eram Hornets, FZ6, Z750... a ponto da própria Suzuki ter lançado a GSR.

Um certo regresso a essas motorizações com o aparecimento das ER's e agora das MT's é que veio dar o devido mérito à SV.

Hum?! que queres dizer com isso? "compressão do motor servir de travão em baixas velocidades e baixas rotações?

Sim, desacelerar e sentir um efeito "travão" do motor.

A minha ER6F com a mesma motorização não se sente problema algum em baixas velocidades ou baixas rotações…

Não é um problema.
É uma carecterística nativa de qualquer motor a 4 tempos.
E que se sente mais em motos com menos cilindros e maiores cursos.
« Última modificação: Agosto 28, 2018, 18:43:50, 18:43 por pedroareias »

Agosto 28, 2018, 18:43:21, 18:43
Responder #29

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Tenho a z650 há menos de um mês e só tenho a dizer bem do brinquedo. Já não andava de mota há mais de 15 anos, por isso pode-se dizer que sou iniciado. Fui buscá-la da primeira revisão e após o fim da limitação de RPM devido à rodagem pensei ter uma nova mota. É muito controlável e rapidamente nos sentimos à vontade nela. Só a baixas velocidades e baixa rotação se sente alguma dificuldade pela compressão do motor servir como travão.

Hum?! que queres dizer com isso? "compressão do motor servir de travão em baixas velocidades e baixas rotações?
A minha ER6F com a mesma motorização não se sente problema algum em baixas velocidades ou baixas rotações…
Será que tens alguma avaria? Será o cabo acelerador mal regulado e estar a fazer "poço" ?

Aproveita que estou a vender a  minha 07   :stuck_out_tongue_winking_eye:

Faças o que fizeres não compres a NC, fartas te daquilo em 2  tempos.

De  resto, não concordo com esse vosso complexo na estatura, um pé no chão é tudo o que é necessário, e quando digo pé, as vezes é só um par de dedos.

Tenta manobrar a minha Sprint em cidade e depois diz se basta ter um pé ou par de dedos… é o tanas!
 :nice: :con vivio:
 

E  manobro, não tenhas  dúvidas. Se há coisa que não faço é deixar a  altura dizer que mota é que tenho que conduzir.

Aliás, a sprint tem o quê 80.5 de altura e 213 kgs?
Eu brinco com a R1 ela só tem 201kg e mais 5 cms de altura que a tua.

Tem 80,5cm de altura, sendo um bocado gorda torna-se mais "quase que uma 83cm," mas o peso com deposito cheio e óleos fica em 240kg e depois associado à pouquíssima brecagem…
Até a tua R1 será mais fácil de manobrar…

É o único senão que coloco na Sprint face à minha estatura e no entanto não me "proibiu" de a comprar…

Eu lembro-me quando as naked V2 e L2 Japonesas foram lançadas para concorrer com as L2 latinas (no names needed).

Ao contrário das L2 latinas não levavam os proprietários à bancarrota em 2 anos.

A Suzuki TL1000S aparecia em todas as revistas, era excepcional.

As que mencionaste eram a abordagem tradicional dos 4-em-linha e altas rotações.Acabava por ser menos emocionante.


Pedro, essas TL1000s eram aquelas que tinham fama de "darem coices" e demasiado brutas em baixo?
(e poucos os que tinham unhas para as domarem ?! )
« Última modificação: Agosto 28, 2018, 18:46:25, 18:46 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 28, 2018, 18:50:23, 18:50
Responder #30

Africandruglord

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
2low, duvido, mas duvido mesmo muito, que a tua ST seja mais difícil de manobrar que uma R a baixíssima velocidade.

Isto do peso/altura é relativo,  um gajo quando sabe, sabe. Basta ela mexer para o peso desaparecer, depois é apenas hábito.  Uma mota de 80.5 para um gajo de 1.70 por amor de Deus, é bastante acessível.

Agosto 28, 2018, 19:40:36, 19:40
Responder #31

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
2low, duvido, mas duvido mesmo muito, que a tua ST seja mais difícil de manobrar que uma R a baixíssima velocidade.

Isto do peso/altura é relativo,  um gajo quando sabe, sabe. Basta ela mexer para o peso desaparecer, depois é apenas hábito.  Uma mota de 80.5 para um gajo de 1.70 por amor de Deus, é bastante acessível.

A brecagem da Sprint é quase nula e ainda assim até lhe fizeram uma amolgadela no deposito para aquilo virar mais um pouco…
É isso que torna penoso as manobras a baixa velocidade, não é o peso ou altura.

Por questões de segurança nunca iria publicar um vídeo de eu manobrar a moto e sair da garagem mas quando for oportuno demonstrar num outro local...
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 28, 2018, 21:57:26, 21:57
Responder #32

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888

Eu lembro-me quando as naked V2 e L2 Japonesas foram lançadas para concorrer com as L2 latinas (no names needed).

Sim... época em alguns construtores chegaram a disponibilizar mais do que uma "superbike" no seu catálogo!
(fez-me lembrar esta discussão)

Ao contrário das L2 latinas não levavam os proprietários à bancarrota em 2 anos.

Não sei ao certo...
Vê-se já muito poucas em actividade seja a circular ou nos classificados.
Já italianas aparecem algumas.

As V2 japonesas surgiram sobretudo para aproveitar certas vantagens regulamentares do ponto de vista desportivo.
Quando deixou de justificar também rapidamente as abandonaram.

As que mencionaste eram a abordagem tradicional dos 4-em-linha e altas rotações.Acabava por ser menos emocionante.

A emoção começava nas 10.000rpm e aí qualquer uma dessas propostas (algumas como a Hornet que conta já com 20 anos) cilindram as 650/700 e até 800 actuais.

Numa perspectiva de lazer a "dar gatinho" são  excelentes.
Numa perspectiva de mobilidade, nem por isso.
Aliás, o ressurgimento da SV surge por aí...

Pedro, essas TL1000s eram aquelas que tinham fama de "darem coices" e demasiado brutas em baixo?
(e poucos os que tinham unhas para as domarem ?! )

As desportivas bicilindricas recorrem a habitualmente a geometrias hiperquadradas (cilindros largos e bielas curtas) de forma a produzir mais rotação e assim aproximar das tetracilindricas nas potências pico... só que isso leva a que os motores "batam" em baixas...

Sem as electrónicas de agora, acabam por ser mais exigentes de controlar.

Uma mota de 80.5 para um gajo de 1.70 por amor de Deus, é bastante acessível.

Sou mais baixo que isso e as dificuldades só sinto em manobras parado.
Sobretudo quando não se chega com os pés ao chão para as poder puxar atrás.
Mas qualquer coisa mais exigente, salta-se fora e vai a braços!

A brecagem da Sprint é quase nula e ainda assim até lhe fizeram uma amolgadela no deposito para aquilo virar mais um pouco…

Qualquer moto de avanços ou risers baixos tem pouca amplitude de viragem.

A "amolgadela" é design...
Tens montes de modelos que para não ficar ali um espaço foleiro entre depósito e carenagens recorre a essa abordagem.

O espaço está lá...


Enviado do meu SM-G965F através do Tapatalk

« Última modificação: Agosto 28, 2018, 22:01:27, 22:01 por dfelix »

Agosto 28, 2018, 23:08:42, 23:08
Responder #33

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
Aliás, a sprint tem o quê 80.5 de altura e 213 kgs?
Eu brinco com a R1 ela só tem 201kg e mais 5 cms de altura que a tua.

A R1 é mesmo um cavalo...  :)

Chamou-me à atenção a altura do banco com os seus 855mm e como mera curiosidade, uma Yamaha Super Ténéré 1200 consegue ser 15mm mais baixa na configuração base de banco (sem prejuízo de possibilitar uma altura máxima superior regulável).

Não é só de agora e sei que não é um exclusivo da R1...mas se imaginarmos alguém com -1.70m, em manobras parado, é um bocado chato...





Os músculos gémeos (barriga das pernas), sofrem um bocado com tanto esticar à procura de centímetros extra ..
Claro que andamento é outra conversa.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 28, 2018, 23:41:14, 23:41
Responder #34

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
O gajo da foto não deve ser muito alto.
É que essa é a R1 de 2002... que nem sequer é a mais alta.

Agosto 28, 2018, 23:50:05, 23:50
Responder #35

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
O gajo da foto não deve ser muito alto.
É que essa é a R1 de 2002... que nem sequer é a mais alta.

Fiquei espantado de ir ver a ZX10R de 2008 a 2010 - 88cm  :???: :???: :???:

Julgava que a S1000RR era das mais altas...

A YZF-R125 tem quase a mesma altura dessa R1 - 81,0/81,8cm - quando experimentei achei demasiado alta para uma 125cc mas juntamente com a Duke125 as mais desportivas e feitas para pista…
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 29, 2018, 00:19:44, 00:19
Responder #36

Africandruglord

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 466
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: MT 07
  • Localidade: Algures
Pelo que tenho ideia ( sem ter ido ver alturas ) a S1000rr é das mais baixas.
A R1 ( nova geração ), das mais altas, não só pelos 85.5 de assento, mas também pelo facto do mesmo ser bastante largo, o que "come" grande parte da altura a qualquer pessoa.

Não é por acaso que em reviews a maior parte dos mais altos sente-se mais confortável na R1.
Como as motas paradas a mim não me dizem nada, a altura não me incomoda, se não vai empurrando com os pés, salta-se da mota e empurra-se, ninguém devia ser demasiado orgulhoso para isso.

Uma vez vi um gajo numa trail que não chegava nem com um pé ao chão, sempre que precisava de parar a mota tinha que saltar, mas ele andava todos os dias nela. É preciso é jeito pa coisa.


Agosto 29, 2018, 09:46:31, 09:46
Responder #37

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Desde que a "Escolha da primeira moto" não passe por adquirir algo com um assento colocado a esta altura...especialmente tendo o companheiro 1.69m, acho que não haverá problemas...



Estes sim (quando paravam...) tinham de ficar com um pé no chão e a outra perna assente no banco, num ângulo que imagino superior a 90°. :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 29, 2018, 10:24:38, 10:24
Responder #38

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
O Gaston supostamente tinha 1,64...   :D

Agosto 29, 2018, 12:23:48, 12:23
Responder #39

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Ele lá se orientava, apesar das dificuldades adicionais numa prova como o Dakar.

Era um piloto de topo e demonstrou-o nesta duríssima prova, apesar da sua altura...

Cada vez que subia para a moto, parecia que subia para os estribos de um cavalo...

As peseiras deviam ficar-lhe à altura da cintura... :)

Respect.  :nice:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 14, 2018, 14:06:58, 14:06
Responder #40

Esquentador

  • Visitante
Bem após umas considerações financeiras, optei por uma NC70S usada.
Até agora estou a gostar da máquina. Já deu para andar um bom bocado e começar realmente a aprender.