Autor Tópico: BMW S1000RR (2019)  (Lida 6982 vezes)

Janeiro 11, 2019, 09:17:39, 09:17
Lida 6982 vezes

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Faltava cá o tópico da BMW S1000RR 2019...  :feliz:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 12, 2019, 20:36:43, 20:36
Responder #1

lferreira

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O gajo no fim disse tudo, o gosto é como o "back side" ... cada um tem o seu!!
Nunca fui grande adepto de motas que só acendem um farol, "desolhadas" como as da BMW, então...  :'(, parece que tiveram uma paralisia facial!!  :toma:
Para mim, a mota está linda, com um ar agressivo e com estas novas adaptações tecnológicas que a BMW colocou nas suas motas, ficou 5*!!
Mas os entendidos que se pronunciem... eu só as vejo passar!! :scooter:

Janeiro 13, 2019, 23:56:13, 23:56
Responder #2

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Sim, tenho a mesma opinião que tu quanto à geração anterior do modelo, com aqueles faróis assimétricos. Creio até que ali na geração de 2010-2014 foi mesmo o pior. Um design frontal que dificilmente conseguiria uma opinião favorável de muitos.

Mas agora é outra conversa. Esta nova geração está bem diferente (para melhor claro). :nice:

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Janeiro 14, 2019, 12:13:41, 12:13
Responder #3

dfelix

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Gosto desta nova frente.
Parece uma mistura da RSV1000RR com a Panigale.

O único problema é mesmo o facto de se parecer com ambas retira-lhe alguma identidade.
O design assimétrico da antecessora, goste-se ou não, era pelo menos original.

(Já agora, há imensas motos simétricas que apenas uma das ópticas acende em médios)

Janeiro 14, 2019, 12:47:04, 12:47
Responder #4

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Ui...
A quantidade de memes que se fizeram à custa dessa "identidade" em motos da BMW, com os faróis assimétricos....  :)

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Janeiro 14, 2019, 12:53:45, 12:53
Responder #5

2low

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Gosto desta nova frente.
Parece uma mistura da RSV1000RR com a Panigale.

O único problema é mesmo o facto de se parecer com ambas retira-lhe alguma identidade.
O design assimétrico da antecessora, goste-se ou não, era pelo menos original.

(Já agora, há imensas motos simétricas que apenas uma das ópticas acende em médios)

A grande maioria…

No meu caso, a simetria é ligeiramente acima da maioria (com a assimetria da parte mecânica/cablagens, tampas superiores de carenagem diferentes em cada um dos lados, mono-braço, descanço lateral de um lado como todas as outras, …) e essa simetria na iluminação por vezes é chata… há sempre um carro a fazer sinais de luzes a pensar que eu vou em máximos… depois eu ligo a 3ª luz de máximos e
 :tornarseanjinho: 8)

Regressando ao tópico... a tal assimetria típica de um ex-design da BMW tinha a sua originalidade mas esteticamente para muitos tornava-se um design feio e motivo de chacota…
Se por um lado o "Deutsches Design" é claramente uma filosofia de base funcional, tenho que ficar perplexo pelo desenvolvimento da parte de iluminação geral dos motociclos que apenas com uma lampadazinha conseguem iluminar superiormente a estrada sem haver necessidade daqueles caixotes metalizados/cromados que permitiam aumentar o feixe de luz enviado para a frente da moto. Repare-se na diferença do farolim que envolve cada uma das lâmpadas frontais em comparação com o formato e tamanho de cada farolim do modelo antecessor…
 :o :nice:

A BMW parece-me cada vez ter um design mais europeu e consensual e menos rígido e funcional que o tornava "original BMW".
Mas em termos práticos a BMW deverá vender ainda mais motos, e isso para eles é o mais importante… nisso estão a ser inteligentes!
E por outro lado...cada vez teremos motos mais parecidas entre elas tal como já começa a acontecer com os veículos de 4 rodas… (se bem que as tais normas de protecções de peões assim o obriguem)

Ui...
A quantidade de memes que se fizeram à custa dessa "identidade" em motos da BMW, com os faróis assimétricos....  :)



Havia um "meme" melhor que esse (com uma GS1200) mas que ainda não voltei a encontrar… julgo que era com o Jean Todt ou outro francês qualquer que não me recordo do nome)
Enquanto não encontro… fica aqui outra…
« Última modificação: Janeiro 14, 2019, 13:44:32, 13:44 por 2low »
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Janeiro 14, 2019, 13:34:23, 13:34
Responder #6

TMXR

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Design cada vez mais parecido entre as diversas marcas??? 


Jamé... nem pensar nisso.  ;) :D





Toda a gente vê logo que isto é um BMW... perdão, um Porsche Panamera.

Não?  :D

Ah, pois... tem faróis da Audi...


Só não entendo e porque é que tem uma estrela em cima do capot... se calhar por baixo tem um losango  :D :D


Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Janeiro 14, 2019, 13:40:11, 13:40
Responder #7

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Posso estar bastante enganado, mas sigo (avidamente) as novidades auto e isso que aí está é um Mercedes AMG GT 4.  :nice: :nice:

A traseira sem dúvida que é, nessa perspectiva, muuuuito parecida com um Panamera.

E os faróis parecem de facto "emprestados" de um Audi...com algumas operações cosméticas.

Mas é um AMG GT 4 de certeza...

Back to motorcycles...   :stuck_out_tongue_winking_eye:
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Janeiro 14, 2019, 13:46:35, 13:46
Responder #8

2low

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Também me faz lembrar o tesla…


E a grelha da frente desse Mercedes faz lembrar BMW (pelo menos desse angulo)
« Última modificação: Janeiro 14, 2019, 13:51:03, 13:51 por 2low »
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Janeiro 14, 2019, 14:16:01, 14:16
Responder #9

dfelix

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A quantidade de memes que se fizeram à custa dessa "identidade" em motos da BMW, com os faróis assimétricos....  :)

As marcas europeias claramente vencem na quantidade de haters ...  :D
E a BMW não seria excepção.

Não deixa de ser curioso o sucesso comercial das motos apesar de a sua assimetria.
Poderíamos dar o exemplo da GS. Mas a própria S1000RR também o é dentro da sua categoria.  :nice:

Se por um lado o "Deutsches Design" é claramente uma filosofia de base funcional, tenho que ficar perplexo pelo desenvolvimento da parte de iluminação geral dos motociclos que apenas com uma lampadazinha conseguem iluminar superiormente...

Não me parece que a BMW ainda siga a abordagem do "deutsche design" tradicional...
Há imensas características "funcionais" da marca que se foram perdendo ao longo dos tempos seja por razões de custos ou por acharem que deveriam se padronizar com o resto do mercado.

Se esta nova S1000RR terá boa iluminação... o futuro o dirá.
A MT-09 não deixa de se vender por esse motivo.  :D


Janeiro 14, 2019, 14:27:45, 14:27
Responder #10

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As marcas europeias claramente vencem na quantidade de haters ...  :D
E a BMW não seria excepção.


Palavra um bocado "forte" e potencialmente desajustada da realidade, já que um criador de um meme pode ser um tipo muita bem disposto e com grande sentido de humor. Pode até ter ele próprio um modelo da marca! :)

Isto para não falar do facto de que praticamente não existe uma única marca (das mais conhecidas) que não escape a memes...

As marcas europeias têm mesmo mais memes que as outras?  :pensador:

Não contabilizei...
Nunca me apercebi de uma diferença notória. :)

« Última modificação: Janeiro 14, 2019, 14:28:57, 14:28 por Sapiens21 »
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Janeiro 14, 2019, 18:05:49, 18:05
Responder #11

dfelix

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As marcas europeias têm mesmo mais memes que as outras?

Memes não sei...
Mas indiscutivelmente têm mais "haters"!  ;)

Sempre ouvi muito mais piadolas seja com bmw e sobretudo ducati do que quando tive japonesas.  :D

Claro que algumas japonesas de gosto discuível não estão imunes.
E deves saber perfeitamente do que escrevo.  :D

Claro que também nada impede que um proprietário de uma marca se possa incluir nessa categoria de "hater".
Eu próprio sou persona non grata em alguns meios mais fundamentalistas de marcas que tenho ou já tive por apontar defeito ou simplesmente brincar com algumas especificidades.



