Autor Tópico: Benelli 750 Sei...uma clássica muito especial  (Lida 2581 vezes)

Fevereiro 26, 2017, 11:39:10, 11:39
Lida 2581 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Benelli 750 Sei
...Uma clássica muito especial






Os Italianos já se sabe que por norma se esmeram bastante no design e na realidade não é algo que ocorra desde há poucos anos a esta parte. Desde há décadas que o design é uma área onde fazem questão de oferecer o melhor e mais entusiasmante da indústria…sendo que nos motociclos isto é, como sabido, inteiramente valido.


Pois nos anos 70' a Benelli, na altura não detida por capitais chineses como ocorre agora, apresentou a 750 Sei, que se encontrava entre as motos mais interessantes dessa altura.
Mas recuemos um pouco, pois foi nessa década que Alejandro de Tomaso comprou a Benelli e rapidamente começou a trabalhar no desenvolvimento de um motociclo capaz de impressionar, desde logo pelo motor, onde a sua ideia era a de apresentar uma Benelli de 6 cilindros.


A forma de o fazer foi bastante curiosa, pois iniciou com uma base mecânica insuspeita, mas capaz de garantir a fiabilidade que pretendia para a nova Benelli.
Assim, Alejandro de Tomaso escolheu para o seu projecto o motor da Honda CB500 ao qual adicionou 2 cilindros que levaram ao ganho no carácter, potência, cilindrada e uma sonoridade ímpar. Estava assim criado o bloco da 750 Sei.  :tirarchapeu:


Já o design seguiu relativamente de perto as tendências existentes nos anos 70’, mas ainda assim com pormenores que deixaram de “queixo caído” quem viu o produto final.
As seis saídas de escape são naturalmente, a par com o seu bloco de 6 cilindros, os elementos distintivos e que atraiam qualquer um que apreciasse boas mecânicas, quase apostando que ninguém que veja as imagens que vou deixar…conseguirá ficar indiferente.




O bloco, de origem japonesa e trabalho italiano subsequente, apresentava uma potência de 71cv e uma velocidade máxima próxima dos 200km/h, números estes que impressionavam há 40 anos atrás, apesar de haver já para a época outros bons exemplos europeus e japoneses. Chegou mesmo a haver, anos mais tarde (1979) uma versão de 900cc, denominada 900 Sei, se bem que com alterações estéticas face à 750 Sei.


Foram produzidas, segundo encontrei na pesquisa que fiz, apenas 3.000 Benelli 750 Sei, tornando-se esta numa máquina altamente desejável pela dificuldade em encontrar uma.
A Benelli 750 Sei tornou-se assim, por variadas razões, quase numa peça de arte italiana.  :nice:


E se acaso se têm perguntado desde o início sobre o que é afinal o "Sei" na sua designação, basta lembrar que significa "seis" em Italiano, numa alusão aos seus 6 cilindros...tendo esta sido a primeira moto de produção no Mundo com um motor do género.


Alguns dados obtidos em: http://www.motorcycleclassics.com/classic-italian-motorcycles/benelli-sei-750

Years produced: 1974-1977
Total production: 3,200
Claimed power: 71hp @ 8,500rpm (factory rating)
Top speed: 126mph (period test)
Engine type: 747cc overhead cam, air-cooled inline six
Weight (dry): 220.4kg (485lb)
Price then: $3,995
Price now: $3,500-$7,500
MPG: 28-35 (period test)



"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 26, 2017, 19:56:29, 19:56
Responder #1

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Na revista Cycle World chegaram a dizer que o som produzido por este motor de 6 cilindros tinha semelhanças com um V12 da Ferrari...

Curioso com essa indicação, decidi ir à procura de algum vídeo onde o pudesse comprovar.  :nice:

Concentrem-se então no som produzido e não propriamente no vídeo. Para uma máquina com cerca de 40 anos, tem uma sonoridade que, na minha humilde opinião, deixa a léguas muitas dos dias de hoje.  :tirarchapeu:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Março 01, 2017, 16:06:10, 16:06
Responder #2

pjmartinho

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 1555
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: ST1100
  • Localidade: Na praia
Os motores de 6 cilindros têm um som "diabólico" e o numero de saidas de escape também altera bastante o som.

Fica aqui um video da comparação do som do motor da Honda CBX 1050, com 2 versões de escape, e o motor da Benelli 750... é caso para dizer "venha o diabo e escolha entre elas"


Março 01, 2017, 19:06:33, 19:06
Responder #3

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Que vídeo extraordinário... :tirarchapeu: :tirarchapeu:

Muito Muito Bom.   :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama