Autor Tópico: Skully, capacete futurista nascido de uma "Start-up"...encerrou!!  (Lida 3120 vezes)

Julho 31, 2016, 10:30:40, 10:30
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Skully, capacete futurista nascido de uma "Start-up"...encerrou!!





Notícia obtida em: http://www.motociclismo.pt



“Start-up” norte americana encerra atividade depois dos novos investidores terem forçado a saída dos dois fundadores.

No entanto, ao contrário da sua congénere de Silicon Valley, esta história não acaba bem.

Depois de conseguirem angariar mais de 17 milhões de dólares (15 milhões de euros) através de investidores e particulares, que investiram cerca de 1.500 dólares cada na empresa em troca de uma unidade quando estas começassem a ser produzidas em massa, os fundadores da empresa, dois irmãos Marcus e Mitch Weller, começaram a demonstrar alguma falta de conhecimento na gestão da empresa que haviam criado o que resultou em sucessivos atrasos no início da produção que por sua vez criou um sentimento de desagrado cada vez maior nos investidores e nos particulares que começavam a ver cada vez mais longe o produto pelo qual tinham pago.

A situação chegou a um ponto de ebulição nas últimas semanas quando os investidores tomaram a decisão conjunta de afastar os dois irmãos e assumir as rédeas da empresa que acabaria por fechar portas esta semana.

Segundo informações da imprensa norte americana, os danos à credibilidade da Skully, juntamente com a necessidade de reequipar a unidade fabril para lidar com o início da produção e ainda a obrigação de fazer o capacete passar as homologações DOT e ECE, algo pouco provável devido ao baixo volume de produção e aos diversos apetrechos no interior da viseira que constituem um risco em caso de acidente, todo o projeto acabaria por ser encerrado.

No que diz respeito às finanças da empresa, torna-se muito pouco provável que os particulares que “pré-encomendaram” os seus capacetes de 1.500 dólares voltem a ver o dinheiro sendo esperado, no entanto, que os ativos da empresa sejam liquidados para pagar quaisquer dívidas correntes.

Apesar dos equipamentos para motociclistas atingirem todos os dias novos níveis de segurança, durabilidade e conforto, poucas têm sido as inovações verdadeiramente pioneiras nesta industria. O desenvolvimento de airbags para blusões e fatos de pista em massa será talvez o mais recente exemplo de uma certa mudança de paradigma no equipamento que escolhemos para nos proteger. Mas em 2013 tivemos um momento “Apple” na indústria dos capacetes através de uma recém-criada “start-up” denominada Skully, que apresentou um produto inovador e com enorme promessa: O Skully AR-1Um capacete equipado com um completo sistema de “Heads up display” (HUD) e uma camara traseira capaz de projetar essas imagens e informação como mapas, mensagens, chamadas e qualquer outro tipo de informação visual na viseira do capacete.
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Dalai Lama

Julho 31, 2016, 10:39:20, 10:39
Responder #1

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Espero bem que nenhum dos membros aqui do CP-Moto, tenha pago os 1.500 dólares necessários para garantia de um dos capacetes Skully.  :napodeser:

A verdade é que este projecto até poderia mesmo ter viabilidade, mas no caminho turtuoso do projecto até ao fabrico, foi deitado tudo por terra.

Actualmente temos a BMW a explorar algo semelhante e também com tecnologia Heads Up Display.
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Agosto 01, 2016, 00:38:15, 00:38
Responder #2

Cross

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Com um pouco Mai's que esta quanta faz se um me Casa.
Nao seria com a mesma high tech mas algo muito parecido e claro nunca necessitaria de certificação. Aliás está mais que claro que a certificação e a questão principal para isto ir para o buraco... Lobby atrás de lobby!!!

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Agosto 04, 2016, 18:19:33, 18:19
Responder #3

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Hehehe em casa acho que não saia grande coisa, Cross.  :feliz:

Pelo menos no meu caso, acho que estourava os 1.500 dólares sem sair da maquete... :D

Neste caso da Skully, sim...os lobbys acabaram com o sonho.
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Agosto 09, 2016, 22:42:56, 22:42
Responder #4

TMXR

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Nao sei o problema terao sido os lobbies...



A Skully prometeu muito e meteu-se num negocio que é complexo e no qual nao tinha know how, nem parceiros, nem estutura de fabrico.


Entretanto foram aparecendo uns prototipos e uma grande exploracao dos media sociais para justificar os consecutivos adiamentos  :zangadoplus:


Ha pouco tempo, surgiram novas noticias em que o parceiro que ia manufacturar tinha deixado de ser Americano e passou a ser Chines e agora...



Atendendo ao ultimo processo, parece-me que grande parte do $ conseguido foi gasto a proveito proprio dos mentores do projecto e serviram para pagar alugueres de Lamborghinis, 2 Dodge Vipers, iPhones, iWatches, idas a clubes de strip  :???: :???: :???: , quadros, despesas de representacao (hoteis, restaurantes, etc...)


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Agosto 09, 2016, 22:48:51, 22:48
Responder #5

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E com tanto para onde fluir o dinheiro...o projecto do capacete foi ficando para trás.

Mas não deixa de ser um grande galo para todos aqueles que, individualmente, acreditaram neste projecto e investiram umas boas centenas de dólares do seu bolso...para algo que nunca irão receber.  :napodeser:
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Agosto 10, 2016, 11:07:54, 11:07
Responder #6

TMXR

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Ja andam a aparecer alguns bons beneméritos (??) como a Mopar que prometem um abatimento parcial do valor investido na Skully na compra dos seus produtos  :nice:




Nao digo que tudo isto tenha sido um "scam", mas foram ambiciosos com o projecto e a fasquia foi colocada muito alta pois os clientes exigiriam sempre um produto equivalente ao valor pago (1500 USD) e  infelizmente a falta de know how e de parceiros foi fatal...
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Setembro 20, 2017, 09:45:48, 09:45
Responder #7

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Aparentemente...parece que querem pegar no projecto deixado em curso.  :pensador:

"Según reza su página web un grupo inversor ha acudido a Iván y Rafael Contreras (propietarios de Torrot y la renovada Gas Gas para más señas) para sacar adelante una nueva empresa que retome donde se había quedado el proyecto anterior."

http://www.masmoto.net/actualidad-seguridad-vial/skully-technologies/
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Setembro 20, 2017, 16:44:17, 16:44
Responder #8

Tiago Parracho

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Se bem me recordo...
Nome do mentor do projecto era um nome russo...e a empresa sediada na Escócia ou na Irlanda do Norte...era uma coisa assim...

'Tá bem abelha...'

Acho que esse era outro projeto. Se não me engano era para uma mota eletrica mais rápida e com uma autonomia totalmente irreal.

Janeiro 17, 2018, 17:46:24, 17:46
Responder #9

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Mas que raio!!??....  :pensador:

Então não é que o Skully vai voltar à carga... :D

Esta história - desde o nascimento da marca ou da simples ideia - tem mais teias e emaranhados do que se possa imaginar, mas a última das quais traz-nos ao conhecimento que o CEO da GasGas terá ficado (mediante umas contrapartidas mon$tárias, imagino) com os "restos" da Skully, rebrandindo assim a...Skully Technologies e com o lançamento de uma versão atualizada do capacete Skully AR-1, agora chamado de Skully Fenix ​​AR .

O preço é uma verdadeira pechincha... são 1.400 Libras! Ao câmbio actual, são quase €1.600...

Quem avança??  :feliz:

https://www.morebikes.co.uk/42936/skully-back-business-updated-ar-smart-helmet/
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Dalai Lama

Janeiro 17, 2018, 19:07:40, 19:07
Responder #10

Africandruglord

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O nome foi muito mau escolhido, Fenix ergueu-se das cinzas, não da burla qualificada.

Mas dizem eles que os que ficaram a ver navios vão receber capacete " Fenix " de borla.

Façam depósitos ao vosso risco  :D

Novembro 07, 2018, 08:46:27, 08:46
Responder #11

Nuno YB

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Com os carros que mudam de faixa sem ver espelhos e abrir pisca, que não param em stops e vermelhos, que não respeitam a prioridade, com gajos a atirarem-se para o meio da estrada á "suicide mode" ( na passadeira e fora dela ), com os velhotes surdos e quase cegos, com os outros "motociclistas" que pensam que a estrada é toda deles... epá, precisamos mesmo de mais merdices a distrair da condução?

Muitas das vezes já acho o campo de visão de um capacete "curto" para fazer face a tanta ameaça, de maneira nenhuma concordo com um "head-up display" á frente dos olhos. Já não achava muito util nos carros ( porra, se já está lá o conta-kms, o conta-rotações, os niveis de oleo e combustivel no tablier, para que raio é preciso repetir toda essa informação no pára-brisas? ), muito menos util acho nos capacetes e/ou nas motos.

Eu, com toda a certeza, não vou comprar nada disso... a não ser que passe a ser lei obrigatória... o que não me admirava nada...
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Novembro 07, 2018, 10:12:40, 10:12
Responder #12

Vasco Gama

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Não podemos ver só o copo meio vazio, temos que também ver meio cheio!

O que poder ser causador de distracção, também pode ser de ajuda, depende do uso que damos as coisas!
Omnia tempus habent

Novembro 08, 2018, 08:35:21, 08:35
Responder #13

Nuno YB

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Não podemos ver só o copo meio vazio, temos que também ver meio cheio!

O que poder ser causador de distracção, também pode ser de ajuda, depende do uso que damos as coisas!

Compreendo e respeito a tua opinião, mas mantenho a minha. Acho que os avanços da tecnologia são (quase) sempre bons mas, neste caso em particular, não me parece uma vantagem assim tão grande, tendo em conta que desvia o olhar do condutor do que realmente interessa. E falo de carros ou motos, é igual. Com tantas armadilhas presentes no dia a dia, mais uma distração não me parece boa ideia.

Eu sei de quem usa leitores de MP3 quando conduzem a moto, para ouvir musica e diminuir o barulho do escape, eu não uso. A mim, até os tampões para os ouvidos me fazem confusão, gosto de sentir, de ver e de ouvir bem a minha moto e o meio que está á minha volta. Não só porque gosto do barulho da moto mas tambem porque ter os olhos e os ouvidos bem desimpedidos é meio caminho andado para nada correr mal.
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Novembro 09, 2018, 19:07:00, 19:07
Responder #14

Lee Spin

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Um amigo meu fez o pre-order de 2 há uns anos...  that didn't work out so well

Depois de ter experimentado alguns equipamentos de Augmented Reality julgo que é seguro dizer que o estado da tecnologia não está no ponto para produzir algo que venha a ser útil.

Os Microsoft Hololens são o produto de referência em ARGlasses e padecem, in my humble opinion, dos seguintes problemas que podem ter tradução num ARHelmet:
  • Peso - Mais de 1.5 kg
  • Opacidade das imagens projectadas - Em quase escuridão os Hololens vão até 80% de opacidade e aquilo não é nada fixe nem fácil para o olho humano focar em movimento. Se estiver um pouco mais claro tudo o que é projectado fica quase transparente
  • Bateria - ~2 horas de autonomia  :wtf:
  • Vidro Escuro - Para projectar a imagem o vidro do Hololens é quase tão escuro como uma película 75%
  • Uso prolongado - Não é fora do comum os utilizadores reportarem náuseas ao fim de algum tempo

Outros equipamentos resolveram escurecer ainda mais os vidros e usar Bubbles de Informações simples nas laterais, são usados em alguns armazéns para aumentar a produtividade dos trabalhadores sugerindo rotas e indicando o próximo corredor ao qual devem ir fazer pick-up de itens, mas o foque de uma imagem no campo de visão periférico é perigoso para a condução. A solução da Skully era uma distorção da projecção para que a imagem aparecesse naturalmente nos lados do nosso campo de visão e isso é quase impossível de fazer se o local onde incide a projecção for mais escuro que o resto da viseira (Ainda há a dificuldade acrescida de perda de visão periférica com a velocidade e projecção com as profundidades muito dinâmicas). So... byebye viseiras transparentes? - nonsense.

Pessoalmente vejo-lhes utilidade -  O GPS seria um pormenor porreiro se tivesse um HUD feito para capacetes (mais simples, sem tantas letras a provocar distracção como o Google Maps por exemplo etc.). E é inovação... mesmo que só 10.000 gatos pingados os queiram, acabam por ser os early adopters que impulsionam o desenvolvimento desta tecnologia para que daqui a uns anos esteja ao alcance de todos.

Novembro 10, 2018, 00:42:40, 00:42
Responder #15

TMXR

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Na Eicma estavam umas 3 empresas com produtos semelhantes.

Na minha opinião em breve estes gadgets nos capacetes vão estar obsoletos e amanhã posso explicar o porquê desta opinião
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Novembro 10, 2018, 10:08:33, 10:08
Responder #16

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https://techcrunch.com/2018/10/17/skully-ar-motorcycle-helmlet-returns-from-the-dead-under-new-ownership/?guccounter=1


--------------------------------------------------

(....)
Na minha opinião em breve estes gadgets nos capacetes vão estar obsoletos e amanhã posso explicar o porquê desta opinião

Algo me diz que poderá ter que ver com a comunicação entre veículos.... ;)

Refiro-me concretamente ao B2V (bike-to-vehicle) communication e que ajudará na parte da diminuição de acidentes.

Mas poderão haver mais motivos. Aguardo opinião.  :convivio:
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Dalai Lama

Novembro 11, 2018, 16:21:19, 16:21
Responder #17

TMXR

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Como disse... visitei 3 expositores de solucoes de AR para capacetes.


As primeiras fotos sao do sistema da Sena, os segundo do Live Map (https://livemap.info/) e os 3º de um construtor asiatico cujo nome nao retive mas trouxe um folheto. Nos 3 abordei os RPs com a pergunta "what does your helmet do?". E nos 3 estive pelo menos 10 minutos a conversa.



















Os 3 sistemas tentam fornecer navegacao, dashcam ou back-cam e integracao BT com telefone.


Na minha opiniao este tipo de capacetes nao vai singrar. ja temos um grande numero de oferta no mercado dos incomunicadores que sao praticamente universais em termos de aplicacao em capacetes.

O TFT esta a chegar massivamente ao mercado e a grande maioria deles (nas motos topo de gama) ja oferecem integracao com telefone e GPS e intercomunicadores. A solucao conenctivity por exemplo da BMW tem uma app com mapas tomtom que instalamos no smartphone e no ecra é-nos mostrado as indicacoes a seguir. A KTM tambem o tem.


Estes gadgets vem adicionar peso, preço, limitação de autonomia, tamanho e complexidade aos capacetes, e no meu ver a unica coisa que vem adicionar que os intercoms nao tem é camera traseira. Mas para isso todas as motos ja tem 2 coisas que o fazem: os espelhos retrovisores.

Na minha opiniao, serão a motos a carregar a electrónica... e provavelmente no futuro até passaremos a ter mais do que 1 tft  :nice:


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Novembro 11, 2018, 22:26:29, 22:26
Responder #18

Nuno YB

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Como já disse, ecrãs á frente dos olhos não me convencem. Já a ultima foto, não me parece mal. Em vez de desviarmos o olhar para os espelhos, desviamos para um ecrã que tem a camara traseira, servindo de espelhos, ou para o ecrã do lado contrario, que pode conter um GPS.
Esta solução já me parece mais pratica, viável e segura.
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