Março 05, 2019, 17:05:40, 17:05
Responder #12

dfelix

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 :megafeliz:

Agora resta esperar que 2020 traga esquemas de cores decentes!  :D

Março 05, 2019, 23:37:05, 23:37
Responder #13

TMXR

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Estao a ser apresentadas aos Media no Autódromo do Estoril... tiveram azar com o tempo
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Março 07, 2019, 21:46:19, 21:46
Responder #14

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Um vídeo publicado hoje com a nova S1000RR no Estoril... :feliz:

São cerca de 3min. para apreciar as imagens....e o som.  :nice:

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Março 07, 2019, 22:20:35, 22:20
Responder #15

Moto2cool

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Por muito bons que os pneus sejam faz sempre impressão ver como fazem as curvas deitados num piso molhado
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Março 07, 2019, 22:43:08, 22:43
Responder #16

dfelix

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para apreciar as imagens....e o som.  :nice:

E quem tiver epilpsia arrisca-se a entrar em convulsões se olhar para a luz do controlo de tracção!  :D

Março 07, 2019, 22:56:38, 22:56
Responder #17

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O piso estava bem molhado, mas mesmo assim a confiança na electrónica foi tal que chegou a fazer reduções de 3a para 2a quando o painel de instrumentos marcava perto dos 160kmh... :???:

Isso é perceptível na forte travagem e reduções sucessivas que fez entre os 1:14min. e 1:20min.

A electrónica, em piso molhado, faz maravilhas.  :palmas:
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Março 07, 2019, 23:03:06, 23:03
Responder #18

Paulo Fradinho

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A segunda deste bicho chega para a minha CB 😂😂😂. Leva uma segunda a quase 190kmh e uma terceira a kmh com uma rapidez brutal mesmo com o controlo tração sempre a atuar 😳😳😳
Yamaha DT50 LC Suzuki GS500 Suzuki Bandit 600 Yamaha Majesty 400 ABS Honda CB500X 2017 Honda CBR600F4i Honda CB500X 2021 YAMAHA FZ8

Março 07, 2019, 23:10:29, 23:10
Responder #19

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São velocidades habituais neste tipo de motos.  :nice:

Existem vídeos por exemplo da Hayabusa em que a 1a velocidade daquilo, quando bem puxada, impressiona qualquer um pelos números que apresenta.  :nice:

Mas reduções em piso molhado e daquela maneira.que fizeram no Estoril...
Bolas. A electrónica ajuda e de que maneira.  :)
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Março 08, 2019, 11:18:55, 11:18
Responder #20

dfelix

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Este tipo de andamento nestas condições deve-se também ao facto de terem colocado pneus de chuva.
Pois se fossem lá andar com os super corsa que ela trás calçada de origem, duvido que a electrónica fizesse milagres.

Aquela curva dos 2:30 costuma ser manhosa com o piso molhado!
Já lá fui saborear a gravilha.  :D

Março 24, 2019, 23:14:58, 23:14
Responder #21

pjmartinho

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Mais uma review desta mota


Maio 31, 2019, 13:18:20, 13:18
Responder #22

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Este vídeo trás alguns motivos de interesse...

E não é só pela sonoridade da máquina a ser puxada no banco de potência e que só por si já entusiasma qualquer um que goste das 2 rodas e de desportivas...

É que precisamente no mesmo dyno a Ducati Panigale V4S, que reclama 214cv, fez ali 189cv à roda.

Pois sabem quanto fez a BMW S1000RR 2019, no mesmo aparelho???  :feliz:

Numa das tentativas chegou a uns impressionantes 196,23cv.... Respect!  :nice:

O vídeo é dos "malucos" do 44teeth:

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Junho 12, 2019, 22:48:22, 22:48
Responder #23

dfelix

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(atenção: vídeo extremamente informativo mas com diversos "maus exemplos", portanto poderá ferir as susceptibilidades)

Junho 13, 2019, 07:47:47, 07:47
Responder #24

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Numa referência ao desconcertante poder de aceleração, enquanto sacavam uns cavalos e rodavam o punho que nem doidos numa estrada que aparentava ser bastante estreita...


