Autor Tópico: BMW F750GS 2021 euro 5 40th year edition  (Lida 12050 vezes)

Maio 14, 2021, 10:35:23, 10:35
Responder #100

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
Então toca a combinar uma voltinha pela estrada da Lagoa Azul, Tapada de Mafra e comer uns queques na Ericeira!

Vamos embora dicas é o que mais vou precisar.

Maio 14, 2021, 10:35:59, 10:35
Responder #101

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
Malta há data dia 17 de maio todos a fazer figas para eu passar nos exames.

Tenho ando em 600, e tem sido tranquilo. Ainda vou ter mais mais aulas... Vamos la ver

Mais um esforço e na proxima 2F ficas encartado  ;)

Vivo em Moscavide, Lisboa

Sou da Povoa St Iria, por isso quase vizinhos  :D , combinamos para ir  :convivio:

 :sportbike:

Esperemos que sim, e essa voltinha tem que se combinar

Maio 14, 2021, 10:37:30, 10:37
Responder #102

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
Estou entre Moscavide e St.ª Iria, por isso após a carta tirada, temos passeio de comemoração.  :smiley:

Vamos a isso, porque eu vou precisar é de kms. Tirar carta de mota nas escolas, o único adjetivo que tenho é, brincadeira

Maio 14, 2021, 10:54:46, 10:54
Responder #103

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
Malta há data dia 17 de maio todos a fazer figas para eu passar nos exames.

Tenho ando em 600, e tem sido tranquilo. Ainda vou ter mais mais aulas... Vamos la ver
Torço para que o objectivo seja cumprido.
Faço votos que o Alzheimer chegue muito tarde, de modo a não esquecer as aptidões que agora estão à prova.
Que o prazer de andar de moto nunca se esgote !

 :nice:

Maio 14, 2021, 11:05:42, 11:05
Responder #104

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
Sinceramente a minha opinião é que as escolas de condução estão a fazer pressão nos examinadores, para passarem alunos os mais rapidamente possível.

Tecnicamente, o dinheiro que eu tinha a dar, já dei, agora só estou a ocupar espaço.

No meu caso, como tenho 37 anos e experiência de código por conduzir carro, experiência de scooter e como sou uma pessoa consciente não me irei fazer a estrada sem estar completamente a vontade nas manobras básicas com a mota, num parque de estacionamento vazio.

Agora conforme fui tendo aulas (generalizando e não quer dizer que existam exceções), eu não queria que o meu filho com 16 anos tirasse carta A1 nas condições em que atualmente as aulas estão a ser dadas, em modo de despacho....

Maio 19, 2021, 09:53:50, 09:53
Responder #105

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
Segunda foi o dia da carta.

Ontem foi o dia das 1ªs experiências.



Para muitos, 76cv não é nada, mas para mim é um sem fim de potência. Para quem tinha andado em scooters e motas da escola de condução todas paridas, é uma experiência incomparável.

Fiquei surpreendido com a facilidade de condução. Eletrónica/menus, tudo muito intuitivo e fácil.

Vejo-me a andar mais em modo "road", o acelerador apesar de não ficar tão nervoso adapta-se bem ao quotidiano, e acima de tudo a mota absorve as imperfeições todas da estrada. As pipocas que por vezes se ouvem do escape, é música. A própria mota, soa bem, aos meus ouvidos pelo menos.

Adorei a experiência por completo, como não estou habituado, movimentá-la à mão não é fácil, ao contrário do que fiz ontem, tenho que ser mais inteligente em estacionar, para a sair ser fácil.

Em 150kms +/- pontos negativos:

Auriculares para abafar o ruido do vento é um must. Mesmo com o Sena, além de ainda estar a prejudicar mais a audição, no volume máximo a 130km/s não abafa o ruido (tenho 1,80m, vidro maior? regulador em altura do vidro aftermarket?)

Os botões de pisca são o maior desapontamento. Quando se ativa o não se sente o click que o pisca "entrou", não há qq feedback mecânico. Quando se desliga o pisca aí sente-se o click.

O travão de trás está muito baixo face ao poisa pés, mais uma solução aftermarket.

Positivos:

A potência que ela tem:

O conforto, incluindo a sensação evidente em que modo de condução se está;
Facilidade de conduzir;
O aspeto/combinação de cores...vira cabeças.
Cruise control: brutal 130km/h, a ouvir uma música (basta apertar a embraiagem ou outro comando qq desliga logo)
E até agora o meu preferido o quick shift..."motas desta não precisam", não sei se precisam ou não mas eu adoroooo usar aquilo. Sair da portagem em 3ª e ir a metê-las por ai acima!! E para baixo também, funciona prefeito...espetacular.

Agora é tento na mão direita, e desfrutar do verão e da mota.  ;)


Maio 19, 2021, 10:01:00, 10:01
Responder #106

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
Vai levar crash bars e farois auxiliares da touratech, estou a espera que cheguem.

A caixa como é nova, o ponto morto não é fácil de encontrar, mas está a ficar mais facil

Maio 19, 2021, 10:30:33, 10:30
Responder #107

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Antes de mais parabéns pela carta. Agora é usufruir ao máximo e com cuidado com o punho direito.
Todos os dias são uma aprendizagem.

Aguardo a oportunidade para ver essa máquina ao vivo.  :palmas:

Maio 19, 2021, 11:27:27, 11:27
Responder #108

mivla

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 50
  • Marca Motociclo: Analisando....
  • Localidade: Vila do Conde
Ainda bem que está tudo a correr bem, e que bela maquina!
Um aparte, normalmente tanto o pedal da caixa como do travão, são afináveis, não é necessário por outro.

Maio 19, 2021, 11:54:31, 11:54
Responder #109

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Os botões de pisca são o maior desapontamento. Quando se ativa o não se sente o click que o pisca "entrou", não há qq feedback mecânico. Quando se desliga o pisca aí sente-se o click.

O travão de trás está muito baixo face ao poisa pés, mais uma solução aftermarket.

Essa mota ainda tem os botões do pisca separados, ou seja, o pisca para a esquerda no punho esquerdo, o pisca para a direita está no punho direito junto com o botão de desligar, ou já tem o tradicional comando dos piscas no lado esquerdo?

Relativamente aos pedais, como já foi dito, eles têm afinação.

