Autor Tópico: Teste ride zontes 310t2  (Lida 6285 vezes)

Fevereiro 12, 2020, 09:07:04, 09:07
Lida 6285 vezes

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
A mais recente mini trail da marca,bem equipada,com bom aspeto geral...
A marca promete
membro numero 16

Fevereiro 12, 2020, 13:31:37, 13:31
Responder #1

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Tem um look bem conseguido. Gosto bastante do posicionamento e design dos escapes.  :nice:

O som da moto, em aceleração, not bad.
E pelos vistos a altura do assento não causa incómodo. Pelo menos não para alguém como tu, com 1.82m. ;)

O painel de instrumentos é que sinceramente me pareceu uma anedota em termos de visualização.
Nem com sol directo, nem sem sol, nem de maneira nenhuma...
A dificuldade em se conseguir ver a informação é algo que deveria merecer atenção por parte da marca.

Quanto a preço, os 4.733€ + docs (o que dará pouco + de 5.000€ chave na mão), parecem-me bastante bons tendo em conta a apreciação geral que fizeste da moto.

Porém, não pude deixar de me recordar do que escreveu o companheiro João A, quando testou a 310 T1 há bem pouco tempo...

"Revisões (mudanças de óleo obrigatórias) de 3.000 em 3.000 km!!! (que exagero!)"  :(
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 12, 2020, 15:55:05, 15:55
Responder #2

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Ja perguntei isso das revisoes a quem de direito,sao de 5 em 5000km ,dizem que é erro mas está corrigido neles
membro numero 16

Fevereiro 12, 2020, 16:22:43, 16:22
Responder #3

ThatsMe

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1375
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Kawasaki
  • Modelo Motociclo: Versys 1000 SE GT
  • Localidade: Porto
É impressionante a quantidade de equipamento que a mota traz! E as jantes são lindíssimas, à semelhança das de raios da BMW R1200/1250GS.

Fevereiro 12, 2020, 16:23:19, 16:23
Responder #4

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Mas o erro (indicação das mudanças de lubrificante de motor a cada 3.000Kms) está no próprio manual de fábrica, é isso Marco?
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 12, 2020, 22:38:37, 22:38
Responder #5

jfrtf

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 13
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: NC700X
  • Localidade: Braga
Mais uma bela review do nosso companheiro MPA Neves. :festa:

Cheguei a testar a primeira versão com pendura e 3 malas de alumínio e posso dizer que fiquei impressionado com a força da mota com a "carga" toda em cima. Uma 300 bem musculada e com excelente relação preço/qualidade.

Fevereiro 13, 2020, 13:51:47, 13:51
Responder #6

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Mas o erro (indicação das mudanças de lubrificante de motor a cada 3.000Kms) está no próprio manual de fábrica, é isso Marco?
Sim foi o que me indicaram
membro numero 16

Fevereiro 13, 2020, 17:37:12, 17:37
Responder #7

marb

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 335
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: R1200 GS
  • Localidade: Santarém
Excelente review, parabéns
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018 BMW R1200 GS

Fevereiro 20, 2020, 23:30:33, 23:30
Responder #8

João A

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 296
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: SYM
  • Modelo Motociclo: CRUISYM 300
  • Localidade: Lisboa

Sobre as revisões, eu tinha razão na altura. Mas talvez devido ás criticas, a própria Zontes alterou a periodicidade de 3.000 em 3.000 para 5.000 em 5.000 km. O manual da Zontes em inglês já menciona de 5.000 em 5.000 m. Em Espanha já está publicitado. Em Portugal, os concessionários da Zontes já avisam para esta alteração.
Eu continuo a acompanhar as notícias sobre a Zontes T310 com bastante interesse, e já existe um grupo no FB que partilha experiências dos utilizadores em Portugal. As opiniões praticamente unânimes são que esta mota é uma maravilha, melhor relação qualidade-prestações-equipamento/preço...E quanto á fiabilidade, já há motos com 15.000 e 20.000 km, sem nenhum problema. E também elogiam bastante a assistência.
Digo isto, mas não tenho nenhum interesse comercial na Zontes. É apenas a moto que tenho em mira vir a adquirir, e agora com a versão T2 que trás algumas melhorias significativas e jantes raiadas...
ex- BMW F650; ex-Kymco DT 300i ABS; ex- Honda CBF 600 SA

Fevereiro 21, 2020, 06:12:04, 06:12
Responder #9

Vasco Gama

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 373
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: F 900 XR
  • Modelo Motociclo: Bajaj Pulsar 200
Eu sei de pelo menos duas Zontes 125 com mais de 20mil k sem dar chatices de mecanica!

