Autor Tópico: Compra primeira mota  (Lida 3098 vezes)

Novembro 25, 2019, 13:34:12, 13:34
Lida 3098 vezes

Rabelho

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 42
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Viana do Castelo
Boa tarde a todos os elementos do Clube Português Motociclismo.
Quero adquirir a carta A (possuo a A1), porque gostaria de comprar uma Mota para ir até ao meu local de trabalho, dar umas voltas nos dias livres sozinho ou com pendura.
Visto que não percebo muito de motas, andei a pesquisar, vi vídeos e fiquei com boa impressão da Honda CB650R, porque segundo os entendidos é uma mota confortável e segura na condução e tem uma boa fiabilidade mecânica.
Se faz favor, peço opiniões acerca desta e sugestões de outras motas.
Sou novo no fórum. Tenho muita experiência na condução de ciclomotores, mas não me aventurei nas motas de alta cilindrada, embora ache que sou um condutor seguro, sem grandes riscos, portanto, acho que me consigo adaptar.
Agradeço resposta.
Cumprimentos

Novembro 25, 2019, 18:13:07, 18:13
Responder #1

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1930
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Olá companheiro, bem vindo por cá.

Para o tipo de utilização que descreves, Eu pessoalmente desaconselho qualquer "R". Normalmente têm um consumo elevado e não são nada confortáveis para grandes distâncias, especialmente para o pendura mas... É só a minha opinião.
No teu lugar estaria a equacionar uma NC750 (se não tiveres sede de grandes performances) por ser uma mota económica e extremamente confortável sem teres de vender um rim para a comprar, quanto a fiabilidade também não restam dúvidas sobre a qualidade desta mota, se não gostares do estilo talvez te agrade uma Touring se bem que podem ser um pouco mais caras.
Resumindo : passear e deslocações trabalho /casa com modelos desportivos na minha opinião é má opção.
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Novembro 25, 2019, 18:38:51, 18:38
Responder #2

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
A Honda 650 sempre foi uma mota muito equilibrada, está versão neo sports café é linda e tem a garantia de qualidade Honda.
É uma boa escolha para uma naked :)
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Novembro 25, 2019, 18:44:10, 18:44
Responder #3

Rabelho

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 42
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Viana do Castelo
Olá companheiro, bem vindo por cá.

Para o tipo de utilização que descreves, Eu pessoalmente desaconselho qualquer "R". Normalmente têm um consumo elevado e não são nada confortáveis para grandes distâncias, especialmente para o pendura mas... É só a minha opinião.
No teu lugar estaria a equacionar uma NC750 (se não tiveres sede de grandes performances) por ser uma mota económica e extremamente confortável sem teres de vender um rim para a comprar, quanto a fiabilidade também não restam dúvidas sobre a qualidade desta mota, se não gostares do estilo talvez te agrade uma Touring se bem que podem ser um pouco mais caras.
Resumindo : passear e deslocações trabalho /casa com modelos desportivos na minha opinião é má opção.

Também equaciono essa opção, embora sejam motas algo diferentes. Tenho um amigo que tem uma dessas é um outro que quer comprar a Africa Twin. Para passeios mais longos, são mais adequadas, no entanto, perdem na parte da diversão para o condutor, embora eu não seja de grandes riscos. No entanto, os passeios que me refiro com pendura serão, na maioria das vezes, de 50km, poderão chegar até aos 150. Mais que isso, também não. Será assim tão cansativo? O pendura é leve e pequeno.
Obrigado pela resposta.

Novembro 25, 2019, 18:45:00, 18:45
Responder #4

Rabelho

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 42
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Viana do Castelo
A Honda 650 sempre foi uma mota muito equilibrada, está versão neo sports café é linda e tem a garantia de qualidade Honda.
É uma boa escolha para uma naked :)
Muito bem. Já fez algum test ride a mota?

Novembro 25, 2019, 19:05:07, 19:05
Responder #5

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Espero que possa ajudar qualquer coisa...

Link: https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=5037.0#top

De qualquer forma e do que me recordo da apresentação feita aqui aos membros, a experiência existente é apenas com ciclomotores.

Assim, para já a minha recomendação é a de tentares fazer test-ride e perceberes bem as diferenças, nomeadamente se uma naked dessa potência será mesmo aquilo que procuras.
Se for, então avança.

