Autor Tópico: Macbor Montana XR5 500cc  (Lida 19384 vezes)

Julho 01, 2020, 16:43:52, 16:43
Lida 19384 vezes

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
E esta será cópia de qual?

Para além do que vem na página oficial pouco consegui saber, trrata-se de uma bi-cilíndrica com 500cc, 47cv 178kg a seco e com um aspecto muito interessante.

https://www.macbor.com/montanaxr5/?fbclid=IwAR3A-dMRrjgq-2eNf9Vo4zZsYE6zG1F_8IDiD5ptumxXJJsHlYX0TKwO8hA



Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
« Última modificação: Julho 01, 2020, 16:49:22, 16:49 por JoãoPVCarvalho »
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Julho 01, 2020, 17:39:29, 17:39
Responder #1

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Já tinha falado em 2017 desta marca, quando se iniciaram nas motos.

A Macbor entrou como marca de um Grupo de nome "Bordoy" e o começo da mesma nem era propriamente o terem modelos de motos para particulares.
Era mais ligada aos pilotos infantis...

Mas as coisas surgem e uma das duas primeiras foi esta que já por cá tinha falado:

https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=1830.msg19602#msg19602


Esta XR5 tem um aspecto interessante.
O ter já jantes raiadas dâ-lhe um look que me agrada.

O fabrico, segundo percebi da publicação Espanhola Formulamotos.net e à semelhança do que se passava com o modelo lançado em 2017, é inteiramente Chinês, se bem que não consegui encontrar (numa pesquisa relativamente rápida que fiz) qual o fabricante que a produz.

Já tinham a XR1 e a XR3. Agora juntam mais eata à gama.

Em Portugal não devem existir muitas representações, mas em Espanha e dado que a marca por lá nasceu, imagino que haja umas dezenas.  ;)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 01, 2020, 23:16:35, 23:16
Responder #2

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Eu sei mas nao digo
Ja a tinha visto pela mão de quem em princípio as quer trazer para cá e queria que alguns portugueses a revelassem.
Basicamente sao pessoas que sairam das marcas " grandes" e fundaram esta .
membro numero 16

Julho 02, 2020, 13:54:05, 13:54
Responder #3

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Pessoas que basicamente saíram de marcas grandes e que fundaram esta?  :confused:

Então mas (pergunto na humildade do desconhecimento) a Macbor não foi uma marca especializada e focada em ciclomotores para infantis...?

A actividade da marca pelo que sei era bem diferente, até que há 3 anos decidiram mandar fazer a uma fábrica na China uns motociclos (os primeiros foram as XR1 e XR3) e depois vender como...Macbor. Não estranharia se tivesse sido à Qianjiang ou Loncin...


A Macbor até há bem pouco tempo era isto...e se calhar continua com a mesma actividade em paralelo, não sei.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 02, 2020, 14:40:04, 14:40
Responder #4

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Acabo de ler o manual da mota disponível no site oficial.
Estou agradávelmente espantado, travões, suspensão e pneus de qualidade.
Isto não é uma qualquer chinesa, a mota vem com argumentos interessantes para os 6.500€ (em Espanha) que pedem por ela.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Julho 02, 2020, 14:49:17, 14:49
Responder #5

Rodrigues1

  • Visitante
Muito parecida com a Voge 500DS

O motor é o mesmo

Julho 02, 2020, 14:51:14, 14:51
Responder #6

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Muito parecida com a Voge 500DS

O motor é o mesmo
Sim já me tinha parecido isso.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Julho 02, 2020, 14:58:58, 14:58
Responder #7

Rodrigues1

  • Visitante
Muito parecida com a Voge 500DS

O motor é o mesmo
Sim já me tinha parecido isso.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Por acaso tenho andado a pesquisar bastante as 500 cc até porque o mercado está novamente aberto a esta cilindrada.

O motor apesar de ser parecido com o da CB500X-R-F não quer dizer que seja uma imitação barata como se comentou no tópico sobre a Voge 500DS, vamos ter alguma esperança que os Chineses consigam fazer motores a sério porque de resto a mota até parece ser bem construída.

Mas isso só o tempo o dirá...!

Já o tinha dito no meu DB que as 500 cc um dia iriam invadir o mercado e parece que acertei  ;)

Julho 03, 2020, 19:58:19, 19:58
Responder #8

Vitor_F_Silva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 414
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Grab life by the handlebars
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V7 III Stone Night Pack
  • Localidade: Lisboa
E esta será cópia de qual?

Para além do que vem na página oficial pouco consegui saber, trrata-se de uma bi-cilíndrica com 500cc, 47cv 178kg a seco e com um aspecto muito interessante.

https://www.macbor.com/montanaxr5/?fbclid=IwAR3A-dMRrjgq-2eNf9Vo4zZsYE6zG1F_8IDiD5ptumxXJJsHlYX0TKwO8hA



Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
Arriscaria a dizer que isso é fabricado pelo conglomerado que é actualmente proprietário da Benelli (Qiang Jiang). Como curiosidade: um artista numa página de FB dedicada às 125 jurou-me a pés juntos que a Keeway era húngara. E outro disse que "tinha um amigo" que andava de UM há mais de 4 anos e só lhe dava problemas. Enfim

Enviado do meu CLT-L29 através do Tapatalk

Maçaric@s Danad@s do Asfalto, Membro nº 4

Julho 03, 2020, 21:53:19, 21:53
Responder #9

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Andava há mais de 4 anos numa UM?

Mas em Portugal...?

Se for por cá, confesso que acho isso altamente improvável, pois cheguei inclusivamente a publicar um tópico em Maio de 2017 aqui no fórum, a divulgar a chegada desta marca ao nosso país.

Está aqui:  https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=1969.0#top

Como tal, esses mais de 4 anos são um pouco estranhos.  :-\
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 03, 2020, 21:56:31, 21:56
Responder #10

Vitor_F_Silva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 414
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Grab life by the handlebars
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V7 III Stone Night Pack
  • Localidade: Lisboa
Andava há mais de 4 anos numa UM?

Mas em Portugal...?

Se for por cá, confesso que acho isso altamente improvável, pois cheguei inclusivamente a publicar um tópico em Maio de 2017 aqui no fórum, a divulgar a chegada desta marca ao nosso país.

Está aqui:  https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=1969.0#top

Como tal, esses mais de 4 anos são um pouco estranhos.  :-\
Eu sei Isaac. Sei disso tão bem quanto tu
Mas é como se costuma dizer: mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo.
Aliás, curiosamente ou não, as opiniões negativas que encontro da UM são sempre de alguém "que tem um amigo que só teve problemas". No nosso grupo de Facebook já somos cerca de 350 e só tivemos um companheiro com problemas graves (nunca mais deu novidades não sei como ficou). E agora estão a surgir mais alguns problemas com membros com modelos novos, mas nada do outro mundo. A experiência em primeira mão é positiva.

Enviado do meu CLT-L29 através do Tapatalk

Maçaric@s Danad@s do Asfalto, Membro nº 4

Julho 04, 2020, 21:20:36, 21:20
Responder #11

LeoLopes

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 604
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: X-Max 400
  • Localidade: Lagoa- Algarve

Julho 04, 2020, 22:00:46, 22:00
Responder #12

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Numa marca que ainda tem tão pouco tempo (pelo menos por comparação com outras), é perfeitamente normal surgirem alguns problemas.

Faz parte da evolução de uma marca que se inicia.

O importante nesse processo é garantir que as questões se vão resolvendo e colocando confiança no cliente, é garantir que valoriza substituições gratuitas de componentes que revelem ser geradoras de problemas (sem levar muito tempo e muito menos desvalorizando o que não deve ser desvalorizado), é garantir que as rectificações se fazem atempadamente.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 05, 2020, 14:22:51, 14:22
Responder #13

Rodrigues1

  • Visitante
O motor é o KE500, o mesmo da Voge 500DS

Conseguem montar tudo outra vez ??  :lolol:














Julho 17, 2020, 13:31:53, 13:31
Responder #14

LeoLopes

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 604
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: X-Max 400
  • Localidade: Lagoa- Algarve

Agosto 10, 2020, 19:41:52, 19:41
Responder #15

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
E um test drive desta bonita máquina mas...