Além de revisões, uma partiu o suporte da mala?? E a outra levou uma torneira de gasolina que pingava...

Para o €€ que custaram acho que foram uma excelente opção.
Omnia tempus habent

Março 02, 2020, 18:52:11, 18:52
Responder #10

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
membro numero 16

Março 07, 2020, 21:43:00, 21:43
Responder #11

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
membro numero 16

Junho 12, 2020, 17:07:19, 17:07
Responder #12

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
membro numero 16

Junho 12, 2020, 20:03:47, 20:03
Responder #13

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Fiquei surpreendido com os consumos que ela indica a ritmo calmo.
É que 3,3L/100kms, mesmo considerando que foram obtidos a uma toada calma, é menos do que julgava possível desse bloco.

Quanto ao conforto, é pena ser tão rija como a dada altura indicaste.
É que se passados 30min. já começa a fazer pagar no corpo, acaba por ser complicado...  :-X

Tem um preço muito bom, gosto da sonoridade do motor, bem equipada.
Uma proposta interessante, onde talvez só mesmo aquele look frontal um pouco alienígena me causa alguma estranheza.  Aquelas ópticas...  :confused:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 13, 2020, 08:15:28, 08:15
Responder #14

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
E eu com o que gastei no geral, por isso ,vi a mota toda,coloquei a mesma gasolina que uso na minha e queria ver se era os mais de 4lt que muitos falam.
Atenção que subi Monsanto a fundo,andei uns 5 min em AE a fundo e no geral o resultado foi este.
membro numero 16

Junho 13, 2020, 10:35:39, 10:35
Responder #15

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Neste caso e apenas como double check, gostava de saber se aquilo que depois era colocado no posto de combustível correspondia ao que o computador de bordo indicava.

É que se outros falam, como dizes, , será que estão a ser falsos?

Andar a fundo numa moto que já tem alguma potência para esta cilindrada, é extraordinário consumir abaixo de 4L.
A andar numa toada de andamento relativamente calma, na boa.  :nice:
Mas a fundo... :pensador:
E atenção que nem sequer vejo por aí mal ao mundo se acaso consumisse, nessas condições, acima de 4L. Se anda bem, tem de gastar. No problem.  :zangadoregras:

Terá correspondido esse andamento mais vivo (para o geral restado) numa pequena percentagem do total de kms realizados? Foi isso Marco?
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 13, 2020, 11:39:11, 11:39
Responder #16

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
O reportado nos diversos fóruns deixa-nos concluir que uma diferença bastante consequente existe entre CB e a realidade, nesta moto, como em quase todas, a diferentes níveis, apesar de esta estar no patamar superior de diferenças verificadas.
No entanto:
-Um CB como sabemos tem de ser aferido por cada um e todos sabemos que alguns são demasiado otimistas, nada de ingenuidades, alem de que o próprio odómetro anda nos + 11%.

-Um consumo real exato por máquina só se obtém, salvo em laboratório, ao fim de diversos abastecimentos e muitas centenas de quilómetros, devido a vários fatores humanos e circunstanciais como tipos de condução e percursos diversos alem de que o limite de abastecimento a cada depósito é subjetivo e impreciso. Para um consumo médio de um modelo reproduzamos este anterior procedimento por várias máquinas.

