Autor Tópico: 1ª Compra! procura-se opiniões  (Lida 1882 vezes)

Agosto 05, 2019, 00:09:55, 00:09
Lida 1882 vezes

rui.gd6

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 2
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Odivelas
Muito boa noite, venho abrir um tópico de pedido de opinião no seguimento daquilo que deixei na minha apresentação aqui no forum.

Resumindo tirei carta de mota ao 16 anos foi-me oferecida uma zontes, não correu bem porque a mota era muito má e ainda me levou ao tapete uma vez (ai foi culpa minha e não dela...)

e agora com 24 preciso de um meio de transporte para o trabalho mas que eu gostava que desse para umas voltas mais (fazer viagens de férias ou ir para a minha terra natal no Alentejo (200kms de lisboa). O meu Limite são 4000€ e inicialmente pensei numa 125 e ai a escolha muito provavelmente recairia numa cb125f no entanto o bichinho para tirar a Cat. A anda aqui e é o que farei, neste caso tenho 2 cenários:

ou uma mota nova que teria de ser entre a Benelli 302 e a Bajaj Dominar 400;

ou uma mota usada.

Para ser sincero estou mais inclinado para a usada, tem mais escolha a mota é para ficar na rua, etc etc etc... mas como percebo pouco disto gostava de ter alguma ajuda no que apontar. Não queria algo muito velho (max 10-12 anos) confortável, economica, "calminha"  e "professora" ou seja que eu possa aprender com ela e adpatar-me melhor a este mundo.


Agradeço desde já a vossa ajuda,

Grato,

Rui

Agosto 05, 2019, 08:03:01, 08:03
Responder #1

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Tenta fazer os "passos" um por um, pois caso contrário acho que vais comprar a moto mesmo antes de teres a carta.

Já vi isso acontecer várias vezes... :-\  :nice:

Começa por te focares em tirar a carta cat. A e depois tens um leque impressionante de modelos usados (dentro desse plafond) em que podes aplicar o teu dinheiro.

E não...nem precisa de ter 10 anos.

Tens tantas que basta reduzir o leque de escolhas a 3 ou 4 e o pessoal depois diz o que acha.  :cool:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 05, 2019, 12:55:43, 12:55
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Aqui está um perfeito exemplo de como se consegue uma moto que de certeza está dentro daquilo que pretendes...e com um preço que fica dentro do plafond que estipulaste.
Acho que é um excelente preço para esta moto...mais ainda quando diz ser também negociável.  :nice:

A questão aqui mais "bicuda" é estar na Madeira. É uma questão ultrapassável e custa algum (€€), mas pode mesmo assim compensar e bem...

Porém, era somente para te dar um exemplo. Existem outras boas motos no continente e perto desse plafond.  :nice:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 05, 2019, 14:04:25, 14:04
Responder #3

Vasco99

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 27
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: XJ600
  • Localidade: Almargem do Bispo
CB 500 Rui. Bem vindo

Agosto 05, 2019, 17:24:34, 17:24
Responder #4

Vasco Gama

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 373
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: F 900 XR
  • Modelo Motociclo: Bajaj Pulsar 200
NC 700 Até te ensina a conduzir!

 :convivio: :convivio:
Omnia tempus habent

Agosto 07, 2019, 08:54:30, 08:54
Responder #5

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Pelos valores que referes, entras no Standvirtual ( apenas um exemplo ), inseres o valor e tens um sem numero de opções á escolha. Sendo tu da zona de Lisboa, tens ainda mais escolha, há por aí stands ás paletes.

Como queres uma coisa confortável, economica, "calminha"  e "professora", eu estaria inclinado para esta: https://www.standvirtual.com/anuncio/suzuki-gsf-650-ID8NjK5L.html#6fcffe96b3

Gosto mais do exemplo do Sapiens, mas esta está em Lisboa, podes ver a moto, experimentar e decidir.

Na minha opinião, gastares 4000€ numa moto nova, não vais comprar "grande coisa". Não estou a falar de qualidade, nunca experimentei ( nem conheço ninguem que tenha Benellis ou Bajaj, mas existem neste Forum pessoas que as têm, reune opiniões deles ) esses modelos. Apenas acho que, para vires ao Alentejo... talvez acabem por ser "curtas"...
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Agosto 07, 2019, 09:04:48, 09:04
Responder #6

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Acho que te safas bem com uma F650GS da BMW pois cumpre praticamente todos os teus requisitos e não sendo um motociclo que chame muita atenção (nem deve ter tanta procura) pode ser relativamente menos aborrecido de a deixar na rua sem tantos receios de a roubarem...

E seja qual for, depois toma os devidos cuidados:
- cadeado disco
- cadeado de corrente preso a um poste
- alarme (há uns com aviso nas chaves/telecomando)
- não estacionar em zonas escondidas e de fácil acesso automóvel e procurar sempre alguns locais ligeiramente "longes" da estrada (passeios com mecos) e de preferência locais de passagem com transito regular

Em alternativa talvez as NC700/750 S/X.
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 07, 2019, 09:21:37, 09:21
Responder #7

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Acho que te safas bem com uma F650GS da BMW pois cumpre praticamente todos os teus requisitos e não sendo um motociclo que chame muita atenção (nem deve ter tanta procura) pode ser relativamente menos aborrecido de a deixar na rua sem tantos receios de a roubarem...

E seja qual for, depois toma os devidos cuidados:
- cadeado disco
- cadeado de corrente preso a um poste
- alarme (há uns com aviso nas chaves/telecomando)
- não estacionar em zonas escondidas e de fácil acesso automóvel e procurar sempre alguns locais ligeiramente "longes" da estrada (passeios com mecos) e de preferência locais de passagem com transito regular

Em alternativa talvez as NC700/750 S/X.

O problema das F650Gs é que, com a idade que ele procura, não há pelo preço que ele quer. Existem algumas com menos de 10/12 anos, mas não custam 4000€. E existem algumas que custam até abaixo dos 4000€, mas têm mais que os 10/12 anos. Isto, numa busca não muito detalhada, apenas em 5 ou 6 anuncios que vi.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Agosto 07, 2019, 10:18:30, 10:18
Responder #8

carlos-kb

  • Visitante
Atenção que existem duas gerações de F650GS.

As primeiras, com motor monocilindrico Rotax 652cc liquid cooled de 4 válvulas e 5 velocidades, datam dos primeiros anos do sec. XXI (2000 a 2007), e provaram ser motos robustas e fiáveis, apesar de serem algo espartanas em termos de prestações. Declaravam uma potência máxima em torno do 50cv, e sobre esta base fizeram-se algumas variantes, como as Dakar ou as peculiares Scarver (CS, com transmissão por correia e depósito de combustível sob o assento).
Estas encontras garantidamente dentro do teu orçamento.



As segundas F650GS (conhecidas também por F650 twin) apareceram em 2008, e receberam o novo motor, também da austríaca Rotax, de 2 cilindros paralelos 798cc de 8 válvulas, cambota de 360º e 3 bielas, ou seja exactamente o mesmo motor das F800. Ou seja, apesar de se designarem por F650GS, elas na realidade têm 800cc (pagam IUC máximo) e são apenas uma variante mais "light", um pouco mais barata, jantes de braços e com menos potência (menos 15cv) da irmã maior, a F800GS (70cv p/ a 650, 85cv p/ a 800).
Entretanto foi por esta altura que apareceu também a G650GS, estas sim, com motor de 1 cilindro, de fabrico chinês (Loncin) e que na realidade são as que se aproximam mais ao conceito das primeiras F650GS mono.
As F650GS twin depois em 2012 foram retocadas, e passaram a designar-se por F700GS, mantendo ainda o mesmo motor de 800cc com 75cv.
Com 4 mil euros, já és capaz de encontrar das primeiras, de 2008 / 2009.