"It takes you by surprise. It is just fu#king insane(....)"[/i]
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Junho 13, 2019, 12:37:54, 12:37
Responder #25

Raminhos

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Não tenho propriamente uma moto de sonho (é complicado escolher entre tantas) mas a minha de eleição, é esta menina. Deve ser a p*ta da loucura. 

Enviado do meu SM-G960F através do Tapatalk


Junho 19, 2019, 13:33:22, 13:33
Responder #26

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Segundo já se sabe e assumido pela própria BMW, após o início das vendas....decidiram parar de imediato a produção.

A razão prende-se com um recall que vai ser levado a cabo de imediato para algumas centenas de unidades já vendidas, pois foram detectados nessas unidades potenciais problemas de caixa.

E até lá a nova produção mantém-se em suspenso.

A razão, segundo li, tem que ver com isto que foi dado a conhecer por dois responsáveis dentro da marca, Gerhard Lindner e Tim Diehl-Thiele: "an oil hole on the gearbox may not have been executed correctly, which could lead to gearbox damage in the long term."

Tendo em conta um número elevado de encomendas deste modelo já feitas e que surpreenderam mesmo os responsáveis da BMW, o recall vai atrasar as entregas de tal forma que no Reino Unido a marca vai mesmo dar uma compensação (em voucher) de 500 Libras!!

https://www.motorradonline.de/supersportler/bmw-s-1000-rr-produktionsstart-probleme/
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Junho 23, 2019, 14:24:50, 14:24
Responder #27

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Uma interessantíssima foto captada ao piloto de stunt, McNeil...que levou a S1000RR a este momento.

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Julho 06, 2019, 15:37:36, 15:37
Responder #28

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A nova cor para a S1000RR...

Para quem não vai muito pela opção tricolor (branco, vermelho e azul).





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Agosto 06, 2019, 10:08:38, 10:08
Responder #29

2low

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Aparentemente esta é capaz de ser a "desportiva" mais económica do mercado...
[se bem que já tinha ouvido dizer que acima de 200 a mais economica é a ZZR1400...mas desconheço se é apenas boato!]

Para quem diz que numa moto acima de 500cc o consumo não é importante e que temos é que usufruir da máquina...
...ora vamos lá a ver as fotos publicadas pela MotorcycleNews após um test drive de "longa duração" a esta fantástica máquina de roubar sorrisos ou de provocar umas manchinhas nas cuecas...

Aqui é apenas para mostrar que o tanque entrou na reserva:


Agora dá para ver que com um depósito andou quase 265km - já quase que é uma "sport tourer"  :lolol:


E eis a média de consumo - 5,31 Lt/100km  :o :o :o

[mais económica que a minha...]

Resta dizer que se o consumo fosse algo não importante, para que raio as marcas deixam verificar o mesmo através dos respectivos computadores de bordo ?!
 8) :convivio:

Fonte: publicação no Facebook pela Motorcycle News
« Última modificação: Agosto 06, 2019, 10:10:16, 10:10 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
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Agosto 06, 2019, 10:35:20, 10:35
Responder #30

dfelix

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Aparentemente esta é capaz de ser a "desportiva" mais económica do mercado...
[se bem que já tinha ouvido dizer que acima de 200 a mais economica é a ZZR1400...mas desconheço se é apenas boato!]

Nem a Kawasaki coloca a ZZR1400 no segmento das desportivas.


Agosto 06, 2019, 11:14:52, 11:14
Responder #31

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Na Europa de facto não.

Mas nos States, onde o modelo é conhecido por Ninja ZX-14R, curiosamente é colocada - pela própria marca - no segmento das super desportivas (supersport), a par com as Zx-6R e Zx-10R.  :)

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Dalai Lama

Agosto 06, 2019, 11:52:06, 11:52
Responder #32

carlos-kb

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A nova cor para a S1000RR...

Para quem não vai muito pela opção tricolor (branco, vermelho e azul).







Existe também a opção "vermelha", para fazer pirraça com o pessoal das Panigale V4.  :D



Pessoalmente prefiro mesmo nas cores da BMW Motorsport (a tal que chamas de tricolor).

Aparentemente esta é capaz de ser a "desportiva" mais económica do mercado...
[se bem que já tinha ouvido dizer que acima de 200 a mais economica é a ZZR1400...mas desconheço se é apenas boato!]

Para quem diz que numa moto acima de 500cc o consumo não é importante e que temos é que usufruir da máquina...
...ora vamos lá a ver as fotos publicadas pela MotorcycleNews após um test drive de "longa duração" a esta fantástica máquina de roubar sorrisos ou de provocar umas manchinhas nas cuecas...

Epa, abro um tópico da S1000RR e acabo a ler posts de pessoal a falar de consumos  :pensador:? Isso tem praticamente o mesmo sentido que um gajo sofrer de Alzheimer e decidir escrever uma auto-biografia!  :lolol:

Experimentei há umas semanitas a nova S1000RR em pista... e "prostituta" de mota... a fasquia neste segmento está extremamente alta. A mota está completíssima, com um comportamento irrepreensível. Conduzir aquela besta no seu habitat natural é "outra fruta", e pena no tempo em que a tive disponível, não ter dado possibilidade para a explorar um pouco mais, nos diferentes modos de condução, suspensão, etc...

Esteticamente, gosto desta abordagem que a mim me remete para uma mistura entre a Desmocedici RR e a Fireblade (nesta última geração)... e o engraçado é esta linhagem estilística fazer automaticamente a anterior geração parecer obsoleta do ponto de vista estético.






« Última modificação: Agosto 06, 2019, 12:03:28, 12:03 por carlos-kb »

Agosto 06, 2019, 12:36:04, 12:36
Responder #33

2low

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Carlos, deve ser um problema cultural...

Os Tugas ficam furibundos quando se falam em consumos de motos desportivas mas olha... os ingleses falam!
Pode não ter interesse para grande parte mas para alguns fica a informação.

https://www.facebook.com/MotorcycleNews/posts/10157100789433855

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Agosto 06, 2019, 12:55:34, 12:55
Responder #34

carlos-kb

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Carlos, deve ser um problema cultural...

Os Tugas ficam furibundos quando se falam em consumos de motos desportivas mas olha... os ingleses falam!
Pode não ter interesse para grande parte mas para alguns fica a informação.

https://www.facebook.com/MotorcycleNews/posts/10157100789433855

Continuo a perguntar... para quê?

Tu vais comprar uma mota de +200cv, que é a versão "civil" de um segmento que deriva num campeonato do mundo de velocidade, do melhor que se pode ter em termos desportivos e tecnológicos, em motos de produção... e vais andar a olhar a valores de consumos,  que se conseguem precisamente em condições de utilização que são a antítese para o qual optas por adquirir uma mota destas?
Nem passa sequer por culturalidade alguma... é pura e simplesmente um contra-senso!

Agosto 06, 2019, 13:22:42, 13:22
Responder #35

Sapiens21

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Por acaso existe um dado curioso naquilo que estão a falar acima.

E tem que ver com o facto de uma moto com o triplo da potância da minha ter conseguido consumir menos, nas mesmas circunstâncias.

Eu não acreditava que tal fosse possível se não tivesse visto...mas aconteceu mesmo!

Foi numa volta que dei com um companheiro aqui do fórum (proprietário de uma CBR1000RR) e que levou a que fizessemos pouco mais de 130Kms.

Aceito perfeitamente que é um assunto de um comparativo sem grande interesse, mas tem uma certa componente capaz de "desmistificar" a ideia que muitos têm de que um motor com muito mais potência tem necessariamente que gastar mais. O que não é necessariamente uma verdade absoluta. :)

Se me der na "telha" até poderei vir a falar disso no fórum, mas aqui neste tópico é desviar-me ainda mais do tema da BMW S1000RR. E não me parece correcto fazê-lo.

