Autor Tópico: Benelli 1200GT - 2021  (Lida 1919 vezes)

Setembro 30, 2020, 15:51:01, 15:51
Lida 1919 vezes

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
Benelli 1200GT - 2021
Tópico para discutir e informar acerca desta mota.

Trata-se da entrada da benelli neste segmento que tem alguns fãs e que costuma representar um investimento alto.









Transcição da pubicação da Moto+ (aqui)

INTEGRANDO UM SEGMENTO CARO E QUE NOS ÚLTIMOS ANOS NÃO TROUXE GRANDES NOVIDADES, A NOVA BENELLI 1200 GT TRAZ AO SECTOR DAS MOTOS TURÍSTICAS UMA NOVA LUZ AO FUNDO DO TÚNEL, SOBRETUDO PELAS SUAS LINHAS, EQUIPAMENTO E PREÇO – QUE PODEM DEIXAR A CONCORRÊNCIA EM ESTADO DE ALERTA! 
Pense o que quiser sobre as motos chinesas, mas elas estão em grande movimento este ano, incluindo a Benelli, um fabricante italiano que agora é propriedade da chinesa QJ Motors. O Chongqing Motor Show 2020 é o ponto de partida de toda uma nova geração de motos, e uma delas é a turística Benelli 1200GT de 2021.


Projetada e construída como a mais recente estrela da marca, a Benelli puxou de todos os seus recursos para apresentar a no certame de Chongqing a nova 1200GT. Começando pelo motor, a Benelli recorreu ao tricilíndrico em linha de 1130cc do seu modelo anterior descontinuado, a Tornado, aumentando a sua cilindrada para 1200 cc  neste “novo” motor, que agora produz uns respeitáveis 134 cv e cerca de 120 Nm de binário máximo.

Se quisermos analisar estes números, devemos situá-la face à sua mais direta concorrente BMW R 1250 RT e ao seu motor boxer que com uma capacidade de 1254 cc, realiza os mesmos  134 cavalos mas com um binário de 143 Nm, ligeiramente acima do valor da Benelli GT. Isto quer dizer que ambas as motos estão no mesmo patamar de performances de uma moto de sport turismo. A maior diferença será certamente o preço mais apetecível da Benelli, que apesar de ainda não confirmado, ficará previsivelmente abaixo do valor da turística BMW R 1250 RT. 


Não gosto muito do quadrante.. Parece demasiado espaço para pouca utilização útil. Mesmo que se inspire na RT este parece ter muito plástico à vista.

Principalmente aquele retangulo a dizer Benelli (será para por ali um ecrã?) Pode ser da foto, mas não me parece bonito.

Em 2025/2026 quando começarem a aparecer indícios de fiabilidade ou falta dela, é que vamos saber o nível de sucesso da mesma.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Setembro 30, 2020, 16:49:24, 16:49
Responder #1

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Tenho certas reservas em crer que, pelo menos no mercado Europeu, venha a ser uma concorrente forte da R1250RT da BMW.
Mas posso estar errado, atenção...

Claro que o preço será certamente uns 15-20% a menos, ou mesmo com um diferencial superior, mas o resultado das vendas no mercado europeu depois dará resposta.
A ter atenção ao mercado Italiano, Francês e Alemão.   :nice:

Quanto ao quadrante, partilho da tua opinião.
Parece haver muito plástico num grande espaço disponível sem utilização, mas pode ser apenas uma percepção da foto e ao vivo até ser melhor.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 30, 2020, 16:52:37, 16:52
Responder #2

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Online
  • ***

  • 1376
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
Claro que o preço será certamente uns 15-20% a menos, ou mesmo com um diferencial superior, mas o resultado das vendas no mercado europeu depois dará resposta.
A ter atenção ao mercado Italiano, Francês e Alemão.   :nice:


Se esta Benelli abaixo dos 18.000€, acredito que possa ser concorrente forte à RT. Acabei de configurar uma RT à maneira e fica por 26650€. Se a Benelli, com o mesmo nível de equipamento, ficar nos 20.000€... Dará que pensar.

Quanto ao quadrante, somos três. Muito fracote.

Setembro 30, 2020, 16:54:10, 16:54
Responder #3

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
E este será o produto final?
É que a ser também acho o quadrante um pouco "simples".

Será certamente mais barata que uma RT.

Setembro 30, 2020, 18:53:54, 18:53
Responder #4

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora




Concorrência.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Setembro 30, 2020, 22:22:44, 22:22
Responder #5

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Se esta Benelli abaixo dos 18.000€, acredito que possa ser concorrente forte à RT. Acabei de configurar uma RT à maneira e fica por 26650€. Se a Benelli, com o mesmo nível de equipamento, ficar nos 20.000€... Dará que pensar.
(....)

Percebo as tuas palavras, mas o tipo de cliente que compra uma moto de 18.000€ ou 20.000€, não é o mesmo que gasta ~6.500 numa TRK502.

O que pretendo dizer é que (e apenas na minha modesta opinião), em certos modelos de determinadas gamas - como é o caso das Touring desta cilindrada - o cliente não procura somente o valor do produto em si.
E nesse particular a BMW tem "a faca e o queijo na mão", pois garante ao cliente um certo status associado à moto que vende.

Não digo que esta Benelli não seja um bom produto. Nem por sombras estou a dizer tal coisa, pois até acredito que esteja ali algo bem aprimorado pela marca.

Mas o cliente alvo será, em boa parte dos casos, aquele que não se preocupa em gastar os 15 ou 20% de diferença para ir buscar uma R1250RT.

Posso estar errado, mas o mercado depois o dirá.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 01, 2020, 08:10:16, 08:10
Responder #6

Vasco Gama

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 373
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: F 900 XR
  • Modelo Motociclo: Bajaj Pulsar 200
Penso que uma grande percentagem dos primeiros compradores da Benelli TRK até queriam uma Versys, uma Tracer, mas os 25% de diferença na altura fez agarrar a oportunidade de ter uma mota nova por um preço bastante inferior!

Aqui neste caso, alguns se calhar vão ter a mesma duvida, quero uma RT de 22k ou uma FJR de 22k mas posso comprar uma Benelli por menos 20% nova...

Claro que as pessoas que querem um certo status associado à moto nunca vão comprar a Benelli!

Como nos carros, com os anos o paradigma das motas vai sofrer alterações!

Hoje custa tanto ter um Mercedes, como uma Renault ou um Peugeot!

Sim, nem todos os BMW e Mercedes são iguais!

As marcas menos conceituadas melhoraram, pois a vender para as massas facturam mais, e com isso melhoraram também o produto final!

E vimos marcas como Mercedes e BMW baixar a qualidade para baixar preços, para ir buscar o tal mercado menos elitista!

Por isso, bem vindas todas a marcas Chino bla bla!

Desde que melhorem o mercado com mais alternativas, e melhores preços!
« Última modificação: Outubro 01, 2020, 08:12:10, 08:12 por Vasco Gama »
Omnia tempus habent

Outubro 07, 2020, 01:10:39, 01:10
Responder #7

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora


Neste vídeo da Benelli dá para ver esta mota em exposição. Até gostei do aspecto, apesar de não ser moto que queira para mim (nenhuma GT)
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->

Outubro 07, 2020, 07:31:38, 07:31
Responder #8

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Também acho que está muito bem conseguida.

Tem um look atractivo, especialmente a zona frontal.
No global diria que fizeram um bom trabalho.  :nice:

Agora esta parte lateral da zona do painel de instrumentos é que dá a sensação de faltar ali algo. Pelo menos fico com essa ideia, ainda que ao vivo possa não se perceber de forma tão evidente...

Ao olhar para ali, parece que as ideias no que toca ao design abalaram subitamente e ficou ali uma secção plástica de dimensões consideráveis.  :confused:

« Última modificação: Outubro 07, 2020, 07:41:11, 07:41 por Sapiens21 »
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 07, 2020, 09:44:04, 09:44
Responder #9

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Zona de arrumação estilo maxiscooter?

Outubro 07, 2020, 21:49:27, 21:49
Responder #10

Vitor_F_Silva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 414
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Grab life by the handlebars
  • Marca Motociclo: Moto Guzzi
  • Modelo Motociclo: V7 III Stone Night Pack
  • Localidade: Lisboa
Não sou fã da BMW mas, neste segmento, acho que têm o mercado mais que "monopolizado" e há que admitir que qualidade é coisa que não falta a todos os produtos de duas rodas da marca bávara.

Dito isto, quem tem por hábito menosprezar os chineses e os seus produtos creio que (muito brevemente) vai ter que começar a engolir sapos. Faz lembrar um pouco a história do Japão pós-guerra, com a diferença que os japoneses foram buscar inspiração ao exterior e aperfeiçoaram o produto ao passo que os chineses copiaram e deixaram a qualidade para depois.

Este é um passo arrojado para uma marca como a Benelli, que tem vindo a melhorar a olhos vistos, e quem sabe se não vem já com os problemas de fiabilidade e qualidade resolvidos "de série".

Tal como a Benelli aponto a Zontes para uma marca chinesa que está a começar por baixo mas já deixa em apuros algumas marcas premium nos segmentos mais baixos (vejam-se as novas ofertas 125 e os modelos com motorização 300cc).

Eles começaram a copiar. Agora estão a aperfeiçoar. O próximo passo é dominar, com produtos bons e baratos.

Enviado do meu CLT-L29 através do Tapatalk

Maçaric@s Danad@s do Asfalto, Membro nº 4