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Agosto 10, 2020, 23:59:31, 23:59
Responder #16

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
O motor é o KE500, o mesmo da Voge 500DS

(...)

E será que por acaso esse motor da VOGE possa ser uma cópia licenciada do motor da Honda CB500X ?

Mas atenção que estou meramente a especular graficamente sobre o assunto pois não pesquisei nem encontrei alguma informação!
Ora vamos lá a ver as diferenças do motor!

Macbor XR5

Honda CB500X


Agora vamos verificar as especificações a ver se há alguma semelhança!

Macbor XR5 [~6500€]
bicilindrico 471cc (67x66,8mm)
10,07:1
47cv às 8500rpm
43Nm às 7500rpm

Honda CB500X [~6900€]
bicilindrico 471cc (67x66,8mm) Oh diabo!
10,7:1 (pode ser mero erro propositado ali o valor da Macbor)
48cv às 8600rpm
43Nm às 6500rpm

Vamos só verificar a Voge 500DS


Voge 500DS [~5600€]
bicilindrico 471cc (67x66,8mm) Oh diabo de novo!
10,6:1 (hummm)
47cv às 8500rpm
42,5Nm às 7000rpm
(vi alguns sites a referir 43cv e 40Nm)

Eu vejo um mesmo motor aplicado nestas motos, com umas tampinhas com moldes diferentes para parecer diferente e pouco mais.
Poderia partir daqui para verificar restantes parâmetros para ver se poderá ser uma mesmíssima moto, com plásticos diferentes...

Em todo o caso, se tal for assim, fiabilidade certamente que terão.
Contudo mesmo que a Honda seja mais caro, pode justificar pela quantidade de stands existente, isto enquanto se estiver na garantia...

Realmente esta Macbor passou-me despercebida a não ser na semana passada quando alguém me falou nela...
« Última modificação: Agosto 11, 2020, 00:39:58, 00:39 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 11, 2020, 00:18:16, 00:18
Responder #17

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não creio numa cópia licenciada...

Mas não mesmo.  :)

Na frase, a parte da "cópia" é capaz de não andar nada longe da realidade. A parte do "licenciada" não acredito que a Honda o fizesse.

Este motor será uma cópia feita pela Loncin.

Ser cópia não significa necessariamente ser mau, atenção.
Mas também não significa que seja igual, que tenha os mesmos materiais, que tenha as mesmas tolerâncias, and so on..  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 11, 2020, 00:49:32, 00:49
Responder #18

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Não creio numa cópia licenciada...

Mas não mesmo.  :)

Na frase, a parte da "cópia" é capaz de não andar nada longe da realidade. A parte do "licenciada" não acredito que a Honda o fizesse.

Este motor será uma cópia feita pela Loncin.

Ser cópia não significa necessariamente ser mau, atenção.
Mas também não significa que seja igual, que tenha os mesmos materiais, que tenha as mesmas tolerâncias, and so on..  :)

Como disse, foi mera especulação.
As semelhanças são enormes.
Licenciada ou não a cópia, certamente que actualmente fazer "leitura de dados" de um motor é bastante mais fácil do que era antigamente...
E até o consumo de 3,7/3,8Lt/100km é muito idêntico...

Não entendo porque razão a Honda não ponderasse fazer o que todas as marcas já fazem, com os seus respectivos controlos de qualidade...
Trocas estratégicas de produção de linhas de determinada cilindrada a baixos custos com a troca do fabricante ser autorizado a utilizar o know-how na produção de outros seus motociclos.
Apesar de que se for "não licenciado" obviamente que é um risco enorme estas marcas virem a comercializar na Europa, quando podem levar processos...
Não me parece que os chineses queiram neste momento voltar ao passado das cópias sem vergonha...
Por isso especulo que possa realmente ser um produto até autorizado pela Honda, apesar de não se poder dizer - tabu!  :lolol:

Sobre a qualidade dos materiais utilizados no motor...
Já na própria Kawasaki, as ER6N/F fabricados em alguns paises asiáticos, os motores tinham metais de pior qualidade, levando a que gripassem ali pelos 25.000/35.000km, e até chegaram a ser exportados para o Brasil... E aqui nem estava a falar de chineses a produzir cópias de motor...

Julgo que actualmente como metade do mundo anda a enganar a outra metade, parece-me mais plausível alargar o campo das hipóteses (e especulações) do que ficar agarrado a um conceito parado no tempo:
Honda é Honda

« Última modificação: Agosto 11, 2020, 00:52:39, 00:52 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 11, 2020, 01:16:55, 01:16
Responder #19

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Bem...
O curioso é que os conceitos, passados ou não, ocasionalmente continuam a ser chamados ao presente por razões, situações e argumentos que a própria razão desconhece.  :)
Actualmente, o que constato é que uma boa parte das pessoas que menciona "Honda é Honda" e não se chama Clemente Vicente acaba por dissecar a coisa da seguinte forma...

Hated, Old, Noisy, Damaged Automobile 

É verídico... :)

Neste caso do tópico, as próprias marcas aqui envolvidas e do que pesquisei de forma breve, nada referem sobre ser cópia ou cópia licenciada.

Se visse um documento oficial ou a Macbor/Loncin a publicitar esse acordo, pois acreditaria...claro.  :nice:

Mas não vendo mais do que uma enorme proximidade das especificações do motor, mencionei apenas acreditar mais no campo da cópia...coisa muito comum em países Asiáticos.

Espero não haver mal.
Eu pelo menos não vi mal em ter dito que acreditava mais na cópia, do que na cópia licenciada.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 11, 2020, 02:17:59, 02:17
Responder #20

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Em todo o caso e tal como já foi debatido num outro tópico, realmente será dúbia a questão relacionada com a motorização de 471cc da Loncin, em que não é totalmente de descartar que seja uma simples cópia autorizada ou uma cópia quase exacta não autorizada, desconhecendo-se ainda se poderá haver algum acordo entre marcas...

"Whether Loncin has a licencing deal in place to make Honda engines, or if this is simply a copy, isn’t clear."
https://www.visordown.com/news/new-bikes/loncin%E2%80%99s-500-twin

"(...)471cc to be precise, and uses the Loncin KE500 engine which is a close copy of the Honda CB500 parallel twin."
https://www.bennetts.co.uk/bikesocial/news-and-views/news/2019/may/colove-500f-chinas-cb500r

"It comes powered by a Loncin twin engine, which appears to be a cast-iron copy of Honda’s CB500 unit but has some different internals." (cópia de ferro fundido)
https://autowise.com/top-chinese-motorcycles/

"sí es exactamente idéntico al de la Honda CB500, del que comparte todas las cifras: 471 c.c., 47 CV a 8.500 rpm y 4,4 kgm a 7.000 rpm… ¿copia o concesión de Honda’ todo es posible."
https://solomoto.es/loncin-hr7-500-la-rival-china-de-la-honda-cb500/

Traduzindo... "De acordo com a fonte da Motosaigon, o Loncin HR7 usa um bloco de motor desenvolvido a partir do bloco de motor Honda equipado para CB500F, o HR7 será exportado para o mercado dos EUA e Europa com estrito padrão EURO4."
https://motosaigon.vn/loncin-hr7-mau-xe-moto-500cc-cua-trung-quoc-gay-soc.html

Apenas os valores tão idênticos dão que pensar...
Apesar de ter lido aqui e ali que afinal o motor da Loncin tenha mais 20cc que o da Honda, ou seja 491cc em vez de 471cc, levando a que se possa especular que erros destes possam ser propositados com beneficio para o prevaricador, neste caso a Loncin e suas irmãs "gémeas"...

Já nos sites chinocas talvez se consigam algumas pistas...