« Última modificação: Agosto 06, 2019, 13:31:11, 13:31 por Sapiens21 »
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Agosto 06, 2019, 13:31:43, 13:31
Responder #36

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O consumo das motas são sempre referidos em condições controladas. O principal factor diferencial de consumo, na minha opinião, é o condutor, por isso motas com padrões de consumo diferentes podem não ter relevo na vida real.
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
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Agosto 06, 2019, 15:32:54, 15:32
Responder #37

carlos-kb

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E tem que ver com o facto de uma moto com o triplo da potância da minha ter conseguido consumir menos, nas mesmas circunstâncias.

Eu não acreditava que tal fosse possível se não tivesse visto...mas aconteceu mesmo!

Foi numa volta que dei com um companheiro aqui do fórum (proprietário de uma CBR1000RR) e que levou a que fizessemos pouco mais de 130Kms.

Aceito perfeitamente que é um assunto de um comparativo sem grande interesse, mas tem uma certa componente capaz de "desmistificar" a ideia que muitos têm de que um motor com muito mais potência tem necessariamente que gastar mais. O que não é necessariamente uma verdade absoluta. :)



A questão é que para motos tão díspares, com conceitos, motores e geometrias tão distintas, comparar consumos nas "mesmas circunstâncias" acaba a ser algo de uma enorme relatividade.

Percebo até o que queres dizer com isso... andamentos e trajecto semelhante. No entanto deixa-me contar um episódio algo caricato ocorrido comigo e com outro membro daqui do forúm, o Nuno (aka pianoman).

Ele tem, como todos sabem, uma NC750X, moto de 54cv / 68Nm, cujo atributo mais reconhecido é a economia de consumos. Eu tenho uma VFR1200F, que declara 170cv / 127Nm, e que por seu lado é conhecida como uma V4 gulosa e bebedolas (o que também não deixa de ser uma realidade).
O ano passado, fizémos com mais pessoal, ali por um outro fórum, uma volta internacional de um dia, pelas mesmas estradas, que contemplaram a travessia W-E do país pelo Alentejo e depois centena e meia de km em estradas nacionais de curvas rápidas, na Extremadura e Andaluzia espanhola (N-435 e N-433), em andamentos contínuos, prolongados e com velocidades que devem ter oscilado quase sempre entre os 120 a 180 km/h.

No regresso, à chegada à fronteira para o último atesto, em toada de galhofa, comparei consumos com o Nuno. A minha moto, que por norma, na condução normal que faço com ela, me gasta sempre entre 6.5 a 7 (na melhor das hipóteses), vinha-me a gastar 5.5 lts./100km. O pianoman por seu lado contrapunha com sua NC, a gastar próximo dos 5 (não te sei precisar valor correcto). Ou seja, apesar de a minha (naturalmente) continuar a gastar mais, nunca eu tinha feito consumos tão baixos com ela... em oposição à NC, que estava a fazer das suas médias mais altas de sempre.
De uma forma geral, a VFR12 estava a rolar num terreno e ritmo aonde ela rola desafogadamente, em médios regimes e isso reflectiu-se numa optimização do consumo... enquanto a NC já deveria andar nos espectros mais altos do taquímetro, com a inerentes consequências "consumistas".
Moral da história... isto de "as mesmas circunstâncias" até o podem ser na ideia prática do trajecto e ritmo de andamento imposto, de uma forma genérica. Mas para o "funcionamento" de cada máquina, a coisa pode ser totalmente distinta.

Agosto 06, 2019, 15:49:42, 15:49
Responder #38

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Não há muito a dizer...

Tratou-se de algo sem sequer ter o propósito de se verificar o que quer que fosse em termos de consumo.
No entanto calhou em conversa, no final da volta que fizemos (cerca de 130Kms), falar-se nisso...e reparámos na curiosidade que foi a CBR1000RR ter consumido menos. E com consumir menos falo em ter feito 4,6L/100Kms contra os 5,3L/100Kms da minha.

