Autor Tópico: A importância de conduzir com ATENÇÃO!  (Lida 2386 vezes)

Janeiro 16, 2017, 13:34:12, 13:34
Lida 2386 vezes

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
A importância de conduzir com ATENÇÃO!






Aqui há coisa de 2 anos atrás, foi divulgado um vídeo (deixado acima) extraordinariamente bem feito na área da segurança e que presumo sejam poucos os que aqui já o tenham visto.

Este tipo de campanhas de aviso na área da segurança e prevenção nunca são demais, pelo que este caso ganha um enorme relevo pela forma como é levado a cabo o vídeo, baseando-se numa situação perfeitamente normal e compatível com o dia-a-dia em 2 rodas de tantos de nós.

Implementada pelo Estado de Washington e seguindo o programa de segurança que foi criado denominado Washington Motorcycle Safety Program, esta campanha conta-nos a história de um jovem condutor de automóvel e um motociclista prestes a ter um acidente.

Como poderão ver, no preciso momento em que se daria a colisão...o tempo pára!!!
Após e de forma fantástica, o vídeo prossegue levando o motociclista a explicar o porquê do acidente e outros erros comuns que são cometidos pelos automobilistas, ao ponto de poderem ser fatais para quem anda em duas rodas.

Interiorizem o vídeo caros companheiros...temos de ter atenção às nossas acções e às dos outros quando circulamos aos comandos de um veículo!
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 12, 2017, 12:41:39, 12:41
Responder #1

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
Mais um aconselhamento para conduzir com segurança,  nunca são de mais

Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Fevereiro 11, 2019, 18:42:59, 18:42
Responder #2

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Esta é uma das situações que mais temo quando ando de moto.... A distração de alguém que saia de um cruzamento e, sem me ver ou sem os necessários cuidados para avançar, atravesse o veículo à minha frente.  :(

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Fevereiro 15, 2019, 08:27:59, 08:27
Responder #3

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Os meus pedais e manetes de travão já bateram no fundo, em muitas situações. Desde tractores a sairem ou a entrarem de caminhos privados, a malta que entra nas rotundas como se a prioridade fosse deles, mudanças de faixa sem uso de espelhos ou piscas, peões que atravessam a via fora da passadeira ( ou na passadeira, mas a correr )... já me aconteceu de tudo.

Espalhei-me diversas vezes na DT50, algumas na DTR125, uma vez na R6 e (ainda ) nenhuma na Bulldog. Estou em crer que, com o tempo e a prática, estou mais "medroso" a conduzir. Não acompanho com malta que "abusa" ( eu tambem abuso, raramente respeito os limites de velocidade mas nunca da maneira que já vi muitos fazerem, ou com o comportamento narcisista e suicida que já vi terem ) e até já me chateei com conhecidos por causa disso.

Não chega, nem lá perto, ter cuidado quando se conduz. Especialmente de moto, tem que se ter uma visão muito mais alargada do transito e de possiveis e eventuais asneiradas que possam partir dos outros condutores. Quando não se faz isso e ainda se levanta a roda da frente a 140Km/h na rua principal de uma zona altamente povoada... vai dar mer**!!!

Claro que os condutores dos automoveis podem e devem ter muito mais atenção ás motos. Mas eu não vou esperar que eles o façam, estaria a assumir uma certidão de óbito a curto prazo.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Fevereiro 15, 2019, 11:50:51, 11:50
Responder #4

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Tudo o que pudermos confiar nas nossas capacidades em conduzir em duas rodas não pode ser "delegado" em terceiros sob pena de dar acidente. Quando acreditamos e confiamos indubitavelmente que o condutor que vai à nossa frente irá fazer pisca se mudar de direção ou o condutor que chegue a uma rotunda ou cruzamento vá esperar que passemos, será o dia do acidente.


Março 23, 2019, 13:20:17, 13:20
Responder #5

Moto2cool

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4386
« Última modificação: Março 23, 2019, 13:40:10, 13:40 por Moto2cool »
Spritmonitor.de" border="0 Suzuki VStrom 650
"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"

Março 25, 2019, 13:44:16, 13:44
Responder #6

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Já conhecia esse 2º vídeo...

Está muito bem feito e dá mesmo que pensar nas consequências de um embate.  :(
Tem muito impacto nas imagens e na mensagem transmitida. Todo o cuidado é pouco, de facto.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 18, 2019, 22:06:01, 22:06
Responder #7

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Venho só reactivar este tópico para contar um dos maiores sustos que apanhei enquanto condutor.

Neste caso foi aos comandos de automóvel, mas para o caso...aquilo que pretendo indicar não lhe está relacionado.

Ora hoje fui com a família ao Dino Parque da Lourinhã (o puto adorou tanto aquilo quando lá estivemos após a inauguração, que tínhamos de lá voltar para lhe fazer a vontade) e, já perto de lá chegar, quando estávamos em estrada nacional, tive uma situação que - e desculpem o termo - "me borrou todo"...  :corado:

Claro que é no sentido figurado, mas assustou-me bastante e levou-me a soltar metade de um palavrão, esquecendo-me que tinha os putos no banco de trás.

.......................

Estou a descrever uma curva para a direita a uma velocidade que não consigo precisar, mas que naquele momento e circunstância situo perto dos 75kmh, quando uma autêntica besta aos comandos de um Ibiza de cor branca (fiquei com a sensação que era comercial) descreve a curva notoriamente a alta velocidade e entrando com mais de metade do seu carro na minha via de trânsito.

Aquilo passa-se de forma muito rápida, com o instinto a fazer-me perceber o enorme perigo em que me encontrava e levando-me a guinar ainda mais para o interior da curva para não se dar ali a tragédia. A frente do seu veículo deve ter-se cruzado com a secção traseira do meu carro, separados por centímetros.
Tive de ir quase literalmente comer ervas à berma para evitar um choque frontal...

Na mesma situação, no mesmo local, à mesma velocidade e na mesma posição na via...se acaso seguisse de moto, acho que não tinha a menor hipótese. Nenhuma mesmo.

Mesmo com todos os cuidados (e sei que sou mesmo cuidadoso quando ando com a família), basta um momento parvo e irresponsável de alguém para deitar tudo a perder.  :(

Uma daquelas, com a frente de um carro a surgir-nos de frente em curva, não a desejo a ninguém...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 19, 2019, 09:47:42, 09:47
Responder #8

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Mais um contributo



Outro



O 1º video, que me parece americano, aborda os vários factores de risco que pesam sobre os motociclistas, Está bem feito e serve de alerta para várias situações.

O 2º... pois, é mais do mesmo, a forma encontrada para evitar o embate é a redução de velocidade por parte do motociclista. Basicamente, se o maluco da moto vier mais devagar, já não morre. Nem interessa nada se o condutor do automovel desrespeita uma regra de transito e mata uma pessoa, o acidente é sempre culpa do excesso de velocidade do motociclista.

Ou seja, e resumindo este video com a maior parte das campanhas de prevenção feitas "a pensar no motociclista", a lição a tirar é a seguinte: Não interessa se compram uma 50 ou uma 1100, andem sempre abaixo dos limites de velocidade ( de preferencia, sempre a 40Km/h, mesmo em Auto Estrada ) porque os automoveis têm permissão para furarem STOPs, vermelhos, rotundas e qualquer outra regra de prioridade e ficarem atravessados á vossa frente. Qualquer automobilista está isento de usar piscas e espelhos e não precisa olhar para lado nenhum antes de inverter a marcha, mudar de faixa ou entrar e sair de um cruzamento/rotunda.