Maio 19, 2021, 11:57:02, 11:57
Responder #110

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
Ainda bem que está tudo a correr bem, e que bela maquina!
Um aparte, normalmente tanto o pedal da caixa como do travão, são afináveis, não é necessário por outro.

O pedal da caixa para mim, está na posição certa.

Infelizmente já estive a confirmar, e o pedal de travão não tem ajuste, e o seu posicionamento baixo parece ser algo apontado. A touratech, tem uma extensão de travão que monta por cima do original, e já se ganha altura. Vai melhorar de certeza.


Maio 19, 2021, 12:40:57, 12:40
Responder #111

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
Ainda bem que está tudo a correr bem, e que bela maquina!
Um aparte, normalmente tanto o pedal da caixa como do travão, são afináveis, não é necessário por outro.

O pedal da caixa para mim, está na posição certa.

Infelizmente já estive a confirmar, e o pedal de travão não tem ajuste, e o seu posicionamento baixo parece ser algo apontado. A touratech, tem uma extensão de travão que monta por cima do original, e já se ganha altura. Vai melhorar de certeza.

Os piscas estão os dois no lado esquerdo, apenas não têm click mecânico, quando são ativados.

Infelizmente, já me informei, junto ao meu concessionário, e o pedal de travão não tem afinação. Aliás, já era algo que tinha lido por "aí", foi apenas a confirmação.

O de caixa, desconfio que também não tenha, mas não tenho a certeza. Mas não sinto necessidade de lhe mexer

Maio 19, 2021, 16:17:59, 16:17
Responder #112

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4887
Essa mota ainda tem os botões do pisca separados, ou seja, o pisca para a esquerda no punho esquerdo, o pisca para a direita está no punho direito junto com o botão de desligar, ou já tem o tradicional comando dos piscas no lado esquerdo?

A BMW já abandonou essa abordagem à praticamente uma década.

Por acaso é daquelas coisas que se estranha mas depois entranha-se...
E no meu caso habituei-me de tal forma que mais rapidamente procuro o botão em outras quando salto da bmw... do que falho o botão quando regresso à mesma!

Maio 19, 2021, 18:33:27, 18:33
Responder #113

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Fixe!! Tá feito! Temos de ir dar então uma voltinha matutina para festejar.
Quem se junta?
Este sábado comé????
De manhã de forma a que se venha almoçar a casa, senão a minha Ministra da Administração Interna veta o passeio...   :lolol:

Escolhe aí um ponto de encontro - Bomba da BP de Loures? (ver no link do Mapa abaixo)

https://goo.gl/maps/VezKnfbhkAgPAFJy7

Depois passar pela Tapada de Mafra até à Ericeira para beber um café junto à Praia dos Pescadores.
São ~70 km e uma hora e meia de caminho até lá (desde Almada, de Moscavide deves tirar uns 10 mins)

O regresso, tanto faz, pode ser em direcção a Sintra, ou voltar por Mafra (sem ir à Tapada), a passar na Venda do Pinheiro e depois um bocado de Auto-estrada A8:

https://goo.gl/maps/pmWip9h35Hu7gLJ99

São ~60 km e uma hora e um quarto aproximadamente.

9:00H nas bombas da BP de Loures??
https://goo.gl/maps/7wSGhByLxiueZt5e6

Se não for este Sábado, marca lá tu qualquer coisita, se quiseres e puderes!

Abc e venham de lá esses quilómetros!
« Última modificação: Maio 19, 2021, 18:53:37, 18:53 por MotardFeio »
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Maio 20, 2021, 10:14:26, 10:14
Responder #114

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
Obrigado amigo.

Este f.d.s a minha mãe vem do norte para passar tempo comigo e com a minha irmã, não vai dar :)

Mas em breve daremos uma volta!!

Aliás podemos aproveitar o mote, e juntar uma grupeta, e ir almoçar algures... Agora que já se pode...

Maio 20, 2021, 11:34:12, 11:34
Responder #115

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
Tenho 1,80m e mesmo com o vidro mais alto estou a levar um porradão de vento:



Algum conselho? Marcas, Modelos?

Maio 20, 2021, 16:00:05, 16:00
Responder #116

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
Tenho 1,80m e mesmo com o vidro mais alto estou a levar um porradão de vento:



Algum conselho? Marcas, Modelos?

Estive a pesquisar e relação preço/qualidade/nível de proteção irei comprar o Puig ajustável cor cinza claro.


Maio 20, 2021, 22:40:29, 22:40
Responder #117

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
1,87m, pus na minha um MRA Variotouring e até aos 20 km/h resoveu tudo, e ando com ele na posição mais baixa possível.

https://www.mrashop.de/com/model-based-products/bmw/f-850-gs/bj-18/7225/f-850-gs-variotouringscreen-vtm-2018?c=90006451
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Maio 21, 2021, 21:06:34, 21:06
Responder #118

lferreira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 207
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MS 950S
  • Localidade: Lisboa
Tenho 1,80m e mesmo com o vidro mais alto estou a levar um porradão de vento:



Algum conselho? Marcas, Modelos?

Estive a pesquisar e relação preço/qualidade/nível de proteção irei comprar o Puig ajustável cor cinza claro.



Na minha tb tenho um deflector da Puig, podem ñ ser baratos, mas a nivel de qualidade ñ tenho queixas, ainda ñ largou as fixações, nem partiu o vidro!  ::P:
Esse que mostras, implica comprares mesmo um vidro novo, se com um deflector dos mais pequenos te desenrascasses... sempre aproveitavas o original e poupavas uns €'s, agora assim...  :(

Maio 26, 2021, 14:31:21, 14:31
Responder #119

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
Tenho 1,80m e mesmo com o vidro mais alto estou a levar um porradão de vento:



Algum conselho? Marcas, Modelos?

Estive a pesquisar e relação preço/qualidade/nível de proteção irei comprar o Puig ajustável cor cinza claro.



Na minha tb tenho um deflector da Puig, podem ñ ser baratos, mas a nivel de qualidade ñ tenho queixas, ainda ñ largou as fixações, nem partiu o vidro!  ::P:
Esse que mostras, implica comprares mesmo um vidro novo, se com um deflector dos mais pequenos te desenrascasses... sempre aproveitavas o original e poupavas uns €'s, agora assim...  :(

É o que é. Já o comprei entretanto ver se monto

Maio 26, 2021, 14:41:32, 14:41
Responder #120

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
Ontem foi dia de Cabo da Roca e Guincho.

Para a semana, leva crash bars touratech.



Maio 26, 2021, 14:44:02, 14:44
Responder #121

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
Alguém com problemas de ligação Bluetooth Sena 20S Evo com iPhone?

No meu caso, ouço a musica com muitos cortes. Parece que a ligação entre os aparelhos não é estável.

Sugestões? (Sena com o firmware atualizado)

P.S.: isto anda a chatear-me tanto, que ando a ponderar vender esta m*rda nova!!!
« Última modificação: Maio 26, 2021, 14:48:30, 14:48 por belzebuh »

Maio 26, 2021, 14:45:56, 14:45
Responder #122

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Ligações bem efetuadas/mal encaixadas?
Está bem encaixado o aparelho no suporte preso ao capacete?
Desligar e voltar a configurar a ligação de bluetooth no telemóvel?

Maio 26, 2021, 14:52:51, 14:52
Responder #123

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
Ligações bem efetuadas/mal encaixadas?
Está bem encaixado o aparelho no suporte preso ao capacete?
Desligar e voltar a configurar a ligação de bluetooth no telemóvel?

1ª pergunta check; mas podes especificar? os heaphones estão bem encaixados no suporte e os cabos sem tensão. Os cortes são simultâneos, em ambos os lados.
2ª check
3ª update firmware, apaguei do iPhone a ligação, ainda não voltei a emparelhar/testa. Falta de fé que resulte/chatear-me ainda mais com isto...

O telemóvel, está fixo à mota, e pensei, que pudesse ser vibração. Pus o telefone, no bolso, melhorou mas longe, da qualidade de ligação que tenho com os meus headphones Bluetooth.
Para a próxima testo rádio, isso de facto não testei.

Não sei a vossa opinião, mas desde que tenho iPhones que tenho problemas de ligação Bluetooth, com algum equipamento. Ou coluna de som, relogio de desporto, gps da bicicleta, nunca tenho uma ligação clean com tudo o que quero ligar (e nunca ligou equipamento da china)
« Última modificação: Maio 26, 2021, 14:59:45, 14:59 por belzebuh »

Maio 26, 2021, 15:17:35, 15:17
Responder #124

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
Ligações bem efetuadas/mal encaixadas?
Está bem encaixado o aparelho no suporte preso ao capacete?
Desligar e voltar a configurar a ligação de bluetooth no telemóvel?

1ª pergunta check; mas podes especificar? os heaphones estão bem encaixados no suporte e os cabos sem tensão. Os cortes são simultâneos, em ambos os lados.
2ª check
3ª update firmware, apaguei do iPhone a ligação, ainda não voltei a emparelhar/testa. Falta de fé que resulte/chatear-me ainda mais com isto...

O telemóvel, está fixo à mota, e pensei, que pudesse ser vibração. Pus o telefone, no bolso, melhorou mas longe, da qualidade de ligação que tenho com os meus headphones Bluetooth.
Para a próxima testo rádio, isso de facto não testei.

Não sei a vossa opinião, mas desde que tenho iPhones que tenho problemas de ligação Bluetooth, com algum equipamento. Ou coluna de som, relogio de desporto, gps da bicicleta, nunca tenho uma ligação clean com tudo o que quero ligar (e nunca ligou equipamento da china)

Teste dentro de casa ok. Abanei o telemóvel e o capacete com violência, e a ligacão OK.

Vamos ver na mota...

Maio 26, 2021, 15:37:19, 15:37
Responder #125

msilva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 76
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Aprilia
  • Modelo Motociclo: Caponord
  • Localidade: Tondela
Provalvelmente tem a ver com o Iphone, eu tambem tenho intercomunicador no capacete ( outra marca ) e a musica tb falha. provalvelmente tem a ver com as actualizações que a apple tem feito.

Eu tenho GPS na moto ( TomTom Rider ) e actualmente não consigo emparelhar o iphone com o mesmo. Segundo informação da TomTom, isso é devido a politica de privaçidade de ligações bluetooth da Apple.

Maio 26, 2021, 16:45:42, 16:45
Responder #126

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
Provalvelmente tem a ver com o Iphone, eu tambem tenho intercomunicador no capacete ( outra marca ) e a musica tb falha. provalvelmente tem a ver com as actualizações que a apple tem feito.

Eu tenho GPS na moto ( TomTom Rider ) e actualmente não consigo emparelhar o iphone com o mesmo. Segundo informação da TomTom, isso é devido a politica de privaçidade de ligações bluetooth da Apple.

Sim foi o que eu pensei, e não entendo como é que equipamentos tão caros, tenham este tipo de limitações ridículas.

Maio 26, 2021, 17:04:33, 17:04
Responder #127

msilva

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 76
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Aprilia
  • Modelo Motociclo: Caponord
  • Localidade: Tondela
Provalvelmente tem a ver com o Iphone, eu tambem tenho intercomunicador no capacete ( outra marca ) e a musica tb falha. provalvelmente tem a ver com as actualizações que a apple tem feito.

Eu tenho GPS na moto ( TomTom Rider ) e actualmente não consigo emparelhar o iphone com o mesmo. Segundo informação da TomTom, isso é devido a politica de privaçidade de ligações bluetooth da Apple.

Sim foi o que eu pensei, e não entendo como é que equipamentos tão caros, tenham este tipo de limitações ridículas.

É exactamente o que sinto, cada vez que aparece uma actualização de software, lá vou eu a ver se as coisas funcionam, mas até a data, continua tudo na mesma  :( :( :(
Provalvelmente quando trocar de  tlm, por causa desses problemas todos, vou novamente para o Android.


Maio 27, 2021, 00:08:24, 00:08
Responder #128

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4133
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Abanar o capacete para que?   :???: Achas que o movimento do capacete influência uma ligação de radiofrequência?  :D



Esses silêncios tem uma explicação simples: não há largura de banda entre iPhone e Sena suficiente para a música tocar de forma contínua.

Isso pode dever se a várias coisas:

Interferência… tens mais aparelhos BT por perto que estão a  a ligação ou então algum outro emissor de ruído RF por perto… provavelmente o mais certo

Um dos aparelhos tem demasiados perfis instalado, ou tem algum perfil corrompido e está a desperdiçar largura de banda a tentar emparelhar com outros aparelhos

Problemas de stack do BT: actualizar os 2 aparelhos para os últimos Firmwares
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Maio 30, 2021, 20:55:58, 20:55
Responder #129

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
Abanar o capacete para que?   :???: Achas que o movimento do capacete influência uma ligação de radiofrequência?  :D



Esses silêncios tem uma explicação simples: não há largura de banda entre iPhone e Sena suficiente para a música tocar de forma contínua.

Isso pode dever se a várias coisas:

Interferência… tens mais aparelhos BT por perto que estão a  a ligação ou então algum outro emissor de ruído RF por perto… provavelmente o mais certo

Um dos aparelhos tem demasiados perfis instalado, ou tem algum perfil corrompido e está a desperdiçar largura de banda a tentar emparelhar com outros aparelhos

Problemas de stack do BT: actualizar os 2 aparelhos para os últimos Firmwares

Eu sei que nãi, mas sei la, foi um teste  :megafeliz:

De qualquer forma, atualizei o firmware do Sena, fiz a ligação bluetooh do zero, e está impecavel. Sem cortes, nada a apontar.

A mota está-se a revelar uma boa compra. É pesada. pelo menos segundo estava a dizer o dono de uma africa twin 1000cc, os pesos são semelhantes.

Os modos condução são perfeitamente percetíveis, sou um novato a andar em motas maiores, mas tem força em qualquer mudança, o quick shifter é um mimo de usar.

Junho 05, 2021, 16:18:01, 16:18
Responder #130

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
Upgrades:

Puig: conjuntamente com abafadores de ruido nas orelhas ajudou e muito no conforto. ainda assim, já o subi mais um pouco. vamos ver na próxima volta como está.
Para quem quiser saber, esta proteção de optica da wunderlich e vidro da Puig, NÃO são compativeis. Se fizerem zoom vão ver um corte do nosso lado esquerdo, que não fui eu que o fiz.

crash bars da touratech na minha opinião ficaram impecáveis

barkbusters, teve de ser (como se tira uma votação de um post?). ja andava com isso em mente, e quando vi o video de um rapaz, com uma mota igual a esta, com menos de 1000kms, deixar tombar e partir logo uma manete, comprei. estava com receio de como ficariam os plasticos, mas até acho que gosto mais vs originais, e o material é de longe melhor,






Junho 05, 2021, 16:32:16, 16:32
Responder #131

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
1000kms feitos, revisão feita. Magia, magia precisa de um update de software. não entendo porque não as entregam com o ultimo update mas enfim. mecânica, mal fora, mas não tinha nada a assinalar.

Uma vez ficavam sempre os maximos ligados, e aparecia a mensagem de erro. Dormiu uma noite passou.
Outra vez, não mudava de dynamic para road. Off e On e resolveu.

Como ja disse e volto a repetir não tenho modo de comparação com outras motas, mas este motor parece-me "cheio". Ando tipicamente com ela entre os 3k e 4k rpm (dentro dos limites de velocidade), e não se queixa.

Tem força em todas as mudanças com boa resposta, mesmo em 6ª a baixas rpm (3k).

Está a consumir 4.9, mesmo com umas puxadelas.

Modos de condução, nota-se a diferença em tudo, suspensão e especialmente resposta motor:

Rain: só mesmo para usar em chuva...a mota fica com um comportamento triste!
Enduro: ainda não sei... já fiz um estradão, mas não tenho skills para testar. supostamente solta mais a roda de trás.
dynamic: se se tiver numa serra, ou numa nacional (com piso bom porque se nota maior rigidez) para ultrapassar é porreiro. ela muda de voz, e a resposta é mais imediata. em ritmos de passeio, ou cidade, não gosto. roda-se meio mm o acelerador e ela salta.
road: é o mais usado. soft qb e progressivo qb.

Faltam viram as fog lights da touratech que estão esgotadas.

A equacionar, elevar e trazer mais para mim o guiador. Mais para a frente saberei responder de certeza.

Ainda bem que um dia comprei uma PCX "porque motas não é a minha coisa e é só um meio de transporte", porque estou a adorar esta 750. :megafeliz:

Junho 28, 2021, 20:10:49, 20:10
Responder #132

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
2500kms

Para lá foi pela N2, e demorei mais porque fui mesmo no relax. Cheguei com fadiga nos ombros, vou montar um "riser", tenho 1.80cm, e tenho a sensação que o guiador está baixo. De resto cheguei tranquilo.

Fiz reset ao computador de bordo, e para cá Algarve Lisboa a 130km/h AE veio a consumir 6.1l/100kms.

Entretanto não fiz reset ao computador de bordo, e umas voltas pela cidade, e hoje com uma saida a Peniche, com ida pela nacional e vinda por AE tem uma média de 4.2.

Encontrei a boa posição para o puig, e com uns abafadores de ruido in ear, estou confortável a qualquer velocidade, e ouço perfeitamente musica e chamadas.

Emparelhar por BT, com a mota com sena e iPhone, resulta ao retorno dos cortes da musica. Deixe só emparelhado Sena e iphone  e fica OK. Vou tentar emparelhar o iphone com a mota, e ver se o BT se aguenta.

Fica aqui uma foto de hoje:


Junho 28, 2021, 21:05:58, 21:05
Responder #133

snap

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 152
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CBF1000
  • Localidade: Paredes
Bom relato.

E bons quilómetros.

Junho 29, 2021, 10:06:12, 10:06
Responder #134

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
 :nice:

Está um "mimo" essa máquina. Kms para cima!!!!

Junho 29, 2021, 12:09:07, 12:09
Responder #135

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
Bela máquina!!!
 Os consumos são muito fixes. 4.2!  :tirarchapeu:

Em AE não há milagres, especialmente para uma moto desse tamanho/altura.

 :convivio:
V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Julho 04, 2021, 12:52:02, 12:52
Responder #136

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
viagem lisboa arrifana.

trajeto lisboa até Grândola pela AE a 130kms/h cruise control, depois até arrifana pela costa. Trajeto de volta igual. Consumo 4.6 l/100kms.

Tentativa de ligação por Bluetooth sena 20 s evo, com mota em simultâneo NOK. Musica fica logo com cortes. Não entendo como é que equipamentos tão caros, estão limitados pela largura de banda do Bluetooth. Desapontante é o mínimo que posso dizer.