(traduzido de chinês) "Em termos de potência, o Loncin 500 está equipado com um motor de dois cilindros desenvolvido com base no Honda 500, com uma cilindrada de 471cc, uma potência máxima de 35kw e um binário máximo de 43N.M."
https://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&pto=aue&rurl=translate.google.com&sl=auto&sp=nmt4&tl=pt&u=https://baijiahao.baidu.com/s%3Fid%3D1609062229197558507%26wfr%3Dspider%26for%3Dpc&usg=ALkJrhh6cvI1g5iTdMoNyDeLybcakJOEdA

Pronto... é uma cópia... falta saber se licenciada ou não...

(traduzido de chinês) "Vamos falar sobre o motor Loncin KE500 (como mostrado na imagem acima), que é de fato uma cópia do motor Honda PC44E.O motor PC44E é equipado com Honda CB500X, CB500F e CBR500R. Honda PC44E este motor tempo disponível não é longo, proteção de patente (geralmente válida por 20 anos), Loncin não corre grande risco legal para imitar abertamente este motor, então o governo de hussardos especulou que este Longxin KE500 Esta máquina provavelmente será imitada por Loncin após adquirir a patente da Honda para este motor. Em outras palavras, o motor KE500 foi imitado após a permissão da Honda ter sido obtida."
https://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&pto=aue&rurl=translate.google.com&sl=auto&sp=nmt4&tl=pt&u=https://www.chunfengxing.com/1042.html&usg=ALkJrhh54FFKGMt9xIZWR3UXOaVHFNjJ6g

Gostava era de encontrar os dados oficiais que comprovem essa venda de patente para utilização da imitação...
 :pensador:

Mas ficou aqui nesta ultima "chamada de atenção", uma explicação bem válida para que a Loncin tenha recorrido a uma cópia de um motor da Honda (necessário seguir o link e ler o restante):
- com o acordo para fabrico de modelos da BMW de baixa/média cilindrada, a BMW não dispunha de uma motorização adequada ao que a Loncin agora pretendia fazer pelo que copiar um motor com prévia autorização (compra de patente) terá sido bem mais fácil e célere
- atentendo que a Loncin fabrica motores para algumas BMW, não quero acreditar que os motores da Loncin tenham assim tão maus materiais, pelo que... acredito que a fiabilidade não seja tão inferior à motorização original da Honda

nota: pesquisa feita em www.baidu.com, um dos "google chinês"

 :backup.to.topic:

Verificada a questão do motor, resta comentar a moto.

Neste patamar de 500cc, esta Macbor XR5 é talvez aquela com maior presença (dimensões totais) e por ter uma aparência bem semelhante com as mais "amadas GS da BMW" possa ser a mais cativante.

935 x 1400 x 2200 mm (Voge 850 x 1355 x 2155 - Honda 825 x 1290 x 2155)
(Largura x Altura x Comprimento)

84cm altura do banco (Voge 82cm - Honda 83cm)

Depósito 20Lt (Voge 17Lt - Honda 17,5Lt

178kg (Voge 205kg - Honda 197kg)

O único senão é só mesmo a marca, que não tem a "força" de "ser" uma Honda ou KTM...
Mas atributos não lhe faltam!

Em termos de suspensão a Macbor é a que apresenta maior curso (frente e trás) e na frente tem mesmo disco de travão duplo (Honda só tem disco travão simples na frente) na comparação com Voge e Honda.

Se tivesse um preço mais ajustado como as irmãs gémeas de outras marcas de produção chinesa talvez tivesse um sucesso tão garantido quanto as TRK502 da Benelli tiveram no seu 1º ano de apresentação/comercialização...
Ou se ficasse ali nos 6000€ já  não era mau! Mas o preço tão próximo da proposta da Honda... poderá dar certo ou talvez fiasco... logo se verá a aceitação da malta!
« Última modificação: Agosto 11, 2020, 12:13:52, 12:13 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 11, 2020, 15:27:20, 15:27
Responder #21

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Foi publicado há pouquíssimos dias um teste da publicação Francesa Motoservices.com e que colocou em confronto 3 motos...

A Benelli TRK502
A Voge DS 500 (que segundo mencionado acima usará o mesmo motor KE500 da Macbor)
A CB500X.

Quando chegaram à parte das revisões preconizadas pelos fabricantes para cada um dos respectivos modelos, foi isto que resultou...

- Benelli TRK502.....a cada 6.000kms ou 1 ano
- Voge 500DS.....a apenas cada 5.000kms ou 1 ano
- Honda CB500X.....a cada 12.000Kms ou 1 ano

Atenção que estas são as indicações dos próprios fabricantes e não aquilo que dizem os vendedores dos concessionários!!! :nice:

So yes, it is worth € 1000 more than the Voge and € 500 more than the Benelli. But the Honda is guaranteed 5 years against two to the others and spends half as often in the workshop, with revisions every 12,000 km against 5,000 at the Voge and 6000 at the Benelli. Do you have to be an accountant to see the light?
LINK...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 11, 2020, 15:35:34, 15:35
Responder #22

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Atenção que o óleo usado tem toda a influencia nos períodos de duração.
Um óleo 100% sintético pode ter um tempo útil de vida 50% maior que um outro semi-sintetico...
Isto para um mesmo motor.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Agosto 11, 2020, 15:44:15, 15:44
Responder #23

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
É verdade.
O tipo de lubrificante de motor usado tem muita influência...inclusivamente no próprio consumo e até suavidade do motor ao longo das rotações.

Questiono-me por que razão as marcas são tão distintas no tipo de lubrificante recomendado, inclusivamente com índices de viscosidade que podem afectar, em última análise, a própria carteira do proprietário.
Presumo que todas as centenas que estão no mercado recomendem o melhor que é possível (e testado...) para o seu motor.
Presumo, claro...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 11, 2020, 16:08:10, 16:08
Responder #24

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Repara que a Benelli oferece 3 anos de garantia logo tem que se defender, mesmo que esteja a recomendar o melhor óleo, por isso também recomenda intervalos de manutenção mais curtos.

Por outro lado, recomendar intervalos de manutenção curtos incentiva os concessionários a vender esse modelos que vão requerer mais intervenções ao longo da sua vida, as manutenções representam uma fonte de receita para os concessionários.

Ainda por outra perspectiva, as marcas premium, para manterem a imagem de qualidade e durabilidade recomendam intervalos maiores...

A minha Kymco mudava de 5 em 5 é o óleo saia ainda amarelo.

A Piaggio por exemplo, já recomenda de 10 em 10.

Apenas um motor muito rotativo necessitará de intervalos curtos de manutenção, qualquer motor mais tranquilo e que não seja usado frequentemente em regimes elevados faz os 10.000kms com o mesmo óleo e isto é válido até para um semi-sintetico.

Por exemplo, uma 125cc que anda sempre no prego (que é o habitual) , nem que use óleo 100% sintético deve fazer mais de 5000kms sem o substituir e nessa altura já o óleo está preto, com elevado teor de resíduos (TBN abaixo de 2)

As opções de lubrificação dos fabricantes prendem-se com vários fatores que nem sempre estão relacionados com questões mecânicas.

Repara que a Renault só recomenda ELF (marca francesa)
O Grupo Piaggio recomenda Agip (marca italiana) portanto, tentar entender isto é tão difícil como tentar entender porque a Leoncin anda a fabricar motores que são replica da Honda.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Agosto 11, 2020, 16:14:04, 16:14
Responder #25

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Por demais sei eu dessas manigâncias dos concessionários em querer levar a que os proprietários vão lá o mais possível...gastar os seus €€'s. :)

Muitas vezes até dando informações incorrectas para que as visitas se façam o mais curtas possível.

Sei de alguns casos em que tal sucedeu. E acho má prática comercial, mas pronto...

Se uma pessoa tem o manual do fabricante, é por ele que deve seguir-se. Na minha opinião, claro.  :)

Quanto à recomendação do fabricante ser maior ou menor nas marcas premium por causa de uma certa "imagem", acho que não vou muito por aí...

