Autor Tópico: Ducati Multistrada V4  (Lida 4583 vezes)

Abril 04, 2021, 15:16:08, 15:16
Responder #50

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Ao que parece, à conta desta intervenção que passa por levarem com motor novo - e para além do indicado acima pelo @Tmaxer - os proprietários ainda vão ter 2 anos de manutenção oficial gratuita nas suas motos.

Pelo menos nos States...
Deixa ver se a Ducati acaba por dar esta possibilidade também nos restantes países.

https://www.mutuamotera.org/gn/web/noticia_desarrollada.php?cod=12221&seccion=206
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Abril 06, 2021, 18:40:41, 18:40
Responder #51

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa


Estou bem informado em relação a isto...


A Ducati há um bom par de semanas sugeriu aos concessionários para recolherem as motos, desmontar os plásticos e tanque e devolverem as motos a Bologna onde iria ser mudada a cabeça

Não chegaram a acordo e depois de estudo mais profundo decidiram substituir motores


A compensação para os donos é, ou uma moto de substituição ou então um vale de cerca de 1500€ (no UK são 1500£) na boutique Ducati ou extras (desconfio que a Akrapovic vai vender mais uns escapes)

Nos uSA estão a oferecer também o upgrade do sistema de radar

Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 07, 2021, 07:41:17, 07:41
Responder #52

MotardFeio

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 903
  • Marca Motociclo: CBR
  • Modelo Motociclo: XX
  • Localidade: Margem Sul
Grandes males - Grandes remédios!!!
Há que assumir e resolver. Só assim se alavanca uma (boa) reputação, coisa que no passado não "rimava" com ducati.
Os Alemães são tramados... felizmente para nós!
Ainda hei-de arranjar uma diavel cá para o estábulo.
Sombra, Saúde e "não vamos ferir susceptibilidadezinhas"...
Que deus não pode dar tudo!!!

A tua liberdade acaba onde começa a minha

Abril 07, 2021, 09:38:35, 09:38
Responder #53

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Imagino a equipa de desenvolvimento da Ducati para este motor.

Não estamos a falar de uma marca qualquer e ter um modelo destes que dá um problema que obriga a uma substituição integral do motor (o que é de respeitar), certamente que ocorreu um erro na conceção/testes deste motor.

Antes agir agora (em que ainda estão no mercado "poucas" unidades vendidas) do que daqui a um par de meses quando o mercado se estiver a "mexer" mais a sério.

Abril 07, 2021, 11:53:24, 11:53
Responder #54

nfkart

  • Motociclista: 2 estrelas ❇❇

  • Offline
  • **

  • 316
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Carpe Diem!
  • Marca Motociclo: BMW
  • Modelo Motociclo: S1000 XR
  • Localidade: Barcarena
A grandeza das marcas também se vê quando existe um problema, tem de existir rapidamente uma solução! :nice:

De modo a que os clientes não se sintam prejudicados!

O caso mais gritante e exemplar é a BMW.

Abril 07, 2021, 14:05:55, 14:05
Responder #55

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Imagino a equipa de desenvolvimento da Ducati para este motor.

Não estamos a falar de uma marca qualquer e ter um modelo destes que dá um problema que obriga a uma substituição integral do motor (o que é de respeitar), certamente que ocorreu um erro na conceção/testes deste motor.

Antes agir agora (em que ainda estão no mercado "poucas" unidades vendidas) do que daqui a um par de meses quando o mercado se estiver a "mexer" mais a sério.



O problema, sendo da Ducati não teve origem na Ducati, teve origem num fornecedor externo que fornece as guias de válvulas para a Ducati

As guias de válvulas são uns tubos alongados onde as válvulas são colocadas e onde elas correm dentro, tipo a imagem que vou colocar abaixo para teres um ideia do que se trata.

O fornecedor que fabrica a peça, deve-a ter fundido com defeito pois para estar a ser recolhido, deveriam ser de um material que cria muito desgaste, criando um caminho de fuga de gases de escape para a cabeca do motor e de óleo para dentro da câmera de combustão






Infelizmente apesar da situação ser grave e ter consequências brutais a nível financeiro, está muito longe de ser situação única

Aqui no Brasil a Yamaha está com um problema nas MT 03 que ao fim de 3 mil kms estão sem corrente.... o fornecedor fabricou as correntes com defeito

E ao fim de poucos mais os rolamentos da roda traseira desfazem se porque a bucha que vai na roda e curta e não apoia a roda na perfeição

« Última modificação: Abril 07, 2021, 17:32:37, 17:32 por TMaxer »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 07, 2021, 16:27:52, 16:27
Responder #56

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
Na Europa a Yamaha também já teve um problema semelhante com as guias das válvulas...
Quando para limpar a má fama de "gastar óleo" começaram a reduzir as tolerâncias.


Abril 07, 2021, 17:31:47, 17:31
Responder #57

VCS

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 939
    • Offramp
  • Marca Motociclo: Vespa, Lambretta, Honda
  • Modelo Motociclo: GTS 300, Golden Special, RC89
  • Localidade: Lisboa


A Ducati há um bom par de semanas sugeriu aos concessionários para recolherem as motos, desmontar os plásticos e tanque e devolverem as motos a Bologna onde iria ser mudada a cabeça

Não chegaram a acordo e depois de estudo mais profundo decidiram substituir motores


Se o problema é mais grave e obriga a mudar o motor todo por precaução, faz sentido.
Se a marca não confia nos seus concessionários para fazer a reparação nas válvulas/cabeça, isso já parece mais um atestado de incompetência aos concessionários, ou falta de confiança na formação que a marca dá aos mecânicos...  :pensador:

Abril 07, 2021, 17:39:43, 17:39
Responder #58

JViegas

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4603
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Entendido... e ainda bem que a Ducati está a proceder assim, aliás tem uma reputação que não é pequena para defender.

Antes andar com "desculpas", agarraram o "touro pelos cornos" assumindo tudo e ainda dando um valente incentivo aos seus clientes.  :palmas:

Abril 07, 2021, 18:53:06, 18:53
Responder #59

Cross

  • Global Moderator
  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 1110
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Honda
  • Modelo Motociclo: VFR800X (Crossrunner)
E existe uma pequena nuance neste caso que está a alimentar um debate interessante devido ao ser Ducati, ao ser válvulas e claro os supostos intervalos de manutenção.
Isto é, a Ducati subiu a fasquia no mercado com a concorrência porque com este motor veio anunciar a mudança do seu famoso sistema desmo com as suas "visicitudes" mais que conhecidas de controlo das válvulas para um sistema tradicional de válvulas com molas (novo entendasse muito melhor e tal e qual...) onde aliás apresentou um record de intervalos de manutenção se não estou em erro de cerca de 60000Km?!
E agora falha exactamente no ponto onde faz mais impacto, nas válvulas que foi onde estava a anunciada virtude da mudança para um sistema "melhor". Será que os intervalos de manutenção vão mudar nos manuais? Será que os fornecedores tiveram que adicionar uns pozinhos mais (entendasse ligas etc...) ou voltar ao drawing board, para que a coisa não desgaste tanto ou pelo menos tentar cumprir os intervalos publicados.
Interessante ver o desenrolar da coisa porque não acho que acabou por aqui a novela...

Sent from my SM-G780F using Tapatalk

Bom Senso e Senso Comum nunca fez mal a ninguém!

Abril 07, 2021, 19:09:45, 19:09
Responder #60

TMXR

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4135
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Ducati
  • Modelo Motociclo: MTS 1260S
  • Localidade: Lisboa
Não tem nada a ver


O sistema desmo também tem guias de válvulas.... a única coisa que muda é o sistema que faz abrir e fechar as válvulas


O intervalo de manutenção em nada tem a ver com as guias das válvulas. Aquilo que é controlado e a folga das válvulas e em caso de necessidade de intervenção aquilo que é mudado são as pastilhas que se situam entre os touches que são acionados pelas cames e o topo da haste da válvula

Os 60 mil são pouco usuais para controle de válvulas... o normal e o primeiro controle ser na casa dos 20 a 30 mil.... mas o habitual e apenas necessitar de intervenção já na casa dos 40 mil


As guias das válvulas não tem manutenção.... o expectável e durarem a vida do motor embora possam ser susbstituidas em casa de necessidade
« Última modificação: Abril 07, 2021, 19:11:14, 19:11 por TMaxer »
Yamaha Tmax 500/530 * BMW C Evo/R1200GS/1250 GS/1200 GSA/1200 RT * KTM 1290 SAS *  Trimph Tiger 800 XRT / Street Triple RS * Ducati Multistrada 950S/1200S/1260S/Enduro *  Kawazaki Z900  * MV Agusta Turismo Veloce Lusso * Honda Crf300l

Abril 12, 2021, 11:04:26, 11:04
Responder #61

dfelix

  • Motociclista: 4 estrelas ❇❇❇❇

  • Offline
  • ****

  • 4888
As guias das válvulas não tem manutenção.... o expectável e durarem a vida do motor embora possam ser susbstituidas em casa de necessidade

Muito fabricantes nem as vendem...  :-\

Maio 13, 2021, 16:50:42, 16:50
Responder #62

Sapiens21

  • Motociclista: 5 estrelas ❇❇❇❇❇

  • Offline
  • *****

  • 18419
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Queira o bem. Faça o bem. O resto vem...
Agora já existe informação Europeia, no site da FEMA e descrição (muito sintética) dos dados mais relevantes.

"Ducati – Multistrada V4S. Model Year: 2021. The valve guides may have quality issues that could lead to excessive wear of the engine components. Consequently, this excessive wear can lead to engine failure, which may increase the risk of an accident."

Fonte:  FEMA, Safety Gate EU Rapid Alert


"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los.
Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro."

Dalai Lama

Setembro 24, 2021, 10:32:14, 10:32
Responder #63

LeoLopes

  • Motociclista: 3 estrelas ❇❇❇

  • Offline
  • ***

  • 604
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Marca Motociclo: Yamaha
  • Modelo Motociclo: X-Max 400
  • Localidade: Lagoa- Algarve