Estreei umas rok straps, para prender uma mochila no lugar do passageiro, e a combinação de uma parte elástica com o nylon de uma cinta convencional, torna este equipamento simples e super eficaz a segurar algo que aumente a volumetria de transporte. Muito recomendado.

Mota nada a relatar. Na volta, de porto covo até Grândola, apanhei um nevoeiro serrado, e com luvas de pele de perfurada de verão, o aquecimento de punhos no mínimo, bem que ajudou.
Se duvidas tinha da utilidade dos projetores de led frontais, quando me cruzei com outras motas, tanto em condições de luz solar total ou nevoeiro, efetivamente fazem diferença para se ser mais visível. É esperar que cheguem os meus...

Mesmo com o Puig bem regulado em altura, com o uso de abafadores de ruido, ainda não estou satisfeito com a quantidade de ruido. A quantidade de ruido é algo subjetivo, mas neste momento, ainda não estou satisfeito, e é algo a que sou sensivel. Vou all the way e trocar o meu Scorpion por um Schubert C4 Pro sem pála.

Até ao próximo relato.








Julho 09, 2021, 21:43:21, 21:43
Responder #137

lferreira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 207
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MS 950S
  • Localidade: Lisboa
viagem lisboa arrifana.

trajeto lisboa até Grândola pela AE a 130kms/h cruise control, depois até arrifana pela costa. Trajeto de volta igual. Consumo 4.6 l/100kms.

Tentativa de ligação por Bluetooth sena 20 s evo, com mota em simultâneo NOK. Musica fica logo com cortes. Não entendo como é que equipamentos tão caros, estão limitados pela largura de banda do Bluetooth. Desapontante é o mínimo que posso dizer.

Estreei umas rok straps, para prender uma mochila no lugar do passageiro, e a combinação de uma parte elástica com o nylon de uma cinta convencional, torna este equipamento simples e super eficaz a segurar algo que aumente a volumetria de transporte. Muito recomendado.

Mota nada a relatar. Na volta, de porto covo até Grândola, apanhei um nevoeiro serrado, e com luvas de pele de perfurada de verão, o aquecimento de punhos no mínimo, bem que ajudou.
Se duvidas tinha da utilidade dos projetores de led frontais, quando me cruzei com outras motas, tanto em condições de luz solar total ou nevoeiro, efetivamente fazem diferença para se ser mais visível. É esperar que cheguem os meus...

Mesmo com o Puig bem regulado em altura, com o uso de abafadores de ruido, ainda não estou satisfeito com a quantidade de ruido. A quantidade de ruido é algo subjetivo, mas neste momento, ainda não estou satisfeito, e é algo a que sou sensivel. Vou all the way e trocar o meu Scorpion por um Schubert C4 Pro sem pála.

Até ao próximo relato.



Bem, em 1º lugar uma pergunta: Tinhas "passaporte" para entrar no meu quintal?  ::P:

Em 2º lugar, na vinda podias ter feito um trajecto diferente, seguias em direcção a Odemira, Cercal, Santiago do Cacém, tinhas curvas com fartura até Grândola e a viagem ñ seria tão monótona!  ;)
Em relação ao ruído, irás te-lo sempre, por muito bom que seja o capacete! Antes de avançares para o Schubert, lê o relato do DFelix sobre a marca, sem querer dizer que todos os capacetes dessa marca tenham os problemas que o dele teve... mas fica o alerta!

https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=830.msg32344#msg32344

Abraço






Julho 12, 2021, 09:29:47, 09:29
Responder #138

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Não existem soluções milagrosas.

Irás sempre ter o ruido no capacete atendendo ao tipo de mota que conduzes atualmente. Repara que o ruido no capacete vaira conforme a tua posição na mota. Isso deve-se ao conjunto: motociclista, tipo de mota e capacete. Por vezes melhorar o capacete pode ajudar mas nunca suprime na totalidade.

Também sou da opinião do companheiro lferreira: lê o relato do dfelix para tirares conclusões.

Considera uns tampões para os ouvidos.


Julho 17, 2021, 13:44:02, 13:44
Responder #139

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
viagem lisboa arrifana.

trajeto lisboa até Grândola pela AE a 130kms/h cruise control, depois até arrifana pela costa. Trajeto de volta igual. Consumo 4.6 l/100kms.

Tentativa de ligação por Bluetooth sena 20 s evo, com mota em simultâneo NOK. Musica fica logo com cortes. Não entendo como é que equipamentos tão caros, estão limitados pela largura de banda do Bluetooth. Desapontante é o mínimo que posso dizer.

Estreei umas rok straps, para prender uma mochila no lugar do passageiro, e a combinação de uma parte elástica com o nylon de uma cinta convencional, torna este equipamento simples e super eficaz a segurar algo que aumente a volumetria de transporte. Muito recomendado.

Mota nada a relatar. Na volta, de porto covo até Grândola, apanhei um nevoeiro serrado, e com luvas de pele de perfurada de verão, o aquecimento de punhos no mínimo, bem que ajudou.
Se duvidas tinha da utilidade dos projetores de led frontais, quando me cruzei com outras motas, tanto em condições de luz solar total ou nevoeiro, efetivamente fazem diferença para se ser mais visível. É esperar que cheguem os meus...

Mesmo com o Puig bem regulado em altura, com o uso de abafadores de ruido, ainda não estou satisfeito com a quantidade de ruido. A quantidade de ruido é algo subjetivo, mas neste momento, ainda não estou satisfeito, e é algo a que sou sensivel. Vou all the way e trocar o meu Scorpion por um Schubert C4 Pro sem pála.

Até ao próximo relato.



Bem, em 1º lugar uma pergunta: Tinhas "passaporte" para entrar no meu quintal?  ::P:

Em 2º lugar, na vinda podias ter feito um trajecto diferente, seguias em direcção a Odemira, Cercal, Santiago do Cacém, tinhas curvas com fartura até Grândola e a viagem ñ seria tão monótona!  ;)
Em relação ao ruído, irás te-lo sempre, por muito bom que seja o capacete! Antes de avançares para o Schubert, lê o relato do DFelix sobre a marca, sem querer dizer que todos os capacetes dessa marca tenham os problemas que o dele teve... mas fica o alerta!

https://www.clubeportuguesmotociclismo.pt/index.php?topic=830.msg32344#msg32344

Abraço

E eu com a ideia que mota dava passaporte ilimitado para todo o lado  :megafeliz:

Para a próxima farei esse trajeto que sugeres.