-Idealmente prefiro uma média que me indica uma amplitude de consumos médios de várias máquinas e isso verifico no spritmonitor ou outros, quando a amostragem é relevante.
https://www.spritmonitor.de/fr/apercu/285-Zontes/0-Tous_les_mod%C3%A8les.html?powerunit=2
(apesar de a amostra ser ainda pequena, andamos mais perto dos 4 do que dos 3)

-Esta moto diminui o consumo, aumenta o prazer de condução, reduz as vibrações a menor rotação para a mesma velocidade em estrada, segundo os mesmos fóruns, com uma alteração da coroa/pinhão original de 42*14 (100) para 42*15 (107.14), ou 42*16 (114.29), ou 40*14 (105), ou 40*15 (112.5), ou 40*16 (120). O ressentido em binário não altera substancialmente no caso de 42*15 ou 40*14, sendo que em relação ao comprimento de corrente e "espaço" para o pinhão, exista já quem tenha optado por 40*15, mas mais frequentemente existem retornos do uso de 42*15.

-Consensualmente os consumos não deixam de ser bons em qualquer circunstancia versus prestações, e a relação preço qualidade imbatível. Falta saber da fiabilidade que até agora tem tido bons ecos e da assistência que pelo menos num concessionário/oficina em Lisboa tem merecido algumas dúvidas,(modo diplomático).
« Última modificação: Junho 13, 2020, 11:42:31, 11:42 por Lourenço »

Junho 13, 2020, 11:53:54, 11:53
Responder #17

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
 :nice:

Precisamente.
Isto dos consumos é sempre um pouco relativo e depende de vários factores para se ter uma ideia o mais aproximada possível.

Desconhecia que já houvesse relatos dessa (notória?) diferença entre o indicado pelo cb e o real consumido, em fóruns.

Mas sinceramente, uma diferença de mais 0,8L ou menos 0,8L (número atirado ao ar, atenção), não me parece nada que possa merecer grande crítica se a moto corresponder em vários aspectos.

No geral, gosto do que vejo e o preço é de facto muito bom.
Apenas aquele look frontal não entra muito bem no meu gosto pessoal. Mas nada de mais.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 13, 2020, 12:36:01, 12:36
Responder #18

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa

Junho 13, 2020, 13:02:15, 13:02
Responder #19

pete_vieira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 177
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Crosstourer
  • Localidade: Lisboa
sobre os consumos, já tinha visto este video, quando andava mais interessado na marca:



Sobre a qualidade, tenho as minhas reservas.. o facto de não se desmanchar em auto estrada ou ao fim de 1000 ou 2000 kms não deveria ser alvo de grande surpresa. No grupo de FB têm havido vários companheiros com alguns problemas, mas mais a nível de electrónica. A outros níveis temos um relato publico (há muitos também que preferem não partilhar os azares, com medo de não vender dps a mota) de uma 310V de outro companheiro tuga que me impressionou..





Tentar meter aquela electrónica toda na mota, querer lançar logo uns 4 ou 5 modelos com as suas evoluções (no caso da T e da X) e ainda investir numa nova sub marca (kiden) com novos modelos, sem corrigir os problemas que têm existido e têm sido relatados, acho que acaba por não ser bom para a marca. Stand em Lisboa só existe um, e se tentarem sequer abrir o site deles têm um alerta de virus  :-X está apresentado (tinham, já mandaram o site abaixo). Outros stands podem resolver o problema com a simples alteração das peças por novas, mas até que ponto é que isso no futuro será sustentável? Hoje têm os armazéns cheios de material, mas daqui a uns tempos quando existir a "310T7x2R" será que vai haver reparação possível para as 310T que saíram ao inicio? ou como os mecânicos não têm conhecimentos técnicos a não ser trocar a peça por uma nova, acabam por ter de enviar a mota para a sucata e comprar uma nova?
Keeway Superlight: 8000Kms ❌ // Honda NC750X: 6444Kms ❌ // Suzuki V-Strom 1000: 5600Kms ❌ // Yamaha FJR 1300: 3766Kms ❌ // Yamaha MT07 Tracer: 5400Kms ❌ Honda Crosstourer 22500kms ❌