Quero acreditar que um motor é testado com esse efeito de permitir a maior durabilidade possível, com menos visitas às oficinas. Especialmente por comparação ao passado. Aqui a qualidade dos lubrificantes usados também tem uma palavra a dizer, claro.

Deste o exemplo da tua X10 e que recomenda a cada 10.000Kms e não a cada 5.000kms por exemplo. Na minha opinião é porque o consegue e mantendo a fiabilidade do bloco.
Não propriamente pela pretensão de (por esse facto) manter a imagem da Piaggio.  :nice:
« Última modificação: Agosto 11, 2020, 16:24:24, 16:24 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 11, 2020, 17:02:38, 17:02
Responder #26

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Por demais sei eu dessas manigâncias dos concessionários em querer levar a que os proprietários vão lá o mais possível...gastar os seus €€'s. :)

Muitas vezes até dando informações incorrectas para que as visitas se façam o mais curtas possível.

Sei de alguns casos em que tal sucedeu. E acho má prática comercial, mas pronto...

Sei de um caso de uma TRK 502 em que no momento de levantamento disseram ao proprietário que as revisões são de 3000 em 3000km.
E mesmo na Honda, onde conheço 3 pessoas que compraram mota nova (CB500x, CB650R e NC750) e à saída do stand recomendaram fazer uma muda intermédia sempre de 6000 em 6000km, em vez dos 12000km estipulados no manual.

É algo que dá muito que discutir.
Vejo muito quem peça conselhos sobre o que comprar, e decida por ir para uma mota com intervalos de manutenção superiores para poupar uns trocos... Mas muitas vezes o que as pessoas se esquecem é:

1 - Será que fazes os 12000km por ano? Para quem fizer 6000km por ano, é exatamente igual ter uma mota que faz revisão a cada 6000km ou a cada 12000km.
2 - Mesmo a mota role os 12000km por ano, será que não é preverível mudar o óleo um pouco mais cedo (até de acordo com a recomendação dos stands)?

É um pau de dois bicos, mas infelizmente vejo que demasiada gente encaixa no ponto 1, que faz com que existam muitas motas com 3, 4 e 5 anos que se fizeram a primeira revisão já foi muito.

Agosto 11, 2020, 17:28:00, 17:28
Responder #27

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
É muito habitual essa situação das "recomendações" dos stands.
Percebo que tenham um negócio aberto, mas se existe um manual...porque não segui-lo?

As marcas especificam, sem margem para dúvidas, a quilometragem ou decorrido 1 ano...ou seja, aquilo que ocorrer primeiro!!

Mas se as pessoas até preferirem ir lá de 6 em 6 meses e com "meia dúzia" de kms...isso é lá com o bolso delas.  ;)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 29, 2020, 15:30:41, 15:30
Responder #28

Mustang_64_HL

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NX4/CB500X
  • Localidade: Portugal
Para os que dizem que o motor é Honda ou que a Honda compra os motores à Loncin deixo aqui o meu comentário.

Esse motor é um projeto próprio da Loncin que tem com base o motor Honda, diga-se cópia porque é idêntico, mas de Honda só tem a aparência, o resto é tudo feito pela Loncin. O ponto que eu "tenho batido" é o facto de certas pessoas, relacionadas diretamente com os concessionários ou não, mentirem (jurarem quase a pés juntos) que o motor, é o mesmo que a Honda utiliza e que é fabricado pela Loncin e depois fornecido á Honda.
A essas pessoas só lhes tenho a dizer que isso é um golpe baixo de alguém que quer que algo se imponha no mercado á custa de outros produtos já existentes e só mostra a incapacidade destes de conseguirem vender algo sem ter que recorrer à mentira.
A Loncin, que se saiba, não tem nem nunca teve qualquer acordo ou parceria com a Honda, caso contrário, tanto um como o outro tornaria publica essa informação com têm feito ao longo dos anos com outros fabricantes.
 
Este é outro fabricante chinês que também está actualmente a copiar o motor original da Honda usado na actual linha CB500, link: http://m.gk-engine.com. (Têm dois tipos de motor idêntico mas com cilindrada diferente)

Caso tenham curiosidade, aqui está o link da fábrica da Honda na Tailândia onde são montados os motores e motas da linha CB500 entre outras (CB650R por exemplo), link:

Deixo aqui alguns links de fabricas na Tailândia que fabricam e fornecem peças para a Honda, muitas deles relacionadas com fundição de peças em alumínio para os motores e motas no geral que poderão ver nas suas páginas 😉
Link da fabrica que fabrica os parafusos para o motor Honda: http://www.thaimeira.com/customer.html
Link da fábrica que fabrica blocos de motor entre outras peças em aluminio para a Honda: http://www.bdialloy.co.th/
2º Link: http://www.bdialloy.co.th/products/motor-cycles-parts/
Link de um fábrica que fornece pistões para a Honda: https://manoyontchai.com/joint-venture-company
Entre outras.

A Honda tem várias fábricas na China resultado de joint ventures, as quais pública no seu website para que toda a gente tenha conhecimento e que, ao necessitar, poderia fabricar o motor da linha CB500 numa dessas fábricas não sendo necessário subcontratar uma empresa para fabricar motores.

Podem encontrar esses links de todas as fábricas próprias no site da Honda, link: https://global.honda/about/group/category.html?category=manufacturing-facilities.

Esta mota (Macbor Montana XR5) tem bons atributos que lhe garantem ser um sucesso de vendas, mas não através de mentiras e suposições 👍
"Quando penso que cheguei ao meu limite, descubro que tenho forças para ir mais além"

Dezembro 29, 2020, 15:42:47, 15:42
Responder #29

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Para os que dizem que o motor é Honda ou que a Honda compra os motores à Loncin deixo aqui o meu comentário.

Esse motor é um projeto próprio da Loncin que tem com base o motor Honda, diga-se cópia porque é idêntico, mas de Honda só tem a aparência, o resto é tudo feito pela Loncin. O ponto que eu "tenho batido" é o facto de certas pessoas, relacionadas diretamente com os concessionários ou não, mentirem (jurarem quase a pés juntos) que o motor, é o mesmo que a Honda utiliza e que é fabricado pela Loncin e depois fornecido á Honda.
A essas pessoas só lhes tenho a dizer que isso é um golpe baixo de alguém que quer que algo se imponha no mercado á custa de outros produtos já existentes e só mostra a incapacidade destes de conseguirem vender algo sem ter que recorrer à mentira.
A Loncin, que se saiba, não tem nem nunca teve qualquer acordo ou parceria com a Honda, caso contrário, tanto um como o outro tornaria publica essa informação com têm feito ao longo dos anos com outros fabricantes.
 
Este é outro fabricante chinês que também está actualmente a copiar o motor original da Honda usado na actual linha CB500, link: http://m.gk-engine.com. (Têm dois tipos de motor idêntico mas com cilindrada diferente)

Caso tenham curiosidade, aqui está o link da fábrica da Honda na Tailândia onde são montados os motores e motas da linha CB500 entre outras (CB650R por exemplo), link:

Deixo aqui alguns links de fabricas na Tailândia que fabricam e fornecem peças para a Honda, muitas deles relacionadas com fundição de peças em alumínio para os motores e motas no geral que poderão ver nas suas páginas
Link da fabrica que fabrica os parafusos para o motor Honda: http://www.thaimeira.com/customer.html
Link da fábrica que fabrica blocos de motor entre outras peças em aluminio para a Honda: http://www.bdialloy.co.th/
2º Link: http://www.bdialloy.co.th/products/motor-cycles-parts/
Link de um fábrica que fornece pistões para a Honda: https://manoyontchai.com/joint-venture-company
Entre outras.

A Honda tem várias fábricas na China resultado de joint ventures, as quais pública no seu website para que toda a gente tenha conhecimento e que, ao necessitar, poderia fabricar o motor da linha CB500 numa dessas fábricas não sendo necessário subcontratar uma empresa para fabricar motores.

Podem encontrar esses links de todas as fábricas próprias no site da Honda, link: https://global.honda/about/group/category.html?category=manufacturing-facilities.