Já o tinha dito anteriormente, não sei se foi aqui ou noutro lado, esse video já deveria ter sido apagado e o responsavel por ele processado criminalmente por incentivar ao não cumprimento do codigo da estrada por parte dos automobilistas. Façam o que quiserem e lhes dê na real gana, os motociclistas é que têm que andar devagar. Haja pachorra...
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Agosto 19, 2019, 10:09:34, 10:09
Responder #9

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Parece-me que o foco da mensagem seria para a diferença que alguma velocidade a mais pode fazer em determinadas situações, como o atravessar da faixa de rodagem por parte de um energúmeno que não teve os devidos cuidados num cruzamento. Não propriamente um convite a que se incumpra o código.

Infelizmente temos de contar com o erro de todos os que partilham a mesma faixa de rodagem...

Especialmente em cidade, não sou de arriscar. Isto seja de carro ou moto, atenção!
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Agosto 19, 2019, 16:43:52, 16:43
Responder #10

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Parece-me que o foco da mensagem seria para a diferença que alguma velocidade a mais pode fazer em determinadas situações, como o atravessar da faixa de rodagem por parte de um energúmeno que não teve os devidos cuidados num cruzamento. Não propriamente um convite a que se incumpra o código.

Infelizmente temos de contar com o erro de todos os que partilham a mesma faixa de rodagem...

Especialmente em cidade, não sou de arriscar. Isto seja de carro ou moto, atenção!

Percebo que a intenção possa ser boa, mas num acidente em que o motociclista parte o pescoço devido a um animal que se atravessa á sua frente, sem o mínimo respeito pela vida de outra pessoa, focarem-se no facto de que se o "morto" fosse a menos meia dúzia de kilometros/hora tinha sobrevivido, é idiota.

O motociclista até podia ( não devia, mas podia ) vir a 300Km/h, o automobilista não tem nada que fazer aquela manobra. Foquem-se no facto do automobilista ter feito merd@ e recriminem esse acto quando dão este exemplo e foquem-se na velocidade quando fizerem um vídeo de um motociclista a falhar uma curva por excesso de velocidade.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Agosto 19, 2019, 21:17:33, 21:17
Responder #11

IS

  • Motociclista: 1 estrela ❇

  • Offline
  • *

  • 34
  • Marca Motociclo: Suzuki
  • Modelo Motociclo: GSR 600
  • Localidade: Margem Norte Tejo
Citar
Venho só reactivar este tópico para contar um dos maiores sustos que apanhei enquanto condutor.

Neste caso foi aos comandos de automóvel, mas para o caso...aquilo que pretendo indicar não lhe está relacionado.

Ora hoje fui com a família ao Dino Parque da Lourinhã (o puto adorou tanto aquilo quando lá estivemos após a inauguração, que tínhamos de lá voltar para lhe fazer a vontade) e, já perto de lá chegar, quando estávamos em estrada nacional, tive uma situação que - e desculpem o termo - "me borrou todo"...  :corado:

Claro que é no sentido figurado, mas assustou-me bastante e levou-me a soltar metade de um palavrão, esquecendo-me que tinha os putos no banco de trás.

.......................

Estou a descrever uma curva para a direita a uma velocidade que não consigo precisar, mas que naquele momento e circunstância situo perto dos 75kmh, quando uma autêntica besta aos comandos de um Ibiza de cor branca (fiquei com a sensação que era comercial) descreve a curva notoriamente a alta velocidade e entrando com mais de metade do seu carro na minha via de trânsito.

Aquilo passa-se de forma muito rápida, com o instinto a fazer-me perceber o enorme perigo em que me encontrava e levando-me a guinar ainda mais para o interior da curva para não se dar ali a tragédia. A frente do seu veículo deve ter-se cruzado com a secção traseira do meu carro, separados por centímetros.
Tive de ir quase literalmente comer ervas à berma para evitar um choque frontal...

Na mesma situação, no mesmo local, à mesma velocidade e na mesma posição na via...se acaso seguisse de moto, acho que não tinha a menor hipótese. Nenhuma mesmo.

Mesmo com todos os cuidados (e sei que sou mesmo cuidadoso quando ando com a família), basta um momento parvo e irresponsável de alguém para deitar tudo a perder.  :(

Uma daquelas, com a frente de um carro a surgir-nos de frente em curva, não a desejo a ninguém...

A mim aconteceu a algumas semanas quando levava a minha sogra a casa á noite por estar a chover, estamos a falar de pouco mais de 1km, quando numa curva dentro da vila ( numa "radial"que existe ) apareceu um jipe de frente completamente dentro da minha faixa, só tive tempo de sair totalmente da estrada e ainda assim passou encostado a mim, eu ia a 20 e nesse dia excepcionalmente nem levava o cinto posto( por acaso até é costume colocar sempre o cinto) só pensei " logo hoje que não levo cinto".
Que susto.

Agosto 27, 2019, 10:19:27, 10:19
Responder #12

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4592
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Ainda hoje vinha a descer uma pequena serra, cuja estrada foi recentemente alcatroada e apesar de não vir a grande velocidade vinha a aproveitar todos os cms de estrada.

Lembrei-me das vossas histórias e se encontrasse alguém que viesse no meu lado de certeza que não chegaria ao meu destino hoje.

Sei que não devemos ter medo de tudo, mas por vezes num momento mais "descontraído" tudo muda num instante.  :confused:

Agosto 27, 2019, 10:46:52, 10:46
Responder #13

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Não se deve conduzir de forma condicionada, mas o que dizes é acertado na perspectiva em que todos os cuidados por vezes são poucos...quanto mais conduzir sem pensar (ou precaver) imprevistos.

No caso de se andar de moto - não é demais dizê-lo - somos o elo mais fraco quando as coisas correm mal e nos deparamos com erros/excessos de automobilistas.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 12, 2019, 23:31:35, 23:31
Responder #14

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Diga-se de passagem que - como poderão ver no vídeo - se meteu mesmo a jeito...

Não foi pior por muita sorte na situação. E ainda bem que, aparentemente, não resultou em nada muito grave a nível físico.

Com o pack de malas a alargar as dimensões da moto, ali era impossível passar.

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 13, 2019, 08:29:36, 08:29
Responder #15

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Perdeu as cuecas todas...   :lolol: :lolol: :lolol: :lolol:

Mais a sério, o meu cunhado trocou de moto recentemente. Tem agora uma Transalp, velhinha mas em boas condições, toda equipada com top-case, malas laterais, barras de proteção de motor... enfim, todos os extras que pode ter e mais alguns que o antigo dono lhe meteu.

Fui com ele buscar a moto e quando vinhamos para casa teve que parar e encostar-se ao eixo da via para deixar passar um carro antes de virar á esquerda. Não se apercebeu da largura da moto com as malas laterais e o carro que vinha em sentido contrário teve que se desviar uns bons centimetros para não lhe levar a mala esquerda e atirá-lo ao chão. Falta de experiencia, com toda a certeza. Quando parámos em casa dele alertei-o sobre isso e ele disse que nem se apercebeu.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...

Outubro 06, 2019, 20:47:43, 20:47
Responder #16

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Um brutal acidente...

Aquilo que se pode ver neste vídeo ilustra bem a (grande) violência com que um motociclista bate na traseira de um automóvel que se preparava para virar à esquerda:

"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Outubro 14, 2019, 08:09:26, 08:09
Responder #17

Nuno YB

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 1209
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: CB650R
  • Localidade: Evora
Excesso de velocidade, excesso de confiança e falta de concentração.

Quem percorre aquela estrada diariamente deve saber que está ali um traço descontinuo. O á vontade do motociclista leva-me a crer que ele tambem o sabia... mas arriscou a ultrapassagem ao autocarro sem os devidos cuidados.
Certas pessoas são como aquelas molas mágicas: não servem para quase nada, mas é sempre engraçado atirá-las pelas escadas abaixo...