Junho 13, 2020, 20:45:58, 20:45
Responder #20

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Ha mais stands em Lisboa.
Por acaso hoje voltei a testar uma rival, a trk 251.
A fundo andei alguns km pouco passou dos 160.
O consumo geral feito a mão deu o que referi o que acho até bom,hoje fiz parte do mesmo percuso mas na xmax e ate mais depressa  e deu 3.4 também.
Ela em andamento dá o instantâneo ,ao parar ,dá a média, claro que seria melhor mais uns depósitos tal como fiz com  minha.
Mas resumindo volto a referir que nao ha melhor por este preço.
membro numero 16

Junho 13, 2020, 22:55:58, 22:55
Responder #21

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Ha mais stands em Lisboa.
Por acaso hoje voltei a testar uma rival, a trk 251.
A fundo andei alguns km pouco passou dos 160.
O consumo geral feito a mão deu o que referi o que acho até bom,hoje fiz parte do mesmo percuso mas na xmax e ate mais depressa  e deu 3.4 também.
Ela em andamento dá o instantâneo ,ao parar ,dá a média, claro que seria melhor mais uns depósitos tal como fiz com  minha.
Mas resumindo volto a referir que nao ha melhor por este preço.

Em Lisboa só conheço um, quais são os outros?
O preço é um dado objetivo, o "melhor" terá muito de subjetivo  :pensador:

Junho 13, 2020, 23:17:38, 23:17
Responder #22

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Julgo (sem certeza) que se estaria a referir à área metropolitana de Lisboa.

E se assim for, tendo em conta a área abrangida, existem alguns representantes da marca Zontes.

Pelo menos segundo o website, claro.  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Junho 14, 2020, 01:16:40, 01:16
Responder #23

pete_vieira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 177
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Crosstourer
  • Localidade: Lisboa
em Lisboa só há um, a área é mais abrangente, mas o que eu referi é que só havia um stand em Lisboa (cidade)

2020-06-14-01h14-18" border="0
Keeway Superlight: 8000Kms ❌ // Honda NC750X: 6444Kms ❌ // Suzuki V-Strom 1000: 5600Kms ❌ // Yamaha FJR 1300: 3766Kms ❌ // Yamaha MT07 Tracer: 5400Kms ❌ Honda Crosstourer 22500kms ❌

Junho 14, 2020, 07:53:56, 07:53
Responder #24

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Iba megastore
In motos
membro numero 16

Junho 14, 2020, 11:19:27, 11:19
Responder #25

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Ha mais stands em Lisboa.
Iba megastore
In motos
em Lisboa só há um, a área é mais abrangente, mas o que eu referi é que só havia um stand em Lisboa (cidade)

2020-06-14-01h14-18" border="0



Sim, em Lisboa só há um, uma espécie de loja do chinês. Alguém já viu a oficina deste "concessionário"? As experiências que tive não foram positivas em preços e seguimento.
Na página face HoriZONTES, relatos pouco abonatórios, nomeadamente em relação ao custo da primeira revisão, o triplo do pedido noutros a algumas dezenas de quilómetros de Lisboa.
« Última modificação: Junho 14, 2020, 11:22:54, 11:22 por Lourenço »

Junho 17, 2020, 22:59:34, 22:59
Responder #26

João A

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 296
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: SYM
  • Modelo Motociclo: CRUISYM 300
  • Localidade: Lisboa