Esta mota (Macbor Montana XR5) tem bons atributos que lhe garantem ser um sucesso de vendas, mas não através de mentiras e suposições
Companheiro,

Quem é que afirmou aqui que esta mota usa o mesmo motor da Honda?

Ou eu vi mal ou, aqui só se afirmou que este motor é uma cópia do motor da CB500, o que não implica que não seja até melhor! Ou não!

A mim parece-me é que o pessoal que compra marcas premium com menos argumentos que as marcas "brancas" é que fica muito exaltado/frustrado com a situação, e não o inverso.
O que até é compreensível, pagar mais 2000€ só por um emblema é capaz de ser descabido... Digo eu!

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Dezembro 29, 2020, 15:48:49, 15:48
Responder #30

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Companheiro Mustang_64_HL,

Este fórum até pode ter membros que sejam funcionários de stands mas não me recordo de algum ter feito campanha falsa.

Nós simples membros e curiosos pelo mundo das 2 rodas por vezes podemos especular sobre assuntos mas se neste caso fores ler tudo o que foi escrito...
Chegou se à conclusão que a Lincin pagou à Honda para ter liberdade de copiar o motor mas não me recordo de alguém ter dito que se tratasse de uma pareceria nem algum incentivo a leituras falsas sobre a questão.

Como simples membro, gosto e procuro sempre a verdade e uma "razão" nem que se tenha que ir ao fim do mundo para se a encontrar!

Como pessoa e sem ligar ao fórum, já ouvi realmente de funcionários de alguns stands com conversas parecidas ao que indicas mas na época eram de outras marcas...
O que já começa a ser demasiado corriqueiro o típico vendedor de stand menos conhecido com as suas tácticas para conseguir vender um produto não tão conhecido ou não tão aceite na "comunidade.

Para finalizar, o fórum tem um conjunto de administradores e moderadores que julgo que tenham também um papel na procura de manter o fórum com informações verdadeiras, pelo que se encontrares alguma informação falsa remete logo para algum moderador/admin.

Em todo o caso, tens opinião desta macbor ou não?
Eu tenho curiosidade deste modelo...
« Última modificação: Dezembro 29, 2020, 16:09:15, 16:09 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Dezembro 29, 2020, 15:49:59, 15:49
Responder #31

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Essa de se pagar só pelo emblema e não se justificarem os preços pedidos por marcas conhecidas e bem implantadas no mercado, face a outras que agora aparecem...não leves a mal, mas não concordo por se tratar de uma opinião excessiva.

Não é somente emblema que se paga. É muito mais que isso e tu sabe-lo.

E não me refiro apenas ao produto em si e componentes (que terá o seu valor, mas é uma discussão em que não quero entrar), mas à própria assistência e pós-venda de muitas marcas implantadas e que não existe da mesma forma por outro produtos.
Tudo isto se paga...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Dezembro 29, 2020, 16:37:27, 16:37
Responder #32

JoãoPVCarvalho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1935
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Bicho Raro
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V85TT
  • Localidade: Benavente
Essa de se pagar só pelo emblema e não se justificarem os preços pedidos por marcas conhecidas e bem implantadas no mercado, face a outras que agora aparecem...não leves a mal, mas não concordo por se tratar de uma opinião excessiva.

Não é somente emblema que se paga. É muito mais que isso e tu sabe-lo.

E não me refiro apenas ao produto em si e componentes (que terá o seu valor, mas é uma discussão em que não quero entrar), mas à própria assistência e pós-venda de muitas marcas implantadas e que não existe da mesma forma por outro produtos.
Tudo isto se paga...
Claro que sei e concordo...
Foi só um exagero para responder a outro.

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Dezembro 29, 2020, 17:06:26, 17:06
Responder #33

Mustang_64_HL

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NX4/CB500X
  • Localidade: Portugal
Companheiro Mustang_64_HL,

Este fórum até pode ter membros que sejam funcionários de stands mas não me recordo de algum ter feito campanha falsa.

Nós simples membros e curiosos pelo mundo das 2 rodas por vezes podemos especular sobre assuntos mas se neste caso fores ler tudo o que foi escrito...
Chegou se à conclusão que a Lincin pagou à Honda para ter liberdade de copiar o motor mas não me recordo de alguém ter dito que se tratasse de uma pareceria nem algum incentivo a leituras falsas sobre a questão.

Como simples membro, gosto e procuro sempre a verdade e uma "razão" nem que se tenha que ir ao fim do mundo para se a encontrar!

Como pessoa e sem ligar ao fórum, já ouvi realmente de funcionários de alguns stands com conversas parecidas ao que indicas mas na época eram de outras marcas...
O que já começa a ser demasiado corriqueiro o típico vendedor de stand menos conhecido com as suas tácticas para conseguir vender um produto não tão conhecido ou não tão aceite na "comunidade.

Para finalizar, o fórum tem um conjunto de administradores e moderadores que julgo que tenham também um papel na procura de manter o fórum com informações verdadeiras, pelo que se encontrares alguma informação falsa remete logo para algum moderador/admin.

Em todo o caso, tens opinião desta macbor ou não?
Eu tenho curiosidade deste modelo...

Sim, li o que discutiram neste tópico mas não me referi a ninguém em concreto. Este comentário foi direcionado aos que realmente dizem tal coisa. Calma pessoal 😅
Existe outro fabricante chinês que está actualmente a copiar o motor da Honda, deixo aqui o Link: http://m.gk-engine.com. Têm dois motores idênticos com cilindradas um pouco diferentes.
Em relação à Macbor XR5, como já disse anteriormente, a mota tem atributos que lhe garante ser um sucesso de vendas. Só pela suspensão e travagem já vale a pena. Se realmente está interessado nesta mota, acho que deveria experimentar uma  :nice:
"Quando penso que cheguei ao meu limite, descubro que tenho forças para ir mais além"

Dezembro 29, 2020, 17:08:55, 17:08
Responder #34

Mustang_64_HL

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NX4/CB500X
  • Localidade: Portugal
Para os que dizem que o motor é Honda ou que a Honda compra os motores à Loncin deixo aqui o meu comentário.

Esse motor é um projeto próprio da Loncin que tem com base o motor Honda, diga-se cópia porque é idêntico, mas de Honda só tem a aparência, o resto é tudo feito pela Loncin. O ponto que eu "tenho batido" é o facto de certas pessoas, relacionadas diretamente com os concessionários ou não, mentirem (jurarem quase a pés juntos) que o motor, é o mesmo que a Honda utiliza e que é fabricado pela Loncin e depois fornecido á Honda.
A essas pessoas só lhes tenho a dizer que isso é um golpe baixo de alguém que quer que algo se imponha no mercado á custa de outros produtos já existentes e só mostra a incapacidade destes de conseguirem vender algo sem ter que recorrer à mentira.
A Loncin, que se saiba, não tem nem nunca teve qualquer acordo ou parceria com a Honda, caso contrário, tanto um como o outro tornaria publica essa informação com têm feito ao longo dos anos com outros fabricantes.
 
Este é outro fabricante chinês que também está actualmente a copiar o motor original da Honda usado na actual linha CB500, link: http://m.gk-engine.com. (Têm dois tipos de motor idêntico mas com cilindrada diferente)

Caso tenham curiosidade, aqui está o link da fábrica da Honda na Tailândia onde são montados os motores e motas da linha CB500 entre outras (CB650R por exemplo), link:

Deixo aqui alguns links de fabricas na Tailândia que fabricam e fornecem peças para a Honda, muitas deles relacionadas com fundição de peças em alumínio para os motores e motas no geral que poderão ver nas suas páginas
Link da fabrica que fabrica os parafusos para o motor Honda: http://www.thaimeira.com/customer.html
Link da fábrica que fabrica blocos de motor entre outras peças em aluminio para a Honda: http://www.bdialloy.co.th/
2º Link: http://www.bdialloy.co.th/products/motor-cycles-parts/
Link de um fábrica que fornece pistões para a Honda: https://manoyontchai.com/joint-venture-company
Entre outras.

A Honda tem várias fábricas na China resultado de joint ventures, as quais pública no seu website para que toda a gente tenha conhecimento e que, ao necessitar, poderia fabricar o motor da linha CB500 numa dessas fábricas não sendo necessário subcontratar uma empresa para fabricar motores.

Podem encontrar esses links de todas as fábricas próprias no site da Honda, link: https://global.honda/about/group/category.html?category=manufacturing-facilities.

Esta mota (Macbor Montana XR5) tem bons atributos que lhe garantem ser um sucesso de vendas, mas não através de mentiras e suposições
Companheiro,

Quem é que afirmou aqui que esta mota usa o mesmo motor da Honda?

Ou eu vi mal ou, aqui só se afirmou que este motor é uma cópia do motor da CB500, o que não implica que não seja até melhor! Ou não!

A mim parece-me é que o pessoal que compra marcas premium com menos argumentos que as marcas "brancas" é que fica muito exaltado/frustrado com a situação, e não o inverso.
O que até é compreensível, pagar mais 2000€ só por um emblema é capaz de ser descabido... Digo eu!

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk



Calma amigo, o meu comentário é referente aos vários outros comentários em videos no Youtube e páginas no Facebook onde falam sobre este modelo, e que porventura essas mesmas pessoas poderão estar neste grupo ou vir aqui pesquisar sobre a mota e assim encontram toda a informação necessária. A mim parece-me que quem ficou exaltado/frustrado com a situação foi você 🤷‍♂️
Eu não disse nada que fosse mentira e complementei o que disse com links para que as pessoas possam ver e ficar informadas sobre o assunto, se calhar foi por isso 😉
"Quando penso que cheguei ao meu limite, descubro que tenho forças para ir mais além"

Dezembro 29, 2020, 17:20:32, 17:20
Responder #35

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Para os que dizem que o motor é Honda ou que a Honda compra os motores à Loncin deixo aqui o meu comentário.

Esse motor é um projeto próprio da Loncin que tem com base o motor Honda, diga-se cópia porque é idêntico, mas de Honda só tem a aparência, o resto é tudo feito pela Loncin. O ponto que eu "tenho batido" é o facto de certas pessoas, relacionadas diretamente com os concessionários ou não, mentirem (jurarem quase a pés juntos) que o motor, é o mesmo que a Honda utiliza e que é fabricado pela Loncin e depois fornecido á Honda.
A essas pessoas só lhes tenho a dizer que isso é um golpe baixo de alguém que quer que algo se imponha no mercado á custa de outros produtos já existentes e só mostra a incapacidade destes de conseguirem vender algo sem ter que recorrer à mentira.
A Loncin, que se saiba, não tem nem nunca teve qualquer acordo ou parceria com a Honda, caso contrário, tanto um como o outro tornaria publica essa informação com têm feito ao longo dos anos com outros fabricantes.
 
Este é outro fabricante chinês que também está actualmente a copiar o motor original da Honda usado na actual linha CB500, link: http://m.gk-engine.com. (Têm dois tipos de motor idêntico mas com cilindrada diferente)

Caso tenham curiosidade, aqui está o link da fábrica da Honda na Tailândia onde são montados os motores e motas da linha CB500 entre outras (CB650R por exemplo), link:

Deixo aqui alguns links de fabricas na Tailândia que fabricam e fornecem peças para a Honda, muitas deles relacionadas com fundição de peças em alumínio para os motores e motas no geral que poderão ver nas suas páginas
Link da fabrica que fabrica os parafusos para o motor Honda: http://www.thaimeira.com/customer.html
Link da fábrica que fabrica blocos de motor entre outras peças em aluminio para a Honda: http://www.bdialloy.co.th/
2º Link: http://www.bdialloy.co.th/products/motor-cycles-parts/
Link de um fábrica que fornece pistões para a Honda: https://manoyontchai.com/joint-venture-company
Entre outras.

A Honda tem várias fábricas na China resultado de joint ventures, as quais pública no seu website para que toda a gente tenha conhecimento e que, ao necessitar, poderia fabricar o motor da linha CB500 numa dessas fábricas não sendo necessário subcontratar uma empresa para fabricar motores.

Podem encontrar esses links de todas as fábricas próprias no site da Honda, link: https://global.honda/about/group/category.html?category=manufacturing-facilities.

Esta mota (Macbor Montana XR5) tem bons atributos que lhe garantem ser um sucesso de vendas, mas não através de mentiras e suposições
Companheiro,

Quem é que afirmou aqui que esta mota usa o mesmo motor da Honda?

Ou eu vi mal ou, aqui só se afirmou que este motor é uma cópia do motor da CB500, o que não implica que não seja até melhor! Ou não!

A mim parece-me é que o pessoal que compra marcas premium com menos argumentos que as marcas "brancas" é que fica muito exaltado/frustrado com a situação, e não o inverso.
O que até é compreensível, pagar mais 2000€ só por um emblema é capaz de ser descabido... Digo eu!

Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk



Por aqui efetivamente nunca li isso, mas nos fóruns "toda a gente" o diz.
Até nos grupos de TRK se fazem publicações a essa mota e quase todas com o argumento "motor da Honda CB500x".

Dezembro 29, 2020, 17:40:50, 17:40
Responder #36

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Companheiro Mustang_64_HL,

Este fórum até pode ter membros que sejam funcionários de stands mas não me recordo de algum ter feito campanha falsa.

Nós simples membros e curiosos pelo mundo das 2 rodas por vezes podemos especular sobre assuntos mas se neste caso fores ler tudo o que foi escrito...
Chegou se à conclusão que a Lincin pagou à Honda para ter liberdade de copiar o motor mas não me recordo de alguém ter dito que se tratasse de uma pareceria nem algum incentivo a leituras falsas sobre a questão.

Como simples membro, gosto e procuro sempre a verdade e uma "razão" nem que se tenha que ir ao fim do mundo para se a encontrar!

Como pessoa e sem ligar ao fórum, já ouvi realmente de funcionários de alguns stands com conversas parecidas ao que indicas mas na época eram de outras marcas...
O que já começa a ser demasiado corriqueiro o típico vendedor de stand menos conhecido com as suas tácticas para conseguir vender um produto não tão conhecido ou não tão aceite na "comunidade.

Para finalizar, o fórum tem um conjunto de administradores e moderadores que julgo que tenham também um papel na procura de manter o fórum com informações verdadeiras, pelo que se encontrares alguma informação falsa remete logo para algum moderador/admin.

Em todo o caso, tens opinião desta macbor ou não?
Eu tenho curiosidade deste modelo...

Sim, li o que discutiram neste tópico mas não me referi a ninguém em concreto. Este comentário foi direcionado aos que realmente dizem tal coisa. Calma pessoal 😅
Existe outro fabricante chinês que está actualmente a copiar o motor da Honda, deixo aqui o Link: http://m.gk-engine.com. Têm dois motores idênticos com cilindradas um pouco diferentes.
Em relação à Macbor XR5, como já disse anteriormente, a mota tem atributos que lhe garante ser um sucesso de vendas. Só pela suspensão e travagem já vale a pena. Se realmente está interessado nesta mota, acho que deveria experimentar uma  :nice:

(Tenho acompanhado com alguma regularidade a página oficial portuguesa da marca no facebook)
Até agora não vi relatos de algum stand na zona de Lisboa mas fiquei tentado a ir até Porto de Mós (julgo que dos primeiros stands a anunciar) lá experimentar a a Macbor XR5 e depois ter uma bela almoçarada e apanhar desta vez a Fórnea com água!!!

Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Dezembro 29, 2020, 17:59:06, 17:59
Responder #37

Mustang_64_HL

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NX4/CB500X
  • Localidade: Portugal
Companheiro Mustang_64_HL,

Este fórum até pode ter membros que sejam funcionários de stands mas não me recordo de algum ter feito campanha falsa.

