Autor Tópico: [1960 Gyro-X] Quando um carro de 2 rodas era visto como o futuro da mobilidade  (Lida 1077 vezes)

Janeiro 15, 2019, 12:55:50, 12:55
Lida 1077 vezes

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5295
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
Após ponderar sobre o interesse ou não deste tópico tive também uma dificuldade extra em saber exactamente onde o colocar - espero que esteja bem integrado.

Em 1960 foi desenvolvido um automóvel protótipo de 2 rodas auxiliado com um giroscópio para o manter "levantado", praticamente a mesma tecnologia que o Segway tem mas 40 anos antes deste… e mesmo com tecnologia utilizada nas mais recentes propostas em desenvolvimento pela Honda e BMW em motociclos autónomos...
O "míssil com volante e rodinhas" (obrigado Sapiens pela alcunha - eheh) foi desenvolvido por duas personalidades conhecidas nos EUA, Alex Tremulis, um famoso estilista de automóveis da época (desenvolveu grande parte dos modelos da FORD na época) e Thomas Summers, um engenheiro conceituado e especialista em giroscopios (tendo sido ele que desenvolveu grande parte de determinada tecnologia por trás de misseis utilizados na 2ª guerra mundial).
Este veiculo de 2 rodas, terá como base o motor conhecido de 1275cc, proveniente de Mini Cooper S da época, com 80cv e com uma estimativa de velocidade maxima a rondar os 125mph (~200kmh), mas sendo ainda um protótipo não existe nenhuma prova que seja capaz de ultrapassar os 70mph...

Um pouco sobre a história deste protótipo:
https://www.lanemotormuseum.org/704-1967-gyro-x-pebble-beach-concours

Umas imagens da época deste protótipo:


...esquissos e modelos de trabalho...





...a construção e pormenores...





...e mais imagens da época...



E para concluir, um vídeo resumo:
« Última modificação: Janeiro 15, 2019, 13:07:17, 13:07 por 2low »
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Janeiro 15, 2019, 23:15:45, 23:15
Responder #1

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Bem catita!!

O mais parecido que existe no presente em produção deve ser a Peraves..

Janeiro 16, 2019, 00:08:15, 00:08
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Uma questão interessante nesse artigo cujo link está acima, diz respeito à "Kinetic Energy" que poderia ser aproveitada.  :pensador:

Será que havia mesmo validade nesta opção....e nunca houve possibilidade de a tornar viável?

"Also, the gyroscope’s stored kinetic energy would be harnessed as an additional power source in future gyro vehicles!"
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 16, 2019, 00:48:11, 00:48
Responder #3

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Será que havia mesmo validade nesta opção....e nunca houve possibilidade de a tornar viável?

Chama-se travagem regenerativa...

Janeiro 16, 2019, 07:53:52, 07:53
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Pelo vídeo fica-se com ideia de algo diferente, ainda que (em certa medida) a travagem regenerativa possa ter ido buscar o mesmo princípio.

É que neste 'míssil com volante e rodinhas" o sistema hidráulico do próprio motor faz rodar o núcleo do giroscópio ao ponto de o manter com energia rotacional durante 2 horas após o motor ser desligado.
Isto é fascinante, se pensarmos que mesmo com o motor desligado teria energia disponível.
Provavelmente não para circular naquele estado de desenvolvimento, mas nos tempos de hoje quem sabe se não seria vista quase como uma bateria sempre pronta para alimentar uns gadgets, enquanto o veículo estava parado e desligado.  :nice:

Era quase como uma lanterna de dínamo, mas muito maior e se calhar capaz de aguentar bastante mais tempo.  :)
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Janeiro 17, 2019, 19:32:08, 19:32
Responder #5

2low

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 5295
  • Marca Motociclo: Triumph
  • Modelo Motociclo: Sprint ST 1050 ABS (2006)
  • Localidade: Margem Sul
No seguimento… provavelmente com o mesmo estilista, apareceu mesmo um protótipo da Ford com 2 rodas…

O Ford Gyron (1961) - provavelmente a mesma tecnologia do Gyro-X  (repare-se que Gyro é comum aos dois, um tem um X, o outro um N)



Mais umas coisinhas sobre os veículos estranhos de 2 rodas…
https://gajitz.com/two-wheeled-wonders-amazingly-impractical-gyrocars/

 :pensador: 8)
Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin