Autor Tópico: Transportar capacete no banco do pendura.  (Lida 1695 vezes)

Setembro 29, 2021, 09:39:07, 09:39
Lida 1695 vezes

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Ora bem a questão é simples:

Alguém transporta ou transportou alguma vez um capacete no banco do pendura?

Usam fitas, cintas, corda, ducktape, "cuspe"...

De acordo com alguns artigos na net existem "n" maneiras de transportar o capacete:
https://cricketle.com/how-to-carry-a-passenger-helmet-on-a-motorcycle/

Descobri que este saco da Oxford também pode servir para prender o capacete no banco do pendura:
https://www.oxfordproducts.com/motorcycle/brands/oxford/helmet_accessories/lockable_helmet_bag/

Também há a Caddystrap, mas mandar vir isto da América, não me está a apetecer:
https://caddystrap.com/

Não considero topcase nem transportar o capacete numa mochila às costas. Não é prático eu vir também com uma mochila. Já considerei uma mochila maior para transportar o capacete e depois colocar a mochila da escola dentro da que levo e a pendura levar. tudo.. mas fica estilo tartaruga ninja.

Malas laterais não encontro nenhuma que consiga transportar um capacete e que seja "maleável", tipo isto:
https://www.motocard.com/pt/bolsas/dainese-d_saddle_stealth_nero_w01.aspx

Alguém com alguma experiência que queira partilhar.

Setembro 29, 2021, 11:57:45, 11:57
Responder #1

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Sou extremamente céptico a transportar o que quer que seja em mochilas, se não forem 100% seguras; e quase nunca são.
Perdi uns milhares de euros em material fotográfico em 2003, numa FZR600, na A2. Máquinas e objectivas voaram como notas quando a mochila se abriu com a deslocação do ar, digamos que ia despachadinho.
Mais uma vez aprendi da pior maneira.  :napodeser:

Setembro 29, 2021, 12:59:02, 12:59
Responder #2

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Prender o capacete com cinta única ou algum desses acessórios que colocaste em anexo pode levar a que com o movimento da moto e deslocação do ar coloque o capacete no bordo traseiro do banco até que caia e tape inclusive a matricula...tal como vi na semana passada um motociclo em Lisboa...que diga-se que não deverá ter sido de propósito e foi antes algo mal preso...tanto que parecia que também ia a bater quase na roda...

Eu diria que a melhor maneira é mesmo usar a tipica "aranha" e é rara a moto que não tenha inclusive patilhas para as prender...
Tipo isto: https://www.fc-moto.de/pt/Booster-Net-Eco-Net

Mas a maneira mais prática é mesmo ter, usar e abusar da topcase (ou malas laterais)!
(E não há qualquer problema em se ter que homologar ou averbar no livrete, estão isentas desse procedimento!)
« Última modificação: Setembro 29, 2021, 13:14:32, 13:14 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Setembro 29, 2021, 20:59:10, 20:59
Responder #3

Unick

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 160
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 2021
  • Localidade: Loures
Aranha, segue foto de como eu transportava o meu almoço
O mesmo serve para transportar o capacete.




Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Setembro 29, 2021, 21:05:04, 21:05
Responder #4

Svitre

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 533
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: DL650
  • Localidade: V. N. de Gaia
A rede aranha, como sugerido pelo 2low, é a melhor forma de o fazer. Mesmo que a rede não tenha sitio para prender na lateral, basta esticar e prender por baixo os ganchos uns nos outros. Na minha DL 650 funciona perfeitamente e aguenta viagens em AE a velocidades 130/140km/h.

Setembro 29, 2021, 22:43:57, 22:43
Responder #5

FilipeC

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 65
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: Xmax 125
  • Localidade: Oeiras
Tenho a impressão que apenas se podem transportar objectos dentro de top cases ou malas laterais. Pelo menos lembro me de tal referência num teste quando estava a fazer o código.

Setembro 30, 2021, 08:16:59, 08:16
Responder #6

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Aranha, segue foto de como eu transportava o meu almoço
O mesmo serve para transportar o capacete.




Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Também sempre usei aranha, por precaução comecei a usar duas, uma por cima da outra.
E o capacete dentro do saco dele claro.
Sem problema nenhum.

Quanto ao transporte em mochilas, também já me aconteceu abrir a mochila em andamento e a partir desse dia, os fechos da mochila vão fechados e presos com um pequeno mosquetão, nunca mais abriu.