Nós simples membros e curiosos pelo mundo das 2 rodas por vezes podemos especular sobre assuntos mas se neste caso fores ler tudo o que foi escrito...
Chegou se à conclusão que a Lincin pagou à Honda para ter liberdade de copiar o motor mas não me recordo de alguém ter dito que se tratasse de uma pareceria nem algum incentivo a leituras falsas sobre a questão.

Como simples membro, gosto e procuro sempre a verdade e uma "razão" nem que se tenha que ir ao fim do mundo para se a encontrar!

Como pessoa e sem ligar ao fórum, já ouvi realmente de funcionários de alguns stands com conversas parecidas ao que indicas mas na época eram de outras marcas...
O que já começa a ser demasiado corriqueiro o típico vendedor de stand menos conhecido com as suas tácticas para conseguir vender um produto não tão conhecido ou não tão aceite na "comunidade.

Para finalizar, o fórum tem um conjunto de administradores e moderadores que julgo que tenham também um papel na procura de manter o fórum com informações verdadeiras, pelo que se encontrares alguma informação falsa remete logo para algum moderador/admin.

Em todo o caso, tens opinião desta macbor ou não?
Eu tenho curiosidade deste modelo...

Sim, li o que discutiram neste tópico mas não me referi a ninguém em concreto. Este comentário foi direcionado aos que realmente dizem tal coisa. Calma pessoal 😅
Existe outro fabricante chinês que está actualmente a copiar o motor da Honda, deixo aqui o Link: http://m.gk-engine.com. Têm dois motores idênticos com cilindradas um pouco diferentes.
Em relação à Macbor XR5, como já disse anteriormente, a mota tem atributos que lhe garante ser um sucesso de vendas. Só pela suspensão e travagem já vale a pena. Se realmente está interessado nesta mota, acho que deveria experimentar uma  :nice:

(Tenho acompanhado com alguma regularidade a página oficial portuguesa da marca no facebook)
Até agora não vi relatos de algum stand na zona de Lisboa mas fiquei tentado a ir até Porto de Mós (julgo que dos primeiros stands a anunciar) lá experimentar a a Macbor XR5 e depois ter uma bela almoçarada e apanhar desta vez a Fórnea com água!!!

Boa  :nice:

Passei à dias à frente do stand da Rodicentro em Viseu e tinham "um monte delas" em exposição.
A mota realmente é bonita e dentro deste segmento (Trail 500cc), para mim, é a que tem melhor relação qualidade preço (Mais os seus acessórios).
Apenas poderemos considerar a CB500X como sendo a sua concorrente em termos de cilindrada visto ser uma crossover que pode sair um pouquinho fora de estrada e, pelo mesmo preço (+100€ menos 100€) a mota vem "despida" o que para quem liga a isso é um "deal breaker". Porém, é uma Honda 🤷‍♂️
"Quando penso que cheguei ao meu limite, descubro que tenho forças para ir mais além"

Dezembro 29, 2020, 19:12:06, 19:12
Responder #38

Rodrigues1

  • Visitante
As especificações podem facilmente ser imitadas por um construtor de motores mas a longividade do material é mais complicado e não me parece que a Honda tivesse fornecido as fórmulas das ligas metálicas.
O bloco da CB500X deriva da CBR250R que passou a ter 2 cilindros mantendo a mesma qualidade de materiais.
Duvido muito que isso se possa imitar.

Dezembro 29, 2020, 23:54:18, 23:54
Responder #39

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Que medo que existe de alguém ter mecânica Honda,acho mal a publicidade de " ser motor Honda" não é,mesmo que fosse não seria igual.
Nos carros lembro do 1.3 Fiat GM ,era usado em várias marcas mas o original Fiat dava menos problemas e puxava mais que os outros ,comprovei eu, só exemplos.
A sym ganhou fama sendo a linha branca Suzuki,nunca tiveram nada a ver com eles, publicidade,o quanto me enganas....
membro numero 16

Dezembro 30, 2020, 00:11:22, 00:11
Responder #40

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Que medo que existe de alguém ter mecânica Honda,acho mal a publicidade de " ser motor Honda" não é,mesmo que fosse não seria igual.
Nos carros lembro do 1.3 Fiat GM ,era usado em várias marcas mas o original Fiat dava menos problemas e puxava mais que os outros ,comprovei eu, só exemplos.
A sym ganhou fama sendo a linha branca Suzuki,nunca tiveram nada a ver com eles, publicidade,o quanto me enganas....

Desenvolver um motor tem custos envolvidos bem elevados, daí que actualmente até a Mercedes recorra a motores de cilindrada baixa de origem Renault...
Ou os equivalentes motores de baixa cilindrada de origem Fiat/Peugeot utilizados na BMW ...

Assim... e neste caso exclusivo, esta é uma forma fácil de resolver a questão... cópia do motor em termos de formato e dimensões, já o resto... incluindo a electrónica vai depender se a Honda também vendeu...

Mas ainda haveria a hipotese de "ELES" terem desmontado um motor da Honda para verificar e passar a informação para computador e depois aperfeiçoarem MAS isso envolve tempo e dinheiro extra... que numa marca recente e sem um grande background não deverá estar apta a conseguir "investir" e nesta altura de transição... ninguém vai desenvolver novas motorizações quando estão aí as exigências para se mudar para "electricidade"...

Mas lá está... no caso da cópia... o resultado pode ser melhor mas normalmente acaba por ser sempre ligeiramente inferior, nem que seja em durabilidade pela diferença dos próprios materiais... e novamente digo... é uma incognita o que neste caso a Macbor conseguiu comprar à Honda... se apenas a cópia do formato/dimensão do motor, se algo mais...

MAS sobre este modelo, é mesquinho estar-se a comparar À Honda CB500X como disse atrás... e deve-se sim fazer reais test drive e verificar o comportamento quanto a perfomances e comportamentos... já a questão da fiabilidade e durabilidade ainda será talvez cedo para se ter essas noções... mas daqui a 6 meses talvez já se consiga um melhor panorama... e provavelmente com novos modelos...
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Dezembro 30, 2020, 00:42:12, 00:42
Responder #41

Mustang_64_HL

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NX4/CB500X
  • Localidade: Portugal
Que medo que existe de alguém ter mecânica Honda,acho mal a publicidade de " ser motor Honda" não é,mesmo que fosse não seria igual.
Nos carros lembro do 1.3 Fiat GM ,era usado em várias marcas mas o original Fiat dava menos problemas e puxava mais que os outros ,comprovei eu, só exemplos.
A sym ganhou fama sendo a linha branca Suzuki,nunca tiveram nada a ver com eles, publicidade,o quanto me enganas....

Desenvolver um motor tem custos envolvidos bem elevados, daí que actualmente até a Mercedes recorra a motores de cilindrada baixa de origem Renault...
Ou os equivalentes motores de baixa cilindrada de origem Fiat/Peugeot utilizados na BMW ...

Assim... e neste caso exclusivo, esta é uma forma fácil de resolver a questão... cópia do motor em termos de formato e dimensões, já o resto... incluindo a electrónica vai depender se a Honda também vendeu...

Mas ainda haveria a hipotese de "ELES" terem desmontado um motor da Honda para verificar e passar a informação para computador e depois aperfeiçoarem MAS isso envolve tempo e dinheiro extra... que numa marca recente e sem um grande background não deverá estar apta a conseguir "investir" e nesta altura de transição... ninguém vai desenvolver novas motorizações quando estão aí as exigências para se mudar para "electricidade"...

Mas lá está... no caso da cópia... o resultado pode ser melhor mas normalmente acaba por ser sempre ligeiramente inferior, nem que seja em durabilidade pela diferença dos próprios materiais... e novamente digo... é uma incognita o que neste caso a Macbor conseguiu comprar à Honda... se apenas a cópia do formato/dimensão do motor, se algo mais...

