Autor Tópico: Harley vs Trump uma novela económica!  (Lida 1684 vezes)

Julho 10, 2018, 10:16:54, 10:16
Lida 1684 vezes

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386

Perante as vendas em espiral descendente, a Harley-Davidson tem vindo gradualmente e há vários anos, a deslocalizar a produção de alguns modelos da sua gama para o estrangeiro, nomeadamente para o Extremo Oriente. Agora, as tarifas de Trump às importações, vêm pôr mais lenha numa fogueira que poderá queimar gravemente uma das mais míticas marcas de motos do mundo.

Foi muito antes de Trump anunciar a taxação extraordinária do alumínio e do aço provenientes da Europa, que a Harley-Davidson anunciou o encerramento da sua fábrica de Kansas City no Missouri. Com as vendas em queda há vários anos consecutivos, tanto as domésticas como as exportações, as acções em bolsa também se ressentiram de forma substancial, atingindo valores nunca antes vistos. 

Por isso, a medida que irá colocar no desemprego 800 trabalhadores, é uma estratégia importante para manter em funcionamento a “Motorcycle Company”.

A fábrica de Kansas City, cujo encerramento está agora no centro da polémica, estava a produzir as V-Rod e os modelos Dyna, todos entretanto descontinuados.

No entanto, Matthew Levatich, CEO da Harley-Davidson, que tem vindo a ser instigado a ponderar a questão do encerramento da unidade de produção da marca, garantiu que as motos vendidas nos Estados Unidos irão continuar a ser montadas exclusivamente em solo americano, mais concretamente nas unidades industriais de Pennsylvania, em York, onde são montadas as motos, e em Menomonee Falls, Wisconsin, onde são montados os motores.

Mas o que é um facto, é que as tarifas alfandegárias introduzidas por Donald Trump, que visam proteger os produtos americanos, como aço (25%) e alumínio (10%), importados da UE e do Canadá, vão só por si encarecer o produto final na América, bem como na Europa, onde ainda há outro argumento de peso que ameaça igualmente e de forma ainda mais séria as vendas das míticas motos americanas: 

É que em resposta à medida de Trump, a União Europeia já declarou que vai, por sua vez, impor uma tarifa de cerca de 25% em produtos importados dos EUA. Isto vai encarecer alguns produtos como frutos e refrigerantes, roupas de ganga, manteiga de amendoim, whisky e, claro, as Harley-Davidson! 


No caso destas, cerca de 2.000 Euros em média por cada unidade, numa moto que, para um número cada vez maior de consumidores muito envelhecidos, já é vista como sendo demasiado cara e difícil de manobrar.

Como reação, Matthew Levatich disse, em defesa da marca de Milwaukee que “aumentar a componente estrangeira da nossa produção para evitar taxas alfandegárias na UE não é o nosso desejo, mas é a única opção sustentável.” 

De facto, a União Europeia é o segundo maior mercado da Harley-Davidson, e com as vendas nos EUA a encolher, a Europa é um mercado que a marca não se pode dar ao luxo de alienar, já que são cerca de 40.000 unidades/ano, que representam 16% do volume total de vendas da empresa, e que ademais até já está habituado a que a produção das motos que conduz seja feita não em casa, mas um pouco por todo o extremo oriente. 

Além das diversas instalações na América, onde a marca, uma das mais antigas do mundo, é fabricada desde 1903, há outras unidades produtivas na Austrália, Brasil, India e Tailândia, que são precisamente usadas para contornar a tarifa imposta, um pouco por todo o mundo, ao “made in America” e que além de cimentar as vendas, segundo a própria Harley, poupam aos seus clientes mais de 100 milhões de dólares/ano em impostos. 

Assim que este estado de coisas foi conhecido, as ações da “Motorcycle Company” em bolsa baixaram imediatamente mais 6%, demonstrando alguma desconfiança do mercado, exatamente numa altura em que a administração da marca bem poderia precisar de fundos para investir.

Agora, a Administração Trump está a acusar a Harley-Davidson de utilizar as tarifas de importação, como uma desculpa para relocalizar mais da sua produção para o Oriente, para reduzir custos, uma afirmação ecoada também pelos sindicatos dos trabalhadores da marca, que na sua esmagadora maioria apoiam o polémico presidente. 

O facto é que o aumento da produção nos EUA, é, no mínimo, improvável, pelo que o efeito disto tudo acabará por ser ainda menos receita fiscal e menos empregos. Claro que produzir muito menos motos resultará também numa redução do consumo de aço e alumínio, causando o efeito oposto ao visado pela medida de tarifar as importações, uma desculpa para, na prática, gerar apenas mais impostos, mas sob o estandarte do #MAGA (Make America Great Again).  

Claro que a componente mais grave de tudo isto é o efeito negativo que vai ter na produção americana (bastantes outros fabricantes estão também contra a medida), e consequentemente nos empregos, algo que Trump pretendia proteger em primeiro lugar com a dita tarifação, facto que ilustra bem o perigo que representa para o povo uma administração prepotente e retrógrada, adotar unilateralmente, medidas arbitrárias sem pensar bem nas consequências a longo prazo! Já em 2002, George W. Bush tinha feito um boicote semelhante a produtos estrangeiros, que pouco tempo depois foi obrigado a cancelar.

Para já, o que toda esta polémica tem conseguido é fragilizar ainda mais a imagem da Harley-Davidson nos Estados Unidos, onde a opinião pública, induzida por Trump, é cada vez mais crítica sobre a deslocalização da produção e a consequente perda de empregos, que analisada friamente não deixa de ser apenas uma pequena porcentagem, quando se consideram os milhares de trabalhadores que, directa (cerca de 6.000) ou indirectamente (estima-se pelo menos vinte vezes mais), ganham a sua vida em torno da mítica marca e das suas motos.

A última farpa que Trump atirou foi sob a forma da seguinte declaração que publicou no seu “Twitter”:

"Uma Harley-Davidson nunca deveria ser fabricada noutro país! Nunca! Os seus empregados e clientes estão muito zangados! Se eles deslocalizarem a produção, fiquem atentos, vai ser o princípio do seu fim! Eles renderam-se, desistiram! A aura vai apagar-se e vão ser taxados como nunca antes

In: http://www.andardemoto.pt/moto-news/38523-harley-vs-trump-uma-novela-economica/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=andar_de_moto_no_28_10_07_2018&utm_term=2018-07-10
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Julho 12, 2018, 13:24:58, 13:24
Responder #1

Fijoma

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 154
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 GS
  • Localidade: Sintra
excelente artigo

Este como outros que vejo aqui, são a diferença, devem ser valorizados.

Parabéns  :nice:

Julho 12, 2018, 17:23:53, 17:23
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
(....)
A última farpa que Trump atirou foi sob a forma da seguinte declaração que publicou no seu “Twitter”:

"Uma Harley-Davidson nunca deveria ser fabricada noutro país! Nunca! Os seus empregados e clientes estão muito zangados! Se eles deslocalizarem a produção, fiquem atentos, vai ser o princípio do seu fim! Eles renderam-se, desistiram! A aura vai apagar-se e vão ser taxados como nunca antes

In: http://www.andardemoto.pt/moto-news/38523-harley-vs-trump-uma-novela-economica/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=andar_de_moto_no_28_10_07_2018&utm_term=2018-07-10

O Trump no seu melhor... :)

Essas linhas que ele terá escrito no Twitter são totalmente contra um processo de globalização na deslocalização da produção, e que a própria marca já iniciou há uns anos.
E a Harley fê-lo por questões de estratégia comercial (à semelhança de outras marcas) por forma a conseguir disponibilizar outra gama de produtos e direccionados essencialmente a outros mercados.

Com essas "declarações", o Trump coloca a Harley numa posição pouco confortável...parece-me.  :-\
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 14, 2018, 08:06:08, 08:06
Responder #3

Fijoma

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 154
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 GS
  • Localidade: Sintra
(....)
A última farpa que Trump atirou foi sob a forma da seguinte declaração que publicou no seu “Twitter”:

"Uma Harley-Davidson nunca deveria ser fabricada noutro país! Nunca! Os seus empregados e clientes estão muito zangados! Se eles deslocalizarem a produção, fiquem atentos, vai ser o princípio do seu fim! Eles renderam-se, desistiram! A aura vai apagar-se e vão ser taxados como nunca antes

In: http://www.andardemoto.pt/moto-news/38523-harley-vs-trump-uma-novela-economica/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=andar_de_moto_no_28_10_07_2018&utm_term=2018-07-10

Não tenho visto o "countdown" para a saída do "pig Trump" ..já faltou mais  >:(

O Trump no seu melhor... :)

Essas linhas que ele terá escrito no Twitter são totalmente contra um processo de globalização na deslocalização da produção, e que a própria marca já iniciou há uns anos.
E a Harley fê-lo por questões de estratégia comercial (à semelhança de outras marcas) por forma a conseguir disponibilizar outra gama de produtos e direccionados essencialmente a outros mercados.

Com essas "declarações", o Trump coloca a Harley numa posição pouco confortável...parece-me.  :-\

Julho 20, 2018, 07:33:57, 07:33
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
"If a Harley-Davidson motorcycle isn't 'made in America’, is it still a Harley-Davidson?

LINK
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 26, 2018, 19:40:39, 19:40
Responder #5

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Bem...o conflito económico parece que está agora numa fase de tréguas.

Resta saber por quanto tempo.  ;)

Os responsáveis da Harley talvez respirem de alívio...

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 19, 2018, 20:19:16, 20:19
Responder #6

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4595
  • Sexo
    Masculino

    Masculino

Agosto 19, 2018, 21:54:10, 21:54
Responder #7

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Resta saber se essa seria a atitude apenas de alguns fãs da Harley americanos....ou de um grande número deles, repercutindo-se esse sentimento a nível Mundial.

"If they were manufactured in a foreign country, I would not buy them.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 20, 2018, 12:21:48, 12:21
Responder #8

Pianoman

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1308
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Honda NC750XD
    • Pianoman PT (Canal Youtube)
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC 750XD
  • Localidade: Charneca da Caparica
...e resta saber qual será o comportamento de gangs como os Hell Angels e semelhantes que só admitem membros com HD ou Indian.
Daelim S3 125: Ago11->Jul12(14k) ; Maxsym 400i: Jul12->Mai13(21k) ; Maxsym 400i ABS: Jun13->Mai14(18k) ; Maxsym 600i ABS:Mai14->Jan15(12k)
Honda NC750XD
  | 
Membro nº14

Agosto 20, 2018, 17:09:33, 17:09
Responder #9

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Provavelmente a primeira coisa que iriam ver era se a Harley tinha por lá a indicação do local de produção. :)

Sendo Made in America....era admitido.

Sendo Made in Thailand....a coisa provavelmente envolvia algum ritual de iniciação adicional.

Mas esta questão que envolve o eventual fabrico de unidades fora dos Estados Unidos (para lá de gamas de entrada) e o quanto isso pode lesar a marca em termos de vendas....tem o seu interesse.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama