Autor Tópico: E se...as marcas limitassem a velocidade máxima dos seus motociclos?  (Lida 19230 vezes)

Abril 04, 2019, 20:27:02, 20:27
Responder #50

Moto2cool

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Por vezes responder a uma pergunta com outra pergunta também se consegue obter conteúdo valido...então...
E se as marcas realmente limitassem a velocidade máxima de seus motociclos, automóveis, camiões, será que os vários estados continuariam a investir em radares?

França vai investir só mais 400 novos radares de ultima geração…
https://www.motomag.com/Securite-routiere-400-radars-nouvelle-generation-sur-nos-routes-des-cette-annee.html#.XKZAAndFyUk
Lá vão ter os governos que procurar outra forma de financiamento ;)
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Abril 04, 2019, 20:55:03, 20:55
Responder #51

Africandruglord

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Por vezes responder a uma pergunta com outra pergunta também se consegue obter conteúdo valido...então...
E se as marcas realmente limitassem a velocidade máxima de seus motociclos, automóveis, camiões, será que os vários estados continuariam a investir em radares?

França vai investir só mais 400 novos radares de ultima geração…
https://www.motomag.com/Securite-routiere-400-radars-nouvelle-generation-sur-nos-routes-des-cette-annee.html#.XKZAAndFyUk

A limitação não vai para os 120 creio eu, mas para bem mais, 180.

A 180 acho que ainda te devem chatear.

Isto é tudo medidas feitas por gente que aos poucos se vende, a questão aqui nem é a velocidade, mas há um senhor que meteu isto brilhantemente.



Caminhamos para uma sociedade de cenas cada vez mais controlada.
« Última modificação: Abril 04, 2019, 21:00:46, 21:00 por AdminD »

Dezembro 30, 2019, 11:05:50, 11:05
Responder #52

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O assunto parace estar na "ordem do dia", tendo sido estabelecido no calendário o ano 2022 - data que já tinha sido falada anteriormente - e em que aparecerão os primeiros veículos a ter limitadores de velocidade...e não só.  :-\

Por este andar, sinceramente não me espantaria que alguns anos depois (a nível Europeu), se passe algo idêntico nos motociclos.



Link: https://automais.autosport.pt/noticias/obrigatorio-a-partir-de-2022-limitadores-de-velocidade-e-sensores-do-estado-do-condutor/
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

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Dezembro 30, 2019, 11:46:44, 11:46
Responder #53

JoãoPVCarvalho

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De facto todas estas mudanças apontam o caminho para a condução autónoma, retirar o fator humano da condução de veículos será num futuro próximo o objectivo a alcançar em termos de segurança.
Tal como o artigo refere, alguns destes sistemas já vêm instalados nos carros, o meu enlatado com matricula de 2018 já os tem quase todos, só lhe falta fazer a avaliação do condutor por isso creio que está vai ser uma transição pacífica.
Quanto à limitação da velocidade máxima só me ocorrem os fanáticos do Tuning a mexer nas centralinas para anularem o bloqueio e ainda acrescentar uns quantos kmh na máquina, mas para a grande maioria se os veículos vierem limitados a 140/150kmh não vai fazer diferença alguma.
Por mim venha de lá a mudança que Eu aprecio muito a segurança na estrada. 👍
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Dezembro 30, 2019, 11:54:10, 11:54
Responder #54

dfelix

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Se sobreviver até lá, resta-me uns 30 a 40 anos de prazer em conduzir.
Não acreditando que existam efeitos retroactivos, haverá muito veículo do presente e passado que poderá continuar a ser usado.
 :)

Dezembro 30, 2019, 12:03:05, 12:03
Responder #55

JoãoPVCarvalho

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Se sobreviver até lá, resta-me uns 30 a 40 anos de prazer em conduzir.
Não acreditando que existam efeitos retroactivos, haverá muito veículo do presente e passado que poderá continuar a ser usado.
 :)

Há muita gente que retira enorme prazer em conduzir sejam motas ou outro veículo qualquer, eu acredito que isso vai ser sempre possível mas não na via pública, tal como hoje temos track Day e veículos de alta cilindrada para alugar às meias horas no autódromo, talvez no futuro venhamos a ter parques de diversão inteiros ligados à temática, repara só no número de Kartodromos que têm surgido nos últimos anos.
Um planeamento cuidado é meio caminho andado.✌
by JDilemas

Dezembro 30, 2019, 12:06:29, 12:06
Responder #56

Sapiens21

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(....)
Tal como o artigo refere, alguns destes sistemas já vêm instalados nos carros, o meu enlatado com matricula de 2018 já os tem quase todos, só lhe falta fazer a avaliação do condutor por isso creio que está vai ser uma transição pacífica.
(....)


Imagino que não terá dispositivo que limita a velocidade do veículo, reduzindo a potência do motor.

Esse ainda está para ser implementado nessa medida em 2022 e actua de forma independente da vontade do condutor se detectar desrespeito pelos sinais de trânsito e da indicação do sistema de navegação.

Digamos que é como uma sogra a dizer "vais muito depressa, queres-nos matar a todos!?".  :stuck_out_tongue_winking_eye:
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Dezembro 30, 2019, 12:13:35, 12:13
Responder #57

dfelix

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Portanto, em 2040 serei impedido de utilizar na via pública a minha moto de de 2015?
 :o


Vou aproveitar então que em 2020 ainda posso conduzir a minha moto de 1996...

Dezembro 30, 2019, 12:33:20, 12:33
Responder #58

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Penso que só se aplicará depois a veículos novos.

Os que estão em circulação e vendidos antes da entrada em vigor da medida, julgo que não terão obrigatoriedade alguma de instalação de dispositivo limitador.

Mas isto até lá muito pode mudar.  :-\
A UE, nestas questões da segurança, pode lembrar-se de por aí vir a limitar ainda mais do que se pensa...
Numa ou duas décadas apenas, muita coisa muda.
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Dezembro 30, 2019, 13:09:27, 13:09
Responder #59

JoãoPVCarvalho

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Tal como o artigo refere, alguns destes sistemas já vêm instalados nos carros, o meu enlatado com matricula de 2018 já os tem quase todos, só lhe falta fazer a avaliação do condutor por isso creio que está vai ser uma transição pacífica.
(....)


Imagino que não terá dispositivo que limita a velocidade do veículo, reduzindo a potência do motor.

Esse ainda está para ser implementado nessa medida em 2022 e actua de forma independente da vontade do condutor se detectar desrespeito pelos sinais de trânsito e da indicação do sistema de navegação.

Digamos que é como uma sogra a dizer "vais muito depressa, queres-nos matar a todos!?".  :stuck_out_tongue_winking_eye:

É isso mesmo!
Na verdade tem limitador de velocidade, apenas não atua de modo automático, tanto quanto sei todas as viaturas com Cruise Control dispõe de regulador de velocidade e de limitador de velocidade, pelo menos a minha Laguna de 2012 já tinha e o Kadjar também tem, no caso deste já dispõe de sistema de reconhecimento dos sinais de limitação de velocidade e emite um alerta quando os não respeito por isso não será nada difícil no futuro converter esse alerta numa qualquer acção correctiva até porque o carro já trava sozinho em caso de aproximação de um obstáculo, ou seja, a tecnologia já lá está é uma questão de a automatizar.
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Dezembro 30, 2019, 18:26:57, 18:26
Responder #60

Moto2cool

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Nestes momento já existe tecnologia que permite intervir decisivamente na condução, não existia enquadramento legal e se alguém avançasse sozinho corrida riscos de mercado.
Sendo todos obrigados é uma questão de colocar em uso a tecnologia com mais uns pozinhos.
Faz - me lembrar o Boeing que o sistema informático controlava a operação automaticamente e impedia intervenção humana... Quantos morreram?
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Dezembro 30, 2019, 20:02:24, 20:02
Responder #61

IS

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Na minha opinião a maioria dos acidentes ocorrem principalmente por questões culturais e não será por limitar a velocidade que deixarão de acontecer.
quanto muito ajudará na economia paralela de adulterações dos veículos :cost:

Dezembro 30, 2019, 21:58:34, 21:58
Responder #62

mneves

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Bem ,os pesados ja sao limitados desde os anos 90 ,atualmente ,com registo electrónico  e mesmo assim ha acidentes.
membro numero 16

Dezembro 31, 2019, 09:30:55, 09:30
Responder #63

Moto2cool

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Tinha ideia que os pesados eram controlados (quando aquilo funcionava), mas não limitados.
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Dezembro 31, 2019, 09:54:29, 09:54
Responder #64

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Podem actuar sozinhos e substituir a acção humana quando mesmo necessário.

Lembramo-nos certamente daquilo que ocorreu na Alemanha há uns 2 ou 3 anos atrás, onde um ataque terrorista só não foi ainda pior porque o camião impediu de forma autónoma que assim fosse.

Basicamente isto que se pode ver no vídeo abaixo...

...sendo em tudo idêntico ao que é pretendido com os veículos automóveis.

Resta saber quanto tempo até haver limitações nos motociclos.
Talvez numa altura em que já temos uma idade avançada.  :)


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Dezembro 31, 2019, 10:08:27, 10:08
Responder #65

mneves

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Tinha ideia que os pesados eram controlados (quando aquilo funcionava), mas não limitados.
Como referi, os pesados de mercadorias estão limitados  e selados para dar os 90kmh reais,os de passageiros 100kmh reais, depois ha o controlo que antigamente era disco,agora é cartão  pessoal de cada motorista,isto ha anos...
A tecnologia num pesado supera em muitos casos os ligeiros, so aqueles motores...
Tive a família no ramo, o meu pai foi 40 anos nisso
« Última modificação: Dezembro 31, 2019, 10:09:57, 10:09 por mneves »
membro numero 16

Maio 15, 2020, 22:04:23, 22:04
Responder #66

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Depois da questão da velocidade limitada electronicamente e que não duvido que venha a tornar-se mesmo uma imposição feita dos lados de Bruxelas....

...agora existe uma outra que, se acaso vai em frente, sempre quero ver se nos motociclos se lembram do mesmo.  :pensador:

Ou seja, a União Europeia pretende que haja um dispositivo de teste de álcool no sangue, como equipamento de série, nos novos veículos, lançados a partir de Maio de 2022.

Objectivo??

Levar a que os condutores embriagados sejam impedidos de accionar a ignição e seguir viagem.

Faltam 2 anos...
Será que algo assim passa mesmo...?

Percebo o objectivo e sou naturalmente receptivo a tecnologias que diminuam a sinistralidade, mas este tipo de dispositivo.....  :pensador:



Podem ler mais por aqui:

https://observador.pt/2020/05/12/vai-ser-obrigatorio-soprar-o-balao-antes-de-guiar-mas-como/
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Maio 15, 2020, 23:09:37, 23:09
Responder #67

SARider

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Percebo o objectivo e sou naturalmente receptivo a tecnologias que diminuam a sinistralidade, mas este tipo de dispositivo.....  :pensador:



Podem ler mais por aqui:

https://observador.pt/2020/05/12/vai-ser-obrigatorio-soprar-o-balao-antes-de-guiar-mas-como/


 Até agora levava-se um amigo abstémio para conduzir o carro... Daqui a 2 anos ir-se-á levar o mesmo amigo abstémio para soprar no "balão"
 :lolol:
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Maio 16, 2020, 10:48:46, 10:48
Responder #68

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Seria curioso perceber a forma como eventual dispositivo seria aplicado, para contornar a normal "esperteza" do utilizador do veículo. :)

Não coloco minimamente em questão o propósito, pois a nível mundial os acidentes com condutores embriagados será impressionante, mas um sistema destes, a ser de série como parece ser a vontade, implica custos na aquisição dos veículos e que naturalmente aumentam, além de que a sua própria forma de despistagem de álcool no sangue (no ar expirado, presumo), é capaz de levantar algumas dificuldades técnicas em termos de durabilidade e fiabilidade de resultados a longo prazo.
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Maio 17, 2020, 04:49:23, 04:49
Responder #69

dfelix

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Faltam 2 anos...
Será que algo assim passa mesmo...?

Mais ou menos pela altura que se vai discutir as inspecções periodicas aos motociclos, certo?
Aquilo que a ANCIA tenta impor cá há quase 20 anos...
 :pensador:

Maio 17, 2020, 09:22:19, 09:22
Responder #70

Moto2cool

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Qualquer tentativa de reduzir a sinistralidade é boa.
Será o álcool a única substância que altera o comportamento do condutor? 
Existem drogas que produzem disturbios mentais e andam por aí.
Não podemos interagir com o telefone a conduzir mas podemos circular com um cigarro na mão ficando a outra para volante e mudanças.
A questão quando abordamos estas iniciativas é saber quando se pára, até que ponto permitimos intervenção abusiva na esfera pessoal.
Quando vejo uma pessoa voluntariamente instalar uma app para saberem onde está, fico preocupado (claro que a Google sabe e nem pede autorização)
Afinal o matrix não é futurismo
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Maio 17, 2020, 09:38:53, 09:38
Responder #71

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O futuro aparanta ser o de..."controlo", ou monitorização.

Não direi que seja algo que faça parte de uma obrigatoriedade em vários países, mas o caminho parece tender para isso.

Uma espécie de alcoolimetro seria somente um de entre outros sinais.

Aquilo que o governo da China fez já há algum tempo e onde iniciou a monitorizacão dos seus cidadãos - classificados com cores...verde, amarelo ou vermelho – leva-os neste momento a controlar onde e quando cada pessoa esteve, com quem esteve, quanto tempo este em determinado local e sabe-se lá mais o quê.

Como tal, sinceramente algo como verificação de álcool no ar expirado até não seria algo que me espantaria totalmente, pois existe a tecnologia para o fazer.

Mas a nível da UE, é que não será tão fácil.
A abertura (ou imposição melhor dizendo) não é nem de perto aquela que vemos em países asiáticos.

Porém, para estarem a falar já disso e a colocar como meta o mês de Maio de 2022, algo por aí estarao a preparar.

Resta saber se se ficam pelas 4 rodas, ou se bem mais tarde lá inventam algo para se tornar obrigatório em todos os veículos.  :pensador:
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Maio 17, 2020, 16:45:26, 16:45
Responder #72

Rodrigues1

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Responder #73

SARider

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Maio 17, 2020, 21:47:35, 21:47
Responder #74

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Entendo...  :)

Só que atrás da limitação dos 180kmh, é desde já bom ter presente que depois (com estudos variados de "entidades independentes" e outros encomendados por Bruxelas) virá uma outra limitação...e depois dessa mais outra.

Daqui por uns anos, sem que pareça algo tirado da ficção científica, o mais certo é termos a generalidade dos veículos a limitar-nos em diversas áreas.

Vão aproveitando, é o que vos digo...  :-\
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Dalai Lama

Maio 18, 2020, 12:05:02, 12:05
Responder #75

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Os veículos estão carregados de sensores e a cablagem de um veículo actual, se estendida ao comprido...seria com toda a certeza kms de fios.

O futuro vai ser a electrificação quase total.
Menos partes mecânicas, mais electrónica (para o bem e para o mal...).

Dentro de algum tempo os veículos vão limitar aquilo que hoje se toma como garantido e de acção humana.
Sensores estão os veículos actuais carregados e só terá tendência a aumentar...

Basta ver que um veículo actual já consegue pôr exemplo travar por si só e sem intervenção humana, na detecção de um obstáculo.

Se Bruxelas vai mesmo adiante com a questão de um alcoolimetro integrado de série, veremos...

Mas já não me admiro de nada.  :)
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Dalai Lama

Setembro 18, 2020, 10:04:25, 10:04
Responder #76

MotardFeio

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http://www.fema-online.eu/website/index.php/2019/02/28/fake-news-about-speed-limiters/


Em 2022 os carros novos vendidos na Europa vão estar munidos de limitadores de velocidade (a Volvo por exemplo vai adoptar desde já os 180), entre outras  ideias das boas (caixas negras, bloqueio a conduzir embriagado, etc).


A seguir mandam-se para as motos???


Aí é que as motos em 2ª mão vão começar a valorizar...  :confused:

Claro que já aparecem uma míriade de artigos a desmentir que isto possa chegar às motos.
Mas claro que vai chegar, nem faria sentido a excepção. Pode é ser mais tarde!
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Setembro 18, 2020, 10:12:13, 10:12
Responder #77

JViegas

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Provavelmente com as emissões a "apertarem" certamente teremos essa limitação ou escapes do tamanho de um barril.

Setembro 18, 2020, 11:04:41, 11:04
Responder #78

2low

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Publicam coisas e não lêem ?!  :D

http://www.fema-online.eu/website/index.php/2019/02/28/fake-news-about-speed-limiters/
(...)

O que está descrito no link da FEMA, e que com pena de Portugal não ser associado, é que foram publicadas diversas noticias sobre sistemas de controlo inteligente de velocidade e que a Europa estaria pronto a introduzir limitadores de velocidade obrigatórios para motociclos, o que é totalmente falso, uma vez que a legislação prevista só se relaciona com veículos de 4 rodas de uma classe distinta dos motociclos.
"(...)The scope of the regulation are M and N category vehicles, not L-category vehicles (motorcycles are category L3e vehicles)(...)"