O dele é o R2, que não sendo um capacete barato, deveria ter melhor qualidade do que ele refere.

Eu optei pelo C4 Pro. Efetivamente a seguir ao C3 Pro, que globalmente e pelo que li/vi é um ótimo capacete, lançaram o C4. O C4 durou pouco no mercado, porque trazia alguns problemas, e passado 1 ano, ou o que foi de o lançarem, apareceu o C4 Pro, que é o atual com os problemas, mais uma vez segundo li e vi, resolvidos.

Mas sim a ver.

Julho 17, 2021, 13:58:20, 13:58
Responder #140

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
Não existem soluções milagrosas.

Irás sempre ter o ruido no capacete atendendo ao tipo de mota que conduzes atualmente. Repara que o ruido no capacete vaira conforme a tua posição na mota. Isso deve-se ao conjunto: motociclista, tipo de mota e capacete. Por vezes melhorar o capacete pode ajudar mas nunca suprime na totalidade.

Também sou da opinião do companheiro lferreira: lê o relato do dfelix para tirares conclusões.

Considera uns tampões para os ouvidos.

Sim claro que não existem soluções milagrosas, mas 85db medidos por empresas supostamente isentas, coloca o capacete numa zona de ruido, não nociva para a audição. O C3 Pro, por alguma razão era ainda melhor a deixar passar apenas 83db.

Sim eu estive a ler. E ele ou teve azar com o R2, ou sofre do mesmo problema, que o descontinuado C4, sofria, que simplesmente foi mal construído (vá-se lá entender como e porque!!)

Eu uso tampões, de qualidade não são uma  m€rda reles, mas depois de uma tirada de 300kms, tiro o capacete e tenho a sensação que sai de uma discoteca. Infelizmente não resulta.

Logico que estou sempre apreensivo com a compra do C4 Pro. Mas de facto fico apreensivo, com todas as compras de valor mais avultado que faço, o dinheiro custa a ganhar a todos. Tal como em qualquer outra compra cara que eu faço, esgoto reviews, vídeos, artigos etc, e no caso do C4 Pro, não vi nada de significativo de mau, em long term reviews inclusive. E o facto de saber que é uma 2ª iteração do mesmo capacete que trazia falhas (o C4), dá-me alguma confiança.

Agora, também trabalho em industria à anos suficientes, para saber que às vezes há coisas que não correm a 100% e que isso mais tarde, pode-se refletir no cliente. Infelizmente tudo nesta vida falha e é preciso sorte.

Continuarei com os meus relatos, sempre pronto para ler os vossos comentários.

Julho 22, 2021, 15:22:27, 15:22
Responder #141

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
Alguém que me ajude a remover a pool no topo deste tópico sff

Julho 23, 2021, 08:34:52, 08:34
Responder #142

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 902
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
O meu Schuberth S2 é muito silencioso. E só posso dizer que é 5 estrelas, numa escala de 5 estrelas.

É um integral normal de estrada.

O R2, saiu para criar uma gama mais barata, para o utilizador "urbano" onde implicitamente estarão considerados trajectos mais curtos e a mais baixas velocidades, não deixando de ser caro. Quem o compra a pensar em 300km de passeio, enganou-se. Ou foi enganado!
Foi um tiro ao lado, era mau demais para o preço que ostentava, se focce de 200€ já era um bom capacete, comparando com os de 200€.

O S2 era de 700€, mas sente-se o dinheiro na qualidade que tem, a todos os níveis.
É um capacete quente no verão por ser pouco ventilado, o que ajuda bastante a ser silencioso.

O SR1 que também tive, embora fosse mais caro, era extremamente leve e barulhento, tendo até uma "tampas" para abrir na zona das orelhas que deixava entrar mais ruído - lá está, foi desenvolvido para andar em pista, e não para o dia-a-dia ou viagem.

Um martelo é para pregar pregos e um serrote para serrar troncos. Mas também se consegue martelar uns pregos com o serrote, só que não é lá grande coisa...


Agora tenho é pena que os capacetes da schuberth sejam tão feios hoje em dia, e por isso mesmo fui para a Arai quando precisei de mudar. Isso e a ventilação fraca do tipo de capacete que tenho. E o Arai é 5 estrelas.

Agora vou arranjar um de cross, leve e fresco para andar no verão e trajectos curtos, com uns óculos a acompanhar. Já sei que vai ser pouco insonorizado, mas vai ser fresquinho como tudo - é o objectivo. Depois não o levo quando for passear até ao Minho, que chegava lá surdo.  :lolol: :lolol: :lolol: :lolol:

Os moderadores conseguirão anular a pool concerteza!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Julho 23, 2021, 10:46:25, 10:46
Responder #143

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
O meu Schuberth S2 é muito silencioso. E só posso dizer que é 5 estrelas, numa escala de 5 estrelas.

É um integral normal de estrada.

O R2, saiu para criar uma gama mais barata, para o utilizador "urbano" onde implicitamente estarão considerados trajectos mais curtos e a mais baixas velocidades, não deixando de ser caro. Quem o compra a pensar em 300km de passeio, enganou-se. Ou foi enganado!
Foi um tiro ao lado, era mau demais para o preço que ostentava, se focce de 200€ já era um bom capacete, comparando com os de 200€.

O S2 era de 700€, mas sente-se o dinheiro na qualidade que tem, a todos os níveis.
É um capacete quente no verão por ser pouco ventilado, o que ajuda bastante a ser silencioso.

O SR1 que também tive, embora fosse mais caro, era extremamente leve e barulhento, tendo até uma "tampas" para abrir na zona das orelhas que deixava entrar mais ruído - lá está, foi desenvolvido para andar em pista, e não para o dia-a-dia ou viagem.

Um martelo é para pregar pregos e um serrote para serrar troncos. Mas também se consegue martelar uns pregos com o serrote, só que não é lá grande coisa...


Agora tenho é pena que os capacetes da schuberth sejam tão feios hoje em dia, e por isso mesmo fui para a Arai quando precisei de mudar. Isso e a ventilação fraca do tipo de capacete que tenho. E o Arai é 5 estrelas.

Agora vou arranjar um de cross, leve e fresco para andar no verão e trajectos curtos, com uns óculos a acompanhar. Já sei que vai ser pouco insonorizado, mas vai ser fresquinho como tudo - é o objectivo. Depois não o levo quando for passear até ao Minho, que chegava lá surdo.  :lolol: :lolol: :lolol: :lolol:

Os moderadores conseguirão anular a pool concerteza!

Bom dia,

Por estar cada vez mais de acordo com a tua opinião, é que tenho o Scorpion à venda, mas irei remover. De facto é um capacete que acima de 90kms/h, mesmo com tampões, não dá para usar (já para não falar que é material novo, mas querem comprar como se tivesse 50 anos...) Contudo, num uso diário, chega bem e dói menos na alma se lhe tirar uma lasca de tinta porque tenho menos cuidado com ele no dia a dia, do que ao schuberth.

Dito isto, gostos não se discutem, mas não acho que este esquema de cores no meu C4 Pro seja "feio":



Obrigado pelo feedback

Agosto 18, 2021, 21:21:54, 21:21
Responder #144

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
Mais uma viagem no f.d.s passado no calor, onde apanhei de forma constante 43 a 45 graus.

Nunca tinha andado de mota com tanto calor, e o comportamento foi impecável, nunca tendo passado dos 89 graus.

Próximos investimentos:

Remus 8
Airbag Helite Turtle 2 ou Furygan.

Alguém tem algum feedback destes sistemas de airbag?

Agosto 23, 2021, 12:52:19, 12:52
Responder #145

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S


Mais uma viagem e passei os 5mil kms. Dos 4 mil kms para que ando a notar o motor mais solto, e com uma voz mais grossa  :)
Algo a equacionar depois de fazer mais kms, é se merece a pena ou não a troca por um banco mais confortável.

Questões para os mais entendidos que eu:

Este motor como todos sabemos, apenas não debita a potencia da 850 devido a programação da centralina. Se a reprogramar com o mesmo mapa da 850, é detetável e perco a garantia do motor?

Mudar para um filtro K & N, com um slip on Remus, vou ter ganhos percetíveis?

Obrigado

« Última modificação: Agosto 23, 2021, 12:59:34, 12:59 por belzebuh »

Agosto 23, 2021, 14:58:43, 14:58
Responder #146

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5294
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul


Mais uma viagem e passei os 5mil kms. Dos 4 mil kms para que ando a notar o motor mais solto, e com uma voz mais grossa  :)
Algo a equacionar depois de fazer mais kms, é se merece a pena ou não a troca por um banco mais confortável.

Questões para os mais entendidos que eu:

Este motor como todos sabemos, apenas não debita a potencia da 850 devido a programação da centralina. Se a reprogramar com o mesmo mapa da 850, é detetável e perco a garantia do motor?

Mudar para um filtro K & N, com um slip on Remus, vou ter ganhos percetíveis?

Obrigado

Pelo que li, fazer remap em centralinas da BMW é ligeiramente mais complicado que nas de outras marcas e o melhor é sempre utilizar alguém especializado no assunto...que te vão cobrar algo como 500/600€ (e parece que envias por correio a ECU para Alemanha ou Itália) MAS julgo que vás perder sempre a garantia da marca... pelo que se pretendes fazer upgrades desses ou esperas pelo fim da garantia ou vendes essa e compras a F850 ou mesmo logo a R1250Gs  8) ;)  [podes recorrer ao zé da esquina que te leva 250/300€ e depois é rezar para que tudo corra bem]

Sobre o filtro K&N é porreiro ser lavável mas filtra menos para permitir maior passagem de ar, pelo que no dia a dia é sempre preferível o filtro de origem para minimizares problemas de motor sujo...

Os escapes SlipOn  julgo que só praticamente sirvam para dar estética à moto e sonoridade distinta pelo que se pretendes realmente dar algo mais à moto mais vale um escape para o efeito desde logo os colectores de escape...
Em relação aos escapes aftermarket é sempre aconselhável ajustar o "mapa de combustível" através de "PowerCommander's" ...
Em escapes talvez consigas ganhar 1/2 CV...

Acho que pelo menos o dfelix já acrescente algo ou me corrige... ou então que mais alguém te possa ajudar!


nota: há um site de preparação "oficial" de motos BMW que te fazem este serviço MAS não te dão garantia...
« Última modificação: Agosto 23, 2021, 15:00:13, 15:00 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Agosto 23, 2021, 16:10:50, 16:10
Responder #147

SARider

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 822
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    "Ride Free, Ride Safe!"
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: V-Strom 650XT
  • Localidade: Sintra
(...)
Este motor como todos sabemos, apenas não debita a potencia da 850 devido a programação da centralina.
Era interessante perceber o porquê?  Será somente pelas emissões?

(...)
Mudar para um filtro K & N, com um slip on Remus, vou ter ganhos percetíveis?

 Só com a mudança de ponteira não deverá haver  ganhos, a não ser no ruído (o que por sí é uma razão tão válida como qq outra)
 Com alterações na admissão e linha completa escape deveria ser necessário ajustar a carburação, para que o motor mantenha o correcto racio ar/combustível.  Sendo um motor de injeção, lá estamos nós de novo no re-mapeamento.

 Filtos de ar K&N, BMC ou similares, somente posso dar a minha opinião, sabendo que há por aqui muito pessoal que acha que é um bom "investimento".
 -Não são tão eficazes a extrair as partículas mais pequenas do ar de admissão como um filtro OEM. Quanto mais limpo for o ar de admissão, maior a durabilidade do motor. São dois factos importantes a ter em conta.
 -São menos restrictivos, precisamente pelo motivo anterior. Isso traduz-se em maior fluxo de ar, o que tem impacto positivo no rendimento do motor. São porventura  indicados para uso em competição.
 - São laváveis e por isso não necessitam de substituição, mas  são necessário produtos especificos para a sua manutenção e limpeza.
 - Por fim, custam 3 a 4 vezes mais um filtro OEM, o que segundo os recentes padrões de manutenção, somente no final de 40 a 60000kms começaria a compensar financeiramente.

Teem um marketing que apela ao "fantástico", exaltando as suas qualidades, mas omitindo as contra-indicações, certamente se fosse uma classe de produto regulado com normas/standards especificos para retenção de particulas  a conversa seria outra....

Por alguma razão os fabricantes de motores usam filtros  em "papel" ou em esponja humedecida com óleo como sistemas originais.

Em ultima análise a decisão é sempre tua, e espero ter contribuido para que seja uma decisão informada.
 :convivio:



V-Strom650XT
Yamaha N-Max 125

Agosto 23, 2021, 23:34:08, 23:34
Responder #148

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S
(...)
Este motor como todos sabemos, apenas não debita a potencia da 850 devido a programação da centralina.
Era interessante perceber o porquê?  Será somente pelas emissões?

(...)
Mudar para um filtro K & N, com um slip on Remus, vou ter ganhos percetíveis?

 Só com a mudança de ponteira não deverá haver  ganhos, a não ser no ruído (o que por sí é uma razão tão válida como qq outra)
 Com alterações na admissão e linha completa escape deveria ser necessário ajustar a carburação, para que o motor mantenha o correcto racio ar/combustível.  Sendo um motor de injeção, lá estamos nós de novo no re-mapeamento.

 Filtos de ar K&N, BMC ou similares, somente posso dar a minha opinião, sabendo que há por aqui muito pessoal que acha que é um bom "investimento".
 -Não são tão eficazes a extrair as partículas mais pequenas do ar de admissão como um filtro OEM. Quanto mais limpo for o ar de admissão, maior a durabilidade do motor. São dois factos importantes a ter em conta.
 -São menos restrictivos, precisamente pelo motivo anterior. Isso traduz-se em maior fluxo de ar, o que tem impacto positivo no rendimento do motor. São porventura  indicados para uso em competição.
 - São laváveis e por isso não necessitam de substituição, mas  são necessário produtos especificos para a sua manutenção e limpeza.
 - Por fim, custam 3 a 4 vezes mais um filtro OEM, o que segundo os recentes padrões de manutenção, somente no final de 40 a 60000kms começaria a compensar financeiramente.

Teem um marketing que apela ao "fantástico", exaltando as suas qualidades, mas omitindo as contra-indicações, certamente se fosse uma classe de produto regulado com normas/standards especificos para retenção de particulas  a conversa seria outra....

Por alguma razão os fabricantes de motores usam filtros  em "papel" ou em esponja humedecida com óleo como sistemas originais.

Em ultima análise a decisão é sempre tua, e espero ter contribuido para que seja uma decisão informada.
 :convivio:

Ok percebi que não trás vantagens.

Relativamente ao que perguntas, com desenvolvimento de um produto, com apenas eletronica, conseguem ter dois produtos e situados em segmentos de mercado diferentes. Não tem a ver com a emissoes, visto que pago o mesmo de IUC do que a 850.

E de facto, a BMW já faz isto, desde a geração anteriores. E todas as marcas fazem com os carros. Quantas marcas, usam o mesmo motor, e com programação de centralina, colocam mais produtos no mercado. Nos 2000 diesel, essa pratica era mato, com o 316 (agora a BMW ja tem um 1600, mas durante muito tempo usou os 2000 com 110cv), o 318 com 143 cv e o 320 com os 163 cavalos (isto tem uns anos mas é filosofia). E já agora é filosofia tranversal a outras marcas, basta ver a tiger 850 sport que aplicaram a mesma receita de reprogramação para porem no mercado um produto mais barato.. E tenho a certeza absoluta que mecanicamente é tudo igual. O que mata a eficácia de uma linha de produção é a variabilidade. Se tiveres dois motores, carro ou mota tanto faz, iguais e consegues obter mais produtos, resumindo a uma programação é o que vai acontecer...

Obrigado pelo feedback, gosto de ir assimilando conhecimentos novos, e a tua explicação foi clarinha

Agosto 23, 2021, 23:37:32, 23:37
Responder #149

belzebuh

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 384
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: Multistrada 950S


Mais uma viagem e passei os 5mil kms. Dos 4 mil kms para que ando a notar o motor mais solto, e com uma voz mais grossa  :)
Algo a equacionar depois de fazer mais kms, é se merece a pena ou não a troca por um banco mais confortável.

Questões para os mais entendidos que eu:

Este motor como todos sabemos, apenas não debita a potencia da 850 devido a programação da centralina. Se a reprogramar com o mesmo mapa da 850, é detetável e perco a garantia do motor?

Mudar para um filtro K & N, com um slip on Remus, vou ter ganhos percetíveis?

Obrigado

Pelo que li, fazer remap em centralinas da BMW é ligeiramente mais complicado que nas de outras marcas e o melhor é sempre utilizar alguém especializado no assunto...que te vão cobrar algo como 500/600€ (e parece que envias por correio a ECU para Alemanha ou Itália) MAS julgo que vás perder sempre a garantia da marca... pelo que se pretendes fazer upgrades desses ou esperas pelo fim da garantia ou vendes essa e compras a F850 ou mesmo logo a R1250Gs  8) ;)  [podes recorrer ao zé da esquina que te leva 250/300€ e depois é rezar para que tudo corra bem]

Sobre o filtro K&N é porreiro ser lavável mas filtra menos para permitir maior passagem de ar, pelo que no dia a dia é sempre preferível o filtro de origem para minimizares problemas de motor sujo...

Os escapes SlipOn  julgo que só praticamente sirvam para dar estética à moto e sonoridade distinta pelo que se pretendes realmente dar algo mais à moto mais vale um escape para o efeito desde logo os colectores de escape...
Em relação aos escapes aftermarket é sempre aconselhável ajustar o "mapa de combustível" através de "PowerCommander's" ...
Em escapes talvez consigas ganhar 1/2 CV...

Acho que pelo menos o dfelix já acrescente algo ou me corrige... ou então que mais alguém te possa ajudar!


nota: há um site de preparação "oficial" de motos BMW que te fazem este serviço MAS não te dão garantia...

Muito obrigado pelo feedback...e de facto concordo contigo, não vale a pena tentar fazer uma de maior cc, porque não o é..

Mas de facto esta questão da programação desta mota chateia, porque a performance está lá mas castrada pela eletrónica. Mas racionalmente, ainda bem, porque experiência em motas grandes, tenho com esta...

Já agora qual é o site?