Depois comprei um Top-Case e tá feito.

Agora é Top-Case e um chouriço de nylon quando é preciso levar mais carga, que vai no banco da pendura com uns elásticos a segurá-lo.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Setembro 30, 2021, 08:24:44, 08:24
Responder #7

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Ah! E já me esquecia, a minha Hornet tb era azul, mas farol redondo!

Que motão, deixou saudade. Essa tá impecável!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Setembro 30, 2021, 09:16:34, 09:16
Responder #8

Unick

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 160
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 2021
  • Localidade: Loures
Ah! E já me esquecia, a minha Hornet tb era azul, mas farol redondo!

Que motão, deixou saudade. Essa tá impecável!
As Hornet eram e são qualquer coisa de outro mundo


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Setembro 30, 2021, 09:59:35, 09:59
Responder #9

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Obrigado a todos pela partilha de experiências.

Vou comprar a rede e ver como fica.



Setembro 30, 2021, 11:59:11, 11:59
Responder #10

replicantz

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 553
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Ainda há semanas tive a mesma necessidade e não me apeteceu levar o tank-bag só para transportar o capacete do pendura. A solução foi mesmo a práctica e versátil rede-aranha  :nice:

Claro que há que garantir que fica bem presa e esticada para evitar que o capacete resvale para o lado ou para trás. E não abusar (muito) do punho  :D

É frequente as mochilas abrirem em velocidade mais elevadas caso não tenham cuidado na forma como deixam os fechos/zips.
Nunca devem ser fechados no topo, como é habitual nas vulgares mochilas de portáteis. Por força do hábito fazemos isso instintivamente.

A forma correcta de fechar para evitar que abram em andamento, ou pelo menos minimizar a hipótese, é juntar sempre os fechos no fundo de uma lateral, nunca no topo.

A parte do topo é a que fica mais exposta à fricção directa do ar/vento e com a pressão e abanar dos fechos e presilhas acaba por abrir um pouco. Uma vez aberta, a pressão do ar faz com que abra os zips por completo  :confused:
Se ambos os zips fiquem no final, a pressão nos mesmos passa a ser inversa ao sentido da abertura.

Exemplo - garantir que ambos os zips ficam sempre na zona a vermelho.


Setembro 30, 2021, 12:10:17, 12:10
Responder #11

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
sim sim  :nice:

Também tenho esse hábito com os fechos das mochilas, sempre em um dos lados.

Tenho uma mochila grande com fechos ao centro que tenho apertado com um cordão de "abertura fácil" para aceder a coisas que lá tenho, mas bastante seguro para não se abrir em andamento.

Outubro 01, 2021, 11:20:40, 11:20
Responder #12

AndréAlves

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 58
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Susuki
  • Modelo Motociclo: Intruder M800
  • Localidade: Guimarães
Não sei se o meu exemplo é o mais comum, mas faço uma coisa muito simples: no assento do passageiro tenho uma alça/cinta que vem de origem.



Quando é necessário levar um capacete, tipo um meia face com viseira, prendo-o nessa cinta, na lateral esquerda da mota. Estando na na lateral, não está sujeito às oscilações no eixo "horizontal", apenas às "frente/trás", travagens/acelarações bruscas. No entanto, como a cinta da mota está tensa e aperto o capacete no último "tick", este vai sempre encostado ao corpo da mota e nunca oscila. Costumo fazer viagens de 40minutos e que eu me tenha apercebido, nunca andou alí atrás a dançar. Por vezes as mantas "aranha" permitem que ele dançe e até mesmo caia para as laterais ou traseira da mota, neste caso lá consegui um sítio em que fica tenso como se fosse uma sidecase. Como a mota tem algum corpo, ele não sobresai mais à esquerda do que a ponta do meu guiador, ou o meu joelho, ou uma eventual sidecase. (contudo sei que transportar objetos fora de caixas homologados não é legal)
« Última modificação: Outubro 01, 2021, 11:22:33, 11:22 por AndréAlves »

Outubro 01, 2021, 11:59:49, 11:59
Responder #13

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Obrigado André.

Também considerei isso, pois a minha também tem uma cinta.

No entanto preso de lado, como é uma naked sai um pouco e bate-me na anca (a fita está um pouco mais à frente do que a que está na imagem que colocaste).