Mas leva a pendura e percebe melhor se é ou não aquilo que procuras e se o conforto para ambos está dentro do esperado...ou não.

Tens uns quantos modelos concorrentes, pelo que o melhor mesmo é perceber que concessionários poderás visitar por perto e que condições te são oferecidas.

Boa sorte.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 25, 2019, 19:15:11, 19:15
Responder #6

Rabelho

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 42
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Viana do Castelo
Muito bem. No que toca à concorrência, que modelos aconselharia testar?

Novembro 25, 2019, 19:43:05, 19:43
Responder #7

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1930
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Olá companheiro, bem vindo por cá.

Para o tipo de utilização que descreves, Eu pessoalmente desaconselho qualquer "R". Normalmente têm um consumo elevado e não são nada confortáveis para grandes distâncias, especialmente para o pendura mas... É só a minha opinião.
No teu lugar estaria a equacionar uma NC750 (se não tiveres sede de grandes performances) por ser uma mota económica e extremamente confortável sem teres de vender um rim para a comprar, quanto a fiabilidade também não restam dúvidas sobre a qualidade desta mota, se não gostares do estilo talvez te agrade uma Touring se bem que podem ser um pouco mais caras.
Resumindo : passear e deslocações trabalho /casa com modelos desportivos na minha opinião é má opção.

Também equaciono essa opção, embora sejam motas algo diferentes. Tenho um amigo que tem uma dessas é um outro que quer comprar a Africa Twin. Para passeios mais longos, são mais adequadas, no entanto, perdem na parte da diversão para o condutor, embora eu não seja de grandes riscos. No entanto, os passeios que me refiro com pendura serão, na maioria das vezes, de 50km, poderão chegar até aos 150. Mais que isso, também não. Será assim tão cansativo? O pendura é leve e pequeno.
Obrigado pela resposta.


Na minha opinião e reforço que se trata apenas da minha opinião, Eu diria que até 50km pode ser desconfortável para o pendura, mas, é claro que vai sempre depender da forma como esses kms vão ser feitos ; Se pretendes andar em modo "racing" o melhor mesmo é nem levares pendura e assim podes tirar mais partido da máquina se a ideia é passear e disfrutar da paisagem e de vez em quando libertar uma dose de adrenalina talvez não seja considerável o desconforto do passageiro, de qualquer forma estou convencido que tudo o que for além dos 50/100km já vai dar tareia e não te esqueças que tens sempre de regressar.

Eu em tempos que já lá vão muito longe também tive algumas "R" e nessa altura não queria saber de conforto ou sequer ouvir falar de outro tipo de motas, aliás, sempre que montava na mota entrava num mundo imaginário em que as ruas se transformavam num circuito de corridas e a irresponsabilidade tomava os comandos... Tinha 20 anos, pouco juízo e muita teimosia e foram precisos alguns acidentes para abrir a pestana de modo que para mim as "R" são modelos que não se adaptam ao modo de utilização que descreves.

Aquilo que as motas representam para mim pode ser totalmente diferente do que são para ti.
Como diz o companheiro Sapiens21 não há como fazer uns testes antes de tomar uma decisão.

Boas curvas companheiro.
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Novembro 26, 2019, 10:48:16, 10:48
Responder #8

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4593
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Esta é apenas uma opinião pessoal:

Também gosto muito da nova naked da Honda. Ainda não conduzi mas já me sentei por diversas vezes numa. A mulher não gostou da pendura: banco rijo, pequeno e fica muito junto do condutor. MAS uma naked é assim.

Para viajarem dois  é possível. Aliás numa 125cc é possível. Tudo depende do compromisso que ambos assumem quando iniciam uma viagem longa.

Como já referiram, nada como testares. Esta e outras tantas, pois é um mercado muito concorrente.
Pessoalmente comprava ou esta ou a SV (mas teria sempre que conduzir todas e convencer as penduras que uma naked é o ideal para elas.  :smiley: )

A CB tal como outras nakeds (MT, SV, Z) têm pouca proteção contra os elementos e uma viagem de 30 minutos a 120kms irão certamente fazer-te pensar porque é que compras-te uma naked. Mas lá está, cada um é como é, e isso poderá até ser-te suportável.

Com um vidro poderás minimizar os efeitos do vento no corpo mas poderão existir barulhos no capacete pela deslocação do vento.
Para um condutor do dia-a-dia isso é desgastante. Garanto-te.

Há que ter em conta as manutenções da máquina. Seja a Honda ou outra qualquer. Como irás usar diariamente a máquina há que ter em atenção os custos de manutenção e espaços de revisão pois isso pode pesar (€€€€€€) no final do ano.

Atenção ao seguro da máquina que por teres carta à pouco tempo irá ser inflacionado. E existem empresas de seguro que em alguns modelos carregam nas taxas pelos riscos associados ao tipo de máquina que é: desportiva/naked (máquinas potentes).

Isto é apenas uma opinião pessoal e deve ser entendida como tal.
« Última modificação: Novembro 26, 2019, 10:59:25, 10:59 por JViegas »

Novembro 26, 2019, 13:07:51, 13:07
Responder #9

Rabelho

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 42
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Viana do Castelo
Muito obrigado pela partilha de conhecimento da parte de todos. São uma excelente ajuda. Tenho de fazer uns testes e perceber qual a que melhor se enquadra nas minhas necessidades. O gosto pessoal não é tudo, tenho de pensar em todos os fatores.
Obrigado pela ajuda.
Se tiverem mais opiniões ou dicas, exponham se fazem o favor.

Cumprimentos

Novembro 26, 2019, 13:36:44, 13:36
Responder #10

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Sendo aí de Viana do Castelo, que concessionários tens por perto?

O membro JViegas disse-te alguns modelos de marcas que poderás considerar (Yamaha/Suzuki/Kawasaki).
Tens na tua zona concessionários dessas marcas, ou só mesmo indo a Braga ou mesmo Guimarães?
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 26, 2019, 14:05:17, 14:05
Responder #11

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4593
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Rabelho

Irás encontrar muitas opiniões e isso é saudável e importante.

Poderão dizer-te para comprares a que mais gostares e isso também faz sentido, porque conduzir em duas rodas é paixão.

É quando começamos por colocar o sentido prático no uso diário de uma mota: viagens no inverno e com frio, viagens a dois, transporte de mochilas, lancheira, farda, etc. etc. é que começamos a pensar no que faz sentido.

Vai. Visita vários stands de diferentes marcas. Aposta na que mais gostares, naquela que te sentes bem, naquela que podes sustentar com combustível e manutenções e principalmente respeitando sempre a máquina e os teus limites como condutor.


Novembro 26, 2019, 15:25:50, 15:25
Responder #12

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Muito sinceramente... se o uso que vais dar á montada é que descreves mais acima, ficas melhor servido com uma "pequena" 125cc ou, no limite, uma dessas novas propostas até aos 300cc.

A "minha adorada" CB650R não vai ser economica nem muito prática para o uso que lhe queres dar. Um "motão" com 650cc e 95 cavalos não é o mais adequado a pequenos trajectos diários e viagens de 50km.

Dito isto, para o meu percurso diário de casa/trabalho/casa ( com o máximo de 20km, ida e volta ) e para umas voltas ao fim de semana ( quando as condições familiares, climatéricas e economicas o permitem )... comprei uma BT1100 Bulldog.

Resumindo, se é essa que gostas, compra essa. Temos que ser racionais quando adquirimos uma "coisa" que não é nada barata, é um facto. Temos que pesar os prós e contras de cada modelo, as condições para o pendura, os consumos, etc, etc, etc. Mas convem não racionalizar demais, ou corremos o risco de gastar o dinheiro e adquirir algo do qual nos fartamos em pouco tempo. Além disso... uma condicionante como o conforto do pendura, a mim, não me oferece muita lógica... quem conduz a moto sou eu, o pendura nunca a vai conduzir e eu nunca vou andar no lugar do pendura. Ou seja, não deixo de comprar a moto que gosto por causa das 2 ou 3 vezes que vou levar pendura num ano.

Como diz o JViegas, sai de casa, procura, experimenta ( há por aqui quem tenha umas Bennelis TRK com 500cc, estão satisfeitos e é uma boa opção para quem se está a iniciar, sem ficar limitado a um "pequeno" motor 125cc ) e escolhe a que gostares mais.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Novembro 26, 2019, 16:26:06, 16:26
Responder #13

danteMdie

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 222
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: R1
  • Localidade: Porto
Eu acho que ainda não se insistiu muito na ideia do quão diferente é a potência de um ciclomotor para uma 650 com 90-95cv. É uma brutalidade. A primeira vez que uma pessoa roda o punho direito parece que vai num autêntico foguete.

Dito isto Rabelho, faço das palavras dos outros as minhas: nada como experimentar. Algo que irá ajudar é certamente tirar a carta de condução. As escolas hoje em dia já são obrigadas a ter motas com potência superior a 35Kw para a carta A portanto já ficarás com uma ideia do gap que existe entre entre um ciclomotor e algo já "encorpado" especialmente em auto-estrada, onde dará sempre para fazer alguma aceleração.

Quanto à CB650R, só tenho ouvido pontos positivos. Para quem gosta, diria que ficará bem servido e o preço - considerando a potência da mota - não está nada mal. MT07 ou Tracer 700 podem ser opções interessantes também.

Infelizmente, não tenho muitas dicas para a parte do pendura...

Novembro 26, 2019, 16:37:27, 16:37
Responder #14

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Eu por acaso fiz referência a isso, pois a diferença é absurda.

Passar de um ciclomotor de 4 ou 5cv para uma moto de 95cv, onde só em 1ª atinge se calhar o dobro do que muitos ciclomotores atingem de velocidade máxima, impõe um mínimo de reflexão (alguma, vá...).

Reflexão essa que deve passar desde logo por experimentar toda essa diferença de sensações e disponibilidade.

Como foi dado a entender mais atrás por outros companheiros, que deram a sua opinião, uma 125cc (ou mesmo uma ~300cc) para as voltas pretendidas talvez não fosse má ideia.

Mas pronto...
Nem sempre tem de ter alguma racionalização a compra de uma moto.
Quando se gosta...tudo se ultrapassa.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 26, 2019, 17:07:16, 17:07
Responder #15

danteMdie

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 222
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: R1
  • Localidade: Porto
Mas pronto...
Nem sempre tem de ter alguma racionalização a compra de uma moto.
Quando se gosta...tudo se ultrapassa.

Eu pessoalmente comprei uma 125cc porque era "só o que precisava" mas acabei por trocar por uma cbr600rr. Racionalidade zero, foi estética, som e adrenalina, mas cada um é como é : p

Novembro 27, 2019, 12:31:41, 12:31
Responder #16

Rabelho

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 42
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Viana do Castelo
Muito bem. Também equacionei comprar uma 125cc ou uma 300cc, no entanto, quando vi as diferenças de preço entre elas e para a 650cc, fiquei com a ideia que não era assim tanta dado as diferenças entre as motas que, a meu ver, são muitas. Ou seja, comprar uma 125cc faria sentido há 10 anos atrás. Estando eu numa fase mais avançada, embora não tenha experiência com motas de alta cilindrada, penso que aprenderei depressa... digo eu!
A melhor opção é mesmo ir tirar a carta primeiro (já me pediram entre 300€ a 400€) e nessa altura já poderei testar a máquina da escola que escolher e ver como me adapto. Claro que será uma grande diferença do que estou habituado.
No que toca a concessionários, penso que, por exemplo da Honda, não existe nenhum em Viana, mais próximo só em Braga. Não sei se existe das outras marcas...
Quando algum de vocês mencionou a nc750, andei a pesquisar e parece-me que ganho em conforto para mim e pendura, espaço para levar coisas (aí, acho que a diferença é enorme). Vi alguns vídeos no YouTube de pessoal a fazer milhares de kms, atravessar vários países, e achei essa experiência incrível, no entanto, será algo para fazer num futuro a médio prazo. Até porque tenho de ganhar alguns anos de experiência com motas para me poder aventurar numa expedição desse género.
Dito tudo isto, continuo a pedir opiniões para o meu dilema.
Obrigado a todos.

Cumprimentos

Novembro 27, 2019, 13:03:58, 13:03
Responder #17

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
A melhor opção é mesmo ir tirar a carta primeiro...
(....)

Não tenhas dúvidas nenhumas que será o passo a seguir.
Sei que aqui no fórum houve quem comprasse a moto antes de ter a carta, mas ainda que tenha corrido bem nesses 2 ou 3 casos, não significa que suceda sempre assim.
Até porque, nesse caso, depois ficaria a questão de ter ali a moto parada...e ter vontade de ir dar uma "pequena voltita". É o suficiente para algo correr mal e com as consequências decorrentes de não se ter carta.