MAS sobre este modelo, é mesquinho estar-se a comparar À Honda CB500X como disse atrás... e deve-se sim fazer reais test drive e verificar o comportamento quanto a perfomances e comportamentos... já a questão da fiabilidade e durabilidade ainda será talvez cedo para se ter essas noções... mas daqui a 6 meses talvez já se consiga um melhor panorama... e provavelmente com novos modelos...

Atenção que a Loncin que é quem fabrica este motor já está no mercado á muitos anos, fabricando motores para agricultura, jardinagem, geradores e até motores para a BMW (motos) com a qual detém uma parceria de longa data.
Os periféricos utilizados são diferentes dos que a Honda usa. A Honda utiliza marcas japonesas enquanto que a Loncin usa marcas europeias, Bosh etc.
O motor da Macbor não foi feito às 3 pancadas, tendo o projeto demorado cerca de 2 anos + ou - salvo erro.
Quanto ao ter prestações melhores ou piores não sei, não creio que seja muito diferente, o que sei, segundo vídeos de teste no YouTube, é que a mota gasta cerca de 1L a mais aos 100km e a cavalagem sendo a mesma a pensar na categoria A2 deve fazer com que as prestações sejam idênticas.
O motor da actual linha Honda CB500, no qual este motor (Loncin e até Gaokin) são baseados, detém tecnologia anti-fricção e processos de fabrico de certos componentes proveniente da CBR1000RR, possivelmente dando esta diferença nos consumos 👍
"Quando penso que cheguei ao meu limite, descubro que tenho forças para ir mais além"

Junho 27, 2021, 14:16:21, 14:16
Responder #42

Mustang_64_HL

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NX4/CB500X
  • Localidade: Portugal
Esse motor fabricado pela Loncin é uma cópia do motor Honda PC44E da linha CB500 da Honda, motor esse que já não se encontra em produção visto que o actual (melhorado e alterado em vários aspectos) é o PC62E. Já o motor usado na Brixton 500 é outra cópia do mesmo motor Honda mas desta vez fabricado pelo fabricante chinês Gaokin. Deixo aqui um link de um site de notícias motociclísticas chinês onde explica o porquê da Loncin ter escolhido copiar um motor da Honda em vez de utilizar um motor da BMW com quem tem uma parceria à muitos anos.
Link: https://www.chunfengxing.com/1042.html

Tem que activar a tradução automática 😅👍

Deixo também o link do motor Honda a ser fabricado.
Link:
"Quando penso que cheguei ao meu limite, descubro que tenho forças para ir mais além"

Dezembro 22, 2021, 17:07:42, 17:07
Responder #43

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
https://youtu.be/5uX1b9qhA1k

Confesso que não estava sequer a par da existência deste modelo, mas ao pesquisar uma 500 2 cilindros "mista" e leve dei de caras com ela e as specs são interessantes, sem dúvida. O peso então é incrível (178kg) , se compararmos com a TRK.
Ainda não vi nenhuma, mas parece que já há concessionários por aí...
Por curiosidade, alguem já comprou alguma aqui no forum ?

Dezembro 22, 2021, 21:59:37, 21:59
Responder #44

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
https://youtu.be/5uX1b9qhA1k

Confesso que não estava sequer a par da existência deste modelo, mas ao pesquisar uma 500 2 cilindros "mista" e leve dei de caras com ela e as specs são interessantes, sem dúvida. O peso então é incrível (178kg) , se compararmos com a TRK.
Ainda não vi nenhuma, mas parece que já há concessionários por aí...
Por curiosidade, alguem já comprou alguma aqui no forum ?

E já há stand em Lisboa!  :cool: :yeah:

MCV Motos
R. Jorge Barradas 28B
1500-371 Lisboa

Acredito que esta XR5 tem argumentos suficientes para vender minimamente bem.
O facto de cada vez vermos mais stands pode ajudar nisso...

Pode ser que brevemente haja algum companheiro cá do forum com uma moto destas!
Mas suspeito que é tudo demasiado Hondista para ir para a concorrência!  :D
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Dezembro 23, 2021, 11:20:29, 11:20
Responder #45

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa
Pois, já há em Lisboa, Malveira...
Vi um outro video em que se aborda o tema do conceito e dos componentes usados na moto, e realmente em teoria parece estar uns bons furos acima da TRK e a par da Honda em alguns aspectos, e bem acima noutros. 
Não é habitual ver-se nesta gama de preço Kayabas inteiramente reguláveis à frente e atrás :cool:, Nissin (embora o duplo disco pareça dispensável, sempre eram menos uns kgs), protecção de cárter em alumínio, porta couves de alumínio, ABS desconectável 2/1/0, depósito com 21 lts, Metzelers Tourance. Mesmo os 178kg sendo a seco, são talvez uns 25 ou 30kg reais a menos do que uma TRK, e talvez similar ao da CB500X (199kg a cheio?). Não é uma moto com componentes de 2ª... A dúvida será a durabilidade do motor Loncin (inspirado no CB500) e o apoio a médio/longo prazo de uma marca que está a começar por cá.
Muito curioso para ver ao vivo.

Fevereiro 07, 2022, 13:02:27, 13:02
Responder #46

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
E esta será cópia de qual?

Para além do que vem na página oficial pouco consegui saber, trrata-se de uma bi-cilíndrica com 500cc, 47cv 178kg a seco e com um aspecto muito interessante.

https://www.macbor.com/montanaxr5/?fbclid=IwAR3A-dMRrjgq-2eNf9Vo4zZsYE6zG1F_8IDiD5ptumxXJJsHlYX0TKwO8hA



Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
Este Motor é uma Cópia do PC44E de 2013 da Honda Motor.
Atualmente 2022 as CB 500X vêm com o Motor PC 62 E.

João Santos

Fevereiro 07, 2022, 13:07:14, 13:07
Responder #47

João_Santos

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1964
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB500X
  • Localidade: Coimbra - Viseu
Por uma diferença de 225€ nem quero acreditar que alguém compre esta chinesa e não a Honda CB500X!

João Santos

Fevereiro 07, 2022, 17:43:07, 17:43
Responder #48

mivla

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 51
  • Marca Motociclo: Analisando....
  • Localidade: Vila do Conde
O problema é que não são 250€, vê o material extra que traz, além de melhores suspensões.
Eu a comprar uma das 2 ia para a Macbor sem pensar 2 vezes. (O meu histórico de motas é Honda...)

Fevereiro 07, 2022, 20:20:41, 20:20
Responder #49

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5297
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Por uma diferença de 225€ nem quero acreditar que alguém compre esta chinesa e não a Honda CB500X!

João Santos

Nem todos gostam de ter coisas iguais a tantos outros.

Há quem prefira optar por marcas alternativas e se essas alternativas estiverem taco a taco em termos de características / fiabilidade / extras / qualidade, porque não?!

Se vivêssemos numa ditadura em que só poderíamos comprar Honda, o que seria das outras marcas?! Não existiriam quase certo...
 :D

A CB500X é a referência do mercado mas não significa que seja tão superior à Macbor mas por conseguinte não significa que a própria Macbor seja melhor que a Honda...
Tanto uma como outras terão o seu publico alvo e serão dois modelos bem interessantes!

Da Honda, prefiro de longe esta CB500X a uma NC750X por ser mais compacta, mais leve, mais económica, mais barata e genericamente não seja tão inferior à NC em termos de perfomances... tem uma "alminha" de apenas 500cc com carácter bem mais forte do que propriamente aquela ideia per-concebida que só se pode comprar uma NC se for para poupar combustível!


nota:
Um aparte... já lá vai o tempo que foram as "japonesas" que tinham a fama de serem más mas actualmente serão das mais fiáveis do mercado.
As Chinesas é a mesma coisa... já lá vai o tempo em que todas eram uma porcaria...
Os Chineses já têm muita coisa de qualidade...
Aliás... os Chineses têm coisas para todos os públicos alvos... as coisas baratas por baratas que continuam a ser uma porcaria mas por serem tão baratas ninguém fica aborrecido e agora têm coisas de boa qualidade mas que já se paga caro por isso...




« Última modificação: Fevereiro 07, 2022, 20:44:55, 20:44 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin