Autor Tópico: Primeira moto para uso de estrada  (Lida 1732 vezes)

Outubro 08, 2019, 18:22:35, 18:22
Lida 1732 vezes

GriloCRF450

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 11
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CRF450R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
Olá pessoal, eu sou o Francisco, tenho 20 anos e estou a tirar carta A2. Aprendi a andar de mota aos 14 anos na zundapp de um amigo e depois comecei por dar umas voltas na Honda XR125 que ele também tem. Atualmente pratico enduro e tenho uma Honda CRF450 e também já tive uma KX250 a 2 tempos, no entanto o dever e a necessidade falaram mais alto e agora vejo que seria mais prático ter uma mota de estrada, uma vez que estou na faculdade e a mota, na minha opinião, é o melhor meio de transporte. O aspeto que eu mais valorizo, neste momento, é a fiabilidade, sendo que sou estudante e não queria estar constantemente a gastar dinheiro em reparações( como faço agora nas motas de monte :pensador:).
  O meu orçamento ronda os 2200 euros e estou interessado nos seguintes modelos: Yamaha XT600(não tenciono fazer off road com ela), Suzuki Bandit 600( algumas versões apresentam 25 kW de livrete) e yamaha xj6. Os anos destas motas rondam entre 1995 e 2002 e a minha verdadeira questão é: estas motas são fiáveis, uma vez que têm alguma idade?
 Se me disserem que a melhor aposta é comprar mais recente, eu fico me pelas 125, o que não queria muito, a 450 deixou-me mal habituado  :stuck_out_tongue:!

Outubro 08, 2019, 21:25:51, 21:25
Responder #1

António Teles

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 475
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Sh350
  • Localidade: Loures
Essas preferências são um pouco gulosas mas em estilo para mim era a Bandit.
Contudo para estudante que não quer gastar muito entre os 250 e os 350cc existe uma boa escolha e se for andar em cidade as scooter são uma excelente escolha.
É difícil baixar de cilindrada e gostar, mas dependendo do percurso a fazer.
Boa decisão.
A ver se paro quieto?! 🏍

Outubro 08, 2019, 23:02:53, 23:02
Responder #2

GriloCRF450

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 11
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CRF450R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia

Outubro 09, 2019, 08:14:27, 08:14
Responder #3

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Fiáveis, são todas... desde que os antigos donos as tenham tratado bem. São 3 modelos bastante populares, uns mais que outros, e não me lembro de grandes problemas entre os alguns proprietários delas que conheci.
Sendo em segunda mão, modelos já com um certo curriculo e sem saber qual o uso ao certo que lhes pretendes dar ( distancia do percurso, se mete AE ou não, etc ), o melhor que fazes é experimentar todas, tentar saber o seu historial e depois tomar a decisão.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Outubro 09, 2019, 09:08:10, 09:08
Responder #4

NunoMt

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 334
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Seixal
Eu nunca iria para uma mota usada com tantos anos, sobretudo quando alinhas como fiabilidade um dos pontos chave. Isto não quer dizer que não se faça nova negocia com motas em excelente estado. Mas corres o sério risco de no primeiro problema mártir sei que tenhas de deixar na oficina um valor de mais de 50% do teu valor de compra.

Não se pode quer muito quando o orçamento é abaixo do que custa uma 125cc nova... Mas eu ficaria por uma cilindrada inferior e mota mais recente...

Enviado do meu G3221 através do Tapatalk


Outubro 09, 2019, 12:03:49, 12:03
Responder #5

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4589
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Motas do ano de 1995 e 2002  :pensador:

Particular ou stand? (pelo menos o stand deve dar garantia de 1 ano)

É sempre difícil passar de uma cilindrada superior para uma mais pequena. Digo isso cada vez que experimento uma mota "maior" do que aquela que tenho (300cc).

Tendo a preocupação de fiabilidade, o estado das maquinas, o seu funcionamento, material de desgaste rápido, consumos, estado geral dos pneus, etc. etc. serão fatores que deves ter em conta (atendendo aos modelos que sugeres) quando as experimentares.

Pessoalmente e para o uso exclusivo em cidade nas deslocações diárias (dependendo muito do percurso e no horário em que o mesmo é percorrido) uma mota 125cc seria sempre a minha escolha e para mim a mais "racional".

Mas lá está o coração a falar, certo?

O gajo a tirar a carta de condução e compra uma 125cc... a escolher (das que referes) seria a xj6, acho-a muito bonita, mas deves ter em conta consumos e manutenção. Ajeitas-te a fazer mudanças de óleo ou pastilhas de travões? Se não terás que pagar por isso (naturalmente) e isso encarece o custo da máquina ao ano, considerando que é algo para conduzir todos os dias tens que ter isso em conta.

Tens de pesar os prós e os contras, atendendo ao orçamento disponível para comprar mota e equipamento, assim como garantir a gasolina, seguro e manutenções (que acontecerão mais rapidamente uma vez que é um veículo para conduzir todos os dias).
« Última modificação: Outubro 09, 2019, 12:05:12, 12:05 por JViegas »

Outubro 09, 2019, 17:14:00, 17:14
Responder #6

GriloCRF450

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 11
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CRF450R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
Pois, eu tenho a plena noção que uma 125cc é uma escolha muito mais racional, sendo que são mais baratas, fazem consumos muito bons e com o meu orçamento dá para comprar uma relativamente recente. Por outro lado, eu ando em 125cc de alguns amigos e sinto-me um pouco entediado pela falta de força.
 Em relação ao uso diário da mota, mudei de opinião, por muito que eu quisesse não compensa, tenho metro que chega em 30 minutos e apenas custa 30 euros por mês. No entanto não desisto da ideia de comprar uma moto para usar na estrada, porque é sempre util e iria usá-la noutro tipo de deslocações e porque afinal de contas, quem realmente gosta de motas, arranja qualquer desculpa para andar  :D!

Obrigado pelas vossas opiniões  :confetti:
 
 
« Última modificação: Outubro 09, 2019, 17:20:24, 17:20 por GriloCRF450 »

Outubro 10, 2019, 10:13:02, 10:13
Responder #7

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4589
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Como eu te entendo... às vezes quero andar acima dos 120 e lá me lembro que estou numa 300cc.

É claro que uma pessoa arranja sempre uma "desculpa" para rodar mais uns kms com a máquina e se for com a melhor que se consiga comprar melhor.

Experimenta as que conseguires, pondera os prós e os contras. O importante é que te sintas bem em cima dela.

Boa sorte com o exame.  :nice:


Outubro 10, 2019, 16:50:37, 16:50
Responder #8

GriloCRF450

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 11
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CRF450R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia

Outubro 11, 2019, 08:26:33, 08:26
Responder #9

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Não critico quem se inicia nas motos de estrada com uma 125, seja nova ou usada. A verdade é que, mais cedo ou mais tarde, começa a saber a pouco.

Aqui há uns tempos um amigo comprou uma KTM Duke 125. É da minha terra e vai para Arraiolos quase diariamente. Não lhe disse que fez mal em comprar a 125, ele até tinha pouca prática, mas disse logo que ele ia achar a moto "curta". Ele disse que não... https://www.custojusto.pt/evora/motos/ktm-duke-125-30131524?fbclid=IwAR2T_FavMZE4Go53zrI3gfTkgMfT-H9glXxGEJse7AVafGg1jafx-8aoS9k ...

Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Outubro 11, 2019, 10:13:06, 10:13
Responder #10

NFRod

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 305
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Não critico quem se inicia nas motos de estrada com uma 125, seja nova ou usada. A verdade é que, mais cedo ou mais tarde, começa a saber a pouco.

Aqui há uns tempos um amigo comprou uma KTM Duke 125. É da minha terra e vai para Arraiolos quase diariamente. Não lhe disse que fez mal em comprar a 125, ele até tinha pouca prática, mas disse logo que ele ia achar a moto "curta". Ele disse que não... https://www.custojusto.pt/evora/motos/ktm-duke-125-30131524?fbclid=IwAR2T_FavMZE4Go53zrI3gfTkgMfT-H9glXxGEJse7AVafGg1jafx-8aoS9k ...

Faz lembrar alguém, eu eheh. Mas eu não tinha carta quando comprei a RKF e sim acabou por ser "bom" para aprender a andar mas depois perdi dinheiro. Com carta e experiência, sinceramente, também acho que uma 125 é curto. Eu assim que toquei numa 390cc (Duke por acaso) decidi logo que afinal queria ter carta. Agora o meu maior medo é tocar em alguma coisa acima da minha ahah

Outubro 11, 2019, 10:34:05, 10:34
Responder #11

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5287
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Retomando o tópico inicial, eu iria para a XT600 - é das três a mais intemporal e talvez a mais robusta.

Comprar uma moto não tão recente tem apenas um inconveniente: vão começando a surgir com alguma regularidade peças que têm de ser substituídas, não pelo mau uso mas sim pelo desgaste e pela fadiga do material (idade).

Vai ser portanto um jogo para perceberes se vale mais poupar na compra da moto e depois ir gastando um pouco mais nas manutenções (e pode acontecer o oposto) ou gastares um pouco mais na compra da moto e depois é a incógnita se a moto apesar de ser mais recente puder ou não necessitar de igual manutenção...
Não vejo mal a compra de uma moto mais antiga desde que seja um modelo que tenha vendido muito e que haja bastantes peças para substituição...
Ora a XT é capaz de ser aquela que se encaixa nisto...


Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Outubro 11, 2019, 11:51:30, 11:51
Responder #12

GriloCRF450

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 11
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CRF450R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
Exato 2slow, é algo que vou ter de ter em consideração

Outubro 11, 2019, 12:39:30, 12:39
Responder #13

JPalma

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 45
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: WR250f
  • Localidade: Lisboa

Outubro 15, 2019, 20:45:29, 20:45
Responder #14

GriloCRF450

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 11
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CRF450R
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
JPalma de que ano é a KLX? Em termos de fiabilidade, estás satisfeito?