Portanto sim...é o passo a tomar: Carta!

(....)
No que toca a concessionários, penso que, por exemplo da Honda, não existe nenhum em Viana, mais próximo só em Braga. Não sei se existe das outras marcas...
(....)

Conheci Viana do Castelo, já lá estive em família uns quantos dias na zona e do que me recordo não é uma cidade muito grande.
Como não sabes se há mais concessionários de outras marcas? Poderei ter percebido mal, mas não resides aí? 
Talvez seja melhor falares com o tal amigo a que fizeste referência mais atrás e que indicaste ter uma NC750 e está a pensar numa Africa Twin...
Digo eu... Talvez ele saiba melhor que concessionários aí poderás visitar.


(....)
Dito tudo isto, continuo a pedir opiniões para o meu dilema.
(....)

Se vivesses um pouco mais perto da zona centro, por acaso uma das coisas que facilmente te iria aconselhar era passar pela E.P.H. Link e fazer esse curso que toda a gente diz ter sido dinheiro muito bem gasto. Eles têm por lá algumas motos e pelo menos percebias qual seria o género que mais gostavas.

Mas não sendo o caso e a distância é de facto alguma, o meu conselho é tentares ver (pelo menos ver...) as 3 que o Jviegas indicou na sua penúltima intervenção aqui no tópico.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 27, 2019, 13:56:03, 13:56
Responder #18

Rabelho

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 42
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Viana do Castelo
Não moro na cidade de Viana. Moro em Paredes de Coura. Daí não saber muito acerca de concessionários. Sim, vou-lhe perguntar.
O tal curso seria uma forma de me adaptar, mas impossível dada a localização, como referiste.
Nos modelos todo o terreno, tipo África Twin, Tenere e afins, acho que, para já, não serão a minha praia. Não me estou a imaginar a ir fazer inúmeros kms ao fim de semana e, só tenho o sábado de tarde e domingo “livres”, portanto...
Tenho mesmo de experimentar, mas só quando tiver a carta na mão.

Cumprimentos

Novembro 27, 2019, 15:59:59, 15:59
Responder #19

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Muito bem. Também equacionei comprar uma 125cc ou uma 300cc, no entanto, quando vi as diferenças de preço entre elas e para a 650cc, fiquei com a ideia que não era assim tanta dado as diferenças entre as motas que, a meu ver, são muitas. Ou seja, comprar uma 125cc faria sentido há 10 anos atrás. Estando eu numa fase mais avançada, embora não tenha experiência com motas de alta cilindrada, penso que aprenderei depressa... digo eu!
A melhor opção é mesmo ir tirar a carta primeiro (já me pediram entre 300€ a 400€) e nessa altura já poderei testar a máquina da escola que escolher e ver como me adapto. Claro que será uma grande diferença do que estou habituado.
No que toca a concessionários, penso que, por exemplo da Honda, não existe nenhum em Viana, mais próximo só em Braga. Não sei se existe das outras marcas...
Quando algum de vocês mencionou a nc750, andei a pesquisar e parece-me que ganho em conforto para mim e pendura, espaço para levar coisas (aí, acho que a diferença é enorme). Vi alguns vídeos no YouTube de pessoal a fazer milhares de kms, atravessar vários países, e achei essa experiência incrível, no entanto, será algo para fazer num futuro a médio prazo. Até porque tenho de ganhar alguns anos de experiência com motas para me poder aventurar numa expedição desse género.
Dito tudo isto, continuo a pedir opiniões para o meu dilema.
Obrigado a todos.

Cumprimentos

Olhe que não, olhe que não...

Para quem só teve experiencia com ciclomotores, aquilo é um monstro!

Sei que deveria ser a ultima pessoa a dar conselhos sobre isto, mas vejo-me na obrigação de o fazer.
Tive, em miudo, uma DT50LC. Passei mais tarde para uma DTR125 e, nos anos em que estive sem moto, andei ocasionalmente numa XT350. Experimentei outras motos, mas a XT foi a "maior".

Ao fim de alguns anos, resolvi voltar ao mundo das motos e comprei uma... Yamaha R6. Era a que mais me atraia nessa altura, para mim era a mais bonita. Convenhamos, depois de tantos anos sem moto, começar com uma "bestazinha" de 600cc, 190kg e 120cv, não era ( e continuo a achar que não é ) a melhor opção. Posso dizer que, ao fim de 3 meses de a ter comprado... estava capaz de a vender outra vez, tal era a bestialidade daquilo, para alguem sem a minima experiencia. Posso dizer que, na primeira vez que estiquei uma 1ª e ela levantou a roda dianteira, estive 2 semanas sem lhe tocar.

Felizmente, devido á "pressão" dos amigos e á minha paciencia, não a vendi e andei 6 anos com ela, sem registo de quedas ( graves, tiva algumas sem importancia e vários sustos... alguns deles, de morte ). Tive sorte algumas vezes, especialmente de inicio, e safei-me de várias situações muito complicadas.

Se fosse hoje, voltaria a fazer o mesmo? Provavelmente, sim. Mas por uma simples razão: não tenho meios economicos para subir a "escadaria de aprendizagem", ou seja, não tenho vida para trocar de moto de 2 em 2 anos, conforme me vou sentindo confiante para subir ao degrau seguinte.

Não acho que "queimar" este tipo de etapas seja benéfico, são maquinas muito potentes, que permitem poucos erros ( ou nenhuns, consoante a sorte de cada um ).

Contada esta história, não acho que devas adquirir algo tão "bruto" já de inicio. Mas quem sou eu para dar este tipo de conselhos, não é verdade?
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Novembro 27, 2019, 16:17:55, 16:17
Responder #20

Rabelho

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 42
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Viana do Castelo
Obrigado pela partilha da experiência.
La está, só mesmo testando é que vou sentir a grande diferença entre o que ando e o que quero comprar... Digamos que não sou pessoa de criar ilusões, mas também sou muito persistente, portanto mais tempo, menos tempo hei-de comprar alguma coisa. Nem que seja uma 125cc ou uma 300cc.
Tenho andado a ver alguns vídeos de tour no YouTube e aprecio muito o que vejo acerca da África Twin, embora não seja mota para o que pretendo neste momento, nem para o meu orçamento. Mas parece-me uma bela máquina.

Cumprimentos

Novembro 27, 2019, 16:56:55, 16:56
Responder #21

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Bem...

Fico com ideia que terás de por aí definir +/- o estilo de moto que queres.

Digo isto porque  mesmo que aquilo que te atraia seja uma naked e esse o propósito da abertura do tópico, por outro lado noto o gosto por algo dentro do género aventura, designadamente aquelas que já mencionaste anteriormente se calhar por um par de vezes. Isto mesmo tendo explicado que não são viáv€is de adquirir (Ténéré e Africa Twin).

Para baralhar um pouco e sem fugir muito do plafond daquela que para ti é o mote do tópico, já pensaste nas aventureiras V-Strom 650, na Ténéré 700 (bem mais barata que a 1200), ou mesmo numa mais asfaltada Versys 650 ou Tracer 700 que agora foi renovada?

Isto claro que não invalida que, sendo possível, se faça o devido teste, mas se querias opções sobre o que fazer, aí as tens...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Novembro 27, 2019, 17:24:55, 17:24
Responder #22

Rabelho

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 42
  • Marca Motociclo: Apeado
  • Modelo Motociclo: Apeado
  • Localidade: Viana do Castelo
Digamos que até testar tudo, fico sempre na dúvida. Gosto de usar a racionalidade. Digamos que esse estilo pode ser algo que me faça avançar, porque gosto muito da Natureza é uma mota desse género, alargaria o leque de opções no que toca a percorrer trilhos e caminhos secundários. Já li muito bem acerca das Strom.
Vai-se estando e vai-se vendo.

Cumprimentos

Novembro 30, 2019, 09:26:17, 09:26
Responder #23

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
« Última modificação: Fevereiro 25, 2020, 21:57:51, 21:57 por MotardFeio »
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Novembro 30, 2019, 09:41:57, 09:41
Responder #24

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Tendo em conta a quantidade de motos usadas e algumas até com nem 8.000kms feitos (reais), de facto a recomendação pela opção de um modelo usado não está de todo errado. Pelo contrário. Mais ainda de quem salta de um ciclomotor para uma moto com se calhar 20x mais potência...

Não fugindo do género anteriormente avançado, existem também as...

XJ6



As Z750



Ou até, ao invés da Hornet, ir para o estilo mais desportivo da CB600F
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama