Autor Tópico: A Caravela - Praia das Maçãs  (Lida 2345 vezes)

Novembro 23, 2018, 12:58:12, 12:58
Lida 2345 vezes

saraiva

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1026
  • Texto Pessoal
    E a mim que me importa?
  • Marca Motociclo: UM
  • Modelo Motociclo: Renegade Sport S
  • Localidade: Amadora
Além de haver um modelo de motos Famel Caravela, famosa na altura, em determinado momento dos anos 50, um curioso/artista da Praia das Maçãs em Colares, decidiu produzir as suas próprias motas, da marca Caravela Praia das Maçãs.


Os motociclos da marca "Caravelas Praia das Maçãs" foram durante os anos 50, construídos numa pequena oficina.

As Caravelas Praia das Maçãs, motociclos com motor de 50 cc, eram fabricados na oficina de António Jacinto Canastro, na Praia das Maçãs, dessa oficina resta uma barracão destelhado, e hoje o local é um parque de estacionamento do "Talho do Mário".

O fabrico das Caravelas era feito a partir de peças e componentes existentes no mercado - existiam em duas cores (vermelho e azul) e vários modelos. Os motociclos construídos por António Canastro eram muito populares na região.

Tal como hoje há quem monte computadores com vários componentes, este senhor pegava em componentes de várias motas e montava as suas "caravelas".

As fotos abaixo são  da reconstrução de uma "Caravela Praia das Maçãs", efectuada na oficina do Sr.José Domingos no Mucifal, que fez o favor de nos ceder as fotos e que hoje faz parte da colecção do Arquitecto Frederico Valsassina, existente na sua casa na Praia das Maçãs.







Este motociclo tem um motor Sachs, havendo outras "Caravelas Praia das Maçãs", com outros tipos motores – a seu fabrico era feito a partir de peças e componentes que se encontravam no mercado, mas a iniciativa de no anos 50, de construir um modelo original de motociclo com marca própria , parece ser um feito que merece todos os elogios .





Este texto e recolha de fotos foi adaptado por mim a partir de posts no blog Rio das Maçãs de Pedro Macieira.
Há rosas cor-de-laranja mas não há laranjas cor-de-rosa. No entanto há laranjas verdes e rosas verdes não há.
Sym Jet14 0km --> 17147km | Keeway SuperLight 7041km --->10500km | UM Sport S 0km-->