Foi uma volta que decorreu quase sempre nos 90-95-100kmh em estradas nacionais, com grandes extensões das mesmas demasiado estreitas e, na verdade, sem vontade de irmos mais depressa que isto (N370 e N251).

Já partiram alguns conhecidos meus para que embarque em velocidades, mais ainda em locais que sei não oferecerem grande segurança.

Como disse, foi uma mera curiosidade...e claro que a muito maior velocidade as coisas contavam-se com outros números.

(....)
Moral da história... isto de "as mesmas circunstâncias" até o podem ser na ideia prática do trajecto e ritmo de andamento imposto, de uma forma genérica. Mas para o "funcionamento" de cada máquina, a coisa pode ser totalmente distinta.

Parece-me que foi precisamente isso a que dei a entender acima, no meu anterior post.
Maior potência não significa necessariamente maior consumo...
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Agosto 06, 2019, 18:28:42, 18:28
Responder #39

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Bem, a esse passeio de outro fórum, também fui e daí que posso opinar:
- O andamento foi regular mas com velocidades relativamente altas
- Todos excepto a Versys650 fizeram quase todo o trajecto em excesso de velocidade para qualquer estrada feita [nota: andar a 70 numa zona de 50 é já excesso de velocidade]
- Assim não é de estranhar os consumos feitos pela NC do Pianoman ou da VFR1200 do Carlos-Kb
- O andamento foi a "praia" para a VFR1200 - nisso dou o mérito à Honda!!!
- É fácil perceber o papel da cilindrada (e andamento) quanto à economia ou não dos consumos nessa diferença entre a NC e VFR...
- A minha ainda assim rolou na média de 6,1Lt/100km [a melhor média que fiz foi no recente passeio a Espanha com o Falcão, julgo que 5,9Lt/100km se não menos]
- Quase sempre foi difícil de acompanhar o pelotão para não deixar a Versys650 demasiado para trás [não fosse passar algum cruzamento e depois perdia-se] e por haver na minha condução esses momentos não tão regulares, o consumo obviamente que não podia ser o mais económico

Voltando à S1000RR e à publicação da Motorcycle News, sendo uma Desportiva sublinhada com outro R [RR] não acredito que a malta da MCN tenha andado a pastelar para testar qual o consumo mais baixo... daí que... é interessante a BMW ter desenvolvido e melhorado a motorização e tornando-a mais económica - apesar de ser uma motorização tradicional de combustão parece razoável que se comece a conseguir realmente reduzir o consumo (indirecto) de petróleo - não é amiga do ambiente mas pelo menos é melhor que as concorrentes!
Recordo-me perfeitamente que "no século passado" a noção de Amigo do Ambiente passava por reduzir a quantidade de combustível por distancia percorrida e havia provas de verificar distancias percorridas com apenas 1LT... e Portugal teve algumas vezes presente com patrocínio tambem da GALP mas eram grande parte veículos produzidos por estudantes...
Agora a noção ou paradigma do "amigo do ambiente" parece que é apenas as motorizações não tradicionais de combustão - eléctricos, hidrogénio e outras forças motrizes não poluentes...
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Agosto 06, 2019, 18:52:13, 18:52
Responder #40

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Quanto a ser globalmente mais económica do que a geração anterior, é também normal (ou expectável) que assim fosse, pois as normas de emissões não estão tão afastadas assim da própria economia de combustível proporcionada.  :nice:

Ainda assim, se acaso fossem fazer testes rigorosos a velocidades de A.E., duvido que a diferença (entre gerações) fosse superior a 5%.
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Agosto 21, 2019, 12:55:31, 12:55
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Segundo tem sido avançado nos últimos dias, a BMW terá registado algumas patentes no que concerne a um supercharger com motor eléctrico e passível de ser usado na sua desportiva S1000RR.
A imagem abaixo é do modelo anterior, mas a parte relevante da patente é relativa ao compressor e motor eléctrico.

A vontade, segundo li, é que ao ser eléctrico conseguiriam reduzir ainda mais o turbo lag, assim como aumentar o desempenho a menores rotações do que o supercharger "convencional".

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Agosto 31, 2019, 07:54:56, 07:54
Responder #42

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Recall: BMW S1000RR
(unidades 2018 a 2019)





"BMW – S 1000 RR. The affected vehicles were manufactured between September 2018 and March 2019. Some of the supply and return pipes of the oil cooler were incorrectly moulded. As a result, the oil hose may become detached from the fitting and oil may leak out, increasing the risk of an accident and fire."

Fonte: Fema (Federation of European Motorcyclist's Association
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Setembro 13, 2019, 23:37:51, 23:37
Responder #43

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Neste tópico, num post que por cá deixei em Junho, indiquei que a marca estava com um problema entre mãos, neste modelo, por causa da caixa de velocidades.

Ora esse mesmo problema foi agora alvo de recall, sendo o segundo para este modelo.



"BMW – S 1000 RR. The affected vehicles were manufactured between 9 May 2019 and 7 June 2019. Defective drill hole may restrict the oil supply to the gearbox. This could cause damage to the gears and blocking of the back wheel, increasing the risk of an accident."
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Setembro 15, 2019, 23:24:53, 23:24
Responder #44

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Somente as maxiscooters da marca não são produzidas no Brasil, porque de resto...mesmo que seja apenas para alguns mercados, a BMW produz ali todos os modelos.

A última que acaba de entrar nas linhas de montagem da fábrica em Manaus (Brasil), é precisamente a S1000RR.

Link..

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Outubro 30, 2019, 07:39:00, 07:39
Responder #45

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Novo recall feito à BMW S1000RR...


Recall: BMW – modelo S1000RR (2018/2019)




"BMW – S 1000 RR. Model year: 2018 to 2019. The affected vehicles were manufactured between 05.09.2018 and 27.08.2019. The strength of the material of the inlet and outlet hoses in the oil cooler is inadequate. Consequently cracks might build at the connection between oil hose and oil pipe, leading oil to leak on the rear wheel, increasing the risk of accident. "

Fonte: Fema (Federation of European Motorcyclist's Association
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Outubro 30, 2019, 08:27:45, 08:27
Responder #46

Raminhos

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Outubro 30, 2019, 09:48:13, 09:48
Responder #47

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
É verdade.

Os 2 recalls anteriores a este tiveram origem na Alemanha, mas este último foi de facto em Portugal que se despoletou a situação que conduziu ao recall.

Em cerca de 2 meses...3 recalls.   :pensador:

Os proprietários devem estar um pouquito "agastados", imagino...
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Dalai Lama

Outubro 30, 2019, 09:58:01, 09:58
Responder #48

dfelix

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Os proprietários devem estar um pouquito "agastados", imagino...

Sim, porque "antigamente" é que era bom!
Quando tudo era tratado como caso isolado e ia-se substituindo só quando avariava ou partia.
Muitas vezes já fora da garantia, o que acarretava custos para o cliente que provavelmente já a tinha comprado em 2ª ou 3ª mão...

Afinal, antes desta modernice dos "recalls" as motos nem sequer davam problemas!
E quando davam, toda a gente sabe que a responsabilidade era do mau uso do proprietário!

 :D

Outubro 30, 2019, 10:07:13, 10:07
Responder #49

Raminhos

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Os proprietários devem estar um pouquito "agastados", imagino...

Sim, porque "antigamente" é que era bom!
Quando tudo era tratado como caso isolado e ia-se substituindo só quando avariava ou partia.
Muitas vezes já fora da garantia, o que acarretava custos para o cliente que provavelmente já a tinha comprado em 2ª ou 3ª mão...

Afinal, antes desta modernice dos "recalls" as motos nem sequer davam problemas!
E quando davam, toda a gente sabe que a responsabilidade era do mau uso do proprietário!

 :D
Nem 8 nem 80.
Os recalls são fantásticos. As marcas assumem os defeitos e corrigem.
Há produtos que ficam bem melhores com recalls, dado que, a marca revê o componente de fio a pavio para garantir que não acontecesse novamente.

Mas, enquanto proprietário, tendo gasto milhares de euros numa mota nova, após 3 recalls, a minha confiança na moto seria muito pouca.