Em todo o caso a partir de 2022, todos os novos veículos de APENAS 4 rodas terão um "sistema de regulação automática de velocidade" MAS o condutor poderá sempre optar que o desligar (*).
" (...) but the IMCO adapted report states that the driver can always switch the system on or off. (...)"

Contudo... continua a estar a ser desenvolvido um sistema semelhante para as 2 rodas, pelo que de futuro, prevê-se igualmente que seja aplicado...

nota: (*) acredito que desligando, possam vir a ser aplicados agravamentos nas multas/coimas ou responsabilidades em caso de acidentes rodoviários, que me parece ser esse o intuito de reduzir acidentes rodoviários e não uma legislação complementar às legislações demagogas do ambiente...

Grão a Grão, Comemos Feijão!
"Nada é para sempre, nem mesmo os problemas", Charlie Chaplin


Setembro 18, 2020, 12:02:00, 12:02
Responder #79

mneves

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Tal como nos pesados desde 1990.
tal sistema tem um selo e uma inspeçao que se for violado é grave,o bom é que ao darem um ligeiro desconto aquando da calibraçao ganha-se uns kmh,para dar a volta ha inumeras formas desde retirar pressao aos pneus antes de entrar para a dita calibragem.
Nos carros ha anos que se fala nisso,nao acho mal,andar tudo limitado,os pesados tambem os ha com mais potencia e cv e andam todos igual mais km menos km,ha ainda o sitema de cartao que regista tudo,antigamente o tacografo.
membro numero 16

Setembro 18, 2020, 12:18:54, 12:18
Responder #80

Rodrigues1

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Não entendo,..

Os novos passam a andar devagar e os velhinhos podem acelerar  :lolol:

O velhos podem poluir, os novos não

Então de que serve tanta tecnologia pela segurança aplicada nos novos

Há cada uma 

Setembro 18, 2020, 12:46:10, 12:46
Responder #81

Sapiens21

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
São os novos tempos....

Já é algo anunciado há pelo menos 1 a 2 anos e aparentemente eles (lá na Comissão Europeia) não se esqueceram e pretendem mesmo levar por diante esse tipo de limitações.

Para ser franco, acho que não há muito que se possa fazer para contrariar. Até porque a generalidade das marcas não tenho lido que estejam contra isso.
É só mesmo uma questão de tempo. Começa nos automóveis e depois chega aos motociclos...
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

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Setembro 20, 2020, 05:44:45, 05:44
Responder #82

MotardFeio

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http://www.fema-online.eu/website/index.php/2019/02/28/fake-news-about-speed-limiters/

(...)

Claro que já aparecem uma míriade de artigos a desmentir que isto possa chegar às motos.
Mas claro que vai chegar, nem faria sentido a excepção. Pode é ser mais tarde!

Se alguém não leu não fui eu...  :yeah:
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Setembro 20, 2020, 15:32:16, 15:32
Responder #83

2low

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(...)

Claro que já aparecem uma míriade de artigos a desmentir que isto possa chegar às motos.
Mas claro que vai chegar, nem faria sentido a excepção. Pode é ser mais tarde!

Se alguém não leu não fui eu...  :yeah:

Meia razão e a coisa resolve-se!
 :lolol: :convivio:
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Julho 05, 2021, 13:32:35, 13:32
Responder #84

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Nos automóveis está para acontecer muito em breve, em carros novos. Diretiva 2144 de 2019 estabelece que entra em vigor a partir de 06 de Julho de 2022, com instalação de série de limitadores de velocidade.

LINK...

Deixa agora ver quanto tempo levará para se 'lembrarem' de fazer o mesmo nas 2 rodas. :pensador:
Sim, porque um dia vai mesmo acontecer.
Que ninguém tenha dúvidas...
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Julho 05, 2021, 14:26:02, 14:26
Responder #85

SARider

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Com o "ride by wire" não deverá ser assim tão complicado.
 Em estradas principais ou AE nem por isso, mas em zonas de velocidade limitada ou condicionada, como por exemplo dentro de localidades, areas residenciais ou junto  a escolas, não me choca nada, muito pelo contrário.
Já que o pessoal não respeita a vida alheia, a tecnologia entra para nos lembrar... bem mais útil do que um simbolo com chavena de café a cada hora...
V-Strom650XT
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Julho 05, 2021, 19:43:33, 19:43
Responder #86

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    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Será assim que tudo irá ocorrer...

Vejam AQUI a forma como vai ocorrer esse controlo da velocidade, feito através do dispositivo instalado de série em veículos novos a partir de Julho/2022.
É precisamente daqui por 1 ano...

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Julho 06, 2021, 08:14:16, 08:14
Responder #87

MotardFeio

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Já cá tomara haver mais controlo! E espero que um dia também controlem quantas folhinhas de papel eu uso cada vez que limpo o rabo!

Não obriguem a um ensino de qualidade nas escolas (e nas de condução também!), ponham antes um polícia atrás de cada um.
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Julho 06, 2021, 12:34:43, 12:34
Responder #88

dfelix

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...ponham antes um polícia atrás de cada um.

Não é necessário.
A tecnologia até nesse aspecto vem facilitar e tornar o esquema ainda mais rentável.

Julho 06, 2021, 20:20:19, 20:20
Responder #89

2low

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Não tenho outra maneira de comentar do que demonstrar apenas o meu repudio total por este tipo de ditadura:

No dia em que fizerem algo que vá contra a minha liberdade de conseguir ou querer prevaricar, vou fazer os possíveis para ter uma enorme propriedade vedada, com quilómetros de estrada e de terra batida, suficientes para ir fazer voltinhas de moto e de carro (on road/off road) a meu belo prazer.

A segunda opção ou alternativa mais fácil é fazer um manguito ao sistema e sair desta *Modere a sua linguagem* de Europa que cada vez se torna pior, do pior que se indica ao comunismo chinês e afins...isto está a ficar uma ditadura!!! Ditadura Xuxalista!
É ir viver para outro continente qualquer onde tenhamos liberdade e não sejamos assaltados com tantos impostos e sem direito a nada!

E até lá... vou tentar aproveitar ao máximo o resto que nos sobra!
Portanto... sim... sou cada vez mais contra o sistema, cada vez mais contra esta Europa de saloios pseudo-ambientalistas (da treta) e preocupados com a cortiça da rolha em vez de saberem se o vinho é bom ou se está feito em vinagre!
Grão a Grão, Comemos Feijão!
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Julho 06, 2021, 23:56:04, 23:56
Responder #90

Cross

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Calma já dizia o outro existirá sempre maneira de dar a volta...as vezes fechar uma porta é abrir outras... existem locais que é uma vergonha e a tecnologia vai ajudar e outra será mais complicado seguramente. Mas... existirá mais condições para trackdays e afins e mais hackers y diy para analizar os buracos dos sistemas e etc.... mundo de oportunidades oferta e procura.. senão comprar já outro veículo old school para não ter essas merdisses e não ser possivel actualizar o firmware como algumas caixinhas de pilhas que andam aí

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Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Novembro 08, 2021, 18:40:26, 18:40
Responder #91

Sapiens21

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Por este andar...

...chegamos a 2030 e as limitações de velocidade serão maiores do que se pensa. :read.calm: :pensador:

"(....)Entre as medidas em discussão, a redução da velocidade em todas as vias, limitando a 30 km/h a circulação nas localidades, 80 km/h fora das localidades e o máximo de 100 km/h nas autoestradas.(....)"

https://www.autofoco.pt/noticia/ver/912076

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Novembro 08, 2021, 18:44:45, 18:44
Responder #92

2low

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D E M A G O G I A ! ! !

Não há mais nada que se possa acrescentar para além disto!
Aliás há... mas é tudo vernáculo calão do piorio!



conclusão:
Resta apenas gozar e colocar no ridículo esses demagogos da OMS e de Bruxelas com situações tipo "ora, vou passar a andar de carroça com rodas de pedra porque a madeira é mau para o ambiente" etc...
« Última modificação: Novembro 08, 2021, 18:46:53, 18:46 por 2low »
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Novembro 08, 2021, 18:49:17, 18:49
Responder #93

TMXR

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Novembro 09, 2021, 13:11:27, 13:11
Responder #94

tiagofo20

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Ainda hoje estava a fazer o meu trajeto casa - trabalho, passo por uma estrada acabadinha de levar um novo piso de alcatrão, com uma reta de 300m, seguida de umas curvas e tal, apetrechada de sinais de proibição acima de 50km/h.

Eu eu pergunto: se ninguém fazia essa estrada a 50 quando ela tinha algum desgaste, quem é que a vai fazer agora?

Se é para andar a 50, havia necessidade de levar um piso de alcatrão numa extensão de 4,5km numa estrada que apresentava um desgaste moderado?

Novembro 09, 2021, 15:51:47, 15:51
Responder #95

JViegas

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Ainda hoje estava a fazer o meu trajeto casa - trabalho, passo por uma estrada acabadinha de levar um novo piso de alcatrão, com uma reta de 300m, seguida de umas curvas e tal, apetrechada de sinais de proibição acima de 50km/h.

Eu eu pergunto: se ninguém fazia essa estrada a 50 quando ela tinha algum desgaste, quem é que a vai fazer agora?

Se é para andar a 50, havia necessidade de levar um piso de alcatrão numa extensão de 4,5km numa estrada que apresentava um desgaste moderado?

Se calhar já estão a preparar o local para um radar fixo.

Julho 05, 2022, 23:36:01, 23:36
Responder #96

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Criei este tópico em 2019...

Estamos agora em 2022 e a parte inicial no título do tópico ('e se'), aparenta estar mais realista do que nunca, com controlo apertado desde logo ditado pelos próprios sistemas instalados nos veículos novos.
A evidenciar-se, de forma destacada, nos países da UE...

https://observador.pt/2022/07/04/a-6-de-julho-acabam-as-multas-por-excesso-de-velocidade/

Não levará muito tempo até que chegue às 2 rodas.
Quem não acreditar nessa possibilidade, muito provavelmente terá uma surpresa quando isso suceder. :-X
Já não será um 'e se', mas sim um....quando?
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Julho 05, 2022, 23:45:08, 23:45
Responder #97

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E só carregar no botão para desligar… e para ajudar podes meter uma fita preta a frente da câmera que lê os sinais de trânsito.


Acredito que quem esteja mais aflito sao todos aqueles países que dependem da arrecadação de dinheiro para estoirar  :zangadoregras:

Certamente será substituído por algum imposto que vai salvar o planeta, tipo taxar o feijão por causa da flatulência que provoca  :D :D :D :D


Se a moda pega e toda a gente começa a cumprir
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Julho 05, 2022, 23:52:18, 23:52
Responder #98

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 :)

Dentro de algum tempo será bem mais complicado do que um bocado de duck tape. :nice:

A indicação precisa via GPS do local em que a viatura circula a cada momento, creio que não será algo capaz de ser contornado tão facilmente, sendo adicionalmente criados sistemas impeditivos de...'pular as regras'.  :curtocircuito:

Creio que não levará muitos anos até que a mordaça seja evidente e todos estes passos na UE se transformem  em grandes limitações. 🤦
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Dalai Lama

Julho 06, 2022, 08:59:15, 08:59
Responder #99

2low

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Acredito que quem esteja mais aflito sao todos aqueles países que dependem da arrecadação de dinheiro para estoirar  :zangadoregras:

Certamente será substituído por algum imposto que vai salvar o planeta, tipo taxar o feijão por causa da flatulência que provoca  :D :D :D :D


Se a moda pega e toda a gente começa a cumprir

Se for como nos automóveis, não existirá qualquer botão on/off e será mesmo impossível dentro das localidades andar a mais de 50kmh (essa de tapar o radar/camera pode funcionar ou não, se for por GPS já foste)...
...pelo que li num artigo inglês, Inglaterra que tem sido dos países da Europa que mais ênfase tem dado a esta coisa das velocidades... dizem que as autoridades estão a controlar já automóveis à procura de "softwares alterados que consigam contornar estes bloqueadores de liberdade".

A partir de 1 de Julho julgo que todos os automóveis na Europa já tenham de ter esse sistema e as motos ainda é um pouco remoto que possa vir a suceder, tanto que os cépticos de Bruxelas vão mais alem e como detestam as motos parece que querem cada vez mais penalizar as motos e limitar a liberdade de puderem circular nas cidades.
Um Alhinho no ass é o que esses cépticos bem merecem! Se não for o Alhinho que seja mesmo uma Couve de Bruxelas com galho e tudo!




 :lolol:


nota:
Não...não estamos a caminhar para uma ditadura onde tudo é proibido...mas a multiopticas oferece os oculos de sol na compra dos oculos normais!
É uma aberração por uns pagarem todos os outros!
« Última modificação: Julho 06, 2022, 09:26:58, 09:26 por 2low »
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