Tenho seguido com interesse todos os relatos que consigo ver sobre a Zontes T310 T2X, pois é o modelo que gostaria de adquirir actualmente, nomeadamente num grupo no FB e num Fórum em Espanha, e quase tudo o que leio é favorável. Já há relatos de motos com 20.000 km sem problemas. Os poucos problemas que leio respeitam á tranca de direcção (sempre resolvido rapidamente pelos concessionários), principalmente no modelo inicial, á necessidade de mudança da pilha que vem na chave e pouco mais. O modelo T2 já melhorou alguns dos aspectos que mereceram criticas no modelo inicial.
Eu já experimentei o modelo inicial T310 e gostei bastante. A principal critica, que vejo e confirmo pela minha curta experiência, diz respeito á dureza do banco (pouca espessura). Para mim, e para além disso, considero a key-less um requinte desnecessário, que pode causar problemas e preferia que não tivesse, mas é uma opinião muito pessoal.
De tudo o que tenho lido e visto, compraria sem hesitar o modelo T2X com jantes de raios.Na zona de Lisboa, gostei do concessionário In-Motos, relativamente ao qual fiquei com muito boa impressão (quanto ao de Lisboa, mesmo perto de minha casa, não iria certamente para serviço de assistência a motos).
Curiosamente, julgo que tenho visto referências de mais problemas ao modelo 310 V, que por sinal não faz nada o meu estilo. Criticas ás suspensões são frequentes, mas o mesmo não se passa com os outros modelos.
Para mim um dos principais atractivos nesta moto é o reduzido peso (159 kg), aliado a uma potência mais que suficiente para as minhas necessidades. Além disso tem todos os acessórios de origem que poderia necessitar, apenas acabaria por alterar o banco para maior comodidade e trocar o pinhão de ataque de 14 dentes por um de 15 dentes (cerca de 20 € de custo).
ex- BMW F650; ex-Kymco DT 300i ABS; ex- Honda CBF 600 SA

Junho 20, 2020, 10:07:46, 10:07
Responder #27

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Acabei por ir espreitar o fórum espanhol do modelo.

Isto problemas podem todas dar, independentemente da marca.

Claro (e será até óbvio!) que se a moto é extremamente barata, que existem cortes aqui e acolá.
Mas não me parece que seja nada de extremamente grave, à parte algumas questões de electrónica que li afligirem este modelo pelo menos na 1a geração.

Li por lá uma questão com as baterias de litio que equipam as Zontes e que estão a ser mudadas em garantia.
Acontece...

Até motos a custar várias x mais pode suceder.
Desde que a garantia vá resolvendo, siga...  :nice:
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 06, 2020, 08:29:57, 08:29
Responder #28

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Ora desta vez foram quase 500 km num dia a bordo duma zontes t310t2x ,a que fiz quase toda a rodagem.
Por nacional até coimbra e voltar ,ainda deu umas curvas na n 110 sem cuidados,foi e voltou com o mesmo deposito na media de 2.7lt/100km.
Uma mota que enche o olho  a qualquer pessoa.
membro numero 16

Julho 09, 2020, 18:45:15, 18:45
Responder #29

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
membro numero 16

Julho 09, 2020, 18:45:46, 18:45
Responder #30

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
membro numero 16

Julho 09, 2020, 20:17:33, 20:17
Responder #31

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Falando-se tanto nos bons consumos indicados pela moto, mesmo em fase de teste e onde os números tendem a ser por norma mais elevados, lá decidi tentar encontrar alguma informação adicional e mais casos.

Porém, em virtude de não haver ainda muitas ou a informação ser algo escassa quanto ao modelo, o único que encontrei foi isto...

Consumos um pouco distantes do que li.
Não é que seja nada de grave (se anda tem de gastar), mas de 2.7L/100kms para estes que indico, ainda vai uma diferença que chega a ser bem superior a 50%.



"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 09, 2020, 21:02:22, 21:02
Responder #32

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Nessas duas médias, um é Espanhol 4.54 l/100, outro Suíço de Schwyz 3.61 l/100.
O Suíço não me surpreenderia que conforme os limites não passe religiosamente dos 50/80/120. :D

A média aritmética desta curta amostragem vai para os 4.08 sendo que a média quilométrica no spritmonitor é de 4.23, o Espanhol já fez mais quilómetros ;)

Apesar de tudo não são médias muito altas mas sim, estão bem acima do que tenho visto nos testes.

Nos fóruns mencionam frequentemente um melhor comportamento, redução de vibrações e um ainda menor consumo aumentando um dente no pinhão ou diminuindo dois na coroa ou ambos.

Julho 09, 2020, 22:42:36, 22:42
Responder #33

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Agora nao fiz contas a mão, fiz da outra vez e chegou,por cá nunca ninguém fez estas medias pois também nao andam dentro dos limites djma nacional,que gaita ,eu apanhei radares,deve ser mel
Amanhã publico o meu video desta viagem
membro numero 16

Julho 10, 2020, 07:49:40, 07:49
Responder #34

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
No teste publicado no website britânico Honest John e que globalmente diz bem desta máquina, são referidos quanto ao consumo 65mpg.

Ora este número, numa conversão para l/100kms dá um consumo médio que é bem acima dos 2.7L.
Em termos percentuais uma diferença ainda notória.

Se os conseguiste e a andar "sem cuidados" como referes, então óptimo. :nice:

Por cá, que médias têm feito com a moto?
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 10, 2020, 08:48:52, 08:48
Responder #35

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
No teste publicado no website britânico Honest John e que globalmente diz bem desta máquina, são referidos quanto ao consumo 65mpg.

Ora este número, numa conversão para l/100kms dá um consumo médio que é bem acima dos 2.7L.
Em termos percentuais uma diferença ainda notória.

Se os conseguiste e a andar "sem cuidados" como referes, então óptimo. :nice:

Por cá, que médias têm feito com a moto?
Acho que ninguém ainda conseguiu estes consumos porque ninguém faz estrada entre os 80/100kmh como eu fiz,teve alguns puxões, quer pelo Emanuel  quer pelo Josezito
membro numero 16

Julho 10, 2020, 08:49:27, 08:49
Responder #36

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
membro numero 16

Julho 12, 2020, 09:38:58, 09:38
Responder #37

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Nesse caso (e fiquei um pouco sem perceber) os consumos que fizeste e que resultaram em 2.7L/100kms, mencionando terem sido numa condução "sem cuidados", são afinal numa toada de andamento bastante calma...ou nem por isso!?

No teste que referi anteriormente indicam uma média de consumo de 65mpg, o que traduzido para L/100kms fica a uma distância considerável.

Não vejo mal em consumir mais, como tinha dito.
Estou só a tentar perceber o andamento para esses 2,7L...

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 12, 2020, 10:32:32, 10:32
Responder #38

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Os 2.7 foram no geral,segundo o meu video,fiz a n1 até Coimbra, lá o josezito andou sem cuidado,o emanuel Pontes andou sem cuidado, ao chegar a casa ainda estava assim,entreguei a mota com um traço no deposito,quase 500 km andados,na autonoia ainda dava para 100.
Eu nao fico espantado com o que dizes pois no clube da zontes das redes sociais é o mesmo, primeiro ninguém consegue andar numa nacional entre os 70 e os 100 kmh( sortudos com as fotos...)depois é a gasolina que quanto mais barato melhor, verificações está quieto ,ja nada me espanta...
Ah ia em modo eco.
Depois se aparece alguém que consegue menos é assim,ja com a xmax 300 é o mesmo, mas mais conseguem igual, eu começo a ficar farto de ,de boa fé fazer partilhas de certos assuntos.
Grande abraço isaac.
membro numero 16

Julho 12, 2020, 12:21:03, 12:21
Responder #39

Lourenço

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 816
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: SH 125 - Silence S01
  • Localidade: Lisboa
Depois se aparece alguém que consegue menos é assim,ja com a xmax 300 é o mesmo, mas mais conseguem igual, eu começo a ficar farto de ,de boa fé fazer partilhas de certos assuntos.
Grande abraço isaac.
mneves creio que de boa fé estamos todos, não vejo indícios do contrario. Os consumos são para muitos algo secundário, para outros algo primordial financeiramente na escolha e para outros ainda um indicador da eficiência e qualidade técnicas e ecológicas de uma máquina, modelo ou marca.

Apesar de não duvidar da boa fé dos influencers que partilham consumos de uma máquina com um depósito apenas ou com referência ao CB, sei que tal não pode ser interpretado nem de perto nem de longe como uma valor referencial.

Se num deposito de 50 ltrs de um carro a margem de erro é enorme nos depósitos de moto de 6 a 20 lts de capacidade máxima é irreal estabelecer uma média por um único abastecimento alem de que esta deve ser ponderada por percursos e tipos de condução quotidianos, pelo que publicando um valor de média de uma máquina depois de uma voltinha de algumas dezenas de quilómetros não podemos aferir a média de consumo e se o afirmamos teremos no mínimo de assertivamente estar disponíveis para demonstrar como foi obtido o resultado a que chegamos e para a a observação de outros exemplos na sequencia da partilha.

Gosto de verificar em sites tipo o spritmonitor as médias para os diferentes tipos de veículos que tive até hoje e talvez porque seja um género de condutor e com percursos, dentro da média, os valores estão frequentemente muito próximos dos que eu realizo.

Neste caso, do motor 310 da Zontes, a média de que o Sapiens21 apresentou exemplo acima (não sei a metodologia), 4.3 lts/100 não anda longe dos escassos exemplos ainda existentes no spritmonitor, 2 motos, 11 215 Kms, 42 abastecimentos, 474 lts, 4.23 lts/100, um com 3.61 e outro com 4.54.


Julho 12, 2020, 15:55:53, 15:55
Responder #40

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A partilha e os consequentes comentários fazem parte do fórum, Marco. :nice:

As questões colocadas sobre os modelos e as coisas que se vão apontando aos mesmos, fazem parte de uma discussão saudável e acabam por atrair maior conhecimento, sendo que neste caso em concreto, trazem um maior número de resultados com o mesmo modelo...mas alcançados por diferentes condutores e percursos.

Isto não é colocar em causa a boa fé, mas dar exemplos de resultados distintos (uns serão iguais) aos por cá partilhados.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Julho 12, 2020, 18:09:02, 18:09
Responder #41

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Modelos recentes é difícil definir o consumo por experiência, e o que a marca diz nem sempre está perto da verdade

Também pesa no consumo, se é em AE, nacional, a dois, na cidade, com peso, etc e pesa ainda mais se é uma média ou o valor obtido pontualmente num destes segmentos, sendo que a viagem com velocidade estabilizada numa nacional, sem paragens significativas, deve ser o segmento mais baixo do consumo.

Logo nesta fase todos estão a revelar o que recolheram, apenas são verdades diferentes. Mesmo os que já fizeram reviews nas revistas internacionais não tem certamente uma noção tão precisa. Apenas o tempo se encarrega de dizer qual a média de consumo real, com vários tipos de uso e utilizadores.


Num motor destes algo entre 3.5 e 3.7 de média real seria bom na minha opinião
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Julho 12, 2020, 20:22:54, 20:22
Responder #42

pete_vieira

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 177
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: Crosstourer
  • Localidade: Lisboa
pelos vistos a adoração da trail mantêm-se, não se percebe porque é que todos os modelos estão disponíveis para testes (com um claro foco para a mini trail), mas a versão X continua "escondida". Sim a mota é a mesma e a posição também, mas enquanto que na trail temos 700 videos a mostrar o mesmo, a versão X temos de ir ver pelos espanhois  :pensador: Eu querendo comprar uma x2 não me interessa muito testar a t2 ou a t2x ou que recriação da mesma... não interessa vender esse modelo cá? cheguei até a contactar o importador terra bastos e a resposta foi assertiva, não existe nenhum modelo X para testes. É tão estranho como a honda não ter nenhuma vfr800 para testes. Esta de forçar gostos através do disponível..  :pensador:

Desculpa o offtopic em forma de desabafo companheiro neves, calculo que também já tenhas tentado testar esse modelo e tb percebeste que é impossível..
Keeway Superlight: 8000Kms ❌ // Honda NC750X: 6444Kms ❌ // Suzuki V-Strom 1000: 5600Kms ❌ // Yamaha FJR 1300: 3766Kms ❌ // Yamaha MT07 Tracer: 5400Kms ❌ Honda Crosstourer 22500kms ❌

Julho 13, 2020, 08:24:02, 08:24
Responder #43

mneves

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 3092
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Sim ,compreendo o que dizes.
A x tem um aspecto mais cativante mas a aposta continua igual,ha um certo receio de se colocar uma na estrada para nada.
Eu cá estou a espera duma mas verdade seja dita que em relação a trail só muda o desenho ,de resto tudo é quase igual.
membro numero 16